OUTRO FRACASSO

SÃO PAULO (não diga…) – Lembram da nova categoria da FASP, a Street Car, aberta a qualquer cidadão habilitado com carros fabricados de 1995 para cá? Pois é. Começou neste fim de semana, com a louvável (e evidentemente fantasiosa) intenção de atrair novos pilotos para Interlagos. Número de participantes: nenhum.

Ainda bem. Não que eu torça contra, mas já escrevi aqui que considero uma temeridade um negócio desses. E, depois, por mais que alguém tente me convencer do contrário, está na cara que é apenas mais um caça-níqueis para os clubes organizadores de corridas no Estado.

Ontem, no autódromo, nosso diretor de prova Ernesto Costa e Silva (sujeito correto, experiente e competentíssimo no que faz; quando é ele a dirigir nossas corridas, sinto-me 100% seguro no que diz respeito a eventuais acidentes e resgates), me contou que foi ele que fez o regulamento. Tentou explicar que a ideia é ter uma categoria que permita ao carinha que sai da escola de pilotagem ter um lugar para correr etc. “Precisamos trazer gente nova, senão isso aqui vai acabar”, disse o Ernesto, desolado com os grids cada vez mais magros do Paulista.

Concordo que o automobilismo brasileiro está acabando. Mas não por falta de pilotos e carros, e sim por falta de capacidade dos dirigentes, pela ganância dos clubes, pela ausência de uma política do esporte que venha de cima.

O Ernesto não tem nada a ver com isso, mesmo que tenha a melhor das intenções. Se eu fosse ele, não me metia com essa gente.

Ah, e para não dizer que nenhum carro de rua andou na Street Car, registre-se que o ex-governador e ex-prefeito de SP Paulo Maluf apareceu por lá com um Corvette e um Porsche. Foi de manhã bem cedo, antes que eu chegasse. Depois que fui embora, não sei se andou de novo. Parece que deu umas voltas, mas sem esmerilhar, levando alguém consigo, sem capacete ou macacão. O veterano político, que meses atrás esteve preso por algumas semanas na PF e carrega dezenas de processos por mau uso do dinheiro público, evasão de divisas e otras cositas más, sempre gostou de carros.

Tem carros muito caros, inclusive.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
J. N. Dias
J. N. Dias
15 anos atrás

O que São Paulo precisa é de:

–Mais dois autódromos (Um deles de preferência no Noroeste ou Oeste Paulista). Podem ser simples, como o de Piracicaba;

–Uma Liga Independente, democrática e que seja gerida por apaixonados pelo esporte, em vez de cartolas gananciosos;

–Kart mais barato, e manutenção dos kartódromos abandonados (Como o de Penápolis – SP);

–Uma categoria fórmula base, para os que saem do kart;

–Aproveitamento de boas idéias, e depuração das não-tão-boas;

Enquanto o automobilismo paulista depender da FASP e da CBA, estaremos à mercê dos piratas de terno que cobram ingressos a R$ 50 e cada temporada é um carro zero que vai embora por equipe.

Rodrigo Lombardi
15 anos atrás

Gomes, na boa….para de encher o saco com isso…….

só responde uma coisa, vc começou como?
teve aulas particulares com Fangio, montou o carro parafuso por parafuso, fez toda a preparação sozinho, soldas, pintura, pegou o carro e saiu andando?

quem abriu a primeira porta pra vc entrar?
vc era um super piloto até então, desconhecido?

se aparece um moleque que não sabe nada, mas ama o esporte e quer aprender, o que vc faz?
manda ele calar a boca e se mandar porque aquilo alí é pra quem entende do assunto?
manda fazer aula e depois se virar, tentar a sorte e aprender com os erros e prejuízos próprios?

chega de conversa …..eu estive em interlagos sábado, e só tinha a velharada de sempre, desfilando seus 120 kilos em macacões apertados demais…..domingo nem deu vontade de ir.

