GRANO DURO (3)
SÃO PAULO (imparável) – Max Verstappen registrou hoje em Monza um recorde importante na F-1. Tornou-se o primeiro piloto da história a vencer dez GPs consecutivos. Desde o dia 7 de maio, quando abriu a série em Miami, só ele ganha na categoria. O holandês superou a sequência que havia sido estabelecida pela primeira vez em 2013 por Sebastian Vettel pela mesma Red Bull.
O piloto teve poucas dificuldades para vencer o GP da Itália, 14º do ano. Como não largou a pole, precisou de alguma paciência e estratégia até ultrapassar Carlos Sainz. Quando passou, tchau. Só foi visto de novo recebendo mais um troféu. O espanhol da Ferrari terminou em terceiro, atrás ainda do outro carro da Red Bull, de Sergio Pérez.
O dia do novo recorde de Verstappen começou quente e ensolarado com casa cheia no histórico autódromo italiano. Segundo os organizadores, passaram pelas catracas de Monza 304.134 pessoas nos três dias do evento – o domingo, claro, com mais gente; afinal, uma Ferrari aparecia na frente de todos no grid.
Hamilton, Bottas e Magnussen foram os três pilotos que optaram pelos pneus duros na largada, contra os médios de todos os outros. Na volta de apresentação, o carro de Tsunoda quebrou na entrada da curva Parabólica, forçando o cancelamento da largada. Tristeza para a AlphaTauri, correndo em casa. Frustração para o japonês, que nem largou. Garantia para Lawson de terminar de novo um GP melhor que o companheiro, na sua segunda corrida na F-1. Coisas da vida.
Como o carro de Yuki demorou para ser retirado do acostamento, a direção de prova abortou o procedimento de largada, provocando uma curiosa aglomeração de mecânicos na saída dos boxes para “reiniciar” os carros. Uso as aspas para reforçar a ação: esses automóveis são como computadores, que quando desligados precisam sair do zero de novo para funcionar. A boiada de mecânicos foi autorizada a cruzar a mureta dos boxes e às 10h20 de Brasília, com 20 minutos de retardo, uma nova volta de apresentação aconteceu, com a distância original da corrida reduzida de 53 para 51 voltas.
Fazia muito calor em Monza, 30°C e um sol inclemente de assar pizza fora do forno. No asfalto, 43°C, o que era uma péssima notícia para a Ferrari, notável devoradora de borracha. Apesar de todo o entusiasmo da torcida, quem conhece um pouco de F-1 sabia que era uma questão de tempo para seus pilotos começarem a ter problemas com o desgaste de pneus.
A largada foi uma das mais limpas da história da humanidade, sem contatos, toques ou esbarrões. A maioria manteve suas posições, com uma ou outra exceção no meio do pelotão. Na volta 4, o uso da asa móvel foi autorizado. Era a senha para Verstappen começar a perturbar o líder Sainz. De camarote, o holandês observava o carro do espanhol escorregando de um lado para o outro e começando a detonar seus pneus – consequência da alta temperatura e da falta de equilíbrio dos carros vermelhos.
Na volta 6, Max fez a primeira tentativa de ultrapassagem na chicane do fim da reta dos boxes, colocando seu carro por fora. Sainz resistiu. “Danadinho!”, disse o piloto da Red Bull pelo rádio. Parecia muito claro que ele tinha mais carro que o adversário, mas era preciso ter alguma paciência. Leclerc, em terceiro, só observava. Monza, apesar das altas velocidades, é uma pista difícil para ultrapassar. Carros ruins, mas rápidos de reta, conseguem se defender durante algum tempo. Era o caso evidente da Ferrari #55. Um pouco mais atrás, Pérez, em quinto, enfrentava a mesma dificuldade para superar Russell, o quarto.
E foi na abertura da volta 15 que Verstappen, depois de cozinhar o galo sem pressa, levou Sainz a frear no deus-me-livre, fritando pneus, arregaçando de vez a borracha e tracionando mal na saída da segunda perna da chicane. Max, então, preparou o bote e passou o espanhol antes da chicane seguinte, assumindo a ponta. No tênis, isso se chama “forçar o erro” do adversário. Na F-1, também. Em seguida Pérez ganhou a posição de Russell, começando a abrir sua trilha particular para, no final, terminar em segundo.
