SENNA, 50 (5)

SÃO PAULO (algo mais?) – Passagem razoavelmente obscura sobre Ayrton Senna nos meses que antecederam sua contratação (opção, talvez) pela Toleman foi um teste que fez em Paul Ricard com a Brabham de Bernie Ecclestone e… Nelson Piquet.

Quem mandou a foto e o relato que segue foi o blogueiro Arthur Bomfim. Ele não mencionou a fonte do texto, e é claro que se alguém souber onde foi publicado originalmente, o crédito será dado aqui. De qualquer forma, segue:

Concluindo os testes de Ayrton Senna na pré F-1 em 1983, mostrarei seu último teste antes de assinar com a equipe Toleman. A equipe da vez foi a Brabham.

Depois de bater recordes de pista e andar mais rápido que os pilotos titulares nos três testes anteriores, Senna é convidado por Bernie Ecclestone, chefe da equipe, para dar algumas voltas em sua Brabham no circuito francês de Paul Ricard. O teste foi marcado pelo primeiro encontro de dois gênios brasileiros na F-1: Nelson Piquet Sotto Maior e Ayrton Senna da Silva.

Piquet foi primeiro a andar. Deu algumas voltas, fez um acerto no carro e virou 1mn05s90. A partir daí, o carro não mais seria modificado. Os pilotos convidados para testar a Brabham foram Senna, claro, o colombiano Roberto Guerrero, o italiano Mauro Baldi e seu compatriota Pierluigi Martini. Com a saída de Riccardo Patrese da Brabham para a Alfa Romeo, uma vaga de segundo piloto se abriria para guiar a Brabham ao lado do bicampeão Piquet.

Bernie estava muito animado com o teste, e em tom de brincadeira disse que apostava que Senna seria mais rápido que ele. “Tudo bem, aposto 100 mil dólares…”, disse Piquet já mordido com as comparações. Senna e Baldi viraram praticamente o mesmo tempo, Guerrero e Martini vieram um pouco atrás. Os tempos:

Paul Ricard, 14 de novembro de 1983 – Brabham BT52B BMW
1min05s90 Nelson Piquet
1min07s80 Mauro Baldi
1min07s90 Ayrton Senna
1min08s60 Roberto Guerrero
1min08s90 Pierluigi Martini

“Claro que eu seria mais rápido. Eu tinha acabado de ser campeão mundial naquela Brabham. Se um cara que estava conhecendo o carro naquele dia conseguisse me superar, era hora de fazer a mala e ir embora para casa”, disse Piquet. Senna: “Meu pior teste, com certeza, foi com a Brabham em Ricard. Eu estava sentindo que podia fazer muito mais”.

Dois problemas afetaram uma possível ida de Ayrton para a Brabham. O primeiro foi a intervenção da Parmalat, que queria um nome italiano vinculado com o seu carro para garantir maior atenção da imprensa italiana, e o segundo, partiu do próprio Piquet, que não queria Ayrton no time. Fato este que Nelson negou veementemente, mas Herbie Blash, diretor da Brabham, Chris Witty, diretor da Toleman e Ayrton Senna disseram o contrário. Para Bernie, foi até mais que um veto: “Nelson ficou muito chateado quando descobriu. Percebi isso porque ele, pela primeira vez, levou um assunto ao patrocinador. Disse à Parmalat que era estupidez ter dois brasileiros, pois eles nunca iriam se dar bem. E eu disse à Parmalat que Senna era mais veloz que Piquet e que era por isso que ele não o queria na equipe”.

Resultado: a Brabham ficou com um italiano para a temporada de 1984, mas não foi nem Baldi e nem Martini. O escolhido foi Teo Fabi.

Como eu disse, o episódio é obscuro pelas negativas de Piquet, que jura nunca ter vetado ninguém. E também porque até hoje tem gente que garante que Senna colocou tempo em Nelson, o que não é verdade. Mas a história é ótima. A foto também.

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Daniel
Daniel
5 anos atrás

Existem planilhas do teste, relatórios dos tempos pra esclarecer se Piquet botou 2 segundos mesmo como diz? O que nao seria estranho, como ele mesmo explicou por conhecer o carro e etc.

