Mais Matra
SÃO PAULO (Caíque, explica tudo!) – De fato, esse azul da Matra nunca mais foi igualado. Mas Matra não era só F-1, era Protótipo também. O “Matrólogo” Caíque Pereira pede, e seu pedido é uma ordem, que essas fotos abaixo sejam divididas com a blogaiada.
Reparem nos nomes na foto do meio. Como sempre digo, tem uns caras a quem a gente deve respeito. Um deles é o baixinho da Ferrari, por mais que ele pareça antipático. Ter história no que faz é o que nos faz entrar para a história.
E vejam o cenário de Le Mans, 1972… Será que o DeLorean funciona?
Gostaram? Agora, querem ficar doidos? Entrem nesse site aqui e bon voyage.
Bom ver os nomes que constam deste carro. Beltoise, Todt e Depailler.
Mas dos três, Beltoise me remete à primeira corrida que assisti na TV de Fórmula 1, ainda em preto e branco, pois deve ter sido a primeira corrida transmitida ao vivo para o Brasil. Um GP de Mônaco, com vitória de Beltoise, debaixo de um temporal “imoral”, no ano de 1972, correndo em uma BRM, diga-se de passagem, última vitória da decadente equipe, patrocinada pela Marlboro e com pintura estilisada, como era a Mc Laren nos tempos de Emerson, depois Prost e Senna.
Vale apena conferir.
Abraços a todos.
Alírio Andrade
Lembro bem do Talbot Ligier JS17 Matra de 1981, que foi terceiro colocado no campeonato de F1 de 1981, com Jacques Lafitte ficando a 7 pontos do Piquet campeão.
Noronha, eu sempre falei “A ” Matra, mas acho que pode ser usado o Matra também… questão de gosto.
Paulo Emílio e noronha, vamos lá.
Noronha é isso aí, sem stress, cada um tem seus ídolos, religião, time de futebol, escola de samba e tendências políticas; e isso não se discute. Tô de pleno acordo.
Paulo Emílio, essa notícia do Servoz-Gavin me pegou de surpresa, e o que você escreveu foi realmente o que foi divulgado na época, êle com simplicidade disse que estava começando a ter medo. Honesto prá caramba. Que descanse em paz.
Siracusa,
A viseira do capoacete do Ayrton ficou intacta. O Braço da suspenção levantou a viseira porque bateu de baixo para cima e atingiu o Senna diretamente. Pelo mjenos isto foi o que li na Autosport Inglesa.
J.M a viseira do Senna devia ser blindada, mas tal qual os coletes a prova de bala que são perfurados facilmente por uma faca, a viseira do Senna fez o mesmo.
A Renault bem que podia escurecer um pouco a cor do azul (depois que a Mild Seven sair) e ficar mais parecida com essa maravilha de automóvel… se bem que, se for pra seguir as tradições, a Renault deveria ser amarela branca e preta… nada de azul.
e o baixinho narigudo tem história dentro do cockpit também, tendo sido navegador em ralis de velocidade pela europa nos idos 60…
A viseira do Senna era blindada? Não foi através dela que entrou a tal barra da suspensão?
Ouvi o ronco do Matra V12 em Interlagos (na Ligier), ardia o cérebro, fantástico.
Valeu Paulo Emilio,essa do Gavin eu não sabia.
Só mais uma dica:http://8w.forix.com/6thgear/neverraced.html
Essa pagina fala dos carros de F1 que nunca correram ,fala até do Ligier-MATRA turbo.
Vale a pena!
Já que o assunto é a MATRA , para quem ainda não sabe , morreu domingo , 28.05.2006 , o piloto francês JOHNNY SERVOZ GAVIN , cria da MATRA , e que pilotou para a equipe na Formula 1 e em Sport Prototipos.
Nos dias atuais do Kid Vigarista e companhia , onde os pilotos fazem de tudo por uma vaga na Formula 1, e interessante notar que JOHNNY SERVOZ GAVIN simplesmente abdicou da vaga de 2º piloto da TYRRELL , após não se classificar para o GP de MONACO de 1970. Como razão para desistir da carreira de piloto disse que começara a sentir medo de pilotar , deu várias entrevistas neste sentido , isto em uma epoca em que só na F1 podiam morriam de 02 a 03 pilotos por ano. Ao ser informado da decisão KEN TYRRELL simplesmente disse ” estranho”. A verdade é que JOHNNY SERVOZ GAVIN tinha sofrido um acidente de moto cross no inicio daquele ano e como usava um capacete sem viseira , uma lasca de madeira atingiu um de seus olhos , fazendo com que ele não pudesse pilota mais como antes. GOODBYE JOHNNY
CARO CAIQUE
quando falei do seu comentário, que eu achei apenas infeliz, também não me coloquei para esta briga ridicula, como vç mesmo falou, pois nunca escrevi nenhum comentário neste blig sobre SENNA X ALGUÉM, pois compreendo que cada um tem seu ídolo e não acho correto, criticar o gosto dos outros, até para não ser criticado, meu ídolo é o SENNA, nem por isso vou sair dizendo que ele era perfeito porque ninguém é, mas também não vou sair criticando outros pilotos brasileiros ou não por algum motivo chamando de dick v. não quero por motivo algum criar inimizade aqui neste blig ok, estou adorando seus comentários sobre o Matra, é o Matra ou a Matra? continue assim, um abraço NORONHA.
