HOT HOT HOT (1)

Os tempos de hoje: Mercedes na frente

SÃO PAULO (calma…) – Eu poderia escrever hoje só sobre os dois treinos livres no Bahrein, abrindo a temporada oficial da F-1. Falar da dobradinha da Mercedes, dos tempos discretos da Red Bull, do tanto que a Alpine vai sofrer, da surpresa da Haas em uma volta rápida (mas vai ficar nisso), do primeiro lugar de Daniel Ricciardo na primeira sessão…

Mas no meio do segundo treino livre um monte de gente começou a receber uns e-mails esquisitos, com uns arquivos estranhos, desviando a atenção da pista para as telas dos celulares. As mensagens, enviadas por um certo “repórter anônimo”, foram despachadas para um mailing bem especial, que incluía todos os chefes de equipe, o presidente da FIA, o CEO da F-1 e jornalistas credenciados. Todos receberam um link que levava a 79 arquivos com prints de supostas conversas por WhatsApp entre Christian Horner, o chefe da Red Bull, e uma mulher. O conteúdo nem é tão picante quanto muita gente gostaria. Mas indica que pode ter coisa vazando por aí. Ou que alguém está produzindo prints falsos.

E uma certeza está no ar: o “caso Horner” está longe de acabar.

O dirigente rubrotaurino se pronunciou algumas horas depois. Num comunicado, disse que não vai comentar “especulações anônimas”, reiterou que nega todas as acusações que lhe foram feitas e afirmou que respeita “integralmente o resultado da investigação independente” e que “cooperou com cada passo” do processo.

Vou colocar os tais prints abaixo, pelo menos o que anda circulando por aí. Com um milhão de ressalvas, que serão feitas depois da imagem.

Parte do que foi entregue à comunidade da F-1: verdadeiro ou falso?

Antes de mais nada, uma explicação. Esses prints teriam sido obtidos a partir de um link do Google docs hospedado em alguma nuvem no éter. Quem os obteve? Não se sabe. Quem colocou na nuvem? Idem. Quem os enviou para a comunidade da F-1? Tampouco.

Por isso, logo de cara é preciso dizer: não há nenhuma prova de que sejam verdadeiros. Podem ser falsos, inventados, criados por alguém. Mas chegaram, sim, às caixas postais da “família da F-1”. O que nos leva a mais uma certeza: tem gente querendo derrubar Horner.

O teor das conversas acima não tem nada de muito espetacular. Pode causar algum mal-estar no casamento de Horner, mas isso é problema dele e de sua esposa, Geri Halliwell — ex-integrante do grupo musical Spice Girls, a quem somos todos solidários. Isso se a interlocutora não for ela mesma — como ninguém tem falado muito claramente sobre o assunto (leia-se Red Bull e o próprio Horner), abre-se um leque infinito de especulações. Até essa. Mas quando se vê o material completo, tal hipótese pode ser descartada.

São diálogos — reais ou fictícios — entre duas pessoas falando amenidades e trocando pequenas safadezas, como “vou tomar banho”, “estou comendo pipoca doce”, “me manda alguma coisa mais ‘quente'”, “sua esposa não ia gostar”, “confesso que fui ao banheiro do avião”.

Se ficaram nisso, essas conversas não parecem configurar um caso de assédio, uma vez que foram conduzidas por dois adultos sem nenhum tipo de ameaça de parte a parte. Há uma certa insistência do suposto homem, alguma hesitação da suposta mulher, idas e vindas, mas nada muito explícito. Insisto: se forem verdadeiros, que Horner e sua mulher se entendam, é algo que diz respeito a eles dois e seu casamento, ninguém tem nada com isso. Não há, nesses papinhos que chegaram às caixas postais da turma da F-1, ameaças físicas, ameaças profissionais, assédio propriamente dito. Pelo menos nos 79 arquivos que li — embora sejam constrangedores em alguns momentos.

