SOBRE ONTEM DE MADRUGADA

A IMAGEM DA CORRIDA

Ricciardo sob a sombra de Lawson: na falta de outra…

SÃO PAULO (duras tarefas) – E lá vamos nós recorrer a frames da transmissão da TV mais uma vez. Porque Verstappen comemorando, só se ele plantar bananeira, ou se vestir de palhaço, ou escorregar na hora de sair do carro e cair de bunda.

Fiz um recorte arbitrário. Desde o GP da França de 2022, quando ele desandou a ganhar corridas, foram disputados 37 GPs. Max venceu 31. Isso dá 83,8% de vitórias. Em geral, o holandês comemora todas do mesmo jeito. Fica de pé dentro do carro, imita o Gabigol e vai pegar o troféu. As imagens abaixo não me deixam mentir.

Por isso, escolhi a desgraça de Daniel Ricciardo. Não que ele seja uma desgraça. Desgraça foi o que aconteceu com ele na primeira volta do GP do Japão, em Suzuka. Na curva 2, uma batida daquelas infelizes, um carro à direita, outro à esquerda, o cara só consegue olhar no espelho uma vez, vê Stroll à esquerda, não vê Albon à direita, bum! O toque e os dois na brita.

Avança a fita, Ricciardo está nos boxes da Acho que Pediu a Senha olhando a corrida pelos monitores de TV. Menos de um metro atrás dele, Liam Lawson, o menino que o substituiu em cinco etapas do ano passado, depois que o australiano se acidentou na Holanda e quebrou a mão. Fez pontos numa delas, um interessante nono lugar em Singapura.

A Red Bull, dona do time de Faenza, teria dado um ultimato ao ex-sorridente piloto: duas provas para mostrar serviço, no Japão e na China. Caso contrário, tchau.

A do Japão já foi. E, para piorar sua situação, Tsunoda vem fazendo um campeonato muito honesto, pontuou em duas das quatro corridas, ganhou confiança, tem recebido elogios de todos os lados…

É bom Lawson manter seu passaporte atualizado e seus vistos em dia.

Caixinhas?

Tsunoda aplaudido em Suzuka: bom momento

MUITO RESPEITO – O décimo lugar de Yuki deve mesmo ser valorizado. Afinal, as cinco melhores equipes terminaram a prova com seus dez carros. E ele conseguiu ficar à frente de um deles, o Aston Martin de Lance Stroll. Este, por sua vez, continua com um desempenho errático, alternando atuações razoáveis com ruins. Mais ruins que razoáveis.

ÁGUA & VINHO – Embora esteja longe de ameaçar a Red Bull, a Ferrari tem o que comemorar neste início de campeonato. É claramente a segunda força do Mundial e já está léguas à frente das equipes com quem se engalfinhou no ano passado — a saber, Mercedes, Aston Martin e McLaren. Nessa altura do Mundial de 2023, depois de quatro etapas, o time italiano estava em quarto lugar, com 62 pontos. E olha que uma dessas etapas, em Baku, teve Sprint — mais pontos distribuídos, pois. Agora, são 120 e a vice-liderança tranquila (a pontuação está nos quadrinhos abaixo). De quebra, seus dois pilotos aparecem em terceiro e quarto com números parecidos, ainda que Sainz tenha perdido uma prova. É bom quando um time não depende apenas de um piloto — caso da Aston Martin com Alonso.

POR OUTRO LADO… – Já a Mercedes amarga momentos tenebrosos. Depois de quatro corridas em 2022, com um carro muito ruim que depois viraria motivo de chacota, tinha 77 pontos e estava em terceiro no campeonato. No ano passado, com outro carro lamentável, foram 76 pontos em quatro etapas e a mesma terceira posição. Agora, são 34 em quarto lugar, apenas um à frente da Aston Martin, time de um piloto só. Desde sua estreia como equipe oficial na era moderna da F-1, em 2010, é o pior desempenho dos alemães desde 2011, quando tinha feito apenas 26 pontos em quatro GPs, fechando aquela etapa em quinto no Mundial de Construtores.

