SEXTANEWS

SÃO PAULO (e tem coisa…) – Vamos fazer um resuminho da semana porque tem bastante coisa acontecendo no mundo dos carrinhos que correm. Acontecendo. Gerúndio. Porque de acontecido, mesmo, não é tanta coisa assim. E começamos com fato consumado no rali que, acreditem, pode respingar na F-1. Vocês já vão entender. Preparem-se para uma pilha de caixinhas coloridas.

Sainz pai: fora da Audi

PAPAI FOI EMBORA – Carlos Sainz, o pai, era tido como um atalho para levar o filho à operação de F-1 da Audi, que estreia oficialmente em 2026. Não é mais. Aos 62 anos, o veterano piloto de rali assinou com a Ford para fazer a próxima edição do Dakar — na qual defenderá seu título, conquistado com a Audi no começo deste ano. Papai Sainz, assim, volta à marca pela qual estreou no WRC em 1987 com um Sierra RS. Em 1990 e 1992, já na Toyota, foi bicampeão mundial de rali, voltando para a turma do oval azul duas vezes, em 1996/97 e de 2000 a 2002. Subaru, Toyota e Citroën (esta, três vezes) ganharam títulos mundiais de construtores com Sainz em suas fileiras. No currículo, o espanhol ostenta ainda quatro vices no WRC e quatro vitórias no Dakar (em 2010, 2018, 2020 e 2024, respectivamente com VW, Peugeot, Mini e Audi).

ONDE MESMO? – Sim, Ford. Ford que, a partir de 2026, será a fornecedora oficial de motores para a Red Bull. De acordo com a imprensa espanhola, Sainz, o filho, recebeu um prazo dos alemães de Ingolstadt para dizer se Ford ou vai de Simca — no caso, Audi, mas estraga o trocadilho. Até o GP de Mônaco. Mas o atual piloto da Ferrari está empurrando com a barriga para ver o que será de Max Verstappen. A Mercedes ainda não desistiu dele. E, ainda na Red Bull, Sergio Pérez não está garantido. Neste momento, a prioridade de Sainz é a Red Bull. A segunda opção é a Mercedes. Mas ele também não é a primeira opção de Toto Wolff, que sonha com Max e não descarta Andrea Antonelli, o garoto da F-2.

MAIS VALE UM… – Os últimos acontecimentos indicam que Sainz está se afastando da Audi, porque sabe que um projeto desse tamanho pode levar tempo para engrenar. E num mercado aquecido como agora, seu nome é, pelo menos, cogitado por gente importante. A questão é que ele tem de tomar uma decisão diante do velho dilema proposto por mais um dito popular: mais vale um pássaro na mão do que dois voando. No seu caso, o pássaro na mão é a Audi. Mercedes e Red Bull podem voar sem aviso prévio.

PLANO B – A Audi, por sua vez, já tem um plano B para o caso de Sainz refugar. É Esteban Ocon, que já fez chegar à Alpine seu desejo de sair da equipe — o contrato dele com os franceses termina no fim deste ano. Ocon tem mostrado maturidade e serenidade neste ano, apesar de dirigir um carro abaixo da crítica. E fez o primeiro ponto do time domingo em Miami.

DE SAÍDA – Outro que quer se mandar da Alpine é Pierre Gasly. Nas fotos acima, ele mostra o capacete igual ao de Senna que vai usar em Ímola, semana que vem. Há alguns dias, o piloto andou com o Toleman de Ayrton em Silverstone e ficou emocionadíssimo. É um grande fã do brasileiro. Seu destino pode ser a Williams, com um empurrãozinho da Mercedes. Para o lugar de Sargeant, claro.

DE ENTRADA – A Alpine, assim, pode perder os dois quando terminar a temporada. Mas já está se mexendo. Considera levar Mick Schumacher de volta à F-1. O alemão já foi avisado pela Mercedes — onde bate ponto como piloto reserva — que não faz parte dos planos da equipe para o futuro. E já tem um contrato com a Alpine em vigor, no WEC. As peças se encaixam facilmente. A outra vaga, caso a dupla se pirulite, pode ficar com Jack Doohan, que já faz parte da folha de pagamento e não é ruim.

