MVR-02
SÃO PAULO (sem muitos sorrisos) – O antepenúltimo carro 2011 veio à tona hoje. A Marussia Virgin (será que volto a chamar só de Virgin?) apresentou seu MVR-02 em Londres. Os pilotos serão Timo Glock e Jérôme D’Ambrosio. Espero ter acertado os acentos. Faltam Hispania e Force India.
A pintura é bonita e a equipe tem uma graninha extra da Marussia, que faz carros superesportivos daqueles que ninguém compra — mais um dos mistérios da humanidade, porque para ter dinheiro para sustentar um time de F-1, é preciso vender muitos Marussias; era o caso da Spyker, que se meteu com F-1 e quase fechou as portas.
Como sempre, não tenho nada a dizer sobre os fluxos de ar, a perseguição ao downforce, as curvas sinuosas, o bico mais alto e chato para otimizar a passagem do…
Sabe o que eu acho? Que os caras que se metem a falar dos carros novos da F-1 são cascateiros iguais àqueles que escrevem sobre vinhos. A frase “o baixo perfil das laterais claramente direciona uma maior quantidade de ar às asas traseiras para aumentar o downforce, e as aletas dispostas na horizontal na asa dianteira otimizam a passagem do vento para criar uma zona de alta pressão sob o carro, acelerando o fluxo contínuo que gera uma maior aderência; já o bico mais alto e chato, fino e comprido, é conservador e eficiente, revolucionário, em termos, criando um túnel descoberto em forma de canoa que canaliza a passagem do ar menos turbulento sobre a tomada de ar atrás da cabeça do piloto, que pilota” é o equivalente, nas revistas escritas por enólogos, a descrições como “este é um vinho de boa intensidade aromática com frutas brancas, baunilha e toques de tostado, na boca tem um bom frescor e uma presença interessante, redonda e saborosa, com um final relativamente longo e tambem frutado, agradável e de boa elegância, de nariz muito harmônico, mostrando raros toques evoluídos, volumoso, com taninos doces, relativamente domados, e muita acidez, aveludado, equilibrado, acidez elevada e atraente, oferecendo uma bela complexidade e, no retrogosto, especiarias doces e toques minerais bem integrados, não sobrepujando a fruta que é o ator principal tanto no nariz quanto na boca”.
Ou seja: nem uma, nem outra, querem dizer nada.
Quanta ignorância! Se os projetistas pensassem como vocês a F1 ainda seria aquela roleta russa (emocionante, claro!) mas só prá macho mostrar como se morre com coragem! Eita “nóis”!
Excelente comparação. Eu acho muito legais os carros da mclaren, pelo simples fato que os acho bonitos.
Quanto a vinho, me considero um grande consumidor, mas minha análise se limita a “gostei”, “não gostei”.
Pô Flavio ! Agora vc humilhou a grande maioria de Enófilos e Somelliers que estão por aí. Nunca ví ninguém descrever um vinho com tanta propriedade, conhecimento e sabedoria. Até quem nunca provou um vinho, consegue captar todas as nuances e variações ! Parabéns. De agora em diante vc se tornou meu consultor para assuntos de vinho. Toda vez que for comprar uma garrafa de vinho e ficar na dúvida, vou me socorrer dos seus conhecimentos. Só não vai cobrar mais caro que o valor da garrafa, tá! rsrsrsr…
KKkkkKkkK, e o interessante é que os vinhos sempre trazem lembranças de coisas nobres e exóticas, nunca vi um enólogo dizer: ” O aroma dessa fruta lembra as pamonhas* “fresquinhas” de Piracicaba”, especulação de F1 é a mesma coisa.
* Pamonha é uma guaria que aprecio por ter gosto de milho e não de lascas de madeira das árvores azul-piscina do norte da Tanzânia.
