MAXLÂNDIA (3)

Verstappen: imbatível em qualquer situação

POÇOS DE CALDAS (acabou) – O caótico e divertidíssimo GP da Holanda poderia ter qualquer resultado, mas deu a lógica com uma nova vitória de Max Verstappen, a nona seguida dele nesta temporada. O piloto da Red Bull igualou o recorde de vitórias consecutivas estabelecido por Sebastian Vettel, da mesma equipe, em 2013. Foi o 46º triunfo do holandês na categoria, 11º em 13 etapas neste ano. Completaram o pódio Fernando Alonso, da Aston Martin, e Pierre Gasly, da Alpine.

A corrida começou com pista seca, chuva na primeira volta, depois sol e uma tempestade a dez voltas do final. O dilúvio levou à interrupção da prova com bandeira vermelha por 40 minutos na 65ª das 72 voltas previstas — Guanyu Zhou bateu e uma barreira de proteção teve de ser refeita. Houve dezenas de pit stops, gente rodando e batendo, decisões de box apressadas ou atrasadas, muitas ultrapassagens, belas disputas de posição, caos à espreita o tempo todo e, no fim, acabou sendo uma das melhores corridas de uma temporada enfadonha por causa do domínio do atual bi e virtual tricampeão mundial.

Aconteceu bastante coisa. Então, vamos passar a régua na inesquecível prova de Zandvoort.

Olho nos radares: a chuva foi, voltou, foi, voltou…

Hamilton foi o único piloto a largar com pneus médios. Os outros 19, com macios. E foi sob expectativa de chuva que a prova começou, com intensa comunicação de rádio entre pitwall e cockpits. O problema era saber em quem acreditar. Narciso Vernizzi, o Homem do Tempo de uma antiga rádio de São Paulo? Não, não. Ele só sabia o que acontecia em Neuquén, na Argentina. Anne Lottermann? Também não, foi para o Faustão, largou a meteorologia. Sites, aplicativos, pais-de-santo, ciganas?

Melhor era olhar para o céu. E quando as luzes se apagaram, o céu estava cinzento, carregado e ameaçador. Na metade da volta, a água veio. Daria para dizer, antes de mencionar a chuvarada, que Verstappen e Alonso fizeram grandes largadas. Bottas também, ganhando seis posições. Mas com a chuva lavando o asfalto, os primeiros carros foram para os boxes antes mesmo de completarem a primeira volta. E as cartas colocadas na largada acabaram sendo embaralhadas de novo. Foram sete que espetaram pneus intermediários logo de cara. Entre eles, Sergio Pérez.

Na segunda volta, Max e Alonso, primeiro e segundo colocados, pararam. Norris e Russell, da turma da frente, ficaram na pista. O inglês da Mercedes passou o da McLaren e assumiu a ponta. E Pérez, o primeiro a colocar pneus de chuva, se deu muito, muito bem. Passou todo mundo que tinha slicks, ganhou a liderança e viu Verstappen em oitavo. O holandês foi abrindo caminho e na volta 4 estava em quinto, 13s7 atrás do mexicano. Norris e Hamilton trocaram pneus na terceira volta e despencaram para as últimas posições.

Clima instável: corrida virou uma quase loteria

Com seis voltas, cinco carros seguiam com slicks no banhado asfalto de Zandvoort: Albon, Piastri, Bottas, Hülkenberg e Sargeant. Todos lá no fundão. Na liderança, Pérez. Em segundo, Zhou. Sim, Zhou! OK, estava 11s atrás da Red Bull, mas se deu bem, como Pérez, ao colocar pneus intermediários rapidamente.

A segunda posição honrosa do chinês durou pouco, porém. Na sétima volta, Verstappen, que foi jantando quem via pela frente, já tinha passado por ele e mirava Pérez. Que, àquela altura, via o companheiro se aproximar, a 7s3 de distância. De forma impressionante, o holandês foi tirando a diferença para apavorar o companheiro. Tirou 6s em três voltas.

Na décima volta, Pérez, Verstappen, Zhou, Gasly, Alonso, Sainz, Leclerc, Tsunoda, Magnussen e Ocon eram os dez primeiros. O dinamarquês da Haas, então, parou de novo e resolveu voltar aos pneus slicks. A pista estava secando. Os que se seguraram com esses pneus, desafiando a chuva, vibraram. E os mecânicos perceberam que teriam um dia longo, muito longo. De repente, havia uma fila nos boxes para recolocar pneus para piso seco.

