quarta-feira, 24 de março de 2010 17:59 32 comentários
SÃO PAULO (flecha de verdade) – Um pouco de anos 50 na nossa minissérie de entranhas de carros de F-1. Como sempre, deixo aos blogueiros a tarefa de falar do carro.
Tem a foto da renault que alonso foi campao que possuia os famosos amortecedores de massa na parte dianteira do carro? que a ferrari chorou para que fossem invalidados?
W196 – existiam 2 versões: esta sem paralamas para pistas travadas e a W196streamlined toda carenada para pistas “velozes”. Vel em torno de 300 km/h, veiculos sensacionais! Verdadeiras Flechas de prata
Renato Corga
14 anos atrás
Curiosidade : Qual a velocidade final da criança ?
jorge amaral
14 anos atrás
Se não me engano, este motor era 8 cilindros como dois quatro cilindros em tandem, a embreagem era entre um e outro. Essa disposição evitava a flexão do virabrequim dos 8 em linha.
Como sempre uma grande sacada.
aldo
14 anos atrás
É a mesma mecânica do 300 SLR que venceu a Mille Miglia em 55. E na dianteira tem paralamas aerodinâmicos.
ALEX B.
14 anos atrás
Ainda explendida!
Orlando Salomone
14 anos atrás
Cara, os tambores de freio parecem um conversor de torque de câmbio automático. Virge! Lindo Brinquedo.
Flávio Bragatto
14 anos atrás
Ele tem a famosa entrada de ar da McLaren.
Oito cilindros em linha, freios a tambor… eram outros tempos mesmo… hoje sôa como absurdo para quem não manja.
plow king
14 anos atrás
“A fragilidade não está nos pneus, mas sim regras. Precisamos de mais aderência mecânica. Essa é a única solução. Está tão difícil ultrapassar porque não temos pneus dianteiros”, bradou o piloto, referindo-se à espessura muito fina dos pneus.
Barrichello……entao ta entao. E quando olho esses carros das decadas de 50 e 60 com todas aquelas ultrapassagens com pneus de bicicleta??? Esta faltando macho mesmo para andar de lado com esses carros de hoje….
Eric
14 anos atrás
Falar mais o que de uma maravilha dessa?
Motorzaço de mais de 400 hp’s jogando força nesses pneuzinhos.
Correto, eu também estava lá e a vi com o Fangio ao volante.
Thyrso
14 anos atrás
Ahhh, agora sim descobrimos de onde a Mclaren copiou aquela entradinha de ar em frente ao cockpit… e todos comentando que era uma inovação… nunca ninguém havia feito !!! Como na maioria das vezes na F1, nada se cria, tudo se copia !
O W196 massacrou a frágil F1 dos anos 50 , para a sorte da categoria a Mercedes foi a ultima grande fabrica a correr na F1 , a própria Alfa que venceu os dois primeiros campeonatos com um carro do final dos anos 30 que sobreviveu a guerra , isso mostra o despreparo que se encontrava o inicio da F1.
E o W196 utilizou o que havia de melhor e mais testado daqueles tempos ,embora muitos acreditam que se trata de um carro revolucionário na verdade as coisas não são bem assim.
É certo que a Mercedes foi a primeira a vencer na F1 com injeção direta de combustível,mas não foi a primeira a utilizar o sistema , esse titulo cabe a pequena Conaught em 1953 ,nem o fato de ter o centro de gravidade muito baixo em relação aos demais F1 de 54 e 55 por ter um motor inclinado e em conseqüência o eixo carda passa do lado do acento do piloto e este fica em posição mais baixa .Esta técnica já foi utilizada pelo Delage de 1926 de GP do engenheiro Albert Lory .Mesmo a carenagem tipo streamliner foi abandonada para a temporada de 55.
Mas o que importa é que o W196 cumpriu totalmente sua missão vencendo os campeonatos de 54 e 55 e a fabrica soube aproveitar a gloria ratificando a lenda das flechas prateadas.
Fabrício Ribeiro Pinho
14 anos atrás
Ia me esquecendo… garanto que o Piquet pilotava esse melhor… hehehehehehe
Fabrício Ribeiro Pinho
14 anos atrás
Dá gosto ver um oito cilindros em linha. Nem que seja em ilustração.
Vaaalney
14 anos atrás
Esse não tem nem o que comentar, era simplesmente perfeito. E o seu piloto um Maestro.
o detalhe mais legal deste carro é que o piloto fica posisionado exatamente encima da caixa de câmbio, como se estivesse montado em uma motocicleta; de permas abertas: os pedais do acelerador e freio ficam em uma metade e o de embreagem do outro…
Vi uma reportagem em que um piloto “moderno” (acho que era o Emerson) disse que as pernas abertas acabavam sendo uma vantagem porquê ajudavam a das estabilidade ao corpo do piloto, que estava completamente solto dentro do carro, seguro apenas pelas mãos no volante…
Maurício MV.
14 anos atrás
O motor tinha comando de valvulas desmodromico. Hoje em dia,(que eu saiba)só as Ducati usam(e arrepiam)esse sistema no SBK e MotoGP.
Eram indoor, a tambor, inclusive na frente. Por isso, os pilotos ficavam com cara de urso Panda quando terminava a corrida. O Moss declarou várias vezes que hoje em dia o carro não poderia correr, pois a poeira dos freios tinha amianto e era respirada diretamente pelos pilotos. Deve ser exagêro dele que está vivinho com mais de 80 anos, sempre foi fumante e nunca teve enfisema.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Como sempre faltam os créditos da ilustração ao artista.
