NO BAKU NADA? (2)

Leclerc: quarta pole seguida no Azerbaijão

SÃO PAULO (Landinho, Landinho…) – Charles Leclerc está com tudo e não está prosa! Que delícia de frase extirpada dos porões empoeirados da minha memória literária e da música do Chacrinha! E que frase de merda!

Vou começar de novo.

Charles Leclerc confirmou a boa fase e menos de duas semanas depois de vencer o GP da Itália, em Monza, conquistou a pole-position para o GP do Azerbaijão, 17ª etapa do campeonato. Oscar Piastri, da McLaren, larga ao seu lado na primeira fila, com Carlos Sainz (Ferrari) e Sergio Pérez (Red Bull) na segunda. Os dois pilotos que lutam pelo título mundial da temporada estiveram longe do protagonismo no sábado quente de Baku. Max Verstappen (Red Bull), o líder, larga em sexto. Lando Norris (McLaren), o vice, em 16º.

Ficou melhor, mas sem graça. Vou fazer de novo.

Charles Leclerc enrabou todo mundo e fez a pole em Baku. Depois de ganhar em Monza, colocou a Ferrari na frente de novo. É sua terceira pole no ano, 26ª na carreira. E a quarta seguida no Azerbaijão, embora nunca tenha vencido essa corrida. Entre os dois que lutam pelo título mundial, Verstappen foi menos ruim: sexto no grid para o líder do campeonato, medíocre. Norris, vice-líder, conseguiu ser ainda pior. Com atuação patética, empacou no Q1 e larga em 16º, um vexame desgraçado. Colocou a culpa em bandeiras amarelas e saiu do autódromo resmungando contra o destino.

Pronto, vale essa.

Vale essa e resume bem o dia em Baku. A Ferrari vem tendo um ano de altos e baixos, mais baixos do que altos, e neste momento está no topo da montanha-russa. Venceu em casa há menos de duas semanas, uma surpresa, e hoje desbancou equipes que teoricamente estariam mais próximas da ponta, como McLaren, Red Bull e até Mercedes. Mas a McLaren, que fizera três das últimas quatro poles da temporada, espanou a porca já na sexta-feira. Ontem, lembrem-se, Norris ficou em 17º e mesmo dando a impressão de que estava escondendo o jogo foi de sua boca que saiu o vaticínio: “Nosso carro não é bom em todo tipo de pista como dizem por aí”, falou, com uma nuvem negra cheia de raios estacionada sobre sua cabeça.

Muito desanimado, o moço. Desse jeito não vai ser campeão nunca. OK, pode até não ser excepcional em todas as pistas, mas olha lá para o Piastri, meu filho! Larga em segundo. Não seria bom, diante das dificuldades da Red Bull nesta reta final de competição? Era uma chance de reduzir ainda mais a diferença nos pontos. Dançou. Mesmo em sexto, com um carro ainda complicado, Max vai ampliar sua vantagem. Só por milagre Norris, largando lá atrás, chega na frente do holandês. Que não é bobo e vai jogar com o regulamento debaixo do braço. Qualquer um faria isso.

É claro que é nos dois que estaremos de olho amanhã, embora nenhum deles vá ganhar a corrida. Mas alguém vai, e por isso essa prova deve ser boa, porque não tem favoritos. Explico adiante. Bem adiante, no final do texto. Mas agora vamos a um breve relado da classificação, para entender como é que se formou este grid azeri — gentílico refinadíssimo, diga-se.

Começou o Q1 e a Mercedes, curiosamente foi para a pista com pneus médios. Um risco. A 7min do final, Russell estava na zona da degola. Quem andava bem era Colapinto. O argentino chegou a liderar a tabela de tempos por alguns segundos e depois, na sua segunda volta rápida, se colocou em terceiro a 0s109 de Pérez, o primeiro colocado – o mexicano acabaria sendo superado no fim por Leclerc & outros. Nos últimos segundos da primeira parte da classificação, a Williams saltou de novo, com Albon em segundo e Colapinto em oitavo. Realmente impressionante.

