FORMULINHA
RIO DE JANEIRO (da janela vejo o Corcovado) – Acabo de receber release que reproduzo abaixo, sobre nova categoria de monopostos no Brasil. Volto em seguida.
Organizadores e promotores da Seletiva de Kart Petrobras e reconhecidos como dois dos mais importantes nomes do automobilismo de base brasileiro nos últimos 15 anos, os irmãos Paulo e Binho Carcasci darão, em 2012, mais uma importante contribuição ao esporte a motor nacional. Após meses de pesquisas e análises sobre o cenário internacional de formação de pilotos para a Fórmula 1, os irmãos chegaram ao conceito da Fórmula +, categoria que promete preparar, de forma inédita no país, jovens talentos para o automobilismo.
No dia 12 de dezembro, os irmãos Carcasci realizarão um evento no Kartódromo da Granja Viana, na Grande São Paulo, apresentando o monoposto que deve promover o renascimento dos campeonatos de base brasileiros direcionados à preparação de pilotos para a Fórmula 1 e Fórmula Indy. O evento será aberto a jornalistas e chefes de equipes interessados em participar do novo torneio, mas é destinado, principalmente, a jovens pilotos. Os atletas que estiverem presentes no evento de lançamento poderão, inclusive, experimentar a primeira unidade do carro trazida ao Brasil para fins promocionais.
O conceito do novo campeonato – que usará monopostos fabricados na Itália cuja relação peso-potência é superior a do Shifter Kart -, será explicado no evento de apresentação oficial.
Agora, eu de novo. Os irmãos Carcasci estão entre as poucas pessoas sérias do automobilismo brasileiro. Mas dizer que essa nova categoria “deve promover o renascimento dos campeonatos de base brasileiros direcionados à preparação de pilotos para a Fórmula 1 e Fórmula Indy” é um exagero diretamente proporcional ao tamanho desses carrinhos. Carrinhos sobre os quais não posso dizer muita coisa tecnicamente, porque não conheço. Mas que parecem, pelas dimensões, coisa de parquinho de diversões.
Devagar com o andor, portanto. O automobilismo de base brasileiro não vai renascer com esse negócio. É como aquela Stock Jr, que não virou nada e agora vê seus carros espalhados por oficinas e pistas como a de Piracicaba, à disposição para quem quiser alugar. Boa parte deles caindo aos pedaços.
Essa Fórmula + me parece apenas uma categoria para fazer a passagem do kart para os monopostos. Uma transição que nem sei se é necessária — antigamente se passava do kart para a F-Chevrolet ou F-Ford e estava de bom tamanho, sem precisar de algo intermediário. E o problema é que o Brasil continua sem campeonatos minimamente razoáveis de monopostos. Assim, será mais um brinquedinho, receio. Mas desejo sorte aos envolvidos.
ola Flávio Gomes meu nome e Wilson Rosa conhecido como tilico. tenho 47 ano moro en piracicaba S.P fui o quarto fabricante de kart coss .e alto coss em piracicaba e também muitos projetos eu estava no google e vi seu carro formulinha e gostei bem que nos podia conversar para nos trazemos em piracicaba porque aqui em piracicaba tem varios lugares interesantes para lançar este grande projeto . manda para mim um retorno no meu e- mail.
Flavio, vem no sul e olha a forumula 1.6 nossa,antigos F-FORD…25 carros no grid, tu vem me dizer que nao existe categoria assim??….O dia que tu largar os carros antigos de mao e vira piloto de verdade tu vai poder falar sobre isso, enquanto tu tiver ANDANDO nao guiando, carro antigo, tu só pode ser reporter.
Se for mais rápido que um Kart Shifter será uma ótima ferramente para moldar talentos!
Boa Tarde Flavio,
sabe me dizer qual oficina vende os carros da stock jr, gostaria muito de comprar.
Abraço.
