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Romis Carmo e o desenho do carro: harpia penetrante

SÃO PAULO (olha…) – Às vezes me faltam as palavras. Em outras, sobram-mas. Será o caso hoje.

Recebo com regularidade press-releases de uma certa Lecar. Resumidamente, trata-se de empresa fundada por um sujeito que gosta de ser chamado de “Elon Musk brasileiro”. Pretendia fazer um carro elétrico nacional. Nosso Tesla verde-amarelo. Esse era o objetivo declarado e assumido quando comecei a receber os e-mails destinados a jornalistas do setor — sou um deles, ao que parece. O cidadão, Flavio Figueiredo Assis, prometia uma fábrica em Caxias do Sul. Não havia terreno nem prédio. Mas o carro seria fabricado lá, sem dúvida nenhuma. E começaria a sê-lo em dezembro. Sim, dezembro, daqui a dois meses.

Mas aí algo não deu certo na Serra Gaúcha e o elemento mudou os planos. (Uso “elemento” sem nenhuma conotação policial, apenas o faço para não repetir palavras. Burilo muito meus textos.) A fábrica foi para o Espírito Santo. Ou deve ir, porque da mesma forma ainda não existe. O carro deixou de ser elétrico para ser híbrido. Agora vai.

O protótipo, uma coisa tosca que eu mesmo já tinha visto em fotos de releases que recebera, vejam só, em março, andou aparecendo em postagens curiosamente sincronizadas no Instagram há um mês, mais ou menos. “Flagrado o protótipo do carro elétrico nacional!”, diziam as legendas. Oh, que flagra!, espantei-me. Quase todos os perfis publicaram a mesma coisa no mesmo dia, fotos feitas numa garagem de algum prédio comercial em Barueri. Oh, que furo de reportagem!, espantei-me novamente. Alguns desses destemidos descobridores de segredos da indústria automobilística fizeram até vídeos celebrando o mistério desvendado. Oh, que esforço hercúleo pela informação!, admirei-me.

É assim que funcionam as coisas hoje.

O protótipo tosco: sem pinças de freio

Na mesma época do protótipo “flagrado”, essa coisa aí em cima cujos discos de freio não tinham pinças, como muitos perceberam, a empresa veio a público para dizer que o carro seria bem diferente. E fez circular o desenho do automóvel que, segundo o texto, será fabricado à razão de 120 mil unidades por ano a partir de 2026. A fábrica ainda não existe, reforço.

O tal Lecar Model 459 Híbrido, este é o nome do automóvel, pode ser “reservado” aqui, por módicos R$ 1.300,00 — cuidado, o site costuma travar o computador; aconteceu em duas máquinas minhas. Nos comentários dos vídeos e fotos do Instagram, uma legião de patriotas festeja o empreendedor e seu empreendimento. Colocam bandeirinhas do Brasil ao lado de suas manifestações. Imagino-os entoando o Hino Nacional batendo continência diante de um pneu. Afinal, é o “Elon Musk brasileiro”, alguém que deve ser exaltado. Praise be.

Aí recebo hoje um novo press-release descrevendo o desenho atualizado do Model 459. O design, segundo o texto, foi desenvolvido por Romis Carmo, “profissional com mais de 20 anos de experiência neste mercado”. Qual mercado?, perguntei-me. “Velhos amigos”, segue o texto distribuído à imprensa, “Carmo já conhecia o fundador da montadora, Flavio Figueiredo Assis, desde a época em que este tinha sua antiga empresa de cartão de crédito. Na ocasião, o designer foi o responsável por estruturar o projeto, branding e posicionamento da marca. Anos depois, com a criação da Lecar, também foi convidado a fazer parte desta história”, diz o release.

Portanto, o moço com 20 anos de experiência “neste mercado” trabalhou para uma empresa de cartão de crédito — na verdade, cartões de alimentação que fizeram a fortuna do “Elon Musk brasileiro”. O mercado, pelo que entendi, era esse. O texto segue tentando explicar como um designer de cartão de crédito foi o escolhido para projetar um automóvel. E informa que “foi preciso mergulhar fundo nas referências nacionais já construídas sobre o design automotivo brasileiro”. E acrescenta: “Grandes nomes como o Chevrolet Opala, projetado por brasileiros, e o Volkswagen SP2, um ícone dos esportivos, chegaram a marcar história, mas, há mais de duas décadas que não tínhamos um carro inteiramente desenhado e fabricado no país – vazio que o 459 Híbrido busca preencher”. Mantive a construção original, não me xinguem por vírgulas eventualmente mal distribuídas. Uma observação pertinente: o Opala não foi projetado por brasileiros. Deriva do Opel Rekord C alemão.