A ideia de jerico da Mercedes, claro, foi deixada de lado. Jorginho e Hamilton trocaram os pneus médios por macios e se garantiram entre os 15 primeiros. Os tempos começaram a cair drasticamente e ao final do segmento, a surpresa: Norris eliminado, com o 17º tempo (larga em 16º pela desclassificação de Gasly, explicada abaixo). O inglês da McLaren cometeu um erro em sua última volta rápida e o resultado foi uma catástrofe para suas ambições de título. Entrevistado pela repórter Mariana Becker no chiqueirinho da zona mista, foi monossilábico. “Bandeiras amarelas”, grunhiu. Com ele ficaram fora do Q2 Ricciardo, Bottas, Zhou e Ocon.

Na frente, Leclerc fez 1min42s775 e foi o mais rápido, seguido por Albon, Piastri, Gasly, Hamilton e Verstappen nas seis primeiras posições. O quase estreante Oliver Bearman, que tinha batido de leve no último treino livre, avançou em 14º com a Haas. Também ganhou uma posição no grid pelo problema com Gasly. Um bom resultado, assim como o de Colapinto. A molecada mandou bem.

Sainz e Leclerc: Ferrari com boas chances de vitória

A Red Bull deu algum sinal de vida no início do Q2. Verstappen e Pérez cravaram 1-2 na primeira saída dos boxes, com 1min42s042 para o holandês. Leclerc se colocou entre os dois só nos últimos instantes. A Williams seguia surpreendendo, especialmente com o hermanito Colapinto, que terminou em sexto. Ao final, Verstappen, Leclerc, Pérez, Russell, Alonso, Colapinto, Sainz, Piastri, Hamilton e Albon passaram. Bearman, Tsunoda, Gasly, Hülkenberg e Stroll ficaram para trás.

Colapinto em sexto. Nunca tinha andado nessa pista, o rapaz. Um desempenho que chama a atenção. E Bearman, embora não tenha avançado ao Q3, larga na frente do veterano companheiro de equipe. Também é digno de nota. A molecada está mandando bem mesmo.

Com Norris fora da briga desde o Q1, fiquei com a impressão de que Verstappen deu uma acalmada. Ele tinha começado a classificação praguejando contra o carro. “Estou em lugar nenhum!”, disse, expressão que, a partir do original em inglês, poderia ser traduzida como “tô fodido com essa merda!”. O que era esperado. Baku e Singapura, escrevi aqui depois do GP da Itália, seriam sessões de testes de luxo para a Red Bull se aprumar a partir de Austin. E tem sido assim. Mas, questões técnicas à parte, as coisas começaram a melhorar para o líder do campeonato com a debacle do #4 da McLaren hoje.

P1 no grid em Baku: nas três anteriores, Charlinho não venceu

Assim, foi com algum conformismo que Max encarou o sexto lugar provisório na primeira saída dos boxes no Q3. A temperatura tinha caído um pouco, com as nuvens expulsando o sol forte. No asfalto, foi de 38°C no início da classificação para 34°C. A Ferrari largou bem e fez os dois melhores tempos logo de cara, com Leclerc entrando na casa de 1min41s610. O momento Trapalhões aconteceu quando Albon saía dos boxes para sua segunda volta rápida. A Williams esqueceu o ventilador que fica acoplado na entrada de ar sobre a cabeça do piloto, cheia de gelo seco. O tailandês, na saída do pitlane, percebeu, conseguiu tirar o aparato do cocuruto e entregou a gigantesca peça a um fiscal. No momento em que escrevo, a FIA analisa se punirá o piloto por ter sido liberado da garagem em situação de risco. Faz algum sentido – aquilo podia cair na pista. Mas ele conseguiu tirar, não caiu no meio da pista, todos se salvaram podiam pegar leve… Tomara que seja apenas uma multa.