Na volta 11, só os quatro primeiros tinham intermediários, que eram cerca de 4s mais lentos que os slicks. Na 12ª, então, Verstappen parou. Desta vez, antes que Pérez. O último com intermediários. Ele parou na volta 13. E quando voltou à pista, estava em segundo. Na frente? Verstappen, por óbvio.

Não dava para Checo reclamar muito, porém. A agilidade dele e da Red Bull na primeira parada resultaram num salto de sétimo no grid para a liderança. Após a volta aos slicks, estava em segundo. Nada mau. E o sol apareceu em grande parte do circuito. O fenômeno meteorológico aconteceu exatamente na volta 14. Só que, na 15ª, a chuva voltou. Mas foi apenas na área dos boxes. O resto do traçado estava seco. O que fazer? Parar? Continuar? Rezar?

Sargeant arrasado: fiasco do americano da Williams

Na dúvida, todo mundo seguiu com os pneus para pista seca. Até porque a breve pancada vista na reta dos boxes foi isso mesmo: breve, brevíssima; coisa de segundos. O saldo do troca-troca e do chove-não-molha foi muito negativo para Russell – de terceiro no grid, caiu para 18º. Norris também: de segundo na largada, despencou para 11º. Então veio um safety-car na volta 16. Sargeant bateu na curva 8 e abandonou.

Para tentar salvar sua corrida, Russell parou e colocou pneus duros. Se tudo desse certo para ele, não choveria mais e ele teria paradas a menos até o fim da corrida. Mas era um chute.

Atrás do feioso Aston Martin que na Holanda foi escolhido como safety-car, o pelotão em fila indiana tinha Verstappen, Pérez, Alonso, Gasly, Sainz, Zhou, Magnussen, Albon, Ocon e Tsunoda nas dez primeiras colocações. O único, aí, que não tinha entrado nos boxes ainda era Albon. Ele se mantinha com os pneus da largada.

O safety-car deixou a pista no final da volta 21. Sol brilhando, asfalto seco, protetor solar à mão, o ritmo da relargada foi dado por Verstappen, que fez o que faz sempre: quase para o carro, depois dá uma estilingada e some na frente.

A corrida deu uma acalmada, apesar de algumas boas disputas intermediárias como Albon x Magnussen e Hamilton x Leclerc. Sem intercorrências. Lá na frente, ao notar que Pérez já tinha perdido o contato com Verstappen, Alonso, em terceiro, começou a se insinuar sobre o mexicano. Se o cabrón não vai, vou eu, pensou o espanhol. Alguém, a essa altura do relato, pode estar se perguntando: e a Ferrari? De fato, mal foi citada até aqui. Então, citemos: Sainz se mantinha razoavelmente bem em quinto e Leclerc se arrastava lá atrás, em 14º. Já tinha trocado um bico e feito um pit stop desastroso, o monegasco. Feito o registro.

Gasly: pódio merecido e valoroso

Ali pela 30ª volta, o sol desapareceu e nuvens escuras tomaram o autódromo. Verstappen entrou no rádio imediatamente. “O que diz a Maju?”, perguntou. “Maju está no ‘Fantástico’, Max”, respondeu seu engenheiro. O piloto suspirou com a falta de informações mais acuradas.

A prova chegou à metade, 36 voltas, com Verstappen quase 5s à frente de Pérez — que, por sua vez, não havia se impressionado muito com as ameaças de Alonso, deixando o carro da Aston Martin quase 4s atrás. Gasly, Sainz, Albon, Ocon, Tsunoda, Norris e Hamilton fechavam o grupo dos dez primeiros.

Sem muito o que fazer, Max brincava com o cronômetro registrando voltas mais rápidas. Pelo rádio, recebeu a informação de que dali a uns cinco minutos algumas gotas cairiam nas curvas x, y e z. Nem respondeu. “Se não tem Maju mais, não acredito”, pensou. De fato, os cinco minutos se passaram e não choveu.

Quem parou na volta 42 para colocar pneus novos, abrindo uma nova janela de pit stops – todo mundo teria de trocar outra vez, ao menos aqueles que estavam com macios –, foi Sainz. Caiu de quinto para 11º. Aproveitando que tinha gente no box, Leclerc estacionou também. Ao chegar, seu engenheiro perguntou o que ele fazia ali. “Nada, vim tomar um café”, respondeu Charlinho. “Curto, que é mais rápido.” Seu carro tinha problemas no assoalho, na asa, no motor, no câmbio, na alma. E a Ferrari optou pelo abandono. Um alívio para o piloto, que momentos antes brigava com o estreante Liam Lawson pela 15ª posição. Não precisava passar aquela vergonha.

