PREZINHO (2)

SÃO PAULO (chuva no deserto?) – Sim, choveu no deserto. No segundo dia da pré-temporada da F-1 no Bahrein, choveu na metade da sessão matinal. Sim, no deserto. E tem gente que acha que o planeta está normalzinho da silva.
Bom, a chuva no deserto tem alguma relevância, assim como os 15°C registrados na região do autódromo, porque deu uma atrapalhada nos treinos. Quem se deu bem foi Kimi Antonelli, que não participou da primeira sessão porque tinha aula de natação. A mãe dele, que é muito brava, não deixou o menino faltar. Mas ficou louca da vida porque ele, de novo, esqueceu a touca no vestiário.
Com a pista molhada por um tempinho, quem estava escalado para a primeira parte dos treinos acabou andando menos que os colegas que foram para a pista de tarde. Um desses foi Lewis Hamilton. Que registrou, de manhã, 1min29s379, o melhor tempo do período. Completou 45 voltas. Seu parceiro na Merce…, digo, na Ferrari, Chaleclé, deu 84 no período vespertino/noturno. Pelo menos, enquanto ficou parado nos boxes, o inglês tinha com quem conversar, sua faz-tudo Angela Cullen.


Foram 18 os pilotos hoje na pista. Dois tiraram folga: Max Verstappen, da Red Bull, e Alexander Albon, da Williams. Quem treinou pelo time dos energéticos, o dia todo, foi Liam Lawson. Na Williams, Carlos Sainz. Que aproveitou bem a disponibilidade do automóvel e acabou com o melhor tempo do dia.
A equipe inglesa já está colhendo os frutos de ter um adulto como Sainz num de seus carros. O espanhol virou 1min29s348 na melhor de suas 126 (!) voltas. Entregou a viatura limpa e sem riscos. Disparado, nesta quinta-feira, foi quem ficou com a bunda mais quadrada de tanto sentar naqueles bancos duros da F-1. Lawson fechou 91 voltas e também rodou bastante. Os tempos estão aí embaixo, junto com as velocidades máximas registradas no dia e os pilotos que dominaram os três setores da pista barenita.



Uma curiosidade em relação a Lando Norris, o mais rápido de ontem: ele tem o segundo melhor setor e no fim do dia estava baixando o tempo de Sainz, até recolher para os boxes. Provavelmente ficaria com a melhor volta do dia, e a McLaren tem mostrado um carro muito equilibrado nesses dois dias de testes. Aliás, é o que dizem por lá: McLaren equilibrada, Ferrari agradável de dirigir, Mercedes mais ou menos igual ao ano passado e Red Bull à espera de Max.
A Williams, depois de 16 horas de atividades motorizadas, desponta como uma possível “melhor das outras”, a saber: tirando as quatro grandes, mencionadas no final do parágrafo acima, estaria um pouco melhor que as demais. Esse pelotão intermediário vai ser bem apertado, como no ano passado. Williams, Alpine, Aston Martin e É Senha ou Aproxima? vão brigar pelas migalhas que sobrarem. Na rabeira, Haas e Sauber se encarregarão de levar a lanterna. Dessas duas, quem conseguir um pontinho milagroso a cada três meses pode dar uma festa.




