LAS JECAS (3)

Verstappen tetra: um dos maiores de todos os tempos

SÃO PAULO (História com H) – Max Verstappen é tetracampeão mundial de Fórmula 1. A conquista na madrugada deste domingo em Las Vegas coloca o holandês de 27 anos ao lado de Sebastian Vettel e Alain Prost na lista das grandes lendas da categoria. Acima deles estão Juan Manuel Fangio, cinco títulos, e Michael Schumacher e Lewis Hamilton, com sete.

Verstappen, se parar agora de correr, ficará para a história como um dos maiores pilotos de todos os tempos. Seu talento não pode ser discutido. Lando Norris, que em determinado momento desta temporada sonhou com a taça, resumiu bem o rival: “Quando ele tem o melhor carro, domina. Quando não tem, está sempre lá. Max não tem pontos fracos”.

O piloto da Red Bull terminou o GP de Las Vegas, antepenúltima etapa do Mundial, na quinta colocação. A corrida foi vencida por George Russell, da Mercedes, com Lewis Hamilton em segundo. Foi a 60ª dobradinha da equipe alemã, a primeira desde o GP do Brasil de 2022. Carlos Sainz, da Ferrari, completou o pódio. Seu companheiro Charles Leclerc foi o quarto colocado.

Verstappen precisava apenas chegar à frente de Norris para ser campeão. O inglês da McLaren foi o sexto, seguido por Oscar Piastri, Nico Hülkenberg, Yuki Tsunoda e Sergio Pérez na zona de pontuação. Max chegou a 404 pontos, contra 340 de Norris. Faltam duas etapas para o fim do campeonato, no Catar e em Abu Dhabi. Com 60 pontos em jogo, Lando pode atingir o máximo de 400. Se assim desejar, Verstappen pode pegar um avião e tirar férias nos Lençóis Maranhenses, seu cantinho preferido no mundo — ele é namorado de Kelly Piquet, filha de Nelson Piquet, que conquistou seu primeiro título na F-1 em 1981, coincidentemente, na mesma Las Vegas.

Max é o quinto piloto na história a ganhar quatro campeonatos consecutivos. Antes dele, Fangio (1954 a 1957), Schumacher (2000 a 2004, o recordista com cinco), Vettel (2010 a 2013) e Hamilton (2017 a 2020) realizaram a façanha. E não foi tão fácil quanto se imagina, ainda que tenha liquidado a fatura antes do encerramento da temporada. Verstappen, no ano passado, venceu 19 das 22 etapas do Mundial. Mel na chupeta, domínio jamais visto na história da categoria. Neste ano, ganhou sete das dez primeiras. Vislumbrava-se um campeonato parecido. Mas, aí, a maionese da Red Bull desandou. A McLaren começou a ganhar corridas. Ferrari e Mercedes, também. Depois da vitória em Barcelona, o holandês ficou dez provas em jejum, até vencer em Interlagos. Faz tempo que não tem o melhor carro do grid.

Mas, como diz Norris, “está sempre lá”.

A comemoração ao fim da prova: quinto lugar suficiente

Como de bobo não tem nada, quando percebeu que não tinha mais carro para ganhar Verstappen colocou o regulamento debaixo do braço, como se diz, e foi somando seus pontos. Não quis dar uma de herói. Evitou divididas temerárias. Deixou os adversários — no caso, Norris — se enforcarem sozinhos em seus erros e trapalhadas. Chegou a Las Vegas numa situação confortável para assegurar o título. E assim foi.

Claro que o belo e inesperado 1-2 da Mercedes merece aplausos. O time prateado venceu pela quarta vez no ano com estilo e autoridade. Russell dominou a prova. Hamilton largou em décimo e lembrou seus melhores momentos na F-1, com lindas ultrapassagens e uma pilotagem agressiva e determinada, para terminar em segundo.

O abraço de Russell e Lewis: 60 dobradinhas para a Mercedes

Mas o título de Verstappen, ainda que conquistado com uma discreta quinta posição na corrida, é que será lembrado no futuro. A quarta corrida da história de Las Vegas definiu um campeão pela terceira vez. Em 1981, Piquet. Em 1982, Keke Rosberg. Na época, a prova acontecia num circuito ridículo montado no estacionamento do hotel Caesar’s Palace. No ano passado, a pista atual foi inaugurada como a grande cereja do bolo da temporada, organizada pela empresa que é dona da categoria, o Liberty Media Group.

