MONZA IN BRODO (3)

SÃO PAULO (ma che bello!) – Charles Leclerc, contra todos os prognósticos, venceu o GP da Itália levando a torcida da Ferrari ao delírio absoluto em Monza. Com uma estratégia de apenas uma parada, diferente da maioria, o monegasco ganhou pela segunda vez no ano e sétima na carreira. Foi também a segunda no circuito sagrado para os tifosi — a outra aconteceu em 2019.

A McLaren, favoritíssima à vitória, ficou em segundo e terceiro com Oscar Piastri e Lando Norris. Um bom resultado, sem dúvida. Dois no pódio? Como reclamar? Mas foi amargo. O time papaia deixou escapar um triunfo que parecia certo com medo de ficar sem borracha no fim da corrida. Seus dois pilotos fizeram duas trocas de pneus. Pagaram o preço da falta de ousadia e alegria. Já o líder do campeonato, Max Verstappen, saiu do autódromo com declarações sombrias. Disse que se a Red Bull não fizer alguma coisa perde os dois títulos — de pilotos e construtores.

O pessimismo do holandês tem razão de ser. Ele terminou a prova na sexta colocação, 37s932 atrás do vencedor. Sua vantagem na classificação para Norris, que era de 70 pontos, caiu para 62. Entre as equipes, a McLaren descontou 22 pontos em relação ao time dos energéticos. Agora está apenas oito atrás. Faltam oito etapas para o final do campeonato, três delas com Sprints. O domínio da Red Bull, que ganhou sete das dez primeiras corridas de 2024, escorreu pelo ralo. O time não vence desde a Espanha. Já são seis provas longe do degrau mais alto do pódio. O caldo entornou.

O GP da Itália foi um corridão. Prova frenética, como sempre. Com muito calor, 33°C e 50°C no asfalto, começou com Norris, na pole-position, largando bem. Este blog, ontem, previu que seu companheiro Piastri faria o papel de escudeiro, pensando na tabela de pontuação. Fez. Até a primeira chicane. Ali, defendeu o parceiro de um iminente ataque de George Russell, que acabou saindo da pista e se embananou todo – teve de ir aos boxes prematuramente trocar bico, óleo, água e filtro de ar.

Mas o auxílio luxuoso do australiano durou só alguns metros. Na segunda chicane, Oscar colocou seu carro por fora e passou o parceiro de forma soberba. Trouxe junto com ele Leclerc, que aproveitou o ensejo e assumiu o segundo lugar. Lando, atônito, caiu para terceiro. Meio atônito, diga-se.

Do ponto de vista do campeonato, talvez a McLaren devesse priorizar o #4, orientando Piastri a não atacá-lo assim tão abruptamente, sem aviso prévio. Do ponto de vista do esporte, tudo normal e mais do que desejável. A gente gosta. Norris não curtiu.

Colapinto: boa estreia, 12º com apenas um pit stop

Piastri, Leclerc, Norris, Carlos Sainz, Lewis Hamilton, Verstappen, Russell, Sergio Pérez, Alexander Albon e Fernando Alonso se estabeleceram nas dez primeiras posições nas primeiras voltas . Quase todos os pilotos largaram com pneus médios. Verstappen, Pérez, Esteban Ocon, Yuki Tsunoda e Lance Stroll optaram pelos duros, para ficar mais tempo na pista até a primeira — e talvez única — parada. De incidentes a relatar no início, um toque de Nico Hülkenberg em Tsunoda, que teve de abandonar com danos em seu carro. Foi chamado para os boxes e deixou a prova. Tudo começara antes, com Daniel Ricciardo empurrando o piloto da Haas para fora da pista. O choque com o japonês acabou acontecendo depois. Ricciardo e Hulk receberam punições.

