AAAHHH, ONDE TÁ O MEU???

SÃO PAULO (guarda num cofre!) – Putz, se vocês se sentiram saudosos dos anos 70/80 com o post sobre o tweeter, preparem-se para esse aqui… O blogueiro Eduardo Onishi, que deve ter mais ou menos a minha idade (disse que me acompanha desde os tempos de “Folha”…), conta que encontrou na casa do irmão essa latinha que a Shell dava de brinde para a criançada nos postos de gasolina com um daqueles joguinhos de memória, cujas imagens eram os carros da época.

Caramba, como lembro disso! E sabem por quê? Pelo “excede”. Eu não entendia o que queria dizer “excede”, e achava que era o nome do óleo… Depois que entendi o sentido da palavra, passei a achar o slogan mais sem pé nem cabeça de todos os tempos, porque fazer alguém entender que um óleo “excede as expectativas” (deve ser isso) é ruim demais, não sei de onde os publicitários tiraram essa.

Diz o Eduardo que salvou o jogo dos sobrinhos “lindinhos”. Ainda bem! Se vender, eu compro!

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Admar lourençoda Silva
Admar lourençoda Silva
5 anos atrás

Eu tenho mas não sei como jogar

Michel Ramos
Michel Ramos
11 anos atrás

eu tenho um desses…na verdade meu pai tem…brinquei demais com esse joguinho

quanta saudade meu Deus…
abração

Sávio Rocha Barbosa
Sávio Rocha Barbosa
12 anos atrás

a Shell só conseguiu vender seus produtos com o slogan Excede, por causa do Simonal, que na época assinou o maior contrato da história com a petrolífera. fazia propaganda do óleo Shell, formicida Shell, gasolina Shell e etc.

Kleber
Kleber
12 anos atrás

Caro Ivanio, o link que vc postou para o download do shell responde de n° 27 não está funcionando, gostaria que vc o consertasse pois só falta ele para que eu possa completar minha coleção, atenciosamente Kleber Lima.

Ivanio
Ivanio
13 anos atrás

Disponibilizei a coleção completa de Shell Responde em PDF em http://itristao.t35.com. Valeu.

Talhamar
Talhamar
13 anos atrás

O Excede advem de uma campanha de marketing que a Shell lançou quanto começou a perder mercado para os concorrentes, está campanha envolvia todos os setores da empresa e tinha como siginificado que a Shell faria tudo que os concorrentes fizecem, só que melhor ( A SHELL EXCEDE)

Itristão
13 anos atrás

Para que tiver interesse em Shell Responde. Possuo a coleção completa para download em http://itristao.no-ip.biz. De graça. Obrigado.

Paulo Costa
Paulo Costa
Reply to  Itristão
12 anos atrás

Ola Itristão, eu adoraria ter a revista shell responbde para relembrar meus tempos de primeira habilitação. se puder me disponibilizar para download ou enviar por e-mail eu agradeço desde já.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
15 anos atrás

Faltou dizer que a campanha “Shell super Excede” é de 1976.

Rodrigo Abreu
Rodrigo Abreu
15 anos atrás

Esse joguinho não conheci, mas o Rodrigo Lombardi lembrou do Shell Responde. Eu colecionava também mas somente o final da série, na segunda metade dos anos 80 (nasci em 79).

Para minha surpresa, quando comprei meu Opala em 2006, dentro do manual veio o Shell Responde número 1 “Como Dirigir na Chuva”, em estado impecável, devia estar lá desde o lançamento, em 1982.

Hoje esta guardado no meu pequeno acervo com carinho, junto com umas “trocentas” QR, Oficina QR, Autoesporte, Oficina Mecânica…

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
15 anos atrás

Não Allan, ocerto mesmo é o que descrevi acima, esse velho engenheiro que ministrou um curso de lubrificantes para a nossa turma nos idos dos anos 90 era da área de qualidade ( para quem não sabe, todoo óleo lubrificante mineral no Brasil é feito única e exclusivamente pela Petrobrás, as empresas distribuidoras compram esse óleo e aí fazem o seu mix de aditivos. aí sim o de cada um é diferente dos outros) e depois foi para a área de marketing da Petrobras distribuidora, e essa história era bem conhecida no meio e te garanto que é a real.