Não foi uma corrida espetacular, como a do ano passado. Mas teve lá seus bons momentos. Nos três dias do evento, 306 mil pessoas ocuparam as arquibancadas que concorreram com os salões barulhentos e iluminados dos cassinos que fizeram de Las Vegas a meca da jogatina no planeta. Russell venceu pela terceira vez na carreira, segunda no ano — a outra nesta temporada foi na Áustria; a primeira na F-1, em Interlagos/2022.

A história do tetra está abaixo. Tetra que, segundo Verstappen, nunca tinha passado por sua cabeça. “Quando cheguei à F-1, achava que um dia talvez conseguisse um pódio, uma vitória. Jamais imaginei ser campeão. Muito menos quatro vezes.”

Sainz passa Leclerc: monegasco não gostou

A noite foi fria em Las Vegas, mas menos que nos dois dias anteriores: 18°C, mesma temperatura do asfalto. Leclerc foi o melhor da largada, saltando de quarto para segundo assim que as luzes vermelhas se apagaram. Russell fez uma partida segura, mantendo a liderança sem ser assediado. E Verstappen também se segurou à frente de Norris, que era seu único objetivo na noite feérica da cidade-roleta.

O bom ritmo de corrida da Ferrari se mostrou logo de cara, com Leclerc partindo para cima de Russell na terceira volta, trazendo junto com ele Sainz. Na quarta, Verstappen passou Pierre Gasly, que largara em terceiro, e assumiu a quarta colocação.

Sem muita paciência, Leclerc passou a atacar Russell nas curvas de alta, de baixa, de média, nas retas e nas redes sociais. O inglês da Mercedes tomou um susto ao se deparar com a volúpia do monegasco. Na sexta volta, percebendo suas más intenções, apertou o pé e conseguiu abrir mais de 1s sobre o piloto da Ferrari. Na sétima, já tinha mais de 2s. Na oitava, quase 4s.

Charlinho, então, bobeou. Perdeu a posição para Sainz e, na sequência, para Verstappen. Caiu para quarto. Max, assim, se livrou de um trenzinho perigoso com Gasly, Norris, Hamilton, Tsunoda e Piastri. A Ferrari, então, chamou Leclerc para os boxes na volta 10. E a McLaren fez o mesmo com Norris. Ambos colocaram pneus duros. Os pit stops muito precoces chamaram a atenção.

Max passou Sainz no final da décima volta e foi para segundo. A Ferrari mandou o espanhol trocar pneus também. Com as primeiras paradas, Russell, Verstappen, Hamilton, Hülkenberg e Ocon eram os cinco primeiros. O holandês foi para os boxes na volta 12, chamado pela Red Bull. Caiu para sexto.

Russell se aproveitou para abrir uma longa distância para seus adversários e parou na volta 13. Voltou em segundo atrás do companheiro de equipe, que teria de fazer seu pit stop logo. A situação era bem confortável. Pérez apareceu em terceiro com seus pneus duros da largada – Bottas e Colapinto, este saindo dos boxes, foram os outros que optaram pelos pneus mais duros na largada; Alonso foi de macios e os demais, de médios.

Quadriculada para George: segunda vitória no ano

A liderança foi de novo para Russell na volta 14, quando Hamilton parou. E na volta 16 o primeiro abandono do dia: o pobre Gasly, que tinha largado em terceiro, gritou pelo rádio que seu motor estava perdendo potência. “Aqui está mostrando que está tudo OK”, respondeu o engenheiro. E então uma fumaceira danada saiu do motor e o francês abandonou. “Aqui onde?”, perguntou Pierre. “Aqui nos dadinhos, acabei de ganhar 200 dólares.”

Na volta 20, com todos de pneus trocados, Russell, Verstappen, Sainz, Leclerc, Hamilton, Norris, Tsunoda, Piastri, Alexander Albon e Fernando Alonso eram os dez primeiros. A Mercedes surpreendia pelo ritmo de corrida fortíssimo, que nem a equipe esperava. George tinha 10s de vantagem para Max. Lewis ensaiava o bote para cima de Leclerc.

Na volta 28, Verstappen fez sua segunda parada, assim como Hamilton. Na mesma hora, Leclerc passava Sainz e, assim, assumia a segunda posição. O espanhol estava entrando nos boxes e a equipe mandou ficar na pista. Foi na volta seguinte, cuspindo marimbondos. “O que aconteceu?” “A gente não estava pronto”, alguém respondeu. “Acordem, cacete!” “Um momento, Carlos. Estou com um full-hand e não posso falar agora.”