Cara, vc é do mal
Esse carro tem cara de vinho nacional. A garrafa é muito bonita mas o conteúdo é pior que groselha!!
vinho bom é aquele que você gosta…..
carro de formula um bom é aquele que anda bem e faz tempos baixos.
Essa equipe e a hispania são um atraso para a formula 1. demonstram uma categoria em decadência. Carros como esse 5 a 7 segundos mais lentos só deveriam servir para serem alugados em autódromos para amadores ricos darem uma “brincada” de piloto.
E por isso que eu bebo uma boa Cachaça é simples tem gosto de caldo de cana. Vai um Lavrado aí?
Flávio Gomes não entende bulhufas de vinhos nem de engenharia, então acha que ninguém mais entende. Lamentável (e ainda tem um monte de gente que o aplaude…)
Eu tb não entendo nada desses assuntos, mas reconheço que tem gente que manja, afinal o mundo não é composto de 7 bilhões de clones meus…
A parte do vinho eu até entendo, já que acho que grande parte do talento dos enólogos está em traduzir o que está sentindo. Os termos utilizados parecem complicados, mas são só descrições do que a maioria das pessoas pode perceber ao tomar vinho X ou Y.
Agora análise aerodinâmica por foto do carro finalizado é ser tão charlatão quanto um médico que dá diagnóstico sem examinar. Num carro de rua talvez seja possível, mas num carro de F1 que tem inúmeras passagens de ar, ondas aqui e ali… É bobeira. Não sou engenheiro de fluidos, mas se o texto que esse pessoal escreve não é copiado direto do release da equipe, ele é uma tremenda besteira…
Ahahahahah…
O Flávio é uma figura…
Você chama as análises de “cascatas” porque não entende do assunto, me desculpe a sinceridade…
Desculpe se o decepciono, Newey.
O segundo carro mais bonito do ano. Só perde pra Mercedes.
Pra quem gosta de especulações sobre as novidades das equipes, aconselho o excelente sítio:
http://scarbsf1.wordpress.com/
Já sobre vinhos, lamento.
Ae Flávio, se um dia cansar de F1, pode virar enólogo heim? você acabou de descrever o “Los Mareados Cabernet Sauvigon”, da reserva de 2003!!! É exatamente isso!
2002. O 2003 era levemente frutado, mas pouco marcante e de personalidade dúbia.
Será que usaram um Autocad pirata um pouco mais atualizado este ano? Porque o “carro desenvolvido e testado por computador” do ano passado lembrou o famoso Leite Glória (aquele que desmancha sem bater).
Acho que falar que carro de F1 é bonito ou feio é burrice, querendo ou não todos tem a mesma cara, um bico, asas, mais asas, asas atras, nos lados, na frente, entradas de ar e um espaço pro piloto, enfim, por fora nenhum carro tem oque contar pra quem olha, é por dentro que ele é cheio de palavras. O que eu procuro num carro desses é inovaçao, ideias diferentes, e não vi nada de mais até agora, só a ousadia do desing da mercedez e da mclaren, mas se todos os carros tivessem uma cor sólida e igual, quase não teria como distingui-los.
Flávio, gostei do seu comentário. Sou Engenheiro Agrônomo e Enólogo, ministro cursos e palestras de degustação de vinhos em Curitiba, e não gosto de como certos “especialistas” descrevem um vinho. Penso que quanto mais se facilita o entendimento de vinhos ou de carro, mais as pessoas se interessam pelo assunto, e consequentemente irão entender mais daquilo. Por isso, eu entendo perfeitamente o que foi dito na sua descrição de um vinho citado na matéria, mesmo achando muito exagerada. Pode ser que alguém entenda e goste ler sobre o fluxo continuo gera maior aderência…
Taí uma opinião que bate com a minha! O que vale não é a aparência, mas o teste de verdade na pista e outros detalhes como confiabilidade, enfim, vamos deixar começar o campeonato e vemos quem de fato tem carro pra competir.
Mas eu gostei dos tons frutados e tostados da Virgin.
