BIANCHI SIM, RAZIA NÃO
SÃO PAULO (desfecho esperado) – Não vou dizer que fiquei surpreso com a substituição de Luiz Razia por Jules Bianchi, anunciada há pouco pela Marussia. “O cheque voltou” tem sido a frase usada nos comentários nas redes sociais. Eu achava que seria Petrov a abiscoitar a vaga, e errei de novo. Mas Bianchi não é nenhum absurdo. Andou bastante nos treinos de sexta no ano passado e tem vínculo com a Ferrari, que pode passar a ser fornecedora dos marússicos no ano que vem, já que a Cosworth não vai fazer motores turbo 1.6.
Não fiquei surpreso porque a ausência do baiano na primeira bateria de testes de Barcelona indicava que havia alguma coisa errada. E como nada foi resolvido até o início dos treinos desta semana, ficou evidente que a grana não chegou.
É tudo muito nebuloso nessa trajetória de 25 dias de Razia como piloto titular de uma equipe de F-1. Patrocinadores inexpressivos inseridos por fotoxópi na foto oficial, investidores sem nome, equipe dizendo uma coisa, piloto dizendo outra… A Marussia itself (muito frutinha, usar termos em inglês) também não é lá um poço de transparência.
Bianchi está nos planos da Ferrari faz algum tempo e como é jovem, terá uma boa experiência como piloto de corrida, mesmo que andando num time condenado a ficar em último em todos os grids e em todas as provas. Tem um empresário forte, Nicolas Todt, e no fim das contas faz sentido colocá-lo para correr.
Desde 1978, pelas minhas contas, que o Brasil não começava uma temporada de F-1 com apenas um piloto. Naquele ano, foi Emerson na Copersucar a iniciar o campeonato. Piquet entrou depois. Temporada inteira com apenas um brasileiro correndo, pela última vez, foi a de 1971 com o mesmo Emerson.
Agora é esperar Razia falar. Estamos tentando contato, mas ainda não conseguimos. Sua carreira fica, obviamente, muito comprometida.
Bem, o Razia vai ter mais uma temporada no “Auto Esporte” para repensar a carreira. Só não pode dar uma de Tande e afundar o programa.
Se fosse tudo nebuloso só nessa trajetória de 25 dias estava bom…
Nebuloso é como ele (e sua família) bancaram sua carreira desde o início.
Se fosse publicada pelo “finado” Notícias Populares, a manchete seria: “Brasileiro passa cheque sem fundo cai fora da F1”. kkkk
Como o Razia não conseguiu e o Passa está em seu último ano pela Ferrari, julgamos a seguintes questões:
1 – Teremos brasileiros ano que vem na F1 ?
2 – Se Massa sair mesmo da Ferrari, conseguirá patrocínios para correr ano que vem ?
3 – Sem brasileiros (por exemplo) a TV Globo vai continuar transmitindo ?
É a decadência do automobilismo brasileiro chegando a sua agonia.
A culpa toda é do Flávio Gomes que, TORCENDO CONTRA o Brasil, fez publicações com o intuito de avacalhar com o Razia da F1……KKKKKKK, brincadeeeeeeira, pegadinha do malandro Flavio!!!
Tava na cara desde o começo que essa história tava estranha….acho que o Razia tem que continuar tentando, senão der certo, há vida fora da F1, que todos fiquem tranquilos. Olha a IndyCar, olha o prestígio de se disputar uma Indy 500 por exemplo…..há vida e MUITA vida fora da F1.
ps: Não fossem as questões levantadas por este blog, é quase certo que o desfecho teria sido outro. Um excelente exemplo de como o jornalismo ainda importa, e ainda tem força. Keep it up.
Não há absolutamente nenhuma relação.
Dinheiro ele tinha. Ficou é com medo de um possível escrutínio.
E a emissora oficial deve estar se lamentando por ter apostado no cara errado.
Flavio, na warm up tem um artigo sobre a corrida em sc + interlagos, procede para 2014 em face da situação que o automobilismo brazuca (termo do big boy, anos 70) vive! Aqui importa vencedores ou competidores carismáticos (pace, gugelmim, rubens, cristian etc). Sobrou o massa, que está na berlinda. O F. Nasr pode alavancar? A despeito do Razia. Vc acredita que possa acontecer? Grato!
se eu fosse o razia abandonava a carreira …………lutar tanto pra chegar numa categoria que naum premia o talento .pra que????????
o brasil devia desligar a tv pra formula1 e valorizar outra categoria que haja competição de verdade.