Leclerc, que vinha em terceiro acompanhando o duelo entre Max e Carlos e poupando seus pneus, encostou no companheiro de equipe, então. Tinha um carro mais inteiro. Foi esperto de não se meter na briga dos dois nas primeiras voltas. “Ele que se vire para segurar o cara. Vou ficar por aqui só olhando”, pensou (este blog tem a capacidade de adivinhar pensamentos). Começava ali uma peleja que só seria resolvida quando a corrida terminasse.
Max sumiu na frente depois de passar Sainz. Na volta 19, tinha mais de 4s de vantagem. O espanhol fez sua parada na volta 20, abrindo a janela de pit stops da turma da frente. Colocou pneus duros e voltou em oitavo. Do meio para trás do pelotão, bastante gente já tinha feito suas paradas. Na 21ª volta, Verstappen trocou seus pneus e Pérez assumiu a liderança. Depois das paradas, Sainz e Leclerc se encontraram de novo na pista e começaram a litigar. O espanhol na frente. O monegasco embutido nele.
Na volta 22, Piastri era líder, com Norris em segundo e Hamilton em terceiro. Os três sem paradas. A dupla da McLaren foi para os boxes e, Lewis, com pneus duros, seguiu na pista e virou líder. Momento efêmero de prazer, porque Verstappen era o segundo, veio com pneus novos, retomou a liderança na 25ª volta e foi embora de novo, atrás do recorde do dia.
Houve um toque entre os dois pilotos da McLaren quando Piastri saiu dos boxes, o que pode azedar a relação entre os dois – a ver as declarações após a corrida. Hamilton parou na volta 28, caindo para décimo. Sua estratégia não foi lá grande coisa, mas com esforço ele terminaria numa posição até razoável, no fim.
A briga na segunda metade da prova ficou interessante entre Pérez, quarto, e a dupla da Ferrari à frente. Na volta 31, o mexicano recebeu uma porta na cara de Leclerc, mas passou limpo na 32ª, assumindo o terceiro lugar. Aí a batalha mais divertida se transferiu para Albon x Norris pelo sexto lugar. O tailandês, bravamente, se manteve à frente até a volta 38, quando Lando passou por dentro da chicane, devolveu a posição e voltou à carga. À espreita, atrás dos dois, Piastri. Chegando neles, com pneus médios, Hamilton.
Na volta 41, Pérez grudou em Sainz para buscar o segundo lugar e a dobradinha para a Red Bull. E um momento tenso aconteceu entre Hamilton e Piastri. O inglês partiu para cima do australiano da McLaren e em alta velocidade os dois se tocaram chegando na segunda chicane. Oscar quebrou a asa e teve de ir para os boxes, deixando a zona de pontos. Lewis foi considerado culpado pelos comissários e levou uma punição de 5s. Depois da corrida, pediu desculpas ao jovem estreante. “É o que cavalheiros devem fazer quando erram”, explicou, assumindo a responsabilidade pelo incidente. A Piastri restou o consolo de, com pneus novos depois da parada imprevista nos boxes, fazer a melhor volta da corrida entrando para as estatísticas oficiais da F-1.
Pérez tentou passar Sainz 200 vezes no mesmo lugar, a primeira chicane, e só conseguiu na volta 46. Mais atrás, Hamilton ia abrindo passagem com seus pneus mais aderentes. Passou Norris e foi para cima de Albon.
Na volta 47, a torcida da Ferrari ficou de cabelo em pé. Leclerc atacou Sainz, passou, mas depois foi superado pelo companheiro na curva seguinte. Os dois quase se tocaram mais de uma vez. E seguiram combatendo feito alucinados. Estavam tão perto que se um xingasse a mãe do outro de dentro do cockpit, seria ouvido. Na mureta da equipe, o chefe Vasseur pedia atendimento médico. Pelo rádio, o espanhol implorou: “Vamos levar os carros de volta pra casa!”. O que, em “corridês”, quer dizer: guerrear a essa altura da corrida não faz nenhum sentido, manda ele parar de fazer isso!
Foi só aí que a Ferrari orientou Charles ficar onde estava. Mas ele não respeitou a ordem. Partiu para cima de novo na última volta. Cortou a chicane, quase levou o companheiro ao abismo. Mas acabou não passando.
