O ACHADO DO SÉCULO
SÃO PAULO (encerrando por hoje) – O Aluizio Lemos, que tende a se tornar nosso setorista de Fuscas, Kombis & Similares, conta que o universo dos VW a ar está em polvorosa desde que, em 2008, foi encontrado na Lituânia um dos Fuscas mais antigos de que se tem conhecimento: um modelo pré-produção, feito em 1938. Talvez seja mesmo o mais antigo sobrevivente da família, quase um eco do Big Bang, já que o ’38 do museu da VW em Wolfsburg tem chassi do ano, sim, mas a carroceria foi feita, nos padrões de antes da Guerra, a partir de uma carcaça da década de 50.
Vamos ver se eu consigo resumir a história.
Esse carro teria ido parar na Lituânia depois que a URSS invadiu Berlim e acabou com aquela merda toda. Foi provavelmente levado para o Leste por algum soldado soviético. Lá, ao longo de décadas, o Fusca foi sendo modificado a torto e direito. Até motor de Volga enfiaram no pobre besouro. E parece que tinha registro de DKW. Cortaram tudo, adaptaram vidros, maçanetas, rodas, mecânica, fizeram uma cagada federal.
Aí, em 2003, um certo Emilis foi de Fusca a um casamento por aquelas bandas. E um amigo contou que tinha visto um carro parecido com o dele jogado num matagal. Emilis foi lá dar uma olhada, estava precisando de um capô, e deparou-se com algo que dava até medo. Mas mesmo assim fez até um vídeo, que pode ser visto aqui, no ótimo Fórum Fusca Brasil, ou clicando na imagem acima. É um emocionante registro de uma descoberta realmente histórica. Arqueologia nos tempos do YouTube, ao vivo e a cores.
O vídeo e algumas fotos foram mostradas ao presidente do Clube do Fusca da Lituânia, e o cara ficou cinco anos na orelha do dono até conseguir comprar. E, logo depois, vendeu aos alemães que estão restaurando a peça. Tudo isso, em fotos, pode ser visto aqui também, no site que está acompanhando passo a passo o trabalho de reconstrução do carro — o The Samba.
Um trabalho excepcional, diga-se, porque muita coisa está sendo feita a partir do zero, com fotos e referências bibliográficas. Claro que os caras têm um site também, este aqui, para quem quiser saber um pouquinho mais. A VW permitiu que os restauradores tirassem medidas do carro exposto no museu e ajudou a obter peças originais. Usaram um chassi de Kubelwagen 1938, que acharam não sei onde, e a carroceria encontrada na Lituânia, essa sim autenticamente 1938, será colocada sobre ele. Assim, teremos em pouco tempo o único exemplar 38/38 de Fusca do mundo, o famosíssimo KdF criado por Ferdinand Porsche a mando de Hitler.
O que é, de fato, o achado do século. Só perde para o ET Bilu, que anda meio sumido e desconfio que é fajuto. Esse KdF é autêntico.
Prezados!
Procuro um motor de fusca 1951 ORIGINAL!!!! Novo ou usado!!!!
Quem poderia ajudar? Indicar? Vender?
Por favor me liguem (011-9720-0259) ou mandem email [email protected].
Muito obrigado!
Joao Victor
Eu tenho um fusca 1980!!! Acreditem!!! E funcionando!!!
Ja estas praticamente acabado . . .
