SENNA, 15

SÃO PAULO (nem tudo foram flores) – Mônaco, 1988. Senna ganhava a corrida com um ano de vantagem sobre Prost. Bateu na entrada do túnel, ficou puto e foi a pé para casa. Dizem que só apareceu na McLaren na semana seguinte. Não fui a essa corrida. Mas estava no fechamento do jornal, trabalhava na “Folha”. Meu editor na época, Nílson Camargo (hoje diretor de redação do jornal “Agora”), resolveu manchetar: “O barbeiro de Mônaco”.

Ayrton não dava muita bola para os jornais, ou pelo menos se esforçava para não demonstrar, embora lesse tudo, porque sua assessoria de imprensa fazia um “clipping” diário para ele. E quando leu a manchete, ficou puto de novo.

Não foi seu primeiro erro, nem o último em corridas que pareciam ganhas. Em 1988 ainda, deixou de vencer em Monza ao bater, no fim, num retardatário, Jean-Louis Schlesser. Não fosse essa derrota, a McLaren teria vencido todas as etapas daquela temporada. Em 1990, em Interlagos, acertou Satoru Nakajima no Bico de Pato.

Subscribe
Notify of
guest

79 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Aldo
Aldo
14 anos atrás

Caro Roberto Andrade, voce não entende nada de corridas deve ter visto apenas o Shumacher correr, o piloto mais mal carater que ví na f1, não respeitou nem o dia que a mãe dele morreu e tava batendo rodas com o irmão, e só pra lembrar Senna não precisava de galvão, fantastico, eles precisavam do Senna, se juntar todos que passaram na f1 ainda não faz um Senna.

Luiz Alberto
Luiz Alberto
14 anos atrás

Dizer que o Senna foi melhor que o Schumacher é a mesma coisa que dizer que o futebol argentino é melhor do que o brasileiro.

7×3 e 5×2 não deixam dúvidas!

O melhor piloto de Mônaco
O melhor piloto de Mônaco
14 anos atrás

Essa manchete do “Barbeiro de Monaco” é fora de hora estilo o comentario Hortência

Provo:
Um dos poucos recordes que Schumacher (que quebrou todos os outros recordes expressivos da f1) não conseguiu quebrar foi justamente o de vitórias em Mônaco
Que Senna errou naquela corrida errou, mas num cicuito apertado. Se fosse em outro circuito não aconteceria nada. Tinha posto 1,5 seg nos treinos em cima do Prost e estava com uma vantagem de dar sono. Chamar de “Barbeiro de Monaco” bate de frente com a história, porque fora esse erro foi ali que ele impos a maior vantagem sobre seus adversarios.

1,5 seg em cima de um piloto como Prost? “Esto no Eqxiste” como diria padre Quevedo.

Eric
Eric
14 anos atrás

Ao Ronald….o Schummy divulgou que levou só uma cadela para a Alemanha….não falou nada do irmão dela….Robeeeeerto….

Isso aí,segundo o Roberto,o Schummi teria 15 titulos na F1.
Ué,mas não perdeu 2 para o Alonso???E para o Hill???Villeneuve????
É melhor parar….

Alex Martins
14 anos atrás

E a gente ainda fala mal do Hamilton…

Ronald Wolff
Ronald Wolff
14 anos atrás

O Robertao tem procuraçao do xucruts, ou é amante dele??????