Paulo Cesar
Paulo Cesar
11 anos atrás

O problema do Piquet é que ele quer dar uma de malandro carioca, tipo lei do Gerson, tipo Eurico Miranda que tem dezenas condenações, mas por ser deputado nos crimes mais fortes tipo sonegação de impostos ele não é condenado se bem que a lei tá mudando já estão punindo políticos coisa que não ocorria no passado, já nos pequenos delitos o Eurico paga cestas básicas e responde em liberdade…nosso país estimula a impunidade, o Piquet sabe que pode falar mal de todo mundo que não ocorre nada, o Piquet é muito inteligente o que ele faz uma grande guerra psicológica contra pilotos fortes ele mesmo declarou isto em várias entrevistas, Mansell foi a vítima favorita dele quando ele viu que o Inglês era 0,5 segundo mais rápido que ele…. começou a fazer intrigas contra a família do Mansell, Chico Serra também foi atacado por ele, Barrichelo também, Senna…etc…mas os pilotos fracos ele não ataca como Cristian Fittipaldi, o Roberto Moreno (este é medíocre foi demitido da Ferrari -piloto de teste- e da Benetton por deficiência técnica, mas vive chorando se dizendo vítima), o Massa é outro piloto fraco é que agora que pegou um piloto forte como o Alonso está sendo desmascarado…

Gustavo
Gustavo
14 anos atrás

Na verdade, Piquet (ele diz no documentário A era dos campeões) recebeu a proposta de Bernie de 100 mil dólares se ele andasse mais rápido que Senna. A resposta: “Eu pago 100 mil dólares se ele ficar no mesmo segundo que eu.”

General Dególe
General Dególe
14 anos atrás

O carro mais bonito dos 80’s , depois da Lotus -Renault JPS

Danilo de Paula
Danilo de Paula
14 anos atrás

Que loco! O carro tinha uma parte semi transparente na frente do cockpit? A parte em azul parece uma espécie de acrílico.,, dava pra ver por debaixo da carengem… era um carro com estilo

Antonio Seabra
Antonio Seabra
14 anos atrás

Impressionante analisar os comentários, como um todo. Quem nunca viu nem leu nada sobre corridas de carro, chega aqui pela primeira vez e lê tudo o que está escrito ai acima, vai acreditar piamente que a Formula 1 é um campeonato Verde e Amarelo, do qual só participaram 2 pilotos, Senna e Piquet.

O que surpreeende não é o Piquet ter metido 2 seg. por volta no Senna, mas o fato do Baldi ter metido tempo nele. Mas, em corridas de carro, essas coisas acontecem, e não tem explicação logica, como querem alguns. Vejam que na primiera corrida do Mikka na McLaren, substituindo o Michael Andretti, ele classificou na frente do Senna. E já tinha metido tempo no Senna e no Michael Andretti nos treinos exta-ocicias da McLaren, dai ter sido acelerada a “aposentadoria” do Andrettinho, para promoção do Mikka a piloto titular. E isto nao quer dizer que ele fosse melhor ou mais rapido do que o Senna.

Onde eu pretendo chegar com isto? Queor lembrar aos senhores debatedores que a analise não é cartesiana, que nem sempre o cara está no seu dia bom, e que o adversário também pode ter seus dias bons, e que a Formula 1 não teve apenas estes dois brasileiros. Certamente esses 2 era fantasticos, mas houve também muitos outros pilotos fantasticos, alguns talves até mais rapidos, como Villeneuve, Peterson, Rindt, Clark e cia ltda. E, incluam nesta lista mais dois brasileiros, igualmente grandes e rapidos, o Emerson e o Moco.

É absolutamente injusto comparar o Piquet em final de carreira com o jovem Senna, é claro que o Senna acabaria
( e acabou) sendo de certa forma o algoz do Piquet. Assim como o jovem Schumacher acabaria sendo o algoz de um Senna mais maduro, caso não houvesse ocorrido o tragico acidente na Tamburello. Lembrem-se que a idade “freia” o cronometro, isto é fato inevitável. Esta é a ordem natural das coisas.

Erra quem analisa apenas o Emerson do final de carreira, e esquece o piloto rapidissimo que ele foi quando jovem, no tempo de seu primeiiro campeonato. Ele também foi o jovem algoz de um Stewart maduro. O jovem Stewart teria sido também um algoz para um Clark mais velho, não fosse a injusta fatalidade de Hockenheim. E por ai vai .

Quanto a colocar diferentes pilotos em um carro hipoteticamente desconehcido, é lícito imaginar que se cada um pudesse mexer no carrro a seu modo sem “colar” o acerto dos outros, os grandes acertadores, como Piquet, Prost e Emerson, estariam entre os mais rapidos. Porem, se fosse para pegar o carro do jeito que foi entregue, sem poider mexer em nada, e sair acelerando, eu não apostaria minhas fichas nem no Piquet nem no Senna, mas sim no Villeneuve, no Peterson e no Rindt. E provavelemte também no Clark.

