SOBRE ONTEM À TARDE

A IMAGEM DA CORRIDA

O animado Piastri: vitória é regra, não exceção

SÃO PAULO (sem emoção) – Foram muitas as fotos de Oscar Piastri, hum, comemorando a vitória no GP do Bahrein. Chama a atenção como esse rapaz recebe com naturalidade qualquer resultado numa corrida. Não demonstra emoções e trata a vitória como regra, não exceção.

Pode não agradar todo mundo, mas ele não é o primeiro. O mais célebre a cultivar tal estilo talvez seja Kimi Raikkonen, apelidado de “Homem de Gelo”. Lembro quando ganhou o título em Interlagos, em 2007. Saiu do cockpit, subiu no carro e antes de erguer o punho, socar o ar, gritar qualquer coisa, o que fez? Abaixou a joelheira.

Piastri é desses.

Norris (esq.): quatro pódios em quatro corridas

Lando Norris, por sua vez, chegou em terceiro e conseguiu seu quarto pódio em quatro corridas — antes fora primeiro na Austrália e segundo na China e no Japão. É o primeiro piloto da McLaren a levar quatro taças para casa nas quatro primeiras etapas de um campeonato desde Lewis Hamilton em 2007. Mesmo assim, saiu chateado do Bahrein. “Cometi muitos erros”, resumiu.

Erros também podem ser atribuídos à Ferrari, que estabeleceu para Charles Leclerc e Hamilton uma estratégia diferente, de largar com pneus médios — 15 dos 20 que estavam no grid partiram com macios. No fim, mais uma corrida sem pódio. A última vez que o time italiano passou em branco nas quatro primeiras etapas de um Mundial, sem uma tacinha, foi em 2021.

Mas a equipe atribuiu o resultado apenas discreto ao azar. A entrada do safety-car na volta 32 inviabilizou o pulo do gato que seus estrategistas imaginaram para o fim da prova. Paciência. De qualquer maneira, a Ferrari saiu de Sakhir com 22 pontos, menos apenas que a McLaren, que marcou 40. O time papaia venceu pela primeira vez no Bahrein.

Falando em pontos, reforce-se que a Alpine marcou pela primeira vez no ano com o sétimo lugar de Pierre Gasly, e que a Haas ultrapassou a Williams com o oitavo de Esteban Ocon e o décimo de Oliver Bearman. O time americano tem sido a grande surpresa do campeonato, com pontos em três das quatro corridas, depois de um mau início na Austrália.

E no Bahrein o resultado teve ares de heroísmo. No sábado, Ocon arrebentou o carro na classificação. A equipe conseguiu reconstruí-lo sem que precisasse largar dos boxes. Estava em 14º no grid. Já Bearman foi muito mal na classificação e ficou em último. Mesmo assim, terminou nos pontos resistindo aos ataques de uma Mercedes, de Kimi Antonelli, por mais de dez voltas no fim.

As estratégias foram diferentes para cada piloto. Ocon largou de macios, ganhou duas posições na primeira volta, parou logo na oitava, colocou médios e foi trocar de novo para duros na volta 27. Nem aproveitou o safety-car. Já Bearman partiu também de macios, pulou de 20º para 14º na primeira volta, colocou duros na 14ª e voltou aos macios na 32ª, quando o safety-car foi acionado.

Uma volta por cima e tanto do time comandado pelo discreto Ayao Komatsu.

A FRASE DE SAKHIR

“Não tivemos medo de nada.”

Ayao Komatsu, chefe da Haas
Pit stop de Ollie: coragem para ousar com estratégias diferentes

Houve punições depois do GP do Bahrein, não registradas ontem no relato da corrida. A primeira a Nico Hülkenberg, que perdeu o 13º lugar porque a prancha sob o assoalho de seu carro teve desgaste maior que o permitido. Algo semelhante ao que resultou na eliminação de Hamilton do GP da China. Não muda o preço do dólar, porque o alemão da Sauber ficou fora dos pontos, de qualquer maneira.