Pessoal, deixa eu esclarecer uma coisa. O Formula SAE é um evento estudantil que visa aprimorar a formação de engenheiros mecânicos. Não é uma categoria automobilistica de base para formação de pilotos. Um evento de acontece uma vez por ano nem pode aspirar a ser uma categoria…
O envolvimento das empresas de automóveis no Formula SAE está presente na participação dos engenheiros, que trabalham nestas empresas, como juizes voluntários da competição.
Nós da SAE estamos buscando formar engenheiros que poderão até partir para o mercado de engenheiros de competição, como vem acontecendo nos ultimos anos, mas não pilotos.
stock jr volta a ser campeonato brasileiro ano que vem
Sempre querem transfomar tudo em F1.
não querendo secar ningém e nem ser pessimista, mas se a stock com toda a estrutura de santo antonio, não resiste uma batida em T, imaginem essa coisa aí em cima.
vai ter mãe chorando, e ninguém quer ver isso.
não devia ser aprovado, não vejo segurança nenhuma.
Pronto, agora o Massa já tem emprego em 2013 com um carro a sua altura
Gostaria de ver a ficha técnica desse carrinho. Se vir com um pequeno motor four de moto fica interessante a brincadeira, mas com certeza mais perigosa. Imagine esse carrinho com um motor de CBR 600 RR com 120 cv, seria bom pra preparar o braço do pilotinho. Como exemplo tem a Fórmula SAE, que usa carros com esses motores, mas limitados a pouco mais de 80 cv (potência da vossa majestade 7galo). Seria até melhor que houvesse mais investimento por parte das empresas e equipes na fóruma SAE, pois há a cooperação entre as “montadoras” e as universidade, e quem guia os carrinhos são pilotos “de verdade”, oriundos do kart (na maioria das vezes). O problema é o mesmo de todas as categorias do esporte a motor: é muito caro. E mesmo o que não é tão caro, vide a F4 (karts com motor de 400 cc e 13 hp, com regulamento que privilegia o baixo custo), tem pouco quorum, as corridas aqui no PR tem pouquíssimos pilotos, até mesmo (e ainda mais) nos shifters.
O maior problema é o preço, ou a pobreza dos nossos pilotos hahaha
Só espero que não tenha interferência da CBA, senão é fracasso na certa!
tá, e quanto vai custar um desses? uma corrida? uma temporada?
Deve ser muito bacana correr nesses carrinhos, vou comprar um.
Se o Rubinho tivesse corrido num desses quando garoto não tinha perdido pro Schumacher…
Na minha opinião, só faria sentido com pneus de rua e sem spoiler.
concordo
Esses caras sérios !! Não passam de abutres. Esse Paulo então deveria procurar um emprego e parar de achar que é um Jim Clark injustiçado. E o outro ? Onde está a auditoria nesse engodo que é a “Seletiva de Kart”.
Cão de caça, Você é que deve se sentir um injustiçado por algum motivo… A Seletiva de Kart é um dos eventos de maior sucesso no automobilismo brasileiro, APESAR DE NÂO TER O APOIO DA TV GLOBO ! Todos os pilotos que já participaram elogiam o evento, tendo vencido ou não. A Bia Figueiredo é uma deles que até hoje só fala bem do evento. A imprensa especializada também. Como diz a filosofia de parachoques de caminhão, a inveja é uma M***
Concordo com o pessoal ai em cima, podia fazer um tipo super V, sem asa sem nada, sem efeito nenhum aerodinâmico, para desenvolver e refinar o talento, o tato, nada de aerodinâmica. Mas isso aí, aérofólio e coisa e tal. Sei não, daqui a pouco vão começar a copiar a F1 em tudo, até nas atitudes nababescas inflacionando o cirquinho.