Albon, finalmente, fez seu pit stop na volta 45 e colocou pneus médios. Uma façanha: terminaria a prova com apenas uma parada se não voltasse a chover. Voltou em 11º. Pérez também parou, na volta 46. A bateria de trocas entrou em marcha: Hamilton, Gasly (que teve de pagar uma punição por excesso de velocidade nos boxes), Piastri… Russell – lembram? –, com seus pneus duros, era já o sétimo.

Alonso fez uma parada ruim na volta 49, o que resultou na perda da terceira posição para Sainz. Um problema na troca do pneu dianteiro esquerdo foi o que atrapalhou o veterano das Astúrias. Verstappen, tranquilo, trocou seus pneus na volta 50. A briga pelo terceiro lugar no pódio virou a grande atração da corrida naquele momento. Eram dois espanhóis, com Fernandinho claramente mais rápido.

Alonso: corridão e volta ao pódio após quatro GPs de jejum

Na volta 52, El Fodón del Coche Verdón fez a ultrapassagem em cima da Ferrari #55 com estilo, garbo e elegância. Mais atrás, Russell, Albon, Ocon e Norris foram para cima de Tsunoda e passaram o japonês, que já tinha problemas com pneus desgastados e uma asa danificada. Hamilton fez o mesmo. Em duas voltas, o japonês perdeu cinco posições. Lewis, depois, passou Norris e foi para nono.

Faltavam 15 voltas quando os rádios das equipes, frenéticos e apocalípticos, passaram a avisar seus pilotos que um dilúvio bíblico se aproximava do circuito. Alguém citou o livro de Gênesis: “Faze para ti uma arca de madeira, e a revestirás de betume por dentro e por fora”. Na volta 60, Gasly passou Sainz e foi para quarto. Pouco antes, Hamilton deixara o companheiro Russell para trás.

E veio a chuva. “Assim fez Noé; segundo tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.” Ainda bem que Noé fez o que lhe mandaram. Porque na volta 61, Pérez, Gasly, Sainz, Hamilton, Russell e quem mais estivesse passando pelas cercanias dos boxes parou e colocou pneus intermediários. A parada de Pérez foi ruim. Verstappen e Alonso vieram na volta seguinte. Desabou o mundo. Uma tempestade memorável. Os carros começaram a aquaplanar. Ocon colocou pneus para chuva pesada. Pérez rodou. Zhou bateu. O safety-car virtual foi acionado. Verstappen voltou aos boxes e colocou pneus mais apropriados para alagamentos datenianos. O mexicano fez o mesmo. Quando sairia dos boxes, a direção de prova mandou uma bandeira vermelha parar tudo. Noé passou ao largo pelo Mar do Norte em direção ao Canal da Mancha, acenando para as pessoas na praia e no autódromo. De dentro da arca, porque não queria se molhar.

A corrida foi interrompida na volta 65 com Verstappen, Alonso, Gasly, Sainz, Hamilton, Pérez, Norris, Russell, Albon e Piastri na zona de pontuação. Mas as posições seriam revistas para a relargada, porque em caso de bandeira vermelha vale sempre o resultado da volta anterior – seja para um reinício, seja para o encerramento da prova. Assim, o novo grid teria Verstappen, Alonso, Pérez, Gasly, Sainz, Hamilton, Norris, Russell, Albon, Piastri, Ocon, Tsunoda, Stroll, Hülkenberg, Bottas, Lawson e Magnussen – os 17 sobreviventes.

Norris x Russell: toque no final

A corrida foi reiniciada cerca de 40 minutos depois, ainda com o piso bem molhado. Os pneus intermediários já seguravam a onda, e foram percorridas duas voltas atrás do safety-car, com largada em movimento.

Ninguém quis dar uma de herói. Quase sem visibilidade, Russell foi o único que partiu para cima de alguém – no caso, Norris. Mas os dois se tocaram e George foi despencando até abandonar no final da volta. Pérez ainda levou uma punição estúpida por excesso de velocidade nos boxes. Para garantir o pódio teria de abrir 5s para quem estivesse atrás.

Nas últimas duas voltas, em sexto, Hamilton tentou como pôde ultrapassar Sainz, que resistiu. Max recebeu a quadriculada diante do delírio dos torcedores holandeses. Foi sua terceira vitória seguida em casa – ele está invicto desde a volta do país ao calendário. A vantagem para Alonso foi de 3s7. Gasly fechou o pódio com uma atuação fabulosa, herdando a posição de Pérez graças à punição para o mexicano, que terminou em quarto. Sainz, Hamilton, Norris, Albon, Piastri e Ocon fecharam a grupo dos dez primeiros. Registre-se que Lawson, o estreante, terminou em 13º. Na frente de Tsunoda.