Já Carlos Sainz foi considerado culpado por jogar Antonelli para fora da pista e perderia três posições no grid da Arábia Saudita. Perderia, mas não perdeu. A Williams pediu para que a decisão dos comissários fosse revista, isso foi feito e a direção de prova voltou atrás depois de poucos minutos.

O NÚMERO DO BAHREIN

141

…dias se passaram desde a última vez que a Red Bull tinha pontuado com seus dois pilotos em um GP. Foi em Las Vegas em 23 de novembro do ano passado. Lá Max Verstappen ficou em quinto e Sergio Pérez foi o décimo. Depois daquela prova vieram os GPs do Catar e Abu Dhabi, onde Max ficou, respectivamente, em primeiro e sexto. O mexicano zerou. Neste ano, o holandês foi segundo na Austrália, quarto na China, primeiro no Japão e sexto no Bahrein. Liam Lawson zerou nas duas primeiras e o mesmo aconteceu com Yuki Tsunoda em Suzuka. Ontem, finalmente, um companheiro de Verstappen marcou pontos. O japonês terminou a prova em nono.

Tsunoda: pontos em sua segunda prova pela Red Bull

E a coisa anda esquisita na Red Bull. Ontem, depois da corrida, o agente de Verstappen, Raymond Vermeulen, foi flagrado por jornalistas ingleses e holandeses aos berros com Helmut Marko. Depois, à imprensa alemã, o guru da equipe admitiu que para segurar Max no time será preciso entregar a ele, antes de mais nada, um carro capaz de ganhar corridas. E o diagnóstico interno é de que o RB21 não está nesse patamar — apesar da vitória em Suzuka. Depois, convencê-lo de que o projeto de 2026 pode ser vitorioso.

Verstappen falou a jornalistas de seu país que o que tem nas mãos neste ano é suficiente apenas para disputar o campeonato. Vencer, não.

Toto Wolff adorou. O chefe da Mercedes sonha em tirar Max da Red Bull. O contrato de George Russell termina no final deste ano — embora seu desempenho nas primeiras corridas do ano tenha acelerado o processo de renovação. O de Verstappen, apenas em 2028. Mas ele tem cláusulas de performance que permitem uma rescisão a qualquer momento. Aston Martin, com Honda e Newey? Pode ser, também.

Essa novela vai longe.

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS… de ver como Russell lidou com as inúmeras dificuldades que teve na corrida para terminar em segundo e levantar seu terceiro troféu no ano — foi terceiro na Austrália e na China. O maior problema foi no sistema de freios nas últimas 12 voltas. Entrou em pane eletrônica e a cada freada o rapaz tinha de adivinhar se precisava pisar mais forte ou não no pedal. Ainda teve um problema no DRS. Uma hora apertou o botão do rádio e a asa móvel abriu. Tirou o pé do acelerador para fechar na hora — os comissários entenderam que não levou vantagem esportiva quando isso aconteceu. Se segurou assim, cheio de perrengues, na frente de um Norris que vinha babando nas últimas voltas. Nem por isso foi tratado como herói nas redes sociais — sim, o recado é para os patriotas que acharam que Gabriel Bortoleto tinha de ser recebido pelo presidente da República depois dos problemas de freio que teve na Austrália. E saiu sorrindo do carro, feliz com o que conseguiu. Principalmente por ter dado 24 voltas de pneus macios após a segunda parada sem detonar a borracha.

