VAI, SCHUMI

CHUVlausanne

RIO (que bom) – Schumacher deixou o hospital de Grenoble. O mundo do esporte foi acordado com essa notícia hoje por volta das 6h30 de Brasília, quando Sabine Kehm divulgou uma nota que traz algumas respostas, claro, mas abre muitas perguntas.

As respostas: Michael não está mais no hospital francês, está vivo, saiu do coma e o processo de recuperação será conduzido longe dos olhos do público.

As perguntas: quando saiu do coma, quando (e se) ficou em um quarto de recuperação em Grenoble, em que estado está, para onde foi, quem vai cuidar dele.

O primeiro boato: ele teria sido levado para o Centro Hospitalar Universitário do Cantão de Vaud (CHUV), em Lausanne, na Suíça. Quem noticiou foi a agência France Presse. O hospital confirmou, a foto da “nova casa” de Schumacher está aí em cima. Aguardemos.

Todo esse caso é cercado de mistério e discrição há quase seis meses. É compreensível, do ponto de vista da família. Ninguém quer um circo midiático. Por outro lado, Schumacher tem milhões de fãs no mundo inteiro que gostariam de ter informações mais detalhadas.

Mas deve-se respeitar o que deseja a família. O risco, e isso vai acontecer, é um descontrole das notícias que fatalmente vão começar a sair do hospital. Médicos, enfermeiras, funcionários de serviços gerais, motoristas de ambulância, pilotos de helicóptero, operadores de voo, um monte de gente teve algum tipo de contato com Schumacher nos últimos meses. Enquanto ele estava no CHU, Kehm conseguiu estancar eventuais vazamentos. Agora, vai ser difícil. A corrida por qualquer informação será intensa e insana. Por fotos, idem. Podem esperar.

De qualquer maneira, depois de tanto tempo, qualquer notícia sobre Schumacher que não seja “ele morreu” é uma boa notícia. Gary Hartstein, ex-médico da FIA, considera que as notícias de hoje não têm nada de novo. Para ele, Schumacher já não está tecnicamente em coma desde abril, quando Sabine informou que ele vinha tendo alguns momentos de consciência e despertar. Segundo Hartstein, essa condição já configura um estado que não é o de coma, do ponto de vista médico. E não estar em coma não quer dizer que o paciente pode sair de uma UTI saltitante e falando pelos cotovelos. Apenas não está em coma. Mas pode permanecer em estado vegetativo, que é o grande temor do médico. E de todos.

Subscribe
Notify of
guest

95 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Schumacher vai ficar bem, bem parecido com o Stephen Hawking….

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Comentário inadequado, apesar da provável veracidade nele contido.

Alfredo Ramos
9 anos atrás

As orações em prol do campeão (e de todos os que se encontram em situação semelhante), não podem cessar.
Esse estágio (recuperação) é o mais longo e penoso de todos.

Força Schumi!

Eddie
Eddie
9 anos atrás

Eu acho muito egoísmo da parte da familia do Alemão privar os fãs de noticias sobre seu quadro clinico. Tantas personalidades já compartilharam seus problemas de saude em publico. Não queremos fotos dele do jeito que está, seria demais, mas só queremos ter noticias porque torcemos por ele

John Player
John Player
9 anos atrás

Coincidência ou não, Schumacher saiu do coma, no mesmo dia a Alemanha goleou…e no dia seguinte o Brasil “rateou”…rsrs

#GoSchumi!!

Seinfeld
Seinfeld
9 anos atrás

Se o cara pôde ser transportado para outro hospital e continuar tratamento e recuperação, a fé continua, e dessa vez, renovada.

Isso é o que interessa.

#KeepFightingSchumi!!

