UM ANO, E ACELERANDO

SÃO PAULO – Hoje faz um ano do dia mais triste deste blog. Veloz-HP, nosso querido Leandro Alfonso, morreu em 18 de fevereiro de 2008, escondidinho de todo mundo, para não ter de dar maiores explicações — tenho certeza que foi isso. Se mandou no sedã branco para encontrar a turma da gasolina, acelerando sempre, como insistia para que fizéssemos.

Veloz não foi esquecido, nunca será. Está nas nossas lembranças cada vez que nos encontramos em Interlagos, cada vez que vemos uma corrida na TV, ou uma revista antiga, ou uma foto amarelada, cada vez que pinga um Lada aqui, Lada que ele tanto esculhambava, sem nunca entender minha estranha obsessão por esses carrinhos russos. Mas graças a eles surgiram os “Ladaland”, e quanto aprendemos, rimos e nos divertimos com os discursos inflamados de nosso kamarada em seus comentários…

Alguns dias depois, Veloz se despediu da gente mandando uma mensagem de algum lugar, contando onde estava, para que ficássemos tranquilos. Passou um ano, ainda estamos aqui, amigão. À espera do sedã branco que já não nos assusta tanto, pois sabemos que virá mesmo, e enquanto ele não vem continuamos acelerando segundo suas expressas instruções, komandante.

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
regi nat rock
regi nat rock
15 anos atrás

Passei a semana sem acessar nada, longe de um computador, mas a data, ah, essa data não dá pra esquecer. Quando vi o post, acho que minutos após o FG ter colocado no ar, chorei de tristeza, sem ter ninguém com quem conversar sobre o evento. Não tinha o telefone de ninguém, era quase de madrugada e passei uma noite quase insone, amargando uma perda dificil de aquilatar e absorver.
Perdi um amigo querido, pouco avesso a demonstrações de afeto óbvio, mas que reconhecia seus iguai (ou, no mínimo, parecidos). Convivemos muito pouco, trocamos muitas figurinhas e ele, que me chamava de “meu amigo agropecuarista, construtor de mansões”) sempre respondia às minhas indagações.
Pena que foi cedo. Estivesse aqui, ainda, esse # 69, talvez tivesse, a título de caridade, dado algum pitaco técnico para ajudar esse pseudo-jornalista-corredor-de-araque, que comanda essa zona a não dar tanto vexame do Templo nosso de todo fim de semana.
Um irmão se foi, e faz um ano já.
Um dia, estaremos com ele (espero ardentemente que seja possível esse encontro) assim como com os grandes que por lá, devem estar também.
É isso aí, Cerega-Tazio-redivivo.

Um beijão Marilis, meu e da Cida.

Cezar Fittipaldi
15 anos atrás

O cara tinha carisma….e sim, faz falta. De algum modo oblíquo, com todas as nossas diferenças, culturais, raciais, ideológicas, nos encontramos numa paixão comum, ou talvez sejamos dotados do tal “imã dos malucos” de que fala o amigo do claudio ceregatti…..rs…..somos a familia dos carros antigos, das motos antigas, da preservação da memória de coisas que são do tempo em que não nos sentiamos tão culpados por tantas culpas adquiridas e impostas….enfim….grande Leandro!

Leo Trenhago
Leo Trenhago
15 anos atrás

Ceregatti, desculpe a confusão e desinformação.
Abraço à todos.

