SE É BRAWN, É BOM

SÃO PAULO (lembram da Bayer?) – Pois é. Ao que parece, nasceu bem o carro da Brawn GP. Button virou tempos competitivos ontem e Barrichello (com o topo do capacete preto, não mais azul) começou o dia com o segundo tempo hoje.

Um carro bem nascido, numa temporada sem testes, é a base para qualquer expectativa positiva. Pode ser cedo, claro, mas é hora de refazer os prognósticos sobre a ex-Honda.

Em tese, um time que só definiu tudo a três semanas da abertura do Mundial seria candidato único às últimas posições. Mas pode ser diferente, em 2009 — uma ótima notícia para a dupla BB. Até agora não quebrou nada, o que mostra que todos na equipe seguiram trabalhando nos meses de indefinição. E trabalharam bem.

Será uma enorme proeza do time se começar a temporada andando no bolo (e um soco no estômago da Honda). E é bem possível que isso aconteça, porque neste ano ninguém tem se destacado demais na pré-temporada. Na verdade, o único destaque é negativo e vem da equipe campeã, a McLaren. Até agora, os prateados fizeram muitas experiências e não impressionaram ninguém. O time passa a impressão de estar meio perdido, atirando para todos os lados.

Claro que isso tudo pode mudar na hora em que começar o GP da Austrália. Mas são os testes que fornecem os únicos dados para avaliação. É difícil acreditar que tenha gente escondendo o leite. Até agora, em resumo, não dá para apontar favoritismo de ninguém. A força da grana será menos sentida, com as restrições ao uso dos túneis de vento e a velocidade de desenvolvimento dos carros, sem treinos, será bem menor do que em anos passados.

Está pintando um bom campeonato, cheio de surpresas. Será?

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Bruno Z
Bruno Z
15 anos atrás

Obviamente a equipe está andando com carro em condições de qualificação para aparecer na frente dos treinos e angariar patrocinadores. Aposto que na corrida não passa doa 10 primeiros…

Francis
Francis
15 anos atrás

Flávio,

Será que o bom desempenho da Brawn tem a ver com o fato de Ross Brawn ter liderado a famosa equipe que criaria condições de ultrapassagem na F1? Sendo ele o mentor de tudo isso, claro, ele deveria ter as melhores soluções para a construção de um carro.

Mas me custa muito crer que esse desempenho é real. Em todos esses anos de F1, aprendi a ver que milagres são impossíveis, creio que pode marcar pontos, mas nao lutar com a Ferrari.

Igor
Igor
15 anos atrás

FG, será que não é jogada de marketing para descolar um patrocínio? Menos gasolica, ajuste aqui e alí para assegurar um lugar na frente nos testes?

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

O que eu tô achando legal nesse ano é que os carros estão razoavelmente (pra não dizer “bem”) diferentes um dos outros. Pena que no ano que vem deve haver uma homogeneização (é assim que se escreve?).
E dá-lhe Brawn! Já escolhi a equipe para a qual torcerei!

pauloaidar
pauloaidar
15 anos atrás

Eu acho que a Brawn em comparação as outras equipes está numa outra fase de testes. Enquanto procura a velocidade simplesmente as demais, mais adiantadas, já estão buscando acerto para corrida.

Não deixa entretanto de ser uma boa perspectiva o fato de ter ido à pista tão tarde e ter obtido tempos promissores logo de cara, situação essa que não vinha acontecendo nos ultimos anos.

Agora, o que é evidente em todas as equipes, e não sei se em função das novas regras, é que os carros estão quebrando muito. Parece que nenhuma delas atingiu um grau de confiabilidade e tampouco que o conseguirão atingir até a primeira prova da temporada. É esperar para ver.

Racer-X
Racer-X
15 anos atrás

10/03/2009 – 13:32 Enviado por: Dú

Essa é uma possibilidade que tem algum fundamento. A equipe não tem patrocinador, portanto precisa impressionar para conseguir um.

Mas como torcedor brasileiro, e admirador dos trabalhos de Button e Brawn, espero que o ponto levantado pelo Dú não seja verdade.
Com a palavra o Flávio Gomes.

Joaquim Lopes
Joaquim Lopes
15 anos atrás

17 anos na F1, é mais uma prova de que Barrichello é uma tartaruga, pois ela é um animal que vive mais de 150 anos.

Vecio Peixoto
15 anos atrás

Seria a BrawnGP uma nova Prost? Acho que não, devido a competência do Ross Brawn para fazer carros de F1
Com relação aos tempos, teria condições de sabermos se os tempos de Barrchello foram consistentes, ou se o tempo que deu a ele o terceiro lugar no teino foi uma volta perdida? Qual a posição dele no treino da tarde?