Na volta 15, a McLaren chamou Norris para os boxes para tentar ganhar a posição de Leclerc no pit stop. Na entrada, o inglês travou os pneus e e bateu numa placa publicitária. Estava claramente abalado pelos acontecimentos da primeira volta. Ou “acontecimento”, no singular: a perda da liderança para Piastri. Na volta seguinte, Leclerc e Hamilton foram para os boxes. A estratégia da McLaren para Norris deu certo. Charlinho voltou atrás dele e ficou zangado com a Ferrari. Se soubesse o desfecho da corrida, agradeceria. Na 17ª, foi a vez de Oscar parar. Voltou à frente dos que já tinham trocado pneus. Virtualmente na liderança, pois. Mas em quarto, atrás de Sainz, Verstappen e Pérez – que não tinham feito pit stops ainda.

O espanhol da Ferrari parou na volta 20. Max assumiu a liderança mantendo sua estratégia de esticar o stint com pneus duros até onde desse. Com ele, em segundo, vinha Pérez. Pelo rádio, o engenheiro de Verstappen mandou o holandês acelerar. Para valer a pena a escolha da borracha inicial, ele teria de construir uma vantagem que lhe permitisse, após sua parada, ganhar uma ou duas posições.

O chamado da Red Bull veio na volta 23. E foi surpreendente. Colocou um novo jogo de pneus duros, indicando que teria de fazer um segundo pit stop. Além disso, a equipe se atrapalhou com a roda traseira direita, que demorou a sair. Resultado: perdeu cerca de 3s. Voltou em sétimo, passou Ocon, foi para sexto e se posicionou mais de 7s atrás de Hamilton, o sexto. Antes das paradas, essa diferença estava na casa dos 3s.

Gasly e Ocon: Alpine, mais uma vez, apagada

Com todo mundo de pneuzinho novo, Piastri, Norris, Leclerc, Sainz, Hamilton e Verstappen eram os seis primeiros. A corrida estava na metade, 26 voltas. O australiano liderava com 1s9 de vantagem sobre o inglês. A McLaren entrou no rádio de Landinho e disse: “Liberado para a disputa, sob as regras papaia”. Oh, que bacana. Como serão as regras papaia? Não se matem, meninos. Basicamente é isso.

A McLaren voava. Leclerc, em terceiro, poupava pneus. Piastri e Norris alternavam as melhores voltas da prova. Mas na volta 31 algo aconteceu. Lando errou na segunda chicane, saiu da pista, perdeu tempo e o aussie se mandou, abrindo 5s. A Ferrari #16 do monegasco, então, começou a aparecer. Colou em Lando. Charlinho se animou e foi em busca do segundo lugar. Norris parou pela segunda vez na volta 33. Monza, que sempre foi corrida de um pit stop, passou a ser um GP de duas trocas, por conta do novo asfalto – e da escolha da Pirelli, que levou à Itália a gama de pneus mais macios do lote. Mas não para todos, como se veria depois.

McLaren, dois no pódio: sorrisos amarelos na foto

Norris voltou em sexto com um novo jogo de pneus duros atrás de Verstappen, que teria de fazer seu segundo pit stop. Pelo rádio, Max perguntou se deveria dar uma canseira no rival. A equipe respondeu que sim: atrapalha aí. A ideia era simples e clara. Impedir Norris de ganhar a corrida, dando uma folga a Piastri, lá na frente. Afinal, o campeonato de Verstappen é contra Landinho e ninguém mais.

Piastri fez sua segunda parada na volta 39. Voltou exatamente à frente de Max e Norris. A diferença não era muito grande: menos de 3s entre os carros da McLaren, com uma Red Bull no meio. Lando atacou na volta 40, Max se defendeu. Quanto mais dificultasse o trabalho do papaia #4, melhor para o líder do campeonato. Na volta 41, na freada para a primeira chicane, Norris passou. Piastri estava 4s à sua frente.

Max parou pela segunda vez na volta 42, colocou pneus médios e voltou em sexto, de novo atrás de Hamilton. Mas muito longe dele. Na ponta, Leclerc e Sainz se viram em primeiro e segundo, ambos com apenas um pit stop. A torcida da Ferrari, então, se animou. E não foi pouco. Porque, àquela altura, ficou evidente que a equipe italiana não iria parar mais. Ao contrário das outras, decidiu fazer a prova toda com apenas uma parada, seguindo a tradição milenar de Monza. Na liderança, o simpático rapaz criado nos morros das comunidades de Monte Carlo estava bem à frente. Faltando dez voltas, a diferença dele para Sainz era de 10s7. E para Piastri, 13s2.

