McLaren, 40
SÃO PAULO (velinhas para eles, uai) – A McLaren festeja neste fim de semana seus 40 anos, considerando o marco zero seu GP de estréia, em Mônaco, no dia 22 de maio de 1966. O piloto era Bruce McLaren, fundador do time, que hoje pertence à Mercedes-Benz e a Ron Dennis.
O primeiro carro era esse branquinho com faixas verdes aí embaixo, que aparece bastante em “Grand Prix”.
No site da McLaren tem mais informações sobre esse carro, o M2B. Material legal.
Como legal foi o e-mail que a equipe me mandou, com 40 fatos relevantes sobre esses 40 anos. Em meio aos números de sempre (602 GPs, 148 vitórias, 11 títulos de pilotos, 8 de construtores, 3 vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis, 5 em Le Mans, 40 dobradinhas, 122 poles, 126 melhores voltas, etc, etc e etc), o que achei mais interessante foi: “387 pódios, o que equivale a 1.161 litros de champanhe”.
Outro legal: na primeira corrida, eram Bruce e mais quatro. Em Mônaco, neste fim de semana, o staff do time chega a 137 pessoas.
Essa F-1 é uma mãe, gera emprego pacas.
Como faço pra conseguir comprar a camiseta da McLaren de 40 anos???
O Mk 1 é um grupo 7 que aparece num filme do Elvis, é um carro que tem o estepe sobre as pernas do piloto por baixo do parabrisa, o Bruce faleceu testando o Mk 8 D, no dia 2 de junho de 1970 (a curva fico devendo) em Goodwood.
Se é Mk 2 deve ser o segundo McLaren. Joaquim, F1 com motor de Maverick é demais.
Po, pessoal, ‘brigado…na verdade vcs eh que sao meus idolos. O FG me deu a inspiracao e ainda um belo apoio para comecar o meu blog, quando conversei com ele antes…e vcs matuzas, leitores, catedraticos, never cease to amaze me…Em tempo: o meca de 66 hoje eh um dos engenheiros de sistema do Raikkonen, e tem cerca de 140 colegas de trabalho…Valeu de novo, e boa sorte para o FGomes na corrida…
No livro F1 moderna essa temporada de 66 e contada detalhadamente , demais.
Foi um ano em que os construtores estavam a pé em relação a motores , que vinham das mais diversificadas fontes(Maserati v12 de 1958, este Ford indy da maclaren, o Repco v8 com 2 valvulas por cilindro) mas o mais incrivel foi o BRM H16 ,sem duvida.
Agora pergunto, o que teria sido da F1 ,se o Ford não tivesse entrado em 67?
Que história é essa de um mecanico há 40 anos na Mclaren?
Tremendo mérito e grandes conquistas… Talvez a principal delas seja suportar aquela simpatia do Ron Dennis, o homem-sorriso da F1.
Quem é, ou será o próprio Ron Dennis, que foi mecanico no passado e hoje é o primeiro da fila para o lugar de Deus?
Em LeMans a McLaren ganhou antes de correr com o McLaren F1 GTR??? Deve ter ganhado pois o F1 não ganhou 5 vezes. Não lembro de outro carro da McLaren em LeMans…
É o blog do grande Fernando Avallone, leitura obrigatória para todos nós!
Paulo, vc está certo, eu ando sempre muito bem acompanhado, graças a Deus. Recomendo a todos a dar uma passadinha por lá, vale a pena:
copabrasil.blogspot.com
Fg, vc esqueceu de citar o mecanico que estava lá em 66 e que vai estar lá de novo domingo, trabalha na equipe até hoje!!
O Joaqui está bem inormado, deve ter lido o blog do Fernando, lá tem muito mais informação e fotos maiores.
Até…
Bruce Mclaren já havia vencido em Mônaco em 62, pilotando um Cooper-Climax. Apareceu em 66 com o M2B equipado com um motor Ford Indy V-8 de 4.2 litros, reduzido para 3 litros, conforme pedia o regulamento daquele ano. Porém logo descobriram que o carro não rendia mais que 300 hp, além de ser terrivelmente pesado e a faixa de torque completamente inadequada para o circuito de Monaco, uma vez que o motor fora desenhado para andar de pé embaixo em Indianápolis. Largou em 10o. lugar e em poucas voltas já estava em sexto, quando abandonou na 9a. volta por estouro do radiador de óleo.
Respondendo ao Vitão: morreu testanto um Mclaren Grupo 7 Can-Am, na pista de Goodwood, ano acho que 1970. Curva, você aí está pedindo demais, não Vitão? Abs.
Concordo com o Bruno e com o Milton! Fiquei curiosa pra saber quais são os 40 fatos. E por favor, não me peça pra acessar o site da McLaren porque meu inglês é péssimo.
B-jim
E já que estamos no clima, quantas vitórias, dobradinhas e títulos a McLaren tem em CAN-AM ? Qual o carro em que o Bruce morreu? Em qual pista? qual curva? onde ele bateu o carro?
FG, que mau humor ! só comentei a possibilidade do grande timoneiro se interessar pelo potencial de pleno emprego da F-1 (depois de ajudar a assassinar o autodromo de jacarepagua) e criar um equipe movida a gás, sob o patrocínio do grande amigo Evo . O Trajano te mandou narrar torneio de dominó, é? Fui !
Vitão, que tal se limitar a comentar os assuntos postados? Além do mais, certos comentários seus são incompreensíveis.
se o nove dedos desobre o potencial de geração de emprego loguinho a gente ia ter a equipe PT movida a gás. Pena que a chave de igniçào ia ficar na mão do Imorales.
Concordo com o Bruno. Fiquei curioso para saber os 40 fatos relevantes.
ops, fatos, não fotos…
Flávio, disponibiliza essas 40 fotos da mclaren pra gente tbm! hehe
abs