SOBRE DOMINGO DE MANHÃ
A IMAGEM DA CORRIDA
SÃO PAULO (devia estar gelada…) – Como escrevi domingo, ou falei, ou pensei, foi uma vitória bonita numa corrida feia. Leclerc não tem culpa. Não foi a primeira nem a última prova chata da F-1. E ele construiu essa vitória desde a sexta-feira, sendo rápido logo de cara, determinado a, finalmente, vencer em casa.
Venceu, mereceu a festa e todos os aplausos. Entrou para a seletíssima galeria de monegascos que possivelmente terão suas fotos penduradas no palácio da família Rainier. O outro é Louis Chiron, que venceu o GP de Mônaco de 1931 quando ainda nem existia a F-1. Mas ele ficou muito tempo na ativa, e é até hoje o mais velho a largar em uma corrida da categoria. Tinha 55 anos quando disputou o GP de Mônaco de 1955. E chegou em sexto. Em 1956 e 1958, estava inscrito para a prova mas não alinhou na primeira e não se classificou para a segunda. Não importa. É um herói local. Como Charlinho, agora.
E achei as fotos do mergulho nas águas do porto tão boas que, abaixo, tem uma galeria com elas. Mais adiante neste “Sobre ontem…” há outras que selecionei para ilustrar o êxtase ferrarista. Para ver em tamanho maior, sempre lembro, é preciso clicar na imagem.
A FRASE DE MÔNACO
“Comecei a chorar faltando duas voltas e fiquei com a vista embaçada. Aí falei: ‘Não, Charles, não vai fazer nada errado agora…’. Parecia que a corrida não ia acabar nunca!”
Charles Leclerc
Aí em cima, a classificação dos Mundiais de Pilotos e Construtores. Mas notem o quadro maior. É a comparação da pontuação de 2023 para 2024, já que os pilotos e as equipes são os mesmos. A diferença é que neste ano duas Sprints fizeram parte das primeiras oito etapas, contra uma no ano passado. Alonso e Hamilton despencaram. Norris, Piastri, Sainz e Leclerc decolaram. Verstappen e Pérez caíram um pouco.
O NÚMERO DE MONTE CARLO
37
…pilotos venceram o GP de Mônaco desde 1950, quando a F-1 realizou sua primeira temporada — sempre é bom lembrar que a corrida nas ruas do Principado acontecem desde 1929. Leclerc foi o sétimo piloto da Ferrari a ganhar a prova. O recordista é Ayrton Senna, com seis vitórias.
Podemos abusar das caixinhas hoje? Tem bastante coisa que merece ser dita depois desse GP de Mônaco e nem todos os assuntos são correlatos. Preparem-se, pois!
EM QUEDA – A Alpine ficou irritadíssima com a batida de Ocon em Gasly na primeira largada. Bruno Famin, chefe do time, chamou o reserva Jack Doohan para conversar lá mesmo em Mônaco. Falou que “haverá consequências” para o que fez Ocon. O piloto se desculpou publicamente, pelas redes sociais. Mas pode ser suspenso pelo próprio time no Canadá — ameaça que paira no ar, de acordo com a imprensa europeia. Seria uma punição desproporcional ao incidente, ainda mais porque Gasly seguiu na corrida e ainda pontuou. Esteban tem andado melhor que seu companheiro, e foi a primeira encrenca do ano. Não pareceu proposital. Deve estar acontecendo alguma coisa lá dentro para que se cogite algo tão grave quanto tirar o piloto de um GP. Como, por exemplo, Ocon estar negociando sua saída.
McLAREN FELIZ – A McLaren foi a segunda equipe que mais pontuou em Mônaco. Fez 30 pontos, contra 40 da Ferrari. O time italiano, apesar de toda a euforia, já fez uma corrida melhor neste ano. Na Austrália, marcou 44 pontos com a dobradinha Sainz-Leclerc. E ainda levou o ponto extra da melhor volta.
RED BULL MENOS – A Red Bull, por sua vez, amargou o pior resultado desde o GP do Bahrein de 2022, quando ficou no zero após as quebras de Verstappen e Pérez. Foram só oito pontos, graças ao sexto lugar de Max. Desconsiderando o abandono duplo de 2022 e levando em conta apenas as corridas em que pelo menos um carro da equipe chegou ao final, foi o pior GP desde a Hungria em 2021. Lá, foram dois míseros pontinhos com a nona colocação de Verstappen.
SAUBER NA RABEIRA – Também vale lembrar aqui que com o nono lugar de Alexander Albon, a Williams fez seus primeiros pontos no ano. Agora, a única equipe zerada é a Sauber.