Eu acho que toda iniciativa é válida, ainda mais qdo vem de gente série e comprometida com o automobilismo nacional, que anda moribundo. Li os comentários sobre a Fórmula 1.6 gaúcha, e assisti uma corrida pela primeira vez esse fds pela Speed Channel, e achei excelente, Flávio vc como dono do maior portal sobre automobilismo, poderia dar mais atenção ao automobilismo do sul, um oásis nesse deserto que virou nossas categorias de base.
Meu amigo na boa, o problema do Sul é esse negócio de Sul pra cá, Sul pra lá, nosso esporte nacionalmente já não representa quase nada nas mídias, aí o pessoal com todo respeito à vossa região, que de fato é maravilhosa em muitos sentidos, sem demagogia, acaba dando muita ênfase à região e isso atrapalha pois qualquer categoria pra ter projeção necessita passar por SP, é uma lógica economica.
Deem um jeito de organizar pelo menos umas 2 etapas em Interlagos por ano, fazendo comboios pra reduzir custo, de repente mais uma em Curitiba e pronto, certamente terão grandes chances de ter a atenção que querem.
É apenas o meu ponto de vista ok, torço pra iniciativas com as de vocês. Um abraço!
Não é e nunca foi nossa intenção fazer um “semi-brasileiro”.
Temos 4 pistas aqui no RS e não concordo contigo que uma categoria para ter projeção precisa passar por São Paulo. Existem muitas outras maneiras. Vale lembrar que o paulista de marcas, que é uma grande categoria e que corre só em São Paulo também carece de divulgação.
Carlos, disse “passar” por SP não “ser” em SP.
Mas se vc discorda ok é o seu ponto de vista, talvez possa ter razão.
Corri de Kart e algumas pequenas experiências de Formula entre 94 e 99, e há 2 anos tenho um filho pequeno no Kart. Apenas analisei o que já vi em F-Ford, F-Chevrolet, F-São Paulo e o que vemos na F-Futuro hoje.
Ainda assim é difícil pois todas essas já “morreram” mas acredito ser a única saída pois até formaram ótimos pilotos.
giacomello, por isso é o paulista de marcas.
voces do sul são muito bairristas, tudfo no sul é melhor, é mais completo e coisa e tal
quanta equipes da stock voces tem alem das do paraná?
ter autodromos nada significa se ningém dos outros estados for correr neles, vira campeonato regional.
alem de tudio giacomello, voces formaram muitos campeões na formula ford, (clovis de moraes se não me engano foi o maior), e onde eles foram parar, quantos chegaram a f1?
Galileu, concordo contigo quanto ao bairrismo gaucho, sou gaucho e isso e fato, porem se tiver oportunidade, convido voce a assistir uma etapa do campeonato pelo speed channel ou presencialmente. Se depois de assistir somente a uma corrida voce nao concordar que a formula 1.6 aqui no rs nao eh um ponto fora da curva no atual cenario brasileiro, dou meu braço a torcer e assino embaixo sua opiniao que diz que a grandiosidade da categoria eh somente obra do orgulho gaucho.
Um abraço e, se tiver interesse, espero ver voce no meu box em 2012, serás muito bem recebido!!
Eu boto fé no carrinho, mas se tem a tal relação peso-potência, é legal. Lembro que a pilotagem esportiva dá pra tirar de qualquer coisa, até de uma CUB 50cc, igual o Jacaré fazia.Por isso, sempre achei a época do motor 1.5l, a melhor da F1, tinha V8 de 250hp! Carro pequeno com muitos cilindros, as fabricas deviam pensar nisso.Antigamente no mundial de moto, tinha 125 de 4 cilindros! 250 se seis canequinho, coisa mais linda!Downsize it.
Flávio, gostaria de que me respondesse porque até hoje não foi publicada nenhuma linha (tanto no grandepremio quanto no seu blog) sobre a Fórmula 1.6 Gaúcha, mesmo com o nosso pessoal enviando matérias para seu e-mail. Enquanto que uma categoria que nem foi lançada ainda já tem um post para divulgá-la.