Muttley
Muttley
9 anos atrás

E agora, cadê aquele “língua” que postou aqui que por mais que reanimassem o coração a falta de oxigênio no cérebro tornou o quadro irreversível?
Cara, odeio gente “língua” (conheço um monte assim) que se acha o bam-bam-bam de tudo e fala como se fosse expert de qualquer assunto.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
9 anos atrás

A declaração oficial

Michael deixou o CHU Grenoble para continuar o seu longo período de reabilitação. Ele não está mais em coma.
Sua família gostaria de agradecer expressamente todos os médicos, enfermeiros, enfermeiros e terapeutas em Grenoble, como com os socorristas no local, que fizeram um excelente trabalho nestes primeiros meses.
Os agradecimentos da família é também todas as pessoas que enviaram Michael tantos bons desejos. Você certamente já ajudou.
Para o futuro, pedimos a sua compreensão que o seu mais reabilitação deve ocorrer fora do público.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
Reply to  luiz carlos barbosa
9 anos atrás

Das offizielle Statement

Michael hat das CHU Grenoble verlassen, um seine lange Phase der Rehabilitation fortzusetzen. Er ist nicht mehr im Koma.
Seine Familie möchte sich ausdrücklich bei allen behandelnden Ärzten, Pflegern, Schwestern und Therapeuten in Grenoble ebenso wie bei den Ersthelfern am Unfallort bedanken, die in diesen ersten Monaten hervorragende Arbeit geleistet haben.
Der Dank der Familie gilt auch all den Menschen, die Michael so viele gute Wünsche gesendet haben. Sie haben ihm sicher geholfen.
Für die Zukunft bitten wir um Verständnis, dass seine weitere Rehabilitation außerhalb der Öffentlichkeit erfolgen soll.

Gus
Gus
9 anos atrás

Creio que um grande passo foi dado, mesmo que precise usar uma cadeira de rodas por toda a vida, ou andador…o importante é que ele volte a ficar lúcido e possa se comunicar com a família. É terrível uma pessoa do ponto de vista clínico (funções periféricas à mente) estar bem, e não conseguir interagir com os aflitos familiares….

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

Li hoje que ele está interagindo com a esposa!
Força “garoto”!

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
9 anos atrás

Com todo respeito ao Doutor Gary Harstein, mas porra, ele parece um urubu…

Força Schumi… Antes de qualquer coisa, grande homem… Fez bem para milhões de pessoas com sua grana e divertiu outro tanto (que me incluo) com sua genialidade…

Torço muito por esse cara…

carlos lima
carlos lima
9 anos atrás

Força, campeão!

Michel
Michel
9 anos atrás

Acredito que caso não esteja em estado vegetativo, certamente apresenta uma condição física debilitada e pode estar falando engrolado! Nesse caso, estão esperando uma melhor recuperação para que seja apresentado à mídia algum vídeo p.ex.

Daniela Rio
Daniela Rio
9 anos atrás

Flávio respeito a opinião do Gary como médico, mas ele está especulando o tempo todo. Ele não tem acesso a família. Não sabe de nada. Não tomo como verdade as opiniões dele.

Mariana
Mariana
Reply to  Daniela Rio
9 anos atrás

O Gary Hartstein está se comportando como um completo cretino. Ele está prestando um enorme desserviço a todos que acompanham o caso, está sendo imensamente desrespeitoso com a família e está utilizando levianamente sua formação em Medicina. É como você disse: ele não sabe de nada, não tem nenhum contato com a família ou com os médicos, está apenas especulando. O que me parece é que ele “apostou” que Schumacher não iria se recuperar, deu inúmeras declarações nesse sentido, e agora não quer perder a moral, quer mais é que tudo dê errado mesmo pra ele poder dizer “eu avisei”.

John Player
John Player
Reply to  Mariana
9 anos atrás

Mariana, você disse tudo o que eu penso sobre este doutor e outros abutres especuladores.

Obrigado e parabéns.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Mariana
9 anos atrás

Ridículo também dar uma de abutre em cima do médico. Dizer que ele quer que tudo dê errado. Não conhecemos o Gary de perto, assim como ele também não está perto da família e do Schumi.

Então abutres tem aos montes de todos os lados…

RCRG72
RCRG72
Reply to  Daniela Rio
9 anos atrás

Mas também quem acha que depois depois de tudo, informação repetida e apenas a novidade de trocar de hospital, que o Schumi está fazendo o Gary Hartstein passar vergonha, porque já está se recuperando a plena carga, está agindo de forma passional.

São lesões graves no cérebro. Por isso um tempo tão longo em coma induzido. Por isso uma recuperação de coinsciência tão frágil. São momentos de consciência em que Schumacher apenas reage com os olhos. Depois de tanto tempo, e pelo que pesquisei na internet, chegar a 1 ano neste estado é porque é permanente. E sendo o Schumacher do jeito que foi por toda a sua vida, melhor teria se nada tivesse acontecido.