Leclerc voltou a virar muitíssimo bem na sua segunda volta rápida, cravando 1min41s365. Um tempo imbatível. Piastri foi o segundo a distantes 0s321 dele. O equilíbrio que vinha sendo registrado nos treinos livres, com menos de 1s separando os mais rápidos, desapareceu nas mãos e pés do monegasco. Sainz larga em terceiro, com Pérez em quarto. É a primeira vez no ano que o mexicano larga na frente de Verstappen. Russell foi o quinto. Max, embora tenha melhorado um pouquinho na sua segunda volta, terminou em sexto. A diferença dele para a pole foi de intransponíveis 0s658. Hamilton, Alonso, Colapinto e Albon fecharam o grupo dos dez primeiros. É a primeira vez que a Argentina tem um piloto entre os dez primeiros no grid desde o GP do Brasil de 1982 — Carlos Reutemann largou em sexto, com a mesma Williams.

Os tempos em Baku: Leclerc desequilibrou

Gasly perdeu seu razoável 13º lugar ao ser detectada uma irregularidade no fluxo de combustível para o motor e larga em último. Todos atrás dele sobem uma posição. Inclusive Norris que, reforçando, parte em 16º. Não há favoritos para a corrida de amanhã. Leclerc não conseguiu grande coisa a partir da pole nos últimos três anos em Baku: foi quarto em 2021, quebrou em 2022 e terminou em terceiro no ano passado. Piastri pode pensar em vitória, já que não precisará se preocupar em ajudar Norris e tem carro para ganhar. Não se deve descartar totalmente Pérez, duas vezes vencedor no Azerbaijão. A Mercedes parece um pouco distante, mas vai que…

Verstappen? Como já dito, não é besta. Vai perguntar a cada cinco minutos onde está Norris. Terminando na frente dele, volta para casa contente. Com um detalhe nada irrelevante: se Leclerc vencer, o que é plenamente possível, e Landinho não pontuar, idem, o campeonato terá um novo vice-líder. O ferrarista tem 217 pontos e pode ir a 242. Norris tem 241.

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Marcio
Marcio
21 dias atrás

A média de pontos que o Norris precisa tirar por prova só está aumentando.

Max já está acostumando ficar fora do pódio. O Norris, se quiser ser campeão, precisa vencer corridas. E pra vencer corridas, não se pode errar.

J.R.Duran
J.R.Duran
22 dias atrás

Fucking brilliant aperture Mr. Gomes, fucking brilliant!

lagerbeer
lagerbeer
22 dias atrás

Norris sob pressão mostrando a todos do que ele é feito … e Piastri mostrando como se faz direito …

Danilo
Danilo
22 dias atrás

Há uma comparação do Norris com o Mansell, mas acho q ele terá uma carreira mais parecida com o Riccardo, não necessariamente idêntica pulando de galho em galho, mas na questão de ser promissor e não conseguir se firmar.

Marcus
Marcus
Reply to  Danilo
21 dias atrás

Norris não tem 1/100 da gana que o Mansell tinha.

Danilo
Danilo
22 dias atrás

Após as últimas corridas eu estava com a impressão de que o Piastri iria engolir o Norris a partir de 2025, pelo visto me enganei… começo a pensar que o Norris em vez de pensar na chance de ser campeão deve mudar a sua atenção para o companheiro de equipe…
Que grata surpresa o Colapinto, será que a Willians se arrepende de ter perdido tempo com o Sargeant mesmo q fosse fazendo média com a Liberty e o mercado norte-americano? E por falar em Colapinto, acho q o exemplo deveria ser levado muito em consideração pela Audi e nem se trata de torcida pacheca, se for o Bortoleto ótimo, mas a questão é investir, ou perder tempo, com um Bottas, que já sabemos o resultado, ou botar um novato promissor q pode ser péssimo, mas tbem pode dar um caldo bom. Uma das minhas verdades universais é q a recompensa é proporcional aos riscos assumidos.