Já disse em outro post…..com treinamento, regulamento e segurança, até a minha falecida vó pode correr….

Não quero agredir vc, ou criar uma inimizade, mas também tenho a minha opinião, e já que o espaço ainda permite, compartilho.

Adoro esse espaço por ser democrático, mesmo sendo particular, e não vou abandoná-lo tão cedo.

RESPOSTA DO FG:

O espaço é democrático. E dá preferência aos que se manifestam com boa educação.

Marcelo
Marcelo
15 anos atrás

A despeito da insistência do Flavio, este não é um Blog sobre automobilismo, é sim um Blog sobre polêmica. Não que tenha algo de errado nisso.

Alguém perguntou onde estavam os que defenderam ou se interesseram pela tal Street car, já que não havia nenhum inscrito… Como se defender ou gostar da idéia exigisse preparar e alinhar um carro uma semana depois.

Por outro lado haviam mais de 40 carros no trackday de Domingo, que começou atrasado e um pouco desorganizado, mas contrariando as previsões de que daria mer**, correu muito bem. Carros de rua sem santoantonio, de Maserati a Puma ,andaram juntos e ninguém se machucou.
A vistoria foi bem feita, mas parece que apenas um carro foi reprovado, por estar com pneus muito gastos. E não, não foi um passat turbo de um moleque inconsequente, mas uma BMW M3 2003 (ou 4 ou 5 ou 6…).

Quanto ao Maluf, é totalmente desnecessário aumentar a polêmica…

Acarloz
Acarloz
15 anos atrás

Ao Maluf cabe aquela famosa resposta:

” Só eu ? cadê os outros ?”

Eu soube recentemente, que o filho do nosso Presidente adquiriu um CL 65 AMG, tem um faro prá negócios esse rapaz…..

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
15 anos atrás

Meu pai conhece bem o Maluf, estudou com ele no mesmo colégio quando adolescente. E eu conheci o Maluf pessoalmente em um casamento em que ele estava entre os convidados. Mas nunca votei nele, nem meu pai.

Aldred Ramacciotti
Aldred Ramacciotti
15 anos atrás

O pior é que se uma boa alma ressolve realizar um campeonato por fora da federação, é taxada de corrida pirata.

Thiago Sala
Thiago Sala
15 anos atrás

Caro Flavio, que bom que vc conheçe realmente este Portuga que é o Ernesto, sempre foi um grande incentivador do automobilismo, quanto a nova categoria não tenho opnião formada, gostaria de ver, pois não gosto do track day, mas pareçe que tá dando certo…
Acho o seguinte deveriamos ter uma reunião geral dos pilotos de São Paulo, no sabado preferencialmente, pois todos estariamos lá. Pegariamos algumas idéias, ouviriamos e dariamos opniões, pois correr com o autódromo vazio é ridículo!!! temos que achar idéias e tirar da mão de quem está ou pelo menos presiona-los para ver que existimos, a inscrição aumento para o marcas e pilotos deste ano, puta crise, as coisas abaixam até e esses caras aumentam!!! pra quê??? o q eles fazem com essa grana???
Já disse em outro post, eu corro no sacrifício, não tenho grana, mas sou completamente apaixonado pelo automobilismo! Farei o q for preciso para melhorar, pode contar comigo sempre!!!
Mas caro FG, vc é o cara mais forte que tem lá, vc tem mídia, espaço, sei que tem sua vida etc, mas precisamos de vc, urgente, não só para a classic, mas para todo o automoblismo paulista, não acho justo deixar morrer pela incompetência deles!!! vc tem meu e-mail aceito qq idéia, e acho que a maioria aqui pensaria a mesma coisa, pelo menos sentar para conversar!!!
Abraços e desculpa os pedidos e desabafos!!!

Eric
Eric
15 anos atrás

O carro do Maluf mais exclusivo na minha modesta opinião era uma Mercedes CL 600 com motor 7.3 AMG com mais ou menos 550 cv.Parecido com o que equipa o Pagani Zonda.
Unica no Brasil….acho que são menos de 10 no mundo,sendo que umas 4 são do Sultão de Brunei.

