FOI ELE, ENTÃO?

SÃO PAULO (não duvido de nada) – O “Bild” alemão dá hoje notícia-bomba dando conta de que foi de Michael Schumacher a sugestão para que a Ferrari colocasse pneus de chuva forte no carro de Raikkonen, o que estragou a corrida do finlandês ontem em Sepang. Pode ser, pode não ser. O que não entendo é por que os pilotos não têm mais peso nessas decisões de pista. Kimi não é burro. Sabia que seria uma besteira fazer aquilo, mas fez.

Desconfio que se dissesse no rádio que não, em tom firme e decidido, o time não iria contrariá-lo. Até porque seus chefes não têm lá essa moral toda para impor o que for, depois de uma temporada cheia de erros, como a passada, e de um início de ano tão desastroso.

Na Brawn aconteceu algo parecido, Barrichello queria intermediários, o time optou pelos de chuva forte. E assim foi. Com Button, idem — mas não sei se o inglês chegou a discutir a questão, como Rubens.

Ocorre que a pilotaiada segue cegamente o que dizem seus engenheiros, talvez para tirar o capacete da reta. Há alguns que não, batem o pé, fazem valer sua vontade. Mas são cada vez mais raros.

Quanto a Schumacher, sinceramente não sei o que ele tem a fazer ainda na equipe italiana. Se fosse eu, já teria tirado o time de campo. Seus amigos mais próximos, Brawn e Todt, já se mandaram. Ele é um corpo estranho nessa nova e confusa Ferrari. Eu escrevi, durante o fim de semana de Melbourne, que Michael me dava a impressão de que sairia de fininho. Não saiu, e apareceu em Sepang.

Duvido que seja visto na China, na próxima corrida.

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
15 anos atrás

Li alguns falando sobre reviverem a dupla Schumacher-Brawn, de tanto sucesso na Ferrari. Eu não acho somente difícil, mas impossível de isso acontecer. De qualquer forma, tenho certeza absoluta que isso seria extraordinário pra F1, seria muito legal ver Schumacher e Ross Brawn revivendo uma dupla que deu tão certo na Ferrari e o melhor, revivendo em grande estilo, com novas vitórias e porquê não, novos títulos. E essa Brawn, acho que não ganhou só a minha mas a simpatia da maioria das pessoas que gostam de Fórmula Um e estavam um pouco cansados da prepotência e arrogância dos times grandes. É muito legal ver uma equipe estreante dando uma aula de planejamento e administração, ainda mais sem tantos recursos como a própria Honda tinha, a Ferrari, e a Toyota que dispõe de dinheiro e não sabe usá-lo. Esse ano parece que fizeram um bom carro, mas até onde eu me lembre, a Toyota ainda não tem uma vitória na Fórmula Um.

Cícero Lourenço
Cícero Lourenço
15 anos atrás

Eu achei a decisão acertada.

Muito simples: quando Raikkonen chegou em sua volta de parada, a chuva ainda não estava caindo, mas os pingos já apareciam em alguns pontos. O céu estava preto e a expectativa era de chuva forte a qualquer instante.

O finlandês estava andando lá atrás e não esboçava reação com seus tempos. Somente uma estratégia mais arriscada o faria voltar ao pelotão da frente. Pesando as opções, ele não tinha nada a perder, já estava fora da zona de pontuação de qualquer maneira.

Se a chuva tivesse caído rápido, ele teria ido pra liderança porque pararia somente uma vez, enquanto o resto dos pilotos parariam duas e ainda perderiam tempo com um pneu inadequado até pararem.

JR
JR
15 anos atrás

Nao acho que o alemão tem essa força toda e também que Kimi aceitaria uma ordem ou conselho dele.