Russell, sétimo: pior ano da Mercedes na era híbrida

FUNDO DO POÇO – Desde o início da era híbrida, em 2014, este é, disparado, o pior ano da Mercedes. Desde então, sempre tomando como base as quatro primeiras corridas de cada temporada, a equipe liderava o Mundial de 2014 a 2017, estava em segundo em 2018, liderou novamente de 2019 a 2021, e em terceiro nos dois últimos campeonatos.

HAMILTON AFUNDA – Já os míseros dez pontos de Hamilton em quatro corridas representam seu pior início de temporada desde que estreou na F-1 em 2007. Ele nunca tinha ocupado posição tão opaca na classificação — está em nono. O pior começo, até então, tinha sido em 2009, na McLaren. Estava em sétimo na tabela, com nove pontos em quatro corridas. Vale lembrar que naquele ano o vencedor fazia dez pontos, e não 25 como agora — formato adotado a partir de 2010. Em 2022 Lewis também era o sétimo após quatro provas, mas tinha feito 28 pontos.

A FRASE DE SUZUKA

“Bom, a Mercedes ficou atrás de nós, então não me parece um destino tão atraente…”

Fernando Alonso, perguntado se tinha ligado para Toto Wolff depois da corrida

De fato, o espanhol deixou os dois carros da Mercedes para trás. Russell foi o sétimo e Hamilton, o nono. Chamou muito a atenção a generosidade de Lewis no meio da corrida, sugerindo uma troca de posições entre ele e George. O heptacampeão estava na frente… Mas sobre isso falamos ontem. Não acho que Hamilton esteja fazendo corpo mole. Apenas não se importa muito com os resultados deste ano. Vai se esforçar para fazer o melhor. Mas não perderá o sono até o fim da temporada por causa da bomba de carro que lhe deram.

O NÚMERO DO JAPÃO

31

…dobradinhas tem a Red Bull, três delas neste ano. Nas estatísticas, a equipe austríaca está prestes a passar a Williams, que tem 33. Quando o fizer, só terá menos 1-2 que Ferrari (86), Mercedes (59) e McLaren (48).

Pérez e Verstappen no pódio: três dobradinhas em 2024

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS da estratégia agressiva da Ferrari, soltando Leclerc para uma parada e Sainz para duas. Assim, o time vermelho cobriu todas as possibilidades, chegou à frente de seus principais rivais e foi ao pódio de novo. Levou troféus em todas as corridas do ano. O espanhol tirou 16s de desvantagem para Norris em dez voltas no final da prova, com pneus mais novos. A equipe italiana vive um bom momento sob a gestão Vasseur.

NÃO GOSTAMOS de saber que as audiências da F-1 neste ano, na Bandeirantes, têm sido baixíssimas. Ainda que se possa argumentar com os horários das corridas, duas delas de madrugada, a coisa está feia pelos lados do Morumbi. Na média, o GP do Japão teve 1,3 ponto de audiência, o pior do ano. Até agora, o GP da Arábia Saudita deu 2 pontos de média, Bahrein ficou com 1,5 e Austrália, com 1,4.

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zebras São Cavalos Terríveis
Zebras São Cavalos Terríveis
15 dias atrás

Óbvio que a audiência da F1 na Band é baixíssima, e a emissora é quem tem menos culpa nisso, apesar do narrador exagerado. Ninguém, absolutamente ninguém, quer ver um campeonato que o campeão já é cantado em verso e prosa antes mesmo da disputa começar, isso é chatíssimo, Desde 2000, a F1 praticamente não consegue sair disso, é óbvio que isso é PÉSSIMO pra qualquer esporte.
Se vc visse um jogo do Djokovci ou do Barça do Guardiola no auge, em que eles arrasavam adversários, ali ainda existia disputa, o outro lado é obrigado a disputar e ainda existe a beleza da execução do lado dominante, isso não acontece no automobilismo, os outros nem conseguem disputar e depois da terceira volta, não tem mais graça alguma.
“Ain, mas tem disputas atrás, tem estratégia” Bela m*rda, era só o que faltava não ter nem isso.

