Flavio Gomes domingo, 2 de julho de 2017 12:23 13 comentários
Adoro receber os e-mails do Ricardo Divila. “Fim de semana ocupado em Magny-Cours para o GP da França Histórico com o F5. Quinto no grid, na corrida P3… Mais um pódio para o F5… Pena que tem de correr sem saias, tem um fundo chato agora”.
flavio, o Fox sports não poderia transmitir essas provas ? pede lá, por favor !!!
obrigado
Wilson Carpini
6 anos atrás
Esse carro da foto é o F5A, de 1978, que foi segundo no GP Brasil em Jacarepaguá…. O F5, de 1977, era bem diferente
Marco Cordobe
6 anos atrás
Bom dia!
O F5 foi o carro mais eficiente da equipe Fittipaldi. Foi om o F5 que o Emerson fez aquele 2º lugar no Rio de Janeiro em 1978 e conseguiu outros tantos bons resultados levando a equipe a uma colocação mais do que digna naquela temporada. Os caras deram a cara pra bater e nunca foram valorizados. Aliás, o Brasil tem uma forma diferente de ver seus valores…Quantas chacotas, brincadeiras desrespeitosas e asneiras foram concretizadas. Os irmãos Fittipaldi deveriam ser reverenciados, sempre, porque foram pioneiros e extremamente corajosos.
Este carro continua fantástico. Para mim o mais lindo foi o F8, realmente tinha muitos problemas, seguido pelo FD01, cheio de inovações que hoje se veêm como corriqueiras…quem sabe fosse hoje, com a tecnologia existente…
Abraços e sorte
Antonio
6 anos atrás
Se não for pedir demais, mande fotos dos outros carros, mestre Divila. Estas corridas devem ser show, pelo menos no visual.
O F5 original, concebido pelo Ralph Bellamy, foi mexido pelo Fly Studio, do Caliri e o Marmiliori, ambos ex-integrantes da Ferrari. Anos depois, o carcamano projetou os primeiros Minardi F1.
Epa, algumas erratas…O F5 original teve como chefe de projeto o David Baldwin, e o upgrade foi feito na Italia com Fly Studio, nao havia disponibilidade de subcontratantes na Inglaterra naquela epoca do ano para fazer o trabalho de fibra.
Giacomo ‘James’ Caliri se ocupou da carroceria, semieixos, manga e ponta de eixo trazeiro (O original quebrava e perdia rodas, que nao e aconselhavel num F1 rsrs.). O seu carro mais famoso foi feito com o Forghieri, a Ferrari 330 P3 = http://www.95customs.com/the-evolution-of-the-ferrari-330-prototype/2015/1/24
Luigi Marmirolli fez a geometria de suspensao comigo, e fiz a aerodinamica, ja um wing car completo.
Os dois eram ex-Ferrari, e o Marmirolli depois foi diretor tecnico da Alfa Romeo F1 e se aposentou ha pouco, depois de ser diretor tecnico da Lamborguini por muitos anos.
O James foi para a Minardi por muitos anos, e foi substituido por Aldo Costa e eu, na epoca que passei por ali.
O Bellamy so veio para a Copersucar no comeco de 78, com o carro ja pronto, e se ocupou do F6…o prego no caixao da equipe…
V8_super
6 anos atrás
Pena que a imprensa na época não soube valorizar minimamente a equipe.
Paulo Lopes
6 anos atrás
F5A na verdade; ) Divila mito hj e sempre
Abdo Maki
6 anos atrás
Que registro hein!!! 2 lendas do automobilismo. Só lembrando que esse é o F5 A que Divila ajeitou e ficou uma belezura. O F5 anterior foi um desatre.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
flavio, o Fox sports não poderia transmitir essas provas ? pede lá, por favor !!!
obrigado
Esse carro da foto é o F5A, de 1978, que foi segundo no GP Brasil em Jacarepaguá…. O F5, de 1977, era bem diferente
Bom dia!
O F5 foi o carro mais eficiente da equipe Fittipaldi. Foi om o F5 que o Emerson fez aquele 2º lugar no Rio de Janeiro em 1978 e conseguiu outros tantos bons resultados levando a equipe a uma colocação mais do que digna naquela temporada. Os caras deram a cara pra bater e nunca foram valorizados. Aliás, o Brasil tem uma forma diferente de ver seus valores…Quantas chacotas, brincadeiras desrespeitosas e asneiras foram concretizadas. Os irmãos Fittipaldi deveriam ser reverenciados, sempre, porque foram pioneiros e extremamente corajosos.
Este carro continua fantástico. Para mim o mais lindo foi o F8, realmente tinha muitos problemas, seguido pelo FD01, cheio de inovações que hoje se veêm como corriqueiras…quem sabe fosse hoje, com a tecnologia existente…
Abraços e sorte
Se não for pedir demais, mande fotos dos outros carros, mestre Divila. Estas corridas devem ser show, pelo menos no visual.
FG,
Esse doc já pingou por aqui ?
https://www.youtube.com/watch?v=WKumDxMA9Jw&t=863s
Sem palavras,fantástico.Há os pneus originais,mas esses aí mandam bem também.
Quem deu jeito no F5 foram os irmãos Calliri, não? Ai sim, em 1978 Emerson fez a melhor temporada da historia da Fittipaldi Automotive.
O F5 original, concebido pelo Ralph Bellamy, foi mexido pelo Fly Studio, do Caliri e o Marmiliori, ambos ex-integrantes da Ferrari. Anos depois, o carcamano projetou os primeiros Minardi F1.
Epa, algumas erratas…O F5 original teve como chefe de projeto o David Baldwin, e o upgrade foi feito na Italia com Fly Studio, nao havia disponibilidade de subcontratantes na Inglaterra naquela epoca do ano para fazer o trabalho de fibra.
Giacomo ‘James’ Caliri se ocupou da carroceria, semieixos, manga e ponta de eixo trazeiro (O original quebrava e perdia rodas, que nao e aconselhavel num F1 rsrs.). O seu carro mais famoso foi feito com o Forghieri, a Ferrari 330 P3 = http://www.95customs.com/the-evolution-of-the-ferrari-330-prototype/2015/1/24
Luigi Marmirolli fez a geometria de suspensao comigo, e fiz a aerodinamica, ja um wing car completo.
Os dois eram ex-Ferrari, e o Marmirolli depois foi diretor tecnico da Alfa Romeo F1 e se aposentou ha pouco, depois de ser diretor tecnico da Lamborguini por muitos anos.
O James foi para a Minardi por muitos anos, e foi substituido por Aldo Costa e eu, na epoca que passei por ali.
O Bellamy so veio para a Copersucar no comeco de 78, com o carro ja pronto, e se ocupou do F6…o prego no caixao da equipe…
Pena que a imprensa na época não soube valorizar minimamente a equipe.
F5A na verdade; ) Divila mito hj e sempre
Que registro hein!!! 2 lendas do automobilismo. Só lembrando que esse é o F5 A que Divila ajeitou e ficou uma belezura. O F5 anterior foi um desatre.
O F5 foi o melhor Fitti de todos.