Mas ele vendeu esse carro….ela estava a venda ano passado por R$ 250 mil.

Só que o carro é 1997…..

Antonio Chambel
Antonio Chambel
15 anos atrás

Caro Flavio
Vc está coberto de razão. Eu estava afastado do automobilismo a cerca de 5 anos e agora resolvi fazer um Passat na categoria 3 do regulamento que saiu em fins de 2008. Resultado: eu era o único da minha categoria. Ainda assim com penus radiais e carburador 40 fiz o quarto tempo. Pena que quebrou.
Para a próxima não sei o que fazer !!!!!

Paulo Franco
Paulo Franco
15 anos atrás

Na última sexta, tivemos mais um curso de pilotagem de motos aqui em Curitiba.
Um dos alunos foi o Victor Allan de Moura, 17 anos, campeão ou vice campeão paranaense de Kart ( ele disse a categoria, mas eu esqueci…) que está querendo andar de moto agora.
Quando fomos almoçar juntos perto do autódromo, ele comentou que seu pai ficou surpreso ao fazer as contas e perceber que correr de moto é mais barato que correr de Kart.
Disse que a compra da moto e equipamentos pessoais logo de cara eram puxados, mas os custos de corrida nem tanto.
E ele comprou uma Kawa 1000, hem?
Respondi dizendo que não era bem assim, pois quando o ritmo dele ficar mais competitivo, os gastos principalmente com pneus serão puxados, mas ele não se assustou e disse que no máximo seriam iguais.
Será verdade isso?
Quanto custa uma temporada de kart hoje em dia?
Acho que as Superbikes são ainda a categoria mais barata para se andar acima dos 250km/h, mas o desembolso ainda é bem pesado e patrocínio, ainda que parcial é bem raro.
Agora, se o kart que deve ser uma categoria de base, custar parecido, não vai se criar mais nenhum piloto neste país!
Paulo Franco

regi nat rock
regi nat rock
15 anos atrás

Sem querer defender, eu estava lá qdo o Maluf chegou e olha, vou te dizer uma coisa, o que tinha de neguinho (força de expressão ) querendo tirar foto com ele…E posso estar até errado mas, seguramente, tinha carinha lá que nunca votaria no figurão, mas, como dizem, ‘é de gratis’ então vale até injeção na testa.
Ele me viu, perguntou se eu tb queria uma foto, declinei educadamente, aliás como deve ser, e como já afirmei por aqui num post politico bem antigo, simplesmente virei as costas e fui dar uma sapecada no urubuzão do Corvette, realmente um carro belíssimo.
O que me deixou puto é ver pai e filho com acompanhantes no carro e ngm disse nada.
Cacete; se eu quizer dar uma voltinha na pista, ou faço como o Cerega ou então, me inscrevo pro trackday.

Em relação ao politico, não concordo com o coment do meu amigo recém casado, de novo? mas também não santifico o cidadão.
E acho também que não havia necessidade de fazer menção ao período de convidado do estado. Uma coisa não tem nada a ver com outra e se for pra colocar todo politico na cadeia, podemos começar com um bando que está aí no jeito.
Vai faltar gaiola.

Tulyo Cruz
Tulyo Cruz
15 anos atrás

Gomes, gostaria de saber daqueles que postaram, quando do anuncio “temerario” desta nova categoria, que bateram no peito e falaram ” TÔ DENTRO DE QUALQUER JEITO”. Moçada, a estreia já passou, vão deixar pra segunda prova ou cairam na REAL!

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

O fdp do Maluf comprou esse Corvette pra dar de presente pro seu filho (aquele que foi preso com ele) passou no JN a gravação dele reclamando com os caras da importadora do atraso na entrega.
Só uma sugestão sobre o trecho abaixo

Tentou explicar que a ideia é ter uma categoria que permita ao carinha que sai da escola de pilotagem ter um lugar para correr etc. “Precisamos trazer gente nova, senão isso aqui vai acabar”, disse o Ernesto, desolado com os grids cada vez mais magros do Paulista.