sergio
sergio
16 dias atrás

E óbvio que o produto ( F1 ) não é ruim. O publico da Holanda/Austria e mais um monte países devem estar vibrando, como nós, na época de ouro do nosso automobilismo. O que estraga é quem entrega esse produto. Mantenham Felipe Giaffone, Max Wilson e a Mariana Becker. Ao restante, um cartão de prata e uma carta de agradecimento pelos serviços prestados e “demo via”. Mas as opções não são nada boas…. Téo José, Sergio Largo, Geferson Kern.

Jao
Jao
21 dias atrás

Audiência da Band é efeito Max. Eu curtia a era Hamilton, então sou suspeitíssimo, mas eu sei lá, me parece que não era tão dominante quanto esta… e acho que não estou enganado não. A Ferrari teve suas chances. Nico teve suas chances ( e levou uma). Agora contra a RB ninguém tem chance não! Mas segue o jogo. O cara é um mala. Mas é de outro planeta, isso é mesmo. Alguém viu ele falando que não importa o companheiro vai terminar atrás dele? Hahaha. Esse cara não existe. Azar dos outros.

Heriank
Heriank
21 dias atrás

Lendo sobre a baixa audiência me lembrei aqui. Sempre fui apaixonado pela F1. Já fui assistir várias vezes e não perdia uma corrida. Mas esse ano, não está me fazendo falta. Madrugadas acordado nem pensar. Falta de disputas, pilotos ou carros medíocres sem a menor condição de lutar lá na frente está destruindo a F1. Aguardem 2026 :(

Chupez Alonso
Chupez Alonso
21 dias atrás

Frase da semana (8):

Quem fala assim não é gago.

Rumo ao 8cta e além…

IMG_3759.jpeg
O crítico
O crítico
Reply to  Flavio Gomes
21 dias atrás

Putz, que notícia boa! De repente a F1 voltou a ser interessante! Quem sabe aguento até o Sérgio Maurício de novo! Depois desse sujeito, vai ser fichinha!

Jorge Luis
Jorge Luis
Reply to  Flavio Gomes
20 dias atrás

Boa Flavinho !!! Cara chato da p$%# !!!!!!!!!!!!

Evandro
Evandro
22 dias atrás

Flávio :
Eu queria ser astronauta para ir à Lua mas agora que vi que é tudo fake voue dedicar a ser um piloto de Fórmula 1!

André
André
22 dias atrás

Não conheço os termos do contrato do Sergio Mauricio e a relação/respaldo com o produto Jayme Brito, mas o Teo José, que agora está disponivel no mercado, seria alguem bem mais experiente em automobilismo, sobrio e humilde na equipe.
Certamente atrairia mais audiencia do publico mais antigo que consome F1 no Brasil.
Penso que seria uma mudança positiva.
O Sergio Mauricio, não é ruim, mas ele ainda não “saiu” do Sportv/Grupo Globo.

Jao
Jao
Reply to  André
21 dias atrás

Desculpe vou discordar cordialmente. Teo José tem um lugar na minha infância, vendo Indy. Mas eu prefiro o Sergião.

Zebras São Cavalos Terríveis
Zebras São Cavalos Terríveis
Reply to  André
15 dias atrás

Do jeito que a F1 anda, com Max ganhando tudo com os dois pés nas costas, não é se livrar do nada sóbrio narrador que vai melhorar alguma coisa.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
22 dias atrás

Um ex-piloto em atividade.

Triste fim de Policarpo Quaresma.

Rumo ao Octracismo…

IMG_3743.jpeg
GLAUCIO PESSOA BRANCO
GLAUCIO PESSOA BRANCO
Reply to  Chupez Alonso
21 dias atrás

A Ferrari esta pagando “uma baba” de dinheiro para ele. quem será melhor de avaliação ? você daqui da telinha ou os caras da Escuderia que respiram F1 24hs por dia ? … acho que você sabe a resposta !