Um abraço à todos…

Osmar Cassão
Osmar Cassão
15 anos atrás

O que é um torcedor? É uma pessoa que torce por alguém ou por um time… isso é o normal. É normal torcer por um brasileiro, que mostrou competência e profissionalismo por onde passou. Que quando tinha um carro vencedor foi ofuscado por um grande piloto com um ego maior ainda (Shummacher). Que mesmo com um carro podre, conseguiu manter o foco e trazer resultados surpreendentes – poderia conseguir dois pódiuns se o carro não pifasse em Singapura), superando o companheiro de equipe. Barrichello é alguém que podemos admirar e torcer por ele.
Anormal é torcer contra ele. Vejo pessoas com um sentimento de inveja/revolta sem nenhum fundamento. O que Rubinho fez contra essas pessoas é um mistério… talvez sejam motivadas pela parte da mídia que vive em função da audiência, de criar situações e polêmicas que nem existem.
Dificilmente a Brawn derá ao Rubinho um carro à sua altura nesse ano… mas mesmo assim, espero que ele tenha uma boa temporada e traga mais emoções às corridas.
Sim, eu sou normal.

Cranio
Cranio
15 anos atrás

Não… O carro não estava com tanque vazio no teste do Button nem do Barrichello, o que podemos afirmar que pode cair uns 2s ainda. Isso foi dito pelo proprio Brawn em outra fonte.

Eu havia dito antes que o Barrica não teria carro para andar, mas pelo jeito vai andar no Q1 direto…

Mas no outro ano, ele fazia otimos tempos nos treinos e depois nada… Entao vou aguardar mais um pouco para ter certeza do que vi.

Leandro
Leandro
15 anos atrás

Quando a equipe se chamava B.A.R., nos testes pré-temporada sempre estava entre os ponteiros, e durante o campeonato era só fiasco.
Depois mudou o nome pra Honda e continuou arrebentando nos treinos pré-temporada, aí chegava nas corridas e o fiasco aumentava.
Agora virou BrawnGP…

MSM
MSM
15 anos atrás

Será o mais emocionante campeonato dos últimos tempos. E esse último fim de semana de março que não chega!!!!

Lucas Carioli
Lucas Carioli
15 anos atrás

A Brawn Gp já ganhou minha simpatia e torço para que HUMILHEM a Honda, com um bom desempenho esse ano.

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Nunca uma equipe de f-1 chamou tanto a atenção como essa Brawn!
Barrichello e Button estavam desacreditados e poderiam não correr este ano.
Ross Brawn como chefe de equipe e um carro com motor Mercedes.
Espero que seja uma novela com final feliz.
Menos para a Honda! Que pena.
Investiram pesado e quase não tiveram patrocinador.
Um carro que só ocupava as últimas posições.
A Honda de 2008 estava melhor do que o de 2007.

Lionel
15 anos atrás

ETA TEXTÃO BOM ! ! ! esse do Flavio …..falando direitinho o que esta acontecendo….o Rubinho super bem com grandes possibilidades …e a McLaren ladeira a baixo…..( por causa do afastamento obrigatório de Ron Dennis…..)
E MAIS AINDA …A TORCIDA AI dos blogueiros….começamd a se animar com Rubinho….e beleza de texto…..TOMARA QUE DURANTE O ANO A GENTE TENHA MUITOS ASSIM…..abraço à todos Lionel

Alex Martins
15 anos atrás

Esse campeonato vai pegar fogo. Acho que vai ter muito revezamento nas conquistas das vitórias.
Já me arrependi de não ir em Interlagos/09!

gildo
gildo
15 anos atrás

Rubinho, que volta legal ao circo! – primeiras voltas com o carro …
Esta equipe vai dar o que falar, todos estão com muita gana!
Abraço Flavio,
Gildo34

Klinger
Klinger
15 anos atrás

Só de não ser a cadeira elétrica que tinha tudo para ser já está passando de bom. Que venha a Austrália e saberemos afinal.

Marcelo Gomes Ramaciotti
15 anos atrás

Adoro o Barricha e sempre torci para ele, mas colocando uma pitada de pimenta no assunto.
Imagina se a Brawn é soberana o ano todo, com Button campeão e Rubens vice?
Acho que ele não se aposenta, se mata…

Marcelo Gomes Ramaciotti
15 anos atrás

Minha mente etílica me fez ler, “Se o Brawn é bom…” O CHOPP É BRAHMA!
Afeeee.

Alexandre
Alexandre
15 anos atrás

acho q esse carro tá fora do regulamento (mais leve) para tentar chamar atenção de patrocinadores, torço para q não esteja e seja realmente bom.