gustavo lobo
gustavo lobo
14 anos atrás

flávio,
se tem uma coisa que realmente me intriga, é vc não conseguir se desvencilhar do senna.
aliás, não é só vc que não o esquece. as duas únicas vezes que shumacher chorou (ao menos, em público), foi justamente quando quebrou recordes dele (vitórias e poles). detalhe: não chorou no dia da morte da mãe.
li seu artigo sobre o dia 30/04/94 e achei interessante, muito bem escrito, poético. nele vc fala do outro piloto cujo nome não lembro (embora me lembre muito bem do fato) para, só no final, fazer uma referência ao senna (reveladora, por sinal).
mas, francamente, não entendi muito bem.
afinal, o texto era sobre a silenciosa nobreza do carismático senna, sobre a total falta de sensibilidade de seus súditos por darem mais importância a ele do que a um desconhecido ou sobre vc e sua sutil capacidade de enxergar e se sensibilizar com o que jamais seremos capazes?
Se pretendia fazer uma ode aos simples mortais, porque a fez justamente no dia (ou melhor, na véspera) do aniversário de sua morte? Por que não fazê-la num dia qualquer, já que está se referindo a “um sujeito qualquer”?
a impressão que tenho, toda vez que leio algo que escreve sobre o ayrton, é de que, nas entrelinhas, está querendo nos dizer (ou, talvez, ensinar) que ele não foi tão bom (ou importante) quanto imaginamos ou queríamos que fosse.
é interessante notar como esse mártir, esse deus artificial criado e desenvolvido nos laboratórios da globo o inspira.
aliás, sempre que quer dar uma aquecida no seu blog, vc o ressucita.
como um “deus” dá ibope, né!?
sua relação com ele lembra muito a do shumacher.
como ele os incomoda! como ele os engrandece!
Já que a pauta do dia (ou, talvez, do mês) é a morte do senna, por que não abre discussões sobre dois temas interessantíssimos ligados, direta, ou indertamente à sua morte?
– as suspeitas e evidências de irregularidades (controle de tração, filtro de combustível, etc..) da benetton 94 (com brown e shummy) no ano em que o alemão “destruiu senna NAS PISTAS (???)”;
– mudança de regulamento daquele ano que tornou a williams (melhor carro dos dois anos anteriores) um bólido quase “indirigível” (o lívio oricchio escreveu uma série de artigos muito bons sobre isso).
existem dezenas de matérias com vários enfoques criteriosos e bem fundamentados sobre esses episódios.
na minha opinião, são assuntos bem mais instigantes – e sérios – do que as estatísticas de lambanças cometidas pelos pilotos de ponta. Podem gerar discussões e pesquisas enriquecedoras sobre a fórmula 1 e seus meandros, lendas, verdades e… mentiras.
bem, a sugestão está dada.
abs,
gustavo.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
14 anos atrás

Vi alguns comentários e acho o seguinte:

Essa história de erro ou não é pura bobagem! O Senna era muito bom, um grande piloto. Foi o melhor de sua época juntamente com o Prost. Pronto!

Muita gente o compara com o Schumacher ou sei lá quem, mas era outros tempos, outra tecnologia. Tudo diferente!

Eu vou ser sincero: nem sei direito como se configura um F1 naquela época muito menos agora, ante a parafernalha de botões.

Ele foi excelente. Muito bom! arrojado, técnico e que trouxe grandes emoções.

Quem viu o vídeo, viu o Mansell e Patreze aprontando também. O Prost também quase bateu no BERGER num momento. Não bateu pois era mais cabeça. Fez a ultrapassagem posteriormente.

Só isso… que posso mais dizer???!!!

DANILO TS
DANILO TS
14 anos atrás

O Flávio não gosta do Senna!!! gosta do Shummy!!!! e agora?? os 2 foram excelentes Pilotos o Senna parou em uma fatalidade!! Para mim e 99,9 % dos brasileiros o melhor de todos o “CHEFE”!!!! o Flávio se enquadra no 0,01 %, e paga pau pro Shummy só porque o cara é alemão!!, gosto da alemanha da AUDI da AUTOUNION da VW de Wolffsburg (já fui) mas o Senna foi e sempre será o melhor!!.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

vito, vou defender o senna agora: aí a gente até perdoa né!!!!!! afinal, ele rodou na busca incessante do melhor da história!!!!! schumacher o passou no braço, e senna não conseguia se aproximar, acabou rodando, igual a quelaquer outro piloto de qualquer tempo que tivesse nessa situação!!!!! ali, ser segundo é como vencer!!!!!!