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  GLAUCIO PESSOA BRANCO
21 dias atrás

Pergunte ao pessoal do Grande Prêmio.

Wbj
Wbj
22 dias atrás

Tem uma leva de pilotos no grid sem a menor condicao de fazer parte da F1, dentre os quais: Ricciardo, Stroll, Magnussen, Bottas, Zhou e a cereja do bolo: Sargeant. O pior ainda é ter que escutar que o Vettel esta de conversa com a Mercedes…sera que nao da pra reciclar com pilotos vindos da F2, com o Lawson & cia ? Pque insistir com pilotos que ja nao tem mais o que entregar, superados e com outros sem a menor condicao tecnica tais como Stroll e o horrivel Sargeant ?

Jao
Jao
Reply to  Wbj
21 dias atrás

Geralmente concordaria contigo, eu gostaria de ver novos talentos. Porém gostaria de ver o Vettel ter mais um ano ou dois, num carro competitivo ou um pouco, só pra ver uma coisa!

Wbj
Wbj
Reply to  Jao
20 dias atrás

O Vettel, mesmo requentado, daria um bom caldo ainda. Mas nessa draga que esta a Mercedes sera pessimo pra ele se topar a empreitada, assim penso.

Caio Maranho Maia
Caio Maranho Maia
22 dias atrás

Sergio Maurício narrando mal;
Ricciardo correndo mal;
Stroll mais mal que nunca;

Só quem tá bem é o Verstappen mesmo. (menção honrosa a Ferrari também)

Hilton Vaz Pezzoni
Hilton Vaz Pezzoni
22 dias atrás

A melhor frase desse GP foi do Alonso em P7 no Q2 quando informado que 150 milésimos o separavam do P4 e ele “Eu não sei mais o que posso fazer”. Mas foi P5 ao baixar 146 milésimos no Q3 para ficar a .004 do P4. Baita macaco véio Alonso!

Patrick
Patrick
22 dias atrás

A F1 deveria voltar pra Globo com o Everaldo narrando e comentários de Flávio Gomes e Fábio Seixas

Max
Max
22 dias atrás

Desde 2022 não tenho mais a F1TV por achar que não está valendo a pena empenhar meu suado $. Da mesma forma, não acho que vale a pena empenhar meu ouvido na transmissão da Band, chatice total – chega a ser irritante.

Antes dava para ver na TV e ouvir a narração pela Band News no rádio, fiz isso durante alguns anos. Mas agora o sincronismo entre a imagem e narração não está muito boa.

Tenho preferido assistir os 8 minutos dos melhores momentos liberados pela F1 no Youtube (com a narração em inglês). Se em 2026 melhorar eu volto assinar a F1TV.

Alexandre
Alexandre
23 dias atrás

Infelizmente Sérgio Maurício deixou-se levar pelo salto alto, isso é nítido nas transmissões.

Muitos bordões em momentos desnecessários para pouca narração de forma coerente (sem se perder nos lances de ultrapassagem, confundindo com algumas repetições ou replay da transmissão local), sem interrupção aos comentaristas que entendem do assunto.

No primeiro ano da Band (quando adquiriu os direitos de transmissão) foi além da expectativa (diga-se surpreendente), com o tempo, aparenta querer brilhar mais do que toda equipe.

Essa nova geração remete-se aos campeonatos de 1988, 89 e 1990, domínio de uma única equipe, rivais lutando para ser a melhor segunda equipe, ultrapassagens somente no pelotão intermediário.

Lucas
Lucas
23 dias atrás

Esses números de audiência lembram os tempos de Indy. Mas, por enquanto, me parece circunstancial. A audiência das corridas de madrugada me parece ok para os padrões da Band, o problema está nas corridas de dia. Só que as duas, até agora, foram no sábado, que nunca foi um dia onde tradicionalmente se consome transmissões esportivas. Inclusive, fiquei curioso em saber se a audiência fora do Brasil nessas duas corridas tbm não foi afetada pelo fato de ser num sábado.

