BORTOLETO & AUDI
SÃO PAULO (sucesso!) – O Brasil volta a ter um piloto titular na F-1 no ano que vem, como todos vocês já sabem. Gabriel Bortoleto assinou com a Audi e fica no time alemão por pelo menos três temporadas — é o padrão desses contratos atuais. Em 2025, a equipe ainda vai se chamar Sauber. Será o primeiro ano de transição para valer, com o comando de Mattia Binotto e a chegada de novos técnicos, engenheiros e pessoal especializado em tocar uma operação de corridas.
A Sauber é hoje a pior equipe da F-1. Tem zero ponto neste ano, algo que só tinha acontecido em sua história uma vez, em 2014. A escuderia suíça estreou em 1993. De 2006 a 2010, correu com o escudo da BMW. De 2019 a 2023, como Alfa Romeo. Agora foi vendida de vez e em 2026 troca de nome definitivamente para Audi, no ano de estreia do novo regulamento da F-1.
Bortoleto começou a se destacar em 2023, na F-3. Naquele ano, Felipe Drugovitch, campeão da F-2 em 2022, assinou como piloto de testes da Aston Martin e parecia ser o brasileiro com mais chances de recolocar o país na F-1. O último titular nascido aqui fora Felipe Massa, que parou de correr em 2017. O último a disputar GPs com a bandeirinha do Brasil no macacão, Pietro Fittipaldi. Neto de Emerson, fez duas corridas no fim de 2020 pela Haas, no lugar de Romain Grosjean.
Mas terminou 2023 e Drugovich não foi promovido a titular. Enquanto isso, Bortoleto ganhava a F-3 em seu ano de estreia e ascendia para a F-2. De 2023 para 2024, o grid da F-1 não mudou nada: todos que terminaram o campeonato começaram o Mundial seguinte exatamente onde estavam. Taxa de renovação: zero. Assim, Drugovich ficou na mesma. E Bortoleto começou a andar bem na F-2. Passou a ser agenciado por Fernando Alonso. Foi recrutado pela McLaren para seu programa de desenvolvimento de jovens. E quando ganhou uma corrida em Monza depois de largar em último, opa! Os olhares da F-1 se voltaram para o rapaz.
Isso aconteceu num momento em que alguns jovens vindos das categorias de base, aos trancos e barrancos, começavam a mostrar serviço nos times que lhes deram chances. Oliver Bearman tinha feito uma corrida às pressas pela Ferrari, foi muito bem, assinou com a Haas. Kimi Antonelli recebeu um extenso programa de testes da Mercedes e foi escolhido para correr no lugar de Lewis Hamilton. A Alpine decidiu promover Jack Doohan. Liam Lawson foi chamado pela Red Bull para substituir Daniel Ricciardo. A Williams dispensou Logan Sargeant e convocou Franco Colapinto.
Do nada, uma nova geração tomou a F-1 de assalto. Veteranos foram dispensados. Jovens ruins, também. Ricciardo, Magnussen, Bottas, Zhou e Sargeant são cinco dos que começaram 2024 e deles dificilmente ouviremos falar a partir do ano que vem. A hora chega para todo mundo. E ainda tem Sergio Pérez na fila dos dispensáveis — a Red Bull faz o que pode para convencê-lo a fabricar sombreiros no México e deixar o lugar para o argentino que está na Williams.
Nesse cenário, sobrou um lugar para Bortoleto. Porque a Audi tinha um objetivo desde sempre, Carlos Sainz, e perdeu o espanhol. Justamente para a Williams. Foi todo mundo se arranjando, e quem sobrou no mercado? A turma que abre o parágrafo acima. Nenhum valeria uma aposta. Os alemães já haviam preenchido a cota de “experientes” com Nico Hülkenberg. Colocar outro parecido, como Bottas, Magnussen, Ricciardo? Não faria o menor sentido. Já deram o que tinham de dar. Zhou e Sargeant, jovens com alguma rodagem, são fracos. Fariam menos sentido ainda. Os jovens mais promissores se viraram. Inclusive Bortoleto. E o jeito foi partir para a negociação com a McLaren para liberá-lo. Afinal, por que duvidar de um garoto que ganhou a F-3 em seu primeiro ano e está prestes a fazer o mesmo na F-2? O último que conseguiu tal façanha foi Oscar Piastri. E é só ver onde está agora.