Mas tudo isto é tremendamente subjetivo, porque depende igualmente muito do carro e do circuito. Existem carros que são mais a feição de um determinado piloto, como por exemplo a Ferrari da primeira metade de 2002, que não se adequava ao estilo do Schumacher e sim ao do Rubinho , o que fez com que, pela primeira vez o brasileiro conseguisse ser diversas vezes mais rapido do que o alemão. Que, inquestionavelmente, era muito melhor do que o Rubens.
Do mesmo jeito, existem circuitos que se adaptam como uma luva ao estilo de determinados pilotos, e o exemplo tipico é que o Ickx era praticamente imbatível em Nurburgring. Ou que o Merzario era invariavelmente o mais rapido dos pilotos das Ferrari 312P em Fiorano. Idem o Senna em Monaco. Idem o Clark em Spa. E o Emerson era rapidissimo em Brands, só pra ficar com estes exemplos.

Mas, pra encerrar esta Formula 1 dividida apenas entre Emerson e Piquet, como nos devanieos dos que aqui debatem, eu lembraria que se se fosse perguntado ao Nigel Roebuck, hoje (depois de não contarmos mais com Jenkinson, Crombac, Lini, etc), certamente uma das maiores autoridades mundias em Formula 1 e em corridas de carros em geral, que foi o melhor, quem foi o mais rapido, quem foi o mais completo, ele provavelmente diria:

Mais rapido: Gilles Villeneuve
Melhor piloto: Jim Clark
Mais completo e versatil: Mario Andretti

No que eu concordo com ele em genero, numero e grau !!!

Mas, só pra divergir um pouco do Nigel Roebuck, ele cita o Reutemann entre os melhores pilotos que ele viu guiar. E, embora eu reconheça que o Lole, no dia dele, era um osso duro de roer, não concordo de jeto nenhum com esta avaliação do Nigel.

E, pra complicar ainda mais esta equação insoluvel, há ainda quem discorde da “autoridade” do Nigel como o melhor jornalista de F1 vivo.

Aqueles que gostam e conhecem corridas de carro não se limitam a uma discussão inocua sobre quem foi melhor, Senna ou Piquet, porque sabem que existem diversos outros players fortissimos, nessa disputa.

Preferencia por preferencia, os ingleses mais jovens consideram que o piloto mais rapido do mundo foi….Nigel Manssel !!!!

Preferencias emocionais, e por isto mesmo irracionais, cada um tem a sua, e não se discute, fim de papo.

Antonio

Marcos
Marcos
Reply to  Antonio Seabra
14 anos atrás

Parabéns pelo comentário, sensato.
Sou fã do Nelson, admirava o Ayrton até 1988, depois virou estrelinha demais.
Um abraço.

Fernando
Fernando
Reply to  Antonio Seabra
7 anos atrás

Somente comentários a respeito do fim de carreira de Emerson. Não se pode falar em decadência de Emmo, pelo fato dele ter trocado suas chances no Campeonato pelo sonho de desenvolver uma equipe brasileira. Pois ele foi campeão em 74, 2º em 75 e em 76 foi para a Coopersucar, amargando a 17ª. Mas abrindo um capítulo importante da F1 para o Brasil.. Ficou na F1 até 1980, mas ainda tinha muito fosfato pra queimar. Correu na Indy até 1996.

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
14 anos atrás

Fato: Com o mesmo carro Piquet meteu 2s em Senna.

Hipótese: Podem inventar o que quiserem viuvada, a verdade está aí em cima o resto é choro de perdedor.

Luiz
Luiz
14 anos atrás

O Emerson ganhou as 500 milhas de Indianápolis como Hill e Jim Clark, o Nelson foi parar na parede e o Senna ficou com medinho.

Luiz
Luiz
14 anos atrás

Cadê o meu comentario anterior?Será que aqui só vale ser Piquet ou Senna? Dizer que o maior foi Emerson Fitipaldi não pode?Vamos lá, direi que o grande Rato foi o maior de novo e daí. Ofendí alguém com isso?

Sheldonn Reis
Sheldonn Reis
14 anos atrás

Texto*. Perdoem-me o erro de grafia.

Sheldonn Reis
Sheldonn Reis
14 anos atrás

Esse testo fora originalmente publicado pelo excelente Blog F1 nostalgia, num trabalho abnegado do seu criador o Rianov Albinov. Por gentileza Flávio ponha os créditos e para os leitors vale muito a pena visitar o blog que conta com um acervo magnífico de fotos e boas histórias. É válido lembrar que existem textos de todos os testes do Senna no blog. Vale a pena conferir.

