PREZINHO (3)

SÃO PAULO (falta muito?) – O olhar de Max Verstappen mete medo, não? Principalmente na turma da Red Bull, que deixou o holandês mais de uma hora parado nos boxes hoje na segunda sessão de treinos do último dia da pré-temporada da F-1 no Bahrein. Max estava escalado para andar o dia todo, e fê-lo. Mas o que me pareceu ser um vazamento de água acabou tirando um pouco do tempo de pista do holandês.
No fim das contas, ele terminou o dia em segundo, 0s021 atrás de George Russell, o mais rápido da sexta-feira com 1min29s545. O melhor tempo dos três dias foi de Carlos Sainz, da Williams, ontem: 1min29s348.
Isso significa que Sainz vai ser o campeão mundial?
Não chegaria a tanto, mas ver seu companheiro Alexander Albon em terceiro hoje reforça a percepção de que o time azul deve abrir a turma do pelotão intermediário no começo da temporada, depois das quatro grandes — acho que todos sabem quem são, mas vá lá: Ferrari, McLaren, Mercedes e Red Bull em ordem alfabética, para não ferir suscetibilidades.



Tem gente que está sentindo falta de informações sobre Gabriel Bortoleto. Afinal, é o primeiro brasileiro na F-1 desde 2017 etc. Bem, ele mesmo não tem muito o que dizer, e não sou em quem diz isso, é ele. A Sauber é uma equipe em fase de transição para Audi e neste ano nada vai acontecer. Se conseguir ficar perto da Haas e de outras duas que terminaram mal o ano — e parece que estão começando mal de novo –, Aston Martin e No Débito Tem Desconto, está bom.
Mas não tem milagre na F-1. Faltava um monte de coisa no carro da Sauber de 2024, vai continuar faltando em 2025. Tanto que até os integrantes do time, do chefe ao motorista do caminhão, dos pilotos ao cozinheiro, evitam juntar quatro letras que serão ditas às expensas no ano que vem: A, U, D e I. A Audi, dona da equipe, não quer ver seu santo nome ligado à falta de desempenho do carro que leva as cores do América Mineiro. Em 2026 tudo será diferente. Não adianta ficar olhando para os tempos e as voltas de Bortoleto tentando achar coisas positivas e extraordinárias. Simplesmente não haverá. E ele não tem nada com isso.




O que é bom, até. Gabriel não será pressionado internamente por resultados porque todos sabem que o momento da Sauber é muito particular. Nem seu companheiro, Nico Hülkenberg. A preocupação do brasileiro tem de ser preservar o equipamento que tem na mão — em português bem claro, não bater — e tentar andar perto do veterano alemão. É isso que será observado pela equipe e seus integrantes. Não o que escreverão seus fãs e produtores de conteúdo no Instagram. Ontem, por exemplo, já mandaram em vários perfis das redes sociais coisas como “Borto tá metendo tempo no Hulk! Tá acontecendo!”. Fãs são muito bobocas, fãs de qualquer um. Piores ainda quando vestem a capa patriota. Nada mais tosco.

Vamos contar agora como foi esse terceiro dia de testes. De manhã (estou chamando de “manhã” a sessão que aconteceu, pelo horário local, das 10h às 14h, entrando no período da tarde; é para facilitar o entendimento) aconteceram algumas coisas esquisitas. Primeiro, fez sol com frio — só 18°C. Mas foi melhor que ontem, que teve até chuva no deserto.
Depois, Oliver Bearman perdeu um pedaço de seu carro, deixando as entranhas da Haas expostas na lateral. Bortoleto teve um problema hidráulico e acabou andando menos do que queria. Teve vento e areia na pista, que estava mais lenta que no dia anterior. Uma bandeira vermelha interrompeu a sessão porque estourou o vidro da cabine de largada e tiveram de recolher os cacos. Verstappen mandou o dedo do meio para alguém na mureta.





E na Mercedes Andrew Shovlin, o engenheiro que comanda a equipe técnica na pista, viu um moleque com uniforme do time nos boxes e perguntou, irritado, quem era o pai daquele menino. O menino era Kimi Antonelli, que ficou chateado (a sequência de fotos não me deixa mentir) e telefonou para a mãe, que é muito brava e não acreditou na história que o filho contou, que estava andando de carro de corrida (“Você tinha dentista hoje, esqueceu?”, deu a bronca). Aí Kimi pediu para Russell tirar uma foto e mandar para a mãe para provar que estava dizendo a verdade, e foi o que George fez, mas reclamou com Toto Wolff no fim do dia que não é pago para ser babá de ninguém. Aí o chefe da Mercedes pegou a mochilinha de Antonelli, chamou o menino e disse “vamos embora que vai começar o Castelo Rá-Tim-Bum”, e deixou todos falando sozinhos.