Mas aí vem o melhor de tudo. O que teria inspirado o desenho do Lecar 459?

Eu não seria capaz de imaginar nada parecido. Por isso, nas caixinhas abaixo, vos ofereço trechos integrais dessa incrível peça de divulgação. Os destaques em negrito são de minha escolha. E, de novo, mantive o texto original. Não me acusem de mau uso de formas verbais. Vamos lá:

O objetivo era claro: devolver o orgulho de ter um carro pensado para os brasileiros e por brasileiros. Diante disso, desde o princípio, Castro ressalta que seu propósito não era apenas criar um veículo funcional, mas algo que transmitisse a essência do nosso país em cada detalhe – e a maior inspiração para essa essência veio da Amazônia, o pulmão do mundo. Sua vasta biodiversidade inspirou o design do Lecar 459 Híbrido, o qual une beleza, design e a responsabilidade de preservar o meio ambiente.

Dentre suas características únicas, as curvas do modelo são suaves e contínuas, inspiradas nos rios sinuosos da Amazônia, garantindo fluidez em uma estética natural e prezando pela eficiência aerodinâmica. “Esse design evoca o fluxo das águas, tornando o carro não apenas um meio de transporte, mas uma extensão das formas da nossa paisagem”, ressalta.

Seus faróis também foram inspirados nesta fauna brasileira, refletindo a postura vigilante e agressiva de um animal que é a cara do nosso país: a onça-pintada, um dos predadores mais fortes da Amazônia. “Assim como a onça, o 459 Híbrido apresenta um olhar afiado e decidido. Já as lanternas traseiras remetem aos olhos atentos da harpia, a poderosa ave de rapina conhecida por sua visão penetrante. Esses detalhes conferem ao carro uma personalidade forte, que atrai olhares e impõe personalidade”, complementa.

As mesmas características foram transportadas à parte frontal do veículo, com um capô alongado e linhas fortes que sugerem prontidão para a ação, evocando a energia e a destreza desse predador. Isso, junto à agilidade e leveza da harpia, transformam as linhas aerodinâmicas do carro, de forma que pareça estar em constante movimento, mesmo quando parado, otimizando o desempenho híbrido com uma combinação de velocidade e eficiência.

Biodiversidade, pulmão do mundo, rios sinuosos, fluxo das águas, onça-pintada afiada e decidida, harpia de visão penetrante.

Puta que pariu.

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Rafael
Rafael
3 meses atrás

Aliás, esqueceram que o Fox é brasileiro…

Celio Ferreira
Celio Ferreira
5 meses atrás

Hummmmm….sei não, R$ 1.300,00 , sai daquí , muda pralí , aguardaremos…

Kleber Pratagy
Kleber Pratagy
5 meses atrás

É cômico…ganhei meu dia!!!

Last edited 5 meses atrás by Kleber Pratagy
Nerby
Nerby
5 meses atrás

1. “Elon Musk brasileiro” é piada. Musk tem tantos outros negócios e a Tesla é só mais um;
2. O carro desse cara é feio de dar dó e tem tudo para ser um fracasso de vendas;
3. O Opala não foi projetado por brasileiros. É apenas o Opel Record C com outras frente e traseira e com a adaptação do pesadíssimo motor 4.1.
4. O blogueiro viu foros com a bandeira brasileira e, subliminarmente, politizou o post. Que porre.

Evandro
Evandro
5 meses atrás

Seu texto é tão bom que a última frase eu li sem nem ter chegado nela ainda hahaha

Luciano
Luciano
5 meses atrás

Com tanto bicho, árvore e rio, só faltou dizer que o carro é orgânico…

Barreto
Barreto
Reply to  Luciano
5 meses atrás

E biodegradável.

danir
danir
5 meses atrás

Fico na dúvida quanto ao texto promocional, entre o”puro bullshit ou “poesia moderna”. No final e tudo a mesma coisa.