Multidão em Monza: 335 mil nos três dias

A tarefa de Oscar para ganhar a corrida seria hercúlea. Teria de passar Sainz e, depois, fazer voltas muito melhores que Leclerc para alcançar o monegasco. Passou o espanhol na volta 46. Faltavam sete voltas. Entre ele e a Ferrari #16, 12s. Nas arquibancadas, todos de pé.

Norris, com pneus mais novos, também chegou rápido em Sainz e passou na volta 48, assumindo o terceiro lugar. Lá na frente, Piastri socava o pé no acelerador. A diferença para Leclerc caíra para 9s1. Pelo rádio, o piloto pedia para a Ferrari não falar mais nada com ele. Estava prestes a vencer em casa de novo. Já ganhara em Monza antes e sabia o tamanho de uma vitória no templo do automobilismo italiano. As arquibancadas urravam.

Na volta 50, Piastri deu mostras de que o fôlego da McLaren tinha acabado. Leclerc tinha 7s de vantagem e não entregaria a rapadura nem morto. No fim das contas, a estratégia de uma parada era mesmo a melhor em Monza. Charlinho abriu a última volta 4s3 à frente da McLaren #81. Recebeu a bandeirada 2s6 à frente de Piastri, o segundo. Uma atuação não menos que espetacular. Norris, em terceiro, fez a melhor volta da corrida na última delas e levou o ponto extra que, àquela altura estava com Verstappen. O autódromo veio abaixo. Sainz foi o quarto, seguido por Hamilton, Max, Russell, Pérez, Albon e Kevin Magnussen. O estreante Franco Colapinto, da Williams, foi o 12º, depois de largar em 18º. recebeu elogios da equipe — que, como a Ferrari, foi para apenas uma parada com seus dois carros.

“Mamma mia, mamma mia!”, era tudo que Leclerc conseguia dizer pelo rádio, em êxtase. A multidão de vermelho invadiu a pista, cumprindo outra tradição de Monza. Nos três dias do evento, 335 mil almas deixaram seus ingressos nas catracas. “É muito especial vencer aqui. Ganhar as duas corridas mais importantes do ano é incrível”, falou o vencedor, que neste ano faturou Mônaco, também. “É um sonho.”

Contrastando com a euforia de Leclerc, Norris se apresentou cabisbaixo e tristonho para as entrevistas pós-corrida. Falou sobre a ultrapassagem de Piastri (“Se eu tivesse freado um pouco mais tarde a gente poderia ter batido”) e sobre a estratégia da McLaren (“A gente considerou fazer uma parada só, mas não sei se seria possível”). E concluiu: “Estamos decepcionados, claro. Mas parabéns para eles. A Ferrari mereceu”. Piastri também parecia chateado, embora não seja muito fácil distinguir seu estado de ânimo depois de uma vitória ou de um abandono. “Não vou mentir. Perder assim machuca um pouco. Tínhamos dúvidas sobre a estratégia, mas fazer uma parada só parecia meio arriscado. No fim, acho que era o certo. Mas é fácil dizer isso depois que a corrida acaba. Tínhamos muito a perder e o Charles podia arriscar.”

A próxima etapa acontece em Baku, Azerbaijão, daqui a duas semanas. Aprova não terá Magnussen na Haas. O dinamarquês, que fez boa prova com estratégia de uma parada e terminou em décimo, foi punido depois de um toque em Pierre Gasly na 19ª volta. Nenhum carro foi afetado, mas ele levou dois pontos na carteira, somando 12 num período de 12 meses. Pelas regras da F-1, fica suspenso por uma corrida. Oliver Bearman, já contratado pela Haas para 2025 — vencedor da Sprint da F-2 ontem — será seu substituto.