É só baratear o kart e o preço das incrições e taxas de manter as associasções,mas como sei que eles não vão abrir mão de grana então é melhor deixar morrer o automobilismo Paulista.
Esse senhor parece bem intencionado,mas esse ainda não é o caminho certo pra atrair novos pilotos.
Sempre quis ser piloto,já cheguei a correr de kart mas fui vencido pela falta de grana,hoje tenho 21 anos e muita vontade de correr num campeonado regular com preço acessível,mas hoje é inviável correr no Brasil profissionalmente,quem participa do paulista de kart sabe do que estou falando,é um absurdo de taxas que voçê não sabe pra onde a grana vai e sem visibilidade alguma.
Enquanto isso continuar a velocidade pra mim vai ser só no kart de aluguel e no simulador,e só.

Dú
15 anos atrás

Tá aí uma boa. Ele é Dep. Federal, poderia propor ao Ministério dos Esportes e Planejamento, a verba para reativar parte do Circuito Antigo de Interlagos………..
O Maluf tem de de se defender primeiro.

Kadu
Kadu
15 anos atrás

Deixem o Maluf em paz, vamos discutir aqui automobilismo. E independente da origem do dinheiro dele com a idade dele tenho uma grande admiração pelo bom gosto do político! E podem ter certeza que é bom termos pessoas como ele que vão lá ao autódromo, que se um dia acontecer algo tipo que aconteceu com Jacarepaguá serão pessoas como ele que irão defender nosso autódromo.

Sergio Balbino
15 anos atrás

Desculpe, mas que bela cagada fez a FASP em mexer em uma fórmula que estava certinha quando era a Superclassic…

Aliás, pra que fazer duzentas catagorias dentro de uma única? Porque não separar por cilindrada apenas e que cada modelo teria que estar com o seu original?

Mas é a frase do “Velho Deitado”: Pra que simplificar se é mais fácil complicar, não é mesmo?

Luiz C Roberto
Luiz C Roberto
15 anos atrás

Flávio, Concordo com você e com o Claudio Ceregatti em referência ao Ernesto afinal este português é realmente responsável em todos os seus envolvimentos automobilísticos desde os tempos do kart, passando pelas competições na terra, motos, indoors, Mil Milhas, etc. Possui uma competente equipe de sinalização, resgate, bombeiros, ou seja tudo aquilo que necessitamos dentro da pista e que nem sempre deparamos.
Lembre-se de que não faz muito tempo tivemos uma prova sem briefing. Só porque era uma preliminar?
Mesmo indo na contramão dos dirigentes, concordo com ele quando diz que alguém tem que fazer alguma coisa senão a coisa acaba e, seu eu nõ esiver enganado, quando foi crisda a Superclassic seu grid também era pequeno e chegaram a mais de 40 e como você corretamente postou ontem, somente 22 alinharam, motivo?…..eu não tenho dúvidas, são eles, nossos dirigentes.

Forte Abraço

Luiz

Carlos "Takuma" Sato
15 anos atrás

Bom, pelo menos o Maluf tem apenas 1 lado bom, ele podia gostar de hipismo por exemplo…

Fernando Mello - Chevette 58
Fernando Mello - Chevette 58
15 anos atrás

Flávio, aproveitando o gancho dessa tal de Street Car, não seria uma boa tentar transferir a Superclassic (esse é o nome!!!) para domingo? Imagino que seja um dia mais nobre para se divulgar alguma coisa referente a nossa categoria.