Algumas Fotos
http://i495.photobucket.com/albums/rr315/beetleaid/BGS/IMG_1443.jpg
http://i495.photobucket.com/albums/rr315/beetleaid/BGS/IMG_1442.jpg
http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/hs061.snc6/167128_1448743473304_1674742408_832750_7759404_n.jpg
http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash1/hs899.ash1/180767_1448744313325_1674742408_832752_6548659_n.jpg
http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash1/hs752.ash1/164323_1448744073319_1674742408_832751_2767789_n.jpg
http://lh3.ggpht.com/_tmtBdtv1P1I/TTtB6VgqAlI/AAAAAAAALRs/SRoh1UFU9hg/s800/IMG_1364.jpg
http://lh5.ggpht.com/_tmtBdtv1P1I/TTtGfBwpX-I/AAAAAAAALSY/tto3wgYL2_I/s800/IMG_1360.jpg
http://www.volksfahrer.nl/copper18/albums/pictures/shows/vw38wm/IMG_1154a.jpg
http://www.volksfahrer.nl/copper18/albums/pictures/shows/vw38wm/IMG_0858.JPG
http://www.volksfahrer.nl/copper18/albums/pictures/shows/vw38wm/IMG_1131.JPG
http://www.volksfahrer.nl/copper18/albums/pictures/shows/vw38wm/IMG_0846.JPG
http://lh3.ggpht.com/_tmtBdtv1P1I/TTtFPWqmtoI/AAAAAAAALSI/nG1bpesqWXc/s800/IMG_1405.jpg
Que muito louco… Descoberta ótima mesmo.
Fui no link vw38 e vi um vídeo postado ontem, colocaram a carroceria no chassis:
http://www.youtube.com/watch?v=KDHU5XzPweM
Não é que o bichinho vai andar, mesmo!?
O que não faz a necessidade.
Maravilha. Entretanto, acho que cabe lembrar o Eng. Josef Ganz, que foi realmente o criador do Volkswagem em conceito mecânico e de mercado, oportunamente “adotado” por Herr Porsche e aquele outro cara…
abraços
Flávio, achei legal esta notícia e compartilho com todos: menor tocador de vinil do mundo é uma Kombi. Vejam no link: http://www.bahianoticias.com.br/infoinveste/noticias/2011/01/19/5676,menor-tocador-de-vinil-do-mundo-e-uma-kombi.html
Afinal de contas, uma Kombi é mais que um carro.
Pessoal animado aqui no blog. E o pior é que a maioria não fala sobre o fusca. Bom Flavinho, para mim foi uma surpresa, apesar de que parece muito adaptado mesmo. Até feixe de mola tem na traseira. Mas só o fato de alguém restaurar alguma coisa que estava apodrecendo já é uma coisa legal. Foi uma coincidência este post para mim, pois exatamente esta semana oficialmente retomei a restauração de meu 58, parada há anos. Ele está em estado parecido com este aí do post. Vou te mandar umas fotos de como ele está hoje. Obviamente farei um acompanhamento dos estágios da restauração e, caso interesse, te manterei informado. Abração aos amantes desse carro maravilhoso.
Impressionante!
Entre ontem e hoje li todas as páginas do Forum Samba, em que os responsáveis pela restauração postam updates do andamento da mesma.
Isso é um capítulo único e importantíssimo da história automotiva sendo escrito.
Seria muito legal restaurar os carros com as transformações feitas. Uma Fusca com motor dianteiro DKW é uma “obra de arte” da engenharia.
Caspita ! Isto é um fusca, 38 , que por algum motivo esta inteiro e deformado ao mesmo tempo e tem o # 006 no chassis. Qual é o crime? Para a história automobilista é um achado, para os chatos é um carro velho !
Da pra imaginar o VW sendo puxado por um jumento nas estradas da Lituania
E essa história de que não foi Ferdinand Porsche quem criou o Fusca e sim um Jornalista Engenheiro Judeu Josef Ganz (1898 – 1967). Que por razões obvias Adolf Hitler deu o projeto do carro para Ferdinand Porsche ter todos os créditos?
Publicado no livro: Verdadeira História do Fusca: Como Hitler se Apropriou da Invenção de um Gênio Judeu. Autor: Paul Schilperoord
Assino qualquer atestado de qualidade para este carro Volkswagen, mesmo que tendo apenas velocimetro e medidor de gasolina no painel. Passei a infancia viajando de fusca, conheci todo o Estado de Sao Paulo e o litoral – nunca ficamos na estrada. VOLTA FUSCA, PELAMOR DE DEUS!