Saliento que torço muito para que todas as categorias de monopostos, inlcusive esta nova categoria F+, sejam bem sucedidas, uma vez que estamos carentes deste tipo de preparação para nossos pilotos, só fico bastante chateado por ser um leitor assíduo de tudo o que você escreve, torcedor seu na Classic (fui assistir quando vieste ao Velopark correr) e, no entanto, nunca tive o prazer de ler qualquer comentário seu sobre a categoria que corro.
Um abraço a ti e à todos os leitores assíduos como eu!!
É um campeonato regional, e a gente não tem condições de acompanhar tudo.
Flavio, quando quiser descer ao RS para conhecer a categoria, tuas despesas são por minha conta!
Pois é Flavio,ficou mudo com nossa hospitalidade?.
Não encham meu saco, por favor.
Rindo alto !
Sabe Flavio esses caras tomam muito mate queeente e isso amolece o cerebro!!!
estão tentando subornar o nosso blogueiro mor.
rssssssssssssssssssrrrrrrrrrrrrrsssssssssss.
bah tchê, vem pra cá guri, nos te pagamos tudo e algo mais.
ia por uma piada, mas desisti senão vai virar briga
Com certeza essa é mais uma arapuca do Carcasci para tirar dinheiros dos incautos!
Esses meninos são muito bons sim, em ganhar dinheiro!!
Mais uma barca furada na praça!!!
Bom, parecem carros com dimensões para andar em kartódromos, o que pode ser uma boa.
Pular do Kart para uma F Ford é bacana, mas algo do tamanho dos F Ford (F1.6, no sul, por exemplo) não anda em kartódromos e restringe o mercado para quem quer pilotar. Existem muito pistas de kart pelo país do que autódromos.
Se Maomé não vai…
Pela enésima vez, posto aqui que a Fórmula 1.6 gaúcha vem cumprindo um bom papel neste quesito, despertando o interesse de muitos pilotos de fora do RS. Neste anos tivemos pilotos que passaram pelo nosso campeonato que estão indo para os Estados Unidos competir.
São eles Marco Tulio Souza, Sabrina Korunuma e Yukio Duzanoski. Usaram o gaucho de formula 1.6 que tem muita competividade em função dos 20 carros no grid à um custo infinitamente menor que os certames nacionais de monopostos. Para 2012 há até uma lista de espera por absoluta falta de carros. Apesar de sua concepção antiga eles ainda cumprem o papel fundamental de preparar os pilotos para o passo seguinte. A MInelli voltou a fabricar carros para suprir esta demanda. Nossas provas são veiculadas, em forma de compacto, pelo Speed Channel.
tenho o speed chanel e nunca vi voces, como tambem unca ouvi falar desses que voce mencionou, em que categoria eles correm nos estados unidos? nos mande mais detalhes urgente, matem nossa curiosidade, quem sabe fazemos um lobby para um deles ocupe a vaga do massa na ferrari rsrsrsr.
brincadeiras a parte, tentarei ver algo no speed.
tiver bons clientes na stock omega que ram aí do sul, joão campos, valentino pé de ferro, egon quem montou o carro e não andou, vianey q
Os três pilotos mencionados participaram do nosso campeonato em 2011 e só em 2012 vão participar de categoria nos Estados Unidos, por isso você ainda não vai encontrou nada. Procure em 2012 na Skip Barber e na Formula Atlantic os nomes deles. Para assistir as nossas provas pelo Speed Channel você acessa o nosso site http://www.formulars.com.br e lá você vai encontrar as datas e horários das transmissões.
Caracas… não era mais facil criarem um chassi unico e relançarem a Formula V no Brasil com os motores 1.6 das montadoras locais… as fabricas apoiariam e todos ficariam felizes para sempre.
Não precisa ser um F-3 de fibra de carbono… pode ser um bom carro nacional.
Me desculpem… mas essa categoria esta fadada ao fracasso.