Foi um grande espetáculo. A chuva ajudou e, felizmente, não machucou ninguém. Verstappen deu mais uma aula de frieza, competência, repertório, talento, autoridade. É um dos maiores pilotos de todos os tempos. Veloz, preciso, decidido.

E o que mais impressiona é sua incrível capacidade de se adaptar a qualquer situação numa corrida. Falamos de caos lá em cima. O caos, no entanto, não incomoda muito esse rapaz. Ele faz com que tudo pareça muito normal. Assim, suas vitórias acabam sendo naturais e previsíveis. Porque ele sabe exatamente o que está fazendo. O tempo todo.

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Paulo Rickli
Paulo Rickli
8 meses atrás

Só li o textão hoje , 30/08 , à luz da super lua , no sertão do sul do Maranhão .
Como sempre , muito bom …completo , preciso e divertido .

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
8 meses atrás

Dado a surra que esta dando no resto do Grid o Max poderia ser considerado o melhor piloto de todos os tempos??? Ou sera que por ter um carro igual a melhor Mercedes de alguns anos atras nao podemos ter esse juizo precipitado???? No minimo, para mim, ele eh o melhor piloto de sua epoca.

Sandro
Sandro
8 meses atrás

Opa! Singapura não!
Max tri no Catar pela minha bola de cristal trincada! Com certeza vou errar! 😝

Sandro
Sandro
8 meses atrás

Max 9 vitórias seguidas!
Segue o baile.
Capaz de comemorar o tri em Suzuka! Eu acho que será em Singapura!

Paulo Pinto
8 meses atrás

Desempenho impecável. Sem mais.

Fernando (Pai do Clark)
Fernando (Pai do Clark)
8 meses atrás

Pô, que saudosismo, cheguei a ouvir na mente a chamada radiofônica lendo a evocação ao Narciso Vernizzi.
FG, você não consultou a Vovó Barrichello? Essa manjava do riscado e sabia todos os segredos da represa, hehe.
Abs!

Paulo Leite
Paulo Leite
8 meses atrás

Max gosta de cantarolar essa musiquinha quando vai alinhar pra largada: Pensando bem, amanhã eu nem vou trabalhar….

Rapaz, estou desconfiado de que o fato é que o carro da RB não é esse balaio todo não, é igual ou pouquinho melhor que Mercedes, e os resto. Não mais que isso.

O que faz o carro de Max tão melhor que os demais deve-se apenas a Max.
Uma corrida como a de ontem, como exemplo, não aposto um Euro furado de que Max ganharia a corrida até com uma Ferrari sem pneus.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Paulo Leite
8 meses atrás

Ele eh muito melhor do que imaginamos, o melhor de sua epoca.

Marcio
Marcio
8 meses atrás

Pilotando Williams, Albon tem mais pontos que Alfa Romeo, Toro Rosso e Hass.

Pra mim, ele e o Alonso são os melhores pilotos do ano.

Max não conta.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Marcio
8 meses atrás

Teria pelo menos duas vitorias na carreira… mas a Mercedes nao deixou… essas ultrapassagens sao muito perigosas, ele teve sorte de nao ter tido uma panca de 50Gs

Christiano Bianco do Carmo
Christiano Bianco do Carmo
8 meses atrás

Lamentável as estratégias de McLaren e Mercedes. A McLaren está voltando aos trilhos novamente, tudo bem. Mas a Mercedes, insiste em ser conservadora. Uma equipe multi campeã, experiente, com grana, é inadmissível errar nesse tipo de estratégia. Diferentemente de quando andava na frente, agora ela tem porque se arriscar mais nas estratégias. Se Hamilton e Russell tivessem parado na primeira volta, com certeza teriam disputado pódio com Alonso, Perez, Gasly, Sainz. Mercedes tem dois pilotos excepcionais. Eles, com estratégias surpreendentes, estariam melhor posicionados no campeonato mesmo guiando carroças. Mercedes deu um salto pra baixo no quesito qualidade. Não foi apenas perda de engenheiros e profissionais para outras equipes. Essa queda de qualidade passa por teimosia em insistir num carro com um conceito que não funcionou e, consequentemente, soberba da equipe.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
8 meses atrás

E o Verstapen atropelou de novo. Um baile no resto do grid. E os resultados de Perez mostram aos desavisados que a Red Bull não seria líder sem o Max. Um abraço a todos.