Bortoleto é uma surpresa para muita gente porque, de fato, sua carreira com destaque se resume a dois anos. O que não é nenhum problema, considerando que esses meninos começam a correr cada vez mais cedo. Verstappen chegou à F-1 com 17 anos. O que tinha feito antes, além de perder um campeonato de F-3 para Esteban Ocon?
O kart, OK. Bortoleto começou cedo no kart, aos seis anos. Em 2017 foi morar na Itália. Conquistou alguns títulos e foi subindo de categoria. De família muito rica, pôde se dedicar às pistas. Seu pai, Lincoln de Oliveira, é um empresário que, entre outras coisas, é dono da Stock Car. Quando começou a se destacar em 2023, Gabriel ganhou patrocínios importantes como os do banco BRB e da Porto. O banco patrocina o Flamengo e seu presidente gosta de corridas. Não por acaso a marca está na F-4 brasileira, na Stock e em outras categorias menos conhecidas. A Porto se apaixonou pelas pistas quando montou uma arquibancada em Interlagos para a F-1, no ano retrasado. Foi patrocinar Drugovich e os Barrichello. Depois chegou em Bortoleto. É um ecossistema que se retroalimenta.
Para a Audi, o brasileiro cai como uma luva. Primeiro, porque é talentoso. Os resultados falam por si. A desconfiança da F-1 com os novinhos se dissolveu com a quantidade de garotos imberbes que se sentaram em carros da categoria e provaram que podem fazer o mesmo ou melhor que a geração que está começando a se despedir. Bortoleto vem de um país onde a Audi tem fábrica e opera fortemente no mercado de carros de luxo. Leva dinheiro — a equipe não vai precisar se preocupar com salários, que ficarão a cargo dos patrocinadores.
É juntar a fome com a vontade de comer: piloto bom e jovem, custo baixo, vindo de um país que tem tradição na categoria e, de quebra, é um mercado interessante para a marca. Mais: a F-1 deve voltar para a Globo em 2026, garantindo mais audiência e retorno para quem investe na categoria. Resumindo: não há contraindicações para uma contratação como essa.
A Sauber deve continuar na rabeira do campeonato no ano que vem, porque ninguém faz milagre de uma temporada para outra. O que é até bom para Bortoleto. Não terá pressões por resultados. Vai aprender bastante com Hülkenberg e estará desde o início num projeto de longo prazo cujos resultados são impossíveis de prever, mas se podem intuir. A Audi é uma marca importante e vencedora onde se meteu: no rali nos anos 80 e 90, no WEC e em Le Mans na virada do século, na Fórmula E em suas primeiras temporadas. Ninguém brinca de carrinho em Ingolstadt. Alemão sabe esperar. Lembrem-se que a Mercedes comprou a Brawn no fim de 2009 e ficou quatro anos se estruturando até ganhar seu primeiro campeonato em 2014. As coisas na F-1 levam tempo e todo mundo sabe disso.
A Sauber começou a comunicar a contratação de Bortoleto ao mundinho da F-1 às 4h57 de hoje, pelo horário de Brasília. Foi quando pingou na caixa postal dos jornalistas o primeiro e-mail do dia com o título “Obrigado, Valtteri!”. Pouco depois, às 5h03, “Obrigado, Zhou!”. Às 5h44, “Bem-vindo, Gabriel!”.
A saída de Bottas deixa a Finlândia sem representantes no Mundial pela primeira vez desde 1989. Uma dinastia que começou com JJ Lehto, passou por Mika Hakkinen, Mika Salo, Kimi Raikkonen e Heikki Kovalainen até chegar no simpático Valtteri. Antes deles todos, o mais bem-sucedido tinha sido Keke Rosberg, que correu de 1978 a 1986 e conquistou o título de 1982. Hakkinen foi bicampeão em 1998 e 1999, Raikkonen ganhou o Mundial de 2007. Bottas não foi campeão, mas tem um currículo muito bom de dez vitórias, 20 poles e 67 pódios em 243 GPs desde a estreia, pela Williams, em 2012. Por lá ficou cinco anos, até ser contratado para o lugar de Nico Rosberg na Mercedes. Mais cinco anos, a fama de bom companheiro de Hamilton e, depois, três temporadas na Sauber (as duas primeiras como Alfa Romeo). Acabou.
Bottas ai fazer falta, se não pelo que é capaz de realizar na pista, pelo carisma e espírito leve que sempre praticou num ambiente carrancudo e chatonildo como a F-1. Sua despedida hoje no Twitter (atual X) é impagável. Vejam aqui. Ele estava de cuecas!
