BARCELONETAS (2)

Pole de Norris: segunda na carreira do inglês da McLaren

SÃO PAULO (melhor assim) – Lando Norris fez a pole-position para o GP da Espanha hoje em Barcelona. É apenas a segunda de sua carreira, quase três anos depois de largar na frente no GP da Rússia de 2021, em Sochi. Lembrávamos de corridas na Rússia? Pois é. Cinco meses depois daquele GP o país entrou em guerra com a Ucrânia e foi banido do calendário. O mundo anda muito acelerado. A guerra continua, e a F-1, também. Sem Sochi – ainda bem, a pista era uma chatice.

Não dá para afirmar que foi uma surpresa monumental. A Red Bull continua fortíssima, mas não tanto como no ano passado, quando ganhou 21 das 22 etapas do Mundial. Max Verstappen ficou em segundo no grid. Depois de sete poles seguidas nas sete primeiras corridas do campeonato (oito consecutivas, contando a última de 2023), amarga a terceira prova sem conseguir a primeira posição no grid. Em Mônaco, deu Ferrari com Leclerc. No Canadá, Russell com a Mercedes. Agora, Norris com a McLaren. O pessoal tem se revezado para bater no holandês.

Quando Verstappen cravou 1min12s306 em sua primeira volta rápida no Q1, deu para perceber que venderia caro o favoritismo para a pole já arranhado nos treinos livres. Quem conseguiu batê-lo foi Leclerc, por meros 0s049. Norris, Sainz e Russell vinham a seguir, mas um pouco mais distantes no cronômetro, a mais de 0s1.

Foi só nos últimos segundos que Hamilton virou 1min12s143, pulando para a ponta e se colocando entre os candidatos à posição de honra no grid – ele já tinha fechado a sexta-feira na frente. Na zona de eliminação, Magnussen, Tsunoda, Ricciardo, Albon e Sargeant. Uma certa surpresa a degola da dupla da Cadê a Maquininha?, que vem frequentando Q2 e Q3 com alguma assiduidade nesta temporada. O resto, normal.

O início do Q2 foi alvissareiro, com Gasly, Pérez, Hulk, Ocon, Bottas e Alonso entrando na casa de 1min12s. A pista estava mais rápida, com muitas nuvens encobrindo o sol catalão e temperatura mais baixa no asfalto – 35°C, contra 44°C do começo da classificação. Aí entraram os adultos na pista. Sainz enfiou 1min11s874 na cara dos rivais. Norris fez 1min11s872, 0s002 melhor que o espanhol. Piastri e Leclerc também ingressaram no clube do 1min11s. E Verstappen esfregou 1min11s653 na fuça da patuleia, deixando todos para trás.

Faltava Hamilton. Mas logo na primeira saída o britânico da Mercedes acionou o rádio e avisou: “Estes pneus estão ruins”.

Hamilton: melhor grid desde EUA/2023, onde também saiu de P3

(Sei que não cabe aqui, mas tive a mesma sensação esta semana ao pegar meu Gol GT na oficina, ele que estava parado havia algum tempo. Ainda calça os clássicos e incomparáveis Pirelli P6000, nas medidas 185-60-R14. São pneus que não existem mais. Um deles, o traseiro direito, ficou alguns dias meio vazio e temo que tenha deformado. Terei de trocar, infelizmente, pela idade. Se for de Pirelli de novo, agora o P6000 se chama Formula Energy. Há boas opções Michelin, Goodyear, Dunlop e Continental. São pneus caros. Tem uns chineses mais baratos, mas sou meio conservador com pneus. Quando peguei a Anchieta, minha reação foi igual à do Hamilton. Só não tinha rádio, então falei sozinho.)

Lewis trocou os pneus. E quando acertou sua volta, pulou para segundo, a 0s139 de Max. Russell veio no embalo e foi para terceiro. A briga pela pole seria ótima, com vários pretendentes: as duplas de Mercedes, Ferrari e McLaren, mais Verstappen. Pérez também foi ao Q3, mas ninguém acreditava no mexicano, apesar de pilotar um Red Bull. Alonso, Bottas, Hülkenberg, Stroll e Zhou empacaram no Q2. A Aston Martin segue desabando. E a Alpine levou Gasly e Ocon ao Q3, uma façanha para o time francês – pela primeira vez no ano, foi com os dois carros à fase final da classificação.

Pérez abriu o Q3 com uma volta totalmente bunda em 1min13s061. Verstappen repetiu o desempenho da fase anterior com 1min11s673 – apenas 0s020 pior. Os desafiantes não conseguiram feri-lo: Norris (a 0s123), Hamilton (0s143), Russell (0s167), Sainz (0s242) e Leclerc (0s276) fecharam a turma dos seis primeiros na primeira bateria de voltas rápidas. Piastri só tinha um jogo de pneus macios novos e faria uma volta só. Mas errou em sua tentativa, foi para a brita, voltou aos boxes e ficou em décimo.