Barreto
Barreto
8 meses atrás

Na chuva da volta 62 Verstapen já enfiava 27 segundos na concorrência. E sem forçar a melhor volta.

Plinio
Plinio
8 meses atrás

Perez no rádio: Vocês fizeram undercut com o Max? Fala sério. Será que o sujeito ainda acha que tem alguma chance contra o Verstappen?

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Plinio
8 meses atrás

Foi melhor por Pérez.

Imagina ter 8seg de vantagem e após só 4 voltas ser ultrapassado na pista?

LEANDRO MONTEALVERNE SANCHEZ MARTINS
LEANDRO MONTEALVERNE SANCHEZ MARTINS
8 meses atrás

Vou falar o mesmo q falava na fase do hamilton…com esse carro max nao faz mais do q a obrigacao…claro q pilota muito..mas o carro tira o brilho de sua qualidade!!! Piloto do dia disparado EL FODON!!!

Carlos
Carlos
Reply to  LEANDRO MONTEALVERNE SANCHEZ MARTINS
8 meses atrás

Eu concordo. Piloto excepcional, sem dúvidas, mas muito bem servido por um carro fantástico. Além do fato de não ter um companheiro de equipe para deixá-lo incomodado. O mesmo aconteceu com algumas temporadas fantásticas de Schumacher, o tetra de Prost e o único título de Mansell, por exemplo.

Creio que a fantástica temporada de 2021 nos deixou muito mal acostumados.

Bruno
Bruno
8 meses atrás

Fala Flavio,
Tudo bem?
Hoje apareceu nas minhas sugestões o video abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=hWgxG1P1Las
Não conhecia, não lembro de ter visto no seu blog ainda.
Achei que vc iria gostar do VW Gooseneck Trailler
Abs

Lucas
Lucas
8 meses atrás

Flavio, uma dúvida que sempre me acomete quando assisto às transmissões da F1 e que é recorrente desde os tempos da Globo: o narrador e os comentaristas não estudam um pouco sobre a etapa atual? O mínimo que seja: quem venceu a corrida anterior, quem venceu nessa pista ano passado, o maior vencedor, mais poles, qual equipe isto ou aquilo, quem é Ocon e quem é Gasly… Enfim, o básico. A impressão que passa é confiarem demais na memória, que não é boa e em todo GP ficam errando coisas mínimas e cansam a transmissão. O Reginaldo Leme ontem parecia estar sob efeito de calmantes.

Igor
Igor
Reply to  Lucas
8 meses atrás

Concordo. E digo mais, eles só falam o que aparece na tela. Não tem leitura nenhuma da corrida.

Vera
Vera
Reply to  Igor
8 meses atrás

Eles conseguem errar errar até o que aparece na tela, e está pior a cada corrida.

Marcelo Duarte
Marcelo Duarte
Reply to  Lucas
8 meses atrás

Ontem teve uma hora que eu tirei o som da transmissao. É muito ruim.

Carlos
Carlos
Reply to  Lucas
8 meses atrás

Toda corrida eu também percebo rapidamente erros cometidos pelos narradores. E isso vem desde a época da Globo com todos os que narraram.
Por outro lado, estou tranquilo, tomando uma cerveja e processando a informação mentalmente. Os caras lá estão à mil, falando, vendo mais de uma tela e lidando com sabe-se lá quantos detalhes que envolvem uma transmissão.

Jader
Jader
8 meses atrás

Pit stop da Ferrari com pneus errados foi tenebroso. Voltaram à época da bagunça.

Eduardo
Eduardo
8 meses atrás

Se a Red Bull não tivesse Max, esse campeonato ia estar embaralhado com 3 pilotos pelo título. É só olharmos pra pontuação de Perez, Alonso e Hamilton.

Rodrigo
Rodrigo
8 meses atrás

Senti falta dos pneus de chuva intensa. Nunca são usados. Quando aparece uma oportunidade sempre vem bandeira vermelha.

Sandro
Sandro
Reply to  Rodrigo
8 meses atrás

O pneu de chuva da Pirelli é uma nulidade! A Pirelli fez um pneu de chuva que… não serve para corrida com chuva! Horrível!

Danilo
Danilo
8 meses atrás

A minha simpatia e torcida é para o Hamilton e acredito que em 2021 prejudicaram demais ele, ja era para ser octa, mas como fã de automobilismo não tem como não reconhecer que Max já está entre os melhores da história, talento, velocidade, precisão e frieza absurdo.