E Flávio, você está certo: o Schumi iria apenas nessas duas corridas iniciais ( F1 Racing, início de março)
Abraços

Marilia Compagnoni Martins
Marilia Compagnoni Martins
15 anos atrás

Torcedor de 52 anos …

discordo de vc, a Ferrari sempre foi a casa da mãe Joana, desde que eu me conheço por torcedora de f1, tá q é bem menos q vc, mas desde 80 eu acompanho a f1 e lembro da Ferrari assim

daí veio um anão de jardim francês, se não me engano em 93, qdo o Prost foi piloto da Ferrari, e os franceses começaram a tentar por ordem na casa. Enqto isso, em 94, um alemão, junto com um inglês faziam miséria na benetton. não lembro se foi 96/97 que o francês trouxe a dupla pra Scuderia, e aí as coisas foram acontecendo. Pq aquilo era a Mother’s Joana House!

engraçado que todos comentam sobre Ross Brawn e seus 7 títulos com o alemão…

mas esquecem de outro cara tão importante qto: Adrian Newey que ajudou Mansell, Prost, Hill, Villeneuve na Williams e Häkkinen (2x) na McLaren, totalizando 6 títulos

e onde está o Newey hoje???

Ricardo da Costa
Ricardo da Costa
15 anos atrás

O Barrichelo rodou e caiu de 2º para 4º. Depois vem falar de decisões erradas quanto aos pneus? Não dá mais pra tolerar as desculpas dele.
Sempre ganhou do Button com carro ruim. Com carro bom tá tomando 2×0.

Carlo Germani
Carlo Germani
15 anos atrás

Caro Flavio,

Se a fofoca do Bild ,de que Schumacher irá para a Brawn, então
a provação de Barrichello não tem controle.
– 36 anos (3+6=9)
– carro número 23 (2+3=5)
– Schumacher na Brawn
Aí já é demais!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
15 anos atrás

mas Gomes, como alguém mesmo disse por ai, não lembro onde agora, o prórpio Webber acho, o piloto não tem plena consiência do que está acontecendo. Se por exemplo na reta principal estivesse seco, e tivesse começado chover em outra parte do circuito porderia pensar Kimi…

MSM
MSM
15 anos atrás

Realmente, não sei o que ele está fazendo lá, mas não acredito que essa decisão tenha sido idéia dele. Esse Domenicalli é muito fraco, e a Ferrari via se dar mal de novo com a falta de competência deste cara. O Schumi deveria procurar correr (menos motociclismo, que aliás depois dos sustos está dando um tempo). Ele ainda pode correr em qualquer categoria, pois é um piloto campeão.
O Kimi foi a figura do gp.

Eric
Eric
15 anos atrás

O Seven falou tudo…..so tem seca-pimenteira(tem hifen?)

Torcedor de 52 anos - Vejo / Escuto F1 desde 1969!!!!!! 40 anos - Cansei....
Torcedor de 52 anos - Vejo / Escuto F1 desde 1969!!!!!! 40 anos - Cansei....
15 anos atrás

A Ferrari virou a casa da mãe joana……..

Gustavo Stricagnolo
Gustavo Stricagnolo
15 anos atrás

Com a saída com inglês e do francês, com o passar do tempo veremos a Ferrari que sempre conheciamos, desorganizada e que não ganhava nada.

Ernandes
Ernandes
15 anos atrás

Se alguém tem culpa nessa estória dos pneus, esta pessoa é o Stefano Domenicali. Ele num é o chefão? Num é dele a palavra final? Ele está ali para decidir, lógico baseado em algumas sugestões, mas que diz o que faz e o que não faz sai da cachola dele. Então, esta estória que o Schumy fez isso, não tem nada a ver. A imprensa já está querendo inventar coisas e pegar um para Cristo.

Claudio Soares
Claudio Soares
15 anos atrás

Se tivesse colocado os pneus adequados(intermediarios), será que ele iria estar tão mais a frente assim???

A Ferrari esta perdida tanto qto a Maclaren e agora, até o parafuso da roda espanado, vair servir de desculpa…

Paulo Ribeiro
Paulo Ribeiro
15 anos atrás

Síndrome de Pelé. Na pista é um craque, fora dela, um fiasco.