Racer-X
Racer-X
15 anos atrás

É o trio BBB. Barrichello, Button e… Brawn. ; )

Melhor que Big Brother Brasil.

sergio guilherme
sergio guilherme
15 anos atrás

Não sei não ainda acho que temos que esperar começar o campeonato começar pra tudo isso se confirmar.

Como diria o famoso apresentador: “Eu só acredito… Vendo!!! Hahai Hihi!!!”

dado andrade
dado andrade
15 anos atrás

Coisa linda a alegria da blogaiada,com os pes no chao.Vamos ter muita coisa de boa pela frente pois o Mr.Brawn nao eh de matar com a unha.A dupla BB colaborando,vem por ai a nova Ferrari por ele construida e que deu uma porrada de titulos ao Schumy.Sempre tem um bobao no meio,a dizer asneiras,mas eh assim que a roda gira.

Lippi
Lippi
15 anos atrás

Gomes, vc não acha que está na hora de falar que a Brawn é a ex-Honda?

Ninguém mais fala ex-Jordan, ex-Minardi e tal… e como a Honda decidiu abondonar, não vejo motivo pra continuar falando dela.

Abraço

Racer-X
Racer-X
15 anos atrás

É até pro FG colocar como post:
Algum de vocês se lembra da WOLF? Eu me lembro… ; )

Lucius
Lucius
15 anos atrás

Brawn será a maior atração na sexta-feira do grande prêmio da Austrália…

Fabricio Reis
Fabricio Reis
15 anos atrás

Pessoal, vamos trabalhar um pouco mais de interpretação? O Flávio não está dizendo que a equipe vai andar bem. O que ele está falando é que se esperava que a equipe andasse menos nos testes, e que quebrase mais vezes. Porém, isso não aconteceu, o que é um bo indício. Andar no meio do bolo não quer dizer andar na ponta. Estar em 13º, por exemplo, é andar no meio do bolo.

Concordo, Flávio. Eu esperava que o carro fosse uma bomba, e parece não ser. Também torço para que ande bem, não pelo Barrica, ou pelo Button, ou pelo Brawn, mas, sim, pela F-1. Para que o trabalho possa ser continuado não até meados, ou final, do campeonato, mas para anos seguintes.

Tyago Bonifácio
Tyago Bonifácio
15 anos atrás

Caraca… transmissão de pensamentos!

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Num é atoa que este carro ta andando bem, só podia ter um Verde na pintura, se bem já quebrou um câmbio, será por causa da faixa preta ???????????

Sandro
Sandro
15 anos atrás

Pergunta:

o que é mais importante para a Brawn neste momento, ter um carro bom para a primeira corrida e nenhum garantia que possa correr mais de 3 meses ou conseguir patrocínios para sobreviver o resto da temporada?

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Este carro não é um mero acaso .

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Ola amigos, sei que alguns estão duvidando do carro da Brawn, mas vale lembrar que apesar da Honda ter por assim dizer fechado, e não falido fez com que toda a estrutura tecnológica da fábrica ficasse a disposição dos engenheiros liderados pelo Ross Brawn, e como o cara sabia muito bem onde as coisas iriam dar, não perdeu tempo e fez sim um carro competitivo, pois seria a única forma dele forçar a barra pra cima da Honda, e conseguir este acordo e um importante suporte inicial.

Torcedor Brasileiro
Torcedor Brasileiro
15 anos atrás

Para os que acham que o carro da BRAWN veio do éter… Lembrem que no ano passado o Ross já falava que tinha abandonado a cadeira elétrica de 2008 para se focar exclusivamente no carro de 2009, então o carro já foi muito bem estudado, resultando, aparentemente, num bom projeto.
Também concordo com o comentário que disse que com tão poucos dias de treino seria muito temerário colocar um carro for a do regulamento, teriam que usar a configuração oficial só na corrida, é muito risco…
abraços.

Jeba
Jeba
15 anos atrás

Gente, eu raramente comento aqui, mas diante de alguns despautérios, não me contive.

Primeiro: a primeira equipe a largar mão do seu carro de 2008 e investir no carro de 2009 foi a Honda, que começou tudo do zero pra fazer o carro de 2009, na época em que ainda havia 2 túneis de vento ao seu dispor, um na Inglaterra e outro no Japão. Ou seja, esse carro está sendo desenvolvido continuamente desde meados do ano passado, em dois túneis de vento, e o desenvolvimento não parou depois do anúncio da retirada da Honda em dezembro. O dinheiro continuou a ser injetado no que diz respeito ao projeto deste ano. Deste modo, não surpreende que este carro seja bem nascido, um carro trabalhado com tempo, paciência e dinheiro, acabou dando resultado.

