AH, TÁ… (2)

Hamilton na pole: nem ele acreditou

SÃO PAULO (gostamos) – A ATA bagunçou as coisas. Lewis Hamilton fez a pole-position para o GP da Hungria, quebrando um jejum de 33 corridas sem largar em primeiro no grid – a última tinha sido na Arábia Saudita em 2021. Foi a 104ª pole da carreira do inglês da Mercedes, nona em Budapeste. Uma maluquice total.

Hamilton fez a pole com 1min16s609, apenas 0s003 à frente de Max Verstappen, o segundo no grid. No momento em que este texto é concluído, o heptacampeão mundial está agradecendo a turma do almoxarifado da Mercedes. Já passou pela engenharia, TI, marketing e faxina. Faltam o pessoal da segurança e dos recursos humanos. E de outros departamentos.

Lewis interrompeu uma sequência de cinco poles seguidas do holandês da Red Bull. Foi uma gigantesca surpresa. E uma boa história a ser contada deste sábado quente e ensolarado de Hungaroring.

A ela, pois.

Alfa Romeo lá em cima: outra surpresa

Nem todo mundo gosta de pneus duros, mas pelas cláusulas pétreas da ATA era esse no Q1 e pronto. Quem quisesse reclamar que mandasse um e-mail para [email protected]. A partir de segunda-feira, às 9h, quando abre o setor. Tempos altos de cara, 1min19s292 de Pérez foi a primeira volta anotada, sem que batesse em nada, o que não deixa de ser algo remarkable, como se diz. Mas não durou muito. Bottas fez 1min18s818, mostrando que o caos se instalou com a nova regra dos pneus.

Verstappen deu o ar da graça a 8min do fim do Q1, ele que vinha registrando tempos discretíssimos nos treinos livres. Fez 1min18s658, pulando para a primeira colocação. Mas não se desenhava nenhum massacre como nas etapas anteriores. Em vez disso, zebras saltitavam alegremente nas primeiras posições, como Gasly, Tsunoda e o já mencionado Bottas. Depois apareceu Zhou em primeiro, com 1min18s143. Ninguém entendia nada. A única forma de compreender as possíveis surpresas era a obrigatoriedade de uso de pneus duros. Era a ATA.

“Ah, tá…”, dirá alguém sem entender nada, mas fingindo entender tudo.

Drama no Q1: no fim, tudo certo para Hamilton

O drama dos últimos instantes do Q1 era de Hamilton, que tinha sido o mais rápido no último treino livre e a segundos da quadriculada estava fora do grupo que avançaria ao Q2. Russell também. Na bacia das almas, Lewis passou. George, não. Foram eliminados, pela ordem, Albon, Tsunoda, Russell, Magnussen e Sargeant. Toto Wolff, nos boxes da Mercedes, ensaiou arrebentar um fone de ouvido. Mas se lembrou do teto de gastos. O valor do fone é o suficiente para comprar quatro parafusos e seis arruelas. “Melhor não”, alertou um auxiliar a seu lado. “Podemos precisar lá na frente.” “Mas George largou na pole aqui no ano passado, isso é inaceitável!”, bradou o chefe. “Não se aferre ao passado, Toto”, respondeu o auxiliar, única voz lúcida naquela balbúrdia. “E sempre há Lewis”, concluiu, profético.

Zhou em primeiro no Q1, que fique para os anais.

Ricciardo 1 x 0 Tsunoda, que fique para os anais.

Haas entre os dez primeiros: outra surpresa do dia

Verstappen abriu o Q2 com 1min17s296, até então o melhor tempo do fim de semana húngaro. Mas sua volta foi cancelada por exceder os limites de pista. “Do que vocês estão falando? Limite do quê?” “Pista, Max. É onde você deve andar”, explicou o engenheiro. “Onde foi?”, insistiu o piloto. “Na curva 5.” “Onde é isso?” “Depois da 4.” O ambiente, percebe-se, estava pesado na Red Bull. As piadas sem graça de Ricciardo fazem falta.

Restavam menos de 4min para o final do Q2 quando Verstappen abriu nova volta. Mentalmente, contava: “Curva 1, 2, 3, 4…” Na 5, passou longe das linhas brancas. “Aqui é pista?”, provocou. Fechou a volta em segundo. Estava atrás de Norris, aquele que disse, ontem, que o carro da McLaren é ruim em curvas lentas – sendo desmentido pelos fatos.

Sainz, Ocon, Ricciardo, Stroll e Gasly foram os eliminados no Q2, ficando com o espanhol da Ferrari a primazia de segundo vexame do dia, depois de Russell. A surpresa do sábado era a Alfa Romeo, com seus dois carros entre os dez primeiros. Incompreensível. Mas a ATA, claro, explica.

