GRANO DURO (2)

Sainz na pole: festa ferrarista

SÃO PAULO (surpresa!) – Carlos Sainz larga na pole-position para o GP da Itália. “Fammi sognare!”, estampariam os jornais italianos amanhã, se jornais ainda existissem como no passado. Pode ser até que essa seja a manchete de “La Gazzetta dello Sport” nas páginas cor-de-rosa de seu site. Vá lá. Sonhar não faz mal. A Ferrari é uma religião no país, e sair na frente em Monza é sempre especial. O espanhol terá a seu lado na primeira fila Max Verstappen. A festa dos torcedores vermelhos foi ainda maior pela boa posição do outro piloto do time, Charles Leclerc, terceiro colocado.

Foi uma classificação interessante, com emoção nos instantes finais na briga de todos contra o holandês da Red Bull. Desta vez, ele perdeu. O que não significa que não seja favorito à vitória amanhã. É.

Vamos aos fatos.

Espanhol fez a quarta pole na carreira: sonho de vitória

Fazer o Q1 de pneu duro é sempre uma loteria, porque eles são pouco usados nos treinos livres. Assim, era questão de acertar uma boa volta para fazer tempo na abertura da classificação. A primeira volta de Verstappen foi anulada por exceder os limites da pista na curva 7. Alonso foi vítima da mesma infração. O festival de voltas canceladas ainda teve Stroll, Ocon, Gasly, Zhou… Logo apareceu Albon na ponta, o maior candidato a surpresa do fim de semana – como foi a Williams no ano passado, com o nono lugar na corrida de Nyck de Vries, chamado às pressas pela equipe para o lugar do mesmo Albon, que teve uma crise de apendicite.

Max, que não se abala com pouco, foi à luta e na sua segunda tentativa superou o tailandês. Pérez já havia feito o mesmo. Alonso, também imperturbável, fez nova volta e foi para terceiro. Os últimos minutos da primeira parte da classificação foram, como de hábito, tensos. Gente procurando vácuo, muito tráfego, eu diria que, se fosse possível fazer uma analogia com o futebol, era o medo do goleiro diante do pênalti. No caso, do piloto diante do cronômetro.

Ao fim e ao cabo, Verstappen fechou o Q1 na frente com 1min21s573, trazendo o incrível Albon em segundo, a 0s088. Foram eliminados Zhou, Gasly, Ocon, Magnussen e Stroll. A lista dos vexames estava recheada: os dois pilotos da Alpine, enorme decepção com um motor que dá mostras de cansaço, e Lance em último. Talvez seja o caso de considerar as raquetes.

Alpine ficou no Q1: decepção

A primeira saída da Red Bull no Q2 foi orquestrada: Verstappen dando o vácuo para Pérez. A Ferrari fez o mesmo com Leclerc e Sainz. Idem para a Mercedes. Não funcionou para Hamilton, que atrás de Russell fez apenas o 12º tempo por ter aberto mal a volta, atrapalhado por Pérez. A primeira bateria de voltas rápidas do Q2 foi fechada com Sainz em primeiro, 1min20s991.

A segunda foi aquele caos. Todos saíram juntos dos boxes a 2min da quadriculada para aproveitar o vácuo dos adversários e/ou companheiros. Verstappen, como sempre, colocou ordem no galinheiro e fez 1min20s937, melhor tempo. Leclerc, Sainz, Pérez e Albon vieram na sequência. Os degolados: Tsunoda, Lawson, Hülkenberg, Bottas e Sargeant. Normal. Normalíssimo. Mas o japonês da AlphaTauri se penitenciou. “Eu deveria ter feito mais. Devo desculpas à equipe”, falou, num rasgo de sinceridade.

O grid em Monza: Ferrari na frente

Na hora da verdade, no Q3, Verstappen cometeu um erro na abertura de sua primeira volta, e acabou sendo superado pelos dois carros da Ferrari — Sainz em primeiro, Leclerc em segundo. As arquibancadas de Monza foram ao delírio. O tempo de Max, 0s099 pior que o do espanhol, indicava que se ele encaixasse uma volta perfeita na sua segunda saída poderia fazer a pole.

Mas era o dia de Carlos. Com 1min20s294, o ferrarista fechou sua segunda volta 0s013 à frente do líder do campeonato, conquistando a quarta pole de sua carreira, terceira no ano para a equipe italiana. Leclerc, 0s067 atrás, ficou em terceiro. Russell, Pérez, Albon, Piastri, Hamilton, Norris e Alonso fecharam o top-10.

Aqui no meu galpão, de onde rabisco estas mal traçadas no evento presencial patrocinado pela Parimatch com seguidores do meu canal no YouTube, fizemos um bolão. A única — insisto: ÚNICA — pessoa que acertou os três primeiros no grid pela ordem foi a expert Catherine Salaroli Teixeira, de Brasília. Ela tem 12 anos.

Entende mais de F-1 que todos os outros 40 marmanjos que estão aqui juntos.

Catherine, a especialista: só ela acertou

Hoje é dia de “Fórmula Gomes” no YouTube, mas ele não tem hora para começar. Estamos indo ao The Town para ver o que fizeram com Interlagos. Até mais tarde!

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
junior jr
junior jr
8 meses atrás

O peso da Ferrari impediu a penalização pelas voltas lentas

Leonisio Barroso
Leonisio Barroso
8 meses atrás

O Sanz resistirá a quantas voltas até o Max colocar ordem na casa ?

Edison
Edison
Reply to  Leonisio Barroso
8 meses atrás

Acho que o Max passa antes da primeira curva

Zeca Peludo
Zeca Peludo
8 meses atrás

Chupa Hamilton
Chupa Alonso
ALBON é o cara,
Penso que poderá uma zebrinha amanha, mas as chanves são pequenas,
Claro que vou assistir e depois vir aqui ler o Flavio

Paulo E T Vasconcellos
Paulo E T Vasconcellos
8 meses atrás

gostei mesmo foi da sua camiseta ,Flávio!

Marcio
Marcio
8 meses atrás

Corrida vai ser decidida pelo pneu duro.
Anota meu palpite: Albon vai ser pódio.

Luis Felipe
Luis Felipe
8 meses atrás

Com a devida vênia, mas esse bonezinho do Carlos Sainz parece que foi adquirido na 25 de março.

Formiga
Formiga
8 meses atrás

Já está sendo especulada para substituir o quasi-piloto jornalista no próprio canal. Parabéns pelo evento!!!

Emerson Mossolin
Emerson Mossolin
8 meses atrás

Um alívio saber que a “base vem forte!” Parabéns Catherine!!!

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 meses atrás

A Red Bull abdicou da Pole.

Estranho, mas foi.

Deve ser alguma combinação, vai saber.

Bastava ter mandado o Max pra pista, na 2ª tentativa, imediatamente atrás do Pérez, para pegar o vácuo.

Mandou bem atrás do Leclerc, sem poder pegar o vácuo.

Esperto foi o Sanz, que pegou o vácuo do próprio Versttapen.

Vai ver que largar em 2º amanhã é melhor.

A conferir…

Edmort
Edmort
Reply to  Chupez Alonso
8 meses atrás

É bizarro mas faz sentido

Edison
Edison
8 meses atrás

A estratégia da Ferrari para amanhã é simples, manda o leclerc dar no meio do Max na largada, é a única chance deles.
Incrível a capacidade do stroll em passar vergonha. As alpines com motor de Clio tava na cara que iam sofrer em Monza.
E parabéns para a Catherine.

Last edited 8 meses atrás by Edison