Aldo
Aldo
14 anos atrás

Diferente do que muitos estão citando ai em cima, não foi a globo que criou o ídolo Senna, ele se criou sozinho com seus resultados, mostrando realmente o que é trabalho, dedicação, Shumacher foi medíocre, e trapaceiro nos resultados, tanto na pista qto fora dela, não se lembram das punições em 1994 com irregularidades no carro e no ano que perdeu todos os pontos, como ja citei acima tirando as sacanagem seria tetra, do Senna roubaram o de 89 dando para o Prost, o Senna seria tetra tb e se não tivesse morrido seria mais, e morreu em primeiro, e só pra lembrar, Shumacher levou anos pra bater o recorde de poles do Senna isto porque esse não tinha como aumentar esse numero, coloquem argumentos para dizer que Shumacher foi melhor, ele disputou títulos com Prost, Mansell, Piquet, não disputou com Hill, Villeneuve, Hakinem, o melhor foi o Alonso que qdo veio desbancou o Alemão, e ficou com medo de disputar de igual pra igual com o Barrichello, pois sabia que perderia não da pra ganhar todas sem sacanagens, Prost deixava Senna passar, a Mclaren previlegiava algum deles, era pau a pau curva a curva, Senna foi o melhor de todos, e não foi a tv que me disse isso acompanhei todas as corrida com o Senna desde 84 até sua morte, e acompanho até hoje não perco uma independente se tem brasileiro ganhando, me convençam do contrário.

vito
vito
14 anos atrás

tem a cagada em interlagos em 1994 também…

Aldo
Aldo
14 anos atrás

Amigo flávio ouvi um comentário seu dizendo que Shumacher foi melhor que Senna, que se manteve mais tempo no auge, mas voce esqueceu de dizer que Shumacher ficou 4 anos na Ferrari sem ganhar o campeonato porque o carro da Ferrari era ruim ou seja Shumacher só ganhou quando teve carros fortes na mão, diferente do Senna que ganhou o título de 91 com um carro ja inferior as Williams, ganhou um título na sacanagem jogando o carro em cima do Hill, ganhou dois porque não deixavam o Barrichello ganhar pois Rubinho estava no auge e ganharia esse dois campeonatos, seriam 3 a menos ou seja tetra, e só ganhou os outros porque não teve adversários a altura sem ter que deixa-lo passar, me desculpe mas achar que Shumacher foi melhor que Senna.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

hahahahahah, grande TRC, isso é o melhor, cara!!!!!!! e dizem que 1993 foi o melhor ano dele!!!!! fico imagianndo o pior!!!!!!

T R C
T R C
14 anos atrás

Esqueceu de mencionar o pancadão por trás que Senna deu em Blundell no GP da Itália de 1993 na freada da Variante Della Roggia. Freou no vácuo e parou na traseira da Ligier. Coisa típica de estreante.

Nico
Nico
14 anos atrás

1964: o ano que ainda não acabou!
Galvão, senna, lula, BB, Petrobrás, e pqp!
De-lhe nacionalismo imbecil!!!!

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

está muito bom ler eses comentários todos, me sinto feliz pois vejo mais gente que sabe que senna SÓ É ESSE HERÓI no Brasil, em lugar nenhum mais!!!!!! Alessandro Alves aí em cima detonou, a grande emissora que manipula a mais de 40 anos!!!!! Sem Galvão e Fantástico, etc, ninguém sequer lembraria desse Senna!!!!! Como eu disse em outro post, eles inventaram mentiras cmo Roberto carlos e o “fenômeno” Ronaldo!!!!

valeu Alessandro, seguiremos na luta para mostrar que Schumacão é o maior de todos. não que isso seja novidade… e o Leonardo Feliz lembrou desse momento do Schumy mas, como ele mesmo disse, ACABOU VENCENDO NO FINAL!!!! SENNA?????

