DESPEDIDAS (2)

Última pole do ano: Norris, com Piastri ao seu lado na primeira fila

SÃO PAULO (já deu) – Com dois carros da McLaren na primeira fila, o Mundial/2024 termina amanhã em Abu Dhabi provavelmente consagrando a equipe papaia, de forma merecida, como campeã de Construtores. Lando Norris larga na pole (nona vez na carreira, oitava no ano), com Oscar Piastri em segundo. A Ferrari, 21 pontos atrás na classificação, tem Carlos Sainz em terceiro e Charles Leclerc em último, já que ficou em 14º na classificação, mas já sabia que perderia dez posições na grelha de partida por troca de baterias, guitarras, baixos e violoncelos.

A sessão que definiu o grid acabou sendo quase uma festinha de fim de ano. Oito das dez equipes levaram pilotos ao Q3. Só ficaram de fora Williams e Dá Pra Parcelar?, que tiveram uma noite ruim em Yas Marina. Até a Sauber, com Valtteri Bottas — nono colocado, melhor posição dele desde o sétimo em Las Vegas/2023, quando a equipe alugava sua barriga para a Alfa Romeo.

A decepção — e chateação, afinal essa história poderia terminar melhor — foi o 18º lugar de Lewis Hamilton, em sua despedida da Mercedes. O inglês, em sua volta rápida no Q1 (que já não era grande coisa), passou por cima de um daqueles bastões plásticos que delimitam o vértice de uma curva, e ficou com o troço enroscado debaixo do carro. O “cone” (entre aspas porque não é cone coisa nenhuma, é um pequeno poste) foi deslocado de seu lugar original por Kevin Magnussen, que o atropelou ao sair da pista para não atrapalhar Hamilton. O show de trapalhadas deu nisso. “Eu tinha carro para pódio”, lamentou Lewis. O F1/status/1865421960408080410" target="_blank" rel="noreferrer noopener">vídeo pode ser visto aqui.

Na noite quente de Aby Dhabi, temperaturas oscilando entre 27 e 30°C, o Q1 teve um final dramático justamente por conta da aflição de Hamilton. E teve momentos curiosos, também, como a presença momentânea de Bottas em primeiro. Que não foi algo casual; ele terminou o primeiro segmento em segundo, atrás apenas de Leclerc, que fez o tempo de 1min23s302. Sainz, Max Verstappen e Pierre Gasly foram os cinco primeiros.

A diferença de tempo entre Leclerc, o mais rápido, e Jack Doohan, o 20º, foi de apenas 0s803. Foi a classificação mais apertada da temporada. Alexander Albon, Guanyu Zhou, Hamilton, Franco Colapinto e Doohan foram os eliminados.

Verstappen começou o Q2 arrasando, com uma volta em 1min22s998. Nem ficou no carro esperando para o caso de precisar de outra tentativa. Naquele calor danado, saiu do cockpit e foi tomar um ar. Seu tempo acabaria sendo superado apenas por Sainz, 1min22s985. De novo o equilíbrio foi a marca. Do primeiro a 15º, 0s892. Os dez primeiros ficaram separados por apenas 0s394. Como tenho dito há meses, não dá para reclamar desse campeonato, não.

Yuki Tsunoda, Liam Lawson, Lance Stroll, Leclerc (que teve sua melhor volta cancelada por exceder os limites da pista; era a melhor de todas, 1min22s980) e Magnussen foram os eliminados. Nico Hülkenberg, em terceiro, foi a grande surpresa. Sergio Pérez passou em décimo. Naquela que pode ser sua última corrida pela Red Bull, pelo menos foi ao Q3. É dado como certo o anúncio, na semana que vem, de Lawson em seu lugar.

Hülkenberg, terceiro: grande surpresa do Q2

Só McLaren e Red Bull avançaram com seus dois pilotos. Ferrari, Haas, Alpine, Aston Martin, Mercedes e Sauber colocaram um representante cada entre os dez primeiros. A primeira volta de Verstappen, 1min22s945, teve uma salvada espetacular na última curva, com seu carro saindo de traseira e apontando para o meio da pista. Mas perdeu tempo.

No segundo lote de voltas rápidas, Hülkenberg chegou a ficar em primeiro com 1min22s886. Durou pouco. Acabou superado por Norris, Piastri e Sainz, que terminaram nas três primeiras posições. O alemão da Haas ficou em quarto, uma excepcional colocação. Pena que depois foi punido com três posições no grid porque ultrapassou dois carros no túnel da saída dos boxes. Verstappen não melhorou e terminou em quinto, a 0s350 da pole. Vai largar em quarto. Gasly, George Russell, Fernando Alonso, Bottas e Pérez fecharam o grupo. A diferença de Lando para o mexicano foi de 0s669.

Bottas festejou muito a nona colocação e contou que na véspera foi ele quem pagou a conta no jantar de fim de ano dos pilotos. Gastou, em suas palavras, 20 mil dinheiros locais — a moeda se chama dirham. O equivalente a pouco mais de 5 mil euros.