Renato
Renato
22 dias atrás

Definitivamente, o calcanhar de Aquiles do Lando Norris é a mente dele. Vimos com Verstappen que o piloto que disputa título da F1 pela primeira vez sente uma pressão absurda, mas ao contrário do holandês, Lando não está conseguindo lidar muito bem com ela. O britânico vai precisar de muita sorte para conseguir terminar à frente de Verstappen, de preferência, nos pontos.
Colapinto foi uma grata surpresa, ele é a prova de que a Williams desperdiçou tempo demais com Sargeant. Será que se o argentino já tivesse sido promovido no começo do ano, Albon teria essa moral toda? A primeira derrota pro companheiro de equipe veio hoje, mas ainda é cedo para saber se é a primeira de muitas. O fato é que Albon terá uma vida ainda mais difícil com Sainz do outro lado da garagem da Williams.
Falam muito do Bottas estar fazendo hora extra na F1, mas na minha opinião, Hulkenberg é outro que já deu o que tinha que dar. Essa derrota pro Bearman, que está em 15º na F2, caiu de paraquedas na Haas do Magnussen e mal conhece um F1, é difícil de engolir. E o que eu mais achei interessante no Bearman é que ele ficou irritado com seu tempo, porque ele sentiu que poderia ter feito mais… Já gostei do espírito desse garoto, acho que no ano que vem, a Haas vai dar uma melhorada boa com ele e Ocon como pilotos, e se esse britânico for bem, a Ferrari logo irá promovê-lo, porque eu acho muito difícil o Hamilton ir além de 2026 na F1.
Leclerc foi muito bem de novo, se não acontecer nada de muito estranho, ele pode vencer a corrida. Mas sabemos que Baku é uma caixinha de surpresas, e com tantos pilotos andando no limite, as chances de safety car são muito altas. É por essas e outras que eu acho que Verstappen tem boas chances de vencer. Só precisa de um safety car na hora certa, para dar o famoso pulo do gato e saltar na frente. E se Perez estiver lá na ponta, melhor ainda pro holandês, que nem vai precisar pedir passagem, já que essa será a sua melhor chance de quebrar seu jejum de vitórias e deixar o título encaminhado.

Danilo
Danilo
Reply to  Renato
22 dias atrás

Concordo muito com a sua opinião sobre Norris, Hulk e Bottas. Ainda sobre o Norris inegavelmente é rápido, porém tenho a impressão q falta muitas coisas para ele se colocar como futuro campeão e não estamos falando de um novato, ele já tem uma boa rodagem na F1. Creio q a aposentadoria do Hamilton depende da competitividade do carro q a Ferrari entregará para ele e tbem acho q o cabra de Maranello que não concordou com as exigências do Newey irá se arrepender amargamente da decisão.

Wbj
Wbj
22 dias atrás

Norris é um Mansell piorado. Sem carisma, reclamao, chato, muito veloz, às vezes ate mesmo infantil como o Nigel mas que nao sabe, ao contrario do Leao, o que fazer com um carro dominante em maos.

Danilo
Danilo
Reply to  Wbj
22 dias atrás

Acho q ele tem carisma, é veloz, porém não tem o ímpeto do Mansel e não será campeão.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
22 dias atrás

Acho que tava todo mundo esperando essa corrida pra soltar esse Colapinto no Baku. Já nem sei o que pensar da F1 nesse momento. Alguém disse outro dia que não se torna campeão sendo bonzinho. Leclerc e Norris. Um é um gentleman que se auto flagela nos menores erros. O outro um cavalo véio que anda dando coices em todo mundo. Como sempre sou atrasado e dou opiniões estapafúrdias…e vou mudando elas. Achava que Leclerc não tinha a tal aura de campeão. Mas me pego pensando se ele estivesse na McLaren se as chances não seriam maiores. E se Norris venceria na Itália de Ferrari. Acho que a nova geração vem mais forte.