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Jader
Jader
14 dias atrás

Na ultrapassagem do Piastri, sobre o Norris, no início da corrida, acredito que o Norris pensou que não seria atacado e foi de sangue doce, já que o Piastri o ajudou durante a largada. Agora, terá de abrir o olho com o parceiro de equipe.

Luiz
Luiz
14 dias atrás

na minha opinião a mclaren perdeu porque o garoto forçou a ultrapassagem na gicane, Noris perdeu tração e Leclerc ultrapassou. Não tem a ver com ordens de equipe, mas com a diferença entre 44 e 34 pontos (volta + rápida incluída nas 2 situações). Uma equipe que ambiciona o campeonato de construtores e o de pilotos não joga 10 pontos pela janela. Bem que o Marko agradeceu…

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
14 dias atrás

Caro Escriba:
Sei que pra um jornalista é difícil fazer qualquer análise, (até porque pra um torcedor seria uma mera analise. Mas pra um jornalista, uma ilação) de o porque o carro da RedBull ter uma queda de performance tão grande e vejamos bem não foram os outros que tiveram um ganho de performance, isso já estava lá, o que aconteceu foi que o carro dos energéticos andaram pra trás. Os carros não, O CARRO #1, porque Perez continua na mesma balada. Aí vem aí as possibilidades: Foi o affair do Horner, a saída do Newey, a discussão lado A x Lado B. Não vejo a menor possibilidade de qualquer dessas coisas mexer na velocidade de um carro, não dessa maneira.
A Minha verdade é outra e posso fazer ilações já que não sou jornalista. O carro do Max tinha a tal peça de balanceamento assimétrico de freios que garantia que os pneus durariam muito mais que os outros e ele podia andar de pé embaixo a corrida inteira. Não a toa, abria 20, 30 segundos do 2nd colocado. Colocaram a tal peça só no carro do Super Max pra dar não levantar suspeitas de que o carro era irregular. É no braço diziam, é o Super Max. Óbvio que se tivesse 2 foguetes iriam abrir os olhos dos outros chefes de equipe. Então colocaram só no carro do Baby RedBull e não levantaram suspeitas. Até a FIA descobrir e mandar tirar a tal peça, inclusive criando uma norma especifica que proíbe freios assimétricos, desnecessária uma vez que ajudas automáticas já constavam nas regras. Depois disso, o carro #1 começou a ficar “de repente” parecido com o carro do Perez. O Newey sabia? Foi por isso que vazou da equipe?
Já vimos essa história antes, no carro da Ferrari de 2019.

Eduardo Andrade
Eduardo Andrade
14 dias atrás

Pelo andar da carruagem, Norris so perde o campeonato se a Maclaren quiser. O problem eh que parecem estar querendo. Ja esta na hora de mandarem Piastri se aquietar e ajudar Norris, no final ninguem lembra quem ganhou o campeonato de construtores mas sim o campeonato de pilotos.

Ednaldo
Ednaldo
14 dias atrás

Acho que vc, FG, também acha que a vitória do Bortoletto (EXCELENTE piloto, ao que parece) foi 50% sorte, pelo menos. Acho que nem uma mistura de Schummacher com Vettel com Lewis com Verstappen (para ficar apenas nos últimos multi-campeões) conseguiria saír de 22 para 1o em apenas 10 voltas, mesmo com muitas escapadas à frente. Nem um pio sobre a “espetacular” vitória do Garoto. Mele male algo sobre a vitória do Bearman na Sprint.

Fernando
Fernando
14 dias atrás

Esse Norris além de não ser um gênio também tem um pouco de azar.

Bem quando a McLaren acerta a mão no carro ele encontra um companheiro de time melhor que ele e a Ferrari (quem diria), ganhando corrida com tática.

Vale lembrar que Norris está na F1 desde 2019 e Piastri em seu segundo ano. Como falaram por aqui, acho que a McLaren já se deu conta de quem é quem na dupla de pilotos.