Verstappen, enquanto isso, desfilava lépido e faceiro para receber a quadriculada em primeiro, estabelecendo o supracitado recorde de dez vitórias seguidas. A Red Bull chegou a 15 triunfos consecutivos, os 14 deste ano mais o último da temporada passada, ampliando marca que já era sua. Foi a sexta dobradinha do time austríaco no campeonato, 28ª de sua história.
Verstappen, Pérez, Sainz, Leclerc, Russell, Hamilton, Albon, Norris, Alonso e Bottas terminaram na zona de pontos. Destaque-se aí o ótimo sétimo lugar de Albon e o empenho de Hamilton para chegar em sexto, mesmo com a punição. Bottas, em décimo, foi uma surpresa. A Alfa Romeo estava sem marcar um pontinho sequer havia cinco corridas. No Mundial de Construtores, os 27 pontos marcados pela Ferrari levaram o time italiano a passar a Aston Martin, que caiu para quarto na classificação: 228 x 217.
Sainz foi para o pódio com o boné da Ferrari, quebrando um protocolo comercial que exige que os três primeiros, na cerimônia, vistam a bombeta da Pirelli, fornecedora de pneus da categoria. Alguém vai ter de pagar por isso, mas nada que afete a saúde financeira de ninguém. O espanhol tentou reger a torcida, meio sem jeito, e a massa que invadiu a pista o aplaudiu. Verstappen, por sua vez, comemorou sua 12ª vitória em 14 corridas neste ano como fez em todas as outras: com discrição e naturalidade.
O holandês tem agora 47 troféus de primeiro colocado na carreira. Com mais quatro, iguala Alain Prost nas estatísticas. Faltam oito corridas para o final da temporada. A questão agora é, apenas, saber quando ele será matematicamente campeão e quais outras marcas vai derrubar até o encerramento do Mundial.
Momentos que serão comemorados, da mesma forma, discreta e naturalmente.
E segue o atropelo. O Max e a Red Bull estão estraçalhando a concorrência.
Leclerc é um piloto talentoso, mas acho que precisa melhorar seu emocional. Comete erros bobos. Ontem já havia ultrapassado Sainz por dentro e errou a freada, permitindo ao espanhol recuperar a posição.
Sim, acredito que, em termos de velocidade, seja até mais rápido que o Verstappen. Falta ritmo de corrida e melhorar o psicológico…
Ham?
Acho que o sistema de punição deveria ser revisto. Os pilotos preferem ficar na pista e pagar os 5s segundos no final.
Minha sugestão: mínimo 5 segundos na bandeirada final ou 0,5 segundos por volta que o infrator resolver ficar na pista. Aí ele decide se vai pro boxe pagar a punição ou fica na pista.
Muito boa a briga das Ferraris no final. Sainz foi bem, ele é bom piloto, não precisava ter passado o vexame de pedir pra equipe pro Leclerc parar de atacar.
Foi uma boa corrida. Tudo dito. Hamilton estragou mais uma vez a corrida de um novato. Acho que esses penaltis de tempo em pista nao possuem o efeito desejado. O certo seria um drive thru com 10 segundos de penalizacao (que foi o prejuizo do Piastri, nem estou levando em conta o tempo que ele perdeu com a asa danificada enquanto voltava para o box). Carreras son carreras… mas o prejuizo causado a alguem deve ser pago com o mesmo a mesma penalidade pelo causador do problema. Mito Hamilton levou muita vantagem com o seu comportamento e depois fica fazendo chamego, abracando o cara e dizendo: “foi mal, desculpa”.
Concordo.
Hamilton é cada vez mais protegido pela FIAcedes.
Com certeza. Vide Abu Dhabi 2021.
E vide Silverstone 2021.
E vide Monza, Interlagos, Arábia Saudita,… Mas o genrinho do receptador é um santo, só falta ser canonizado por Francisco.
E vide Brasil 2021
Essa ladainha Abu Dani já encheu o saco, não cola mais
Sainz foi muito experto, ganhou os tifosi e isso vai deixar ele forte dentro da Ferrari agora!!!
A Red Bull e Verstappen consumaram o casamento dos sonhos! E essa Lua de Mel ainda vai durar bastante tempo.