Danilo
Danilo
Reply to  Marcos Bassi
22 dias atrás

É uma virtude mudar de opinião, até pq o mundo gira, como dizia Raul, “não pare na pista….” pobre de quem morre abraçado a opiniões, conceitos e paixões.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
Reply to  Danilo
22 dias atrás

“eu vou desdizer tudo aquilo que eu lhe disse antes”

Carlos
Carlos
22 dias atrás

Ainda acho que Norris chega à frente de Versappen. A longa reta de Baku vai ajudar muito Norris a recuperar terreno. No TL2, o inglês ficou na rabeira pois usou médios, enquanto os demais foram de médios. No TL3, voltou ao desempenho normal. De qualquer forma, essa classificação ruim não veio em boa hora.

A corrida chave para o campeonato de pilotos será realmente Singapura, onde a RedBull não conseguiu andar bem nem mesmo no ano mágico de 2023, quando o holandês conseguiu salvar um 5o. lugar, com a ajuda da batida de Russel. Mantendo os desempenhos recentes, as chances são grandes de Verstappen chegar em 7o. Resta a Norris mostrar serviço e descontar até 20 pontos em Marina Bay. Se não acontecer isso, a regularidade de Verstappen vai lhe garantir seu 4o. título mundial.

Eder Félix
Eder Félix
22 dias atrás

Pessoal andou falando tanto da ajuda que a MacLaren não impôs do Piastri pro Norris, só esqueceram da ajuda que o Norris tem que dar pro Norris.

Afonso Gentil
Afonso Gentil
22 dias atrás

Norris infelizmente parece que não tem o que precisa para ser um campeão mundial, acaba errando em momentos críticos e está a cada corrida que passa perdendo pontos por conta disso.

Pelo que estou vendo, nesse ritmo o Piastri termina na frente dele no campeonato e quem diria agora o Leclerc também pode ficar em 2º e quem sabe ameaçar também o Max?

Não é o que eu acho que vai acontecer, o Max vai fazer o que sabe garantindo pontos em todas as etapas para ser campeão.

Valeu Flávio, aguardando a live (sempre vejo mas depois de gravada) e o livro! Um grande abraço

Maurício
Maurício
22 dias atrás

O erro do Norris parece de quem estava andando no limite. Agora, convenhamos, alguém que tem um carro muito acima daqueles que de fato precisam lutar para passar para o Q2, precisa andar no limite no Q1?
Só tem uma explicação: Piastri.

Last edited 22 dias atrás by Maurício
Marcio
Marcio
22 dias atrás

Colapinto no Baku foi no capricho

Maurício
Maurício
22 dias atrás

Foi um show Colapinto em Baku!!!

Romero
Romero
22 dias atrás

Fiquei surpreso com essa de Leclerc conseguir a vice liderança caso vença e Norris não pontue. No Q 1 quando ele ficou nessa ridícula colocação, respo deu secamente a Mariana e ficou bicudo, falei: perdeu a chance de brigar pelo campeonato. E também uso esse espaço para reclamar da gritaria, empolgação do narrador da corrida de F2 . Meu Deus que coisa chata. Rogo que na Globo a narração seja mais técnica e não ufanesca. O come tarista tb é muito empolgado. Na torcida

Edson
Edson
22 dias atrás

Colapinto chegou arrebentando kkkkk

Victor
Victor
22 dias atrás

Mto fraquinho o Norris. Por isso a McLaren demorou tanto pra priorizar

Pedro
Pedro
23 dias atrás

flavio, o gentílico não seria “azeri”, em vez de “azari”?

Megas Alexandros
Megas Alexandros
23 dias atrás

Colapinto mandou bem mesmo, já que o Albon fez bons trabalhos (veremos o real nível dele no ano que vem contra Sainz). Agora, analisando a carreira do companheiro de equipe alemão, o Bearman se tiver alguma ambição o mínimo que deve fazer é ter uma disputa interna equilibrada.