RESPOSTA DO FG:

Desde o começo decidimos correr aos sábados para liberar os domingos de todos às famílias. No meu caso pessoal, como trabalho quase todos os domingos, se mudássemos o dia das corridas eu teria de aposentar meu carrinho…

Rodrigo Ruiz
15 anos atrás

e vc acha que MAluf tem interesse em comprar alguma coisa? kkkkk

Ele veio, deu umas 5 voltas com cada carro e foi embora…. a noite devo colocar umas fotos no ar, ainda to no autódromo, tá rolando Stock Paulista e daqui a pouco tem Trackday

Dú
15 anos atrás

RR, se conseguir vender as fotos para o Maluf vai TER de PAGAR um churrasco pra galera!
Vamos fazer um Fly com a foto e mandar para o pessoal que cria estas categorias malucas da Fasp, para veicularem como “chamariz” para pilotos.

Carlos Afonso
Carlos Afonso
15 anos atrás

Idéias ao vento:
1- Convoca-se interessados para criar uma Liga .
Pode ser aqui pelo blog
2- Cria-se um Liga independente – Liga Superclassic
3- Elabora-se um regulamento simples, direto, claro e objetivo
4- Elabora-se um plano de despesas.
5- Corre-se atrás de patrocínio
6- Aluga-se Interlagos por um final de semana
7- Divulga-se a prova
8- Casa cheia , arquibancada lotada, pilotos a postos
9- 14 horas largada
10 – Premiação ,todos felizes e livre dos oportunistas.
11- O sonho virou realidade
UM ABRAÇO

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

O Ernesto é dos poucos que está há anos com o automobilismo e funciona de fato. Tudo o que faz, faz bem e direito. E com um sorriso no rosto, coisa rara em meio aos que pilotam o automobilismo paulista e brasileiro.
Além disso, brigou com todo mundo da Federação há muito tempo, e não faz parte de seus quadros. É prova que existe muita competencia e eficiencia foras dos “quadros oficiais”. Mesmo fora do meio, é diretor de prova e gerencia o funcionamento de tudo aquilo como ninguem, junto de suas equipes de resgate e sinalização.
Ernesto é o cara.

Quanto ao Maluf…
Então acertei duplamente de não ter ido ontem: Primeiro que não podia mesmo, pois ontem “casei de novo” 25 anos depois.
Segundo porque caso tivesse ido, chegaria cedíssimo, bem antes do início do expediente como sempre e cruzaria na pista logo com quem?
Como a proximidade dessa espécie de gente (gente?) me dá náuseas, trinca meus dentes de raiva e faz meu coração bater disparado de revolta e impotencia, sorte minha não ter ido ontem.
Não iria suportar partilhar o local que chamo de Templo Sagrado conspurcado por uma das espécies de demônios mais daninhas da humanidade, e em particular do Brasil.
Meu Templo não combina com essa escória.

Edu Rodrigues
Edu Rodrigues
15 anos atrás

Eu até correria numa dessas street car da vida, mas devo reconhecer que é um tanto quanto temerário pessoas que não tem experiência em corridas serem jogadas num autódromo para competir. Isso, além do fato de que eu teria que colocar um banco concha e um santantônio no carro e estragá-lo para o uso em rua, fazem com que não seja possível e, claro, pagar caro pra dar 3 voltinhas em Interlagos não compensa. Só para um Maluf da vida mesmo.
Quanto ao Maluf, ele pode ser o que for, mas de carro o homem entende.
Uma vez li que ele tem o único Jaguar XJ220 do Brasil.
Não sei se isso procede, mas, se for verdade, prova que o cara sabe o que compra. Tem dinheiro (seja lá qual for a fonte dele) e bom gosto.
A propósito: jamais votaria nele.