Quem não impressionou muito foi Lewis Hamilton, que fechou o dia na sexta posição. Mas só andou de tarde/noite, quando a pista estava um pouco melhor. Por isso ficou à frente de seu companheiro Geor…, digo, Chaleclé, o mais rápido de todos na parte da manhã.
Com 458 voltas no total, a Mercedes foi a equipe que mais andou, no balanço dos três dias. Depois vieram Haas (457), Aproxima? (454), Alpine (405), Williams (395), Ferrari (381), McLaren (381), Sauber (354), Aston Martin (306) e Red Bull (304). Entre os pilotos, Esteban Ocon foi quem mais trabalhou, com 260 voltas, e Liam Lawson o que menos andou, com 149.
A impressão geral, encerrada a pré-temporada, é que a McLaren começa o ano na frente. Foi consistente nas simulações de corrida e não se esforçou muito para impressionar ninguém no cronômetro. Escondeu o jogo, em outras palavras.
Agora todos voltam para casa e se encontram nos simuladores das fábricas para os últimos ajustes, durante o carnaval. No fim da outra semana, embarcam para a Austrália, onde finalmente começa o Mundial, no dia 16 de março, em Melbourne.
E como bom blogueirinho, pergunto: pra você, quem vai ser o campeão?
Piastri
Hamilton
Flavinho , e essa lista dos 20 melhores da F-1? Não vejo a hora de vc comentar
Qual?
https://ge.globo.com/motor/formula-1/noticia/2025/03/05/f1-lista-20-melhores-pilotos-da-historia-e-senna-e-unico-brasileiro-incluido.ghtml
presenças questionáveis e ausências notáveis
O campeao sera aquele que ira correr de pneus Pirelli
Eu torço pelo Lewis Hamilton, mas acredito que dará Max de novo, mesmo sem ter o melhor carro, pois acredito que o Lando e o Oscarzinho terão uma briga fratricida pela primazia da McLaren.
E não acredito muito que a Ferrari e o Russell terão constância o suficiente para brigar pela taça!!!
Max
Norris !!!!!!!!!!
Torço para o Max, mas infelizmente acho que o carro não estará à altura para disputa do título.
Ferrari é aquela velha história, ganha aqui e ali, mas não consegue ser consistente.
Indo para o palpite: se a McLaren de fato começar a temporada da forma como terminou 2024, acho que o Piastri vai para cima do Norris e teremos uma intensa briga caseira, com o título para Piastri.
Eu nem torço para o Max, mas até em razão da sua análise sobre a Ferrari e a Mclaren q eu acho q ele é favorito. O carro da RB pode não ter a mesma hegemonia, mas tbem não virou uma carroça e pelo q o Max está pilotando acho difícil outro fazer frente.
Com certeza, se Norris e Piastri se engalfinharem constantemente, Max aproveitará todas as oportunidades.
Inclusive fãs quem vestem uma certa camisa vermelha e ficam de hipocrisia com outros tipos de fanatismo.
Max ganhará de novo.
Mas seria demais o Hamilton ser campeão, na torcida por ele!
Verstappen, com certeza!
Não posso cravar um nome, mas o campeão, creio, será um piloto de língua inglesa – sim, torço por um deles, para o mim o maior da história. A RBR já deve estar pensando em 2026, Ford etc. E 2026 vai ser o ano da Aston Martin.
https://f5.folha.uol.com.br/colunistas/outro-canal/2025/03/sergio-mauricio-admite-ser-autor-de-ataque-no-x-e-pede-desculpas-a-erika-hilton-lamento.shtml
O narrador já sei quem não vai ser.
Racista só pede desculpa quando tiram a máscara.
“Quem me conhece sabe…”, “tenho o mais alto respeito por ele/ela, foi um momento de fraqueza”, “tenho amigos que são (insira o nome de uma minoria oprimida)”, “tenho bisavós (insira novamente o nome de uma minoria oprimida)”, “peço desculpas a quem se sentiu ofendido” etc
“A máscara caiu e ninguém me avisou”
Racismo não tem desculpas.