NÃO GOSTAMOS… da eleição de Hamilton como “Piloto do Dia”. O amigo internauta tinha Gasly, Ocon e Bearman se quisesse premiar aqueles que surpreenderam chegando nos pontos. Ou até Russell, pelos problemas ao longo da prova. No limite, o impecável Piastri. OK, Lewis largou em nono e chegou em quinto. Mas também não foi assim uma Brastemp.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
LÉO PIRES
LÉO PIRES
1 ano atrás

Óbvio né Flavio, a eleição de Hamilton piloto do dia foi uma treta, uma piada de mal gosto, uma ofensas a nós que temos algum entendimento de F 1 …. tinha pelo menos meia duzia de pilotos que podiam/deviam ganhar…
Hamilton deviam ter sido eleito O Pentado do dia.

Carlos Frederico Pereira da Silva Gama
1 ano atrás

ZAK BROWN: Landinho meu queride, voce e tao bom quanto Senna e Schumi!
Oscarito: Sim.
Landinho: Tive muitos problemas no Bahrain. O carro nao ajuda Zak.
Oscarito: Sim.

ZAK BROWN: E Oscarito, meu queride pia…Voce e o novo Prost!
Oscarito: Sim.
Landinho: Prost teria problemas com esse carro, Zak. As vezes parece um caminhao.
Oscarito: Sim.

ZAK BROWN: Landinho, quer um suco de Papaya?
Oscarito: Sim.
Landinho: Veja bem Zak, o suco pode vir com algum problema de fabricacao. Melhor olhar antes, no simulador. Pede para o Vandoorne conferir.
Oscarito: Sim.

ZAK BROWN: E voce Oscarito, meu bom, quer um suco de Papaya?
Oscarito: Sim.
Landinho: Oscar, confira os pneus antes de provar.
Oscarito: Sim.

ZAK BROWN: Meus menines, com voces e EU, a McLaren e grande de novo!
Oscarito: Sim.
Landinho: Veja bem Zak, tive muitos problemas recentemente e Oscar teve na Australia. Voce e o cara, como diria Obama.
Oscarito: Sim.

ZAK BROWN: Eu sei, menines, eu sei. Vou pedir ao Vandoorne tres sucos de Papaya no capricho.
Oscarito: Sim.
Landinho: Zak, nao sei se vou querer o suco de Papaya antes de testar no simulador.
Oscarito: Sim.

ZAK BROWN: Vandoorne! Traga quatro sucos de Papaya para nosotros.
Oscarito: Sim.
Landinho: Quatro? Para nosotros?
Oscarito: Sim.

ZAK BROWN: Um suco para PATO, ele tambem vai provar o Papaya em breve.
Oscarito: Sim.
Landinho: No lugar do Oscar?
Oscarito: Nao.

Marcus
Marcus

Sujeito tem o sonho de ser um cronista como Luis Fernando Verissimo ou Fernando Sabino, mas é apenas ele mesmo. Infelizmente, para nós que frequentamos o espaço.

O crítico
O crítico
Reply to  Marcus
1 ano atrás

Difícil mesmo. É o exemplo maior do conjunto vazio que frequenta este blog. E o pior é que, além das baboseiras próprias, fica palpitando comentário de todo mundo

Carlos Frederico Pereira da Silva Gama
Reply to  Marcus
1 ano atrás

Esse e seu sonho Champs? Nao projete nos comentarios alheios.

Freud explica. Vai la. Agora, se nao curtiu, paciencia.

Beijo no coracao. Tempo, Senhor da Razao.

Marcus
Marcus

Não, sou mais modesto. Meus grandes sonhos, de verdade, são ter todas as miniaturas de F1 dos anos de 1986 e 87 e poder passar 30 dias de férias em casa com esposa e brincando com meus cachorros.
Escreva, ninguém vai te impedir. Ler e escrever textos ruins faz parte da liberdade de expressão.

Last edited 1 ano atrás by Marcus
Carlos Frederico Pereira da Silva Gama
1 ano atrás

AMIGUES DA REDE BAND,

SM curtiu. Make America Great Again!