SOBREVIVEU – O acidente de Pérez na largada foi feio, destruiu o carro e a Red Bull calcula que o prejuízo pode bater na casa dos US$ 3 milhões — perda total do chassi, e ainda tem o gasto do descarte do lixo. Mas todos se preocuparam mesmo com o fotógrafo Bruno Diodato, atingido por destroços do RB20. A foto acima impressiona porque parece que ele está desmaiado. Mas, felizmente, nada de mais sério aconteceu. Foi levado ao hospital e pediu para voltar à pista para continuar seu trabalho.
BINOTTO NA ÁREA – Esta notícia já é pós-GP. É dada como certa a contratação de Mattia Binotto pela Aston Martin, para ocupar o lugar de Andrew Green — que deixou a equipe em 2023. O cargo seria de diretor-esportivo, respondendo a Mike Krack. Este continua chefiando toda a operação de F-1. Binotto está sem trabalhar desde que foi substituído por Frédéric Vasseur na Ferrari, no início do ano passado.
CONSELHO – Numa entrevista à agência “Reuters”, Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, aconselhou Michael Andretti a comprar uma equipe existente na F-1 em vez de insistir em se tornar o 11º time do campeonato. No começo do ano, a FIA aprovou o pleito de Andretti e autorizou sua organização a disputar o Mundial. Mas a FOM (empresa que pertence ao grupo de mídia Liberty, dono da F-1), detentora dos direitos comerciais da categoria, vetou. As outras equipes não querem a Andretti, mesmo depois do acordo com a Cadillac para 2026 — leia-se GM. O americano acaba de contratar Pat Symonds, que até outro dia ocupava o cargo de diretor-técnico da F-1 como empregado da Liberty. Tudo indica que vai acabar conseguindo entrar no clubinho. Mas pode ser mesmo que tenha de fazê-lo comprando alguma “franquia”. Ninguém está oficialmente à venda atualmente. Mas há quatro possibilidades no horizonte: a Alpine, que pertence à Renault, a Quer que Parcele?, da Red Bull, a Williams, de um fundo de investimentos dos EUA e Haas, que só dá prejuízo para seu dono.
GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS
GOSTAMOS de ver até o príncipe Albert entrando na festa pela vitória de Leclerc em seu quintal. Ele pegou uma garrafa de champanhe e, como se diz, quebrou o protocolo. Espirrou espumante em quem estava à sua frente, ainda que meio sem jeito. A pequena galeria abaixo registra alguns dos momentos da alegria vermelha e monegasca para a posteridade.
NÃO GOSTAMOS da corrida.
Textos show de bola
Parabéns!
Flavio, Obrigado pelos textos e por manter este incrível blog ao longo dos anos
Gostamos: das notícias sobre a vida amorosa do Sainz Jr.
O cara tá de parabéns.
Fui dos poucos que gostou da corrida porque acho incrível a capacidade dos pilotos de controlar esses carros enormes pelas ruas estreitas e esburacadas desse lugar que nunca fui. Muitos falam que esses carros tem tanta eletrônica que qualquer macaco consegue pilotar: então tá, macaco, vai tu lá e pilota em Mônaco como esses caras, sem cair da árvore nem quebrar a cara.
Por isso gostei bastante do evento, apesar da única ultrapassagem na corrida de Stroll.
Sobre a relevante questão dos 40 pontos da MB ou da McLaren, identificada por vários atentos, aviso que fui o primeiro a notar a nuância, mas decidi ficar mudo para manter a fama do homem que calculava sozinho, porque no final, não tenhonduvida de que Max, sozinho, levará a RB ao título, com ou sem os 40 pontos. Gosto de Max, porque ele parece não gostar de paparicagem. Nem de perder corrida.
Os textos das caixinhas são ótimos, as informações relevantes. Me leva a pensar, será que dá muito ou pouco trabalho fazer as caixinhas ? Acho que dá muito trabalho. Sem nuância.
Uns dos poucos não,.. fostes o único!
Leclerc está em sua sétima temporada, sendo seis delas na Ferrari. Um piloto que foi superestimado e até agora não disse a que veio. Vencer em Mônaco, onde é cada vez mais difícil ultrapassar, não lhe dá a medida que se espera dele. Vamos ver o que o monegasco vai apresentar até o final do ano.
Pior burrada foi a minha, gastei anos de poupança suada para assistir aquela
m. de corrida vestido de Ayrton Senna…. Achei que seria máximo…. Que vergonha.
A última caixinha kkkkk
“Parecia que a corrida não ia acabar nunca!“, alguém precisa avisar o Leclerc que o sentimento é compartilhado por todo mundo
Constatação: os carros da F1 estão enormes.
Necessita de uma regra de sombra urgente a categoria.