Leonardo Felix
Leonardo Felix
14 anos atrás

Curiosidade tosca: Philippe Alliot bateu nessa corrida após dar uma fechada em Patrese, e Galvão comentou: “esse Alliot bate uma barbaridade”. No gp seguinte, no México, o Alliot deu uma cacetada violentíssima no meio da longa reta dos boxes do Hermano Rodriguez, durante o warm up, com direito a capotagem e tudo. Nunca sofreu nenhum arranhão.

Uma das poucas vezes que GB fez um comentário correto e preciso hahaha

Alessandro Alves
Alessandro Alves
14 anos atrás

Aha, chega de falar do Senna. Foi um grande piloto? Sim, sem dúvida. Herói transformado por um emissora de TV que a mais de 40 anos ‘manipula’ o que os brasileiros assistem. Deixa o cara descansar em País….. Homenagem piegas em todo o lugar tem….

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

13 vezes sim só não citei 15 porque ele tava começando e não podia estar na williams… mas as 13 eram as normais, especialmente 99 e 2006 em que ele ia ganhar memo com carro bem pior que mika e alonso, mas não deu porque teve os problemas!!!!!

A Fórmula 1 acabou em 22 de outubro de 2006. É como Flavio disse, depois que ele parou, a competititvidade voltou!!!

Leonardo Felix
Leonardo Felix
14 anos atrás

Essa história de que o Senna errou porque queria colocar volta no Prost é balela.

Prost ficou 50 segundos atrás porque esteve preso durante 51 voltas atrás de Gerhard Berger (culpa de mais uma das largadas horrorosas do francês).

Quando conseguiu finalmente se livrar do austríaco, passou a virar mais rápido que Senna. Não tinha como Senna colocar volta em Prost.

Ou ele bateu por tentar virar mais rápido que Prost, e vencer com a melhor volta da prova, ou foi por falha de concentração, já que estava muito à frente sem ameaças. Uma vez aconteceu isso com Schumacher no gp dos EUA de 2000, onde rodou sozinho pois liderava com folga e se desconcentrou, mas acabou vencendo no final.

Marcelo Campos
Marcelo Campos
14 anos atrás

Flávio, imagino que você deva ter se preparado bem antes deste post. Alguns se esquecem do que é humano…

Eric
Eric
14 anos atrás

O post é do Senna,não cita sequer o “sapateiro” do Schumacher e vem o idolo do aposentado alemão destruidor de motos….deve ser também um Piquetista……affff………

Vai ver se eu to na esquina mané…o Schummi com carro igual tomou pau do Loeb no race of Champions…..ou do RUBINHO de kart…..xiiiiii…..e agora?????

Ao José Rubens….super entendido……devia escrever no lugar do FG……como um cara que consegue ficar só 2 minutos concentrado é tricampeão mundial??????Vá se fud….

E outro da fila do INSS aí em cima……13 vezes?????

Se minha mãe tivesse bigode,eu tinha dois tios……..vá se fud…vc também….puta absurdo.

O post é do SENNA carai!!!!!!!!!!!!!

Ronald Wolff
Ronald Wolff
14 anos atrás

Lembrado após 15 anos……..citado semana afora, em seus “nem tanto“ melhores momentos uma vez que foram postadas aqui corridas que nem tanto foram as suas mais famosas, e acredito eu , não são as melhores dele, conforme o ilustre blogueiro até mesmo citou…..mas………ainda assim é lembrado……então…o cara é fera !!!!

Imagina se colocassem aqui os momentos de corridas como Donnington, Mônaco 84, Brasil 91 e 93…………..

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

Reitero: em condições normais, ele teria sido campeão 13 VEZES !!!! Tem como pronunciar isso? Tridescaicocampeão?????

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

LeoAndery:

não existem viúvas do schumy pois ele está vivo!!!!!

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

JP

Respeito todo mundo!!!! Só não admito que critiquem Schumacher, ele é intocável!!!!

E se quer saber, acompanhei, muito bem, os anos Schumacher sim!!!

Comecei a ver F-1 em 1994, e só vi o Schumy humilhando a todos!!!!