Já Zhou se vai como chegou, discretamente. Primeiro chinês da história da F-1, pontuou em sua corrida de estreia no Bahrein em 2022, com um décimo lugar. Seu melhor resultado foi um oitavo no Canadá naquele ano — temporada em que a Alfa Romeo terminou em sexto no campeonato. Na Inglaterra, ainda em 2022, sofreu um acidente pavoroso que marcou sua carreira. Não emplacou.
Gabriel Bortoleto, paulista, 20 anos, será o 33º piloto brasileiro a largar para um GP de F-1 quando estiver sentado no carro da Sauber na prova de abertura do Mundial de 2025. Que tenha muita sorte, sucesso e uma longa carreira pela frente. De agora em diante, tudo vai depender só dele.
Flavio, creio que seja uma pergunta difícil, mas o q a sua bola de cristal diz sobre uma eventual refugada da Audi na F1 em razão da VW estar cortando custos…?
Não vai ter refugada.
Eu vi um bate papo do Bortoleto com os torcedores no setor de um dos patrocinadores dele e a minha impressão é que ao menos o mídia trainning dele está em dia. Já é alguma coisa levando em consideração toda expectativa e oba oba q farão com ele… Só isso não determinará o sucesso ou insucesso, q o rapaz tenha frieza para mostrar serviço e claro desejo boa sorte a ele.
Um excelente retorno à elite do automobilismo mundial! Bortoleto é um talento ainda em desenvolvimento e a Audi será uma porta mais que interessante para entrar na F1!
Ahhhh, entao foi o papai bortoleto que cometeu a atrocidade de querer SUV na Stock??? 😂😂😂😂😂😂
É Do BRASIUUUUU
Ótima análise. Essa costura entre talento, perfil do time, mercado do país do piloto etc. mostra que a F1 é uma equação muito difícil de fechar. Mas, estou muito feliz pela conquista do Gabriel, por quem tenho torcido há anos.
Flavio, excelente visão geral, comentários perfeitos.
.
Disputa com Hulkenberg vai ser difícil.
O BV de pódio já passou da hora de sair da F1 faz tempo. Arrisco dizer que Bortoleto tem todas as condições de superá-lo.
Vai ser é fácil. Esse cara é um mediano fazendo hora extra na F1 há meia década
Facil nao sei…o cara ta subindo agora e num carro que nao ajuda. Mas que o Hulk tbem ja deu o que tinha que dar (eterna promessa), isso é fato
Bottas tomou a vaga do Bruno Senna e agora foi aposentado por um Brasileiro.
Uma coisa vai levando à outra. Mulecada começou a se interessar mais pela F1 e por tabela tá olhando a F2 e a F3 também. Com isso, esse “novos pilotos” já chegam com fã-clube.
Novos tempos.
Felipe Nasr comecou na Sauber. Correu muito. Nao tinha padrinho no circo. Ficou a pe.
Felipe Massa comecou na Sauber. Correu OK. Tinha Toddinho a seu lado. Foi para a Scuderia.
Gabriel Bortoleto vai correr na Sauber. Tem Fernando Alonso a tiracolo. Acho que vai longe…Independente se correr bem com carro ruim.
O texto explica muito bem como faz sentido Bortoleto na Sauber. O importante é brilhar quando o funil aperta. Não adianta ser “o cara” no Kart ou em categorias regionais e não aparecer na F3 e F2, que é quando as atenções realmente se voltam para os jovens talentos. Agora só resta o Perez sair. Tá fazendo hora extra há bastante tempo. Só vai ser difícil aguentar o ufanismo patriótico das transmissões. Bortoleto faz linda manobra sobre Stroll. Ultrapassagem maaaaraaaavilhooosa pela 17° posição (Maurício, S. 2025). Brincadeiras a parte, entendo a necessidade comercial da transmissão vender o Brasileiro. Sobriedade em tempos de redes sociais não costuma vender muito. E a transmissão quer atingir o público que acompanha pouco a F1. Quem costuma seguir estará vendo, gostando ou não da transmissão. PS: O Max Wilson e o Giaffone são ótimos. O Reginaldo atualmente só confunde alhos com bugalhos, mas é o Reginaldo. Esse tem direito adquirido!
O Reginaldo infelizmente ta engasopando demais, nao tem mais condiçoes
Ainda prefiro um Reginaldo gagá, que será sempre um cavalheiro com história, a um influenciador que possivelmente seria contratado para o lugar dele.