Kimi
Kimi
15 anos atrás

Cara esses comentários no blog são engraçados… como se aprende aqui heheh..olha eu quase caio da cadeira de rir.. vocês são muito divertidos mesmo.. gostei muito do Lewis Pinóquio…
Mas, voltando ao assunto da culpa do Mr. Queixo eu queria antes é que alguem que soubesse, verdadeiramente, falasse, afinal qual é o cargo do Schumacher na Ferrari?! A impressão que eu tenho, vendo pela TV, é que nem ele sabe o que faz lá. Tipo, vejo os caras da equipe e imagino que olham para ele, um estranho nessa nova Ferrari, e pensam: esse cara está aqui vivendo do passado… que merda é essa?! Fica aqui com esse ar de “fui o melhor piloto que ja existiu na Ferrari” e deve nos ridicularizar quando sozinho ou com seus amigos porque não ganhamos como na sua época.
Sinceramente… acho que se o Schumacher quer tanto ficar no pitwal deveria comprar ou montar uma equipe para o proximo ano (30 milhões apenas) e ser dono e dirigente e não ficar aí parecendo cachorro que caiu da mudança, mais perdido que filho de puta no dia dos pais.

Um abraço a todos.

Obs. A cena do Kimi com o picolé e a coca-cola diz tudo… bem o estilo do finlandes mesmo.

Go Kimi!

Obs2: Putz, como o Alonso poderia sentar nessa Ferrari… o espanhol é um talento desperdiçado naquela carroça da Renault.

Alonso/Ferrari 2010 urgente.

Obs. Continuo falando o que disse antes de começar o campeonato… Nelsinho “Emo” Jr não termina este ano na Renault.

Nadson
Nadson
15 anos atrás

Vitor, bem observado.

Flávio Furtado
15 anos atrás

Pessoal,

Estão querendo colocar o Dick na Brawn, porquê? Eu acho que o Rubinho guiou muito! Largou muito bem. A estratégia de pneus é que foi um desastre. Se a equipe errou (novamente) com o Rubinho, que sirva de dura e valiosa lição. Deixa o piloto com 270 corridas no lombo ter mais peso na decisão, ora pois cacete!!!

Não estou gostando nada: Brawn é inglês, a equipe inglesa, o Jenson, inglês. Vão repetir o filme???

Rubinho é que tem que se cuidar! O Dick está com a história escrita, e bem escrita.

Anderson Silva
Anderson Silva
15 anos atrás

Caraleo, era só o que faltava, engenheiro de pista obedecendo o “instinto” do Schumacher, ao melhor estilo:
– Domenecalli, o Schumi aqui acha melhor por esse pneu pra enchente.
– Humm, se ele falou então coloca, por que eu não entendo nada de pneu..
– Então tá, eu tambem não entendo nada.

Isso ai é conversa fiada, quem mandou botar esses pneus foi o engenheiro novo do Kimi, lembren-se que não é mais Cris Dyer (acho que se escreve assim) o engenheiro do Kimi. Esse novato quis dar uma de esperto e levou fumo..

Vitor
Vitor
15 anos atrás

Bem, o piloto só tem competência para escolher o que seria melhor no momento, e não o que será melhor dali a duas voltas.
O Kimi timha que parar, então a Ferrari, apoiada em alguma informação meteorológica, decidiu que, no fim das contas, valia usar os pneus que não eram os ideais para o momento, para evitar uma nova parada pouco depois.
Não foi correta a decisão, mas poderia ter ganho a corrida. Como algum piloto falou (acho que foi o Trulli), olhando para trás fazer a estratégia é muito fácil…