Ele só perdeu 1996, 97, 98 porque não tinha carro, 99 porque quebrou a perna, 2005 porque mudaram as regras dos pneus e 2006 porque o motor estourou. Só por isso!!!!! Você falam de hill, mika, villeneuve e choronso, mas só ganharam quando schumacher era anulado de alguma forma!!!! nunca pelos próprios erros!!!!

se schumy errou, pode ser, mas só em 2005 como você falou, porque tavam zuando com ele!!!!! liste os erros dele, abandonos, e verás que 99,99% foram problemas no carro ou de adversários que o atrapalharam!!!!

e mais: pegue os do senna (161 corridas) e do REI (250 corridas) e verás que mesmo em 89 GPs a mais Schumy errou MUITO MENOS!!!!

LeoAndery
LeoAndery
14 anos atrás

Eita… tem viúva até do Shummy agora, eh? AuhauhauhAuhauha

Todo piloto fodão erra… normal quando se anda no limite. Essa de 88 foi uma senhora cagada. Do mesmo jeito que o Prost rodou em volta de apresentação (não lembro quando e aonde, mas acho q foi frança/90). Assim como Hamilton atropelou o Kimi, entre outras cagadas ridículas que acontecem de vez em quando nesse e em tantos outros esportes. Damos risada, os caras aprendem (ou não) e a vida segue. Simples assim.

Agora, quem diz que o Shummy não cometia erros, acompanhou a carreira dele pelo Youtube. Errava sim, muito pouco, mas errava. E as vezes se “esquecia” de assumir. Como qualquer ser humano, mais genial ou mais “humano”.

Se ainda duvida, procure pela temporada de 2005, onde ele errou pracas…

JP
JP
14 anos atrás

Poberto de Andrade

O problema não é achar um melhor que o outro e sim a forma como cospe suas idéias. É perfeitamente aceitável que Shumacher tenha sido melhor que Senna, desde que você apresente argumetos e, principalmente, saiba colocá-los.
Isso que você faz é digno de torcedor de futebol, e olhe lá! Só tem uma explicação: você não acompanhou os anos de Senna e pior, não deve ter nem acompanhado os anos de Shumacher.
Duvido que quem acompanhou os dois títulos de Emerson tenha coragem de dizer que Stewart foi um “bosta” ou coisas do tipo.

Portanto, aconselho a você acompanhar mais a fundo a F-1, fazer uma faculdade, adquirir mais cultura, ter mais respeito…

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

Mattos, inventam piores: como dizer que ele foi melhor que Schumacher!!!!!!!

Amaro Juvenal
Amaro Juvenal
14 anos atrás

ok schumacher era o maior….

precisou ate d ajuda do zuado Rubinho, tendo q parar pro outro ganahr

tinha como grandes oponentes Hakinen, Hill, Montoya etc….

piada

Mattos
Mattos
14 anos atrás

Engraçados os comentários. “sua rapidez de raciocínio era maior” … rsrsrsrsrsrsrs Neguinho inventa cada uma.

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
14 anos atrás

É, você só esqueceu de contar que, com a pancada no Schlessser, o Senna ficou enroscado na chicane dando de graça uma dobradinha para aquela equipe italiana que você anda pixando ultimamente, com Berger e Alboreto, um belo mico em Monza.
Pois é, até os “mitos” fazem besteiras de vez em quando.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

é MUITO bom ver gente lúcida como o José Geraldo!!!!! Somos as vozes que clamam no deserto, meu irmão!!!! Mas iremos conseguir tirar esses vestidinhos pretos das “carpideiras” como diz o grande Pandini!!!!!!

José Rubens, você disse “sempre contra encena e barrica”, o que é ótimo. Só acho que estás equivocado quanto ao fim da F1!!!!!

A categoria máxima acabou no dia 22 de outubro de 2006 quando o MAIOR ESPORTISTA DA HISTÓRIA DO UNIVERSO se aposentou das pistas. Mas pelo menos foi dando show e não batendo o carro!!!!!