Antes de se perguntar se tudo isso é verdadeiro, é o caso de tentar descobrir quem é que mandou as mensagens e com qual intenção. Pode ser uma brincadeira de alguém? Pode. Pode ser verdade? Pode. Mas pode não ser. Tem mais coisa? O remetente sugere que sim. Será que m algum momento as conversas — insisto, se forem verdadeiras — descambaram para algo que possa ser considerado assédio, ou “comportamento inadequado” entre colegas de trabalho? Não se sabe. Se sim, é por isso que houve uma denúncia e, posteriormente, uma investigação. E, por fim, a “absolvição” por parte de quem investigou.

Não vou tomar esses prints, por ora, como verdadeiros. Nem afirmar que são falsos. Apenas publiquei uma parte porque não há imagens comprometedoras e — o que é mais importante — nenhuma menção à suposta interlocutora de Horner capaz de identificá-la. Se parou por aí a troca de mensagens, o máximo que se pode dizer do chefe da Red Bull, é que ele é um “safadjeeenho”. Mas ninguém de fora de seu círculo familiar e de amizades tem nada a ver com sua vida particular.

Agora, que tem gente querendo derrubar o cara, isso tem. Se é gente graúda, não sei.

E — insisto novamente, para não deixar arestas — se em algum momento a suposta interlocutora se sentiu assediada, pressionada ou vítima do que quer que seja, sua denúncia deve ser levada a sério e tratada com todo rigor.

Caso Horner: longe de acabar

À pista, agora.

A Mercedes fez os dois melhores tempos no treino noturno, que é o que mais importa. Mas ninguém na equipe saiu soltando rojões de alegria. Ao contrário, todos disseram que a Red Bull continua na frente, entre outras coisas porque ficou claro que Max Verstappen e Sergio Pérez não se preocuparam muito em impressionar os outros. Seus longos stints simulando corrida foram consistentes e velozes. O tricampeão mundial vigente segue sendo favorito à vitória no sábado. À pole, ainda não dá para dizer. No ano passado, é sempre bom lembrar, o massacre de 21 vitórias em 22 corridas não foi repetido em classificações. Deu 14 x 8 contra rapa. Só.

A primeira sessão, pela manhã para a gente aqui no Brasil, teve Ricciardo em primeiro com o carro da Débito ou Crédito. Nada muito representativo. Foi um treino marcado pelo vento excessivo e por uma temperatura mais baixa que o normal no deserto, apenas 19°C. Fora que a pista estava suja pacas, cheia de areia.

De noite, a satisfação com os resultados, em cada equipe, foi relativizada por todos. É só o primeiro dia, é cedo, ninguém sabe o que o outro fez etc. Mas já deu para ver que a Alpine está mal na fita, correndo o risco de disputar a lanterna com a Haas. Que a Williams tem um carrinho decente. E que a McLaren talvez não esteja tão mal quanto a pré-temporada indicou. Na análise das sequências mais longas de volta, a equipe papaia aparece em segundo, 0s23 mais lenta por volta que a Red Bull. Depois vêm Mercedes (0s4), Ferrari (0s47), Aston Martin (0s75), Williams (0s87), É Aproximação? (0s99), Sauber (1s13), Haas (1s15) e Alpine (1s48).

Amanhã a programação é um pouco mais tardia, com o último treino livre começando às 9h30 e a classificação a partir das 13h pelos horários de Brasília. Vamos esperar. Dando um “refresh” na caixa de e-mails a cada 15 minutos…

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
1 mês atrás

Eu te mandei o arquivo no Instagram escriba.
Se ele realmente ofereceu mais de meio meio milhão de libra$ e a moça não quis aceitar, por esses conversinhas chulas, é porque alguém tá pagando muito mais do outro lado. Depois da entrevista do Joe Verstappen ao tabloide britânico Daily Mail detonando o Horner, sabemos de onde vem os petardos. Joe Verstappen tem um histórico de mau mau-caratismo. Notemos que ainda quando perguntado sobre sua relação com Horner, Max não diz que é boa, mas que continua igual.
Horner caiu numa cilada e é capaz de além do emprego, perder a família.
Por outro lado tem muitos caras no time que ficarão do lado do Christian e a RedBull vai se esfacelar com a saída dele.
Mas que ele tava doidão pela dita cuja, isso ele tava.