Grande Caíque,
Dei uma olhada no site da IXO e realmente as miniaturas são muito legais, alem dos Matra eles tb tem os Alpine Renault A442 que são dificeis de encontrar, pelo menos para mim, vi muito poucos modelos deste carro, valeu pela dica
Mandrake,
O Bagheera de tres bancos na Frente, que depois foi copiado pela Gurgel para usar o mesmo no Xef, foi a segunda geração. E em 94, a McLarem quando lançou o GTR-BMW, colocou um banco na frente e no meio e dois atrás.
Ao querido Ferrarista Romeu,
Concordo em gênero, número e grau contigo. O pior é que Tio Bernie já está deixando um futuro Bernie… Seu Bria…tore.
Caíque.
Caro Noronha,
Quando fiz o comentário a respeito do Senna, não me coloquei à disposição para esta briga ridícula, apenas falei a VERDADE, pois isto foi matéria no mundo todo, só não foi aqui por questôes de Mídia da RB e o GB não se permitiria pensar nisso. Outro ponto foi o de chamar a atenção de todos que neste esporte, todos os Campeões tiveram os seus dias de Dick V.. Com relação ao Senna gostaria de lhe falar que do dia 01/05/94 até 07/05 coloquei uma bandeira preta no mastro da minha bandeira do Fluminense e a coloquei na janela. Sempre torci pelo Senna, mas este fato não me permite defende-lo como se tivesse sido o Baluarte da Moral…porque não foi. Minha preferencia de nossos pilotos Campeões sempre foi o Emerson – O PILOTO. – prá mim disparado o melhor de todos.
Chega de Senna x Alguém e Vice-Versa. Vamos falar de MATRA.
Gomes, a Matra não está rendendo os duzentos e poucos comentarios como a F1 atual ,mas está muito mais prazeroso acompanhar comentarios tão ricos e conhecer pessoas tão legais.
Por isso não esqueça dos Weslake,Repco,Auto Delta,Climax,BRM,Life,Neotec e outros independentes da vida.
Para quem é fã da MATRA , bem como do PORSCHE 917 e da FERRARI 512 , saiba que a BRUNSWICKFILMS.COM , de Londres , vende várias horas de material dos campeonatos de prototipos de 1970 e 1971 , incluindo LE MANS , TARGA FLORIO , etc. Isto além da F1. Só de campeonato de 1973 da Formula 1 eles tem mais de 36 horas de material. Material de excelente qualidade de som e imagem , além de barato.
Li em algum lugar que não lembro, sobre o Jean Todt:
Ele era navegador num dos Paris-Dakar.
O carro quebrou no meio do “nada”, e ele, com a maior sem-cerimonia passou um rádio para a equipe de apoio avisando da quebra, sentou-se calmamente e passou a pilotar um gameboy, ou algo parecido, debaixo daquele sol de rachar.
Quando o piloto, ultra-estressado no meio do deserto viu a cena, começou a descarregar a raiva pra cima do piloto do video-game.
O cara nem se abalou, ignorou solenemente a descarga do piloto…
Quando o piloto terminou a verborragia, Jean Todt, assim como Diógenes, levantou a mão e pediu que ele se deslocasse, para fazer uma sombra melhor sobre ele…
É pequenino mas é encardido, o “Napoleão da Ferrari”.
Gomes
About Time Machine….some day Jennifer, some day.
Abraço
Sem sair muito do assunto desse azul maravilhoso (mesmo porque se sair, o Matrólogo é capaz de pegar uma Ponte Aérea no Rio e vir até Sampa só pra me dar uns cascudos), é muito triste saber que por causa do Tio Bernie e do excesso de profissionalismo da F-1, todas as outras categorias importantes do automobilismo foram aniquiladas.
Hoje a grana é muito maior mas é toda dirigida para a F-1.
Antes as fabricas podiam “brincar” de Protótipos, Marcas, F-2, alem da Formula 1.
