COM CAPOTA
SÃO PAULO (de aço eu gosto, se for Candango) – O pessoal da Indy está estudando seriamente a possibilidade de cobrir o cockpit de seus carros, por medida de segurança. Os detalhes estão aqui. E, pelo jeito, é para ontem.
A imagem abaixo não sei quem fez. O Rodrigo Mattar pingou no Facebook. Mas dá uma ideia de como ficariam os carros. Que, para mim, deixariam de ser “fórmulas”. Ficarim mais com cara de protótipos com um lugar só.
Curtiram? Compartilharam?
Bonito ficou, mas acaba com o conceito de Fórmula. Deveria passar a se chamar apenas Indy.
Ficou feio, mas quem disse que tem de ser assim (feio)?
Já vi muitos projetos muito bonitos e que sequer comprometem a aparência de “formula”.
Abs.
Quer segurança? Vai trabalhar em escritório. E mesmo assim não estará 100% seguro.
Faz parte de ser piloto correr riscos, se não aceita dá lugar pra quem o faz!!
Segue a tendência… O carro atual já é uma geringonça horrorosa. Mas a Indy também não é uma categoria top a muito tempo! Então não faz muita diferença…
SUA OPINIÃO.
Deixará de ser Fómula sim! A Indy precisa é acabar com essas porcarias de circuitos ovais.. Esse sim é o problema! Circuitos assassinos e sem segurança para carros Fórmula.
PARA COM ISSO,ACABAR COM CIRCUITO OVAL,VC ESTÁ BRINCANDO.
A F-1 tambem andou pensando nisso tempos atrás…
Sei que é importante pensar em segurança, mas… corrida de carro NUNCA será 100% segura. Ficar tomando medidas que nem essa, na minha opinião, é pura bobagem!
A preocupação é o bater nos ovais? O muro já não é mais problema (tem as ‘safer barries’); e. essas gaiolas não aguentam uma panca nas grades- nada aguenta uma panca nas grades.
O melhor jeito é aumentar o tamanho do muro, e os pilotos aprenderem a andar direito nos ovais, pois a maioria ali é ruim de oval.
Não ficou feio. Se for transparente, qual o problema? O importante é a segurança. Mas muita coisa precisaria ser alterada. Imagine o calor dentro do carro, é uma estufa! Uma opção seria ter um para-brisas, deixando um espaço acima ou um projeto que vi uma vez, feito por um brasileiro como sugestão para a FIA, inclusive testado por ela que seriam parecidas com uma gaiola, mas com um espaço onde o piloto conseguiria sair por cimam, até com mais facilidade pois elas serviriam de apoio.
Eu acho a cobertura e o design do chassi bonitos, mas fico com receio por conta da segurança. Tem risco de travar e dificultar o resgate. Se tiver fogo na parada, pior ainda. E se o cara desmaia? Como faz pra tirar?
Tem muita coisa pros engenheiros resolverem. Pra opinar por completo, só vendo essas soluções.
Pelo menos, o carro ficou mais bonito, se ficou seguro é outra estória. Gostei desse vídeo, achei bem criativo, se já passou por aqui, deletem: https://www.youtube.com/watch?v=PR6S74IVHWs
Essa porcaria de categoria é uma grande furada.. Não tem público, não tem pilotos ( Exceto o Fábio Seixas) ops. .Tony Kanaa., não tem tecnologia, e principalmente não tem carisma..Podem colocar um carro de trocentas rodas com cabine, ar condicionado, toca fitas (tocafitas? ??) Tela de plasma e o cacete a quatro. .É uma moribunda. .
vc gosta de automobilismo, cara?
Ficaria bacana o design.
Se o carro capota e pega fogo, como o piloto faz para sair?
Não gostei. Fórmula Indy é fórmula, isso aí é “esporte protótipo”.
Automobilismo é, essencialmente, um esporte perigoso.