Esse negócio de ajudar o companheiro na luta pelo título é patético. Se o carro é bom o bastante, o piloto precisa ganhar por ele mesmo, pega até mal, venceu porque o companheiro ajudou.

Marcio
Marcio
14 dias atrás

Piastri já está cozinhando a mente do Norris.
Chance do Norris ser campeão é esta. Ano que vem, McLaren vai ser nova Mercedes nos tempos de Hamilton e Rosberg.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
14 dias atrás

Espetacular, a corrida do Charles. E quem diria? A Ferrari? Dando show em estratégia. Foi o que fizeram, e a McLaren não entendeu o que poderia ser jogado naquela pista. A Red Bull anda para trás, e se a McLaren souber jogar, será campeã de construtores e de piloto fácil fácil. Enfim, temos um campeonato esse ano.

Fabio Burian
Fabio Burian
14 dias atrás

Vale um destaque a frieza do Max. Ele sempre entrega o melhor resultado possivel com o equipamento disponivel
A equipe esta ruim. O carro esta ruim. Mas ele ta la. Resiliente tentando se manter a frente.
8 corridas e 3 sprints ainda. Por pontos da pro Lando vencer. Dependera da red bull. Se derem um carro minimamente competitivo o max nao perde pq lando se enrola sozinho
Com a diferenca tecnica atual chegar em 3 e max em 6 foi um resultado mediocre pra lando

Eder Félix
Eder Félix
Reply to  Fabio Burian
14 dias atrás

“O carro está ruim”.
Rapaz, o carro não fica ruim, a não ser que algo seja tirado dele. Daí vem a coincidência com o “mistério dos freios assimétricos” e fica claro como 1+1=11.
Da mesma forma, os concorrentes podem melhorar, mas a distância do início do campeonato (quem lembra?) seria alcançada lá no finalzinho. Mas daí tem essa história dos freios mais a flexibilidade das asas prateadas e laranjas.
O resultado tá aí, não vê quem não quer (tipo aqueles que acreditaram no político honesto da penúltima eleição).

Paulo Leite
Paulo Leite
14 dias atrás

Corrida boa, rezenha ótima como sempre. Leclec deu show de pilotagem, e a Ferrari de estratégia, o que não é muito comum. Lando deu mais um show fraco, como é ruim de largada, e como não sabe recuperar posições com o carrão da Papayá. .
Ninguém me escuta nem segue conselho: Quando serão proibidos: aqueles letreiros com 3 letras soldados nos tetos dos carros ?

Danilo
Danilo
14 dias atrás

Depois de um corridão desse o q mais tenho são comentários, achismos e opiniões insignificantes, mas para não ser tão aborrecido com os meus colegas de blog tentarei ficar apenas nos q julgo mais pertinentes…
“Do ponto de vista do esporte, tudo normal e desejável” eu concordo e adoro o caos e diversões que isso pode provocar, porém não tem como negar que essa postura da Mclaren enterra qualquer chance de título no mundial de pilotos. A pequena chance do Norris superar o Max, seria a equipe trabalhar em função dele e até penso q eles tentaram privilegiá-lo nos pit stop sempre antes do Piastri para o tal do undercort, mas a montanha de pontos é grande, se não colocarem ele escancarado como privilegiado não vai rolar. Pode parecer contraditório com o q escrevi acima, mas lá me referia a posição do mundial, agora é sobre os pilotos… na pista até agora o Norris entregou mais q o Piastri, da a impressão de ser mais rápido q o companheiro, porém pelas reações no pós corrida eu começo a pensar q o Piastri vai jantar o Norris, pois demonstra mais aquele instinto de psicopatia característica dos campeões. Escrevi antes q o Norris parece diferente no pós férias, mas ele ainda é muito bonzinho. Acho q alguns pequenos erros da Red Bull q antes era infalível, não são ao acaso e devem acontecer com mais frequência até o fim do ano. Ainda penso q o Max pode antecipar uma mudança de garagem.

lagerbeer
lagerbeer
14 dias atrás

Quem diria a Ferrari dando nó tático em todos, como nos bons tempos de Ross Brawn