Cascateiros iguais ao… Galvão!?
Como diria Zé Simão:
Tucanaram o vinho! Tucanaram a aerodinâmica!
Não acho nem que sim, nem que não. Muito pelo contrário.
Pelo menos agora a globo vai chamar do nome certo nas transmissões, não é? Não vejo nenhum motivo pra chamarem de MRV, devem ir com Marussia mesmo…
MRV não rola… tem uma construtora com esse nome, e a RGB não vai querer fazer “propaganda” de graça…
Muito pelo contrário, MRV é uma construtora em terras tupiniquins, então pronunciar sua sigla sem ser em troca de uma quantia generosa faz cair a língua no mundo da RG.
Incluo “MVT” na lista de possibilidades. hehe
Flavio,
Concordo, mas com relação a vinhos, já aprendi, vinho na taça, faço alguns movimentos circulares, apuro o aroma (por que falar que cheiro não é elegante de acordo com os enólogos, que são as pessoas que dizem entender de vinhos), tomo um pequeno gole, lanço o olhar para o infinito, não tendo infinito, para o lugar mais próximo do dito cujo, e digo com força e convicção:
– BOSHQUE, ou seja bosque no melhor e mais apurado sotaque carioca.
Isto impressiona, ninguém vai te questionar e bosque pega tudo quanto é fruta, aroma e o zaralho a 14ª potência que, porventura, possam existir em uma garrafa de vinho.
Só temos que encontrar um termo, apenas um, que possa definir a análise das asas, aerofólios, bocas disso e daquilo para sermos respeitados em nossas opiniões a respeito dos carros lançados.
Chamo a atenção de que o melhor carro para mim será o que ganhar as corridas, o campeonato de construtores e o der o de piloto a quem o dirigir.
Abraço,
Barba
Aparentemente, esse termo já existe: downforce.
Mi dispiace molto, punto e basta! (By Totó) ;)
kkkkkkkkkkkkkkkk… não tenho opinião sobre o carro da Virgin mas o texto ficou ótimo, excelente a comparação dos “cascateiros”.
kkkk.. parabens.. muito muito boa mesmo!!!
Compreensível o comentário quanto às análises “de olho” na aerodinâmica, mas comparar isso com a análise de um vinho é um tanto quanto ingenuidade…
Ao leitor que comentou que está “até hoje esperando alguém dizer que o vinho tem gosto de uva”, isso é implícito. Os outros comentários servem para diferenciá-los entre si.
hahahahahaha, gostei do texto do vinho..rs..
Ah ah ah ah ah ah!
Parabéns Flávio.
hahaha
Verdade! E essas descrições de vinhos também são impagáveis.
Existem sim os enroladores.
Mas também a falta de conhecimento de certos assuntos, de conhecimentos mais profundos, faz certos tipos de análises parecerem cascata.
As vezes poderiam ser mais objetivas.
É preciso tomar cuidado ao se criticar algo que não se conhece direito.
Não sei qual é pior, os enroladores ou os ignorantes!
Mas nada como a busca por conhecimento para desvendar a mentira ou a verdade.
Sempre achei a análise técnica (bolsa de valores) uma besteira. Papo furado.
Depois de alguns cursos e anos aprendendo, descobri que realmente funciona.
Numa pesquisa recente no Brasil, a maioria dos novos invetidores (pessoas físicas) não sabem, não usam e principlamente não acreditam na análise técnica.
O desconhecimento cria julgamentos errados. Mas nem todos que escrevem são enroladores.
Por isso, se não sei sobre determidado assunto, ou fico quieto ou procuro aprender um pouco.
Não entendo de aerodinâmica. E só um pouco de vinho.
E só enrolei! rs
Dizem que o Galvão Bueno é um ótimo conhecedor de vinhos….
Aprendeu tudo com o Flavio, é claro!!!!b rsrsrsrsrsr!!!!