Chistian Horny
Chistian Horny
23 dias atrás

Hamilton largou a mão total… Esse “devo deixar o Russell passar?” é um claro “não vou me esforçar além disso aqui”.

Se a Mercedes tivesse alguém na manga, o melhor seria deixar o patrão descansar o resto do ano

Wbj
Wbj
Reply to  Chistian Horny
22 dias atrás

Concordo, esta ficando feio como esta. Pque nao encerram o vinculo e o Hamilton tira seu merecido descanso e livte começar a se preparar pra vida nova em 2025 ? Esse post da Mercedes so azeda mais as coisas, mas tbem compreensivel dada a tamanha apatia do LH. Desspega, larga o osso, vira a pagina e dê passagem pra um novo piloto…ta parecendo aquele funcionario antigo de empresa que ta batendo o cartao e fazendo o basicão…incompativel essa postura com o LH…

Bento
Bento
Reply to  Wbj
22 dias atrás

Essa é fácil de responder: simples, multa!! Uma não quer pagar e o outro não quer abrir mão. Se o Hamilton concordasse em pegar o boné e ir descansar o resto do ano, não tenho a menor dúvida que a Mercedes faria uma festinha de despedida e colocaria outro piloto no lugar rapidinho.. agora, se é para pagar a multa (que não deve ser barata) então ficam os dois empurrando com a bariga até o final do ano…

Wbj
Wbj
Reply to  Bento
20 dias atrás

E por causa da multa os dois saem perdendo no final. Parece marido e mulher que fingem estar casados em nome dos filhos

Ailton
23 dias atrás

Na audiência eu mesmo estou vendo a largada e a chegada, não perco mais tempo até 2026.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
23 dias atrás

Acontece.

Fazer o quê…

IMG_3684.jpeg
Chupez Alonso
Chupez Alonso
23 dias atrás

Decadência (infinita):

By Mercedes.

IMG_3685.png
O crítico
O crítico
23 dias atrás

Cinco “comentários” de seis, e contando. Rumo ao infinito e além, ainda mais em se considerando que a temporada deste ano tem 24 provas, com média de quatro postagens do blogueiro sobre cada uma. Vamos chegar no Natal com o saco bem mais cheio que o do velho Noel, isso depois de já ter estourado sei lá quantas vezes.

Last edited 23 dias atrás by O crítico
O crítico
O crítico
Reply to  O crítico
23 dias atrás

Sete “comentários” de 16. Rumo ao 8cta e além. E como enche, mesmo sendo algo sem conteúdo algum. Um caso a ser estudado pela física.

Danilo
Danilo
23 dias atrás

Eu acho preocupante a audiência da Band, se a a conta não fecha e a Globo não pega de volta a transmissão, há um pequeno risco de não termos a F1 na TV aberta – eu posso pagar o streaming, mas e quem não pode – mesmo o Brasil sendo um mercado importante para a categoria alguém tem q pagar a conta. Creio q a baixa audiência se deve há vários fatores, falta de piloto brasileiro no grid, campeonato já decidido desde a pré temporada, média baixa da Band como um todo, mudança de hábitos e o menos importante mas q ainda assim merece menção é a baixa qualidade da locução. O Sérgio Maurício é muito fraco e acaba prejudicando os comentaristas… errar faz parte, porém o erro não deveria ser a regra e a exceção aqui são os acertos…

Edissom
Edissom
23 dias atrás

O Hamilton tem um ponto a mais que o stroll. FIM.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
23 dias atrás

Mercedes não deu um carro a altura de um campeão como
Hamilton em seu ano de despedida . O maior campeão vivo,
não merecia uma carroça desta.
Quanto a audiência da Band , é a monotonia do campeonato ,
de uma equipe só , e a falta de brasileiro no grid.
È Ricciardo , pode procurar uma vaguinha na super V8 Australiana.