No momento em que escrevo há 8 “não gostei” no seu comentário. Podemos concluir que temos ai pelo menos 8 racistas leitores do blog que se escondem sob a máscara do anonimato!
Pensei o mesmo. Outra coisa que notei foi o número de “não gostei” nas opiniões (com zero polêmica) das poucas mulheres que comentam aqui no blog. Então tem sim, uma turminha de preconceituosos de todo tipo.
É sempre assim, meu Camarada. São covardes, mesmo. Os homofóbicos também são muitos, você já deve ter percebido também. Outra praga são os que multiplicam seus perfis para disfarçarem os mesmos comentários idiotas de sempre…
Se não roubarem acho que MAX Verstappen será Campeão novamente, PENTACAMPEÃO, e a ReDBuLL também… obviamente temos um longo caminho até lá. Vamos nessa direção, né Flavinho ?
Em que momento roubaram um título de MAX e Red Bull? Você já enfatiza que, se ele perder, vai ser roubado. A única vez que isso aconteceu, com os nomes de Re Bull e Max estiveram envolvidos (2021), foi para serem ajudados e não roubados.
Marcos, não se deve levar a sério os delírios desse aí. Eu não sei se ele acredita realmente nessas asnices ou se as escreve aqui só para aparecer, embora eu pense que a primeira opção é quase certa. Ele é muito enfático na defesa dessa bobajada.
O felipete tilapete homofóbico, sem princípios, sem caráter, sem palavra, sem argumentos e sem perfil definido está de volta com sua persona mais frequente, provavelmente percebeu que não engana ninguém, pois não deixa de ser um gritão mal educado e já veio com mais um de seus delírios…
Eu respondo: Luis Amiltom
Kimi deve tá zoado,….foi dormir cedo pra acordar bem cedo pra sair no Pinto da Madrugada de Olinda.
A impressão é que Max não ganhará uma atrás da outra no começo do campeonato pra garantir pontos pro final.
Vai ser interessante, esse ano.
A torcida é pelo Hamilton.
A torcida de quem?
Dele, evidentemente, e de alguns outros também. Isso constitui uma torcida, ou não?
Nao imaginei que precisasse explicar… rss
Não estranhe, Marcelo. O nível de alguns aqui demonstra por si.
Piastri/McLaren
Gostaria muito que fosse o Hamilton.
Mas acredito que vai dar o Verstappen novamente. Acho que com o susto do ano passado a Red Bull não vai dar bobeira neste ano.
Blogomes.
Campeão? Não sei.
Desempenho do Briel? Não sei.
Narrador da Band esse ano? Não sei.
Kimi Anto vai fazer nas calças no meio de alguma corrida? Provável.
Uma certeza: você tá a cara do Scandurra.
Se Gomes está a cara do Scandurra então tá feio pra c@cet*…..
O Humberto é muito mais formoso.
HAM
Flavio, você perguntou para Nós, quem será o campeão. Pois bem, Arrisco escrever que será aquele que fizer mais pontos que os outros 19 pilotos! hihi, ou ka ka ka ka, (como queira rir de este comentário, sem graça para muitos ou a maioria)
Acho que o campeão será Norris.
Não é digno de quebrar a dinastia de Verstappen – o qual era digno demais para quebrar a dinastia de Hamilton que, por sua vez, era igualmente digno para quebrar a de Vettel. Porém, Norris deve ter o melhor carro e alguma coisa deve ter aprendido no ano passado…
Ou pelo menos o mínimo para vencer caso tenha o melhor carro.
Caso seja campeão, em minha humilde será o pior campeão desde Villeneuve / Hill.
Obs.: não estou dizendo que eram ruins, mas passam longe (mas bem longe mesmo) dos que venceram após eles (Schumacher, Alonso, Hamilton, Vettel e Verstappen). Claro, uma pausa dentre estes para Button que, para mim, também foi mais piloto do que Villeneuve e Hill.
A ver…
Entendendo a opinião de quem pensa diferente, até porque depois de 97 ele não fez nada digno de nota mesmo, considero o Villeneuve filho um piloto até subestimado. Ele teve grandes atuações em 1996 e 97.
O campeão será o piloto que marcar mais pontos na temporada…
Droga, tu escreveu antes que eu esta brilhante piada! hahaha! adorei
Castelo Rá-Tim-Bum foi ótima!