O médico só erra ao atropelar o desejo da família de controlar informações. Mas seus conhecimentos são elucidativos sim, INFELIZMENTE.

Tem a Apallic syndrome que pode ser uma realidade. INFELIZMENTE.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

“A situação de Herr Hepta não é gratuita. Algo, de algum modo, ele tem para nos mostrar.”
SOBRE SCHUMACHER – 07/07/2014 às 23:52.

A primeira resposta: o despertar.

Alberto
Alberto
9 anos atrás

Cara, eu não consigo acreditar ainda que esse acidente aconteceu!

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
Reply to  Alberto
9 anos atrás

Depende da sua crença…para muitos como eu Deus é maior que tudo isso.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  luiz carlos barbosa
9 anos atrás

Maior que o que? Meu Deus não se importa se escrevo deus ou Deus. Avise seu deus que o novo acordo ortográfico faculta maiúsculas ou minúsculas na grafia dos nomes sagrados, crenças, etc.

Alfredo Ramos
Reply to  luiz carlos barbosa
9 anos atrás

Deus é um só e se escreve com D. Essa grafia é obrigatória para diferenciá-Lo dos deuses pagãos.

joao
joao
9 anos atrás

Depende né Flávio. Ás vezes o que a gente pensa que é melhor para nós , não é o melhor para ele. O que eu desejo a ele e sua família é muita força e união nessa nova etapa do tratamento. E aconteça o que acontecer que tudo dê certo para ele.

Lucio
Lucio
9 anos atrás

Pena que esta corrida que ele enfrenta agora não vai ser fácil como as que ele enfrentou nas pistas.

Alberto
Alberto
Reply to  Lucio
9 anos atrás

Fácil???
Talvez voce queira dizer que esta corrida é bem mais dificil que as outras não???

Alfredo Ramos
Reply to  Alberto
9 anos atrás

Sigo a opinião do Lucio. É a sua prova mais difícil. É a primeira vez que ele enfrenta o adversário mais temível: a morte.

José San Pedro
9 anos atrás

acho que a notícia é mais sensacionalismo que outra coisa, o post do Gary Hartstein diz tudo… :(

http://formerf1doc.wordpress.com/2014/06/16/good-news/

Mariana
Mariana
Reply to  José San Pedro
9 anos atrás

É o contrário, José: o post do Gary Hartstein é mais sensacionalismo que outra coisa.

Ed
Ed
9 anos atrás

Profissionalismo é outra história. O Grande Prêmio não cometeu o erro da maioria do sites e portais, ilustrando essa noticia com uma foto de arquivo do piloto feliz e sorridente, dando a entender que ele está muito bem obrigado. É claro que com tanto tempo em coma ele deve estar muito debilitado e até agora acho que não foi divulgado nenhuma foto atual do Schummi.

Eduardo Junior
Eduardo Junior
9 anos atrás

Vida longa ao maior piloto de todos os tempos!!!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

Momento estratégico para a divulgação, Todo mundo de olho na Copa do Mundo acabou deixando um espaço para que eles se movimentassem mais facilmente.

Fica a torcida para que tudo acabe bem.

Jô
9 anos atrás

Boa tarde! sei que vão achar que é mentira, mas lá vai: conheço um alemão que é vizinho da família do Schumi, diz ele que Schumascher volta a “andar”!!!!! o interessante é que ele ma falou na semana passada que o alemão tava fora do coma! confirmado hoje!

Alfredo Ramos
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Tudo indica que é mentira, mas gostaríamos que fosse verdade.

Mariana
Mariana
Reply to 
9 anos atrás

Eu acho que foi uma piada com o sujeito de um comentário anterior, que escreveu que “acredite se quiser” encontrou por aí duas moradoras de Genoble [sic] que contaram que Schumacher não irá se recuperar. Não é?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to 
9 anos atrás

Se fosse na suíça, nem na Alemanha Shumi mora…

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
9 anos atrás

Ótima notícia, mas importante que ele possa ter qualidade de vida.