Danilo
Danilo
1 mês atrás

Eu me lembrei daquela história do bicho escondido que tem orelha de gato, rabo de gato, bigode de gato, miado de gato, será que é um gato? Independente da veracidade do q foi vazado – e chuto q é real e chuto q não tem mais nada comprometedor – alguém quer aposentar o CH da F1… já q estou distribuindo chutes, vai mais um, é a eminência parda da RB.

Rodney Domingues
Rodney Domingues
1 mês atrás

Texto sempre perfeito e ponderado.

Marcus
Marcus
1 mês atrás

Onde se ganha o pão, não se come a carne.

Victor
Victor
1 mês atrás

Briga se foice pelo último lugar entre sauber, Haas e Alpine

Burnett
Burnett
1 mês atrás

Como brasileiro adora teoria da conspiração vou conspirar, isso não seria vingança do caso Wolf e Susi Wolf?

Ric
Ric
Reply to  Burnett
1 mês atrás

Como tem brasileiro burro ein meu chapa

Gilberto Carmo
Gilberto Carmo
1 mês atrás

Às 11h00 tem a primeira corrida do Bortoletto na F2. É uma sprint

Leandro Batista
Leandro Batista
1 mês atrás

Na boa, ja li coisas mais pesadas nessas salas de batepapo quando ainda estavam na moda(isso la pelos idos de 2000).
Se for real, que a ex-Spice Girl pegue um pau de macarrão e faça o Horner se explicar.

lagebeer
lagebeer
1 mês atrás

hahaha.. “safadjeeenho”.. morrrendo de rir aqui.. Christian “Horny” .. rs

Adriano Silva
Adriano Silva
1 mês atrás

A pergunta é: você está na lista deste mailing?

Bispo
Bispo
1 mês atrás

Dando um “refresh” 😆

Quero ver foto dessa “ Monica Lewinsky” … será que é um Red Bul ou um Trabant 😇🙃

PowerGuido
PowerGuido
1 mês atrás

Alguém pode postar as (supostas) mensagens do Horner traduzidas. Obrigado

Sadi Gentil
1 mês atrás

Olha gente, é só piada pra dewscontrair… mas esse Christian tem uma cara de galã, sarado e safado, fora aa grana e influência que tem! eu no lugar dele faria muita coisa…

Jão.bom.jovem
Jão.bom.jovem
1 mês atrás

“carro da Débito ou Crédito”

Hahaha

Thiago
Thiago
1 mês atrás

Talvez, no final, o único problema seja que ela é subordinada a ele, e não sei na Red Bull, mas na empresa que eu trabalho não pode.

Rodrigo da Silva
Rodrigo da Silva
Reply to  Thiago
1 mês atrás

Mesma coisa na empresa que eu trabalhava. Um gerente de uma das lojas foi descoberto que estava se relacionando com uma subordinada que ele conheceu na loja, no trabalho. A liderança superior descobriu isso, e o forçou a se demitir, pois a política da empresa não permite, já que pode haver conflito de interesses (por exemplo, o lider dar benefícios e privilégios a funcionária, por estar se relacionando com ela)

Marcus
Marcus
Reply to  Rodrigo da Silva
1 mês atrás

Fui estagiário numa metalúrgica, há muitos anos. Havia lá uma moça, acho que era recepcionista de umas das gerências, que dava mais que chuchu na cerca. Pra geral. Eu passava longe, ela vinha conversar comigo e dizia “aiinnn, só você não fala comigo”, sebosa total. Cilada. Nada contra, quer dar pra Jovem do Flamengo, dá, cada um sabe de si, apenas não me interessei mesmo.
Ai um dia a galera toda cochichando que ela estava grávida, mas nem sabia com certeza quem era o pai, já que tinha passado o rodo na fábrica. A gente fez até bolão. O papai era um dos gerentes – casado, filhos, família margarina. E deu rua para os dois pombinhos por esse motivo que você escreveu. O que aconteceu com eles depois, aí não sei ao certo, mas ouvi dizer que destruiu a família do cara.