Esses protótipos eram maravilhosos, e era muito bom ver os pilotos que disputavam F-1, serem partes importantes tambem no desenvolvimento de outras categorias.
Acho que se a Formula 1 é importante para a industria automobilistica, os protótipos eram ainda mais.
Pescarolo, Ickx, Beltoise, Cevert, Hill (pai), Regazzoni, Stewart, Pace entre outros, se dividiam entre a Formula 1 e outras categorias com a mesma desenvoltura, importancia e acho que até com muito mais alegria.
Hoje os compromissos com patrocinadores, com marcas de pneus, combustivel, etc. tiraram toda a liberdade dos pilotos e fabricas.
Nossos heróis de hoje são mais blindados, herméticos, nos deixando até com uma certa duvida:
Será que eles se dariam bem pilotando outros carros que não F-1?
Sei não.
Genesio
Por favor amigo, nos de o prazer de vermos esse projeto, mande para o Gomes ou coloque em algum site pra gente degustar, muito legal essa informação!!! Abraço
Cadê o VelozHP ?Num gostavas de Matra não?
Carlos Alkmim ,também torcia pelo Laffite que renasceu em 85 ,depois de duas temporadas fracas na Willians, em 86 podia até ter vencido se não fosse aquela pancada na Inglaterra,pena.
Legal a Matra despertar na gente tão boas recordações.
Antes de ser o diretor desportivo da Ferrari e Peugeot, Jean Todt foi um dos maiores navegadores de ralys de velocidade, sendo reconhecido co-pilotando Jean Pierre Nicolas, hoje diretor desportivo da Peugeot.
Lembram-se dos célebres Alpine-Renault A-110?
O nome de Todt associado à Matra em conjunto com Jabouille e Depailler advém de sua participação na Volta à França, também como navegador dos dois pilotos , que se revezavam entre circuitos, rampas e trechos cronometrados.
É Jonny’O, além de ser um belo carro, aquele azul ‘gitanes’ tambem era super, alias, a Ligier sempre fez belos carros, um ou outro tinha cara de patinho feio, e o motorzão Matra V12 quaze levou o Laffite ao titulo, bem q merecia, mas o Piquet tava na parada né! no final a diferença nos pontos foi minima, J.Laffite é um bom sujeito.
Prezado Caique,
o Bagheera, que vi em um Salao do Automóvel em SP, talvez em 76 (a idade é um problema!), tinha na verdade 3 bancos dispostos lado a lado.
Um motorista e dois passageiros.
Fiquei maluco por esse carro, que pode ser visto em http://www.matra-passion.com/, assim como os outros carros de passeio da Matra.
Falando nisso, algum outro maluco aqui colecionou um álbum na década de 70 que era algo do gênero “Todos os Carros do Mundo”?
Olhando o site sugerido por vocês,meu Deus!A Ferrari 312P em SEBRING numero 23 em 1970 é maravilhosa!
Tá certo o Gomes!
Por falar em Matra ,tem que lembrar que a Ligier em 81 quase ganhou o mundial com o V12 da marca.Só não fiz torcida pra eles porque o Piquet é que estava na disputa.
Azul do Matra ? O que nunca foi igualado foi o urro do motor…
as fotos do site são alucinantes! cada carro mais lindo q o outro, mas a foto mais bonita pra mim é a do V12 de 69… chega a dar arrepios.
Putz.. que azul esse da Matra!
Confesso que nunca liguei pra marca, mas agora virei fã!
Abraço!
Concordo Gomes, tem que excluir, nâo acho certo criticar o gosto ou a vontade do outro, é uma grande aula sobre o Matra, o certo é o Matra ou a Matra? O Caíque me impressionou muito, mas foi infeliz em criticar o Senna, no momento que ele faz isso abre uma brecha para vir críticas maldosas sobre vários assuntos e assim começa uma baixaria desnecessária.
Seria legal se o FG tivesse e postasse uma foto antiga, dos anos 70 do Jean Todd, imagino ele franzino, um toco de francês.
Este tópico é sobre Matra. Trocas de ofensas relativas a outros assuntos foram (e serão) removidas.
… “Liberté,Igualité,Fraternité! vive la Matra, vive la France! Magnific …
Amigos, Se continuar aqui escrevendo e lendo sobre a MATRA, não trabalharei hoje, mas deixo à todos um outro Site espetacular sobre a Matra, aliás considerado pela Própria como “oficial”, quando se fala da Matrasport. Este site é de um Dinamarques gente boa, com o qual tiro muitas duvidas. Lá existem mais de 10 sons do V12 trabalhando em eventos festivos da Marca.
O site é: http://www.matrasport.dk
Caíque.