Barreto
Barreto
14 dias atrás

A Ferrari jogou água no chopp da McLaren usando a fábula da tartaruga e da lebre.
Pérez voltou para a posição de pior do quarteto de ferro que a Red Bull se esforça para transformar em trio de ferro.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
14 dias atrás

Não me lembro qual ano foi , a primeira corrida do ano Max
colocou 38 segundos no segundo colocado , Hoje êle tomou
38 segundos do primeiro colocado Leclerc.
A coisa esta ruim na Red Bull.
Se Mclaren souber administrar , leva os dos campeonatos !!!!

Wagner
Wagner
14 dias atrás

Ótimo texto! Flavio Gomes arrasa!

Leandro Pereira
Leandro Pereira
15 dias atrás

Flávio,

1. O Noris mostrou mais uma vez que não tem colhão para ser campeão. Acho que a Mclaren já percebeu isso também.

2. E a transmissão da Band está horrível. Não é possível que os editores não percebam isso.

Com todo respeito ao Reginaldo, mas já deu pra ele, não faz comentários coerentes e se enrola com os números.
Sérgio Maurício só grita, manda abraços e coloca apelidos nos pilotos, enquanto o Max Wilson narra a corrida o tempo todo.

3. E, por fim, muito estranho essa queda da Red Bull tão rápida… tem coisa aí.

Wbj
Wbj
Reply to  Leandro Pereira
14 dias atrás

O Lando é muito rapido mas mentalmente é fraquinho. Um Nigel Mansell repaginado

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Wbj
14 dias atrás

Ah !!! O mesmo Mansell que foi campeão mundial de F1 e concomitantemente campeão da Indy em seu auge?
Então o rapaz tem futuro!
Até o melhor, Hamilton sucumbiu ao Rosberg. A vida não é estática.

Lima
Lima
Reply to  Leandro Pereira
14 dias atrás

Acho que o problema do Norris é que ele quer ser considerado o 1º piloto da equipe e ficou a comer mosca achando que o Piastri iria ficar de segurança dele a prova inteira.
Outro piloto que come mosca é o Russell. Posso estar enganado, mas ele não é piloto para liderar uma equipe como a Mercedes que pega um gurí, que apesar de rápido, não tem experiência alguma na categoria principal.
Com relação a Red Bull, creio que a FIA pegou os caras com alguma irregularidade e isso, somado a saída do Newey e outras lideranças técnicas deu esse resultado aí.
E a Band…já deu. Com exessão dos repórteres de pista, a equipe no estúdio é muito ruim. Só falam groselha e parecem não assistirem a corrida com atenção. Já vi gente na internet a pedir a CazéTV para transmitir a F1….mas sinceramente, se não aguento os caras da Band a falar besterira durante a transmissão, imagina um canal que ficou conhecido por fazer uma “transmissão mais leve, na zoeira” de partidas de futebol. Não dá. Tudo indica que a Globo volta a transmitir a categoria no próximo ano. Se souberem colocar na narração uma equipe voltada exclusiva para automobilismo e não narrador de futebol, já é um ganho.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Leandro Pereira
14 dias atrás

Concordo 100%. Tem coisa aí. E se tem coisa aí, não vão falar nunca porque essa coisa já estava no carro há muito tempo e colocaria em duvida outros campeonatos vencidos por esses carros irregulares. Então vai ser igual aquela Ferrari de 2019…..

Carlos Pereira
Carlos Pereira
15 dias atrás

Corridão. Ou corridaço ? Só sei que foi ótima. Muito boa a atuação da Ferrari, especialmente com Charlinho. Monza é uma daquelas pistas que ainda oferecem boas provas, ao contrário da próxima. Piastri também atuou lindamente. Essa temporada está ótima.

José Soares
José Soares
15 dias atrás

Flávio, sua narrativa/texto são tão boas quanto a corrida! Que prazer ler seus textos!
Que Deus (ou no que vc acreditar) te abençoe sempre!

