LONGAS MADRUGADAS

SÃO PAULO (muito café) – As madrugadas de GPs na China são bem longas. Programem-se, então… Os horários estão aí embaixo, incluindo a programação no meu canal no YouTube.

A última prova em Xangai aconteceu em 2019. Nos quatro anos seguintes foi cancelada por causa da covid. Agora voltou. É um mercado importante para a F-1.

Público nunca foi um estouro por lá. Tanto que as cadeirinhas das arquibancadas são todas coloridas para parecer, em fotos meio desfocadas ou com sensação de velocidade, que estão cheias de gente. Mas o traçado tem lá seu charme.

A primeira corrida disputada no país foi em 2004. Lembro que os motoristas das vans que nos levavam ao autódromo gigantesco, numa cidade de trânsito caótico repleto de VWs Santana conduzidos por gente que não sabia dirigir, se perdiam na ida e na volta. Um caos.

Não é corrida de que tenha saudade, sendo bem franco.

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sandro
Sandro
11 dias atrás

2019: GP 1000 na China; e por conta da pandemia só retornou em 2024!

Gustavo Serpa
Gustavo Serpa
14 dias atrás

Caramba! Já faz 20 anos que a fórmula 1 entrou na China! Essas coisas são indicadores de que a China a um bom tempo busca marcar no imaginário mundial que é uma potência ascendente e de que eu estou ficando muito velho pois ainda lembro quando a China era tratada condescendentemente como pais pobre, atrasado e mero copiador do Ocidente. Até aqui no Brasil achávamos que éramos superiores enquanto país.

Talles
Talles
14 dias atrás

Indo de contra, esse é um dos poucos tilkódromos que sinto saudade. O outro é Sepang, que tem um layout muito parecido. Mas a F1TV me salva e assisto tudo direitinho no sábado e no domingo pela manhã.

Acho que a Ferrari vai dar um imenso trabalho. Para Checo.

Emerson Stray
Emerson Stray
14 dias atrás

O gp.da china a princípio não empolga muito pois a hirarquia das forças será a mesma mas.,.
Mas como o Flávio falou pela pouca utilização se torna um circuito “bruto” a ser conhecido em pouco tempo, poucos pilotos ja correram lá e as condições carros etc eram diferentes, então todos pilotos e equipos devem se preparar a partir de um ponto mais equilibrado e também imprevistos podem surgir estratégias não funcionarem etc, traçado do meu amigo expert Tilk, etc… Mas se a Rede Bull achar o acerto e estratégias e Bigg MaXx e El Txeko encontrarem o caminho da mina serão fulminantes…. Será?
Só acho uma coisa os carrões de de hoje são foguetões aprimoradissimos vejam as improvisações da decada de 60/70 se o Apollo 11 tivesse evoluido assim hoje já teria passado até de Marte!!! Formula Um melhor que naza !!!

O crítico
O crítico
Reply to  Emerson Stray
13 dias atrás

Fórmula Uno. Esse sim, melhor que naza (sic).

1000029744.jpg
Last edited 13 dias atrás by O crítico
Emerson Stray
Emerson Stray
Reply to  O crítico
12 dias atrás

Como dizem por aí “agora’ que a nasa vem!”