Danilo
Danilo
8 meses atrás

Além da boa corrida, foi divertido acompanhar o animador de torcida botando a galera para dançar

Marcelo Duarte
Marcelo Duarte
Reply to  Danilo
8 meses atrás

Nossa… foi ótimo. (Contém ironia)

Fabiano
Fabiano
8 meses atrás

Verstapen deu aula de pilotagem e, Alonso também foi impecável! Concordo com o Flávio, no atual grid, Verstapen, Hamilton e Alonso estão acima de todos os outros.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
8 meses atrás

Numa corrida como esta é que vemos os fora de série pra pilotar um F1,
e os que não deviam estar lá : Perez , Sargeant . Stroll, .
Mais algum ?????

Mozart
Mozart
Reply to  Celio Ferreira
8 meses atrás

Leclerc e bottas

Wellington
Wellington
8 meses atrás

Flávio,

Mais uma vez eu fico com a sensação que o Max anda um com um modo Econ ligado, que já é suficiente. Quando ele precisa usar toda a potência abre rapidamente de qualquer adversário e depois volta ao modo Econ para passear.

E como você explica uma corrida tão boa ficar apenas em 4⁰ lugar no ibope?

Last edited 8 meses atrás by Wellington
Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Wellington
8 meses atrás

É que as últimas foram chata. Então o pessoal nem arrisca assistir. Não dá pra saber de antemão se a corrida vai ser boa.

LEANDRO MONTEALVERNE SANCHEZ MARTINS
LEANDRO MONTEALVERNE SANCHEZ MARTINS
Reply to  Wellington
8 meses atrás

Precisam atualizar o modo de medicao!!! Eu, como varios, assisto pelo app na tv…mensurar ibope utilizando tec de decadas atras hoje em dia nao funciona mais!!!

junior
junior
8 meses atrás

lido e comentado.. texto ótimo, como sempre.

Luciano Brito
Luciano Brito
8 meses atrás

Vendo Perez fico imaginando se a RedBull seria dominante sem Max.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
8 meses atrás

Corrida inesquecível! Vou rever tudo daqui a pouco.O Band Sports reprisa, sempre no domingo à noite.

TYRRELL
TYRRELL
8 meses atrás

Ah, Poços de Caldas, adoro a cidade…. E adoro também este blog. Primeira volta mais rápida da história da Aston Martin…

Formiga
Formiga
8 meses atrás

Parabéns FG. Termino de assistir a corrida e fico esperando pelo texto. Antigamente esperava na segunda pelo jornal (te acompanho faz muito tempo), hoje na nossa pressa queremos que o texto saia imediatamente após o Champagne. E mais uma vez PARABÉNS pelo compromisso e profissionalismo com os 5 leitores do Blog.

P.S. Manda o segundo melhor texto da F1 (Seixas) voltar a escrever.

Até amanhã no Pari.

Danilo
Danilo
Reply to  Formiga
8 meses atrás

Idem Formiga, inclusive no recado para o Seixas. São os dois que sempre procuro ler e particularmente prefiro blog/coluna do que as novas mídias

Adriano Tenório
Adriano Tenório
8 meses atrás

Menção honrosa para o pitstop da Ferrari. Com os mecânicos olhando para o carro, e sem os pneus prontos.

Silmar
Silmar
8 meses atrás

Viva ALO e ALB, MA X eu já sabia

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 meses atrás

Hoje Versttapen igualou as 9 seguidas do maior piloto de todos os tempos, Sebastian Vettel. E sem tirar de dentro.

Nove and counting…

Na rua, na chuva, na fazenda
Ou numa casinha de sapê, o cara é imbatível.

Em breve ultrapassará Vettel e será o maior de todos.

Sorte da Red Bull.

Apenas uma fabricante de energéticos, como mal disse o Hamilton.

Aliás, por falar no Hamilton, vale ressaltar que ganhou menos posições na corrida do que o estreante Lian Lawson.

Urge Albon na Mercedes, pelo bem da F1.

Rumo ao Octa…

Adriano de Avance Moreno
Adriano de Avance Moreno
Reply to  Chupez Alonso
8 meses atrás

Hamilton largou em 13º e terminou em 6º, ganhando 7 posições no geral. Lawson largou em 20º, terminando em 13º, ganhando também 7 posições na corrida. Deu empate, Lawson não ganhou mais posições do que o Hamilton.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Adriano de Avance Moreno
8 meses atrás

Legal que vc contou.

Empate técnico entre Hamilton e Lawson!

