From Russia with love

SÃO PAULO (e tinha Niva e Samara) – Muita gente talvez não se lembre, mas quando o ex-presidente Collor colocou a faixa e disse que no Brasil só se fabricavam carroças, abriu a importação e os primeiros importados que por aqui chegaram, lá para 1990, 1991, foram os Lada (o irmão dele, Collor, é quem importava).

Três modelos: Niva, um jipe excepcional, Samara, feio e ruim, e Laika, que acho simpaticíssimo. O blogueiro Flavio Bredariol mandou um vídeo desse último fazendo rali, e ele não faz feio, não.

O Laika era na verdade a reprodução de um Fiat qualquer, cuja patente foi vendida para a Lada na URSS. Se alguém souber de algum, se possível branco com rodinhas creme, pode me avisar. E se alguém encontrar um dos comerciais mais inteligentes que já vi, aquele que elogiava pacas o carro e no fim o cara dizia “o design? Bem, o design a gente faz de graça”, ou algo assim, pode mandar que a gente coloca aqui.

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo
Eduardo
18 anos atrás

Meu bom o título hein Mr Goma… Também gosta? De todos acho o melhor. Abraço.

André Grigorevski
André Grigorevski
18 anos atrás

Agradeço ao pessoal que deu a dica de quem gravou a música do comercial! Sabendo o nome da banda, já dá pra me virar e tentar encontrar. ;-)

Jason
Jason
18 anos atrás

Alto lá com essa história de Fiat qualquer…
O Laika era o Fiat 124, um dos melhores projetos da marca italiana.
No Brasil, os Lada foram torpedeados por uma péssima rede de concessionários (aliás, toda a operação de importação era feita nas coxas) e pela falta da dita tropicalização de componentes como carburador e bomba de gasolina (que sucumbiam ao álcool anidro misturado à nossa gasolina). Daí vieram as piadas e a má fama.

Sor
Sor
18 anos atrás

Isso é uma música folclórica irlandesa, que o Corrs também gravou (se eu descobrir o nome avisso aqui).

Aliás, falando em músicas folclóricas irlandesas, alguém tem o primeiro comercial do Ford Ka?

Rafael L.G.
Rafael L.G.
18 anos atrás

Tenho a impressão de que a forma de guiar do carro está diretamente ligada ao fato de que o carrinho russo PECA no quesito “instabilidade”. Ele é horrível de se guiar,saindo fácil de traseira,daí vem uns caras e usam seu defeito num rali de demonstração,já que no Rali o piloto tem que “jogar” a traseira propositalmente. (Vejam que em dois ou três momentos, o piloto erra dando um cavalo-de-pau sem querer,dada a absurda ruindade da carroça ambulante! {inclui-se o piloto} E apesar de meter o pau nesse carro velho,que fique claro que sou da turma que curte os Clássicos, inclusive o DKW (detesto que chamem de DKV)do F.G.)

Rafael L.G.
Rafael L.G.
18 anos atrás

Para André: Nem li se já foi postado por alguém aí, mas só sei que é um grupo/banda Pop irlandesa chamada The Corrs, mas não me recordo o nome. Já vi em um Show deles e achei legal,e tal(embora não seja fã do grupo) Talvez alguém possa te dizer, Falow!

André Grigorevski
André Grigorevski
18 anos atrás

Aliás… Alguém saberia dizer o nome da música usada como trilha sonora nesse vídeo?

Inácio Pereira
Inácio Pereira
18 anos atrás

O que chama a atenção é todo o “trabalho” de Senna à bordo de sua MacLaren – a contra-ponto, todo o “conforto” de Schumacher à bordo da sua Ferrari – pessoalmente prefiro o primeiro

R.Chedid
R.Chedid
18 anos atrás

Rodrigo, eu tenho interesse no Niva do seu pai.
[email protected]

Renato
Renato
18 anos atrás

Também tenho um Niva. O jipe é “macho”…um baita 4X4…
O Niva do Rones, que postou aí em baixo, é um dos mais belos que já vi.

Abs

Sor
Sor
18 anos atrás

Putz, agora que eu vi o vídeo. Muito bom. Finalmente um que tem uma música de fundo apropriada!
Os “vídeos relacionados” também são bons, epecialemente o que mostra os dois Laika competindo em uma SS.

