MENOS UMA
SÃO PAULO (operação desmanche) – A notícia foi enviada pelo blogueiro Felipe Passos. Do plano de reestruturação da GM, exigido pelo presidente Barack Obama para liberar a grana para o elefante falido, faz parte a extinção de uma de suas marcas históricas, a Pontiac.
Os amantes de muscle-cars não vão dormir hoje. E é mesmo uma pena, embora carros americanos não façam exatamente parte da minha lista de sonhos de consumo.
Essas subdivisões há muito tempo sofrem, hoje ao invés delas temos as fusões de grandes marcas e não várias divisões de uma só, fora o estrago que fizeram japoneses e europeus nos EUA…
Eu amo V8 e americano que compra carrinho magro com aquelas putas estradas deviam ter a cidadania cassada…
Acho que os amantes de muscle cars não devem se importar muito, afinal os carros que eles gostam já não eram fabricados pela marca faz tempo!
O Pontiac Trans AM da série Supermáquina era muito lindo.
E a Chrysler também está quase na concordata.
Com razão o Mark (1:04 hora) quanto a origem da dívida.
vale lembra que este ônus previdenciário estende-se a prefeituras, estados e outras empresas.
Existe um livro (acredito que ainda sem publicação no Brasil) que trata do assunto, e pela resenha prevê muita complicação pela frente.
Abraços
Para mim o mais lindo Pontiac da história é o GTO Judge. Também não me importaria em ter um Pontiac Firebird com a “Screaming Chicken” pegando o capô inteiro (como aquele 77 do Burt Reynolds em “Agarra-me se Puderes”).
tive um gram am 92 muito bom.. carrinho aguentava tudo!!!! e de uma mecanica muito facil e simples!!!
e uma pena!!!
É…Pontiac, Plymouth, Oldsmobile…
Mas enfim. É algo que não me surpreende. Não estavam fazendo nada decente, mesmo.
Pode parecer coisa de orgulhoso, mas melhor ter a marca na memória com boas lembranças dos muscle cars do passado, que viver em desgraça vendo porcarias saindo da fábrica com os mesmos símbolos…
Eu gosto de carros americanos e sempre tive uma forte afinidade com a GM, vez que, desde que saiu o Opala, minha familia sempre teve Chevrolets.
Isso até 1999, porque depois GMB perdeu um pouco o rumo e começou a fazer carros chinfrins.
Deixar que a coisa chegasse a esse ponto foi muita estupidez.
Mas engana-se quem pensa que a GM foi pro brejo por causa dos SUVs ou dos carros beberrões.
A divida da GM é de origem previdenciária. Costuma-se dizer que a GM é uma empresa de previdência privada que fabrica carros.
Um carro da GM nos EUA, entes mesmo de ser fabricado, já custa US$2000,00. Isso mesmo, antes do carro existir, de ter sido estampado um único painel da carroceria, ele já custa dois mil dólares! Os erros que levaram a isso começaram a ser cometidos na década de 1970, por total incapacidade dos executicos das empresas de negociarem com os sindicatos e por uma postura perdulária de seus executivos chefes, que se cercavam de luxos e bonus exorbitantes como se a fonte do dinheiro fosse durar pra sempre. Um caso típico em que todos erraram.
O que matou a GM foi a burrice mesmo, os SUVs tem sua cota de culpa mas é bem menor do que se apregoa.
Não acredito na falencia deles porque teria um impacto econômico e social muito grande no mundo inteiro, mas que a recuperação dos caras vai sair caro para o Tio Sam, isso vai.
O governo americano, por sua vez, poderia ter visto que a vaca tava indo pro brejo antes e ter feito uma intervenção há muitos anos. Foram negligentes e merecem se ferrar também.
Essa garotada só pensa em carros tipo “Velozes e Furiosos”, pois não conheceram os verdadeiros automóveis,como os carros americanos,que eram e são bonitos,rápidos o suficiente e extremamente confortáveis e confiáveis,graças à suas mecânicas tradicionais. Os Pontiac GTO foram simplesmente lindos,maravilhosos e muito desejáveis.
eles fizeram o GTO, o Trans Am, o Fire Bird… já basta para entrar para a história. Ah GTO… um aqui em casa ficaria muito bem…
Putz, este Pontiac do “decalque” valia a pena salvar, agora os mais novos, tchau e benção!
Um Pontiac Firebird Trans-Am73 branco fez a alegria da minha infância. Meu pai trabalhava numa concessionária Chevrolet em Sampa, e o dono mantinha o carro lá, guardado. Aos sábados, quando meu pai me levava lá, ficava babando naquele monstro, com a entrada de ar saltando do capô e a Fênix. Povoou meus sonhos por muitos anos. Quando fui aos EUA, a locadora não tinha pra me entregar o carro que tinha reservado, e, para compensar a falha, me entregaram um Firebird, com o qual passei 27 dias. Parte do sonho realizado: era branco, mas não tinha a fênix…
Já vai tarde e não fará falta. RIP Pontiac
Pontiac GTO, se não me engano, foi o primeiro Muscle Car…
Tinha que ser esse Felipe Passos mesmo pra dar a notícia… brincadeira… é meu irmão… ele só gosta de fuscas…
Abraços
O negócio é tão feio na GM que os caras vão leiloar (ou já leiloaram não sei) as peças do mueu particular da marca. Até entendo, que o momento seja de vida ou morte, mas talvez essas peças sejam o maior ativo da marca que é a sua história. Mas enfim, os executivos precisavam comer caviar…
Se não me engano, o cara que venceu ontem em Talladega agradeceu à Pontiac… O novo slogan é
Vença no domingo, desapareça na segunda…
Eu tive alguns Pontiacs, Grand Am, Trans Am, Sun Fire… Eram típicos carros americanos, gastavam muito, andavam pouco, curvavam nada. Mas eram baratos que só eles!
Tempos dificeis, medidas drásticas.
FG, na ultima pag do caderno de esportes aqui da Zero Hora (versao on line no http://www.clicrbs.com.br) tem uma reportagem da corrida de classicos do rs, apelidada de Velhozes e Furiosos….o chato eh que a foto destaque eh de um simpatico DKW azul sendo empurrado para entrar novamente em combate…hehe….abracos!
Nunca tive vontade de ter NENHUM Pontiac,então……
Lamentável! Era a marca que eu mais gostava na GM, principalmente pelo espírito esportivo.
Podiam acabar com a Hummer ou/e a Buick.
Ae FG! gostei do comentário:
“E é mesmo uma pena, embora carros americanos não façam exatamente parte da minha lista de sonhos de consumo.”
Ou seja, não gosto, mas respeito.
Isso sim é jornalismo! Parabéns.
P.S,: Não ficaria triste em ter um Covair, a tentativa frustrada de se copiar um fusca.
http://www.police.uci.edu/community/car_show/2003/62_Covair_-_Yoshimura.jpg
elefante, não. mastodonte.
e como a lada não dá mostras de que vai falir com a crise, patinho feio 1 x 0 cisne emperiquitado.
…qse no mesmo assunto……os carros do museu da Ulbra irao a leilao….escutei hoje aqui na radio gaucha. A se eu tivesse grana…