Para aqueles que não entende vou desenhar: área de projeção máxima de X m2, e peso máximo de 600 kg por exemplo. Basta ver como a F2 e F3 proporcionam um espetáculo bem mais balanceado.
Não adianta manietar motor, reduzir combustível, usar unidades de potencia (argh!) absurdamente complexas e onerosas enquanto a árvore de natal de penduricalhos aerodinâmicos (DRS incluso) permanecer. As rodas de xuning também , para o desenvolvimento de tecnologia mais fornecedores de pneus seriam muito bem vindos. Coisas que poderiam ter uma aplicação nos carros que vão estar em produção daqui a cinco anos. Para os que gostam de corridas entediantes sempre haverá a FE!
Concordo: não gostamos. Punto e basta !
Fiquei curioso, como não caiu o boné do Leclerc naquele mergulho?.
O bom humor do brincalhão Vasseur parece estar fazendo diferença no moral da equipe Ferrari, todos me parecem mais leves.
O pódium foi a melhor coisa da corrida. O príncipe e o Leclerc cantando trechos do hino italiano foi sensacional!
Flavio, não teria sido a McLaren a segunda equipe que mais pontuou ao invés da Mercedes?
Não gostamos da corrida … perfeito
Já arrumei!
a segunda equipe que mais pontuou não foi a Mclaren?
FG, a Mercedes foi a 3° equipe pontuados, atrás da Ferrari e McLaren (P1 a P4). No mais, excelente como sempre.
A Mercedes fez 30 pontos, como assim? E as McLaren???
Demorou mas veio o “Sobre ontem (domingo) de manha…” completo e preciso. Obrigado, estava fazendo falta.
Melhor caixinha “não gostamos” de todas
Caixinha perfeita!
Bela conclusão no “não gostamos”.
Mercedes segunda a mais pontuar? Não teria sido a McLaren?
Eu sou da turma que acha o Leclerc super estimado… é bom e inegavelmente rápido, porém parece faltar algo, ou talvez seja apenas a minha rabugentice em implicar com o rapaz, imagino como seria difícil a vida do Moss – q diziam ser bom pacas – em tempos de rede social… Apesar de não ser fã do Leclerc, eu torci e me emocionei com a festa dele, uma felicidade genuína e uma conquista que marcou os nativos do principado.
Hahahahahaha nunca concordei tanto com um “não gostamos” quanto esse! Mônaco precisa ter como obrigatoriedade duas trocas de pneus, independentemente de bandeiras vermelhas, para ter alguma animação. Ou cair fora de vez. Ou então transformar em uma competição náutica. Textos ótimos, como sempre, Flávio! Gracías!
não gostei ,chegou a ser ridículo de tão previsível
enfim,se foi
Não seria a Mclaren a segunda melhor equipe do GP monegasco com o 2° e 4° lugares obtidos?
McLaren Feliz, e não Mercedes.
Flavinho,
No quadro sobre a Mercedes, você quis dizer Mclaren, certo?
Mercedes salvo engano fez 17 pontos.
Abraço
Dinheiro e tradicionalismo , não vão tirar a F1 de Mônaco mas que
deveriam fazer um regulamento especial , como duas paradas
obrigatória , classificação um de cada vêz , estudar melhoria na pista,
para criar um possível ponto de ultrapassagem.
Alguem tem mais idéias ?
Lamentável você não fazer um post a respeito das 500 milhas !!
Vale acrescentar o ocorrido nas formulas 2 e 3, que normalmente têm bastante ultrapassagens, mas essas também foram raras. A F3 foi vencida por Gabrielle Mìni, piloto com razoável potencial, parece ser o melhor da categoria no momento. É rápido mas irregular. Contudo, venceu o GP monegasco por 2 anos seguidos, após fazer a pole nos 2 casos.
Na F2 o pole Verschoor quebrou durante a corrida, e ela parecia encaminhada para o bom piloto francês Isack Hadjar. Contudo, alguns arriscaram parar nos boxes no final, e o escocês O’Sullivan, que terminaria no miolão, deixou pra última volta. Deu sorte que houve uma batida ridícula do paraguaio Durksen que gerou um Safety Car virtual, aí parou nos boxes e voltou em primeiro, mas pouco à frente do francês. Destaque para o escândalo que o Hadjar fez no rádio na comunicação com a equipe, que falava que ele não precisava apertar o ritmo que a corrida estava ganha, Só que não contavam com o Safety car…
Flavio a segunda equipe que mais pontuou foi a McLaren e não a Mercedes.
Não gostamos: da corrida. FG, mais uma vez, cirúrgico e brilhante.
não gostamos mesmo…
KKKKK, a ultima caixinha foi a melhor.