luiz morena
luiz morena
15 anos atrás

Aí, FG, mais uma prova da capacidade do “grande” (rsrsrsrs) Schumi. Esse farsante só foi piloto quando pilotava(?) os os tos or Rubinhoprfeiyfoguetes projetados por Brawn (lembram?), roubava os acertos feitos por Rubinho e ganhou campeonato atravessando carro na pista para bater nos outros. Se estiver errado, me mostre duas (2) ultrapassagens do Schummi na F1. Só vocês engolem esse cara, que perdeu para pangarés como Hill, Villeneuve e foi humilhado por pilotosm de verdade como Hakkinnen (çembram de Spa?) e Alonso. Só falta o palhaço-mor do Galvão dizer que Button é o novo gênio do esporte. Aliás, avisem a esse senhoe que o nome do piloto é Jenson e Não Jason.

revelador
revelador
15 anos atrás

o cara ta ganhando uma nota pra ficar por ali fingindo que está trabalhando….

Leonardo
Leonardo
15 anos atrás

SE foi mesmo o Schumacher que sugeriu isso, eu duvido mas SE foi mesmo ele, entao eu acho que ele tem ALGUM crédito na equipe para não ser execrado, não é mesmo ??? agora se não foi ele a coisa muda de figura, pois desde o ano passado é só cagada na Ferrari !!

JT
JT
15 anos atrás

Vale lembrar que o BILD eh um tabloide com T maiusculo.
Tem tanta credibilidade quanto o Lewis the Liar Pinochio Hamilton

Naxi
Naxi
15 anos atrás

O Kimi de bermuda,picolé e coca cola foi o melhor da corrida!!!

Renatov
Renatov
15 anos atrás

Queixada na Brawn? Será?

Seven
Seven
15 anos atrás

Uma pequena estatística (sem valor científico), feita nos comentários deste blog:

Antes da Brawn mostrar os dentes nos testes pré-temporada: 85% desciam a lenha no RB

Antes da prova da Austrália: 25% desciam a lenha

Depois da corrida: 55% desciam o pau

Antes da prova Chuvásia: 45% desciam o pau

Depois da corrida na Enchentásia: 75% descem o bambu no RB

Após exaustivas análises, cheguei à conclusão que só dá vira-casaca nesta parada.

Bronca
Bronca
15 anos atrás

Bota o alemão pra guiar! Ele ainda tem condições de ser campeão mundial novamente. O Schumacher, mesmo quarentão, é MUITO MELHOR do que qualquer um desses pilotos.

silvio
silvio
15 anos atrás

Ferrari … Ferrari …. sempre buscando culpados pela sua incompetência … não poupam nem seu maior ídolo..

Quanto aos pneus intermediários se isso for verdade a Brawn já está começando a pisar na bola com Rubens hein ?
porque se ele coloca esses pneus naquele momento tinha ido parar lá na ponta em 3 voltas …..

NICOLA
15 anos atrás

O MASSA MAIS PARECE AQUELE CARA BOM DE VIDEO GAME , A FERARI PRECISA DE UM CARA TECNICO, COMO SCHUMACHER SEMPRE FOI , AGORA RESTA POUCOS PILOTOS CAPAZES DE ACERTAR UM CARRO , A FERRARI PRECISA DE ALONSO E VETTEL URGENTE .
SDS
NICOLA

Aliandro Miranda
15 anos atrás

E, completando, agora está muito mais fácil jogar alguma culpa para Schumacher, justamente pelo motivo que você citou: Brawn e Todt não estão mais lá. Isto é, não tem ninguém para segurar a onda.

Talvez este erro em Sepang tenha sido o motivo para tirar o alemão da Ferrari. Talvez, inclusive, ele não seja uma pessoa bem-vinda no time. Pode ser que Michael seja visto como alguém de fora que vem dar pitacos na casa alheia.

Alexandre
Alexandre
15 anos atrás

Se foi dele a sugestão, só pode ter sido para ajudar a (Ross) Brawn GP, já que são chegados.

Sanzio
15 anos atrás

“Na Brawn aconteceu algo parecido, Barrichello queria intermediários, o time optou pelos de chuva forte. E assim foi.”