Markonikov
Markonikov
Reply to  Chupez Alonso
8 meses atrás

Hatezinho de 5a série … com 42 anos, Alonso se tivesse o mesmo carro dava pau no Tilápia … E o maior de todos os tempos é o Hamilton …

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Markonikov
8 meses atrás

Tá russo, hein!

Carlos Jose Pimenta Franco
Carlos Jose Pimenta Franco
Reply to  Chupez Alonso
8 meses atrás

Que neurose estranha. rsrs

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Carlos Jose Pimenta Franco
8 meses atrás

Seja Franco, há algo de errado no que eu escrevi?

Jean
Jean
8 meses atrás

Corrida ótima, resultado frustrante (Max de novo). É incrível que nada acontece com esse cara. Outros quebram, fura um pneu, dá pane no motor, cai um raio, sei lá. Max não: parece que tem mais sorte que o Gastão. Se o mar tivesse invadido a pista e levado todos os pilotos oceano adentro, mesmo assim Max ganharia: estaria na frente e na hora do tsunami a parte da pista em que estivesse não seria atingida. Não nego que o sujeito tenha talento. Mas convenhamos: também tem uma sorte dos diabos.

Paulo Leite
Paulo Leite
8 meses atrás

Eu leio tudo. Estou começando a pensar a tirar o chapéu pra Max, o cara é um colosso, um monstro. O carro é muito mas o cara tirar 7 segundos em 3 voltas do mediano Perez com carro igual, é inacreditável.
Meu chapeu está no chapeleiro.

Bruno
Bruno
8 meses atrás

Apesar do vencedor ser o esperado, foi realmente uma corrida muito boa. Como você disse uma vez Flávio (ou foi o Seixas?), mesmo num campeonato decidido tem algumas corridas legais para assistir.
Parabéns ao tricampeão Verstappen. O recorde de vitórias seguidas do Vettel cai semana que vem e realmente o que o Russell falou lá na segunda (?) corrida está no rumo certo também. Red Bull ganhar todas. A não ser que o carro do Max quebre em alguma prova.
E só registrando que eu também sempre leio o blog pós-treinos, corridas e notícias

André
André
8 meses atrás

O domínio do Max é igual ao domínio que outros pilotos tiveram. Nada tira a vitória. Ganham até sem o motor.

Flávio Peres
Flávio Peres
8 meses atrás

Bom, em primeiro lugar, Max Verstappen… não! não! Em primeiro lugar, gostaria de agradecer mais uma vez por promover Poços de Caldas no magnífico encontro dos DKWs, evento tradicional já no final de agosto. Um encontro em uma Praça linda, a céu aberto e vocês disponibilizam um monte de showzinhos legais (o que dá opção de lazer à população local e também aos turistas – o primeiro showzinho, de Jazz, na quinta às 17 h, voz e guitarra, ainda sem público, foi simplesmente magnífico!).

Deka prateado.jpg
Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Flávio Peres
8 meses atrás

É, Peres, a roda pune!

Flávio Peres
Flávio Peres
Reply to  Chupez Alonso
8 meses atrás

háháhá… eu não sou parente do Checo! Mas justiça seja feita: NEWEYLÂNDIA! Aliás, Adrian Newey estava emocionado abaixo do pódio ontem: a segunda vez que consegue que seu carro vença 09 (nove) corridas seguidas. Na primeira vez, acreditamos que o tetra Vettel era um gênio… Mas também chamou a atenção, a admiração e respeito do olhar insistente de Newey para Alonso! O resto é marketing e filosofia do “Galo Único” da vez. ;^) PS: (1) falando em corridas, aqui em Pêssego em Caldas, digo, Poços de Caldas, época dos Cassinos, em provas organizadas pela família Moreira Salles, tivemos a presença de Chico Landi e Juan Manuel Fangio. O pessoal dos DKWs poderia fazer uma “Prova de Cavalheiros”, de leve… Só pra alegrar… Afinal de contas, é Deka do piloto tal, da equipe tal, (justas) homenagens ao histórico Bird Clemente, mas tudo paradinho… (2) Há 15 (quinze) anos, um tio possuía um boteco em Peruíbe, e os bebuns pagavam contas acumuladas de R$2 mil, R$3 mil, com o DKW encostado no fundo de quintal: hoje, com os Encontros em Poços de Caldas, o trabalho desses apaixonados, virou uma joia rara de dezenas de milhares de reais!!! Mas ainda vou arrumar um (a preços populares) pra mim, pintar de “Barcelona” e participar do Encontro e mostrar que ele corre!