Ele entraria porque tem dinheiro, bem como o Senna e toda a galerinha mais jovem. Essa pachecada detestável nem cola…
Não é todo mundo que é filho do Abílio Diniz…
Piloto pagante eu já vi, e muito, agora piloto “calotante”… Esse é o primeiro.
Restou o “Herdeiro de Barrichello”. A que ponto chegamos.
Quando se pensa que é fácil perder uma vaga por não ter 10 milhões de dinheiros americanos, penso o quanto teria que trabalhar dando aulas como professor em vida para amealhar tal quantia. A F1 é realmente um esporte para pouquíssimos e uma profissão para todos, ou seja, investidores de origem duvidosa originaram num passado já distante equipes como a Andrea Moda há mais de vinte anos atrás. Isto é hoje para mim algo que associado a um atleta profissional, compromete diretamente o seu futuro esportivo com a mácula de caloteiro e mau pagador, infelizmente (Como todos nós pessoas comuns ao ficar com o nome sujo). Sinal dos tempos, porque o capital de origem nacional, seja do governo ou seja das corporações, o investe apenas em modalidades esportivas que lhes aufiram a máxima lucratividade concomitantemente à menor exposição ao risco e, nesse contexto, o sabemos que o automobilismo nacional está morto.
Eu achava que em poucos anos não teríamos brasileiros na F1, agora, se bobear, não teremos brasileiros no ano que vem.
Falar do Razia me dá AZIA. . .fail total. . .e como já disseram acima, boa hora para o MP fazer uma visitinha-surpresa e comprovar a origem da bufunfa que bancou a carreira do figura até agora. . .
Zé Maria
Na condição de pai-solteiro com seis filhos(cinco come ração), posso afirmar com toda certeza!
Nessa hora Razia levantou a cabeça, estufou o peito e disse de boca cheia:
Agora fodeu!
Quero desabafar, eu mereço, sou apenas um brasileirinho nesse mundão!
“Estou muito feliz por ter conseguido uma vaga com a Marussia”, Jules Bianchi
Pra todos verem como são as coisas, um time russo não deu chance a Petrov que tinha três anos de experiência(imagina se acontece isso em time brasileiro, pachecada ia rachar o planeta ao meio, crime esportivo). Marussia fez um ótimo negócio, Bianchi foi bem nas categorias de base(melhor que Razia, basta ver no link abaixo), Bianchi ainda pode trazer os motores Ferrari em 2014. Infelizmente para Razia não foi dessa vez…
http://en.wikipedia.org/wiki/Jules_Bianchi
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Razia
Para permanecer por um bom tempo(sete anos) em equipes medianas como Jordan e Stewart, o brasileiro Rubens Barrichello dependeu de planejamento e FORTE INVESTIMENTO, contando com a poderosa Arisco desde o kart. Rubens passou muito bem pelas categoria de base até chegar a F-1. E foi assim com a Arisco até 1994 onde o piloto rompeu contrato fechando com a gigante Pepsi, em seguida o piloto contou com apoio da Davene nos tempos de Stewart.
Pra ter uma ideia, o patrocínio da Pepsi em 1995 era em torno de três milhões e meio de dólares, uma fábula na época. Esse valor corrigido não é muito diferente do valor que Bruno Senna teve que pagar para correr na Williams. Portanto, se o piloto não chega como fora-de-série, ele vai sim depender de forte patrocínio, isso até mostrar resultado na pista. O vídeo abaixo mostra que Rubens dependeu de patrocínios para correr quatro anos na Jordan, ou seja, também pagou para correr.
Assista à íntegra da entrevista de Rubens Barrichello (1995)
http://www.youtube.com/watch?v=2V0vVKYn7HQ
Rubinho conquistou cinco títulos brasileiros de kart, sendo considerado imbatível na época. Fez um ano de F-Ford no Brasil (1989), tendo vencido a primeira etapa em Florianópolis, circuito de rua e com pista molhada. No ano seguinte, foi competir na Europa. Foi campeão da Fórmula Opel em seu ano de estréia, 1990, com seis vitórias, sete pole positions e sete voltas mais rápidas. No ano seguinte foi campeão da Fórmula 3 inglesa, pela equipe West Surrey Racing, derrotando David Coulthard. Aos dezenove anos foi então para a Fórmula 3000 na qual terminou em terceiro lugar na classificação geral. Quem bancou tudo isso, ou maior parte, foi a Arisco, e não saiu barato!