Na minha opinião, o Flavio é o melhor enólogo que eu já ví comentar!
Em computação, M… entra, M… sai. Se os códigos de programação da MVR (projeto do Nick Wirth) ainda não são perfeitos, pelo menos estão tentando. Em alguns pontos se nota um retrocesso, como na asa dianteira e entradas de ar dos sidepods. Acho que recuaram para melhor entender o que acontece e aí avançar. Acredita-se que em 10 anos todas as equipes estarão seguindo esse caminho do projeto e teste (simulação) inteiramente virtual. A Wirth Research é uma empresa pequena, com limitada capacidade computacional; agora trocaram os computadores e devem melhorar ao longo do ano. Imagino quando uma das grandes começar a usar essa tecnologia.
Excepcional.
Mas que essa dianteira com angulação de 47,69° para baixo e desenho suave até o bico proeminente e aquele conjunto de anexos sobre a asa dianteira que fazem o ar percorrer de maneira uniforme e eficiente pelo sistema integrado de canalização de fluídos é 22% mais eficiente do que a do ano passado em curvas de asfalto feito com petróleo extraído a mais de 3.000m abaixo do nível do mar, isso é inegável.
viadagem du c****ralho so. retrogosto?! vinho bom eh o que nao da ressaca.
Na mosca, muito engraçado.
Como se dizem por aí isso é tudo conversa mole pra boi durmir!!!!
Ou falando como especialista: Coloquios ligeiramente flácidos para acalentamento de bovinos.
Gomes, o resumo desta balela todas aí é que eles simplesmente não sabem se esse troço é bom ou não sem por o bichinho no asfalto.
Gostei do narigão do carro e a pintura é quase igual ao do ano passado. Mas este bico comprido…. sei não, acho que vai enroscar nas curvas de Monaco.
heimmmmmmmmmm ???
Flavio,
muito boa !!!!!!!
Abração,
Gildo34
Boa Flavio, como a maioria das coisas hoje em dia , esses comentarios sao pura banalidade, nao servem para nada.
E igual crítico de arte moderna. “Vendo este tijolo a 35° de inclinção, podemos dizer que o artista estava naquele dia grávido de idéias num sol de primavera, etc, etc,etc. E por aí vai.
Eu também me limito a dizer se o carro é feio ou não. O da McLaren é muito feio de frente, mais se vencer e trazer campeonato, vai ficar bonito.
Esse da MVR tem a pintura bonita e acho parecido mesmo com o carro da HRT de 2010 como disse o Francisco Araujo aí embaixo.
Também me limito a dizer que seria ótimo se a F1 diminuísse ainda mais o downforce limitando o desenvolvimento aerodinâmico. Ficaria a pilotagem mais focada no talento e menos dependente de carro bem projetado aerodinâmicamente.
pena que deve andar no fundo, pra mim é um dos mais bonitos de todo grid.
sobre as descrições, é pra curiosos, e encher linguiça.
mas é na pista que nós vamos ver se funciona…assim como o vinho, só experimentando!
Roubaram algum carri da Indy e tiraram as fotos?
Putz Flávio, vc disse tudo, fui visitar uma vinicula e qdo chegou a parte da degustação o enólogo começou com essa ladainha, nossa qdo ele acabou de discorrer sobre o vinho eu já havia comido metade da travessa de queijo provolone que estava ao meu lado.
Pelo jeito a Virgin tentou copiar o bem sucedido Hispania F110…
É verdade , Flávio, quanta cascata. Como fotógrafo de culinária, estou até hoje esperando alguém dizer, que o vinho tem gosto de uva.
mas acho que ninguém diz que ele tem gosto de Uva..só é feito a base de…
Geralmente os que tem gosto de uva são os piores, hehehehe
Mas esse Flávio só sabe de vodka mesmo, mas se fosse um “certo” carrinho comunista, te garanto que levaria umas 100 linhas descrevendo-o!!!
hehehehehehehehehe………………