Marcus
Marcus
15 dias atrás

O próximo grande nome da F1 não é Norris. É Piastri.

Danilo
Danilo
Reply to  Marcus
14 dias atrás

Marcus, acompanhando as caras e declarações dos pilotos no pós corrida eu fiquei com a forte impressão que o Piastri no modo mineiro vai jantar o Norris.

Marcus
Marcus
Reply to  Danilo
14 dias atrás

Também acredito nisso.

Valmir Passos
Valmir Passos
15 dias atrás

Grande corrida, e uma supresa e tanto ver a Ferrari vencer. E o Max está certo. Ou muda tudo, ou já era tudo. E acho que não vai dar. Os caras se perderam completamente. Newey está lá, mas não está ao mesmo tempo. Então, aguentem as consequências. Jos (falastrão) Verstappen tinha razão. Ia implodir e implodiu.

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
15 dias atrás

E a McLaren doou mais 3 pontos para Verstappen. O holandês agradece.

#DezPontosGrátis

O crítico
O crítico
Reply to  Alfredo Ramos
14 dias atrás

Realmente, é inexplicável, beirando o inacreditável, o comportamento da equipe em relação a Lando. Parecem não querer que ele ganhe o mundial de pilotos. Fico a me perguntar o porquê. Estranho se contentar só com o mundial por equipes.

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  O crítico
13 dias atrás

Existe a hipótese de estarem tão confiantes no título, devido ao excelente desempenho carro/piloto, que não se importam com a perda de alguns pontos aqui e ali.
E eu continuo torcendo, desta vez, para que a diferença final fique menor que 10 pontos a favor do Herdeiro de Senna.

Tales Bonato
Tales Bonato
15 dias atrás

Piastri é técnico, frio e muito centrado. E está claro que ele leva bem a sério aquela regra clássica: “O primeiro que precisa ser vencido é o companheiro de equipe”. Para o desespero do Norris.

O crítico
O crítico
Reply to  Tales Bonato
14 dias atrás

E para deleite do adversário dele (Norris) na disputa pelo título.

Daniel Pires
Daniel Pires
15 dias atrás

McLaren aparentemente tem zero preocupação com o campeonato de pilotos… hoje deu várias demonstrações.

E o Piastri é um filhote de Raikkonen. Beirando a apatia, e uma gangorra bizarra. Vai de morto nas calças a leão de uma corrida pra outra. Igual a Kimi

Fernando Bonato
Fernando Bonato
15 dias atrás

Norris pode até ser um dia campeão, mas agora não está maduro suficiente. Foi apático e perdeu chance de ouro pra descontar.
Ultima volta e fez melhor tempo?! Tivesse andado desta forma antes, pelo menos chegaria no Piastri e forçaria uma troca. Segunda posição da mais pontos que volta mais rápida

Klaus
Klaus
15 dias atrás

É impressão minha, ou o carro da Red Bull não aceita o calor ambiente e da pista? Foi só as temperaturas subirem e o carro come pneus igual a um glutão no banquete.

Marcos Sousa
Marcos Sousa
15 dias atrás

Leclerc! Esse sabe poupar pneu 😃

Victor
Victor
15 dias atrás

Norris nunca será campeão desse jeito

Diogo
Diogo
Reply to  Victor
14 dias atrás

Depois desse e outros comentários e de ponderar um pouco, estou pronto a concordar.

Paulo F.
Paulo F.
15 dias atrás

Piloto Brasileiro na F1? ( Também conhecido como piloto de pais periférico).
Vai ser difícil.
Uee, Max em 6º e Perez em 8º; não vai aparecer nenhum iluminado querendo a cabeça do mexicano em uma bandeja de prata?
Deve ser fantástico vencer em Monza, ainda mais em uma Ferrari. Se for italiano ou oriundi melhor ainda.

Igor
Igor
15 dias atrás

Quem dará o título ao Max será a McLaren.

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  Igor
14 dias atrás

Mais 3 pontinhos e a soma já chega a 10.