Luis Felipe
Luis Felipe
5 meses atrás

Brasileiro, como dizia aquela propaganda, é apaixonado por carro.
O Brasil tem um grande parque fabril automotivo, com várias fábricas aqui instaladas e, com este governo, anunciando investimentos bilionários. Isso sem contar com toda uma cadeia de fornecedores, sistemistas e coisarada.
Porém…
Sempre tem um “porém”.
Brasil, inexplicavelmente, não tem uma montadora para chamar de sua.
O que o Brasil tem, na verdade, são multinacionais aqui instaladas, nada contra, é claro, mas que não são daqui.
Sim, sim, teve a Troller, tem a Agrale, mas nunca foram montadoras como uma Fiat ou GM da vida. Vocês entenderam o que eu quero dizer.
Agora surge ( surge? ) a Lecar.
Bem, eu torço pelo projeto, quero que dê certo, que tenha uma concessionária em cada cidade brasileira de médio porte para cima, que dispute mercado e tal. Mas, confesso, ter achado estranho o anúncio ( anúncio? ) inicial que iriam ( iriam? ) fabricar inicialmente na minha cidade, Caxias do Sul. “Onde?”, me perguntei. Será que fariam uma parceria com as empresas locais, como a já citada Agrale? Ou a Marcopolo? Ou mesmo a Randon? Aí, assim como a “notícia” surgiu do nada sumiu do nada. Vai ser mesmo na estado natal do tal Flavio, Espírito Santo. Vai ser? Olhem, sempre desconfio de grandes anúncios, sorrisos de porcelana, cabelinho com gel, pullover nos ombros e sapatênis. E de comparações pouco humildes, como o novo Elon Musk ou novo Henry Ford brasileiro. E, convenhamos, esse Flavio encarna exatamente isso. É um troço, como diria?, meio sem seriedade. Como falei, torço que tenhamos, um dia, uma montadora para chamar de nossa ou vocês acham que lá nos idos dos anos 60 não teve gente que deu risada quando foi fundada a Embraer? Claro que sim. Pesquisem. Imagina, brasileiro fazer avião, que viagem, nunca vai dar certo. Pois é. Aquela conversa. O começo da tal Lecar, admita-se, não foi nada auspicioso, mas quem sabe o tal Flávio consegue reunir uma turma séria, competente, do ramo mesmo, que acredite no projeto. Temos gente de sobra para isso.
Mas será que o próprio Flavio acredita no próprio projeto?
Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.
Se é que vai haver.

Wbj
Wbj
5 meses atrás

Esse estrume de carro é mais feio que bater na mae com cabo de vassoura

Vinicius
Vinicius
5 meses atrás

Nos anos 70, um malandro que trabalhava no mercado financeiro saiu por aí vendendo certificados de ações de uma empresa chamada MERPOSA, que nunca existiu. Ele dizia que a tal MERPOSA era uma companhia que desenvolvia soluções altamente inovadoras e tecnológicas, sem explicar direito o que, para que, como e onde. Investidores acabaram descobrindo que era tudo lorota e o homem foi parar na cadeia.

Perguntado sobre o significado do nome MERPOSA, o bandido, com a maior candura do mundo, respondeu: Merda em Pó S/A.

Pelo jeito, ainda existe gente disposta a fazer negócios com ações da MERPOSA.

Last edited 5 meses atrás by Vinicius
Adriano Silva
Adriano Silva
5 meses atrás

A estória toda exala uma vibe “tigrinho gourmet”.

Patrick
Patrick
5 meses atrás

Parece que nem a placa é de verdade.

jaime
jaime
5 meses atrás

Golpe puro. Só cai quem quer. O carro parece um Sentar antigo tunado.

Fabio M.
Fabio M.
5 meses atrás

“La garantia soy yo!”

Danilo
Danilo
5 meses atrás

Aparecer essas figuras exóticas para ter os seus milésimos de holofotes para saciar os seus sonhos de grandeza e digo isso pensando o melhor do sujeito e não levando em consideração que pode haver algum golpe financeiro aí… nem é o que mais me espanta… absurdo é alguns acreditarem e até sentirem orgulho do grande projeto nacional, sim sempre há os “ingênuos” que acreditam, talvez o golpe está aí.