Entenderam a situação? Rubinho mesmo com talento, se planejou da mesma forma que Maldonado vem fazendo na Williams, não tem nada de errado nisso. Casos de Piquet, Senna, Schumacher ou Alonso por exemplo, também contaram com a sorte de alguém apostar neles, mas esses eram pilotos “diferenciados”, logo conseguiram lugar de liderança em times maiores. Hamilton e Vettel já são casos de pilotos “forjados” para terem sucesso na F-1, mas não é muito diferente dos grandes pilotos do passado, o talento acima da média fez a diferença.
Nessa época de Jordan e Stewart, Rubens conseguiu se destacar(algumas vezes) fazendo ótimas corridas. Mesmo em time mediano foi o suficiente para arrumar vaga de segundo piloto-declarado em time de ponta, caso da Ferrari em 2000. Caso semelhante aconteceu recentemente com Perez sendo apoiado por Carlos Slim(se Bruno pode ser apoiado por Eike Batista, porque Perez não pode ser apoiado por Slim?). Bom destacar, vários pilotos nos anos 80 tinham apoio da gigantesca Marlboro e Parmalat.
Agora o mexicano tem que provar que é muito bom em time de ponta, a Mclaren esta apostando em Perez para liderar o time no futuro. Button já vai para a 14 temporadas, logo o “gás” acaba. Perez sabe disso, ou mostra que é muito bom nas próximas temporadas, ou no máximo vai ser um segundo piloto e time de ponta.
Rubinho a partir de 2000 não precisou mais de patrocínios, mas nesse caso, o brasileiro nunca foi cogitado pra liderar a Ferrari(mas se tivesse paciência e ficasse de boca-fechada, com a aposentadoria do alemão, Rubens poderia liderar o time a partir de 2007, logo, poderia até ser bicampeão em 07/08).
Baita vacilada de Barrichello, depois de um ano ruim(2005, por causa da mudança de regulamento), Schumacher “ergueu” a Ferrari em 2006 vencendo sete corridas, deixou o time pronto pra disputar os títulos de 07/08, só Raikkonen aproveitou a chance…
Maldonado esta fazendo algo semelhante como fez Rubens em início de carreira, se garantiu por cinco anos na Williams, tempo suficiente para mostrar serviço, velocidade o venezuelano tem de sobra, se conseguir constância nas corridas, pode almejar coisa melhor.
Essa é a questão, sem um bom patrocinador nem mesmo na Formula Indy corre, vimos isso com Barrichello em 2012, sem grana ele não conseguiria vaga na KV. Um ano antes Tony Kanaan também passou apuros correndo atrás de patrocinador(Rubinho até queria ajudar), mas Kanaan conseguiu apoio e garantiu vaga na Indy.
E estamos falando de um piloto de ponta na Indy, Kanaan mesmo assim sofreu com a falta de verba. Razia entende a situação, ele esta mesmo injuriado por falta de apoio do seu “lindo” país, mas não acontece só com ele. Tirando o futebol, vôlei e UFC, outros esportistas no Brasil estão na mesma situação.
Precisamos de mais um título na Copa do Mundo?
Precisamos gastar bilhões só com futebol?
O que “nosso” país fez nos últimos anos para formar outro campeão na categoria máxima do esporte a motor? Não fizemos absolutamente nada, ficamos dormindo em berço esplêndido!
Merecemos outro campeão na Formula 1? Com a França aconteceu o mesmo nas últimas décadas, mas enfim, acordaram! Em 2013 quatro pilotos correm na F-1.
Brasileiro tem a mente muito fechada(só quer saber de “futibor”), não é a toa que em outros esportes estamos sempre no sufoco.
A culpa é da Formula 1, da Marussia, do Chiton, do Bianchi ou de um país que vira as costas para seus esportistas?
No geral, somos uma piada-pronta quando o assunto é esporte de nível mundial! Aqui o que manda é o “futibor”, o resto que se dane.
Melhor Razia esquecer esse negócio de esporte a motor, compra uma barraca na praia e entra com tudo na venda de água de coco.
Aproveita compra o CD do Maguila(vida de Campeão), e seja feliz!
https://www.youtube.com/watch?v=zxQ8gK-WueU
Sou lutador, sou de fé, sou brasileiro
Sou lutador, sou da paz, eu sou guerreiro
Sou lutador, sou amor, sou coração
Sou lutador, vencedor, um campeão
Ficção?