Ou ate: chineses, facam uma copia do fusca pra vender nu paraguai – tem os esquemas de fabricacao originais para baixar na Internet, aproveita!
Triste. Falta de opção, obviamente. “Não quebrou, que maravilha!” Super impertinente o comentário. Teve conforto ou desempenho em algum momento da viagem? Duvido muito, é um projeto tosco, NUNCA seria apropriado para viagens. Quanto às quebras, compre um civic, ou um toyota. CARROS de verdade. Cópia de fusca? Deve querer uma mulher com corpinho e higiene de 1800 também, aposto. Nunca li algo tão ridículo como pedido de volta de um lixo tão feio e feminino, quase um “boiolomóvel”.
Deveríamos homenagear o soldado soviético que levou esse carro após o fim da guerra e sem saber acabou salvando essa linda preciosidade.
Obrigado Flávio pela reportagem, abraços.
Espetacular este achado, maravilha, esta antiguidade espero que os restauradores
deixem este modelo chique do jeito que todo o fusca sempre foi chique.
Quanto ao Et Bilú, sei nãoooooooooooooooo, ele pegou o disco voador e sumiu,
voltou para a casa.
Prezado Aluizio muito boa esta matéria pois vai fortificar a história de um chique que
eu também amo que é um FUSCAAAAAAAAA, viva o ex: presidente Itamar, viva a história
pois é o que falta para muitos, o conhecimento através da origem.
E este conhecimento você acaba de trazer para nós, obrigado.
Abraços
Puts!!!!! que coisa eih, isso ai é realmente o inicio da história do fusca
Beleza! A VW vai adquirir o bem pro museu????
Esse fusca foi muito modificado, existem muitos pontos de solda…tá estranho!
Já tive um fusca e não gostei. Entretanto não ignoro ou nego a grande importância que tal veículo tem na história do automovel e ainda o fato de ter sido projetado por um gigante de competência do automobilismo. O que me parece bastante relevante no presente fato é o esforço de um grande grupo de pessoas na tentativa de restaurar de maneira mais fiel que as atuais condições possibilitarem, um veículo que ao longo do tempo, segundo o texto, passou por todas as tentativas possíveis de descaracterização tendo sido ao que tudo indica transformado em um “Frankstein” veicular durante sua vida útil. Em relação a veículos, não sou adepto dos antigos pois prezo a tecnologia e conforto dos carros atuais, entretanto, em nome de uma “identidade automotiva”, valorizo veementemente o esforço em questão.
Tenho lá minhas dúvidas,acho que esta muito conservado pra um fusca 1938
Sr. João Gama,
O Sr. deve estar se confundindo . . .
Nenhum “DKW” ou “Auto Union” tem um desenho de carroceria como o do KDF,
o Fato de existir as letras “DKW” no capo
http://images.thesamba.com/vw/gallery/pix/642989.jpg
não quer dizer que ele seja um DKW, alias, “DKW” não, e sim “AUTO UNION”.
Este carro foi muito modificado ao longo dos anos, mas ja foi comprovado de que se trara realmente de um legitimo “KDF WAGEN 1938”, KDF WAGEN era o nome da fabrica antes de ser VOLKSWAGEN.
abs
Flavio e seu programa Limite?? Não terá mais não??
estou emocionado……….nem consigo falar
Pôxa, o único vacilo do texto (até a parte que li) foi o uso de um português que não combina muito com o padrão do site. Acredito que tenha sido apenas um equívoco do autor do texto ou da ausência de um corretor e que, no futuro, expressões menos qualificadas não serão inseridas em textos publicados no site. Não ficou bom!