Guilherme
Guilherme
14 anos atrás

“O carro de Senna passava a milímetros do guard-rail. Foi a coisa mais impressionante que v no automobilismo”

Creighton Brawn, chefão da McLaren na época

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

Só pra que conste, gostei muito do último comentário (sobre Encena) do José rubens!!! Do nosso time, Flavio!!!!

Jose Rubens - Sempre contra Encena e Barrica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Jose Rubens - Sempre contra Encena e Barrica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
14 anos atrás

A F1 da era piloto terminou em 85/86. De lá para cá, piloto vale 10% e máquina e tecnologia 90%. Porisso a F1 está essa merda e muda de regulamento a cada meia hora para poder ajudar ou prejudicar ou piloto ou equipe. O ideal é fundar outra F1 sem os velhos gagás de plantão (Mosley e Bernie)….

O Luca e o Briatore podiam fazer isso…..

José Geraldo
José Geraldo
14 anos atrás

Flavio Gomes o seu comentario pela ESPN na sexta feira ou sabado, (o1 ou 02) de maio foi ótimo, sem firulas, sem fanatismo, isento e fiel aos fatos sobre o grande idolo Ayrton Senna. De fato um grande campeão, um grande talento, mas sem essa de Heroi, o Deus do automobilisto, o Santo, o infalivel, o mais brasileiro dos brasileiros. Ora, isso tudo propagado pelo duble de comentarista e narrador decadente Galvão Bueno. Que também se julga o bam bam verde e amarelo em todos os esportes por onde trabalha.

Guilherme
Guilherme
14 anos atrás

Nesse caso, vejo muitas semelhanças com Lewis Hamilton.

Guilherme
Guilherme
14 anos atrás

Flavio,

Essa corrida é lendária. Porém, há coisas a se destacar.

O Senna havia feito coisa de 1,5 mais rápido que o do Prost seu tempo da pole. Fez qualquer coisa parecida com o que o velho mestre Juan Manuel Fangio havia feito em sua vitória no GP da Alemanha de 1957, nos 22 quilômetros do traçado Nordschleife de Nürburgring, ao pilotar muito acima do que já seria considerado rápido, quase desafiando os limites físicos de se contornar as curvas, sempre em marchas mais altas do que o recomendado.

Em 1988 não havia pneu de treinos e Senna resolveu simplesmente dar uma sucessão de voltas rápidas do traçado de Monte Carlo. Seu tempo já lhe garantiria uma pole tranquila, mas ele simplesmente continuou pra ver até onde aquela experiência o levaria. Sua pilotagem tornou-se mais e mais rápida a cada curva e ele mesmo confessou se ver pilotando quase que de modo inconsciente. Quando percebeu isso, assustou-se. Voltou vagarosamente para os boxes e não pilotou mais naquele dia. Seu tempo era estrondoso: 1:23.998, contra 1:25.425 de Prost. Berger, que era terceiro com a Ferrari, estava 2,6 atrás e o restante do grid ia a mais de 3s.

““A emoção pós-acidente era de pura raiva com ele mesmo, eu nunca o vi ou o ouvi mais frustrado e bravo. Ele sabia que tinha efetivamente perdido concentração e havia cometido um erro fundamental quando bateu na barreira frente à orla. Ele não podia com aquilo, era o mais incoerente possível quando falou (logo após a batida). Ele caminhou de volta para o apartamento dele e só duas ou três horas depois apareceu novamente, quando já havia adquirido compostura. Estava puramente negativo sobre o desempenho dele e pediu muitas desculpas ao time”. (RON DENNIS)

http://www.ultimavolta.com/formula1/projeto99/2009_01_29_Triunfo_43.html

Marcelo Borges Araujo
Marcelo Borges Araujo
14 anos atrás

Rapaz, eu me lembrei que, na época, dei um pulo do sofá quando apareceu o carro do Senna chapado no muro.

Por essa ninguém esperava. O cara estava a 700 mil km na frente e deu uma porrada sozinho.

E quando ele bateu em Monza eu me lembro de tê-lo xingado de burro por ter forçado daquele jeito no meio do “S”.