Perfeito cara, parabéns pelo post. Nada mais justo para um país em que o automobilismo está a beira de um abismo e aonde o pachequismo impera. Infelizmente para 99% dos “brasilóides”, piloto brasileiro bom é apenas o que ganha campeonato…
Mas acho que no caso do Razia, nem se o esporte automotor tivesse em dias melhores por aqui, justifica tanta trapalhada.
Fico imaginando o conto do vigário que fez o Razia acreditar que entraria na F1. Se, deste lado, entendemos claramente como o jogo funciona, o que levou ele (que está envolvido) a acreditar que com ele seria diferente?
Resta aguardar agora o discurso prolixo que o sujeito vai discorrer…
So uma coisa,Shumacher reergueu a Ferrari e o Raikkonen e tambem o Massa aproveitou,diga-se de passagem foi vice campeão em 2008 por um ponto,coisa que Rubens nunca foi capaz de fazer na sua carreira
Pois é. Fica complicado, muito complicado, tentar vaga na F1 de hoje, em que os mi~lhões necessários são muitos, para um piloto que tem empresa de informática de fundo de quintal e importador de lencinhos, ou lacinhos, ou calcinhas, ou coisa que o valha como “sponsors”. Melhor na fita está Luis Felipe Nasr, o brasiliense que vai correr seu segundo ano de GP2 pela equipe Carlin, com patrocínios um pouquinhos, como diria?, mais robustos do que o do piloto baiano: Banco do Brasil e Eike Batista. Sem querer achincalhar de onde vem, ou viria e agora não virá mais, a grana de Razia, mas acho que isso fazuma tremenda diferença…
Será que a Formula 1 ainda é bom veiculo de publicidade? Veja pelas montadoras que aproveitaram a “crise” para pular fora.
pois eh, basta não ter brasileiro que o povo sai dizendo que m….
Permita-me te corrigir, basta nao ter brasileiro que o povo sai dizendo m…
Pelos patrocinadores, era muito estranho mesmo que tivessem grana para sustentar um piloto de F1 (como a hipótese levantada em um post anterior)… a questão que fica é: Vale a pena investigar estas supostas empresas? O MP poderia dar uma conferida no que fazem, de onde vem suas rendas (ou de onde deveriam vir… já que não vieram). Cheira muito mal essa história.
Foi melhor assim , já não basta o MASSAROCA ,pagando mico , ia ter outro pro CHATAO BUENO , ficar delirando e enchendo o saco com a “bela” corrida dele.
O comendador deu calote…srrsrs
Um verdadeiro vexame. Sabe-ser lá o que vai ser da carreira do garoto daqui pra frente. Que faaaaase do automobilimismo brasileiro, hein?!
Só tem uma palavra para o Razia pensar hoje a noite, enquanto tenta dormir…vexame!
Vexame,por que,amigo?É apenas uma negociação que não deu certo.
Eu acho que é um vexame também! Não posasse como piloto da Equipe se as coisas não estavam certas…
Exato.
Grande Dr. Eduardo Dias, há quanto tempo…
Pior do que o Razia só o “seu” Barrichello na Indy…
Qual seu palpite para ele na “Estoque”?
Abraços e desculpe-me as brincadeiras,
Acorda Marcão!
Bom, levando-se em consideração que este é o último ano de FM na Ferrari, a pergunta que fica no ar é: teremos piloto brasileiro na F1 ano que vem? Aproveito e emendo outra: Teremos transmissão da F1 ano que vem sem um piloto brasileiro no grid? O então: Teremos transmissão ano que vem COM um piloto brasileiro no grid em uma equipe de merda? O que acha, FG?
Belo comentário. Não digo ano que vem, mas acho que não vai demorar muito para que, para poder assistir a uma corrida de Formula 1 pela TV, tenhamos que assinar a Sportv.
Mesmo que saia da Ferrari (algo que, se for muito bem na temporada, não vai acontecer), a vaga de Felipe só depende do seu desempenho.
Se for bem pra caramba, tem vaga em boa equipe.
Se for uma merda, fudeu.
Desempenho de quê? De escudeiro?
Não caiu a grana do Telexfree…
é… acho que a Marrussia foi até o box da Williams (que tem patrocínio da Serasa Experian) pedir para consultar o cpf do Razia.
E a coisa azedou
Pronto, agora os “nacionalistas orgulhosos” vão cair matando no Razia.
Flavio, Razia teria mais chances se houvesse naquele website pifio um Diploma GrandePremio de Negociaçōes Obscuras e Contratos Apagados, assinado por voce em troca daquele decalque no carro da GP2, acho. Paulo