Gostei muito de ver Sainz superando Leclerc na pista, na moral. O espanhol é muito subestimado e fez um final de semana excelente, considerando a força da Redbull.
Tudo bem que Monza é um circuito tradicional, mas será que não dava pra alargar um pouco a pista em algum trechos? As chicanes principalmente são muito estreitas.
De qualquer forma é mil vezes melhor uma corrida em Monza do que nessas pistas das arábias.
Ainda sobre o estapafúrdio processo de Felipe Massa, onde ele quer mudar o passado para consertar a cagada dele e da equipe. Suponhamos que o destino tivesse ordenado Felipe a parar uma volta antes da batida do filho do receptador de Brasília, e que Felipe e a equipe tivessem feito a mesma cagada nos boxes, quem ele estaria processando hoje ?
WTF?
Felipe teria que processar a Ferrari pelo motor quebrado na Hungria, quando liderava a menos de 5 voltas para o fim da corrida. Foram esses erros da equipe e nao do Felipe que fizeram ele perder o titulo em 2008 (acho que ele merecia ter ficado campeao, mas os erros da Equipe Ferrari o prejudicaram).
Caso Felipe Massa consiga esse intento…o de ser reconhecido como campeão….vai ter o mesmo peso do Mundial do Palmeiras…só ele mesmo vai reconhecer. (sou palmeirense…por sinal…)
Massa também errou. Silverstone, por exemplo, em que rodou várias vezes…
Monza é a essência da F1 , Pista veloz ,ultrapassagens no fio da navalha,
grandes pegas , bela corrida….
F-1 domingo 03/09/23 Monza, Max o SOBERANO, o resto fica para o segundo colocado Sergio Pérez , foi o piloto do dia . Carlos Sanz mandou um recado para Equipe FERRARI, ( na FERRARI sofrem de surdez sistêmica), foi uma briga franca ente Charlinho e Sanz quem pagou o mico foi C. Leclerc . O Destaque do que gostei foi o piloto BOTTAS marcando ponto. O Pior da corrida o fracasso da Equipe ALPINE, e Mclaren recupera espaço e apresenta resultado melhor entre as equipes médias , no meu sentir tem uma boa dupla de pilotos Lando e Piastri .Ficou evidente que a Equipe FERRARI, não consegue fazer render os pneus e suas estratégias muitas demissões na FERRARI o que prejudica o plano de desenvolvimento, ao passo que a Mclaren evoluiu muito é o resultado do trabalho do gerente Gil de Ferran.
Apenas uma curiosidade,na verdade, dois bancos com o mesmo nome,mas em países diferentes.No boné que Pérez usa quando raramente vai ao pódio, na lateral está escrito Banorte.O banco brasileiro que foi fundado em 1942 e sofreu intervenção do Banco Central em 1996? Claro que não.Google informa que Banorte é “El banco fuerte de México”. Foi fundado em 1899: acho que não quebra nunca.Devem pagar muita grana para a Red Bull nunca exonerar o 2º piloto.
Como sempre um texto sensacional. Devorei como sempre…
Sigo o relator. Se existe um hábito que mantenho até hoje… ler textos ‘by’ Flavio Gomes. Já disse em outra ocasião aqui no blog: se eu AMO o chamado MELHOR esporte do planeta ( = Automobilismo), ele, F. Gomes, é o ‘culpado’. O motivo de eu ‘perseguir’ carreira junto ao esporte motorizado também se deve à ele. Saudosista que sou, lamento uma enchurrada ter inutilizado ‘n’ pastas de recortes com textos da FSP por ele assinados. Um bálsamo saber que ele segue em frente no ofício de escrever textos sobre a coisa mais importante que existe no mundo!
Nessa corrida, dicou a prova que a Red Bull é 1s mais rápida por volta … foi essa diferença q o VER abriu do Sainz nas voltas subsequentes…
Hoje, o futuro maior de todos os tempos, (33), superou o maior de todos os tempos, (5), em número de vitórias seguidas.
Dez and counting…
Vai faltar dedos nas mãos. Embora isso não seja um problema.
Minha avó tinha 12, e nunca ganhou uma corrida sequer.
Em breve será o maior de todos os tempos.
Idos e vindos.