TE PREPARA! – Tem muita gente apostando alto na Ferrari em Ímola. Há na imprensa italiana um desmedido entusiasmo com as modificações que a equipe fez no seu carro, que já está sendo chamado de SF-24 EVO — de “evolution”. Talvez seja um exagero. Não é um carro novo, mas atualizado. As mudanças mais visíveis foram feitas nas laterais junto ao cockpit, nos sidepods, em defletores na carenagem e até nos espelhos retrovisores. As invisíveis estão no assoalho. Tudo feito, claro, para melhorar os fluxos de ar. O carro andou em Fiorano hoje. Ah, pode testar? São os 200 km por ano permitidos para “filmagens”. A Ferrari ainda não tinha gastado sua cota. Saberemos se deu certo, e se pode incomodar a Red Bull, daqui a uma semana na Itália.

ESTAMOS PREPARADOS – A Red Bull não filmou nada nem testou em lugar nenhum, mas também está levando atualizações para Ímola. Quem avisa é Helmut Marko, o guru da equipe. “A vitória de Norris em Miami prova que temos de nos concentrar neste campeonato”, falou. A crítica é óbvia. Desde fevereiro, quando Christian Horner foi acusado de assédio sexual, a equipe entrou num ciclo de más notícias que culminou com o anúncio da saída de Adrian Newey no fim do ano. E ainda tem o diz-que-diz sobre Verstappen. Outro que não sabe se Ford ou sai de Simca.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luciano K
Luciano K
2 anos atrás

Essa Toleman 1984 anda mais que a Alpine atual

Alexandre Hoelz
Alexandre Hoelz
2 anos atrás

“Não sabe se Ford ou vai de Simca” é ótimo!

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
2 anos atrás

Eu, se sou o cara da Audi, ia era atrás do Albon, que, pra mim, é um dos melhores do grid com aquela carroça da Williams. Mas Sainz…. Sainz tá numa Ferrari que tá longe de ser um carro ruim. Até o novato fez bonito com o carro vermelho.
Acredito que Horner deva ter prometido alguma coisa pro espanhol, Horner vai querer pressionar o Max e dar o troco por tudo que Marko e os Verstappens aprontaram com ele, Perez, nesse caso estaria com os dias contados nos energéticos. Só acho que o Sainz não é cara pra dar suador no Verstappen.

Afonso
Afonso
2 anos atrás

Sainz só esperando. Para realizar a melhor jogada.

Edison
Edison
2 anos atrás

Se eu fosse o Sainz, apostaria todas as fichas na red Bull…. se der errado, ele vai correr rali com o pai dele kkkk

Hugo
Hugo
2 anos atrás

Sobre o Sainz, tenho a impressão de que os Verstappens estão esperando que o espanhol se decida para anunciar o destino do tricampeão, e que Marko deve estar fazendo de tudo para que o espanhol não esteja na Red Bull no ano que vem.

Meu palpite é de que Verstappen assinará com a Aston Martin, mas para 2026, porque ele vai querer ficar na Red Bull em 2025 para aproveitar o último ano em que essa equipe ainda poderá usufruir da vantagem que obteve com a mudança de regras em 2022.

imagem_2024-05-13_033408807.png
Hugo
Hugo
2 anos atrás

Olá, não sei se tem a ver com o assunto (talvez não tenha) mas achei curioso a namorada do Max ter escolhido esse tom tão Aston Martin para seu vestidinho. Seria uma pista do futuro do tricampeão?

imagem_2024-05-13_030221848.png
Daniel
Daniel
2 anos atrás

“Não sabe se Ford ou se sai de Simca”; essa foi uma das melhores suas FG!! Caguei de rir

Bob
Bob
2 anos atrás

” Christian Horner foi acusado de assédio sexual, a equipe entrou num ciclo de más notícias que culminou com o anúncio da saída de Adrian Newey no fim do ano. E ainda tem o diz-que-diz sobre Verstappen”. O interessante é um macaco velho do jornalismo entrar nesse papinho espalhado pelo Toto e por Zak, vc sabe que o Adrian estava de saída fazia meses e nada tem haver com o imbroglio do Cristiam. Acreditar que o Zak recebeu dezenas de currículos da Red Bull é acreditar em Papai Noel, mas uns 200 saíram da Mercedes e foram para a Red Bull Power Train, isso é fato. Se Max sair da Red Bull será em 2027, caso o projeto do motor não funcione a contendo e a Ford vai colaborar na parte elétrica, está nessa apenas dando dinheiro para usar seu logo na equipe, como a Aston Martim fez recentemente

O crítico
O crítico
Reply to  Bob
2 anos atrás

Bob, o bobo. Postando bobagens, em um blog perto de você. Não perca… seu tempo!