Tales Bonato
Tales Bonato
5 meses atrás

A aparência do primeiros protótipo diz tudo. Mockup ridículo feito no facão, para iludir investidores trouxas e crédulos de plantão.

paulo maia
paulo maia
5 meses atrás

Muito legal. Parece enchimento de linguiça das redações do “NENEM”. A parte mais interessante pra mim foi “as curvas do modelo são suaves, inspiradas nos rios sinuosos da Amazonia”. Suaves inspiradas em sinuosos?

Byron O'Neill
Byron O'Neill
5 meses atrás

Obrigado! Fazia tempo que não ria tanto!

André
André
5 meses atrás

E pode apostar que muita gente vai cair no aplique.

Ricardo Simonetti
Ricardo Simonetti
5 meses atrás

Emplacado?

Paulo Leite
Paulo Leite
5 meses atrás

Tem mais preciosidades do aprendiz de Rolando Lero, copiado de um grupo dele com 0 seguidores:
💎Tangibilizo ideias através do design ⭐️Há mais de 15 anos perfomando marcas com criatividade. 💛

Carlos
Carlos
5 meses atrás

Porque malandro é malandro, e Mané é Mané…
Na terra de Macunaíma, o
Bezerra da Silva é cada vez mais imortal!

Diego Gomes
Diego Gomes
5 meses atrás

Qualquer semelhança com o ‘visionário empreendedor’ lá de fora que tapeou vários outros ‘geniais’ executivos de montadoras, tão merecedores de seus postos, com a maracutaia do caminhão da Nikola (que pegou carona no herdeiro do apartheid até no nome) não deve ser mera coincidência. Quantos mais ainda pagarão para ver algum desses veículos mirabolantes nas ruas?

https://quatrorodas.abril.com.br/carros-eletricos/acusada-de-fraude-nikola-lanca-caminhao-eletrico-de-1-300-cv-com-a-iveco/

Enrique
Enrique
5 meses atrás

Charlatan ao cuadrado

Marcos Micheletti
Marcos Micheletti
5 meses atrás

Só faltava o ‘empreendedor’ dizer que o carro é uma homenagem ao ‘legado’ de um piloto que ‘alegrava nossas manhãs de domingo’. Mas, nesse caso, ele teria problemas com a família do falecido, que iria requerer uma parte dos ‘lucros’ para ‘ajudar’ as criancinhas do Brasil…

Danilo
Danilo
Reply to  Marcos Micheletti
5 meses atrás

Boa kkkkk

Edson Correia
Edson Correia
5 meses atrás

Agora a pergunta que não quer calar: o que esse cara ganha com essa descarada mentira? Acredito eu que deve ser o mesmo golpe usado pelos que diziam que ia ter autódromo em Deodoro. Talvez querem parecer ao máximo que seja verdade para justificar o “investimento” de algumas emendas pix. Vai vendo…

Luiz
Luiz
5 meses atrás

Bom dia Flávio! Havia recebido o texto por e-mail, estava sem acesso a computador de tela grande para ler cidadosamente o texto. Fiquei muito satisfeito com a colocação de cada palavra sua nesse texto. É impressionante a quantidade de “entrepreneurs”, “coachs” e “influencers” no Brazil. Um país onde se topa tudo por dinheiro, se faz o jogo do milhão e se busca a felicidade a qualquer preço caindo na conversa de “fake apocaliptcs reverends”. Alguém nos comentário comento que era uma nova IBAP e vc muito bem replicou dizendo que a IBAP foi sacaneada pela ditadura, o que é verdade. Esse projeto de protótipo de Elon Musk se enquadra na categoria de ilusionistas como os pablosmarçais da vida e tantos outros que enganam o já sem perspectiva juventude brasileira que vive atrás de um mentiroso qualquer que diga para ele, me segue, faz o que eu digo e ficará rico, quando só ele, por recolher o pouco (se bem que as vezes até muito) que esses ilusionados lhes dão. Já tivemos, por motivos tortos, uma limpeza nas bets, ainda falta uma limpeza nesses “entrepreneurs”, “coachs” e “influencers” que poluem as redes sociais, achando que somos um bando idiotas sem cérebro.
Obrigado Flávio!

João Marcos F. Mariani
João Marcos F. Mariani
5 meses atrás

Mas que grande amontoado de merda…

Cristiano
Cristiano
5 meses atrás

O Elon Musk original está aceitando reservas por 50 mil bidens desde 2017 para um novo modelo chamado “Tesla Roadster”, era para 2020, depois 2022, 2023, 2024 e a agora a promessa é para o ano que vem. Fora a picape esquisita cheia de atrasos também. Isso porque o cara já tem 3 fábricas de carros. Imagina esse aí.