“Ah, tá…”, dirá alguém sem entender nada, mas fingindo entender tudo.

F1phryfX0AAzCLM-1024x1024.jpg" alt="" class="wp-image-192799"/>
Sainz fora: mais um vexame da Ferrari

Com 1min16s904, Norris abriu os trabalhos do Q3 fazendo uma boa volta, mas Verstappen tratou de colocar ordem na casa e cravou 1min16s612 na sequência. Então veio Hamilton, que pulou para segundo. Os pneus, agora, eram os macios – nunca se esqueçam que estamos sob o regime da ATA (o significado da sigla está na postagem de ontem, não vou ficar repetindo aqui ad eternum).

Na segunda rodada de voltas rápidas, Max não melhorou seu tempo, como costuma fazer. Mas Hamilton, sim. No fim de semana em que dissera que “estamos no pior momento da Mercedes”, Lewis fez uma volta excepcional em 1min16s609, superando o rival por quase nada. Saiu do carro esbaforido. “Estou sem voz de tanto gritar!”, comemorou. “Não esperávamos estar na briga aqui, mas é o primeiro passo de uma longa jornada para voltarmos ao topo”, seguiu, abrindo na sequência a lista dos agradecimentos. Neste exato momento, está mandando abraços para a galera da cantina da fábrica, para o garoto do xerox e, como ele mesmo falou “para meus irmãos e irmãs que cuidam do gramado da entrada, sem esquecer aquela moça da recepção, aquela de cabelos vermelhos e piercing na sobrancelha”.

Hamilton e Verstappen na primeira fila não deixa de trazer alguma nostalgia de 2021, a última grande temporada da F-1. Norris, Piastri, Zhou, Leclerc, Bottas, Alonso, Pérez e Hülkenberg fecharam a turma dos dez primeiros. Há claras novidades aí, como a McLaren “fraca nas curvas lentas” em terceiro e quarto, a Alfa Romeo na xepa de sua história em quinto e sétimo, a Aston Martin de Alonso que perdeu o brilho, a Haas de Hulk no meio de uma turma que não é a dela.

Não sei se era essa a intenção da ATA, mas seja como for, deu certo.

Ah, tá.

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luciano
Luciano
9 meses atrás

Grande texto FG. Ah, tá !! Isto é normal!!

Jose Tavares
Jose Tavares
9 meses atrás

Uma palavra… Perfeito.

Leonisio Barroso
Leonisio Barroso
9 meses atrás

Foi bom de ver… Foi bom para o esporte… Mas acho que ganha o Verstappen mesmo.

Emmanuel
Emmanuel
9 meses atrás

Que boa surpresa a pole do Hamilton! Imagino ser sonho, mas pq não imaginar uma vitória amanhã?
Sempre que venho ler o texto me pergunto por que sou um idiota preguiçoso que não vem com regularidade.
Curto muito a escrita dos seus textos FG!
Abraço!

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 meses atrás

Uma pista que igualou as coisas , Hamilton no braço voltou aos
velhos tempos…. agora na corrida é outra coisa…vou ficar
de olho no Norris …pode ter surpresa por aí

Sandro
Sandro
9 meses atrás

E Hamilton “estragou” o plano da Red Bull ter 1OO% de aproveitamento em poles numa temporada! E por um pentelhésimo de segundo, digo, por 3 milésimos de segundo!
A característica da travada pista magiar favorece um chassi mais equilibrado – para essa pista!
Em 1989 a McLaren-Honda só não fez pole em… Hungaroring! A Williams-Renault de Patrese surpreendeu e cravou a pole!

E, em 2011, parecia que a Red Bull-Renault ia ter 100% de aproveitamento em poles. Mas Hamilton fez a pole em Montreal com uma tática arriscada: o tanque de combustível da McLaren-Mercedes tinha pouquíssima gasolina! Funcionou! Pole! Só que na volta de desaceleração deu pane seca! Depois disso a FIA mudou a regra: mesmo que aconteça pane seca o tanque tem que ter, no mínimo, 1 litro de gasolina para exame laboratorial!

Será que “as forças sobrenaturais” ou “o alinhamento dos planetas” impedem que uma equipe consiga 100% de aproveitamento em poles numa temporada?

Luiz Silva
Luiz Silva
Reply to  Sandro
9 meses atrás

Leclerc já havia estragado no GP do Azerbaijão….mas o plano dos 100% de vitórias , quem sabe?

Sandro
Sandro
Reply to  Luiz Silva
8 meses atrás

Caramba! Esqueci da pole do Percival! 😩

Antonio Seabra
Antonio Seabra
Reply to  Sandro
9 meses atrás

Já não seria 100%, Leclerc foi pole no Azerbaijão, esqueceram ????

Sandro
Sandro
Reply to  Antonio Seabra
8 meses atrás

Verdade! 😩
Esqueci do Percival.