Paulo "Ferrari" Abreu
Paulo "Ferrari" Abreu
15 anos atrás

Flávio

Se bem me lembro, o slogan era “Exede as especificações” e não as expectativas…

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
15 anos atrás

O “excede” (pela pronúncia) não seria uma provocação contra a Esso?

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

FG,
Tinha o mesmo entendimento que vc sobre o “excede”.
Lembro da propaganda por causa do Fórmula VW. O resto não me interessava.

Leonardo Berlim
Leonardo Berlim
15 anos atrás

AHHHHHHHHH… faço a mesma pergunta…KD O MEU??? Eu tenho…só não sei onde está… que raiva…grrrrrrrrrrr

Tiago S.
Tiago S.
15 anos atrás

E nenhum carro prata na foto em, não é do meu tempo, mas achei interessante. Podia ter mais coisas assim hoje em dia.

John Player Special
John Player Special
15 anos atrás

Como os tempos mudaram… Antigamente todas as ditas grandes empresas distribuiam brindes ou coisinhas úteis, que ficaram na memória. Esse marketing era eficiente, já que ainda nos lembramos dessas coisas 20, 30, 40 anos depois. A Shell tinha uns panfletinhos que distribuia nos postos que davam dicas de manutenção, etc. Era bacana e a pessoa grava a marca no seu subconsciente, ou algo do tipo, he he he.

Hoje em dia, “de grátis” nem pensar! As ditas promoções atualmente pedem que o incauto consumidor ainda desembolse grana para ter um brinde fuleiro. Até calendário tá cada vez mais difícil de conseguir, he he he…

Paulo César
Paulo César
15 anos atrás

Vou tirar os meus do cofre !!!

Rodrigo Lombardi
15 anos atrás

Vixi….eu sou do tempo do Shell responde…………eu aprendi a ler com 3 anos, adorava aquilo, eu devia ter uns 4 ou 5 anos……até relançaram uns anos atrás, mas não pegou.

Acho que devo muito do meu interesse em carros ao
Shell Responde hahahahahahahaha

Liam
Liam
15 anos atrás

Também ainda temos guardado em casa um desses.

É bem interessante mesmo porque traz um cenário completo da indústria daquela época, com caros, pick-ups, caminhões e um ônibus MB.

O jogo é bem legal!

Thiago
Thiago
15 anos atrás

Eu tambem sempre achei que excede era o nome do óleo. Qdo tive meu primeiro carro fui trocar o oleo pela primeira vez e pedi pro frentista usar Shell Excede…

Marcos Siqueira
Marcos Siqueira
15 anos atrás

eu tenho o meu guardado,ganho num salão do automóvel .

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Mas que Mer…, eu me lembro disto tambem! Ahhh, como to idoso!! Fazia meu pai trocar de posto de gasolina por estas coisinhas, estes regalos…mas nao gostava de jogar nao, muito calmo pra minha loucura!!

Santolin
Santolin
15 anos atrás

Flavio sou novo aqui no seu blog, mas o acompanho, desde os tempos de Joven Pan.
Cara o que era muito legal nesse tema Shell Excede, era que na propaganda de TV, eles colocavam uma barreira na estrada feita de isopor escrito a palavra EXCEDE e carros diferentes passavam e arrebentavam essa barreira, essa cena ficou na minha mente, inesquecivel !!!