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) quer que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva tome uma posição de princípio diante das políticas de gênero de Donald Trump, depois que seu visto para ir aos EUA foi alterado em sua identidade para “masculino”…

https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2025/04/17/erika-cobra-atitude-do-governo-brasileiro-diante-de-trump-abuso-de-poder.htm

LÉO PIRES
LÉO PIRES

O assunto não é Exatamente F 1 do qual aprecio é entendo,, mas o que aconteceu com Erika é notável preocupante, vamos ver o apoio na F1 , do Hamiltom pelo menos, do Presidente Lula, eu já dei xo meu total apoio

Carlos Frederico Pereira da Silva Gama
1 ano atrás

Herr Marko: Esse carro e uma m…
Mad Max: ESSE CARRO E UMA M…
Yuki TikTok: ESSE CARRO E UMA M…DE M…
Chris Horny: Chegamos apenas 34 segundos atras de Papaya. Em media 0.4 segundo por volta.

Herr Marko: Devagar, vamos chegando la.
Mad Max: ESSE CARRO E UMA M…
Yuki TikTok: Incrivel como Max consegue guiar esse carro.
Chris Horny: Calma menines. Ja encontrei a solucao para 2026.

Herr Marko: Volta Adrian queride!
Mad Max: ARRUMEM ESSA M…OU VOU EMBORA
Yuki TikTok: Qual sugestao Mr. Horny?
Chris Horny: Motor Mercedao!

Herr Marko: Toto nao vai deixar.
Mad Max: MERCEDAO!
Yuki TikTok: Make Red Bull great again!
Chris Horny: Max vai para la em troca do Motor Mercedao

Herr Marko: Nao vejo isso com BONS OLHOS Chris…
Mad Max: MERCEDAO!
Yuki TikTok: Eu posso ficar…Posso ficar?
Chris Horny: E vamos trazer alguem no lugar do Max.

Herr Marko: HADJAR
Mad Max: HADJAR!
Yuki TikTok: Liam
Chris Horny: Sangue latino, menines.

Herr Marko: Colapinto!
Mad Max: COLA O QUE?
Yuki TikTok: Checo!
Chris Horny: Estou no telefone com Flavinho, ele tambem vai ter Mercedao.

Herr Marko: Flavinho meu ovo!
Mad Max: OVO!
Yuki TikTok: Eu gosto de ovos.
Chris Horny: Trazer Colapinto aumentaria em 125% os rendimentos dos acionistas da Red Bull na bolsa MERVAL.

Herr Marko: Que m… e essa Chris?
Mad Max: Que m…de carro e esse Chris?
Yuki TikTok: Eu gosto do carro.
Chris Horny: Vai buscar alguma bebida para mim.

Herr Marko: Que bebida Chris?
Mad Max: BREJA 0.0!
Yuki TikTok: A que te da asas?
Chris Horny: Papaya, Yuki. PAPAYA!

Last edited 1 ano atrás by Carlos Frederico Pereira da Silva Gama
Danilo
Danilo
1 ano atrás

A graça do campeonato desse ano além da disputa do mundial é saber se o Max sai da RB e para onde ele vai?

Eu acho que ele sai e vai para a Mclaren.

O meu achismo esta fundamentado no azedume da briga de forças da RB no ano passado, quase todos estão lá, mas o clima esta para lá de esquisito.

E se de fato ele sair…

A Mercedes que seria um destino natural até o ano passado, já tem algumas complicações, tanto Russell como Antonelli estão pilotando muito e independente se fosse um ou outro como companheiro do Max, isso traria algumas dores de cabeca para o Toto… Russell por motivos óbvios e Antonelli por ser o novo q poderia peitar.

A Aston Martin q a princípio parece óbvio seria uma aposta de ir ao céu ou inferno a curto prazo, eu não acho q o Max esteja disposto a arriscar passar pelo purgatório, ele quer um carro vencedor a curto prazo e isso o Stroll não consegue garantir apesar da grana e do Newey.