Após a última classificação do ano, ele foi o segundo piloto com maior domínio sobre seu companheiro de equipe: largou 21 vezes à frente de Zhou em 24 corridas, sem contar as Sprints. A maior goleada foi de Verstappen sobre Pérez: 23 x 1. Norris bateu Piastri por 20 x 4. Russell fez 19 x 5 sobre Hamilton, mesmo placar de Alonso x Stroll. Contando apenas os titulares, porque houve uma ou outra mudança de piloto ao longo da temporada, Hulk bateu Magnussen por 16 x 6, Leclerc derrotou Sainz por 14 x 9, Esteban Ocon superou Gasly por 13 x 10, Tsunoda marcou 12 x 6 em Ricciardo (e 6 x 0 em Lawson) e Albon esmagou Logan Sargeant (13 x 0) e Colapinto (7 x 2).

Falando em Ricciardo, sumido desde a demissão pela filial da Red Bull, o papo da hora é que ele será o substituto de Damon Hill como comentarista da Sky Sports na Inglaterra. Vai ser divertido.

Classificação em Abu Dhabi: Hulk cai para sétimo, Max, Gasly e Russell sobem

A McLaren é muito favorita à vitória amanhã, mas não se deve descartar Verstappen. O holandês teve dois treinos livres ruins (no primeiro foi substituído por Isack Hadjar), mas deu a volta por cima na classificação — como fizera no Catar.

A corrida será marcada, claro, pelo último ato de Hamilton na Mercedes depois de 12 anos na casa. É o casamento mais longevo e vitorioso da história da F-1, que termina com certa melancolia pela dificuldade que o piloto teve nos últimos anos, desde 2022. Nunca se acertou com o carro da equipe alemã feito para o novo regulamento. De suas 84 vitórias com os prateados, apenas duas foram conquistadas nas últimas três temporadas — ambas neste ano, em Silverstone e Spa; passou em branco em 2022 e 2023.

É um fim de linha meio tristonho, claro. Mas, por outro lado, é a prova inconteste de que ciclos terminam. E, quando isso acontece, o melhor a fazer é mudar o rumo. No seu caso, vestindo o vermelho da Ferrari para a última fase de sua brilhante carreira.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
lagerbeer
lagerbeer
1 mês atrás

Eu ainda acho que Hamilton caiu pra cima … a ver … que venha 2025

Diogo
Diogo
1 mês atrás

Boa corrida. Norris pronto. Pena punirem Verstappen, acidente de corrida. Pena por Sainz. Hamilton morto? Não mesmo! Venha 25, creio que estaremos todos ansiosos. Tomara que seja tão ou mais equilibrado que esse!

Barreto
Barreto
1 mês atrás

A temporada foi tão longa que depois da definição em Las Vegas tudo ficou morno. Ainda tem o fato das duas últimas pistas serem meio “dançar com a irmã”.
Hamilton tá numa fase que se chover Xuxa cai um Pelé em cima dele.

franko
franko
Reply to  Barreto
1 mês atrás

Muito engracado

Antonio Fernando
Antonio Fernando
1 mês atrás

A melhor temporada desde 2021. Naquele ano basicamente havia o duelo VER – LH. Esse ano de 2024 foi a rigor pulverizado. Muitas emoções (como diria o Rei Roberto). E como muito bem disse o Renan Moura aqui abaixo – um texto rescaldo, por gentileza, Flavio ! Com a natural maestria com a qual você sempre escreve! Abraço !

Diogo
Diogo
Reply to  Antonio Fernando
1 mês atrás

Sim, merecemos (ou não) essa retrospectiva.

Renan Moura
Renan Moura
1 mês atrás

Por obséquio clamo por um texto de rescaldo dessa temporada maravilhosa… que sonho lindo0… incrível… vários pilotos e equipes vencendo! Foi um ano maravilhoso de corridas maravilhosas para quem ama o esporte. Apesar de Verstappen ter dado uma aula de pilotagem nessa temporada na modalidade “como conquistar um título difícil pode parecer fácil”. Foi um ano inesquecível. Sei que é difícil, mas espero que 2025 seja melhor!

Ps: Mto legal.seu podcast com Tramontina! :D

Diogo
Diogo
1 mês atrás

Fazia tempo que não me divertia tanto vendo um simples treino, mamamia!!!

O Cítrico
O Cítrico
1 mês atrás

A julgar pelos enroscos que Lawson já teve em sua breve carreira, não é de se descartar clima ruim na Red Bull ano que vem.
A menos que Lawson tenha uma performance de Perez 2024, que aí não tem nem como

Diogo
Diogo
Reply to  O Cítrico
1 mês atrás

Red Bull só escolhe errado. Outro Pérez. Tsunoda faria melhor, não me admira ele estar irritado, pois deve saber disso.