Eduardo
Eduardo
9 anos atrás

em minha opinião, o hospital disse a família….melhor ir para casa, não tem mais o que fazer….

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Sopraram no ouvido dele que a Alemanha joga hoje e ele nao podia perder a copa.

marcio sousa
marcio sousa
9 anos atrás

Noticia excelente… Graças a Deus!!!

Guilherme
Guilherme
9 anos atrás

Flavio, da uma olhada no blog do médico da F1. A situação não é tao animadora assim… Forte abraco

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

O MITO CONTINUA VIVO!!!

Esta vencendo a morte e conseguindo a vitória mais importante de sua vida! A luta continua com uma longa fase de recuperação, mas o que importa é que vivo, ainda existe esperança. Provavelmente o alemão vai se tornar uma pessoa portadora de necessidades especiais, mas ninguém sabe até onde isso vai afetar sua vida. O mais importante, é a família ao lado dando carinho e atenção.
Só quem passou por problema semelhante sabe como é complicado. Em Outubro de 2012 meu pai teve um AVC aos 70 anos, por sorte estava em casa e consegui chamar o resgate a tempo de salvar sua vida. Coitada da minha mãe(69 anos) não percebeu que meu pai estava tendo um derrame…

Meu pai ficou alguns dias no hospital, depois recebeu alta, já em casa sequer conseguia tomar um copo de água sozinho. Nesses momentos difíceis o que importa é ficar ao lado da pessoa. Cheguei a trocar fraldas alguma vezes(contratamos enfermeira, mas era só pra meio período), mas pra família o que importava era recuperação, que levaria meses…ou anos. Infelizmente, uma semana depois meu pai teve uma parada cardíaca fulminante no momento que eu trocava a cama.

Que Schumacher recupere da melhor forma possível, ele ainda tem uma família! Corina tem um marido, e os filhos um pai. Continue lutando grande campeão!

http://sp4.fotolog.com/photo/36/16/96/celebrity_babies/1154085960_f.jpg

http://ep01.epimg.net/deportes/imagenes/2014/01/30/actualidad/1391084361_983339_1391084503_noticia_normal.jpg

John Player
John Player
9 anos atrás

Se fosse alguém da minha família, mesmo sendo a pessoa mais conhecida do mundo, faria igual.

A prioridade é a intimidade da família e do paciente.

O alemão, ao contrário do latino e principalmente o brasileiro NÃO FAZ NOVELA das suas dificuldades, tragédias, problemas e crises.

Agora, os abutres de sempre é que deveriam ser ignorados. Se não vir pelo meio oficial da família, ou seja a assessora de imprensa do Schumacher, não dê valor á “notícia”.

EXCELENTE NOTÍCIA, saiu do coma e agora vai se tratar para voltar com as menores sequelas possíveis!! Isso é que interessa por quem torce pelo alemão.

Esse daí, ao contrário do que andei lendo, É MITO HOJE, E SERÁ SEMPRE, ATÉ DEPOIS DE MORTO. E que demore e viva muito ainda neste planeta!!

#KeepFightingSchumi!!

E xô urubuzada!!

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
9 anos atrás

Keep fighting, Michael!!! Go!

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

É isso!
Certíssima a família!
Torçamos para que um dos maiores de todos os tempos se recupere, sem pressa, mas bem!

Magno Santos
Magno Santos
9 anos atrás

Infelizmente o senso comum nunca reclama privacidade para o sucesso.
Só pedimos para ficar “longe dos olhos do público” para omitir um fracasso.
Ou agora a tônica da mídia mudou?
De fato, se ele houvesse por ter dado um grande passo na recuperação alguém em sã consciência não daria publicidade ao fato e em se tratando do melhor piloto de todos os tempos?
Schumacher não acordou hoje pela manhã e sua assessoria já tinha pronto um comunicado de seu despertar.
Se negaram-se, com todo o direito que julgaram necessário, manter o mundo sem qualquer informação relevante sobre o estado de saúde do heptacampeão, certamente não se apressariam por fazê-lo sem considerar todas as implicações e o frenesi midiático coms o impacto de qualquer declaração.
O que aconteceu com o alemão foi uma terrível tragédia, mas que igualmente afeta e muda drasticamente a vida de milhares todos os dias mundo a fora.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
9 anos atrás

É evidente que ele nunca mais será o mesmo. Depois de quase 1/2 ano no estado em que estava…
Não se pode esperar dele outro hepta campeonato, seja lá do que for!
Mas pode-se sequer esperar de qualquer pessoa que repita o que fez ontem?
Você é um hoje, e será outro amanhã…
Na situação atual, a notícia é ótima!
Parabéns, Schummy, você nunca mais será o mesmo, mas será sempre o melhor possível, dentro de suas possibilidades!
E os paparazzi que se virem, nada que eles façam irá melhorar ou piorar a situação do alemão!