É uma pessoa “manejando” uma máquina em alta velocidade, em disputas de tempo e espaço com oponentes na mesma condição evitando acidentes e escapando da morte. Uma vez vi Bird Clemente dizendo algo parecido em uma entrevista na TV.
Fugiu disso, fica sem graça. Quem achar perigoso, não pratique.
Óbvio que segurança é importante, mas acidentes acontecem uai!
Tem que haver um meio termo sensato para que a “coisa” não fique sem graça!
Assistir as 500 Milhas de Indianápolis sem ver os capacetes dos pilotos seria um tanto quanto estranho. A não ser que, as “bolhas” fossem totalmente transparentes!
Acho que o carros da Indy já perderam um pouco da identidade de fórmula, qdo colocaram as proteções “Anti-Decolagem”.
Achei bem interessante, mas parece que isso pode se tornar realidade apenas em 2018, qdo rolará a nova “Licitação” dos chassis da Indy, que são fabricados pela Dallara.
Acho que se o Massa tivesse que parar de correr depois daquela molada do Rubinho, fatalmente a F1 caminharia para esse caminho tb, pelo que vejo na F1, depois daquela porrada do Kubica, é a única forma de um piloto ter um acidente fatal, tomando uma paulada na cabeça, e isso pode acontecer.
O filho do John Surtees, morreu em 2009 na F2, atingindo por um Pneu na cabeça.
Acho que o ponto mais frágil, pq as células de sobrevivência vem funcionando bem.
Senão me engano o Greg Moore tb morreu, pq o carro deu de ponta cabeça num muro, praticamente esmagou ele.. =(
Se querem mais segurança na categoria, que morra menos pilotos, pára de correr na m…. dos circuitos ovais caramba!
Simples!
Na F1 não tem essa preocupação de cobrir o cockpit.
Sem contar que na hora de socorrer o piloto num acidente mais feio, a “cobertura” pode travar com uma choque e o piloto queimar como se estivesse num forno microondas.
Se colocar “capota” vai ter de pôr limpador de parabrisa ou vão fugir da água mesmo assim?
E depois dizem que os “cabeças brancas” que fazem o regulamento da F1 que estão gagás.
Foi idéia de piloto por acaso? Acho que não.
Entendo que tenha gente que não gosta de ovais, mas Indy sem eles vira um arremedo de F1. Indy tem que ter ovais, sim, e eles deveriam ser maioria, inclusive, das corridas.
Mas, sem oval, acidentes praticamente zero.
Com ovais…a história mostra.
Se querem falar de segurança, acabem com os ovais.
Toda categoria americana corre em oval.
Se já fizeram (vergonha) um campeonato de 6 meses, deixar de correr em ovais não vai matar ninguém. (Nos 2 sentidos)
Gosto!
aTE QUE TERA SEU CHARME, mas os pilotos terao um prejuizo de amrketing grande, pois os capacetes e macacões serao bem menos visiveis e a renda dos pilotos vai cair, pois so no podio mesmo terao alguma visibilidade, quero ver o alonso faturar alto ainda………
MAS EU AINDA PREFIRO A CABEÇA AO VENTO!!!!!! DA PRA VER MELHOR O MANEJOP DE CADA PILOTJO !!!!!
Com capota transparente, mostrando todo o trabalho de mãos do piloto seria muito legal. Quanto ao calor, basta fazer uns furos onde o ar entre e saia resfriando a cabine e o piloto, como é feito para o radiador e resfriamento de motores.
Sendo o mais técnico que posso,
é uma tentativa de assassinato, a possibilidade de o piloto ficar sem oxigênio ou sufocar rapidamente com fumaça ou ar aquecido num espaço fechado tão pequeno (chega de técnico) criaria uma categoria nova, onde zumbis conduziriam carros a mais de 300 por hora. o cara pode estar morto dentro do cockpit bem antes da zona de frenagem.