Na Formula 2, quem vem surpreendendo demais nas últimas corridas é o paraguaio Joshua Dürksen. Equipe ruim, ascenção meteórica. Venceu uma corrida rápida, é verdade, mas tem ido bem nas principais. Aguardemos amanhã…

Barreto
Barreto
23 dias atrás

Já venho falando tem um tempinho que vale mais a pena colocar um cara novo com sangue nos olhos do que manter uns aposentados teimosos. Não precisa ser brazuca necessariamente.

Wbj
Wbj
Reply to  Barreto
22 dias atrás

Disse tudo

Danilo
Danilo
Reply to  Barreto
22 dias atrás

Na mosca…

Marcus
Marcus
23 dias atrás

Colapinto mandando bem é péssima notícia para quem ainda espera por “nosso Bortô” no grid.

Last edited 23 dias atrás by Marcus
Paulo Mendes
Paulo Mendes
Reply to  Marcus
22 dias atrás

Esse argentino, Colapinto é muito bom. O futuro chegou
É melhor que o Senna , Hamilton e Verstapem. Vai ser multi campeão

Marcus
Marcus
Reply to  Paulo Mendes
22 dias atrás

Pacheco detectado.

Danilo
Danilo
Reply to  Paulo Mendes
22 dias atrás

Hj é só um argentino contra o mundo, mas quem sabe daqui uns 15 anos ele realmente não seja maior q os pilotos q vc mencionou.

Edson
Edson
23 dias atrás

Quando a Mclaren enfim resolve priorizar o Norris, ele vai e fica em 17 no grid, enfim, isso é automobilismo, merdas acontecem, é por isso que não se pode desperdiçar uma oportunidade, a Mclaren deveria ter feito o Norris ganhar quando teve chance…. essa seria a corrida para trabalharem pelo Piastri.
Os moleques foram muito bem, colapinto mostrando que o Albon não é essa Coca cola toda, só teve sorte de ter companheiros horríveis nesses anos. Isso só mostra que as equipes já deveriam ter dado chance para os novos pilotos antes.
Verstapen tem tudo para aumentar a vantagem na liderança, só precisa tomar cuidado com o Russell do lado dele, que ele não tem nada a perder… ia ser legal um enrosco logo na largada.

Danilo
Danilo
Reply to  Edson
22 dias atrás

Eu concordo que a Mclaren deveria ter priorizado antes e nem digo apenas sobre os 7 ou 9 pontos… Em Monza se já houvesse esse privilégio e ele terminasse a primeira volta em primeiro, creio q eles não perderiam para a Ferrari. Ainda assim não acho q o Norris tem os predicados para um futuro campeão.

Ricardo
Ricardo
23 dias atrás

Esse Colapinto vai aparecer cotado na Sauber logo, logo.

Thiago
Thiago
Reply to  Ricardo
22 dias atrás

Difícil. Ele é da academia da Williams.

Renato
Renato
Reply to  Ricardo
22 dias atrás

Pode até aparecer, mas acho meio difícil ele ir para lá, a concorrência é alta demais, além de Zhou e Bottas, a Sauber ainda tem a imprensa alemã pressionando por Mick Schumacher ou pela desaposentadoria de Vettel, tem também a imprensa europeia pressionando pela promoção do junior da Sauber Theo Pourchaire, fora a possibilidade do Wheatley querer pegar o Lawson emprestado, caso ele não seja aproveitado pela Racing Bulls, e ainda temos Bortoleto correndo por fora. Mas creio que Colapinto está deixando um bom cartão de visitas pra Williams. E a dupla Sainz/Albon não deve durar muito tempo, um dos dois vai acabar na Red Bull em 2026, e a vaga que sobrar vai cair na mão desse argentino.

Last edited 22 dias atrás by Renato