Segundo: Ross Brawn não é moleque, muito menos aventureiro, já fez MUITO na F-1 e tem uma reputação de pentacampeão mundial a zelar. Ross não se prestaria a ser dono de uma equipe se não tivesse certeza que a conseguiria manter durante o mínimo de um ano. Portanto, não faz nenhum sentido que o mesmo esteja colocando seus carros abaixo do peso mínimo ou fora do regulamento apenas para atrair patrocinadores.

Terceiro: Outro fator positivo é que muitas equipes estão gastando muito tempo, dinheiro e tendo muitos problemas de confiabilidade devido ao KERS. Brawn, macaco velho, já percebeu que o KERS é mais problema que solução e já avisou, hoje, conforme matéria lida no Grande Prêmio, que não tem a menor intenção de usar o KERS. Ponto pra ele.

Por fim, não se surpreendam se a Brawn andar junto de Ferrari, Toyota e BMW na Austrália…

Até!

Tyago Bonifácio
Tyago Bonifácio
15 anos atrás

Não se esqueçam que Ross Brawn e Barrichello já batiam na tecla de que o carro para essa temporada já estava sendo feito a tempos! Já haviam desistido de arrumar a carroça de 2008 e focaram em construir um carro do zero para 2009.
E de modo nenhum esse novo carro surgiu do dia pra noite, o investimento da Honda foi alto no projeto, até porque sempre foi alerdeado como um dos maiores orçamentos do grid. Mesmo sem os devidos testes, o único trabalho dos antigos funcionårios da Honda foi aplicar todo o desenvolvimento pesquisado até então.
Ross Brawn é macado velho e não abraçaria nada do tipo se não soubesse exatamente onde está pisando.
O próprio Barrichello deu declaração que os testes no tunel de vento indicavam um carro muito bom, antes mesmo de ir para a pista.
O que vemos agora é a concretização de todo o trabalho feito desde 2008.

cadu
cadu
15 anos atrás

“Se Ross Brawn acredita no Rubens, porque nós duvidamos ??”

Bom comentário Roberto!

Henrique Canassa Paulo
Henrique Canassa Paulo
15 anos atrás

Muito bom, poderemos reviver um pouco a F1 de 86/87, quando era muito comum assistirmos 2 brasileiros ( Senna e Piquet ) brigando pelas vitórias e consequentemente o título, promessa de ótimos momentos!!!!

Henrique Canassa Paulo
Henrique Canassa Paulo
15 anos atrás

Muito bom, poderemos reviver um pouco a F! de 86/87, quando era muito comum assistirmos 2 brasileiros ( Senna e Piquet ) brigando pelas vitórias e consequentemente o título, promessa de ótimos momentos!!!!

Edu Dias
Edu Dias
15 anos atrás

E ai FG, tudo na paz?

É o seguinte… na hora que postei essa msg tinham 28 msgs anteriores… e em 80% delas no mínimo “desconfiando” que a BrawnGP e seus pilotos podem dar trabalho….

Eu gostaria que os desafetos do Rubinho dessem a cara e continuassem falando que o que “eles andaram” é enrolação, grupo da Brawn pra pegar patrocinio… tanque vazio, etc etc

A vontade é de encher essa msg de “vsf”… “vtnc”… “cambada de fdp invejoso”… mas só essa frase, se passar pelo crivo do moderador já tá bom….

…Aceleraaaaaaa Rubinhooooooo…. e CHUUUPAAAAAAAA cambada de invejosos….

p.s.: No final do ano num adianta querer ir em interlagos comemorar o título não hein… e o “chupaaa” aqui vai ser em caixa alta e vai usar 99% do espaço da mensagem…. kkkkkkkkk

Abçs

Ross
Ross
15 anos atrás

FG, porque você apagou o comentário do Zalex?

RESPOSTA DO FG:

O que é Zalex? Nome de remédio? Ah, e eu não apago nada. Apenas não publico. Não sei de qual comentário você está falando, mas se não publiquei, tive meus motivos. Aliás, como você sabe que o tal de Zalex mandou um comentário que não foi publicado? Seria você o Zalex? Cada gente doida…

Isaias
Isaias
15 anos atrás

Lembro da pré-temporada de 2007. A Honda chegou a andar na frente… não me arrisco a dizer nada até o dia 29 (que por sinal está demorand demais a chegar!).

Mas já pensaram o Rubens Barrichello – com todo esse papo de auto-ajuda e “O Segredo” – sendo campeão esse ano? Se aposentaria voluntariamente. Seria um misto de cômico e heróico. A ver.