Agora, do Samara, acho que vai além da semelhança com os VW. Se eu não me engano a porta dele é uma porta de VW.
Nesse fim de semana eu verifico, fotografo, e comento aqui de novo.

Vitão
Vitão
18 anos atrás

FG, é verdade qe o melhor amigo do Laika é um bom mecânico chamado Rex ?

Reinaldinho
Reinaldinho
18 anos atrás


isto é um rali ou um campeonato de drif!?[rs]

Abrass,

Rones
Rones
18 anos atrás

Em tempo, um Laika poderia disputar a Super Classic?

Rones
Rones
18 anos atrás

Eu sou muito fã da marca. Tenho um Niva (http://nivaverde.flog.oi.com.br) e fui contaminado pelo virus russo! Estou de olho em um Laika, depois que vi um video do programa Top Gear inglês, onde montam um Laika na Lotus, com motor Fiat/Lancia (acho q é o mesmo do Tempra)….o carro ficou show. Este video está nos sites y tube e no putfile. Em tempo, este motor do Tempra, segundo informações casa com a caixa Lada sem problemas. Mas o meu Laika será branco com uma faixa lateral vermelha que terminará em um estrela e as palavras URSS.!!!

Vitão
Vitão
18 anos atrás

MArcos, o Laika é o 125 ou 131 ? O 131 foi campeão de rally. O laika de ralado (ai essa foi de doer).
A minha chamava bruna era uma graça, balançava o rabo, dava a pata, fingia de morta , e todos os truques que os petistas deviam saber mas são incapazes de aprender.

Mitsui
Mitsui
18 anos atrás

O Laika não era um Fiat 128 ?

Christian
Christian
18 anos atrás

Para quem se interessa em Nivas
http://www.camaradasdoniva.com.br, página dos admiradores e proprietários deste valente russo.

Flávio, sempre aparece Laika por ali para vender, ah, muitas das peças do Laika são iguais aos do Niva, então a manutenção é super simplificada, e aproveita para por um para correr também.

volantes audazes
volantes audazes
18 anos atrás

esse comercial era bom mesmo! Se não me engano, feito pelo Celso Lodduca… Ah, tinha um bom tb com um bordão parecido com o que o Flávio usou na coluna de hoje: “Bonito é o preço”…

Abs

Filipe W
Filipe W
18 anos atrás

Flavio Chinini,

o Samara não foi desenhado pela VW, e sim pelo Giorgetto Giugiaro que desenhou o Passat, Golf e outros para a VW, creio que a confusão se deve a isso pois o Samara realmente é parecido com o Passat devido ao fato de ser do mesmo autor.

Guilherme
Guilherme
18 anos atrás

Salve, Flávio. Procure o comercial no youtube.com sabendo as informações de pesquisa, com certeza a encontrará.

Rafael
Rafael
18 anos atrás

Já tive uma Laika. Ela era linda…uma pastora alemã fantastica. Que cadela. Nunca tive outra igual!

Guilherme Barroso
Guilherme Barroso
18 anos atrás

Caro Flávio,

Tive um Lada desses Branco, o carro é rustico mas não quebra . É impressionante sua robustez.
O meu antigo Lada roda até hoje nas mãos de um amigo em seu sítio em Campo Grande (rj) apesar de estar bem castigado e sem documentos.

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
18 anos atrás

Legal o vídeo mas eu acho que os Laika daqui eram diferentes, os farois quadrados e lanternas traseira maiores.

Renato
Renato
18 anos atrás

Pode parecer incrível, mas até um ano atrás, aqui em Sorocaba tinhamos um táxi Lada Laika.
Abraço,

RC

Flavio Chinini
Flavio Chinini
18 anos atrás

O Samara, se não me engano, foi desenhado nos estúdios da Volkswagen.

Gustavo
Gustavo
18 anos atrás

Quando o piloto é bom, até lada samara fica bonito em ação, lógico que a tração traseira ajuda bastante nos slides….

André Grigorevski
André Grigorevski
18 anos atrás

E não é que o carrinho mandava bem no rally mesmo?

Mas acho que é um carro muito novo pra você, Flávio! Hehehe… Vez ou outra ainda passo por um Laika inteiro e “bonito” (tem que ser entre aspas), mas infelizmente a maioria está acabada e sem cuidados. Virou carro barato demais, tem o mesmo valor de um nacional dos anos 70.