Glauber
Glauber
Reply to  Thiago
1 mês atrás

Regra máxima, onde se ganha o pão não se come a carne!!

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Thiago
1 mês atrás

Até poucos anos havia uma cia. aérea brasileira que não contratava dois parentes de 1º grau. Caso sua tia trabalhasse lá podia procurar empregos em outro lugar!

Chistian Horny
Chistian Horny
1 mês atrás

Além da pessoa que acusou, tem mais alguém mesmo tentando derrubar o Christian. Acredito que quem acusou, se não concorda com a investigação da Red Bull, vai procurar a justiça comum. Certamente espalhar coisa no email de todo mundo deve ser de alguém grande que está usando o caso pra “causar”.

Enoque S Oliveira, o Eno!
Enoque S Oliveira, o Eno!
1 mês atrás

Good job my friend!
Tu fostes muito consciente nos comentários do caso “Horn”…. respeitou todo mundo e nos manteve informado.

E nos treinos foi exatamente como foi dito por tu. Treino é treino, classificação é classificação e carreiras são carreiras, até a bandeira quadrículada ninguém ganhou ainda e todos tem chances mesmo que mínimas que vão de 0,01% a 99,99 %, por enquanto é a dança do acasalamento e só na fase européia teremos um prognóstico mais preciso eu vejo sim muita, muitissima vantagem e força de VER/REDBULL pois são Equipe e Pilotos Maravilhosos mas lembram do Senna em 1994…. ou ainda Mansell e Hakkinem pra não ser tão fatídico né, Kimmi também em 2007papou o título no final e o mais fantástico de todos o meu amigo Seb quem 2010 era pois na última corrida ele VETTEL era apenas um dentre os quatro que poderiam ser campeões e não era o favorito, ALONSO nunca esquecerá e até hoje ele treme ao ver SEBASTIAN ou ouvir o nome de SEB ou PETROV , nunca houve uma final assim e nunca mais haverá!

Cristiano Lopes
Cristiano Lopes
1 mês atrás

Eu diria com mais proximidade sobre os carros Visa: “é com aproximação?”

Luciano Frigeri
Luciano Frigeri
1 mês atrás

Lá vem a Alpine descendo a ladeira…

Marcos Bassi
Marcos Bassi
1 mês atrás

Sempre acho que os treinos de sexta só servem pra marcar a turma que vai ficar pra trás…na frente…antes achava Max chato pra burro…agora acho um chato engraçado. Ele parece fazer de propósito…reclamar do capacete…se estivesse ruim ele tava reclamando e espumando sobre tudo com todos. Mas confesso que espero que o câmbio dele quebre…já que reclamou também…

Last edited 1 mês atrás by Marcos Bassi
Chico Silveira
Chico Silveira
Reply to  Marcos Bassi
1 mês atrás

O Max Verstappen realmente é chato pra burro sim MAS pra inteligentes não.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
Reply to  Chico Silveira
1 mês atrás

Uia…

Chupez Alonso
Chupez Alonso
1 mês atrás

Temos um djogo!

Mesmo com os carros da Mercedes se arrastando no chão.

Haja faísca!

Acho que já vi esse filme.

IMG_1425.jpeg
O crítico
O crítico
Reply to  Chupez Alonso
1 mês atrás

“Fíxação” é certamente a música favorita do fase oral. Ele só não se decide por quem.