Com 30 voltas, Russell, Leclerc, Norris, Verstappen, Hamilton, Sainz, Tsunoda, Hülkenberg, Pérez e Zhou eram os dez primeiros. Mas o pelotão estava embaralhado, com alguns tendo feito só uma parada e outros já com dois pit stops nas costas. As previsões de apenas uma troca foram para o beleléu.

Voando, Lewis passou Verstappen na volta 32, quando Leclerc parou. Assim, o heptacampeão assumiu a segunda colocação rascunhando uma dobradinha da Mercedes. Fazia uma grande prova, Hamilton. O líder parou na volta 33 e voltou tranquilo ainda na ponta. Sua vantagem para o companheiro, na hora do pit stop, era superior a 30s. Risco zero.

Lewis era o grande nome da prova. De décimo no grid, apertava o ritmo para tentar chegar em Russell, o líder. Fazia melhor volta em cima de melhor volta, numa de suas melhores atuações no ano. A diferença para o parceiro, que chegara a ser de mais de 10s após a parada do #63, caiu para pouco mais de 6s na volta 40. George, claro, administrava a vantagem. Tinha a vitória nas mãos. Desde o GP do Brasil de 2022 que a Mercedes não fazia um 1-2.

Hamilton dá entrevista ao final da prova: Piloto do Dia para o amigo internauta

O título para Verstappen, terceiro colocado, estava garantido. Afinal, Norris era apenas o sexto, com uma atuação opaca e protocolar. Quem ameaçava o holandês era a Ferrari, com seus dois carros. Na volta 41, Sainz colou nele, com Leclerc junto. Claro que Max queria um trofeuzinho. Mas também não iria dar a vida pelo pódio. Na volta 42, Carlos passou. Leclerc demorou mais e só conseguiu superar o #1 na 47ª. O quinto lugar, para Max, continuava sendo mais do que suficiente para festejar o tetra.

Hamilton não fez questão de aparecer na foto com Russell recebendo a quadriculada, tirou o pé e terminou a prova bem atrás do companheiro. Sainz fechou o pódio, com Leclerc, Verstappen, Norris, Piastri, Hülkenberg, Tsunoda e Pérez nas dez primeiras posições.

Max, pelo rádio, agradeceu à equipe e falou pouco. Parecia emocionado. Enquanto isso, Russell berrava feito um maluco. Devagar na pista, Verstappen era saudado por todos os pilotos que passavam por ele. Numa deferência à conquista, levou o carro até o grid e estacionou diante de uma placa sinalizando a posição do campeão mundial.

Mesmo fora do pódio, Max não foi poupado da papagaiada da cerimônia de premiação concebida para a corrida de Las Vegas. Foi enfiado num Rolls Royce saia & blusa preto e dourado ao lado de seu engenheiro Gianpiero Lambiase. Em outro, Russell, Sainz e Hamilton se apertavam no banco traseiro. Um terceiro completava o cafonérrimo cortejo. Nos boxes, os integrantes da Red Bull vestiam camisetas com a inscrição “M4X”, o 4 no lugar do A.

Em frente ao hotel Bellagio, um monumento ao mau gosto arquitetônico, os quatro pilotos foram entrevistados enquanto ao fundo uma fonte dançava no ritmo das fontes que dançam – água pra lá, água pra cá. Voltaram para os Rolls Royces e foram para o pódio receber os troféus.

O Mundial de Construtores, com o resultado de Las Vegas, segue aberto com a McLaren em primeiro apenas 24 pontos à frente da Ferrari: 608 x 584. A Red Bull tem 555. Briga boa acontece entre Haas (50), Alpine (49) e Aproximação É Aqui Atrás (46).

A próxima etapa do campeonato acontece na semana que vem no Catar, com Sprint. Embora Verstappen já tenha encerrado a contenda entre os pilotos, as duas provas que fecham a temporada valem bastante para as equipes. Cada posição na tabela representa alguns milhões de dólares a mais na conta corrente à guisa de premiação.

E se tem uma coisa que essa turma da F-1 gosta é dinheiro.