Seria divertido para nós ele na Ferrari, mas assim como a Aston Martin seria uma incógnita no curto prazo além do fato do Leclerc ser considerado patrimônio da scuderia e o Lewis ter contrato bem amarrado.

Sobrou a Mclaren q se não fizer lambança conquistará os dois canecos esse ano e salvo engano continuará com o mercedão q dizem estar a frente dos outros motores em 2026.

Carlos Frederico Pereira da Silva Gama
Reply to  Danilo
1 ano atrás

Champs, como voce pode notar pelo texto acima (dialogo fidedigno gravado na sede do Boi Vermelho) Max vai mesmo para o Mercedao em 2026.

Tempo, Senhor da Razao.

Carlos Frederico Pereira da Silva Gama
1 ano atrás

AMIGUES DA REDE BAND,

Ce ta loco SM…?

Erika Hilton processa Sérgio Maurício da Band após ofensa – 15/04/2025 – Outro Canal – F5

Tempo, senhor da Razao.

Alfredo Santos
Alfredo Santos
1 ano atrás

Esta a passar despercebido a muita gente os 10 pontos de Stroll para 0 de Fernando Alonso.
Passando vergonha ano apos ano este Alonso…
Se arrasta ha anos para que ?

Carlos Frederico Pereira da Silva Gama
Reply to  Alfredo Santos
1 ano atrás

Champs, Alonso destruiu o filho do dono nos anos anteriores…Informe-se melhor. Mesmo agora, continua 4X0 nos treinos.

Agora, esta precisando de sorte em 2025.

Alfredo Santos
Alfredo Santos

Antes de escrever para eu me informar melhor faca o favor de interpretar correctamente aquilo que escrevi:

1- refiro-me apenas a presente temporada

2-refiro-me apenas a pontos conquistados.

Carlos Frederico Pereira da Silva Gama
Reply to  Alfredo Santos
1 ano atrás

Champs, se informe melhor. “ano apos ano” Alonso vem destruindo o filho do dono…Corrige ai. Beijo no coracao.

Paulo Leite
Paulo Leite
1 ano atrás

Também achei esquisito Lewis o piloto do dia, mas numa democracia é assim, nem sempre a maioria previne a injustiça. Oscar deu baile em todos e não levou o título de importância duvidosa.
Assim como Marta Rocha, foi vice-miss mesmo sendo um colosso dando um baile nas demais (a comparação foi péssima, concordo).

Ciro Magalhães
Ciro Magalhães
1 ano atrás

Olá Flávio Gomes! Permita-me apenas uma correção no texto: a desclassificação do Leclerc foi por estar abaixo do peso mínimo; o problema de desgaste da prancha foi com o Hamilton. Abs!

Paulo Mendes
Paulo Mendes
1 ano atrás

Parece que a renovação do George Russel com a Mercedez está quase fechada.
Parece que desitiram do Max Verstapen, mas é bom aguradar até fecharem de fato
https://www.motorsport.com/f1/news/george-russell-new-mercedes-deal/10713384/

Carlos Frederico Pereira da Silva Gama
1 ano atrás

AMIGUES DA REDE BAND,

Lewis venceu o Piloto do Dia gracas a seu novo e fashion cabelito.

Antes de incomodar o presidento com suas lamurias, Bortolento precisa chegar em Brasilia. Nesse ritmo da Sauber verde Hulk, vai levar meses, ou seculos.

“Devagar, ele chega la” disse Herr Marko para seu pupilo Slowson.

O que diria o velho pirata a Bortolento?

Faco votos de que na democratica Arabia Saudita a Mercedes desligue o transponder de George para ouvirmos outra vez esses dialogos impagaveis.

E sim, Papaya, continuem conversando com Oscarito durante a corrida.

Enquanto isso, Landinho segue impavido na lideranca do Mundial que ocupou durante todos os dias de 2025.

E o Doido do Boi…Agora esta de parafuso solto de vez.