Romeu
Romeu
15 anos atrás

Pois é, um ano já se passou e muito rapido.
Ficaram as lembranças, as saudades e principalmente aquela impressão que todos temos quando estamos no Templo ou acessando o Blog.
O Veloz vai aparecer, vai trazer as bebidas, vai fazer gozação com o Flavio, vai abraçar os amigos.
Ou vai responder as provocações com posts rabugentos/bem humorados, ou descrever como foi a sua passada semanal pela banca de revistas predileta.
Assim são os imortais, continuam sempre deixando a sua marca, as suas lembranças.
Com certeza ele não esqueceu os amigos, seus amigos não vão te esquecer.
Até um dia, Veloz!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Leo, de novo:
O Tazio Nuvolari não estava no comitê de recepção ao nosso amigo Veloz HP há um ano atrás por um motivo muito simples:
Tazio Nuvolari sou eu, que voltei. O maior piloto de todos os tempos, aqui de novo. Porem com uma outra missão, um outro foco, uma outra vida.
Já contei essa história muitas vezes, mas acho que voce não leu, sem problemas.
Desta vez ficou apenas a imensa paixão e prazer em andar rápido pelo asfalto. Aquele talento inigualável não veio dessa vez. Não se repetem experiencias, a não ser que não tenham sido válidas.
Apenas uma parte infinitesimal sobrou, mas ainda suficiente para me divertir e andar junto com povo.
Mais uma lição que a gente aprende: Talentos são cedidos temporariamente, assim como a vida. Não pertencem a ninguem, e nem fazem com que sejamos melhores – ou piores – do que quem quer que seja.
Tenho um amigo chamado Ricardo machado, o “Chumbinho” da Óbvio!
Ele afirma que “maluco tem ímã”.
Concordo completamente. E boa parte deles se encontra aqui, voce inclusive.
Bem vindo ao hospício, kamarada.
A luta kontinua.

Bianchini
Bianchini
15 anos atrás

Grande Veloz-HP!
Dono de um texto fantástico, que pasava do ácido ao doce em poucas linhas, infelizmente não conviví com ele como alguns outros blogueiros, culpa de minha inenarrável timidez. Volta e meia, lá estava ele contando seus causos em uma rodinha e eu simplesmente ficava por perto ouvindo as narrativas.
Imaginem quantos e quantos sais ele requisitaria ao ver o Meianov? Kamarada Veloz, aluta kontinua, e sempre kontinuará até que o sedã branco nos venha buscar (para mim pode ser um Omega CD branco com teto solar…)
Saudades!

Leo Trenhago
Leo Trenhago
15 anos atrás

Ok Ceregatti! Então corrigndo, “Nuvolari, Elio, Hunt, Barry Sheene, Clay”.
Abraço.

Nico Contreras
Nico Contreras
15 anos atrás

Tive a oportunidade de encontrar uma vez o Veloz-HP na sala Willians, mas a sensação era de ter um velho amigo que escrevia neste Blog.
Aonde ele estiver a minha lembrança será por muito tempo.
Deus está ao seu lado e olhando por nós…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Rafael Lucas:
Ele não saboreava, sá levava pro povo soltar a língua e a franga…
Leo Trenhago:
O Tazio não está mais lá no céu ods pilotos. O Tazio sou eu.

Leo Trenhago
Leo Trenhago
15 anos atrás

Não tive a oportunidade de conhecer o VELOZ-HP, da mesma forma que não conheço o FG e nenhum dos demais blogueiros que deixam seus comentários no blog, mas de alguma maneira sinto que todos aqui são meus amigos depois de passar dois anos “dando uma espiada” diária no blog e deixando alguns poucos comentários. No dia que o sedã branco estacionar à minha porta espero que seja uma viagem agradável e que possa ser recepcionado pelo VELOZ, Tazio, Elio, Hunt, Barry Sheene, Clay e todos os demais que estão acelerando no céu e que seja um Nurburgring antigo, mas mudaremos o nome, será o Paraíso Verde com máquinas de todos os tipos, Lotus, McLaren, Penske, Honda 500cc, Lada 69.
Abraço à todos e em esecial ao VELOZ-HP que está no paraíso junto aos Deuses.

Bonilha
15 anos atrás

Um ano já.

É, passa rápido mesmo. Saudades do Veloz, que está lá arrumando e acertando o sedã branco para fazer as infinitas viagens por esse mundão afora.

É, o tempo voa.