Adolfo Brás
Adolfo Brás
5 meses atrás

Olha… Há momentos em que as pessoas exageram no marketing… kkkkkkkkkkk

OZZMAIR
OZZMAIR
5 meses atrás

Além de ser um “Visionário”, o rapaz é um “Poeta”. Se uma Onça e uma Harpia lerem isso, vão morrer de vergonha…

GUs
GUs
5 meses atrás

rsrsrsrs…cem palavras!

Paulo Mendes
Paulo Mendes
5 meses atrás

O teste drive vai ser no autódromo de Deodoro hahahaha

Edson
Edson
5 meses atrás

É verdade esse bilete.
Selo Pablo Marçal de veracidade.

Last edited 5 meses atrás by Edson
Victor
Victor
5 meses atrás

So mais 72 horas pra esse carro ficar pronto

Júlio Lima
Júlio Lima
5 meses atrás

Ouso dizer que eles criaram o ornitorrinco brasileiro.

Paulo Leite
Paulo Leite
5 meses atrás

Faltou essa pérola de negrito: de forma que pareça estar em constante movimento, mesmo quando parado´. A logomarca do veículo, então, é o Pac-Man Come-Come invertida. Não vejo problema do carro não ter freios, porque também não tem motor.

Falta agora o Elon Brazuca anunciar que a fábrica será financiada pelos mesmos chineses que no ano passado, prometeram investimento de R$ 10 trilhões (trilhões mesmo) para construir cidade futurística para 3,5 milhões de habitantes em Mataraca, na minha Paraíba.

Rodrigo
Rodrigo
5 meses atrás

Próximo passo: foguetes dando ré em Alcântara.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
5 meses atrás

Se for nessa ideia, vai faltar palavrão para colocar ao final do texto, meu caro Flávio.

Guilherme Corrêa
Guilherme Corrêa
5 meses atrás

– É mentira Terta?
– “Veeerdaaadii”

Gabriel
Gabriel
5 meses atrás

O Brasil não pode ver uma vergonha que já vai lá correndo passar…

Alexandre Neves
Alexandre Neves
5 meses atrás

O “requinte” da descrição combina perfeitamente com a descrição daquele prédio do Senna lá em Camboriú SC. É rir pra não chorar…

Estevão Busato
Estevão Busato
Reply to  Alexandre Neves
5 meses atrás

Imagino garagens, nesse prédio, lotadas de Lecar 459 Hybrid…

Bruno Rocha
Bruno Rocha
5 meses atrás

Parece a história da novela turca “Intersection”, em que o filho de um bilionário do ramo de transporte de cargas marítimas briga com o pai para fazer um carro esportivo nacional, enquanto cria o filho de 9 anos que ele acabou de conhecer, cuja mãe deixou para ele criar ao se suicidar na festa de aniversário do playboy, e paquera a esposa do designer do carro, que é na verdade um dono de oficina mecânica. E ainda tem um antigo amigo que quer se vingar da família do playboy e o ex-cunhado que cisma que a morte do sobrinho do playboy, em um acidente de carro com ele, não foi acidental. Ufa kkkkkk

Espero que essa novela daqui tenha bons capítulos também kkkkkkk

Valmir Passos
Valmir Passos
5 meses atrás

Puta que pariu mesmo. Só dá pra dizer isso!

Carlos Pereira
Carlos Pereira
5 meses atrás

Pior de tudo, é que acham alguém para escrever esses press-releases. Como pode alguém, em sã consciência, acreditar nisso tudo, se nem a fábrica existe?

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
5 meses atrás

Lembra vagamente a história do Democrata e outras tantas que existem por este país …

Elber Kbça
Elber Kbça
5 meses atrás

Essa porra é esquete?!
O golpe tá aí…cai quem quer ou é muito patriota.

Sergio Matera
Sergio Matera
5 meses atrás

VW Nivus foi desenhado no Brasil, Fiat Strada e Pulse também.
Além de tudo, o texto é mentiroso.

Marcus
Marcus
5 meses atrás

Enquanto houver cavalo, São Jorge não irá a pé.

Sidnei
5 meses atrás

Flavio, valeu pelo prestígio ao mencionar algo q saiu no @abandonadosptobr
Abraço!