TOLEMAN, 86

SÃO PAULO – Quando se fala em Toleman, todos se lembram desse carro aí em cima. Ficou tão associado a ele que parecia… nome de carro! Mas poucos se lembram que Toleman era nome próprio, de Norman Edward “Ted” Toleman, o fundador da equipe pela qual Ayrton Senna estreou na F-1, em 1984. O inglês morreu ontem aos 86 anos nas Filipinas. O Grande Prêmio publicou um obituário completo do empresário, ex-piloto e responsável pelo início da carreira do maior piloto brasileiro de todos os tempos. Vale a leitura.

E vale, aqui, usar a palavra “legado”, que o Fábio Seixas destacou em postagem no Instagram. Porque a Toleman de Toleman foi vendida à confecção italiana Benetton no final de 1985, e a Benetton virou uma das grandes da categoria, entrou para a história — assim como sua antecessora — ao levar Michael Schumacher a dois títulos mundiais, em 1994 e 1995, e mais tarde, em 2002, já comprada pela Renault, mudou de nome novamente, para ser outra vez bicampeã — agora com Fernando Alonso, em 2005 e 2006. Hoje, é a Alpine. Sim, o Seixas tem toda razão: isso é legado.

Abaixo, Ted com o sobrinho de Ayrton, Bruno. Toleman não era um carro. Era um grande cara.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
lagerbeer
lagerbeer
11 dias atrás

Segafredo, excelente café

Ilmar
Ilmar
16 dias atrás

O Ted Toleman (1938-2024) era a cara do José Mayer.

Sidiney SP
Sidiney SP
18 dias atrás

Interessante como os carros eram mais simplesinhos carenagem meio quadrada e menores feinhos até mas tinha mais equilíbrio e disPuta emtre equipes e pilotos imagino eu,

Marcelo Silva
Marcelo Silva
18 dias atrás

Inesquecível aquele carro branco , q de fraco só tinha o motor !

O crítico
O crítico
18 dias atrás

Alain deve lamentar até hoje os 1,5 pontos que deixou de ganhar por causa da prova interrompida. Acabou não gozando do título.

WBJ
WBJ
Reply to  O crítico
18 dias atrás

Alain Prost sempre foi favorecido pelas francesadas da ocasião em nome do Balestre. Foi um deleite vê-lo perder esse título por culpa disso.

Wbj
Wbj
Reply to  WBJ
16 dias atrás

So pra relembrar: Dijon 81 e 82, Monaco 84 e Japao 89-90 com a “complacencia” no nazista detestavel do Balestre

Gustavo Serpa
Gustavo Serpa
18 dias atrás

Paz para os Tolemans que ficam. Realmente, essa fez história com Senna, Schumacher e Alonso. São 12 títulos mundiais de piloto que passaram por aquele assento.