Lembrei dos protótipos com ar condicionado na roupa do piloto (a Nascar tem um lance assim no capacete de seus pilotos, bem capaz que um americano vai passar calor mesmo).
è Tuta, tem razão! Deve ser por isso que pilotos de caças como o f-16, F-18, que têm cabines apertadíssimas, morrem no primeiro vôo.
Na segunda guerra mundial os aviões eram fechados, apertados, sem ar condicionado, sem cabine pressurizada e os pilotos não morriam.
Porque os pilotos da Indy morreriam mesmo?
Meu carro é fechado e não morro. Mesmo quando passo 12 horas nele com mais três pessoas.
Que comentário mais infeliz e sem nexo.
Acho que continua sendo um formula (se não me engano as rodas tem que estar descobertas para ser enquadrado na categoria).
No desenho ficou bonito.
Obs.: Pergunta idiota: nos Toyota, Porsche e Audi de Le Mans existem lugares para duas pessoas?
Senão me engano, na categoria P1 onde corre os carros oficiais das fábricas, é de 1 lugar.
Na p2 o carro pode ser “Aberto”, mas obrigatoriamente tem que ter dois lugares no cockpit.
Uma das coisas que acho mais legal em qualquer corrida, são as pinturas do capacete.
Diga-se Valentino Rossi e Seb Vettel que sempre criam coisa nova. Vai esconder essa arte infelizmente. Mas não achei feio não.
Curti pra caralho!!! Agora sim as barcaças da Indy vão fazer algum sentido. Gostei mesmo!
e vai ser mais animal ainda se colocarem retrovisores laterais e traseiro digitais agregados no painel interno, ai resolve 90% da questão de visibilidade..
Ficou animal! é um caça com rodas!!
Não seria o contrário ? Os ditos protótipos atuais , ao contrário dos antigos Porsche 917 ou Ferraris 512, é que não seriam carros de Formula com as rodas cobertas ?
Eu gostei!
o tanto que se faz por esta “segurança”
que o que se vê , cada vez mais é a ausência
do principal elemento em tudo isto.
que é o publico, e conforme alguém postou em comentário
a identidade (personalização) do capacete já não existe mais e foi para o “beleléu”.
pois capacete para os pilotos virou “cueca” todo dia usa se uma cor diferente,
e a unica maneira atualmente do publico de estar mais próximo de seu piloto, é o observando dentro do carro aberto.
por outro lado o piloto já não dirige sozinho , apesar da recente restrição ao uso do radio na F1. da qual não sabemos o que vai dar.
resumindo toda esta historia , como disse um piloto de F1 que conhecemos e querido de todos nos num programa de televisão, na época do acidente do Ayrton.
“O povo vai as corridas para ver o circo pegar fogo.”
na minha opinião se continuar assim , as corridas de formulas estão com os dias contados.
Credo!!!
Não CURTI, estão cade vez mais protótipos (tem proteção até para a unha do piloto), • não são formulas mais,
tudo ficando muito futurista,
tipo aqueles games antigos de corrida (MegaRace 2),
só falta agora, ter lugares da pista para corta caminho, looping e por ae vai….. gostaria de saber, qual o problema de criar um carro bonito, que tenha um som loco….
F-Zero do Super Nintendo!
Horrível!!!
Curti muito! Sério, pra cacete.
Já que pintura de capacete de piloto não tem mais personalidade nenhuma mesmo…
engraçado como sempre a segurança é inversamente proporcional a espetáculo, beleza, etc….
mas nesse caso, nem ficou feio esse desenho. mas realmente perderia muito a identidade do que é uma formula. talvez se for usado só pra circuitos ovais, enquanto os mistos continuam livre pode ser mais interessante pra nós.
Gostei.
Qualquer coisa fica mais bonita que esse atual carro horrivel da indy porem se , em um prototipo que tem mais espaço na cabine o calor é absurdo de grande imagine em um cockpit fechado com bolha .