Leclerc: Ferrari acreditava na pole, mas larga em quinto e sexto

Sainz e Leclerc melhoraram seus tempos na segunda saída. Mas não superaram o que Verstappen já tinha feito na primeira. E o holandês ainda baixou para 1min11s403, dando pinta de que voltaria à pole. Hamilton também melhorou, assim como Russell. Ambos, porém, longe do tempo de Max, para decepção da Mercedes. Quem brigaria com ele?

Lando Norris.

O inglês da McLaren fez uma volta sensacional em 1min11s383 e bateu o tricampeão mundial por 0s020. Hamilton ficou em terceiro a 0s318 de Lando. Os dois meninos da primeira fila, como se vê, mandaram o equilíbrio às favas. Lewis terá a seu lado na segunda fila o companheiro Russell, que triscou o parceiro a 0s002. Na terceira alinha a dupla da Ferrari: Leclerc em quinto, Sainz em sexto, com 0s005 entre eles. Gasly, Pérez, Ocon e Piastri completaram o top-10. Pérez, porém, larga em 11º porque já chegou a Barcelona punido com três posições no grid por ter voltado aos boxes, no Canadá, com a asa traseira pendurada depois de uma batida.

Os tempos em Barcelona: Pérez perde três posições

A largada será fundamental amanhã, assim como a gestão dos pneus. Não há um favorito destacado. Verstappen, se não ganhar a ponta de cara, o que é mesmo difícil, vai jogar com paciência e estratégia. Não pode deixar Norris escapar. Seu ritmo de corrida, que testou exaustivamente nos treinos livres, foi melhor que o da concorrência. As paradas de box devem definir o resultado.

É uma prova aberta, em resumo. O que é uma ótima notícia para um campeonato que começou muito parecido com o que tinha terminado alguns meses antes, de domínio absoluto da esquadra rubro-taurina. McLaren, Ferrari e Mercedes não se abateram e resolveram partir para a briga. Ainda estão perdendo. Mas de vez em quando acertam uns golpes em Verstappen. Que segue firme, mas está tendo de se defender. No ano passado, era nocaute em toda corrida. Agora, tem de se contentar com algumas vitórias por pontos. E uma ou outra derrota.

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TYRRELL
TYRRELL
1 mês atrás

Flávio me perdoe, esqueci de falar que o texto está um primor!!!

Luis Carlos Montenario
Luis Carlos Montenario
1 mês atrás

Flávio, você escreve bem demais sobre automóveis… A história do pneu do Gol GT é um deleite! E fazer uma analogia entre o campeonato de F1 com lutas de boxe, foi sensacional!!! Obrigado por nos presentear com seus textos maravilhosos!

Last edited 1 mês atrás by Luis Carlos Montenario
Ednaldo Moura
Ednaldo Moura
1 mês atrás

Com esse texto, a gente assiste ao treino por que gosta mesmo.

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
1 mês atrás

Pole não dá título.

O crítico
O crítico
Reply to  Alfredo Ramos
1 mês atrás

É verdade, mas acho que deveria ser pontuada, igual a volta mais rápida. Aliás, se pensarmos bem, a pole é volta mais rápida e, na minha opinião, mais importante até que a da corrida. “Ah, mas largar na pole aumenta bastante as chances de ganhar os pontos da vitória, estariam beneficiando ainda mais o melhor conjunto carro/piloto”. Uai, exatamente por isso, mesmo. Penso, também, que o ponto da volta mais rápida da corrida deveria ser dado para o piloto que a fizesse independentemente de sua colocação final. Acho uma bobagem essa coisa de ter que chegar entre os 10 primeiros (12, a partir de 2025 ou 2026?).

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  O crítico
1 mês atrás

A volta mais rápida da corrida dava 1 ponto ao piloto, não importando a sua colocação na prova. Mas isso só valeu na década de 50.
A pole, no meu entender, não precisa de ponto extra devido ao piloto se encontrar beneficiado com pista livre à sua frente.

O crítico
O crítico
Reply to  Alfredo Ramos
29 dias atrás

Sim, mas como você mesmo disse, pole não dá título e também não é garantia de vitória. Vide, inclusive, os dois últimos GPs.

Heriank
Heriank
1 mês atrás

Verstapen está luta do sozinho, e não tem ninguém pra ajudar. Perez está péssimo. Renovou contrato enquanto pilotos com grandes capacidades técnicas estão sem chances de correr na F1. Coisas que só a grana do patrocínio sabe explicar.

Igor
Igor
Reply to  Heriank
1 mês atrás

E digo mais: Verstappen será campeão mas a Red Bull não leva o de construtores por causa desse estorvo que tá lá.

jader
jader
Reply to  Heriank
1 mês atrás

Red Bull não quer sarna pra se coçar.

Luís
Luís
Reply to  Heriank
1 mês atrás

BiGMaX não precisa de ajuda de ninguém !!! mesmo assim a RBR será campeã pois TXEKO fará o necessário.

Sergio Trancoso
Sergio Trancoso
1 mês atrás

E a Aston Martin não reage. Até a Alpine mostra alguma reação, e a Aston Martin, nada.