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Alexandre
Alexandre
2 meses atrás

“Por que 2024 é uma das maiores temporadas da história da F1A Fórmula 1 simplesmente não tem do que se queixar. Depois de um dos piores anos em 2023 — o domínio de Max Verstappen nada tem a ver com isso, importante dizer —, o campeonato atual é um bálsamo. A imprevisibilidade foi responsável por capítulos dos mais divertidos, dramáticos e emocionantes, bem como a dura e excelente jornada de Verstappen rumo ao tetra, agora confirmado após um excêntrico GP de Las Vegas. 2024 já é uma das maiores temporadas da história mais recente deste esporte”
Triste ler isso como principal chamada no GradePremio. Sem dúvida essa é uma das maiores se a gente descontar as 15 ou 20 temporadas maiores que essa na história. E mesmo na “história recente”, tivemos tantas temporadas melhores e pra citar de cabeça sem pensar muito: 2003, 2006, 2007, 2008 (3 anos seguidos de campeonatos decididos na última corrida, nos últimos pontos), 2010, 2016 e especialmente 2021 (apesar da roubalheira no final).

Carlos Pereira
Carlos Pereira
2 meses atrás

Belo texto Gomes. Max enfiou o regulamento embaixo do braço e não precisou se arriscar com Norris ficando para trás. Mercedes deixou todos surpresos (que bom!). Esse campeonato foi muito bom. Exceto, claro, a decadência da Sauber e do Perez. Como alguém ainda mantem ele num carro? Mantenho o que disse em outra oportunidade, Norris não tem estofo de campeão. Ótimo piloto, mas precisa ser mais agressivo. Leclerc idem.

Carlos Frederico Pereira da Silva Gama
2 meses atrás

Surpresa…Ninguem (ainda) disse “Max maior que Senna”…rs

Parabens Max e parabens MASI, que inaugurou a serie de 4 titulos…

Edson
Edson

Mas alguém tem dúvida disso?
Max maior que Senna, pronto, falei

franko
franko
Reply to  Edson
2 meses atrás

Apoiado !!!

Clayton Araujo
Clayton Araujo
2 meses atrás

Que corrida do Russel! E que corrida da Ferrari. O Max realmente se tornou uma lenda, pilota como poucos, título merecido, mesmo sem ter o melhor carro do grid.

Luiz Serpa
Luiz Serpa
2 meses atrás

Texto bom e divertido como sempre! Sei que o foco foi e deveria ser na decisão do campeonato, mas senti falta do acesso exclusivo aos áudios entre Russell e seu engenheiro. Eles devem ter sido bem divertidos e fiquei curioso em saber se Toto Wolf mandou o ganhador da corrida parar de falar. Como o texto foi escrito no “calor da madrugada”, aguardo outra oportunidade para conhecê-los.

Obrigado pelo blog!

Carlos Jose Pimenta Franco
Carlos Jose Pimenta Franco
2 meses atrás

Bacana o mérito do Max, mas não entendo os superlativos para ele: Vettel fez isso, Hamilton fez. Até agora ele não fez nada que outros não tenham feito. Um piloto rápido, com um canhão na mão. E ainda tem o título de 21, questionável.

Barreto
Barreto
2 meses atrás

Desde Miami quando as outras equipes mostraram ter melhorado Verstappen vem conduzindo com maestria, comete poucos erros e extrai os pontos possíveis.
Quanto a transmissão brazuca não tem como dar certo quando repórter comenta, comentarista narra e narrador lacra.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
2 meses atrás

Segafredo, cadê você? Ô, xará! O “merdinha holandês” (apelido de sua autoria), que jamais seria campeão segundo tua análise… acaba de ser TETRA! E o que é pior, ultrapassou o teu ídolo!

Chore baixinho pra ninguém ouvir…

franko
franko
Reply to  Paulo Pinto
2 meses atrás

“Not so bed for a boy from Holland”
Segagredo pare de tomar café filho!
E olha que o “merdinha holandës” nao vai parar por aí…. Sega pode chorar baixinho escondidinho nao vamos te azucrinar nao.