Julio
Julio
9 anos atrás

Estão salvando o pai de familia e matando o mito.

MNM
MNM
Reply to  Julio
9 anos atrás

Vai dormir…

Letícia Sena Murakami
Letícia Sena Murakami
9 anos atrás

Que boa notícia!!
O caminho para a recuperação (presumindo que ela ainda seja possível) será longa, mas o primeiro passo foi dado.

Carlos Tavares
9 anos atrás

Go, Michael!

richard piva
richard piva
9 anos atrás

que deus salve o maior piloto da história!!

Marcelo
Marcelo
Reply to  richard piva
9 anos atrás

Richard, acho que o colega se confundiu…
Maior da história completou 20 anos que morreu no último 1 de maio…
Schummi ainda está vivo tá?
kkk

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

E Piquet, também…

Andre
Andre
9 anos atrás

Ninguém sabe o estado de Michael..MAS justo no dia da estréia da ALEMANHA hoje 16/6 o Alemão acordou…..De qualquer forma é uma bela noticia para o mundo…. Enquanto Vettel reclama aqui do carro MICHAEL vai vencendo o GP pela vida, campeões diferentes….

FORÇA MICHAEL!!

A.Vandelay
A.Vandelay
9 anos atrás

Fico contente e surpreso. Esse cara é muito resiliente. Os dias de grandes aventuras esportivas imagino que já eram, mas torço para que se recupere pelo menos o suficiente para ser autônomo novamente.

Dú
9 anos atrás

É isso,
E pessoas comemorando que “Saiu do coma e do Hospital”, como se levantasse e fosse para casa assistir o jogo.
Infelizmente, a apallic syndrome, é a intuição dos médicos “de fora” que opinam em casos semelhantes.

JP
JP
Reply to 
9 anos atrás

Falou a Xênia Bier de calças, o “dono da verdade”
Ninguém aqui achou que ele saiu andando, não!

Dú
Reply to  JP
9 anos atrás

Comentei do “e fosse para casa assistir o jogo” pois presumo que neste espaço os leitores saibam interpretar, afinal em sites não especializados, e redes sociais muitos assim entenderam. Entendeu, reencarnação do Flávio Cavalcanti, e mais, anota ai: Apallic Syndrome.

RCRG72
RCRG72
Reply to  JP
9 anos atrás

Meu pai ontem enquanto eu estava na casa dele me falou: “O Schumacher acordou e foi para casa…”

Então, do jeito que as informações estão sendo divulgadas, com todo este mistério, muita gente LEIGA em assuntos médicos (a imensa maioria da humanidade) tende a pensar de forma simplória.
E tem gente que invalida a opnião de especialistas no tipo de acidente do Schumacher porque estes não estão próximos a família. Mas são eles que sabem interpretar os termos usados pela assessora de imprensa do Schumi. Então acho que o mistério se deve ao fato de que Schumacher saiu do coma, mas não tem plenas funções cerebrais. Ainda existe esperança da família de que ele se recupere e eles estão o levando para outro lugar para tentar esta reviravolta. Na minha opinião, Schumi jamais será o mesmo. Infelizmente.
DEVEMOS DESEJAR O MELHOR PARA ELE.

Dú
Reply to 
9 anos atrás

Bingo, RCRG72.

Luis felipe
Luis felipe
9 anos atrás

Acredite se quiser ! Estava eu hoje caminhando na praia aqui em Bali, e conheçi duas meninas francesas , médicas moradoradoras de Chamonix e que sao residentes em Genoble ((mundo pequeno!)) e ambas disseram ser consumada a opiniao, por lá, de que ele absolutamente nao voltará ao normal, não so pelo tempo em coma mas em funcao da intensidade da pancada… Triste …

josé
josé
9 anos atrás

Me parece que todo esse acobertamento e proteção é uma inútil tentativa de esconder que ele, ainda que vivo, já não é mais ele. E nem será.