Formula indy é a de 1984 ate 2002 carros de verdade depois começarm a estragar tudo com design horrivel primeiro na irl em 1997 depois na cart em 2007 e por ai vai o fim da beleza nos carros .
Eu curti!! ficou lindão….e chega de mimimimi…
Não gostei. E do jeito que a tecnologia está embarcada, quem dirá se tem um “serumano” ali dentro.
a Indy ainda é meio tosca, pouca tecnologia, pode ter certeza que ainda terá um serumano
Provavelmente será transparente.
Parece o carro do Machine Man.
Cada dia mais próximos dos LMP1. Só falta cobrir as rodas. Aí deixa de ser fórmula de vez.
Bacana, até para desvincular do visual da outra fórmula (bem) mais famosa…Parece, desse modo, com lanchas de altíssimo desempenho, com algo exótico, caro e veloz (que é o que é na realidade) – Eu gostei!
É sério isso?
Talvez seja absurdo, mas acho que a NASCAR poderia ter uma categoria de “protótipos” como esse modelo aí no post! Seria melhor do que assistir aquela corrida de trucks!
Já para a Indy, penso que Formula é Formula e vice-versa, como diria o poeta!
Isso dentro de uma visão de um mero espectador, claro!
Não sei. Não vejo futuro nessas maluquices de cobrir o cockpit…
O habitáculo tá completamente lacrado, nem o cocoruto do capacete fica mais exposto, o volante fica a meros 30 cm de distãncia….
Se fosse em carros como os dos anos 80 e metade dos 90, até acreditaria, mas o cockpit já tá tão fechado..
E outra: quero ver que sistema é resistente o suficiente pra aguentar altos impactos frontais/laterais/oblíquos, e que seja de fácil ejeção, caso o piloto necessite removê-lo.
Um carro de turismo/protótipo já é fechado por natureza. Fechar um fórmula acho meio bizarro…..
Sei lá….
Achei bonito, diferente, muito louco…
A F-Indy é a fórmula mais “coxinha” que existe mesmo.
Tá. E aquele argumento que seria difícil tirar o piloto do cockpit depois de um acidente mais ´sério?
Viva a F1 e o automobilismo europeu!!
Flavio Gomes, glória e aleluia! Quantos meninos Surtees terão que morrer para eles adotarem de vez essa medida, ao menos nas principais fórmulas? Eu vejo muita gente, especialstas inclusive, falando de F1 sem mimimi mas parecem esquecer a carnificina que foi os 60/70/80. Na primeira volta em Abu Dhabi em 2010 foi por um triz que Schummacher não teve a cabeça esmagada ao vivo. Aquilo foi um milagre. Outra: uma polegada abaixo e Felipe Massa seria história com uma mola enfiada na cara. Passou da hora de adotarem cockpits a prova de meteoro como nos caças militares. Foda-se a tradição do carro aberto. Tudo que a F1, Indy e tudo mais não precisa é de uma tragédia ao vivo. Que fechem os carros logo.
Assino embaixo.
E Fernando Alonso, que quase tem a cabeça esmagada pelo Grosjean em Spa/2012? Se este cockpit fechado da Indy funcionar, acho que F1 e demais corridas de monopostos seguirão pelo mesmo caminho.
Ficou legal, virou um híbrido de fórmula com protótipo.
E o que já era claustrofóbico, ficou muito mais !
Concordo… Então façam protótipos carenados de vez, já que monopostos são perigosos pelas rodas expostas, perigosos pelo piloto exposto, etc., etc. O carro da Indy está ficando cada vez mais estranho, em vez de “futurista”, como tinham intenção quando houve o concurso para o novo modelo.
Achei até charmoso.
Se bem que qualquer coisa é mais bonita do que esse DW12!
Particularmente, olhando essa imagem, sim, gostei.
Mas talvez, devido a atualização e os gastos ai inclusos necessários não serão bem aceitos por algumas equipes.
curti
Achei legal.
Só não sei se seria prático na hora de sair.