Emerson
Emerson
2 meses atrás

Como sempre, ótima leitura.
Você é fera.

lagerbeer
lagerbeer
2 meses atrás

O verdadeiro holandês voador !

franko
franko
Reply to  lagerbeer
2 meses atrás

Sim, realmente é, gostar ou não de Max é opcional mas reconhecer as qualidades dele é obrigação aos que acompanham a f1.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
2 meses atrás

Max tetra, mas vai carregar para história o titulo de 21 , doado
a êle por um tal de Masí , mas na soma é tetra e tá acabado.
Agora é esperar 2025 , que promete com quatro equipes brigando
pelo titulo …

franko
franko
Reply to  Celio Ferreira
2 meses atrás

Precisamos lembrar de um tal Briatore que foi o precirsos, em 2008 deu vitoria a Alonso e titulo a Lewis e mcLaRen e aos motor mercedes benz de forma escabrosa e com o autor confessando tudo e a FIA nao fez nada mas ta respondendo na justica! E o tal Briatore desfila camdidamente no circulo f1 pois debe ser estimado por Hamiltom Tot Alonso Ron Denis e o estafe FIA .

Leon Neto
Leon Neto
Reply to  franko
2 meses atrás

Concordo. Tem também o gol de mão do Maradona, o gol da Inglaterra que não entrou em 66, e etc. erros de arbitragem sempre existiram. Não é culpa dos atletas.

Marcus
Marcus
2 meses atrás

O Sergio Mauricio soltou numa das transmissões que a Band estará com a F1 no ano que vem (o que já sabemos) e por mais anos que vierem. Gosto da Band e imagino que o João da papelaria em Novo Horizonte seja um cara legal, mas ele poderia dar um corte nesses “abraços”.

Edson
Edson
2 meses atrás

Max Verstapen no caprichu, no caprichu
Vamos ver se no ano que vem a relação de forças entre as equipes vai continuar parecendo com a desse ano, ou se a Red Bull vai se recuperar, porque esse ano o Verstapen conseguiu segurar o título muito pela vantagem construída no começo da temporada.
Mundial de construtores permanece aberto, vamos ver quem vai levar

Marcos Sousa
Marcos Sousa
2 meses atrás

Excelente resumo 👏🏻👏🏻👏🏻

Luis Claudio M Oliveira
Luis Claudio M Oliveira
2 meses atrás

Parabéns ao campeão, mas que geração de imagens péssima, nunca tinha visto algo tão ruim. E claro, a narração também não ajudou com a costumeira troca de nomes de pilotos e equipes. Para quem ficou acordado é meio absurdo, enfim…

Vera
Vera
Reply to  Luis Claudio M Oliveira
2 meses atrás

Eu deixo a TV no mute e acompanho o audio pelo Splash&Go no YouTube, bem melhor! –

Eder Félix
Eder Félix
2 meses atrás

E tem a questão da McLaren: parece que virou abóbora. Também o super Piastri já tem um tempo que não aparece. Se o Norris não trouxer um pouco de bad boy nos ataques e defesas de posição, além de aprender a largar e colher frutos das poles, o rival pelo título de 2025 volta a ser Hamilton.

Eder Félix
Eder Félix
2 meses atrás

Como é difícil torcer contra o Verstappen…
Mas a transmissão novamente foi muito ruim.
A única briga pela liderança (bote voraz de Leclerc sobre Russell) não teve sequer um replay. E os comentários do Reginaldo e a narração do Sérgio foram péssimos, confundindo constantemente o nome dos pilotos, o Reginaldo foi falar da decadência da McLaren e citou o Russell! O Pit stop do Russell também foi narrado duas vezes…

Lucas Orly
Lucas Orly
2 meses atrás

Verstappen que mais uma vez entrou nos compêndios por ter dois títulos seguidos conquistados num sábado, a ver:

Com 1 conquista no sábado temos Fangio, Brabham, Graham Hill e Keke Rosberg
Com 2 Verstappen
Com 3 Nelson Piquet

franko
franko
2 meses atrás

Ele veio, viu (que ta a fácil !) e venceu o campeonato com a maior serenidade e foi generoso deixando as meercedinhas e ferrarinhas se deliciarem com as primeiras posições… afinal o Lando não fez nada mesmo, risco zero, ameaça zero, estratégia zero, rezumindo Norris 0%…. suspeita se até que era outro cara la no caro com o capacete dele… nem o fiel escudeiro ajudamte compromissado El Piastri ! fez qualquer coisa que prestasse, já os demais fizeram excelentes pegas que deu show e Vegas tem aqule brega exotico inconfundível, foi uma ótima corrida, aprsar da presenca do energúmeno Briathore que com singapura ,2008 deu títulos a pessoa errada de forma injusta e FIA ta tendo que responder! Hamiltom, Toto Mercedes Benz & Cia Ltda MCLaRen Alonso etc agradecem ao plano executado pelo Bria ? Nelsinho fez a *k*agada sim! Mas até agora é o único sincero e honesto neste singapura gate.
Obrigado ao Flavio Gomes que nos trás esse excelentes blog ( um dos melhores no assunto ) e vamos pra próxima !!!

franko
franko
Reply to  franko
2 meses atrás

Só nao esquecendo que o Bernie Ecclestone tambem atuou na matacutaia singapura gate 2008 .