Saudade daquelas manhãs de domingo.

Roberto Junior
Roberto Junior
14 anos atrás

Lembro de uma reportagem sobre este episódio, que trazia o depoimento da empregada do apartamento do Ayrton em Mônaco a respeito deste dia. Foi hilário…Abraço!

Lidielson
Lidielson
14 anos atrás

Grande Eduardo Agra….
dois de meus grandes ídolos: Senna e Jordan. Foram humanos e também erraram muito.. quanta saudade…

Jose Rubens
Jose Rubens
14 anos atrás

O Encena tinha um sério problema de concentração. Ele não dava conta de ficar concentrado por mais de 2 minutos. Isso é fato. Só se saia bem em treinos e ia muito mal em corrida. Só ganhou porque corria com um figuetão e o resto tinha carroça. Porisso tantos erros e coisas esquisitas. Tá longe de seu um piloto fantástico….. Longe de ter a genialidade do PIQUET, que continua vivo e falando muitas asneiras (

Jose Rubens
Jose Rubens
14 anos atrás

Eder diz:….É impressão minha ou todos esses videos antigos, postados essa semana com corridas antigas, provam que Galvão Bueno narrava melhor antigamente???….

Ele nunca narrou nada. É um incompetente de marca maior…….

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Senna andava sempre perto do limite. e errava tambem e tinha dificuldades em ultrapassar retardatários porque não gostava de perder tempo com eles. Sua rapidez de raciocínio era maior então achava que os outros também pensavam como ele, o que não acontecia , então as colisões com retardatários eram comuns com ele.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
14 anos atrás

O maior defeito do Ayrton era de ser precipitado, adjetivo que mais odiava. Tem umas lendas que dizem que o engenheiro deu um rádio durante essa prova, dizendo para o Ayrton aliviar. Daí dizem que se ele aliviava, errava. Se ele fosse mais burocrático, como Prost, talvez tivesse ido mais longe.

Eric
Eric
14 anos atrás

Não faz mal….em 1988 ele foi campeão no Japão com uma vitória que NINGUÉM aqui viu coisa parecida…..ou viu???

E ganhar em Monaco qualquer um ganha né bando…..o aposentado nunca ganhou né…….desculpas……

Afinal,guiar um carro com 800 cv,na era turbo,com cambio na mão direita em H normal,sem controles de tração estabilidade,mapeamento de injeção…….

Ai,o Schumacher senta e aprende…vc e seus seguidores….afinal para tomar ralo em condiçoes iguais,basta a Sebastien Loeb,no race of champions…ou até mesmo Rubinho ou Massa no kart…..

Mário Gasparotto
Mário Gasparotto
14 anos atrás

Mesmo Senna cometendo erros depois desta corrida, podemos dizer que a sua carreira é dividida em a.Mônaco/88 e d.Mônaco/88. Uma boa prova disto foi a corrida de Portugal 90, um ano depois daquele polemico enrosco com o Mansell na qual ele “desistiu” de lutar pela vitória contra o próprio Mansell para garantir o 2º lugar à frente de um emputecido Prost, contra seu companheiro de equipe na Ferrari. O Mansell até comemorou a vitória levantando o braço do Senna e o elogiando na entervista dos três primeiros. Depois a sua estratégia de cautela em 91 para garantir a vantagem que tinha contra o mesmo Mansell.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

O Schumacher nunca cometeu erros como esses, muito bem lembrado pelo Flávio, quem errou em Monza foi Senna, e não o Schleser que batesse em sua roda traseira, mesma coisa acontecendo em Interlagos-90!

O schumy nunca errou assim, na verdade, foi muito prejudicado por barbeiragens dos outros, como no Japão 2003, em que o Sato quase lhe tira da prova… Precisou correr contra o tempo pra garantir o oitavo… por isso não entendo quando dizem Senna melhor que Schumacher, é impossível!

Outro exemplo, Schumacher em Mônaco 2004, culpa total do Montoya!

abraços