DKW.jpg
Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Flávio Peres
8 meses atrás

Que legal!

E o Adrian News sempre tem alguma novidade!

Flávio Peres
Flávio Peres
Reply to  Chupez Alonso
8 meses atrás

https://photos.app.goo.gl/dl16YknmsxKpAXe77 Ainda sobre os Dekas em Poços de Caldas

Alex
Alex
8 meses atrás

Corrida pra acabar com a ideia de que Max vence só por causa do carro. Após a bandeira vermelha, com piso molhado, abriu quase 5 segundos em 7 voltas de Alonso. Está pilotando como poucas vezes vi na F1. E vejo desde 83… parabéns ao garoto.

Emerson Mossolin
Emerson Mossolin
8 meses atrás

Enquanto alguns ouviam “Narciso Vernizzi, o Homem do Tempo”, Perez ouvia “Vamo embora, vamo embora, tá na hora, vamo embora!!!!” (piadinha de quem ouvia no rádio este jargão antes de ir trabalhar)

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
8 meses atrás

GP DA HOLANDA: Aqueles que voltaram de férias da F-1, trabalharam dobrado, mecânicos, estrategistas, pilotos, jornalistas, comentaristas e fotógrafos. Devemos dar o parabéns ao futuro tri- campeão MAX, fez uma pilotagem incrível , em face o grau de dificuldade pista estreita, circuito com curvas de ângulos diferentes e muita chuva. Posso arriscar que será muito difícil essa temporada de 2023, já na parte final alguém vencer o piloto MAX. A boa notícia foi o excelente desempenho e resultado de El Fodón , extraordinário terceiro lugar de Pierre Gasly . O melhor do GP da Holanda, foi a corrida espetacular de El Fodón . O pior da corrida a minha equipe FERRARI com o resultado pífio de Charlinho. Ainda arrisco em palpitar, trocas de pilotos na equipe FERRARI. A surpresa ficará por uma eventual mudança muito importante Lewis Hamilton, e uma possível vaga na equipe Aston Martin.

Edson
Edson
8 meses atrás

Como sempre brilhante FG!!

Sergio Trancoso
Sergio Trancoso
8 meses atrás

Grande corrida. Alonso, Gasly Albon e evidentemente, Max, fizeram ótimas corridas. McLaren e Mercedes com péssimas estratégias. Lawson estreou bem numa corrida difícil. Destaque muito negativo pra Ferrari e Lecrerc.

Emerson
Emerson
8 meses atrás

Mais um texto maravilhoso para o nosso deleite! Valeu FG

Adalton
Adalton
8 meses atrás

Textão 👍

Marcos Bassi
Marcos Bassi
8 meses atrás

Quando o caos se instala…acho que se sobressaem os melhores nessas condições….Verstappen,Alonso, Hamilton, Gasly e acho que viria também o Russell não fosse o toque em Norris, e o próprio Norris…surpresa pra mim foi o Sains nessa turma…nunca achei ele bom de chuva….tudo bem, nem de seco. Notei a miserável diferença de 0,023 de Hamilton pra Norris na linha de chegada. Como não mostraram e ninguém comentou nada…acredito que os carros estavam emparelhados. Divertido…tirando o fodão de sukita…

Last edited 8 meses atrás by Marcos Bassi
Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
Reply to  Marcos Bassi
8 meses atrás

Considerando que passaram a linha a uma velocidade de aproximadamente 300 km/h arredondando são 80m/s. Para fazer a diferença de 0,023s o bico do carro do Norris estava a 2m de distância do bico do Hamilton. Portanto estavam sim emparelhados na chegada – c.q.d.

Igor
Igor
8 meses atrás

Apesar do Tsunoda ter terminado atrás do Lawson, correu bem com esse carro mais ou menos, tava brigando mais na frente em parte da corrida. Parte foi a estratégia de ficar com os pneus lascados por muito tempo e, se não me engano, teve problema no final da prova.

WRC
WRC
8 meses atrás

A Alpha Tauri deu muito mole com Liam Lawson na largada. Deveriam ter chamado o cara ainda na volta de apresentação para colocar pneus intermediários. Havia nada a perder se desse errado. Teria sido o herói da corrida — lembraria Marcus Winchelock, em Nurburgring, 2007.

Pela tangencia
8 meses atrás

Eu li o blog que ninguém lê kkkk @pelatangencia

Paulo E T Vasconcellos
Paulo E T Vasconcellos
Reply to  Pela tangencia
8 meses atrás

`cê que pensa….