Campeão não sei, mas minha aposta pra maior decepção está na Aston Martin
Maior decepção não sei, mas tá com cara de que vai se arrastar.
Campeão? Já digo a ordem do final do campeonato, pode ser?
1o. Norris
2o. Hamilton
3o. Verstapen
4o. Leclerc
5o. Piastri
6o. Russel
7o. Sainz
8o. Lawson
9o. Albon
10. Alonso.
Não sei quem será, sei quem eu não gostaria que seja.
É parece que a Ferrari ainda é a mesma. Pois bem, trocou o piloto não a equipe né! Não era minha torcida, mas entre torcida e realidade, vamos torcer que se encontrem durante o campeonato e não demore meia temporada, porque senão é aquele negócio. Que negócio? O cara do olhar do Coringa leva as primeiras sete e é penta. Tá meio que pra isso acontecer. A não ser que Norris e Piastri corram pra botar água no feijão. Aliás qual deles? A Mclaren tem de decidir, se quiser algo. Hmm. Palpite? Pentacampeonato do Dutchman. Não tem muito pra onde correr. Que boas fotos hein Flávio? A da Alpine dá vontade de entrar na foto.
O campeão será aquele que somar mais pontos. (Minha torcida será pelo Hamilton)(e seguindo acompanhando seu blog).
Outro! Sacanagem heim! Rindo muito que tem mais gente com o mesmo senso que eu de humor!
Muito dificil este saber … neste momento mais facil chutar quem será o campeão do brasileiro de futebol .. rs
Hamilton octa, GOAT
O Max Verstappen vai ganhar o PENTA, mas vai ter mais dificuldades com as McLarens e as Ferraris do que em 2024.
A Mercedes será a quarta força, com Williams, Alpine, RB, Haas e Aston Martin atrás..
A Sauber pode surpreender e chegar na frente da Haas ou da Aston Martin no Mundial de Construtores, mas não acredito que faça mais do que isso.
Respondendo a pergunta do blogueirinho: não faço IDEIA de quem pode ser o campeão, mas vou querer saber acompanhando porque as suas resenhas são muito boas!
Sei que acha fãs bobocas, mas estou virando boboca de F1 através das leituras de seus artigos.
Fim
Chi lo sa ?
Após esses 3 dias ainda acho que o Max é o favorito ao título. O que torço é que a Ferrari tenha encontrado algum botão esquecido no ano passado para embaralhar e dar uma graça ao campeonato. A Mclaren por mais q comece melhor, deve ser por pequena margem e vamos ver se o Norris mudou ou continua o mesmo.
palpite-testes-pré-temporada: norris terá uma temporada surpreendentemente dominante.
palpite-torcida: hamilton repetirá raikkonen e será campeão na temporada de estreia pela ferrari.
palpite-ponto-bet: verstappen penta, mclaren leva construtores.
E quem vai narrar a primeira etapa na Rede Band?
Nao sei, nao vou acompanhar pela Band, depois da última. vou procurar outro jeito, por enquanto pirata que nao tenho orçamento para assinar a F1.
O canal Splash & Go, no Youtube, deve fazer a narração (Yuri Queiroga) e os comentários (Rodrigo Lamonato) em cima da transmissão da Band. No ano passado eles fizeram em algumas corridas e o pessoal que acompanha o canal gostou muito. Eu mesmo não vi/ouvi, pois acompanho pela F1TV, mas a julgar pela competência do canal, o trabalho deve ser ótimo. Vale a pena ir no canal e conferir as transmissões que fizeram no ano passado para ver se te agrada.
Não sei o custo para fazer esse tipo de trabalho, mas seria interessante se outros canais do Youtube pudessem fazer isso, assim, cada nicho de espectador acompanharia o de sua preferência. No ano passado acompanhei as 24h de Le Mans com a narração do pessoal do Grande Prêmio. Foi muito bom também. Quem sabe eles não sigam a ideia de narrar a F1.
Melhor que o homofóbico não vai ser difícil. Só de não perderem os lances da corrida para mandar abraço para o seu Ademar de Japoranga da PQP, está ótimo.
Não duvido que seja o Galvão Bueno.
Campeão será o Piastri.
MAX,pela consistência e regularidade,também, por conta da distribuição de pontos entre os pilotos de Ferrari e McLaren
Campeão será Max Verstappen, tornando-se assim o primeiro penta consecutivo da história.