Edison Guerra
Edison Guerra
15 anos atrás

Um ano se passou,e parando para pensar um pouco,vejo o quanto perdemos neste período.Era só ser postado um tópico provocativo acerca de um certo carro,e ficávamos ansiosos esperando a resposta que não tardava em chegar,com um humor cáustico e irônico,vindo de um cérebro privilegiado,agressivo sem ser ofensivo.
Tive o privilégio de conhecê-lo no Templo,quando veio ao seu primeiro farnel,num sábado chuvoso e de temperatura muito baixa,na preliminar dos 500 Km de Interlagos de 2006.Chegou mansamente,causando grande entusiasmo nos presentes ao se apresentar,trazendo algumas garrafas de whisky 12 anos e vinhos,condizentes com com a temperatura ambiente.Em todas as edições em que compareceu,sempre se viu cercado da nossa turma de matuzas,sempre atentos aos ‘causos’ que tinha para contar acerca de sua vivência em Interlagos.
Um grande abraço ao amigo Veloz-HP,aonde quer que esteja.

Rafael Lucas
Rafael Lucas
15 anos atrás

Um ano, já?

Ainda tenho a sensação de que no próximo farnel ele vai estar lá com sua indefectível jaqueta vermelha da honda e saboreando um bom uísque.

É isso. Seguimos acelerando, sempre.

Jonny'O Cecotto
Jonny'O Cecotto
15 anos atrás

Putz,dá uma saudade desse cara!

Ele adorava uma H1.

Alan Bandeira Preta!
Alan Bandeira Preta!
15 anos atrás

Tive o prazer de conhecê-lo, e não posso deixar de postar uma palavra de agrado, ou um elogio nesta data. Sempre quando penso sériamente nessa pessoa, me emociono, por tudo que ele era e que representa. Um abraço ai no céu, e a todos que tem carinho por ele.

MSS
MSS
15 anos atrás

Que doideira … Coincidencia mesmo …
Ontem tava lembrando desse cara …
Lembrei do dia em que ele narrou seu encontro com o Cidão Diniz numa banca de jornal e dos papos sobre carro que cruzaram a madrugada …
E aí lembrei do post do Flavio, sobre a morte dele … até hoje me intriga o aperto no peito e a vontade de chorar por uma pessoa que não passei nem perto de encontrar … nunca troquei uma mensagem … Fiquei uma semana angustiado ….só a paixão pelo automobilismo prá unir pessoas tão distantes …

(Peço ao Flavio, se possível, que republique esse encontro do Veloz com o Cidão … Além de mostrar bem quem ele era, serve de homenagem a dois caras com gasolina na veia que estiveram por aqui e foram acelerar em outras pistas) …

Paulo Ribeiro
Paulo Ribeiro
15 anos atrás

Saudades do humor ácido e inteligente que ele sempre deixava em resposta às eternas provocações do dono do blog. Toda vez que ele deixava um comentário, eu parava, lia calmamente e depois chorava de rir, e já foi um ano desde a sua perda, como o tempo é traiçoeiro e nos engana. Queria muito ter conhecido ele pessoalmente, deve ter sido uma daquelas figuras com luz própria, daquelas que passam em nosso mundo como um rabo de foguete e marcam nossas vidas. Ao seus familiares, que Deus lhe traga conforto e mantenha a esperança de um dia reencontrá-lo em outra dimensão.

Luiz Guima
Luiz Guima
15 anos atrás

FG, parabéns pela sua sensibilidade e capacidade de criar um texto tão emocionante.
Faço minhas as palavras do Jeferson 13:55; deixe as picuinhas de lado e continue a nos brindar com seu talento na redação de matérias.
Abraço forte.

Carmem
Carmem
15 anos atrás

Os melhores comentários desse blog, sem dúvida, eram do Leandro Veloz. Seguido pelo Nick, que dar o ar da graça para nos falar com tamanha sensibilidade.
Abraços!!!!

Dú
15 anos atrás

A Marilis lembrou legal, Veloz Forever.
NB, o Veloz gostaria de saber da sua fantasia! No carnaval…..
Não confunda.

lúcifer
lúcifer
15 anos atrás

A vida, é uma sedã branco que nos conduz alucinadamente rumo a…

Marilis_Irmã Veloz
Marilis_Irmã Veloz
15 anos atrás

Queridíssimos amigos,

Muito, muito obrigada pelas demonstrações de carinho ao meu irmão.