Tem um do GloboEsporte.com que qua do o Heliinho ganhou as 500 milhas pela 4° vez, no dia, escreveu da Estreia do Caio Castro na Copa Porshe.
No GP Brasil de 2021, na preliminar da F1, comentou da…. 1° Vitória do Ator.
A Velha Guarda é que entende. De 40 anos pra cima, pois com sei anos já assistiam as feras. Menos que essa idade, é achismo, ufanismo e propaganda.
Nem uma coisa, nem outra: basta privilegiar os atuais Giafonne, Max, etc e renovar tbem o time das transmissoes, o material humano e capaz ja esta la pra isso
Bortoletto do Brasiuuuuu, no caprichu, no caprichu.
Muita sorte ao Bortoleto, legal ver um brasileiro na F1 novamente…o que chama minha atencao eh ver 2 pilotos novos se destacando e que ambos tem pais que eram pilotos…..DE MOTO !!! grande abraco
O ufanismo das transmissões da band tende a ser tornar insuportavel. Ja estou imaginando a Mariana Becker derramando lagrimas nos eventuais primeiros pontos do “Bortô”.
Olha, talvez seja menor do que seria na Globo. Mas estejamos preparados para o pior, na linha do “cê tá louco, Bortô passa o Lawson e cruza em décimo!!!!”
Na Band vai aumentar como qualquer esporte. Mas na Globo, ele vira Herói Nacional mesmo chegando em último.
Torcendo para que a F1 passe no SBT. É melhor ele no Jogo dos Três Pontinhos do que chorando no Luciano Huck.
Tomara que o pessoal não comece com aquela estória de “novo senna” para cima do rapaz que acabou de chegar e deve pegar um tijolo para pilotar no início…. essa pressão já atrapalhou outros pilotos brasileiros…
Mas é claro que vão fazer isso. A band precisa aumentar a audiencia…
Sucesso para o Bortoletto. O caminho é longo, mas não acho que a Audi está entrando pra brincar. E a renovação sempre vem. Só falta mandar o Perez, que na minha opinião, nunca foi piloto nível F1
Perez e Stroll urgentemente
O Perez até 2022 foi sim um ótimo piloto. O Verstappen deve seu primeiro título a ele. Um dia, talvez, a gente entenda o que aconteceu com ele
O Checo ta com a cara inchada de catcha de quem ta virando tequila noite & dia
A melhor coisa que aconteceu na Fórmula 1 este ano foi a mudança de mentalidade com relação aos novatos.
As equipes tinham receio da falta de experiência dos novatos e mantinham um monte de veteranos de desempenho mediano.
Live de ontem foi histórica!!!
Grande abraço.
Pro grid ficar bom mesmo, só falta sair o Perez e o Stroll, massssssssssss…
Seria um belo de um presente para os amantes da F1.
Nível deles é baixíssimo – e não estou nem aí para o mérito (ou não) de um deles estar ali por conta do pai ou não, pois pouco me importa. O fato é que o nível é baixo.
É de dar pena ver um Alonso guiando um carro desse e um Pérez ao lado do Alonso. Quanta diversão e tempos memoráveis poderíamos ter se ao menos trocassem de lugar. rs rs rs
O Hulck é mediano. Portanto só haverá uma forma em 2025 para o Bortoleto mostrar a que veio…
A fórmula 1 não será a mesma sem a bunda do Botas!!
Fato
Acho que a partir de agora a Bandeirantes vai enfiar o pé na jaca e fazer uma transmissão ufanista digna da Globo nos tempos do Senna. Vão espremer a Fórmula 1 igual fazem com o MasterChef. É do jogo, afinal de contas, eles passam por dificuldades financeiras: precisam alavancar a audiência e vender cotas de patrocínio. Também é o preço para ter a categoria em televisão aberta, não dá para reclamar muito.
Só espero que tenham o bom senso de não vender ilusões e que mantenham um mínimo de decoro. Gabriel Bortoleto é muito promissor, mas é bem capaz de passar sua temporada de estreia zerado, como aconteceu com Ricardo Zonta em 1999 na BAR. Contudo, estou pessimista, porque Sérgio Maurício xingando Stroll de burro domingo passado, provavelmente por achar que o canadense está “roubando” a vaga de Drugovich, pode ser uma amostra do que está por vir…
Ufanista ou nao, o filhote fez uma das (senao a mais) mais burras manobras da F1 que ja vi
Sim, a manobra do Lance Stroll foi patética, selo Yuji Ide de qualidade.