Josias
Josias
Reply to  Celio Ferreira
22 dias atrás

É isso mesmo Hamilton sem o melhor carro do grid perde prrã toda rapaziada! Sinal de que foi um campeão forjado. E quanddo ROSB o acochou abriu o bico. Ok

Wbj
Wbj
Reply to  Celio Ferreira
22 dias atrás

Com carroça ou com carro campeao, é o dever dele pela sua historia e reputaçao entregar o mesmo com qquer tipo de bolido. E ele nao tem feito nada disso esse ano.

Foc
Foc
23 dias atrás

FG, será que o Tsunoda terá sua chance na RB?
Ou vão preferir um segundo piloto mais “calmo”.

A menos que o carro melhores o Hamilton não vai se esforçar, nem precisa tem sete títulos e deu oito (?) para a Mercedes. Vai ficar sempre sendo o último dos primeiros.

A audiência se foi junto com o automobilismo. A garotada só sabe identificar SUV e carro de influencer. As corridas são as mesmas a prioridade é que mudou.
Aquele “setaloko fulano” não ajuda em nada também.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
23 dias atrás

Frase da semana (4):

Concordo com o Hamilton.

O maior de todos tem que voltar.

IMG_3397.jpeg
Chupez Alonso
Chupez Alonso
23 dias atrás

Frase da semana (3):

Concordo com o Hamilton.

O ideal seria anular o resultado das corridas de Singapura 2008 e Abu Dhabi 2021.

IMG_3348.jpeg
Barreto
Barreto
23 dias atrás

Na audiência a explicação poderia ser que um público restrito e com algum poder aquisitivo migrou para o streaming.
Será que dá para aferir a audiência da F1 TV com narração em português de Portugal?

Chupez Alonso
Chupez Alonso
23 dias atrás

Fato dos últimos anos:

O 8cta é inevitável.

Rumo ao 8cta e além…

IMG_3549.jpeg
Chupez Alonso
Chupez Alonso
23 dias atrás

Constatação da semana (1):

A Red Bull melhorou 7 décimos.

Pena que não foram 8.

Rumo ao 8cta…

IMG_3552.jpeg
Chupez Alonso
Chupez Alonso
23 dias atrás

Frase da semana (2):

Concordo com o blogueiro.

IMG_3672.jpeg
Wbj
Wbj
Reply to  Chupez Alonso
22 dias atrás

Alonso sempre fechando portas, nao tem jeito….

Chupez Alonso
Chupez Alonso
23 dias atrás

Imagem da Semana (3):

Um chegando e o outro já indo.

Triste, triste, triste.

IMG_3653.jpeg
Chupez Alonso
Chupez Alonso
23 dias atrás

Imagem da Semana (2):

O amor venceu.

Linda, linda, linda!

IMG_3638.jpeg
Emerson Silva
Emerson Silva
23 dias atrás

A “culpa” dessa baixa audiência na F1 ao menos no Brasil é toda do Sr. Verstapen, a única possibilidade do garoto não vencer é se o carro quebrar ou ele ficar impossibilitado de correr por algum motivo de saúde. Sempre tivemos domínio na F1 mas igual ao dele nunca vi, sou da era Shumacher,Alonso,Vettel e Hamilton nenhum deles fez o que esse rapaz faz.

Paulo Perez
Paulo Perez
Reply to  Emerson Silva
23 dias atrás

Problema é que teve duas corridas de sabado e duas de madrugada. Ai fica difícil tirar parâmetro de audiência. Eu mesmo não assisti a primeira etapa. Esperar as corridas de domingo as 09 pra ver se melhora.

Paulo
Paulo
Reply to  Paulo Perez
23 dias atrás

Concordo

Danilo
Danilo
Reply to  Emerson Silva
23 dias atrás

Emerson eu acho q o q vc apontou é um dos motivos, além desse há o fato de não ter brasileiro no grid, a média de audiência da band como um todo é baixa e acho o locutor muito fraco, é gafe atrás de gafe…