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
15 anos atrás

Caraca… Eu TINHA isso…
Iria ganhar uma grana, hoje…

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
15 anos atrás

O termo “excede” se refere que o óleo classe sd da shell execederia com subra todas as normas SAE para veículos automotores, ocorre que qualquer óleo da clase sd na época excedia todas as normas mínimas estabelecidas pela sociedade dos engenheiros automotivos americanos, a norma se não me engano dizia que um óleo automotivo deveria qguardar suas propriedades físico/quimicas por pelo menos 5000 kms e qualquer óleo SD supera essa marca com facilidade, lembro que na época foi feita uma camapanha publicitária em que o óleo era usado primeiro em Interlagos por F-VW 1600 depois por carros de passeio e por uiltimo por caminhões que atravessaram o Brasil até Belém do Pará , logo após o Oleo teria ido para o laboratório e mesmo após 13mil e alguns quebrados de rodagem o mesmo ainda mantinha suas caracteristicas, o que não era nada demais, porque qualquer óleo da mesma categoria faria isso também, a sacada foi explorar isso comercialmente, como me disse um antigo engenheiro da Petrobrás, de nada adiantaria alguém depois vir e dizer: – O meu excede também…. seria um tiro no pé do outro anunciante, pois toda a vez que veiculasse a sua propaganda imediatamente estaria fazendo propaganda para a Shell, não é só no velho oeste que quem saca primeiro ganha o duelo, na propaganda isso é fundamental.

ps. Flávio , apesar do espaço ser seu não achei legal você ter deletado meu comentário no seu ultimo car & girls , apesar de não ter nada a ver com o post, acho que tem a ver com a filosofia do blog, afinal não desrespeitei ninguém…..

RESPOSTA DO FG:

Não lembro nem o que é era. Via de regra, não publico comentários que não tenham nada a ver com o post. Sejam de quem for.

Ronald Wolff
Ronald Wolff
15 anos atrás

200 pilas……..tem doido pra tudo…………..rsrs.

Renatov
Renatov
15 anos atrás

Queospa, Miguelito…eu tive um destes…
Me fizeste ganhar o dia, Kamaraga…

Sds
Renatov

Eric
Eric
15 anos atrás

200 Paus????

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
15 anos atrás

Caramba… Isso me lembra da minha infância, do cofrinho que a Nossa Caixa dava que era do tamanho de uma espiga de milho, o mote era ” de milho em milho vc chega a um milhão”, fora o “Bingola Disney” da época da Fanta Uva e da Fanta Guaraná, dos Cards de futebol que vinham com chiclete e os dados dos jogadores no verso, do pão que vinha de Kombi toda manhã, de como todos os vizinhos tinham mais ou menos o mesmo padrão de vida quando eu era pirralho e a ausência da “ostentação e exibição do que se tem” (tão comum hoje em dia), do Sílvio Santos dando uma centena de Fuscas aos clientes do Baú da Felicidade em uma rua, todo mundo ganhando Fuscas no Domingo, do Naranjito da Copa de 82 (fizemos uma “Naranjada” com ele depois que o Brasil perdeu prá Itália), Banco Imobiliário (meu irmão fazia complô contra mim em um lobby com outros jogadores), Pega-Varetas, dos pirulitos e balas que eu ganhava em todo Posto de Gasolina (era praxe dar pirulito ou chaveirinho), enquanto meu pai colocava um Bardhal B-12 no tanque do Fuscão e calibrava os pneus que nem eram radiais ainda, … quando lançaram o Corcel II, então, foi uma revolução em termos de design na época, farol quadrado, tudo quadrado, … como diria o Gagalvão Bueno: “…éééé, amigo, são mais de 30 anos que eu e o Reginaldo…” (Acho que falei demais, hehehehe…)

Tuta
Tuta
15 anos atrás

Regrinha pra propaganda: Se você entendeu, gostou ou não gostou, foi feita para você, o público, a pova, o consumidor.
Se não faz sentido algum, foi feita pra agradar o cliente.

Rodrigo Meira - Niterói RJ
15 anos atrás

200 Pilas, vai?

L.O.
L.O.
15 anos atrás

Queopariu…

Alex Martins
15 anos atrás

Ta cada vez melhor!

Ronald Wolff
Ronald Wolff
15 anos atrás

Esse tb eu tive……………mas, assim como meus gibis e almanaques da Disney( Tio Patinhas, Férias, Natal, etc…), foram para algum lugar incerto e nao sabido……..

JONAS
JONAS
15 anos atrás

Esse aí eu tive!!!!!!! Assim como colecionei DKWs, Vemaguetes, Kombis e Fuscas que vinham em vidros de Toddy…no meio do chocolate em pós mesmo…do tempo que Toddy não diluia no leite, formando bolinhas de chocolate.

Acir
15 anos atrás

Eu tenho um! Não fui eu quem ganhou mas herdei do filho mais velho de um amigo do meu pai. Tenho até hj, mas não vendo… hehehe