Cada mala…
Oi gente “pera-la” isto não é um fusca, e um DCW, DA ANTIGA AUTO UNION ALEMÃ, o fusca veio muitos mas muitos anos depois, estes carros não tem motor FUSCA, eram motores,totalmente sobre rolamentos e não tinham CARTER, e o no combustivel era misturado mais ou menos 150Ml de um oleo aditivo para lubrificar as engrenagens internas e os rolamentos, e era de 2 tempos.
Interna o doido.
Não sei será mesmo um fusca de 38? de que aço era feito todos este anos e não esta tão mal assim de lataria ainda mais na lituania.
O fusca antigo nao tinha quebra vento.E ai?
Dê-se o trabalho de ler os links. O carro foi muito modificado. Inclusive com a colocação de quebra-ventos.
Flávio, então trocaram também a carroceria, pois o parabrisa é amplo e os anteriores a 57 éram menores.
COM CERTEZA O BESOURO FICO CONSERVADO ASSSIM PORQUE LA FAZ TANTO FRIO QUE PARECE UMA GELADEIRA
O primeiro carro do meu pai foi um Fusca ano 76 zero, que nos deu muita alegria. Nele viajamos e coube as malas , meus pais ,eu, meu irmão, um pastor alemão e uma galinha de estimação. Foi roubado duas vezes, sendo que a última não foi recuperado , daí compramos um Fusca 86 , última série com palaca comemorativa e diploma. Mais uma vez fomos roubados, e lamentamos que possa ter virado sucata.
A sucata virou sucata? Pense positivamente, o metal pode ter voltado como CARRO, e não um fusca, que, cá entre nós, é pior que sucata.
pra quem quiser saber mais sobre o fusca do adolfo recomendo a leitura desse post no blog do meu amigo luiz eleno: http://luiz-eleno.blogspot.com/2009/06/o-carrinho-do-ditador.html
don gomes, favor verificar a veracidade das informacoes.
grato,
a gerencia
Amigo . . .
Antes da guerra a produção dos kdf começou sim . . . pois existem fotos e fotos espalhadas pela internet da fabrica bombardeada e varios kdfs dentro da fabrica, destruidos, ou sera que o Major IVAN HIRST, teve a brilhante ideia e desenhou o carro em um curtissimo espaço de tempo pra adaptar os chassis ? O carro ja estava pronto, ja tinham os moldes e tudo, existem varios e varios videos pela internet onde vemos varios Tipo 1 saindo de dentro da fabrica, do meio doss escombros . . .
Como dito no blog . . .
…”O carrinho de Hitler, no entanto, nunca chegou à linha de produção durante o regime nazista. No mesmo ano do Salão de Berlim, estourou a guerra. E todos sabemos o que aconteceu”…
e quem fundou a PORSCHE não foi Ferdinand Porsche e sim seu filho FERRY PORSCHE, o Dr. Porsche estava preso.
Nesta foto
http://1.bp.blogspot.com/_hw9v9pBbqis/SkS3dKEyeJI/AAAAAAAAAGk/JgmBLmLUJK8/s1600/i_revi_3144.jpg
que esta no Blog, vemos claramente os KDFS . . . é da PEDRA FUNDAMENTAL DA FABRICA . . . ou seja . . . ANTES DA GUERRA . . .
Desculpe . . .
continua sendo Fusca.. e a pergunta.. fazer o q com um fusca?
Sem comentarios
FG, acho que tu já sabes, mas reforço…essa turma que encarou a reconstrução desse protótipo feito a mão na época tem um museu de chorar, acervo rico e raro. E na garagem mais um monte de preciosidades.
No tópico do VW38 no The Samba tem um vídeo de um programa de tv visitando o local, de chorar!
Aqui, o chassi andando pelo acervo: http://static.ak.fbcdn.net/rsrc.php/z4OG5/hash/7qkbs3nb.swf?v=151735178183719&ev=0
Aqui, a matéria que falei: http://www.youtube.com/watch?v=JSxZU4P5Va0
DIvirta-se
esse é raridade vale ouro pra quem gosta!!!!!!!!