Luis Felipe
Luis Felipe
9 meses atrás

Que coisa mais legal ver o Hamilton na frente de novo. Tirou a pole na alicate, como se diz.

Katia
Katia
9 meses atrás

A classificação foi a melhor do ano até agora, com ajuda ou não da ATA, mas os seus textos nunca perdem a mão… com ou sem ATA

TONI
TONI
9 meses atrás

Acho que agora teremos um pouco mais de competição , vamos ver, já que a dupla da Ferrari não tá lá pra atrapalhar e o Tonto Perez pra ajudar o Zorro VERstappeen e o Tiozão Alonso perdeu o lugar na fila não respeitaram o preferencial. Russell cochilou e o cachimbo caiu, ademais segue o cortejo.

Valmir Passos
Valmir Passos
9 meses atrás

Talvez seja uma corrida bem disputada. Ou não, como diria aquele narrador. Apesar de não gostar do Hamilton, um mala mesmo, é um gênio.

CHAGAS
CHAGAS
9 meses atrás

Definitivamente um pole tirada no braço.

TYRRELL
TYRRELL
9 meses atrás

Será que a bagunça no grid seria maior ainda se fosse q1 macio, q2 médio e q3 duro?

Markonikov
Markonikov
9 meses atrás

cadê o Chupez Alonso? Chupa ….

Carlos
Carlos
9 meses atrás

Excelente ver Verstappen, Hamilton e Norris tão juntos assim. A ver se, em corrida, teremos uma briga de verdade.
Quanto às declarações de Hamilton, não tem como levar a sério, realmente. Difícil saber as intenções do inglês, mas acho essa postura um pé no saco.

Carlos
Carlos
9 meses atrás

Que Hamilton amanhã siga a sina de ter empatados, números de poles e vitórias.
Ahhhh tá! 😃

Paulo Mendes
Paulo Mendes
9 meses atrás

Por que?

Last edited 9 meses atrás by Paulo Mendes
Sergio Trancoso
Sergio Trancoso
9 meses atrás

Belíssimo treino. Grande resultado do Hamilton. McLaren parece que veio pra ficar. Aston Martin regredindo. Alfa Romeo surpreendeu. O Perez……..

Mário Carlos
Mário Carlos
9 meses atrás

Ah tá….
Como vc escreve bem
Parabéns FG

Chupez Alonso
Chupez Alonso
9 meses atrás

Ah, vá…

Esse negócio de toda hora algum piloto ter volta deletada por limite de pista já tá ficando chato.

A McLaren tem chance de fazer dobradinha amanhã se Hamilton e Versttapen se estranharem na pista.

Mas não faz diferença.

Rumo ao Octa…

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Chupez Alonso
9 meses atrás

Octa? Pra mim, nesse caso, ele teria de ganhar o deste ano e mais seis.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Edu Zeiro
9 meses atrás

É que vc não sabe fazer contas.

Basta o desse ano e mais cinco.

Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso
9 meses atrás

O Segafredo ficou tonto com tanta vitória do moleque, que já se perdeu nas contas.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Paulo Pinto
9 meses atrás

Putz, só imagino a inveja que vocês têm da filha do motorista do capetão, loucos para estar no lugar dela. Iriam se revezar, chupez e pinto?

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Chupez Alonso
9 meses atrás

Faço contas muito bem, amiguinho. Por isso, para mim, se contar 2021 o octa já existe e é do outro.

Last edited 9 meses atrás by Edu Zeiro
Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Edu Zeiro
9 meses atrás

É que vc não saber ler também.

O campeão de 2021 foi o Max.

Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso
9 meses atrás

Ele está doído pelo título limpamente conquistado pelo moleque, como ficou doído pelo título matematicamente conquistado pelo francês.
Diga para ele que está na hora de “viúva” dormir.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Paulo Pinto
9 meses atrás

Concordo com você sobre 1988 e sobre 2022 também. E é impressionante, você não larga seu par, é só ele abrir a boca: chupez e pinto, sempre juntos.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Chupez Alonso
9 meses atrás

Difícil se entender com quem não sabe interpretar o que estamos dizendo e que, pior, se acha.

Last edited 9 meses atrás by Edu Zeiro
Marcos Bassi
Marcos Bassi
9 meses atrás

Com diria meu avô…uma no prego e outra na ferradura….a sexta virou história pra boi dormir (minha avó falando)…e no sábado deu samba (meu pai arrematando)

Marcos Bassi
Marcos Bassi
9 meses atrás

Com diria meu avô…uma no prego e outra na ferradura….a sexta virou festa pra boi dormir (essa era minha avó falando)….e sábado deu samba…(meu pai finalizando).

Sai
Sai
9 meses atrás

Hamilton fez história (contém sarcasmo)