Imperador
Obs.: Um kart six-speed deve bem mais rapido do que essa traquitana.
vai virar formula FAPINHA..
hahaha boa …tbm acho…. carrinho de brinquedo.
assim não pode, assim não dá, o burn, voce roubou minha idéia, estava guardando esse coment´´ario sobre o fapinha para o fim, vou processá-lo por apropriãção indebita de idéia.
Querido amigo Galileu, peço mil desculpas por me apropriar indébitamente de sua idéia rsrsr.
Não resisti.. quando vislumbrei a foto do formulinha postado pelo Flavinho, o nome da marca de minicarrinhos para crianças surgiu com um flash em minha mente.
Agora.. falando sério, será que não é possivel os mesmos empresários criarem um bólido maior.. a gente ve lá no sul aquelas incríveis gaiolas para andar na terra com chassis tubulares, e motores de fusca..
Pode até parecer algo do passado, e acho que deveria ser do passado..
trazer de volta a super V, bólidos sensacionais que no passado serviram de escola para muitos pilotos de renome.
pelo menos as medidas e dimensões e reações são bem mais reais que o fapinha da foto..
valeuuuuu
Em tempo… mas pelo amor de deus.. se um dia isso acontecer e tivermos de volta os lindíssimos super V. que sejam mais modernos na concepção aerodnamica como fizeram no Fapinha, mas.. sem essa de colocar asas móveis.. cambio de borboleta, freio abs, ..
Bota cambio manual, embreagem de pé nesta porraaaaaa e estas corridas vão propocionar muita diversão para quem as assistir e para os meninos aprendizes que os pilotarem.rsrsrs
Caros o formula V já foi relançado como formula vee brasil basta procurar no google e youtube pra ver mais detalhes.
Relação peso/potência superior a um Shifter Kart, é algo que assusta. Já pensou uma porrinha dessas tomando uma panca de lado, com essa ausência de proteção lateral no pescoço?
Do jeito que anda o automobilismo brasileiro, qualquer iniciativa é um alento, mas para ser sincero eu não sei se investiria os meus parcos caraminguás nisso. Vide a Fórmula Futuro (vulgo Fórmula Felipe Massa), que apesar do padrinho forte, boa divulgação e bons incentivos não pode ser considerado um sucesso, afinal corrida com 8 carros no grid não é muito animadora.
É cada uma…
Na boa,vendo a foto ,não precisa ser engenheiro para ver que se trata de uma piada sobre rodas.O ser humano está com uma estranha mania de brincar com a vida alheia.Não precisa ser nenhum phd para saber o que acontecera a um piloto que for acertado por outro lateralmente dentro desta cadeira elétrica.
Verdade! boa…
É alguma modalidade nova de indoor???
Vamos esperar pra ver afinal o que vem a ser isso!
Só espero que seja algo produtivo!!
Só reclamação como sempre.
Se é tão fácil melhorar o automobilismo nacional pq não vão lá e o fazem com suas mentes brilhantes.
Realmente tenho a mesma impressão de que vai ser uma brincadeira, talvez pelo tamanho do monoposto. Sobre os campeonatos pelo Brasil, espero que comecem a observar o gaúcho de F1.6. Apesar dos chassis terem alguns anos, o grid sempre está na faixa a 20 carros por etapa (oito no ano) e está chamando a atenção de alguns fabricantes que se interessaram em produzir novos chassis. Pilotos de vários estados estão vindo correr aqui por causa da falta de competição em outros estados. E para o ano que vem o grid deve ficar acima de 25 monopostos.
caraca, parece que a família giacomello em peso veio hoje postar e enaltecer as vantagens da f 1,6 gaucha.
esses caras são machos até embaixo de outro macho.
flavio avise o bernie para vir ao sul ver os caras andarem, só deve ter talentos por lá, a formula 1 os está perdendo.
aí voces, tem vaga para o barrichelo andar em alguma equipe?
