VAI TE CATAR (3)
![](https://flaviogomes.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2024/12/GdqRZrgbYAAn2DG-1024x744.jpeg)
SÃO PAULO (o cara não é brincadeira) – Foram 11 corridas de jejum de poles. E Max Verstappen voltou à primeira posição do grid com uma classificação espetacular hoje no Catar. Mas não levou. Algumas horas depois da sessão, foi punido com a perda de uma posição no grid porque, segundo os comissários, atrapalhou George Russell. Isso numa volta em que o inglês não estava buscando tempo, mas sim preparando sua volta rápida. Um pênalti estapafúrdio. Com isso, ele troca de posição com o piloto da Mercedes e larga em segundo.
Seria a nona pole de Verstappen neste ano — a última foi na Áustria exatos cinco meses atrás. Com a inversão entre os dois da primeira fila, Russell agora soma cinco poles na carreira, quatro nesta temporada. A segunda fila terá Lando Norris e Oscar Piastri, da McLaren.
O piloto da Red Bull não precisava se esforçar tanto. Afinal, conquistou o título no último fim de semana, em Las Vegas. Mas o rapaz não dá sinal de acomodação. Mesmo com um carro inferior, e que começou mal as atividades em Lusail, se recuperou e foi buscar a posição de honra. Terminara a Sprint em oitavo, se arrastando. Ele e a equipe buscaram soluções e encontraram. Mesmo tendo perdido a pole, passou a ser um dos favoritos à vitória amanhã.
Foi uma classificação legal, a desta tarde no Catar, com quatro equipes podendo fazer a pole. Ninguém vinha dominando os treinos e mesmo a dobradinha da McLaren na Sprint não foi daquelas de arrasar. Os primeiros colocados chegaram colados na quadriculada na minicorrida. Assim, apesar do caráter quase amistoso do GP do Catar, até que a expectativa para a definição do grid era boa.
![](https://flaviogomes.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Gdp73cYW4AAlYTR-683x1024.jpeg)
![](https://flaviogomes.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2024/12/GdqkTIiX0AAIK9M-724x1024.jpeg)
![](https://flaviogomes.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2024/12/GdqZjWRW8AAF6Ex-683x1024.jpeg)
Com frio, temperatura na casa dos 19°C, a sessão começou com uma surpresa no Q1: Hülkenberg eliminado, ele que vem sendo presença constante nas fases decisivas de classificações. E, fato raríssimo, a Sauber avançou para o Q2 com seus dois pilotos. Ficaram fora Albon, Lawson, o já citado Hulk, Colapinto e Ocon. Está dando dó de Ocon, que tem andado com um Clio 2001 enquanto Gasly, seu companheiro, tem todas as atualizações da Alpine. Esteban será piloto da Haas no ano que vem. Lawson, que é bom mas parece ser um chato de galochas, reclamou de Alonso: “Ele me atrapalhou deliberadamente!”, reclamou, pelo rádio. Não tinha acontecido nada.
Russell foi o mais rápido na primeira parte do “qualy” (quanta intimidade…) com 1min21s241. Leclerc, Sainz, Norris, Verstappen e Alonso ficaram nas seis primeiras posições. No Q2, Russell começou bem e fez 1min21s161. Chamava a atenção sua boa forma, contrastando com a apatia de Hamilton no cronômetro. Ontem, ele chegou a dizer que “não consegue mais ser rápido”. Falava de classificações — tem levado tempo de Jorginho toda hora.
![](https://flaviogomes.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2024/11/Gdp7ptyWQAApo-V-819x1024.jpeg)
![](https://flaviogomes.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2024/11/Gdp73vJWUAA_ZwH-819x1024.jpeg)
![](https://flaviogomes.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2024/12/GdqwZqSWIAAkE1O-1024x683.jpeg)
Verstappen chegou a superar o inglês da Mercedes com 1min21s085, acordando a Red Bull. Mas logo foi superado de novo por Russell, com 1min21s084. Diferença: 0s001. E depois Max voltou à ponta com 1min20s687. Caíram Gasly, Bottas, Zhou, Tsunoda e Stroll. Alonso passou ao Q3 e comemorou como se fosse um título de Copa do Mundo. Ele e Magnussen se juntaram às duplas de Red Bull, Mercedes, McLaren e Ferrari na fase final da classificação.
Com Ferrari, McLaren, Red Bull e Mercedes mais ou menos no mesmo nível, o Q3 começou totalmente indefinido. Russell foi o primeiro a fazer uma volta muito boa, em 1min20s575. Verstappen foi à luta e virou 0s045 mais lento. Ou menos rápido. Faltando dois minutos para o encerramento, quem estava na pista preparava a volta rápida aquecendo pneus, carregando baterias, trocando o óleo e verificando as pastilhas. E os dez abriram voltas em busca de um lugar à lua.