Torço para que haja sobriedade nas transmissões, mas já pronto para um “cê tá louco, Bortô dispara e fecha em 11o!!!!! Um grande abraço para o seu João, vizinho do Lincoln de Oliveira!!! Acompanhando esse final espetacular do nosso piloto”
Make Brazil Great Again Bortoleto!
Flavinho, quero o boto do Reno e o imola 94, me passa os paranauê.
Abs do teu fã Lucio
Passei no e-mail.
Só falta o Alonso pegar férias definitivas ,que já está fazendo hora extra na F1.
Bôa sorte Bortoleto….
Exatamente…
Agora que você não vai mais precisar responder quando é que teremos um brasileiro correndo novamente na F1, vamos ter que atualizar a pergunta para quando um vai ser campeão?
E o Tema da Vitória, vem quando?
Kkkkkk
Em 2026, pertence à Globo
Eles não têm os direitos do Tema da Vitória. Provavelmente vão tocar Aquarela do Brasil, como nos anos 80 nas transmissões da Indy.
Flávio já sobre esse novo ciclo de jovens na F1, o sucesso dessa garotada acho que tem muito a ver com a mediocridade (não de ruins, mas de médios mesmo) dos pilotos do atual grid. Com exceção talvez a Verstappen, aos já quase em fim de carreira Alonso e Hamilton, os demais (incluindo Sainz, Leclerc, Russell e a dupla da McLaren) me parecem apenas medianos … Daí que os jovens garotos acabam se destacando nas corridas que entram…
Esta geração bromance, de Albon, Russel, Leclerc, Norris, Sainz, realmente carece de fibra de campeão. Muita risada e resenha e pouca faca nos dentes.
Perfeito, mas da pra incluir aí o Piastri Cara de Sono
Acho que o Verstappen que é muito acima de média, um dos melhores da historia, e faz todos parecerem ridiculos (incluindo seus companheiros de equipe).
Leclerc teve uma carreira tão meteorica quanto o Bortoleto, fez maravilhas na Sauber/Alfa, mas quando chega la em cima as coisas sao mais dificeis.
Russel a mesma coisa…
Bottas vai fazer falta pelo jeito leve de levar a F1… Vai ser destes entrevistadores-repórteres pós corrida que aguardaremos cada vez que aparecer… Se o Vettel é aquele cara todo gente boa mas preocupado com o meio ambiente, sempre em ação, o Valteri vai ser o cara que será manchete fazendo coisas simples estúpidas e que todo mundo curte …
– A bunda do Bottas fará falta na F1
– Quem comeu bola, Drugovich, o empresário dele, ou só deu azar mesmo?
Acho que foi as três coisas… Drugo não vejo mais na F1, salvo como substituto de algum piloto acidentado, enfermo ou coisa parecida… Passou o trem e ele não subiu….
Cavalo Trotado só passa uma vez. Se tivesse feito Indy com a Chip Ganassi e ganho do Palou, estaria a F1 esse ano já.
Mas quer correr num Endurance da Europa que ninguém vê. Olha o Felipe Nasr: tá no IMSA, piloto Penske, e vai testar esse mês.
Não volta pra F1, mas pode ganhar uma 500 Milhas….
É facil passar a mao no rabo qdo o leao ja ta morto. Fazemos escolhas na vida que as vezes nao dao certas e no caso dele ele fez nenhuma bobagem, pelo contrario. Era sim um caminho natural o de piloto reserva como poderia ter sido tbem o dele ter ido pra Indy e fazer historia por la ou entao, vai saber, cair no ostracismo. Ninguem consegue prever o futuro.
Acredito que ele fique mais um ano na Aston Martin como piloto de testes. Não sei se o Alonso aguenta correr em 2026, vai depender do andamento do projeto do Newey. E o Stroll, acho que o clima dentro da equipe, aí digo os mecânicos, deve ter ido pro saco depois da palhaçada dele em Interlagos. Enquanto Alonso terminou a corrido pelos mecânicos…ele nem começou porque não quis e se lixou pro trabalho que os caras tiveram pra montar o brinquedo que papai lhe deu.
Na boa, os mecanismos não vão ficar bravos com Stroll, estão ali trabalhando e são profissionais, faz parte.