Fábio
Fábio
1 mês atrás

Gostei do “na grelha de partida” e também concordo que a mudança do “novo” regulamento fez o Hamilton não se acertar com o carro. Faço uma pergunta: se você fosse Presidente do Mundo qual seria seu primeiro decreto-lei quanto à F1? Já leu “O barão nas árvores” de Italo Calvino? Qual livro indicaria para leitura de final de ano? Abraço e saudações santistas!

Fábio
Fábio
Reply to  Flavio Gomes
1 mês atrás

Dos teus livros só não tenho “dois cigarros”. Quando tiver disponível para venda, avise no Bem Merdinhas. Comprarei pois adoro teus textos. Saudações santistas!

Diogo
Diogo
Reply to  Fábio
1 mês atrás

Quero esse dois cigarros. Gosto do título.

Diogo
Diogo
Reply to  Fábio
1 mês atrás

Cãoprei, cara aí de cima. Tem na Amazão. Fácil. Lembro de quando ele lançou esse trem, o jeito que anunciou aqui achei q era limitado e não olhei mais. Mas também, so leio coisa técnica hoje em dia. Não vejo a hora de ficar velho e voltar a comer romances. Mas esse lerei. Fui.

Wbj
Wbj
1 mês atrás

A pergunta que fica no ar e cuja resposta so saberemos em 2025 é: o LH embicou de vez numa descendente nessa que foi seguramente sua pior temporada na F1 ou sera que os novos ares na Ferrari irao trazer de volta o multicampeao mundial que conhecemos ?

Diogo
Diogo
Reply to  Wbj
1 mês atrás

Eu nessa to com chefe da Ferrari, Vasseur. Duvido que morreu. Vai tá com a faca nos dentes. Mas curioso também, posso estar errado!

franko
franko
Reply to  Diogo
1 mês atrás

Pois é Diogo, também estou na dúvida: o LH vai se adaptar a ‘”La Macchina'” e a equipe Ferrari? Isso não é pra qualquer um!!! E a ‘tofosi” torcida ITÁLIANA da Ferrari (segundo Galvão) vai aceita-lo ? Nem de Senna não gostavam… Mas essa dúvida já um dos vários motivos pra assistirmos todas as corridas/treinos/classificação e comentários aqui do FG….(e ainda terá o pega entre Charles LeCrelc e Lewise Hamiltom).
QUE VENHA 2025

Marcos Aurelio Costa Lima
Marcos Aurelio Costa Lima
1 mês atrás

Flavio, sempre vale a pena te ler e ouvir. Um forte abraço.

Byron O'Neill
Byron O'Neill
1 mês atrás

Flavio, abra uma conta no Céu Azul! Seus comentários políticos fazem muita falta. Tá certíssimo de sair do “X”. Mas quebra esse galho pra nós. Abraço!

Mahatma Marucci
Mahatma Marucci
Reply to  Byron O'Neill
1 mês atrás

FG é de uma linhagem do Jornalismo do Jânio de Freitas, Clovis Rossi, Cláudio Abramo. Corroboro o Byron: seus comentários políticos fazem falta! Ah, antes de mais nada, SEM ANISTIA, PAPUDA JÁ para o consórcio golpista milico-miliciano!

franko
franko
Reply to  Mahatma Marucci
1 mês atrás

O Flavio é um ótimo Jornalista pelo menos aqui no blog de F 1 que é o que conheço, os detalhes que ele traz sobre o circo “formulaunâtico” sao sensacionais mas voce Maricco, com todo respeito, mas voce não tem categoria e nem conceito bom!!!

O crítico
O crítico
Reply to  Mahatma Marucci
1 mês atrás

SEM ANISTIA! PAPUDA JÁ PARA ESSA CORJA GOLPISTA!

Max PS
Max PS
1 mês atrás

O Verstappen no 4º lugar não quer dizer muita coisa, não será uma surpresa se ele ganhar a corrida. Estou curioso com a largada, o Russel está exatamente atrás do Verstappen, pode ser que saia alguma faísca dali.
Embora a pista e as condições não favoreçam, espero que o Hamilton dê um show em sua última corrida pela Mercedes, seria fantástico.

franko
franko
1 mês atrás

Legal a última corrida, muitas despedidas, ano que vem tem mais e com muitas novidades, uma delas é Lewise Hamiltom na Ferrari, será que ele vai se adaptar com a máquina e equipe e com a torcida italiana da Ferrari ? Lewise Hamiltom deixou na Mercedes algumas coisas meio que “woke”, “spirit”, Ele Grão Bretao Tranquilo etc, teve aquela de ajoelhar que ninguém entendeu pra quê pra quem etc mas ele parou com isso. E vamos pra Abi Dhabi onde já vi corridas excelentes e será que teremos outro resultado do que Max Verstappen vencer, isso já aconteceu várias vezes.

Diogo
Diogo
Reply to  franko
1 mês atrás

Vai fechar bem essa bela temporada!!