MENU

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006 - 13:37Kombi & cia.

Kombi falante

SÃO PAULO (computadores em pane!) – O Filipe W. descobre cada coisa… Entre neste site musical e dê uma olhada. Pelo que entendi, você coloca a Kombi sobre um LP e a música sai pelo… teto!

LP, petizada, é Long Play. Antes de CD era isso que a gente tocava na vitrola. Dizem os que entendem de música que o som de CD nunca vai se igualar ao de um LP. Como não entendo nada, não confirmo, nem desminto. Mas uma coisa poss assegurar: as capas de LPs antigamente eram, algumas vezes, obras de arte. Faziam parte do contexto, se vocês entendem o que quero dizer.

Vou tentar comprar essa bagaça, porque neste fim de semana pretendo comprar uma vitrola portátil na feirinha do Bixiga.

19 comentários

  1. David disse:

    Ouço música desde os tempos dos discos quebradiços de 78rpm.
    Tive mais de mil LPs. Quando surgiu o CD, fiquei impressionado com a qualidade e ausencia dos ruidos que tinham os bolachões.
    Não pensei duas vezes: Adeus vinil !! Viva a tomografia, a celula tronco, o DVD, o laser, a internet, a ignição eletronica, o mp3, a TV digital, a fibra ótica, a Ecovias, o metrô, o silicone…

  2. Lucas disse:

    A diferença de qualidade de um LP para um CD é absurdaaaa! Pude comprovar isso…ouvi a mesma musica no CD e no LP….no LP ouvi detalhes que no CD vc nao ouve…os medios e agudos sao muitos mais vivos e coma uma extensao muito maior…
    realmente a industria esta indo na contra-mao da qualidade e priorizando a praticidade

  3. concita disse:

    Preciso saber onde posso comprar essa kombi. Guardei os discos de vinil de minha adolescencia e hoje não tenho onde tocá-los. Não quero comprar um toca discos antigo, mas me amarrei nessa peça que eu vou poder levar nos finais de semana, na sacola para a minha casa de praia, e ficar ouvindo lá no meu cantinho. Se alguem souber onde posso comprar, informe o endereço

  4. Tuta disse:

    Cd contra vinil?
    É simples, a informação sonora é um desenho de onda.
    No vinil, o LP, o desenho do que se ouve é um emaranhado de montanhas, no CD, ou mp3, é o desenho de uns morrinhos simplificados, tanto que ocupam menos espaço. O som é mais claro por não ter ruídos de atrito da agulha.
    Outra sobre som, os melhores aparelhos de som são a válvula, há até pré-amplificadores valvulados para equipamentos de som top de linha. Na guitarra, então, não tem melhor.

  5. colin chapman disse:

    FG, a descrição do LP ficou muito boa. Agora, dá para explicar o que é vitrola ?

  6. Ricardo Lin disse:

    Sou dj de techno e não troco os discos por nada. Uma boa chapagem, tocando numa mk com uma boa agulha dá de 10 em cd ou mp3.

  7. Pedro Jungbluth disse:

    Cedar:
    Olha, o CD é melhor, som mais cristalino, dá para ouvir melhor os instrumentos. Mas o LP produz certos efeitos no som, um certo “peso” na música que é impossível de reproduzir digitalmente. Pelo menos até agora não conseguiram.
    O LP, além de ser um coisa legal de se ter (tenho alguns, Jazz, Beatles, Pink Floyd…) coloco para ouvir as vezes, em festas, essas coisas, e também para meus sobrinhos saberem das músicas que eu ouvia na Infância (não quero que eles curtam como curti, quero apenas que eles conheçam), mas em geral eu uso CD. Praticidade da modernidade, sem deixar as raízes do passado apodrecerem. Somos aquilo que fomos, em muitas coisas.

    Como o Gomes, que tem vários carrinhos clássicos, lindos, mas no dia-a-dia usa seu Audi A3 com engate e isulfilm, com o vidro fechado e ar-condicionado no máximo.

  8. nostalgico disse:

    sou umsaudosista,mais o FG é o cara mais saudosita que já vi,um museu ambulante,tenho um punhado de LP`s dos anos 70(nasci em 1986),adoro o vinil,tenho uma radiola philips que meu pai comprou em 1977 uma vermelha a tampa dela tem o alto falante, que toca beleza até hoje,mas o meu philips novo com mp3 e tudo que há de moderno já estourou o alto falante.
    com esse tópico,vc me fez lembrar da vermelhinha,acho que vou passar o feriado escutandoTHE FEVERS 80

  9. LAGO disse:

    Vide as capaz dos LP´s de Pink Floyd, Yes, Rick Wakemam, Led, Mutantes, A Cor do Som, etc, etc, etc. Todo mundo querendo encontar a mensagem subliminar contida…Viajem pura!!!!! Grandes tempos!!!!!!!!