Edson
Edson
1 mês atrás

Norris sensacional, conseguiu superar uma volta excelente do Verstapen.
Vamos ver se dessa vez a mclaren não erra na estratégia durante a corrida.
Gostaria muito de ver o Hamilton espalhando pra cima do Verstapen na primeira curva.

TYRRELL
TYRRELL
1 mês atrás

Lando Norris o moleque travesso da F1. Bela volta

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
1 mês atrás

Primeiro gostaria de deixar aqui minha protestação quanto ao sujeito andar todo serelepe pelas ruas com um Gol GT sem um rádio. Um aviltamento. Se radiado estivesse poderia informar a Lá-N sobre os pneus, ele iria te mandar a merda, mas pelo pelo menos estaria posto o protesto.
A corrida. Sei lá da corrida, vou tentar acordar de madrugada pra assistir. MAS, uma pergunta: Poderia a Mercedes solicitar novos pneus para a Pirelli uma vez que parece que os pneus, mesmo novos, apresentaram defeito?

Bernardo Arantes
Bernardo Arantes
1 mês atrás

FG, quando leio o seu blog, a impressão que me passa é que estou sentado com um amigo num boteco, discutindo F1. Brilhante!

Marquinho Kovas
Marquinho Kovas
1 mês atrás

E o George Roussel ficou Tiririca da vida com a mercedice que priviligeou o Hamiltom e deixou ele prá trás a P3 era dele, ficou fulo mesmo, ele se consira o Piloto número 1 da equipe!mas boyGeorg vai passar o Hamiltom fácil porém precisa se cuidar com o ferretico Sainz porque o spaniol bufão passa por cima se for o caso ele não quer nem saber!

Last edited 1 mês atrás by Marquinho Kovas
Rafael Peres
Rafael Peres
1 mês atrás

Vi a fotografia do Gol no Instagram, amei. Já que pediu no YouTube para comentarmos no Blog, faço-o aqui. Abração.

Pierre Jean-Jacques Gasly
Pierre Jean-Jacques Gasly
1 mês atrás

Estou feliz com o Gasly em sétimo.

Daniel Antunes
Daniel Antunes
1 mês atrás

Usava exatamente esse pneu no meu Tipo! Troquei de carros há anos, nem sabia que não existiam mais, silencioso, ótima aderência, diríamos que era um C2. Ah, texto excelente sobre o treino, como sempre.

Luís
Luís
1 mês atrás

FERNANDALONSO !!! UM HOMEM QUE LUTA CONTRA O TEMPO !!!

Luís
Luís
1 mês atrás

Tudo indycar que sera uma corridaça de assistir do inicio ao fim sem piscar, né Flavio ?
Surpreendente pole do orLANDO NORRISBiGMax largando em segundo já é algo estrnho, Mas o HiperMegaMAX é jovem porem sereno habilidoso e experiente e vai comer o LAANDO na hora certa, na largada? nas primeiras voltas? nas estratégia? na segunda metade? Nao vou falar pra não estragar! inesperada P3 pra Hamilton mas ele vai cair na sexta ou 7ª poxição até final, 4disputrão o terceiro e último degrau dopódio=Russol, SAINZ,TXEKO e ainda o PIAzito….. podem fazersuas apostas, amanhã nos falamons.
VIVA VERSTAPPEN !!!

O crítico
O crítico
Reply to  Luís
1 mês atrás

De Heny para Luis, agora. Quem ele pensa que engana com essas repetitivas hipérboles histéricas hiperlativas baba-ovísticas? Haja saco do boca de tilápia pra ele puxar!

Marcos Bassi
Marcos Bassi
1 mês atrás

Quando Hamilton reclamou dos pneus…na primeira tentativa no Q2…quando a câmera passeou pelo fila de carros saindo do box…tive a impressão dele estar de pneus usados….já que dos pilotos da ponta…foi o único que tinha um primeiro tempo ruim no Q1…e foi o único que fez uma segunda volta rápida nesse mesmo Q1…

Rafael Rego
Rafael Rego
1 mês atrás

O treino foi bonito!
AProveitando a corrida na Espanha achei simpática essa materia que saiu na BBC sobre o Alguersuari dando as dicas dos seus pontos preferidos na cidade de Barcelona.
https://www.bbc.com/travel/article/20240621-how-to-spend-a-weekend-in-barcelona-with-former-f1-pilot-jaime-alguersuari

Luís
Luís
Reply to  Rafael Rego
1 mês atrás

Esse tal Alguersuari só serve pra guia turistico mesmo….

Leandro
Leandro
1 mês atrás

Quem diria que leria sobre “uma prova aberta” em Barcelona! Vou torcer pra isso!

Jbchaves
Jbchaves
1 mês atrás

Boa tarde, Flávio. Sobre pneus para o seu carro: estou usando já a algum tempo os pneus Itaro. São três carros na família: um suco, uma caminhonete e um popular atualmente e quase 600 mil km rodados sem nenhum problema. E custam metade do preço.