Rumo ao 8cta…
P.S.: vergonhosa a batida do Hamilton no Piastri. Não fosse a FIAcedes, teria sido punido severamente. Não é a 1ª vez, Albon que o diga, duas vezes.
Passou da hora de se aposentar com dignidade.
Vc é hater cara … o futuro maior de todos tempos tomou pau do REAL maior de todos os tempos quando foi uma disputa mano a mano … precisou de diretor de corrida alterar o regulamento, seguindo ipsis litteris o que o engenheiro da Red Bull ditava na orelha dele … e o vettel, tirando o grande ser humano que é, infelizmente foi aposentado pelo REAL maior de todos os tempos … Vai dormir hater, aqui vc não se cria …
O hater do Verstappen acusando os outros de hater!
Isso mesmo no fim o maior halter é ele mesmo.
Torcer é uma coisa, mas distorcer torcendo é erra Marconicov faz favor de apenas torcer.
Para não dizer que há dois anos atrás, o seu futuro maior de todos tempos deu literalmente uma voadora de carro no REAL maior de todos tempos … não fosse o Halo, o futuro maior de todos os tempos seria um assassino …
Tá russo, hein!
O Real que você fala é o Madrid?
Dá um tempo cara
Como o próprio Alonso já disse.. Ele não sabe correr atrás, aí acaba se afobando e dirige igual carrinho de bate bate. Ao menos não causou um acidente mais sério
Isso já ficou claro.
Torci muito pra ele contra o Picaretonso.
Mas, máscaras caem.
Hoje me arrependo.
Se não corre de cara pro vento, dá no meio dos outros.
Vide Silverstone 2021.
Pena.
A roda pune.
Picaretonso, rumo ao 8cta, a roda pune, Silverstone 2021… Puxa, como você é criativo e inteligente! De onde tira todas essas maravilhas e os seus demais comentários formidáveis? Tenho de admitir e me desculpar: pensava que você fosse um idiocta, hoje sei que você é um jênio!
Flávio, poucos perceberam a provocação da RED BULL/FORD a FERRARI… (lembra do filme FORD X FERRARI?)
Foi a imagem da corrida (não aceito outra imagem no post “sobre ontem” Flavinho , fiquei todo arrepiado, que cena amigos, as 2 REDBULLS emparelhadas no final! Andando lado a lado, assim como em Le Mans! Só que dessa vez foi na casa deles! Putz kkkk
Lembrei da mesma cena do filme FORD X FERRARI, a equipe RED BULL, colocando água no molho do macarrão da equipe FERRARI, esse ano de 2023 MAX será o soberano contra o resto .
Ficou bem claro.
E todos os outros carros passaram, menos as duas Ferraris que ficaram atrás.
Deveria ser a imagem da corrida para amanhã.
Genial!
Que desanimo o atraso na largada…entendo que pro espetaculo é melhor começar a corrida com a pista toda liberada. Mas 20min de atraso…Que preguiça. Fossem uns anos atras, a corrida começaria e simplesmente dariam bandeira amarela localizada naquele setor enquanto retiravam o carro. Mas hoje na f1 tudo é motivo pra parar tudo.
Amigo…o que provoca isso hoje em dia…foi a morte estúpida de um piloto exatamente por não pararem a corrida. Acho que prefiro você entediado do que ver outro acidente grave…
Sim a morte de Jules Bianchi , na F-1 GP do Japão.
Situação do Bianchi era de baixa visibilidade, pista encharcada, trator numa pista que oferecia risco alto de aquaplanagem…completamente diferente de ontem.
Boa corrida com o resultado previsto. Ainda acho que a F1 tem de rever a regra da asa móvel. Deveriam impor um limite de uso para a corrida, sei lá, umas 5 vezes e só. Da maneira como é, podendo usar, em todas as voltas, avacalha o resultado das corridas.
Todo o mundo sabe que Sergio Pérez não é genial, mas ele não é tão ruim, como, digamos, o Mazepin. Na volta 37, o Garoto Enxaqueca estava em 1º e Pérez em 3º.A difrença entre os dois era de exatamente 10 segundos!!! Na vida real de nós, simples mortais, 10 segundos de F1 equivale a 100 anos.