  10. Cedar disse:

    Um aparelho de som (1ª linha)fabricado na década de 70 é superior a um 2006 ? Os auto-falantes fabricados naquela época são superiores aos atuais ? Claro que não. O mesmo vale para o velho e bom LP que foi superado pelo CD em vários itens como facilidade de manuseio, transporte, durabilidade, conservação, qualidade, etc. A tecnologia esta sempre em evolução e rarissimas vezes ela piora a qualidade de um produto. Por isso dizer que um som de LP é superior ao de um CD é apenas lenda. Na época que o CD foi lançado o pessoal que é avesso a novas tecnologias andou falando isso e muita gente acreditou e continua acreditando ate hoje. Um fator que contribuiu para a divulgação desta lenda é que os primeiros aparelhos de CD tinham que ser ligados na entrada auxiliar dos aparelhos de som da época e com isso a qualidade caia muito já que aquela entrada era “generica”, feita para ligar diversos aparelhos e já estava ali muito antes de terem inventado o CD. O som de um CD é muito superior ao de um LP, já fiz várias comparações pois tenho alguns LPs dos Beatles dos anos 60, do final dos anos 70 e também em CD e é nitida a superioridade para o mais moderno (mesmo disco). E olha que eu estou falando de gravações remasterizadas ao invés das mais modernas. Outra vantagem que o pessoal mais novo nem sabe, e que nos LPs normalmente vinham apenas 12 músicas com 46 minutos de gravação e no CD cabem quase o dobro. Quanto as capas realmente os LPs levam grande vantagem pois o espaço era muito maior e algumas são consideradas obras de arte. Abraços a todos.

  11. Rikho disse:

    O CD realmente nao tem a mesma qualidade de um LP porque ao gravar no formato digital (CD) perde-se alguma informaçao, ou seja, parte das frequências emitidas por cada som. Na verdade, salvo alguém seja músico profissional dos bons ou tenha um ouvido realmente privilegiado, nao sente a mínima diferença. Tanto é verdade que o MP3 perde mais informaçao ainda e levanta o mouse quem do blog nota a diferença pro CD :-) Ah, sim, pra ninguém dizer que nao falei do tópico: muito bizarra essa idéia!

  12. Daniel Carlos Nava disse:

    O som digital não consegue uma onda idêntica ao analógico. Mas a tecnologia atual faz com que seja muito próximo, perceptível para muito poucas pessoas.

  13. Edgar SC disse:

    Bah… Eu prefiro mp3 mesmo, guarda la e nao se encomoda… mais é manero pra quem tem tempo… Mas que kombi cantadea nao tinha visto ainda nao…

  14. Jean Spetto disse:

    Pois eh… Ou o cara fatura por comentário no blig, ou anda genahndo uns rachas de rua valendo dinheiro… DKW dando benga em Eclipse nas madrugadas… hUAHuhUAHuhUAhuHAUhuhuah

  15. Rafael Rangel disse:

    Gomes, é impressão minha ou esse Blig está te deixando mais pobre? Desde que ele começou eu já te “li” dizendo que comprar um monte de coisas! :) hehehe

  16. Alexandre Reis disse:

    Gomes, além da qualidade do som, da beleza da capa, a parte informativa costumava ser mais interessante, e o que era melhor ainda não existia computador pra afinar os caras que nao sabem cantar. Era fácil descobrir o Bom cantor e o mau cantor.
    Hoje qualquer um canta e o computador afina tudo.

  17. Rafael disse:

    O negócio da qualidade é pq o som do LP é continuo, sem saltos. Coisa que o CD tem, por causa que as informações sao gravadas em bits (0 ou 1). Um ouvido normal nao percebe, mas dizem os especialistas que no LP o som é melhor..
    Eu particularmente não percebo nenhuma diferença..mas gosto do som do LP por causa da nostalgia..
    Ah, e eu ja tinha visto essa kombi, soh nao lembro onde..

  18. askjao disse:

    Esse lance sobre o som do CD nao ser igual ao do LP é coisa de velho… por isso não gosto de velho… mas concordo com a opnião sobre as capas… apesar de ter alguns cd com capas maneiras… A melhor delas, na minha opnião, o cd Pulse do Pink Floyd… aquele que fica o led piscando

  19. Milton de Mello Bona disse:

    Se não me engano, foi um funcionário da Sony quem teve a idéia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>