Que saudades !!!
E é verdade…passou muito rápido – 1 ano.

Queria que ele estivesse ainda provocando muito o Flávio e a todos vocês, mas com certeza não parou, não.
Lá….?!?! está tudo bem com ele.

Cuidar, arrumar, resolver o universo que Veloz deixou, durante o ano passado, nada representa.
Mesmo porque durante este tempo, sempre estive cercada de minha ajuda e carinho, dos melhores amigos dele…VOCÊS.

Flávio, ao grande amigo que ele falava com tanto carinho e admiração e, que hoje é meu irmão de fé.

Enfim…..obrigada a todos aos meus queridos e especiais parceiros de VELOZ-HP.

Beijos, Marilis.

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

Grandes estórias da Ladaland. Uma mais escabrosa que a outra. Fico me perguntanto o que teria ocorrido com os diversos empreendimentos, o Lada e a noiva canadiana do Veloz. Alguém tem alguma notícia dela?

vitão
vitão
15 anos atrás

Se bem me lembro, ele deve estar andando com o pé no porão, ou melhor, torcendo o cabo do acelerador. Longa vida, VHP.

Maurício Filho
15 anos atrás

Não conheci o Veloz pessoalmente, mas virtualmente, através desse blog, sim.
Deixou saudades, sem dúvida.
Um dia quero ir a interlagos e poder conhecer todos vocês, pessoalmente. Sinto falta disso, tenho que fazer isso, mas a vida sempre me apronta alguma coisa, e eu não consigo sair aqui do RJ para assistir a uma corrida de vocês, para conhecê-los e conhecer interlagos.
Com tudo que li sobre o Veloz, penso que se tivesse conhecido essa granda figura, pessoalmente, hoje estaria mais triste, lembrando desse amigo.
A vida é engraçada….

Thales
Thales
15 anos atrás

acompanho o blig desde a sua criacao mas nao sou daqueles que comentam,mas sempre acompanhei a opniao dos amigos e sem duvida arrisco a dizer q veloz era um dos personagens mais importantes e sabios desse blig,as vezes ficavamos esperando o comentario dele que sempre vinha recheado com mt conhecimento e informacao.com certeza faz mt falta.saudades do eterno Veloz.HP

Jeferson
Jeferson
15 anos atrás

Foi por textos como esse, demonstrações como essa de que este blogueiro é diferente dos demais, que este Blog tornou-se tão famoso e não por picuinhas com regulamentos idiotas, fedelhos barbeiros ou Playboys inconsequentes.
Talvez a falta do Veloz, tenha deixado este espaço, que tanto amamos, meio que sem assunto no último ano.
Algo como assistir o Fantástico domingo, as matérias são, digamos, insossas, mas a gente assiste sem saber porquê.
FG, não dê tanto espaço pra quem não merece, sou seu leitor desde que você não tinha Blog, esperava anciosamente às quintas e sextas-feiras para ler os seus magníficos textos através do Grandepremio e quando da inauguração do blog, uma visita diária tornou-se rotina, algo como: “cheguei no trabalho, preciso de um café e ler o Flávio”.
Longe de mim querer dar palpite no que você põe ou não no blog, mas, sinto falta daquelas matérias que tiravam nosso fôlego, nos enchiam de lágrimas nos olhos e que davam a impressão que do outro lado da tela, tinha gente como a gente. (desculpe o clichê)
Tenho ensaiado esse texto tem tempo, inclusive deveria te mandar por e-mail e se você não quiser, nem precisa colocar no Blog.
Grande abraço
Jeferson (eu era – quase – vizinho do V-HP)

Eric
Eric
15 anos atrás

Viu só Cerega….chegou aí de mansinho….

Vem mais vezes Nick B.!!!!!!!!!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Só o Veloz pra trazer de volta o agora raro, e portanto precioso, Nick B.