Não faz muito tempo tinha visto um inteiro e barato no Mercado Livre, mas era bege (ou alguma cor parecida). De qualquer forma, ficarei de olho.

Thomas Visani
18 anos atrás

Tivemos um Laika vermelho que rodou o odômetro!
Ate que era confortável!

O Fiat é o 124!

Num Tô Acreditando h
Num Tô Acreditando h
18 anos atrás

Quer comprar umas estrelinhas que o PT vendia nos comicios da Vila Euclides em 78? Toma umas vodcka, relaxa e goza FG. Foram as barreiras da Comunidade Européia que não deixaram o Paul Tracy ir para a Benetton com medo dele ganhar tudo. Conta pra galera que o Chaves vai patrocinar o Ernesto Viso na GP2 e o Morales El Cocalero vai bancar com a grana que ele vai roubar da Petrobrás. Porque o Lula não nacionaliza a internet e ferra o Bill Gates? Isto tudo em se tratando de América Latina vai acabar em m.e.r.d.a. Vcs viram a cronica do Jabour ontem no Jornal da Globo? o cara pegou na veia. FG, ainda monto um DKW com 2 motores de RD 350, vc vai ver, ahhaha. Abçs camarada companheiro.!

Junior
Junior
18 anos atrás

tem uma oficina aki em recife q so trabalha com esses carros,
tem laka de tudo q é jeito
bunito, feio, vermelho, creme

Eduardo Pereira
Eduardo Pereira
18 anos atrás

Vai gostar de tralha assim lá longe…

Diego Ximenes
18 anos atrás

FALA FG! Já mandei o link do Samara que vc queria comprar pro seu mail, abs!

Marcos
Marcos
18 anos atrás

O Laika é uma réplica do Fiat 125 de 1967.
Muito bom carro, por sinal !
Economico e confortável !
O design é de um típico 3 volumes dos anos ’60.
Disfarçado de 128 Abarth, com os 4 faróis redondos na frente e a grade de colmeia, dá até para fazer uma presença !

Carlos Bragatto
Carlos Bragatto
18 anos atrás

Meu pai teve um Niva, 91 eu acho, comprado zero. Dois fatos interessantes: o carro trepidava entre 70 e 110 por hora. Mas trepidava de tirar a coluna do lugar. Levamos na concessionaria e descobriram que o eixo cardã estava desbalanceado, e pediram outro pra fábrica (vindo da Russia). Levou 40 dias, mas o jipe ficou otimo.

O outro foi num inverno rigorosissimo, e a gente inventou de ligar o ar quente. Cinco minutos depois, olho pra tras, e o meu irmao tirando a camisa… %!$&#CALOR. Fomos na concessionaria, e levamos fumada do mecanico, que falou “o ar quente desse carro é pra Sibéria, que tem -40c NO VERAO !!!”

HAHAHAHHAHAHA

Bons tempos, o tal Jipao era muito, mas muito legal MESMO !

Abracos

Rodrigo Tosetti
Rodrigo Tosetti
18 anos atrás

Gomes , sem querer parecer classificados , meu pai tem um Niva Pantanal Integral 4 x 4 integral ,rodas de liga , , é branco 1993 , segundo dono com 63000 Kms rodados originais , o carro é de garagem só usado para fds , se tiver interesse tenho fotos , abraço

mascavo
mascavo
18 anos atrás

Realmente os ladas desapareceram do leito carroçável de nosso país, com excessão do Niva que é um off road super resisente, bastando trocar a motorização por uma nacional, é como os Jeeps, rodará por séculos e séculos..

Entretanto não se pode dizer o mesmo dos carros de passeio da indústria.

sumiram.. desmancharam.. apodreceram.. escafederam-se he he he

Sor
Sor
18 anos atrás

Cruzei com um Laika como esse da descrição agora há pouco no Cambuci, enquanto dirigia para casa (não consegui fotografar, já havia ocupado todo o cartão de memória fotografando um Corcel I e um Volvo muito velho)… Creio que não seja tão difícil assim de encontrar um.

Agora, se quiseres um Samara (alguém é maluco de querer um Samara?) a coisa é bem mais fácil. Mas da última vez que andei naquela porcaria o painel estava solto.