Mas Schumacher foi penta consecutivo de 2000 a 2004!
Ele quis dizer penta consecutivo sem ter sido campeão antes.
Mas não foi isso que foi escrito. O que foi escrito está bem claro.
Pra mim está claro o que falei, também, entendi assim. Na verdade, estamos ambos certos, já que as duas interpretações são corretas, pode ser desse jeito?
Caro, O crítico!
Para alguém que escolheu como apelido O crítico, você é pouco rigoroso na leitura. É impossível sua interpretação da mensagem original estar correta ao mesmo tempo que a minha interpretação. Desde Aristóteles A e não A são coisas diferentes. Se você dissesse que o colega José Carlos se esqueceu do Schumacher, ou se atrapalhou por algum motivo outro, tudo bem. Mas o que eu afirmei a partir da leitura e o que você afirma não podem estar ambas corretas. Releia. Ou então sugiro que troque seu apelido.
Atenciosamente
Prezado, tentei contemporizar, mas já que você partiu para a ofensa, ainda que de forma educada, vou responder de forma clara: você está errado, certamente por ter sido muito rigoroso comigo e com o autor do primeiro comentário, no seu afã de nos criticar, e pouco rigoroso na interpretação da realidade. Veja bem, inicialmente pensei igual a você; depois usei o raciocínio lógico para chegar à conclusão de que o José Carlos está absolutamente correto em sua afirmação. Pois não é preciso ser nenhum Aristóteles para refutar a sua “verdade”, pelo simples fato de que quando Schumacher completou seu quinto título consecutivo ele se tornou hepta campeão, pois já tinha dois títulos anteriores (ai sim, um bicampeonato consecutivo, em 1994 e 1995), e não penta (que ele era desde 2002, mas não consecutivamente) . Simples assim. Por isso, caso o boca de tilápia seja mais uma vez campeão esse ano, ele será, sim, o primeiro penta campeão consecutivo (pois não tem nenhum outro titulo anterior a 2021), já que o único outro tetra consecutivo (sem títulos anteriores) que poderia ter sido penta, Vettel, não conseguiu ganhar em 2014. Para finalizar, sugiro que você seja menos arrogante e repense suas atitudes.
Caro , O crítico.
Desculpe-me se lhe pareci arrogante. Apesar disso, suas afirmações continuam equivocadas. Um piloto que possui ou atinge cinco títulos não consecutivos não é pentacampeão, pois, por definição, pentacampeonato é a conquista de cinco títulos consecutivos. Assim, quando Schumacher conquistou seu quinto título em 2002, ele havia conquistado também um bicampeonato em 1994 e 1995 e um tricampeonato em 2000 a 2002, mas não um pentacampeonato. Contudo, Schumacher continuou conquistando títulos em sequência até 2004 e, assim, atingiu um pentacampeonato inédito na fórmula 1, já que Fangio foi campeão uma vez e depois ganhou um tetracampeonato perfazendo um total de cinco títulos. Também Hamilton, apesar de possuir sete títulos, nunca foi pentacampeão, pois conquistou um campeonato, depois um bicampeonato e, por fim, um tetracampeonato. Vettel e Verstappen também são tetracampeões. Desse modo, a formula 1 possui um pentacampeão, Schumacher, e quatro tetracampeões, Fangio, Vettel, Hamilton e Verstappen, em ordem cronológica das conquistas dos tetracampeonatos. Sendo campeão esse ano, Verstappen seria o segundo pentacampeão da formula 1.
Atenciosamente
Amigo, desculpas aceitas. Entendido, concordo, mas, só como informação adicional, segundo as definições que li, de diversos dicionários, os títulos conquistados podem ser ou não consecutivos. Portanto Schumacher pode ser sim considerado hepta campeão hoje e ter sido considerado penta em 2002. Mas, quer saber, essa é uma discussão menor diante das conquistas desses grandes pilotos, especialmente dos multi campeões (multi que, aliás, não deixa dúvidas). Saudações e bom fim de semana.
Lewis Hamilton campeão em 2025.
Meu palpite e torcida (mais torcida que palpite) é PIASTRI
Ah…pode dar esse palpite depois da terceira corrida? Por enquanto, a torcida é toda de Hamilton….mas acho que de saída, vamos ter Norris e Verstappen batendo roda…
Faltou a previsão do campeão depois da primeira sessão de testes!