Ola amigos,
O chassi encontrado é o de nº 006, na imagem abaixo, uma foto dele quando era zero Km
http://images.thesamba.com/vw/gallery/pix/760506.jpg
Abs
OH LEMOS, VE SE INFORMA CORRETAMENTE, COMO VC DIZ QUE É O 006, QUAL É A SUA FONTE, ALGUM JORNAL DA UCRANIA,? A PESSOA QUE COMPROU TEM ALGUMA DOCUMENTAÇÃO QUE COMPROVE, É MUITA FALTA DE EMBASAMENTO E CONSIDERAÇÃO COM OS LEITORES…
Lemos, poderias passar seu email para mim? Preciso de umas informações sobre Fusca… [email protected]… grato!
Eu que adora carros acho isto fantastico uma pena que não esteja ” inteiro “
Sera que quem gosta de WW tambem gosta de palavras chulas ou e apenas a forma normal que esse setorialista usa para se comunicar?
Normalmente é pior.
Prezado Sr. Antonioni.
Recomendo ao Sr. a visita ao site da Academia Brasileira de Letras, em busca da preservação da “última flor do lácio”. Lá, posso assegurar, é utilizada uma linguagem pura e castiça. Aquí, o clima é meio de boteco mesmo, como em um bate papo entre amigos. E recomendo ao Sr. que evite, quando em uma visita eventual a um estádio de futebol, a proximidade com a torcida da “Leões da Fabulosa”. Aí sim, o senhor saberá oque é linguagem chula, quando um atacante perde um gol feito, ou nosso goleiro fica vacilando, tentando arrumar a zaga, enquanto o Roberto Carlos bate um escanteio.
Saudações respeitosas.
Lusitano XXX
P.s.- Mas que tú é chato, é heim, cara….
o lusitano está certo.
Bobagem!
Esse fusca é da década de 70.
Se cuida flavinho…
E dizem que o dinheiro não compra TUDO.
Compra sim! O dinheiro compra tudo!
Essa carcaça mesmo destroçada por algum “Sivirino” europeu que o tratou como um carro velho comum, não tem preço? Tem sim, e vendeu! O chassi de Kubelwagen não tem preço? Tem sim! E a mão de obra, tempo dos restauradores, peças originais e outras feitas à mão à partir de desenhos sem escala, tem preço? Tem sim!
A restauração deste VW ficará uma verdadeira fortuna, mas para a VW, é um dinheirinho de nada e nada mais é que um investimento na propria história.
Flavuxo, é o seguinte meu rapaz: Na sua foto antiga você parecia que estava de pileque, era uma foto engraçada. Nessa nova foto, você está muito sério, parece que está puto com alguma coisa.
é por que voce o chamou de flavuxo, isso não é apelido de jornalista sério, rsrsrsrsrsrs
Flavio, o 1938 (número 003) da VW tem sua carroceria original, porém bastante descaracterizada pois, durante a guerra, ele foi convertido para combustível alternativo (gasogênio), alterando a frente toda (por isso que o capô dianteiro é do “moderno”). Sim, a “caldeira” ficava na dianteira do carro. Este do achado recente é o número 006 e com certeza será bem mais fiel ao que era em 38, em relação ao carro 38 pertencente à própria VW. Desde a época do achado eu acompanho a restauração e me surpreendo com o que eles têm conseguido recriar, baseados em fotos e papéis de época. O achado do século, sem dúvida…
Aqui uma imagem do Gasogênio para quem não conhece . . .
Type 82E Kommandeur-Wagen Holzbrenner Fossil Fuel
http://img268.imageshack.us/img268/8391/gasi.jpg
http://img607.imageshack.us/img607/3617/gas1.jpg
Já estão pintando
http://www.nw-news.de/_em_daten/_nw/2011/01/12/110112_2000_es1.jpg
Busquem conhecimento!