Emerson Mossolin
Emerson Mossolin
15 dias atrás

Admiro muito a forma de dirigir de Max, sem cometer erros e colocando o carro sempre em primeiro (bom, quando este possuía o mérito de ser o melhor)… mas confesso que assistir um campeonato em que não sabemos quem vai vencê-lo está bem mais interessante. Era o “combustível” que faltava para esta parte final de 2024.

Renato
Renato
15 dias atrás

Sempre ouvi dizer que a Ferrari ganhava super poderes quando corria em Monza, e nesse domingo, foi exatamente o que vimos. Acho que nem mesmo Leclerc acreditava que venceria hoje. E de fato, ele não venceria, se Norris não tivesse errado de novo. Desse jeito, fica fácil demais para o Verstappen. Norris conseguiu descontar pontos do holandês, mas com esse 3º lugar, mais o pontinho extra da volta mais rápida, ele só tirou os mesmos oito pontos que ele tiraria caso tivesse terminado em primeiro e feito a volta rápida e Verstappen ficasse em segundo.

Acho que o título de pilotos já é de Verstappen, com Norris e McLaren errando do jeito que tão, o holandês nem precisa mais vencer, quanto mais aparecer no pódio. E se a McLaren continuar sendo superior, no ano que vem, o candidato a título e provável favorito será Oscar Piastri, não Norris. Apesar de ter ficado atrás de Leclerc nas duas últimas corridas, o australiano demonstrou habilidade e velocidade, quando ficar mais maduro, vai dar trabalho para esses jovens da geração 1995-1999.

Sobre Magnussen, acho que a Haas deveria aproveitar essa suspensão para despachar de vez esse dinamarquês. Ele já deu o que tinha que dar, vai acabar atrapalhando a Haas na briga com a turma do fundão, já que para eles, qualquer pontinho conquistado faz a diferença. E Bearman teve sorte de estrear numa Ferrari que vinha bem, eu realmente gostaria de ver como ele se sai em uma Haas, se ele superar Hulkenberg, será a prova de que o britânico está mesmo pronto para a F1.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
15 dias atrás

Antes eu achava Piastri meio estranho…ele fazia sempre uma segunda metade de GP bem abaixo da primeira. Parecia não ter físico. Melhorou um bocado e é concentrado. Agora acho Norris estranho. Não sei se alguém disse e ele acreditou que ele é o melhor piloto do grid. O que eu achava ele de simpático e engraçado, hoje acho ele de grosseiro, mal educado, azedo, meio destemperado com tudo. Sei lá se é reflexo dessa nova geração que tem a internet como formadora de opinião e usa-la como base

Neto
Neto
Reply to  Marcos Bassi
15 dias atrás

Concordo plenamente, Norris mostrou seu lado mimado e de pouco espírito de equipe. Já dava, antes, alguns sinais de insolência, desde quando era companheiro de Ricciardo, mas agora, na pressão, tá se revelando ainda mais egocêntrico.

Vitor Rodrigues
Vitor Rodrigues
Reply to  Marcos Bassi
15 dias atrás

Norris é um bom piloto sem aquele algo a mais”dos campeões. Piastri ainda é inconstante, mas mostra mais “sangue nos olhos”.

Wbj
Wbj
Reply to  Marcos Bassi
14 dias atrás

Mandou muito bem

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Marcos Bassi
14 dias atrás

Não é necessário ser o melhor piloto do grid tanto para ganhar corridas como para ser campeão.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
Reply to  Paulo F.
14 dias atrás

Concordo. A F1 tem alguns exemplos disso. Mas se considerarmos que, todos já consideravam a McLaren melhor, mas mesmo assim Max tirou leite de pedra até a Espanha, e de lá pra cá foram 6 provas e Norris terminou 4 atrás de Piastri…ganhou uma e ok…e na outra que ele terminou na frente de Piastri, ele deixou Max terminar a sua frente, quando Hamilton venceu…tenho que supor que ele precisa ser mais consistente….no momento, ele cria a chance de ser campeão não por ele…mas porque a Red Bull desandou…