Carlos Henrique
Carlos Henrique
2 meses atrás

A RED BULL levou o levou o lema tão a sério – Red Bull te dá asas – que foi necessário serrar boa parte da mesma. Algo bem inusitado no meio de tanta tecnologia e sofisticação, uma técnica dos tempos de Antanho.

Bruno
Bruno
2 meses atrás

Análise muito boa!

Viriato
Viriato
2 meses atrás

Merece estar entre os maiores da F-1.

O crítico
O crítico
2 meses atrás

“Evitou divididas temerárias”, FG? Áustria, Texas e México não contam, não?

Junior
Junior
Reply to  O crítico
2 meses atrás

O reclamão tinha que aparecer pra dar mais uma do contra.

Alex
Alex
Reply to  Junior
2 meses atrás

Pensa num cara chorão. Fanboy de piloto gringo ou de político, é sempre meio tonto…

Viriato
Viriato
Reply to  O crítico
2 meses atrás

Continue assim! Quanto mais você torce contra, mais Verstappen vence!

HaHaHaHa! (quatro risadas seguidas).

O crítico
O crítico
Reply to  O crítico
2 meses atrás

Vou estar sempre por aqui, para dar a certos idiotas a oportunidade (felicidade?) de me responderem com o conteúdo de um vaso sanitário cheio.

Alfredo Ramos
Reply to  O crítico
2 meses atrás

Não exagerem, senão ele vai ficar magoado…

O crítico
O crítico
Reply to  O crítico
2 meses atrás

Três fãzocas deslumbrados, um deles ainda isentão, e contando. hhahaha (três risadas e meia).

Juninho
Juninho
Reply to  O crítico
2 meses atrás

A outra meia risada (juntamente com a tua) vai ficar para o ano que vem.

Last edited 2 meses atrás by Juninho
Leandro Batista
Leandro Batista
2 meses atrás

Max é tetra e cala definitivamente os críticos. Dessa vez foi sem o melhor carro do grid durante boa parte da temporada. Aliás, ele já dava sinais de que seria um dos grandes, como Interlagos 2016, feito que ele repetiu este ano na mesma pista, quando largou na posicao 17 e venceu a corrida. Aaaaain, mas ele contou com uma RED FLAG. Ele só pode contar com a red flag porque permaneceu na pista enquanto os demais foram cortar a grama do circuito.
Enfim é isso aí. O cara é tetra, doa a quem doer.
E que ano que vem a RBR se esforce para dar um carro decente pra ele…

Romero
Romero
2 meses atrás

Ótimo e rápido piloto, melhor carro ( como vários outros ex campeões) , perderam o projetista mor da F1, creio que vai parar no tetra. Ano que vem Mclaren vem forte, apesar de pilotos nem tão fortes assim, e Ferrari tb vem com um time bom e piloto fortíssimo. Vamos aguardar

diogo
diogo
2 meses atrás

Norris enfiou os pés pelas mãos, mas ele tinha razão quando disse em entrevista que não tinha estofo ainda para disputar o campeonato. Realmente, Hamilton permanece sendo o único novato que entrou na fórmula 1 com chances reais logo na primeira temporada, pelo menos no tempo que eu vejo F1. Penso que saberemos quem ele é na próxima temporada. Quanta gana terá, e coisa e tal, independente de carro. Nachos calientes indefensável, como diria o escriba. Execrável, é o fim, acabou a tabasco, desandou o guaca mole. Pena.

Max PS
Max PS
2 meses atrás

Ao que parece, o Sainz ignorou ordem de equipe e ultrapassou o Leclerc – que rasgou o * com as unhas: “fiz o meu trabalho, mas ser legal me fode a porra do tempo todo”. Além de tudo, soltou uma blasfêmia: “my fucking god”. Provavelmente a FIA vai colocá-lo para viajar na classe comercial para o Qatar e varrer todos os boxes após a corrida.