Leonardo Silva Conrado
Leonardo Silva Conrado
9 anos atrás

Que boa notícia, Força Schumi…..

Giovanni
Giovanni
9 anos atrás

Incrível notícia, saber que ele saiu do coma e saiu do hospital em busca da sua recuperaração! Até eu que estava muito otimista na sua recuperação, com o passar do tempo comecei a pensar que não havia mais nada a fazer a não ser esperar pelo pior. Mas o cara é uma tora de forte e está conseguindo viver de novo! Força Schumi!

Eduardo
Eduardo
9 anos atrás

Flávio, hoje a Alemanha joga e Schumi não perderia esse jogo por causa de um coma. Vai, Schumi miseravão!

Pedro Paiva
Pedro Paiva
9 anos atrás

Não vejo boa notícia, infelizmente. Fora do coma ele já estava, na linguagem médica, desde o comunicado de abril, quando mencionaram awakening e consciousness. Não dá nem pra garantir que agora está sem ventilação (respira sozinho), pois existem centros de reabilitação que recebem pacientes em ventilação. Para mim, embora o release fale em reabilitação, está tratando de um paciente consciente mas que pode não estar interagindo com o ambiente. A família tem direito à privacidade e nenhuma obrigação de emitir releases periódicos com detalhes. Entretanto, a falta de um comunicado sólido e completo gera exatamente o nível de paranóia que a família não quer. Se fosse emitido um relatório médico completo e uma foto dele no hospital penso que seria mais fácil para eles, pois eles controlariam o que seria passado para a mídia mundial. Do jeito que está, estão como que pedindo que jornais sensacionalistas paguem pessoas, invadam propriedades particulares, roubem relatórios e etc. A Sabine não é besta, sabe disso, mas acredito que não conseguiu convencer a família a adotar tal postura.

FTrack
FTrack
Reply to  Pedro Paiva
9 anos atrás

Penso exatamente o mesmo. Schumacher é uma personalidade mundial, se a família abrisse o jogo sobre o seu real estado teria muito mais sossego. Mas ao mesmo tempo que tem o direito de não fazê-lo, deve então conviver com especulações e com aqueles que vão tentar quebrar a barreira da informação

Alexandre Teixeira
Alexandre Teixeira
9 anos atrás

Ótima notícia! Finalmente uma boa em relação ao alemão…

EWERTON
9 anos atrás

Para você que é ATEU, no dia do seu último post sobre Schumacher , fui no centro espírita e pedi para que ele se recuperasse. Oração com fé. Mas você deve achar que é só coincidência.

Rafael
Rafael
Reply to  EWERTON
9 anos atrás

ai ai…

Emerson
Emerson
Reply to  EWERTON
9 anos atrás

Porquê não rezou por todas as pessoas no mundo em situação parecida? O seu Deus e seus espíritos só atendem ex-campeões de F1?

Arnilha
Arnilha
Reply to  Emerson
9 anos atrás

Perfeito!

MNM
MNM
Reply to  EWERTON
9 anos atrás

Caramba!!! Tu salvou ele \o/
Parabéns rapaiz!!

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
Reply to  MNM
9 anos atrás

Putz. Porque não pediu por um Brasil mais justo, mais educação, melhor saúde, menor desigualdade. Perdeu uma chance.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  MNM
9 anos atrás

Brasil mais justo? Aí, é pedir demais…

Fabio Augusto
Fabio Augusto
Reply to  EWERTON
9 anos atrás

Mas se vc tinha esse poder pq não foi pedir antes, seu sádico de alma negra ??? Muita maldade no coração…

Andre
Andre
Reply to  EWERTON
9 anos atrás

E tu acha que todos os outros milhoes de fãs não tinham rezado antes?

Luciano
Luciano
Reply to  EWERTON
9 anos atrás

Porque não rezou pelo Senna?

Deni Williams
9 anos atrás

Se ele sair dessa vai ser sua maior vitória na vida!