Então, o próprio Ross Brawn assumiu que fez cagada. Tá lá no site oficial da Brawn: “However it was not perfect as we could have had both cars in the top three if we had been a little bolder in bringing the drivers in for their third stops for intermediate tyres.”.

Julio Cesar
Julio Cesar
15 anos atrás

Flávio,

Com toda essa boataria sobre o Schumi, na sua opinião, há chances dele se juntar num futuro próximo ao Brawn e até mesmo levar junto o Jean Todt reviver a velha parceria no comando da própria Brawn?

Andre Decourt
15 anos atrás

Com a facilidade de comunicação hoje é muito fácil durante a corrida o piloto passar as informações, o problema são os engenheiros que pelo visto estão se julgando superiores a quem pilota o carro. Que pode ser uma maravilha mecânica, mas sem um ser humano com as qualificações para conduzi-lo no limite de nada serve.

Tulyo Cruz
Tulyo Cruz
15 anos atrás

Shumi, para os íntimos, tem contrato vitalício com a Ferrari.

Giovenardi
Giovenardi
15 anos atrás

o Felipe Fugazi aí acima se antecipou no que eu ia dizer .. é muito desconcertante (para a Ferrari) aquela imagem do Kimi saboreando um sorvete e de bermuda (só faltou um par de Havaianas .. hehehe) enquanto todos pilotos estavam quase nadando no grid…. ao menos .. esse descaso do homem de gelo (deve tar dando um gelo na Ferrari) deve render mais apoio ao Massa. .. …. é evidente a falta de comando. é muita gente mandando e pouca autoridade … se eu fosse o presidente da Ferrari eu acabava com as reuniões das segundas, dispensava meia dúzia de caciques e eu mesmo ia para comando por umas 2 ou 3 corridas.

ZacaMen
ZacaMen
15 anos atrás

Como dirigente o Schmmy é um ótimo piloto!!

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
15 anos atrás

Se eu fosse o Schumacher, iria pra Brawn, já que Ross Brawn é seu amigo, tentaria levantar novos patrocinadores, novos contratos, e encararia um novo desafio em sua vida. Ou então vai pra casa curtir a vida, merecidamente.
Mas ficar na Ferrari e depois de tudo que ele fez pela Ferrari, levar a culpa por uma corrida? E daí se foi ele? E daí se ele errou?
Já acertou muito também, aliás fez muito pela equipe italiana, tirou eles da fila de 21 anos.
Concordo que na Ferrari não há mais nada a fazer, é como o Zico, que não quer nunca treinar nem ser presidente do Flamengo, para não destruir sua história bonita no Flamengo, ou o Pelé, que não quer nem pensar em ser técnico ou diretor ou qualquer coisa no Santos (No máximo foi treinador nas categorias de base e dali saiu o Robinho).
Schumacher se tornou um ídolo para os tiffosi, quase um mito. Não deveria mais se desgastar na Ferrari como diretor ou consultor técnico.

Marcio
Marcio
15 anos atrás

Flavio Gomes,

CONCORDO em número, gênero e grau. Os pilotos não são vaquinhas de presépio que aceita tudo que a equipe impõem, eles tem tanta culpa quanto os estrategistas da Ferrari.

Abs

Guilherme AM
Guilherme AM
15 anos atrás

“A medida que vão se distanciando ingleses e franceses, a Ferrari vai voltando a seus piores dias”
Lito Cavalcante no treino classificatório para o GP da Malásia.

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
15 anos atrás

Com relação ao Kimi: Agora está mais do que explicado o sorvete e o refrigerante nos boxes. “Vocês ferraram minha corrida, agora se virem”.
Com relação ao Michael: É um gigantesco talento sendo desperdiçado, como eu queria ver o Schumy a bordo do Audi R15 em Le Mans, e não bancando o suicida alegre em duas rodas, ou nessa Torre de Babel que virou a direção da Ferrari.