Danilo
Danilo
Reply to  Bob
2 anos atrás

Além da grosseria o bob é o senhor da verdade e se acha pouco o rapaz… ou seja q comentário q desinteressante.

ze otavio
2 anos atrás

Ja havia escrito antes, acho mancada da grande o Sainz na RedBull, o carro de 2025 pode ate andar bem, ainda na sombra do atual, mas o de 2026 ninguem sabe como sera, incluindo o motor que nao sera mais o atual Honda, acho que ele faz mais negocio encarando um projeto de longo prazo do zero com a Audi, alem de se livrar da arrogancia do Horner.

Jonivan
Jonivan
2 anos atrás

Só faltou uma caixinha colorida para a “Insere ou Aproxima?”

Marcus Jose
Marcus Jose
2 anos atrás

Já dizia a música, nem gordini nem ford, o bom era o simca chambord

lagerbeer
lagerbeer
2 anos atrás

Se fosse eu, prefiro Simca

Paulo Costa
Paulo Costa
2 anos atrás

Rapaz, quanta coisa. Isso tudo deixa o próximo GP muito mais interessante. Vamos ver no final do ano quem vai pra onde e quem fica onde está.

Paulo F.
Paulo F.
2 anos atrás

Mick Schumacher na a Williams, com aval da Mercedes.
O resto depende em qual cockpit Verstappen sentara. De todos Sainz é o que tem prazo de validade mais curto. Se deixar passar o cavalo selado,,,
Já a Audi vai necessitar de alguem com talento e paciência . Como foi Schumacher (pai) na MB. Poucos com esse perfil no mercado….

Luis Henrique
Luis Henrique
Reply to  Paulo F.
2 anos atrás

Carlos Sainz pode ficar a pé no final dessa historia toda… Max deve ficar na Red ate final de 2025 eu acho pelo menos e vai ficar um ano e meio pensando em que equipe apostar para 2026 algo dificil porque se a RBull ta domimando atualmente e deve ser assim ate final do ano que vem mas em 2026 comeca uma nova etapa e a principio pensamos que RBR estara no mesmo patamar das demais….ou não???? E tem mais alguna detalhes se a Mercedona, a A.Martin a Mclaren Ferrari estão ruins agora que dira se tiverem tambem que recomeçar, ou sejam, começam correndo atras, e sera que de ruim que estao vao virar as the best duma hora pra outra? Vamos ver pois será bem interessante.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Luis Henrique
2 anos atrás

Quando recomeça todo mundo vem do zero!
O maior exemplo disso foi quando em 1967-67 os motores foram de 1,5 para 3 L . Todas a fichas estavam na Ferrari que dominava a tecnologia. Quem se deu bem foi Black Jack Brabham com um chassi já projetado e motores Repco desenvolvidos em um shoestring budget.
2026 é um horizonte ao mesmo tempo distante e próximo.

O crítico
O crítico
Reply to  Paulo F.
2 anos atrás

Olhe, penso que há uma grande diferença, a tecnologia de 60 anos atrás era bem mais básica, equilibrava mais as coisas. Hoje, a aerodinâmica tem um peso muito maior, e certamente o lado mecânico/elétrico é muitíssimo mais complexo. E aí, se a RBR (teoricamente daqui pra frente, porque perdeu Adrian) leva vantagem no primeiro caso, no segundo a Ford está chegando agora; posso estar enganado, mas acredito que não tem muito como estrear no mesmo nível das montadoras que já estão no circo há mais tempo. Isso, inclusive, é o que provavelmente deve passar pela cabeça do boca de tilápia, sua dúvida maior quanto a seu futuro próximo.

Last edited 2 anos atrás by O crítico