O EXAGERO

SÃO PAULO (respirem) – Eis o circuito de Qiddiya, que segundo o governo da Arábia Saudita será construído numa cidade que ainda não existe e que pretende ser uma espécie de Las Vegas das arábias. O país sabe que em algum momento seu petróleo acaba e que o planeta está trabalhando para substituí-lo por outras fontes de energia. Resolveu investir em eventos esportivos e culturais, jogatina, hotelaria vinte estrelas, cidades nababescas, projetos mirabolantes, limpar a barra de sua cultura autoritária, misógina e homofóbica, uma loucura total.

Num mundo pobre e miserável, em que gente morre de fome e se mata ali do lado, acho tudo isso uma barbaridade. Mas às vezes fico me perguntando… Daqui a mil anos alguém vai encontrar as ruínas dessa coisa aí e dizer: oh, como os antigos faziam obras grandiosas! Talvez eu fosse contra o Coliseu se vivesse há dois mil anos. Quem esse Vespasiano acha que é? Imperialista de merda!

Hoje vejo e fico admirado. Por isso, não sei bem o que pensar desse negócio.

A pista foi imaginada por Hermann Tilke e Alexander Wurz, ele mesmo. É para ser sede do GP da Arábia Saudita a partir de 2028, no lugar de Jedá. Tem uma curva elevada a 70 metros de altura, numa espécie de viaduto, que passa sobre uma área de shows ou algo do gênero. É um projeto sem pé nem cabeça, que se inspira em videogames. Aliás, a cidade toda se parece com um videogame.

Acho que sei, sim, o que pensar desse negócio.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Evandro
Evandro
1 mês atrás

Jeca, Brega, Cafona..
Tem muitas palavras pra descrever isso, mas nenhuma supera Paulo Bonfá:
REdículo!

Pelo menos eles já perceberam que não vai jorrar petróleo pra sempre e estão aproveitando o “cheat do petróleo” pra investir em outras coisas, que sejam bem sucedidos e que isso traga diversidade ao país, assim, no médio prazo, pode-se acabar com o absolutismo do país.

Glen Stevenson
Glen Stevenson
1 mês atrás

Espero que vc fale da funcionária

Talles
Talles
1 mês atrás

Por essas e por outras que decidi me aposentar desse treco. Esse é meu ano de despedida da F1. Tiraram Barcelona para colocar uma pista em volta de um centro de convenções em Madri (parece o que fizeram no Anhembi). Os circuitos estão sendo descartados, menos essas coisas ridículas nas Arábias. Em Novembro dou tchau pessoalmente em Interlagos e ficará a saudade. A F1 perdeu seu encanto.

Glen Stevenson
Glen Stevenson
1 mês atrás

O que estou posta r aqui não tem nada a ver com essa reportagem .. espero que vc poste o problema com ela oste meu comentário… obrigado
A tal funcionária????? Qual e a a ideia de uma empresa respeitável (que se diz) suspender uma vítima de alegação e nao o (culpado!!!) não sabemos de nada o que aconteceu… Mas vamos ver o caso do Daniel Alves .. fez me ..vai ficar 4 anos… Horner fez (?) ninguém saber mas… Vamos saber em breve(kkkk) o cara o Google…

Max PS
Max PS
1 mês atrás

Faltou aqueles esquemas das pistas do hotwheels (na minha infância era matchbox), que os carrinhos giram de cabeça para baixo.

Sobre o puritanismo arábico relacionados à proibição de cerveja, suco no pódio etc, acredito que seja propaganda. Eu duvido que não role bebida alcoólica ou algo mais pesado para a turma que está lá no topo da cadeia alimentar, fora das arquibancadas.

Rodrigo da Silva
Rodrigo da Silva
Reply to  Max PS
1 mês atrás

Geralmente as bebidas alcoólicas são permitidas nos países árabes para estrangeiros, mas a compra é autorizada somente em lugares específicos

Anderson Luiz Dias
1 mês atrás

Rapaz…meu sonho è ver a F1 com um looping na pista. é estranho, eu sei. E eu tenho outras ideias malucas que gostaria de ver, como tirar os pilotos de dentro dos carros, para controla-los remotamente. Bom, se jà fazem isso com drones de guerra, pq nao numa corrida de carros ? E no futuro, fazer a competiçao com carros autonomos. Sem pilotos, a equipe que fizer o melhor algoritmo e/ou sistema, ganha. Enfim, viajo bastante.

O crítico
O crítico
1 mês atrás

Cada vez mais circo, cada vez menos F1…

Marcelo Silva
Marcelo Silva
1 mês atrás

Arábia com pista do tal do Tilke ? 💩💩💩💩

Rodrigo Flareço
Rodrigo Flareço
1 mês atrás

Po Flávio. Me bloqueou no Instagram?! Te dizer que nem sei porque. Te procurei pra dar parabéns pela Lusa esse fds e vi que você sumiu. Tranquilo. Leio teu blog, compro seus livros, vejo seus vídeos no YouTube, e sou bloqueado? Valeu. 13 abraços.