MAU COLEGA
15 anos atrás

Foi sacanagem da Brawn não ter colocado os pneus que o Rubens pediu, né?

Então, para que serve um piloto experiente e bom de chuva se não pode escolher os pneus?

Se der errado, que o piloto seja culpado!

Nadson
Nadson
15 anos atrás

Pois é… Já vimos este filme com o Hamilton em 2.007 na China. A conta é simples. Tá perdendo mais de 2 segundos por volta para quem tem pneu diferente, troca. No caso do Raikonen, deixaram o pneu se deteriorar todo para chamá-lo para por pneu intermediário, aí a chuva caiu forte.

O piloto deve assumir a responsabilidade, no entanto, as informações que a equipe tem, podem auxiliá-lo na decisão, como por exemplo, as condições climáticas.

As vezes a sorte influencia, mas quase sempre, é o talento e a percepção do piloto, que fazem a diferença na hora das escolhas durante a prova.

Ano passado na Inglaterra, o Rubens acertou e, se a informação é correta, teria acertado novamente e até vencido a prova, mas segundo piloto, pouco opina.

Se ele não se impor, vestirá logo logo a carapuça, mesmo por que o inglês da equipe inglesa, já levou duas.

Alex Martins
15 anos atrás

Sabe porque o Pelé nunca foi tecnico de profissional? Para não estragar tudo o que tinha feito dentro das 4 linhas.
Que isso sirva ao Michael Schumacher!

Filipe
Filipe
15 anos atrás

Vale destacar Flavio, que foi o Glock quem optou pelos intermediarios e foi o Heidfeld quem avisou a BMW que não queria colocar os intermediarios.

Bruno Bonfim
Bruno Bonfim
15 anos atrás

Tô pra ver a galera dizer que “desde que Schumacher saiu, a Ferrari nunca mais foi a mesma”, hehehe.

“Desde 1992, a Ferrari nunca teve um início tão ruim. Só em 2009”.

Aí o Zé pensa: “Schumacher entrou em 1996 e saiu em 2006”, logo, antes e depois dele a Ferrari era ruim. Com ele, “a mió do mundo”.

Não é assim, Gomes?

Rodrigo T. Lamonato
15 anos atrás

Notei que no grig o Schumacher estava lá perto do carro do Button, conversando com alguém da Brawn que agora me foge se era o dono do time ou outro anônimo.

É a prova de que em Maranello ele já não tem mais o que fazer.

O Massa parece ter percebido o circo que se avizinha e começou a endurecer o tom das críticas, e talvez seja esse o caminho mesmo.

Alguém tem que mostrar que a coisa está descambando.

A.  CESAR PARDINI
A. CESAR PARDINI
15 anos atrás

Eu duvido, que em sã consciencia, o Schumi iria indicar pneus de chuva forte em pista seca como farofa(como disse o Flavio) com a antecedência que foi feita. A acusação é típica de quem precisa salvar o próprio rabo!!! Quem será que “domenicou ” essa hemmm?

A.  CESAR PARDINI
A. CESAR PARDINI
15 anos atrás

Sem dúvida, Schumy conhece como ninguem os bastidores da Ferrari. Talvez ele até goste de interagir nesse cenário ,que numa equipe grande, deve desgastar todas as pessoas que emitem opiniões sobre determinados pontos de vista. Quando se está por cima “da carne seca” ,ótimo,caso contrario, voce dança; Tenho a impressão que faz tempo que o tedesco não apita mais nada lá dentro, sendo frito em fogo lento. Ele já devia ter saido!! E nem deve tentar o mesmo cargo em outra equipe, ( O Button já disse) Resta a hipótese de comprar parte de uma equipe , que ai o status é outro.

JOSE ALEXANDRE BARRETO
JOSE ALEXANDRE BARRETO
15 anos atrás

O Shumi, pode ser tudo, menos idiota. Ele não mandaria colocar pneu errado. Estão procurando o bode espiatório para toda essa merda???????