Carro ruim, e assim. Max, Lewis…So #mimimi.

Ao menos ele esta nao esta levando Vareio do companheiro Monegato.

Tempo, senhor da Razao.

#voltaGalvao

Danilo
Danilo

Mano eu adoraria discordar ou concordar com vc, aprender ou te mandar a merda, porém eu não consigo, pois não entendo porra nenhuma q vc escreve, já me esforcei em tentar decifrar as suas graçolas carregadas de ironia, irreverência e anarquismo de ideias e não cheguei a lugar algum, provavelmente é em razão das minhas limitações cognitivas e não estou sendo irônico. Acho uma pena, pois talvez vc pudesse me acrescentar algo…

Marcus
Marcus
Reply to  Danilo
1 ano atrás

Perdão por me intrometer, mas ele me ensinou algo que certamente será útil para você também: jamais ser como ele.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Não é que o Russell está se encontrando? Sem o melhor carro, anda sempre entre os primeiros, e parou de errar sozinho. O Toto pode preferir o Verstappen, mas não chegaria a ser uma escolha óbvia e sem riscos.
MV fez carreira na RedBull, com outra cultura e outro tipo de motor, tendo ao lado pilotos mais fracos. Vai se adaptar? Vai manter um clima bom mesmo se o carro não nascer vencedor?
GR é cria da Mercedes. Aguentou a pressão de correr ao lado de um heptacampeão, aguentou o Toto fazendo cortejo ao Verstappen no ano passado e não está se intimidando ao lado do wonder boy Antonelli.
Entendo a escolha pelo Verstappen, como entendi a troca de Sainz por Hamilton. Mas o Russell está guiando o suficiente para deixar dúvidas.

Carlos Frederico Pereira da Silva Gama
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Esta se encontrando…desde 2022 Champs!

Lewis que o diga kkk

Luciano Filho
Luciano Filho
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Qual hexacampeão ?

O crítico
O crítico
Reply to  Luciano Filho
1 ano atrás

Putz, além de integrante (fundador?) do MUUUUUb, o gado do holandês também parece ser adepto do título do minion massa.

Carlos Frederico Pereira da Silva Gama
Reply to  Luciano Filho
1 ano atrás

Hexa? Ih…Tem ninguem Champs. Nem a Amarelinha.

Jonivan
Jonivan
1 ano atrás

Hoje o Presidente da República não poderia recepcionar o Gabriel, visto que ele estava ocupado inaugurando um novo campus da Universidade Federal Fluminense na minha cidade Campos dos Goytacazes(RJ). Brasil, união e reconstrução, e pátria educadora!

Luciano Filho
Luciano Filho
Reply to  Jonivan
1 ano atrás

Viva o Gabriel

O crítico
O crítico
Reply to  Luciano Filho
1 ano atrás

Viva o Presidente Lula!

Last edited 1 ano atrás by O crítico
Luciano Filho
Luciano Filho
Reply to  O crítico
1 ano atrás

Sr Crítico, é feio e desonesto fazer esses comentários aqui

O crítico
O crítico
Reply to  Luciano Filho
1 ano atrás

“Feio e desonesto”. Quer me explicar o motivo, membro do MUUUUUb? E pelo “Sr Crítico” você está emulando o felipete tilapete homofóbico, sem princípios, sem caráter, sem palavra, sem argumentos e sem perfil ou é o próprio?

ROSÂNGELA SILVA PIRES
ROSÂNGELA SILVA PIRES
Reply to  O crítico
1 ano atrás

Parabéns crítico agora sei que posso contar contigo.

O crítico
O crítico
Reply to  ROSÂNGELA SILVA PIRES
1 ano atrás

Contra o fascismo, sempre!

Luciano Filho
Luciano Filho
Reply to  Jonivan
1 ano atrás

Você é o dono da cidade pelo jeito….
Campos dos Goytscszes lugar de muita propina