Amanhã termina a pré-temporada e a segunda sessão, das 9h às 13h pelo horário de Brasília (das 15h às 19h pelo horário local), será a mais interessante. É quando teoricamente todo mundo vai tirar gasolina do tanque e espetar pneus macios para aferir seu desempenho real, sem muitos testes aerodinâmicos ou coisa que o valha. É a hora de saber quanto cada um anda de verdade, em resumo. Minha maior curiosidade é ver esse carro “que faz o que eu quero que ele faça” de Verstappen. E, também, Hamilton na segunda sessão (até agora ele só andou no primeiro período), quando a pista, em tese, está mais rápida.
Aí sim a gente vai poder dizer alguma coisa mais concreta sobre 2025.
Hamilton com a Angela Cullen a tiracolo. O cara se armou com uma poderosa proteção para mantê-lo concentrado e motivado, vai competir com força total. Que tenha um carro à altura.
E aí Flávio? Pelo jeito todos esconderam o jogo o máximo possível.
Brasileiro de volta à F1 depois de vários anos, e, em dois textos publicados sobre a pré-temporada, nem uma linha sobre ele? Que estranho…
O que tem de estranho?
Que estranha essa falta de ufanismo, de pachequismo, de deslumbramento em torno de um piloto brasileiro. E sem transfobia, homofobia, demofobia. Estranhíssimo. Continue assim.
Aqui vai uma linha sobre o piloto brasileiro: novato, num dos piores carros do grid, nunca rodou uma volta num F1 até esses testes, só podemos esperar alguma coisa ano que vem se ele resistir. Sobre o ufanismo e pachequismo, não se surpreenda se em 3 corridas receber o apelido de Bortolento desse povo que mal reconheceu Barrichello como grande piloto.
Bortolento, bortolesma, bortolerdo, bortoleso…
Se Bortoleto conseguir acompanhar o BV de pódio e algum ponto, já é lucro. Mas esse é o entendimento de quem acompanha automobilismo, sabe o que vai acontecer no ano que vem e não sofre de pachequismo.
Porque o torcedor médio, que é devoto da Igreja da Sexta Marcha e tem no Senna uma espécie de Dom Sebastião de Alcácer e Quibir, esse já espera que ele bote tempo no Hulkenberg, consiga pódios ou coisa melhor. Caso falhe, vai virar motivo de piada injustamente, como o Rubinho.
Espero que você não seja desses.
Será ótimo se a Ferrari de fato conseguir uma evolução do ano passado para esse e ficar embolada com Mclaren e RB…, pois aí teremos um bom campeonato.
Ficou com a pulguinha atrás da orelha com a fala do ex paquito é? Pode ser, sinhore Flávio! Vamos ver, ansioso. Gostaria de ver a Ferrari tão bem quanto, acho que 2021 merece uma revanche, tipo Holyfield x Tyson, e apesar de ser Hamilton desde criancinha, não duvido tomar mais uns jabs e um gancho, de novo! Esse Verstappen não brinca. No futuro ele pode ser pro Amilton o que o Alonso foi pro Schummi. E onde vai entrar a McDonalds, caso isso se concretize? Terá Norris, Piastri estofo para peita os dois? Que molho, sinhores, oremos!
Boa noite, tá ótimo essa Live
Olá Flavio, como sabe, torço para a Williams. torcida a parte, o que reparei em relação ao ano passado foi: a melhora no acabamento e cuidado com as peças do carro. Nao se ve mais parafusos, encaixes aparentes como em 2024. Se este ano será melhor, nao tenho ideia, mas aparentemente se nota uma melhora ao menos na fabricação do carro. ou seja, talvez o fim do nome Williams tarde uns anos a mais para sumir do grid, como eu imaginava antes.
Boa tarde Flavinho, tudo bem contigo?
Pensando no pachequismo, podemos ficar otimista com esse começo de duelo interno do Bortoleto? Batendo tempo do Hulk nos dois dias, ou será que o programa de testes dos dois era muito diferente?
Tá zoando, né? “Botando tempo”? Em teste? Começou…
Tava demorando para começar o pachequismo…
Flavio, ele falou “Batendo” o tempo de Hulk, e sim, ele considerou que podia ser só teste mesmo. Calma Gomes, relaxa, vai pescar ! , eu aqui tô pescando faz anos ! Gosto do teu Blog, teu Blog é sensacional, é MASSA mesmo! mas dá uma amenizada de vez em quanto, afinal nós não somos feras como tu és.
Mais um perfil, felipete tilapete homofóbico, sem princípios, sem caráter, sem palavra e sem argumentos? Seu grito entrega!
Você é o meu maior fã Sr Crítico, obrigado, tudo que vem de ti considero singelos elogios e fico feliz! Tenho meus fãs clubes em RJ RS PB GO PR PE PI RN, embora o mais querido pra mim é o meu fã clube feminino de Santa Catarina ! Mas já considero você especial, um amigo , vamos então nessa direção, amizade, vamos juntos curtir a temporada 2025 da Fórmula Um, ligados aqui no Blog do Glavio Gomes, e quem sabe 2026, 2027, gostaria de te conhecer pessoalmente, se for possível e se você quiser permitir obviamente, e quem sabe um Fia assistirmos uma corrida de F1 ao vivo, desde treinos, Sprint….tudo!
Que bom que pense assim, felipete tilapete homofóbico, sem princípios, sem caráter, sem palavra, sem argumentos e sem perfil definido (embora você se entregue fácil, fácil). Significa que você se aceita da forma como identifiquei que você é. Mas não se iluda, fãs clubes de si mesmo não valem, sejam locais, nacionais ou estrangeiros. E, quanto ao seu convite, muito obrigado, mas não, obrigado. A F1 não tem essa importância toda para mim, não, a ponto de cometer sandices.
Poxa Flavio, colega já comentou sobre o “batendo” que foi mau lido na minha primeira mensagem. A intenção era mais saber sobre possíveis diferenças no programa de testes.
Mas tudo bem, seguirei acompanhando o blog e você, mas se me permite um comentário mais alongado. Nem imagino o quão desgastante é ter opinião e ser firme nelas no Brasil, principalmente quando a sua opinião não é a adotada pelo gado, mas calma para não queimar pontes com pessoas que estão ao seu lado na luta.
A resposta esta na sua última pergunta Rafael. E mesmo que o Bortoleto seja mais rápido na primeira corrida do ano – que ai sim já é para valer – ainda faltarão 23 corridas, portanto muita calma na torcida.
Meu sonho para esse ano é a Williams voltar a ter uma certa relevância. Acho demais esperar que ganhe corridas, mas beliscar um pódio seria muito legal.