Felizmente, Hamilton não decepcionou.

Anselmo
Anselmo
2 meses atrás

Caro Flávio, continue escrevendo o blog, sempre tem gente que lê, eu sou um deles, desde muito tempo.

otajohn
otajohn
2 meses atrás

Gostei do relato, FG :) have
E a cerimônia foi um porre, hein… e os entrevistadores falando um monte de como Vegas era incrível e etc, mas os pilotos apenas no “é bom correr aqui”

Igor
Igor
Reply to  otajohn
2 meses atrás

Põe porre nisso. Levar pra frente do hotel depois voltar pro pódio é totalmente desnecessário. Fora que os três apertados na limosine parecendo um Uber é de cair o c. da bunda.

Junior
Junior
2 meses atrás

Bom dia Flávio. E por coincidência todos os campeonatos conquistados em Las Vegas, seja Piquet em 1981, Rosberg 1982 ou Verstappen 2024 foram com eles chegando em quinto lugar.

Leon Neto
Leon Neto
2 meses atrás

É jeca, mas é a cultura deles…

Edson
Edson
Reply to  Leon Neto
2 meses atrás

Cultura…. afff.

Leon Neto
Leon Neto
Reply to  Edson
2 meses atrás

Cultura é cultura. Não nos cabe fazer juizo de valor. Vc tem todo o direito de não gostar, mas se devemos respeitar a cultura de todos os povos, por que não a dos Americanos?

Jader
Jader
Reply to  Leon Neto
2 meses atrás

nóis é jeca, mais é jóia

https://www.youtube.com/watch?v=LG11UrkAgmE

Valmir Passos
Valmir Passos
2 meses atrás

Sensacional ver a história sendo escrita. Verstappen gênio. Com certeza está entre os maiores do esporte.
Agora, a corrida foi chata. A transmissão idem. Muito triste ver o Reginaldo sem conseguir concluir um raciocínio, com todo o respeito que ele merece.
Outra coisa é o narrador oficial chamar o Bortoletto de ” A Esperança do Automobilismo Brasileiro”..fala sério…que ridículo.

E sobre o tal Franco (argentino), será que não está sendo superestimado?
É muito rápido, mas por enquanto, Franco ColaCarronoMuro vem dando muito prejuízo.

diogo
diogo
2 meses atrás

Corridaça. Tá bom, também fiquei feliz q o Hamilton calou a boca do Toto. Quero ver esse cara ainda dar um gás, pelo menos como o Vettel fez por uns tempos na Rossa. A gente merece. Por outro tenho que admitir também que o corridaça vi na visão do escriba, mas quando vejo o horário que ele postou bem, agradeço por estar inteiro. Bom domingo a todos!

Eduardo Ortiz
Eduardo Ortiz
2 meses atrás

Belo texto Flavinho, sempre leio seu blog, escrita fina, bem humorada e inteligente como sempre !

Fabio Burian
Fabio Burian
2 meses atrás

Max seguramente ja esta na primeira prateleira da historia. Junto com Lewis, Michael e Ayrton.
E uma estupidez absurda nao reconhecer isso.
E teremos um 2.025 espetacular

franko
franko
Reply to  Fabio Burian
2 meses atrás

Quem colocou o “Ayrton” na primeira prateleira favor tirar ele de lá imediatamente.

Fabio Burian
Fabio Burian
Reply to  franko
2 meses atrás

Eu acho. E sem pachequismo. Acho Senna o melhor de todos os tempos em uma volta lancada. E na chuva tb. Tinha defeitos. Mas pra mim esta no top 3.

Dinho Amaral
Dinho Amaral
2 meses atrás

Max amadureceu e melhorou…não comete erros …vamos ver ano que vem a Red Bull sem o gênio Adrian Newey…
Só pra terminar ANISTIA É O CARALHO

Marcus
Marcus
Reply to  Dinho Amaral
2 meses atrás

Quem se levanta contra um Estado de direito e pretende dar um golpe, merece puxar os quase 20 anos de cadeia previstos em lei. E, caso seja idosa como aquela senhora de Tubarão e morra presa, que seja enterrada no próprio presídio.

Marcus
Marcus
2 meses atrás

Verstappen tem o melhor de pilotos arrojados como Senna e Schumacher e o melhor de calculistas como Prost, Stewart, Lauda e Piquet. Realmente, quem curte F1 viu história hoje.