Você poderia gastar seu tempo acrescentando algo construtivo ao invés de criticar alguém que esta fazendo alguma coisa pelo automobilismo, até por que, pelo visto, você não sabe nada sobre o que fazemos aqui. Realmente nossa família adotou a Fórmula 1.6 e o nosso patrocinador é quem paga a transmissão no Speed Channel.
Mais uma categoria natimorta…
Caramba… ou faz um kart ou faz um carro… isso já não deu certo no passado e não é agora que vai dar.
Deviam investir esse dinheiro e esse trabalho numa categoria existente, não inventar mais uma… o campeonato paulista não vai comportar mais tanta categoria nova.
Vão correr onde com estes troços? Kartódromos? Pois se for em pistas de verdade, vai ter nego morrendo, Seria a mesma coisa que colocar um Uno Mille com motor de 200cv . Bate, morre.
Toda iniciativa de reacender o automobilismo nacional é bem vinda.
Parabens aos irmão Caracasi .
GRIFE E SANGUE DE PILOTO a barata tem.
é claudio, sangue do pliloto que se acidentar com essa joia, ou josta como quiserem.
ceistão de brincadeira?
A Fapinha vai ser o patrocinador principal?
hahahahaha!! quem vencer ganha um saco de MM´s
o fernando é outro que roubou minha idéia sobre o fapinha.
advogados, à postos.
a petrobras mantem um campeonato/pesquisa entre universidades com motor até 600 cc e com pneus slicks aro 10′, onde deveria ser aberto a empresas e construtores mas esses carros são de tamanho grande para uso em kartódromo e nem tanto para uso em autódromos, vale a proposta na esperança que se popularize !!!
Os Formula SAE tem em sua maioria aros 13… e da perfeitamente pra correr em kartodromos. Talvez sejam um pouco mais seguros que esses aih. Visto que o “santo antonio” eh mais alto e obedece um padrao FIA.
Agora isso pode dar certo de uma forma: se vierem pra acabar com o kart no Brasil. Esses carros sao potencialmente mais baratos que um kart, se os campeonatos forem pensados da maneira certa. Na minha forma de ver, se fossem formados clubes, e soh esses clubes tivessem propriedade sobre esses carros (restando aos pilotos o aluguel dos mesmos), um mesmo carro seria usado o ano todo por varios pilotos.
Aih fica mais barato. E eh possivel correr em kartodromos, estacionamento de shoppings, circuitos de rua, e ateh estadios! muito mais barato de promover o evento e ateh mesmo mais televisionavel! Uma camera pega um “autodromo” todo.
Enfim… se tivessem a cabeca aberta, dava pra ter muito sucesso. Que se de um fim a essa coisa retrograda e extremamente cara que eh o kart.
Desejo, sim, que isso dê muito certo. Qualquer iniciativa dessa é bem-vinda, até porque não temos quase nada de base no Brasil. Ou nada, mesmo.
Agora, me causou estranheza colocar “Formula 1 e Formula Indy”. A F-1 sempre esteve em patamares superiores à Indy no que diz respeito à tecnologia dos carros, na época da Cart talvez se fizesse uma graça, mas hoje a Indy é muito, mas muito defasada com relação à F-1. Isso foi infeliz, no meu ponto de vista.
Odd…sera que vao andar em autodromos ou kartodromos? Nos dois?
Mas aí não seria um exagero “inversamente” proporcional ao tamanho dos carrinhos? Afinal de contas, o exagero (concordo) é grande e os carrinhos nem tanto…
Piada.
era o que eu ia dizer: pra que inventar um negócio desses quando se pode simplesmente pegar um motor ford, fiat ou vw 1.6, ou um chevrolet 1.8, e meter em um chassis?
Pois eh, já fizeram algo parecido nos anos 90… por volta de 97… a formula rio, que nao deu em nada, da mesma maneira que essa nao vai dar em nada tambem…