DINO
DINO
15 anos atrás

Como sempre digo as pessoas so podem desejar o que se pode ver. Ligo a tv e me deparo com a TRANSMISSÃO DE UMA PROVA DE BICICLETAS DESCENDO UMA ESCADA. ao vivo . Não desmerecendo a prova , eu me pergunto Como os organisadores consequem que uma prova destas seja mostrada para o pais todo e eu nunca vi uma transmissão de um campeonato regional de automobilismo . Toda modalidade esportiva tem sua importancia. Quantas pessoas de fato tomaram conhecimento de que existe um campeonato paulista de carros e que a entrada é FRANCA. A stock só e o que é por causa da tv. Muita gente deve ter vontade de correr de stock simplesmente por ter visto na tv. Óbviamente não é para qualquer um, mas se as pessoas descobrissem que ha ouro tipo de carro muito mais em conta as pessoa com certeza tentariam competir. Até hoje eu não entendo como e porque a tv despreza tanto o automobilismo nacional. Há muitos anos eu assisti uma prova de carros de turismo no SPORTV em que conpetiam no maximo dez carros . O curioso é que era um campeonato disputado na INGLATERRA Carro de corrida é algo que desperta a curiosidade das pessoas tem gente que se arrepia só de escutar um motor em alto giro. O brasileiro de um modo geral gosta de carros de corridas.O fato de pagar um absurdo para ver o trenzinho do Bernie comprova o que estou dizendo.Parece que a propria federação faz questão de esconder a prova pois cobra um absurdo dos pilotos e não faz nenhum tipo de divulgação Sei que é dificil acontecer mas tenho certeza que se os carros da classic disputassem uma prova durante o evento STOCK CAR fariam tanto ou mais sucesso que a mesma. Talvez isto não aconteça porque Cool e cia dizem que fazem o que fazem por amor ao automobilismo mas na verdade é um jeito de se ganhar dinheiro com a paixão dsa pessoas. Sem contar a pessima cultura automobilistica do brasileiro. Isto poderia mudar um pouco ou aos poucos se durante as transmissões os locutores não falassem tanta besteira. Dianta do futebol o automobilismo é um esporte mais autentico pois não da simplesmente para ser piloto só porque da dinheiro afinal o risco é grande e é um esporte caro e quem pratica faz porque tem paixão. Quanto a ideia da street car acho boa mas não como foi apresentada acho que a idéa não deve ser abandonada mas sim aprimorada.Soube que durante um evento para as pessoas percorrerem a pista com carros de sua escolha o indice de seguança foi muito bom. Os carros eram modelos normais sem preparação de motor ou suspensão e as pessoas se comportaram muito bem pra que só teve meia hora de “curso”. Os carros não eram das pessoas o que demonstra que pessoas bem intruidas se comportam bem na pista mesmo com o carro do “outro”. Na proxima etapa do paulista vou procurar o Ceregtti para mostrar a ele o carro de corrida de BAIXISSIMO custo afinal ele sempre foi uma das pessoas que sempre esta disposta a fazer algo para melhorar o esporte de nossa preferencia. Antes de me atirarem pedras baixissimo custo não representa necessariamente baixissima segurança. Um abraço a [email protected]

Caio, o de Santos
15 anos atrás

Ah não, Regis e Cerega, ó que nóis perdemos!!!

Desta Vez Vou de Anônimo
Desta Vez Vou de Anônimo
15 anos atrás

Pelo menos um dos carros de Sua Excêlencia Safado Vocês Sabem Quem foi comprado com o dinheiro de meus impostos. Imagino que os que têm mais dinheiro do que eu aqui (acho que todos) pagaram um ou dois dos mais caros. Seria legal irmos lá pegar de volta o que é nosso! Seria legal termos coragem para isto!

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
15 anos atrás

Mais um bom motivo para preenchermos este “espaço” com uma prova de carros antigos “Light”, uma espécie de preliminar da prova “Históricos de Competição” atual !
A R$ 300,00 a inscrição tenho certeza que teremos um belo grid.
Estamos em fase final de ajustes do regulamento e demais detalhes operacionais.
AG

márcio x-burger
márcio x-burger
15 anos atrás

Dinheiro público vai para carros esportes, castelo em Minas Gerais, êta país rico.

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Vendo quem participaria, não é de se admirar! Outro 171 sem duvidamente!