Ahhh….sera ?!?!? Os caras comeram merda pra deixar p bolido pronto e o filhote me faz uma cagada daquelas e vc acha mesmo que os mecanicos irao achar tudo isso banal ? Veremos…
Ué, quem não estiver satisfeito é só ir no RH. Stroll é filho do dono, não vai dar nada pra ele
Quem vai ralar o bumbum pra esse sujeito de novo ? Isso se o Newey nao foi contratado com poderes para intervir na dupla de pilotos pois se isso ocorrer, muito provavelmente ele ira rifar com esse mediocre
Os mecânicos são profissionais, mas são de carne e osso. Os caras ralaram pra preparar o carro e o moleque faz aquilo ali. Enquanto Alonso terminou a corrida e precisou de ajuda pra sair do carro, mas não desistiu justamente em respeito aos caras.
Pode apostar que em alguma corrida vai rolar um pit stop meia boca pra esse playboyzinho.
A coisa foi tão absurda, que a transmissão nem repetiu o lance durante a corrida inteira.
Sucesso a essa garotada!! Que trás mais tempero à F1
A unica missao com esse carro porcaria é bater no Hülle, boa sorte!
Ps: essa Saudi tem o pior timing possivel para fazer anuncios importantes, pelamordedeus..
Foi de propósito não anunciar no Brasil. Teria sido um pandemônio, a equipe não teria tido a mínima paz para trabalhar.
Torço muito pelo Bortoleto. Chegou aonde tinha que chegar por méritos e muito rapidamente em detrimento ao Talento que possui. O resto, será com ele. Há de ter paciência, pois. Ano que vem será tenebroso. Terminar corridas já será algo bom.
Ademais, eu Torço também para que a Categoria fique na Band ( quase impossível, mas vai que… ) ou então o SBT aproveite sua crise e seu Dinheiro que sobra e tranmita a Categoria.
Não dá pra voltar para a Globo com todo o Pachequismo envolvido. Seria a criação de um Novo Herói Nacional, e daí descambar piadas.
Não duvido.
A Band não anunciou durante a corrida que iria transmitir a temporada 2025? Não acompanhei de perto, fiquei confuso com isso.
E honestamente, acho muito melhor na Globo, ninguém assiste Band ou SBT mais. Uma pequena dose de pachequismo faz até bem, se o Bortoleto não entrar na onda. Olha o Colapinto na Argentina, só tinha hermano em Interlagos, só para ver ele bater o carro.
(Edit: Li direito e vi que a Globo deve voltar em 26, 25 ainda na Band, entendi agora)
Com todo o jeito mambembe possível, a Band pelo menos prioriza o produto F1. Põe no mudo e vai, pode ver até os treinos de sábado.
Na Globo, mais profissional, pode ter certeza que, além de não transmitirem todos os eventos na rede aberta, não vão pensar meia vez em cortar uma eventual transmissão de corrida que passar do horário para veicular “campeões de audiência” do naipe de “Vai que cola”, “Se joga”, Zig zag arena” e até o “Temperatura Máxima – O quarteto fantástico”.
Já imaginou ele cantando no Luciano Huck Vestido de Elvis, naquela batalha não sei do quê?
Deixa como tá vai.
Se for quarteto fantástico com a Jéssica Alba é TOP.
Jessica Alba é top, mesmo.
Ainda prefiro a Globo, não gostei do jeito Band de transmitir e fazer de conta que é muito melhor que a antes.
So espero que a Globo nao entregue as transmissoes pro perturbado escandaloso do incrivelmente mala sem alça do Luiz Roberto. O que vier, nao sendo ele, sera lucro
fora o mala do Everaldo….Chatíssimo.
Diante do dito por todos, a conclusão é que não deve voltar pra Globo…RSRSRS.
Se ficar na Band tá bom. Mesmo que tratem ele como “produto” no dia a dia, tipo indo no MasterChef, Brasil Urgente ou Cátia Fonseca, ninguém vai ver. Menos exposição e pressão.
No SBT ele faria Jogo dos Pontinhos, Passa ou Repassa ou Focalizando. Também ninguém vai ver.
Agora na Globo ele vai abrir Jornal Nacional, Anunciar Criança Esperança, Masked Singer, EE…..
Prefiro a não exposição em audiência, e sim o que fazer na Pista.
Seria uma boa oportunidade pra repatriar o Cleber Machado
Mas aí ele vira celebridade a ponto de ter que namorar uma Atriz da Novela da 9 pra se tornar celebridade e/ou puxar audiência.
Assim como fizeram Senna e XUXA. Foi Marketing.
O que mais me intriga é que não noite de véspera da Morte dele a Galisteu falou com ele por telefone, e a Xuxa disse que ele ligou pra ela….
Entendeu como é o Businnes do Amor?