Este é mais um do grande Tony Matthews.
para quem gostoa desse, vai gostar disso: http://www.newmastersgallery.com/ArtistsA/automotive_show.htm
Tem a foto da renault que alonso foi campao que possuia os famosos amortecedores de massa na parte dianteira do carro? que a ferrari chorou para que fossem invalidados?
Abraços
W196 – existiam 2 versões: esta sem paralamas para pistas travadas e a W196streamlined toda carenada para pistas “velozes”. Vel em torno de 300 km/h, veiculos sensacionais! Verdadeiras Flechas de prata
Curiosidade : Qual a velocidade final da criança ?
Se não me engano, este motor era 8 cilindros como dois quatro cilindros em tandem, a embreagem era entre um e outro. Essa disposição evitava a flexão do virabrequim dos 8 em linha.
Como sempre uma grande sacada.
É a mesma mecânica do 300 SLR que venceu a Mille Miglia em 55. E na dianteira tem paralamas aerodinâmicos.
Ainda explendida!
Cara, os tambores de freio parecem um conversor de torque de câmbio automático. Virge! Lindo Brinquedo.
Ele tem a famosa entrada de ar da McLaren.
Oito cilindros em linha, freios a tambor… eram outros tempos mesmo… hoje sôa como absurdo para quem não manja.
“A fragilidade não está nos pneus, mas sim regras. Precisamos de mais aderência mecânica. Essa é a única solução. Está tão difícil ultrapassar porque não temos pneus dianteiros”, bradou o piloto, referindo-se à espessura muito fina dos pneus.
Barrichello……entao ta entao. E quando olho esses carros das decadas de 50 e 60 com todas aquelas ultrapassagens com pneus de bicicleta??? Esta faltando macho mesmo para andar de lado com esses carros de hoje….
Falar mais o que de uma maravilha dessa?
Motorzaço de mais de 400 hp’s jogando força nesses pneuzinhos.
Prestem atenção que o tal Snorkel da Mclaren, já havia sido inventado nessa belesura aí!!! e na mesma posição.
É um Mercedez, 8 cilindros em linha, prateado, rsrsrrs. Fala sério!
Este eu vi de perto, sendo pilotado pelo próprio Fangio, no GP do Brasil de 87….
Correto, eu também estava lá e a vi com o Fangio ao volante.
Ahhh, agora sim descobrimos de onde a Mclaren copiou aquela entradinha de ar em frente ao cockpit… e todos comentando que era uma inovação… nunca ninguém havia feito !!! Como na maioria das vezes na F1, nada se cria, tudo se copia !
O W196 massacrou a frágil F1 dos anos 50 , para a sorte da categoria a Mercedes foi a ultima grande fabrica a correr na F1 , a própria Alfa que venceu os dois primeiros campeonatos com um carro do final dos anos 30 que sobreviveu a guerra , isso mostra o despreparo que se encontrava o inicio da F1.
E o W196 utilizou o que havia de melhor e mais testado daqueles tempos ,embora muitos acreditam que se trata de um carro revolucionário na verdade as coisas não são bem assim.
É certo que a Mercedes foi a primeira a vencer na F1 com injeção direta de combustível,mas não foi a primeira a utilizar o sistema , esse titulo cabe a pequena Conaught em 1953 ,nem o fato de ter o centro de gravidade muito baixo em relação aos demais F1 de 54 e 55 por ter um motor inclinado e em conseqüência o eixo carda passa do lado do acento do piloto e este fica em posição mais baixa .Esta técnica já foi utilizada pelo Delage de 1926 de GP do engenheiro Albert Lory .Mesmo a carenagem tipo streamliner foi abandonada para a temporada de 55.
Mas o que importa é que o W196 cumpriu totalmente sua missão vencendo os campeonatos de 54 e 55 e a fabrica soube aproveitar a gloria ratificando a lenda das flechas prateadas.
Ia me esquecendo… garanto que o Piquet pilotava esse melhor… hehehehehehe
Dá gosto ver um oito cilindros em linha. Nem que seja em ilustração.
Esse não tem nem o que comentar, era simplesmente perfeito. E o seu piloto um Maestro.
o detalhe mais legal deste carro é que o piloto fica posisionado exatamente encima da caixa de câmbio, como se estivesse montado em uma motocicleta; de permas abertas: os pedais do acelerador e freio ficam em uma metade e o de embreagem do outro…
escrevi posicionado errado…. sorry…
Vi uma reportagem em que um piloto “moderno” (acho que era o Emerson) disse que as pernas abertas acabavam sendo uma vantagem porquê ajudavam a das estabilidade ao corpo do piloto, que estava completamente solto dentro do carro, seguro apenas pelas mãos no volante…
O motor tinha comando de valvulas desmodromico. Hoje em dia,(que eu saiba)só as Ducati usam(e arrepiam)esse sistema no SBK e MotoGP.
Mercedez… acho que é a do Fangio…
Época de valentes… os caras aceleravam de verdade
Abraços
Imperador
8 em linha, esse merece ser chamado de linguiça.
Alguém pode me confirmar: os freios A TAMBOR eram INDOOR ?
Eram. Mas não “indoor”, e sim “inboard”.
Parecem inboard, sim.
Eram indoor, a tambor, inclusive na frente. Por isso, os pilotos ficavam com cara de urso Panda quando terminava a corrida. O Moss declarou várias vezes que hoje em dia o carro não poderia correr, pois a poeira dos freios tinha amianto e era respirada diretamente pelos pilotos. Deve ser exagêro dele que está vivinho com mais de 80 anos, sempre foi fumante e nunca teve enfisema.
um otimo 8 canecos em linha