Rodrigo Flareço
Rodrigo Flareço
Reply to  Flavio Gomes
1 mês atrás

Eu não te acho mais no Instagram. Então fui bloqueado. Até achei que você tinha excluído. Mas vi através de outro insta que você está lá ainda.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Flavio Gomes
1 mês atrás

Sai fora com os facistas. @rodrigoflarecooficial

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Flavio Gomes
1 mês atrás

@rodrigoflarecooficial

Zebras São Cavalos Terríveis
Zebras São Cavalos Terríveis
1 mês atrás

Confesso que não esperava absolutamente nada dessa temporada da F1, mas a tempestade de m***a é realmente de assustar. É o Horner, o presidente da FIA, essa pista horrenda, a ideia de fazer um rodízio entre as pistas clássicas da Europa pra abrir ainda mais espaço para essas b***as, os rumores completamente infundados de uma desistência da Audi, mais pura fake news, diga-se, o não a Andretti, a expectativa de mais um campeonato sem graça alguma…

A categoria vinha mal, foi salva pela netflix, pela cultura do meme e pelo campeonato de 2021, isso deixou Liberty e FIA nas nuvens. Consequência: Erros aos borbotões e a enorme suspeita é de que a categoria foi salva dela mesma, mas isso não vai durar muito.

Paulo Leite
Paulo Leite
1 mês atrás

Nesse lugar da Arabias, ditadura autocrata hipócrita e religiosa, lei de 1400 anos dita até a cor da cueca, ninguém vota nem paga imposto, oposição é enforcada e esquartejada, mulher tem direito a não ter nenhum direito, educação e saúde é livre para homens, mulheres nem tanto, casamento é forçado. casa com quem. Saiu do armário, direto pra forca. Enfim, dos lugares mais ricos do planeta, não passaria um dia de férias num inferno desses.

Leonardo
Leonardo
1 mês atrás

Podia ser pior. A Arábia Saudita poderia fazer um projeto mirabolante de uma cidade-prédio com 100 km de comprimento no meio do deserto.

Francisco Braga
Francisco Braga
Reply to  Leonardo
1 mês atrás
Max PS
Max PS
Reply to  Leonardo
1 mês atrás

Ironia fina!

lagerbeer
lagerbeer
1 mês atrás

São as obras ditas “Faraonicas” ..que vem de “Farao” … que é nome de motel tambem .. rs

GUs
GUs
1 mês atrás

Mau gosto total, retrato colorido (e bem triste) dos valores corrompidos de uma sociedade que ignora um planeta moribundo.

Jonny'O
Jonny'O
1 mês atrás

Eu tenho uma ideia oposta mesmo e faz tempo, essas pistas novas são terriveis de assistir pela tv, como a area de escape é absurdamente grande , parece que as pistas são desenhadas em gigantescos estacionamentos ,apenas pintadas!!!! (eu já fazia isso nas quadras pra desenhas a giz a pista de corrida de bicicleta caloi , aquela que quebrava no meio. E desistimos da novidade porque os ruins cortavam caminho na cara de pau ) . Não funcionou nos anos 70 kkkkkk

Pedro
Pedro
1 mês atrás

é….tem um joguinho de videogame chamado Trackmania, pesquisem no youtube. F1 tá querendo ser igual pelo jeito.

Glen Stevenson
Glen Stevenson
1 mês atrás

Nem vai poder tomar umas cervejas … Que graça tem isso???? Nem a patrocinadora oficial vai ter… Absurdo

Last edited 1 mês atrás by Glen Stevenson
Peixe
Peixe
1 mês atrás

Quando vi essa notícia ontem achei ridículo!
Me lembrou o filme do speed racer, que eles correm em pistas com looping e super coloridas…

Quem sabe se o bin Sulayem cair foda da FIA, esse projeto todo perde força..
Logo descobrem que ele tem uns milhões de dólares investidos nessa tosquice também!

Marcus
Marcus
1 mês atrás

Com o sr. Tilke assinando o projeto, a gente já deve esperar coisa ruim.

Last edited 1 mês atrás by Marcus
Glen Stevenson
Glen Stevenson
1 mês atrás

Faz tudo isso…. Mas cerveja ou qualquer bebida alcoólica não pode… Que graça tem isso?????

Victor Penteado
Victor Penteado
1 mês atrás

Não tem como ser pior que o circuito de rua de Jedá

Raphael Baêta
Raphael Baêta
1 mês atrás

Mais uma etapa da gamificação da vida.

Marcio
Marcio
1 mês atrás

Petróleo deles não vai acabar tão cedo. Provavelmente o mundo acabará antes.

Jader
Jader
1 mês atrás

Mundo de plástico.

Barreto
Barreto
1 mês atrás

Venham se divertir num país que pouco tempo atrás proibia mulheres de dirigir.

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira
1 mês atrás

Super sustentavel hein

Chupez Alonso
Chupez Alonso
1 mês atrás

Parece uma pista de Mario Kart.

Quem Dirya!

IMG_1653.jpeg
Bruno
Bruno
Reply to  Chupez Alonso
1 mês atrás

Mario Kart misturado com F-Zero e Hot Wheels

Bruno Laporta
Bruno Laporta
1 mês atrás

Acho que a única coisa interessante sobre isso tudo é a ladeira “ou subidão” do circuito. Será que volta marcha para subir? Vão descer engrenados?
Em 1000 anos estará debaixo de muita areia provavelmente.