![](https://flaviogomes.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2024/11/Gdp8AP6W4AAWz0L.jpeg)
No fim das contas, Verstappen, que é um gênio e não adianta nada ficar torcendo o nariz para ele, acabou fazendo 1min20s520 com seus pneus já usados — foi a sacada da Red Bull, os pneus usados. Russell ficou a 0s055 dele. Norris, Piastri, Leclerc, Hamilton, Sainz, Alonso, Pérez e Magnussen fecharam a turma dos dez primeiros. Depois, como já mencionado, George foi promovido à pole.
O que Verstappen tem feito esse ano parece até brincadeira. O nível dele está muito acima dos demais, por isso ele aparenta estar entediado em algumas entrevistas. Pessoalmente, não tenho nada contra se ele quiser se aventurar no WEC, no rally, onde for, mas eu acho que ele tem potencial para chegar a, pelo menos, cinco títulos nos próximos anos, mesmo com sua Red Bull estando em terceiro no ranking dos melhores carros, às vezes caindo para quarto.
É, ele perdeu a pole, mas faz diferença se ele largar do P1, P2, ou P13? O GP de São Paulo já tinha nos mostrado que não. E como todo atleta fominha por vitórias, Verstappen ficou chateado com a decisão e com fome de desbancar o “responsável” pela perda de sua pole, George Russell, a quem ele chamou, basicamente, de “duas caras”, “cobra peçonhenta” e “mais falso que nota de três reais”. Ou seja, mais uma polêmica pra essa temporada!
Perdeu a pole numa aluada bobeira e conquistou a vitória partindo de primeira!
O vencedor da Sprint ganhou de bandeja a vitoria do companheiro na linha de chegada. O pole position larga em 2o…Eta F1
Realmente né Carlos Frederico … o que que é isso meus amigos???!!! essa fia. essa fia. E o Norris não merecia uma bela duma punição !!! Quem souber com certeza responde.
Agora sim as coisas estão corretas : o que fez a pole foi o vencedor, o que ganhou a pole de graça acabou em
… 4°, 5° ou sexto não me lembro e o que entregou a vitória no sábado não ganhou nada no domingo !
Acho q o Max que já foi favorecido em outras situações começará a sofrer o mesmo rigor que outros pilotos fora de série q criaram hegemonias sofreram no passado… O que quero dizer é que a régua daqui para a frente não será como a de antes, porém é um absurdo essa punição pelas circunstâncias. Se pararmos para pensar entre a dimensão dos acertos e erros dos últimos quatro presidentes da FIA, Balestre (patriota), Mosley (taradão), Todt (sutil) e Sulayem (petrodolares e aparecido) podemos dizer que a gestão dos dois que chegaram lá mais pelo arranjo político (balestre e sulayem) foram muito piores e controversos do q a gestão dos outros dois que eram mais “racers”. Eu não acho que isso seja mera coincidência e deveria ser levado em conta nas próximas sucessões – sim eu sou ingênuo de achar q as coisas sempre tem q caminhar para o melhor – pois no fundo isso pode influenciar para o bem ou mal a evolução da categoria. Esse Ben é muito ruim.
Viva MAX VERSTAPPEN o resto é balela companheiro : a evolucao da catrgoria se chama Max Emilian Verstappen meu amigo…
Palhaçada essa punição para o Max…
Sim. Essa fia. mais erra do que acerta… da ate pra dizer a fia é uma fria… mas obviamente respeitamos as pessoas/profissionais serios honestos e jostos competentes que trabalham/ atuam nela … Flavio achei Lusail muito bom o Catar tambem, pela tv é claro, mas tenho a impressao que deve ser excelente ate ! A Corrida vai ser otima, quem sabe MAX VER. ganhe “algumas corridinhas”…como ele disse e nada mau para um rapaz da hollanda … esse Max !
Eu prefiro milho cozido.
Selo tiozao do riso amarelo de qualidade!
Que bom que você gostou, isentão!
Ninguem pediu o que tu preferes …
É mesmo? Putz, nem durmo hoje por causa disso…
Uma batata frita cai melhor…
Evidentemente que sim !!!! concordo plenamente
Detalhe que o Lawson reclamou do Alonso e tomou uma correção da equipe que avisou que era o Stroll na situação.
Guardada as proporções, se o Ocon está de Clio 2001, estaria o Hamilton de Classe A?
Pode ser né … O lewise ja ta saindo mesmo ( mas o mercedinho Classe A, ou A Class nao sei.ao certo, era otimo, tive um 160, vender foi uma má ideia) , a situacao da alpine/ occon/gasly nao entendo.
O piá é brabo…
Realmente o Pia não se amansa fácil !….
Flavio, corrige no texto o nome da equipe dos meninos laranjas (“A segunda fila terá Lando Norris e Oscar Piastri, da Ferrari”) (nem precisa publicar este comentário… abraço!!
Arrumado!
Max não tira coelho da cartola…ele tira a cartola do coelho! Ele está em outra prateleira.
Da pra falar assim “Gigante pela propria natureza” !!!!!….
Uai, está íntimo assim do rapaz?
Por onde?