Rick Lucas
Rick Lucas
15 anos atrás

Pois é… um ano já. O tempo corre numa magrela japonesa…

Samuel - Puma GTI
Samuel - Puma GTI
15 anos atrás

No dia 25 de janeiro passado, pela primeira vez entrei na pista de Interlagos com minha Puma GTI 80, no Festival de Regularidade. Depois de algumas voltas me adaptando, encontrei um ritmo legal de corrida e fiz umas 3 voltas bem legais ( prá mim, estreante, Puma original de rua, 3:00 tava ótimo…) e nessa toada me desliguei completamente do mundo. Só ouvia uma voz: acelera, acelera… Não conheci o Leandro, mas com certeza era a voz do Veloz HP que vinha lá de cima ! Depois, já no pátio, alguém falava dele e lembrava com carinho do vozeirão, da jaqueta e da barba… Um grande abraço, amigo Veloz HP !

João Paulo (se preparando para o IRC / WTCC)
João Paulo (se preparando para o IRC / WTCC)
15 anos atrás

“Conheci” FG do Limite, depois procurando saber quem era este pequeno notável cheguei ao Blig. Isto em abril de 2008. Agora estou tomando coragem de deixar meus comentários, mas já me sinto que fiz novos amigos mesmo sem eles me conhecerem. Procurei ler alguns posts antigos e conheci pouco de Veloz-HP, mas o pouco que vi já foi suficiente para ter um grande respeito por esta figura. Lamento não ter estado aqui antes. Abração a todos.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

Como passou rápido. E quanta falta ele faz. Realmente um cara especial.

Tohmé
Tohmé
15 anos atrás

Caramba, já 1 ano sem o Veloz…
Mas esse cara não morre nunca.

Nick B.
Nick B.
15 anos atrás

O passar do tempo é cruel!
Um ano da despedida do Veloz-HP?
Dio mio.
Como essa vida é corrida!
E, sinceramente, taí uma corrida da qual não gosto, não me acostumo.
Gosto de sentir o tempo passando devagarinho, sem pressa, permitindo-me curtir o que há de bom na vida e proporcionando-me mais tempo para corrigir os problemas existentes antes que novos surjam.

Veloz se foi e deixou uma lacuna que não pode ser preenchida.
Eu, que jamais conversei pessoalmente com o Leandro, nutro uma saudade verdadeira por esse amigo.
Saudade essa que não encontra parâmetro com vários dos meus que se foram e nem me lembro tanto.

Recordo de Veloz constantemente.
Procuro os arquivos antigos, os impagáveis Landalands e me divirto com as suas respostas ácidas às provocações inigualáveis do FG.

Saudade, bem administrada, é uma coisa boa de sentir.
Mas dói.
E a dor da partida do Veloz é latente em mim.

Um abraço meu amigo.
Um grande e fraternal abraço.
Um dia a gente se fala.
E aí essa saudade dará lugar à alegria de sua companhia.

Nick B.

Dú
15 anos atrás

Acelerar sempre, e um Lada Branco passou a juntar mais galera ainda.
Como diz o Ceréga, Cavaleiro Solitário.
Que muitas e muitas historias deve estar contando.

Mário Gasparotto
Mário Gasparotto
15 anos atrás

É sempre bom lembrar dos amigos. Mesmo daqueles que nunca conhecemos, mas que fazem muita falta. Kontinue firme e Veloz, HP.

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
15 anos atrás

Grande Veloz-HP!
Nossa turma não te esquecerá jamais, basta ver estes primeiros comments deste post.

Ricardo do Laika Azul
Ricardo do Laika Azul
15 anos atrás

Não cheguei a conhecer o Veloz-Hp mas pelo belo texto e pelas constantes lembranças do blog, começo a ter dimensão de sua personalidade. realmente tratou-se de uma pessoa especial.

Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

Sempre lembrado com certeza, sua escrita simplesmente não tinha igual quando queria massacrar a famosa marca soviética. Com ele, realmente aprendemos! Na dimensão que agora habita, na frequência diferente dos que aqui ficaram , agora ele deve estar mais acelerado – fazendo slalom nas outras almas – do que nunca. Que olhe sempre por nós!

marcos andre rj
marcos andre rj
15 anos atrás

Não o conheci pessoalmente, como também não conheço o FG, mas o blog aproxima as pessoas com a mesma opnião e a mesma paixão pelas corridas e pelos carros antigos… e assim formamos uma família e quando alguém desta divertida família parte nos deixa realmente muito triste.