Ao Genésio:
Essas plantas (desenhos?) do F1 brasileiro by FEI é um material precioso, histórico.
Se voce tiver esse material, fala com o FG para publicar, de alguma forma.
Quanto à competencia da Engenharia Brasileira, não foi apenas o Rigoberto Soler a trabalhar com a Matra e seu material bélico… Há um grupo de brasileiros que esteve no Iraque… Essa turma era do ITA, e não da FEI…
Foram brincar de mísseis, quando o Iraque era “amigão” do Brasil e dos EUA…
Conheço mais do que um deles… Gente muito boa e muito, mas muitíssimo competente.
Caique, obrigado pela aula de Matra, estamos sempre vivendo e aprendendo. O site é maravilhoso, especialmente a foto da Ferrari 512S na Targa Florio, em 1970, NO MEIO DA RUA!! Ah, década de 70!!
Já que estamos falando em azul França, tem uma passagem legal na F1 em 1956 .Era a Bugatti que preparava seu retorno na F1 com um carro com motor trazeiro ,que foi projetado por Colombo ,o mesmo do Alfetta que ganhou em 50 e 51.Alias o Colombo já tinha uma preferencia por motor trazeiro,o proprio Alfetta original era para ser assim(motor trazeiro,tem foto na iternet) mas oEnzo Ferrari não deixou alegando que dificultava a dirigibilidade para o piloto.
Pois bem ,esse Bugatti além do motor ser atras era ainda transversal ,como no Honda 1500cc de 1965,mas faltou grana e o carro só correu no GP frances mas deu poucas voltas e abandonou pra nunca mais voltar.
Luigi,
Respondendo: A MATRA é a mesma,. ou seja , num francês horroroso – M echaniqué, A viation et TRA ction. Fabrica de míssil, Avionics, parafusos, até a Livraria Hachette é parte do grupo e até hoje produz em joint venture com a Renault e a Peugeot (como por exemplo o Renault Avant Gard, lançado em 2003) carros diferenciados, além de até ao final dos 70’s produzir os carros esportivos Matra, sendo o mais legal o Matra Bagheera, que tinha dois bancos na frente , em posição normal e atrás apenas um banco, em posição transversal. A Matra também foi quem lançou o conceito mundial que hoje se chama Sport Utility (Blaser, Ranger, Mitsubishi Pajero, etc), quando lançou no início dos 80’s o Matra Rancho.
Caique,
dê uma olhada nesse link
http://www.autoportal.iol.pt/noticia.php?id=561062&div_id=1660
A respeito das viseiras.
Se minha memória não falhar, acho que os nomes completos dos pilotos são: Jean-Pierre Beltoise, Patrick Depailler e Jean Todt. Lindos os carros da Matra. Alguém sabe confirmar se a Matra dos carros de corroda é a mesma dos Foguetes Matra? Um abraço à todos!
Sam,
As viseiras são blindadas, agora com relação ao material não tenho a menor idéia.
As viseiras dos capacetes atuais da F1 ainda são resistentes o equivalente ao impacto de uma bala de 22?
Do que são feitas essas viseiras, alguém tem idéia?
Os carros são lindos. Agora, gosto mais dos esportes protótipos e os meus preferidos são os Porche 917 calda longa, Os Matras e as Ferraris 512, verdadeiras obras de arte. No filme 24 horas de Lemans é muito bonito no início do filme quando eles mostram os carros chegando, saindo dos caminhões e indo para as garagens e o movimento dos bastidores, dos boxes antes de começar a prova.
Caro Gomes, seria interessante se você colocasse alguma coisa sobre os Porche 917 neste Blog, verdadeiras lenda.
Jovino
Jonny ‘ O,
Aqui neste Blig se falou no início de Maio sobre o Lorena Porsche mais famoso do Brasil, e este carro inicialmente com as cores Branco e listras azuis e vermelhas COMEÇOU A SE DESTACAR NO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO (68/69), além de usar o nº 13. Depois disso o Sidney Cardoso, piloto e dono do carro trocou a cor para “Azul Matra”, conforme êle mesmo me falou, por, desde aquela época já gostar dos “Le Bleus”. O Tempestade era vermelho Ferrari, além de ser um Carro bem bonito para a época. Me lembro dele correndo aqui na Barra, acho que na única corrida que fez aqui no Rio. As lembranças acontecem por causa das rodas que ele usava, todas raiadas epara um moleque de 10 anos vendo de perto era o máximo.
Pq ceu de tempestade é cinza, ou preto, ceu azul é ceu de brigadeiro.
hehehehe
Por que raios o Simca tempestade não tinha esse azul maravilhoso?