Aqui entra o meu achismo.Repito: achismo.No carro do Garoto Enxaqueca não há nada de ilegal, mas penso que ele deve estar no que ficou conhecido como “no limite do regulamento ” (AKA: quase na ilegalidade).Penso que o carro do Pérez não é IGUALZINHO ao Carro do Max. Não pode ser apenas braço a diferença GRITANTE de Verstappen para Pérez( e os outros 18 pilotos).
Abrindo um ( ) para recordar é viver.INÚMERAS vezes Vettel teve prioridade total para usar asas e aerofólios MUITO antes do Webber.
Percebo uma euforia – e um fanatismo- muito grande entre os leitores desse blog ( e de outros) com Max Verstappen.Fica a impresssão de que Fangio, Schummy e Hamilton não conquistaram nada.Só levarei Max Verstappen a sério quando ele for heptacampeão.
Ce num bate muito bem, né colega?
Noticia triste para vc: os carros talvez não sejam identicos…não nada no mundo é perfeitamente igual. Mas o Max é infinitamente melhor que o Perez.
Jeferson, não acho que a Red Bull necessite de algum artifício “no limite da legalidade” em seus carros, porque Adrian Newey acertou em cheio desta vez no projeto. Max se sobressai em relação a Sergio Pérez, pois se adaptou muito bem a um carro que sai loucamente de traseira; o mexicano, que prefere bólidos que saiam de frente, não. É notório também que Pérez sucumbiu à pressão de ter um companheiro tão rápido e passou a cometer vários erros, na tentativa de andar mais rápido do que suas habilidades permitiam. Acho inclusive que o mexicano acabou sendo superestimado, por bater outros pilotos superestimados como ele: Kobayashi, Hülkenberg e Ocon. Usando, por exemplo, Lance Stroll com parâmetro, temos que o mexicano o bateu nas duas temporadas em que foram companheiros da seguinte forma:
2019 52 X 21 – 148% a mais
2020 125 X 75 – 67 % a mais
Vejamos o que Alonso faz com o canadense nesta temporada:
2023 170 X 47 – 262% a mais
Agora Max em relação a Pérez:
2023 364 X 219 – 66% a mais
E, por fim, Button em relação a Pérez:
2013 73 X 49 – 49% a mais
Como se observa, a diferença entre os pilotos da Red Bull está dentro da faixa da normalidade, quando um piloto é bem melhor que o outro. Se o mexicano fosse companheiro de Alonso ou Hamilton, estaria sendo igualmente massacrado, principalmente se tivesse a pressão extra de estar em um carro capaz de brigar pelo título.
Torcedor do BLM
Faltou o áudio dos mecânicos da Ferrari nas últimas voltas “vamo time!!… ah, não… vai dar merda… ó, aiiiiii… não falei… ó, de novo…. eita…. ô caralho… agora vai bater… putz.. ô Nersão, quer apostar que vai dar merda entre nossos dois pilotos?…”
Sainz guiou muito bem hoje (ontem também). Conseguiu o máximo que a Ferrari poderia atingir. E o Leclerc, por sua vez, mostrou novamente suas fragilidades, como não conseguir ultrapassar (ou se manter à frente, pois até passou) do companheiro de equipe. Da Red Bull nem precisamos falar. É sempre a mesma coisa: vitória.
Sainz pilotou muito e Leclerc mostrou suas fragilidades…… barbaridade.
Sainz largou da pole e foi terceiro. Leclerc largou de terceiro e foi quarto. Ambos chegaram praticamente juntos depois de 51 voltas andando a corrida toda no mesmo ritmo com Sainz tendo a benefice de parar antes pois liderava Leclerc.
Das duas uma, ou torce fervorosamente pro espanhol, ou lhe falta leitura de corrida.
minha conta está certa?
a Red Bull tem 24 vitórias em 25 corridas(contando a partir do GP da França -2022)
96 %
Sainz até que resistiu bastante até perder a liderança. Fez o que dava.
Hamilton pra variar fez mais uma vítima, acabou com a corrida do piastri, pior que o crime compensou, a punição de 5 segundos não o prejudicou em nada.
Albon somando mais uns pontinhos preciosos para a Williams.
Max age com frieza. Espera a hora certa. Os outros que se batam, pq ele está em outro degrau.
Age com frieza com os brancos … fosse o HAM ele dava até voadora na cabeça
?????