Um abraço para os familiares do VELOZ-HP, sejam eles do mundo real ou do virtual.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Passado um ano da viagem no sedã branco, olhando pela janela esse belo dia de sol imagino o quão feliz e ocupado deve estar nosso amigo, uma hora dessas.
Ocupadíssimo junto dos Mestres do Ofício, aquela turma impossível lá do céu dos pilotos. Cercado dos Grandes, convivendo com a feras, revivendo as histórias. Nem precisa da biblioteca, ela está inteira ali com seus personagens e fatos. E os que ainda não apareceram estão a caminho, dia após dia, um após o outro nesse círcuito infinito – que uma pista reproduz tão bem.
Mesmo ocupado, com certeza ressabiado, olhar atravessado para uma certa máquina terrestre, a seu ver (e coberto de razão) verdadeira utopia ambulante, pequena amostra dessa deliciosa teimosia de um certo pseudo-piloto-jornalista-comunista ainda em fase de crescimento: O Lada Meianov.
Quem o leu e conheceu imagina como seria a cantilena diária de nosso amigo, destilando seu texto contra a excrecencia, o absurdo, segundo sua visão. Suprema heresia! Imaginem o discurso inflamado com as válvulas picotando os pistões, e depois os parafusos soviéticos do virabrequim…
Quase dá pra ouvir a sua voz em seus argumentos, ecoando pelo Box 21 com sua indefectível jaqueta vermelha e barba rala.
Não fico triste nesse dia de lembranças. O sol tá aí, o Veloz tambem.
Imagino seu alívio e satisfação lá no céu dos pilotos onde ora habita. Cá ficamos com nossas lembranças, que a memória seletiva transforrma em nostalgia.
Melhor assim, Veloz HP. Leandro Alfonso. Cavaleiro Solitário.
Como voce disse, amico mio.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
15 anos atrás

Caraca, um ano já se passou… felizmente nosso kamarada continua guardado na mente e de onde está certamente tem se refestelado de tanto rir com as peripécias do Meianov, de lá deve estar soltando suas pérolas acerca do carro em alguma revista de feras do automobilismo editada lá no além…

Que hoje (e sempre), nosso amigo lá de cima continue iluminando bastante nosso kamarada daqui de baixo que a ele se uniu…

E claro, que o busão branco continue mantendo meu nome lá no final da longa lista, porque ainda tenho muita coisa para fazer para chegar perto de 10% de tudo que nosso kamarada Veloz fez entre nós e que tanto nos contou.

Como eu tinha dito há um ano, “por aqui ficam as saudades”… e também as lembranças, mesmo de quem conviveu ainda que só um pouquinho no Templo…

bruno mantovani
15 anos atrás

Qdo li a noticia aqui no blog um ano atrás, não levei a sério, até achei q era brincadeira. Mas não era. A imagem dele em minha mente é sempre com uma jaqueta de motociclista, nos boxes de Interlagos. Esse faz falta.

Aurélio Neto
15 anos atrás

Um dos grandes males que me assolam é o medo de perder alguém querido estando longe do Brasil e não ter tempo de falar tudo que queria e abraçar o tanto que sempre quis.
Mas o sedã branco virá mais cedo ou mais tarde e é bom saber que poderemo sempre pensar que o sedã vai nos levar para um passeio distante e nada mais…

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

Incrível como passa tão rápido o tempo…

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
15 anos atrás

A luta kontinua kamarada.

Onde estivermos seremos veloz!!!

Airton
Airton
15 anos atrás

Eu me lembro quando achei esta imagem e lhe enviei…
Mas o nosso kamarada sempre estará conosco. E nós, um dia, estaremos com ele…

Fernando Assis
15 anos atrás

Amém…

Edu Harmel
Edu Harmel
15 anos atrás

É sempre bom lembrar os amigos e sempre reconfortante saber que o blog realmente não é sobre carros e sim sobre pessoas que amam carros.. [ ] Edu.