MENU

domingo, 31 de janeiro de 2010 - 12:33F-1

C29

ONDE TAMBÉM É DOMINGO (e o tempo passa lentamente) – A BMW Sauber fez a apresentação mais espartana da história da F-1 agora há pouco em Valência. Este aí, em foto de Marcelo Ferronato, nosso “caipira voador” que não para um segundo de enviar informações, é o C29. Todo branco, apenas com um patrocínio no espelho retrovisor. Os pilotos, Kobayashi e De la Rosa, parecem enfermeiros.

Incrível… Anos atrás, em tempos de vacas gordas, estive em apresentações da Sauber na Suíça que mais pareciam espetáculos de cabaré hi-tech, com milhares de pessoas acompanhando e muitos mais milhares de francos suíços gastos.

A questão do motor. Todos sabiam que seria Ferrari desde o ano passado, mas o grande mistério era: com qual nome que vai? E como é que uma equipe pode ter BMW no título e usar motor Ferrari? Era o “último segredo de Fátima”, do qual falei brincando na minha última coluna, e que foi desvendado. Pode, assim: mantém-se BMW no nome, coloca-se motor Ferrari e que se dane o mundo. Hoje, pela primeira vez desde que reassumiu a equipe, Peter Sauber permitiu o uso da palavra “Ferrari” num texto oficial do time de Hinwil.

Today, Sunday, on the eve of the start of the official Formula One test drives, the BMW Sauber F1 Team rolls out its Ferrari-engined C29 at the Ricardo Tormo race track in Cheste near Valencia, Spain.

É esquisito, não? BMW Sauber Ferrari-engined. Há algum motivo para a manutenção das três letrinhas bávaras no nome? Foi assim que a equipe foi inscrita? Garantir os números, direitos de arena? Questões legais? Tudo isso. E não pode mudar? Pode, claro. A Honda virou Brawn em cima da hora no ano passado, para ficar num exemplo recente. E a Brawn virou Mercedes, mais recente ainda. As coisas são rigorosas na F-1, mas nem tanto. Vamos ver, quem sabe até a abertura do Mundial arranquem a BMW da Sauber. Mas acho que não vai rolar. Gostaria de saber é o que a turma da BMW está achando disso, o uso de seu santo nome em vão. De BMW, na equipe, não tem mais nem o repolho do chucrute servido no almoço.

Quanto ao carro, há pouco a dizer. A ausência de cores e pompa, às vezes, pode turvar uma avaliação. Na verdade, pouco há a dizer de todos os carros novos, enquanto não andarem. No máximo, se são bonitos ou feios, e qual a tendência aerodinâmica que se percebe. No caso do C29 (“C” é de Christine, mulher de Peter Sauber), o bico alto e chato que todas mostraram até agora. Mais comprido, por causa do tanque maior. Bigorna atrás da tomada de ar. Tudo bastante convencional. Não vai emocionar ninguém, como, aliás, tem sido a marca da Sauber e, de certa forma, foi a da BMW em sua passagem pela categoria, exceção feita a um ou outro show de Kubica, especialmente em 2008.

c29

69 comentários

  1. Angelot disse:

    Bom o pessoal da BMW *Ferrari* Sauber, andaram bem nos primeiros dias de treinos. Visto que a Brawn no ano passado iniciou do mesmo modo.

  2. Cal Souza disse:

    Pelos primeiros resultados de Valência, acho que a Sauber, na pista, vai emocionar sim! O carro parece “bem nascido” e os dois pilotos estão mostrando serviço, só ficando atrás da Ferrari de Felipe Massa – deixando para trás a McLaren de Hamilton e a Mercedes dos alemães Rosberg e Schumacher. É esperar para ver…

  3. Nos testes a BMW Sauber vem andando próximo da Ferrari e até da McLaren e da Mercedes. Sei que é início dos testes e muita coisa vai alterar, mas gostei dos primeiros resultados da BMW Sauber.

  4. Daniel Ramos de Oliveira disse:

    Amigo Flávio,porque a Sauber não vai emocionar?Só porque a BMW nunca emocionou?Isso não tem nada a ver,olha o exemplo da Brawn GP com a Honda,a equipe nipônica nunca conseguiu nada de grande,e quando chegou a Brawn GP com o motor Mercedes apavorou,e ganhou o titulo,com um carro todo desenvolvido pela a equipe nipônica.
    PS:A Sauber ficou em segundo nos testes dessa Segunda-Feira,como o Pedro de la Rosa,atrás apenas da Ferrari.Porque ela não pode suprender???Nunca digue nunca!

  5. Ever Rupel disse:

    o BMW Sauber Ferrari [?] depois do teste parece ser bom!!

    saudade da Sauber negra de 1993

  6. Gafanhoto disse:

    Feio, mas anda, rsss. Tanque vazio e o escambau. Vamos ver o Koba disputando o pelotao da frente :-)

  7. Flavio Bragatto disse:

    É possível que o velho Sauber tenha inventado um novo significado para a sigla BMW, afinal são só três letras e isto não pode ser registrado como marca, certo?

    Sei lá… ele deve ter intendido que o esforço mental para dar um significado às letras B, M e W, que não tenham nada a ver com a BMW Motors.

    Outra prova disto é: Onde está o logo da BMW no carro???

  8. Godo disse:

    Vale notar que a pintura do chassi é a oficial da BMW Motorsports.

  9. Luiz Schneider disse:

    Desse jeito vou abrir uma equipe de F-1 tb…..adoro os velhos tempos de garageiros

  10. fabio tupã disse:

    vamos ver o que vai dar esse ano, sera que as equipes, la de tras vão pontuar, ou serão apenas equipes, para formar o grid de largada, é tanta equipe, que não sabemos de onde vem,daqui uns anos vai ter a equipe tartaruga motors………………………………………

  11. EduardoRS disse:

    A briga no pelotão dos fundos vai ser acirrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>