Joaquim de Souza
Joaquim de Souza
15 anos atrás

O problema mesmo eram os japoneses, que hoje, como já foi registrado aqui, tem medo até de de suas próprias sombras neste momento de crise.

Eu li em algum comentário que a HONDA possa querer o time novamente. Discordo!

Acho que eles não teriam a cara de pau lavada de fazer isso. Seria humilhante demais.

Aposto sim em times de “mestres de garagem”. Esta moda tem que voltar e eu acho que o caminho é este.

Este ano é o mais esperado dentre muitos do passado.

Sonhar é preciso! E vamos a sequencia de milagres.

Defensores del Rubin
Defensores del Rubin
15 anos atrás

Vou até viajar um pouco…e se quiserem…podem ignorar esse post.
Lembram de onde partiu Barrichello para sua primeira vitória, na F-1? Pois é…18a posição, com uma Ferrari é verdade e beneficiado pelo acidente que Schumacher teve na largada.
Imaginem chegarmos em Setembro, com Barrichello lutando pelo título…
As coisas improváveis costumam acontecer com o Rubinho.

Abraços

raul costa
raul costa
15 anos atrás

Eu acho q a maclaren ta testando configurações pra várias corridas do campeonato, não?

luiz
luiz
15 anos atrás

Boas palavras, Flávio Gomes,também acredito no carro da Brawn, principalmente porque quem atrpalhava tudo foi embora, a Honda com seu sistema oriental e seu motorzinho pífio.

Henrik
Henrik
15 anos atrás

O regulamento resolveu o problema do carro.
Qual era o principal problema da Honda? Aerodinâmica.
Tiraram a parafernalha aerodinâmica e o carro se igualou aos outros.

Adriano
Adriano
15 anos atrás

O Flavio a equipe campeã não é a Ferrari…. a Mc larem tece o piloto campeão… não é isso.

jorge roberto alves pereira
jorge roberto alves pereira
15 anos atrás

Também estou começando a achar que o Mano Brawn & equipe vão surpreender muita gente, até porquê, o pessoal grudou no osso e não quis largar de jeito nenhum. Lembremos que :

1º – o carro de 2008, parou de ser desenvolvido muito cedo, tão logo viram que o mesmo era capenga e tomava pau de Titan 125 Motoboy;

2º – o carro de 2009, começou a ser construido muito cedo, sob a batuta de Ross Brawn, que também era um dos que comandaram o regulamento técnico da temporada 2009 e por mais honesto que ele possa ser, ele pode ter puxado um pouco a brasa para a sardinha dele. Sabe cumé, alí não tem nenhum santo, então, farinha pouca, meu pirão primeiro;

3º – de todos os chororôs do Rubens ano passado, o que ele mais reclamava e com razão, era sobre a falta de potência em reta, ou seja, a usina parecia Angra 1….. ( talvez por isso que os japas não queriam ver o Barrichello nem pintado de ouro );

4º – neste período todo de negociações, a equipe do Mano Brawn
não ficou parada. Ao contrário, enquanto as equipes adversárias ficaram quebrando a cabeça e perdendo dia de treino com tempo ruim para testar ( muitas nem treinaram nos dias programados ), eles ficaram na oficina acertando os detalhes, adaptando o motor do 1113 na Hornet e observando o que as outras equipes faziam.

5º – eles podem até estar treinando com pouca gasolina ou só com o cheiro da mesma, porém, eles estão rodando muita quilometragem e não estão tendo problemas;

6º – de pato pra ganso, acho que a Mc Laren, Luisinho e amigos estão começando a sentir falta de um espanholsinho chato,mala e mais chorão que o Barrichello, mas que tem o pé pesado pacas…

Huuummm, sei não….

Diego
Diego
15 anos atrás

Que coisa estranha….

Tava lendo a pouco no site “GrandePremio” que o motor do carro é Mercedes e o cambio é da Honda!!!

Mas como assim? Imaginava que o desenvolvimento de motor e cambio vinha cada vez mais integrado. Será que Ross Brawn é tão competente assim a ponto de conseguir “ecaixar uma peça quadrada num buraco redondo” e ainda conseguir algo competitivo??

Ao mesmo tempo lembrei esses tempos que a Honda quando pôs a equipe a venda, colocou tanto a fabrica quanto a divisão de desenvolvimento de motores.

Quem será que comprou a divisão de desenvolvimento de motores?

Será que a Mercedes, por “solideriedade” não aceitou batizar o antigo motor Honda com seu nome, de maneira a atingir o desejo da marca Honda em sair da categoria?

Não ter