Beto
Beto
Reply to  Sheldonn Reis
11 anos atrás

Muito estranho pegar um piloto novato como o Senna que saiu da F3 com motores com 1/3 da potência do F1 e com pneus muito mais finos, menos peso, aerodinâmica diferente e com o cockpit adaptado ao Piquet, que conhecia os limites do carro é claro que o Senna perde …além disto o Senna tinha sérios problemas de adaptação aos carros que eram feito pra destros o Senna era canhoto, eu sou piloto e canhoto e tenho que fazer modificações na posição do câmbio. Piquet já tinha 5 anos de F1 em 83 ele desenvolveu o carro conhecia tudo principalmente o melhor ajuste aerodinâmico. O correto é analisar o Piquet na Lotus em 1988 com com 9 anos de experiência ele botava 1,0 segundo por volta no Nakajima em média, já o Senna na Lotus 1987 botava quase 3,0 segundo no Nakajima, agora Senna estava indo na 4° temporada tava amadurecido, conhecia o carro e os treinos eram oficias da FIA, façam a média dos treinos dos 16 GPs. É por isto que criaram a F3000 em 1984 que durou até 2004 por que tinha carros bem mais parecidos com F1, em Potência, aerodinâmica e pneus, o Senna só começou a ficar bom lá por 1990, no seu 6° ano de F1, as pessoas não nascem sabendo.

Joe
Joe
14 anos atrás

No youtube tem os vídeos do documentário “A Era do Campeões” onde o próprio Piquet conta essa história.
Se não me engano são 10 vídeos que formam uma sequência contando a história dos 3 campeões brasileiros.
Tem o Emerson falando também. Vale a pena assistir.

Fernando RD
Fernando RD
14 anos atrás

Revendo os tempos, duas conclusoes:

1 – Piquet dizia que o carro era utlizavel somente de 9.000 a 11.000 rpm, e por isto deveria ser muito melindroso. Imaginem só: até 8000 rpm um Uno Mille, dos 8 aos 9 mil um Tjet e dos 9 aos 11 mil uma Ferrari 430. PQP. Para quem era novato no ramo, deveria ralar de verdade.

2 – Senna estava longe de estar nos seus melhores dias. Deve ter tomado um chá de calcinha da Xuxa uns dias antes e nao estava no seu melhor momento visto que embolou o tempo com o Baldi.

E a conclusao 3 de qubra: o Piquet deu uma afinada com o a presença do galo novo no terreiro. Como a historia mostrou depois, tratava-se de um exemplar legítimo de galo preto, o malvado!

Leandro 440 Magnum
Leandro 440 Magnum
14 anos atrás

Não entendi qual a razão da eterna discussão entre fãs de Ayrton Senna e Nelson Piquet.
Os dois foram realmente dois pilotos geniais,possuem o mesmo número de titulos na F1.
Ayrton era melhor para tomada de tempo e chuva.
Nelsão é insuperavel em mecanica – ele começou preparando carrinhos de autorama.
Caracteristicas diferentes mas com um objetivo em comum,a vitória.

cacersa
cacersa
14 anos atrás

Por que ninguém comenta do que já li que o Senna pagou ao Gerard Decarrouge (projetista da Lótus) para fazer um carro ruim em 1988. Segundo o Jack Stwart que testou o carro, nenhuma mudança nos ajustes fazia o carro melhorar. E ai?

Beto
Beto
Reply to  cacersa
11 anos atrás

Cacersa o Lotus 88 era pra ser do Senna, pois ele já estava sendo desenvolvido em meados de 1987, só que o Senna que ia muito bem em pistas travada e molhadas e estava liderando o campeonato de 1987 até o GP de Detroit com 31 pontos na metade do campeonato, só que as provas do segundo semestre eram de alta velocidade onde a aerodinâmica era fundamental, aí a Lotus começou a ir pra traz, e Senna que tinha um temperamento difícil acabou brigando com o chefe da equipe o Peter Warr, Warr acabou demitindo Senna e contratando Piquet, mas a Honda já tinha decidido que ficaria com 3 pilotos, Nakajima por ser japonês, Piquet por ser tri-campeão e Senna que eles condideravam o mais rápido, por isto não tem esta do Senna comprar o Gerard pra prejudicar o Piquet, segundo o Piquet os chassis da Lotus eram do tipo sanduíche e por isto torcia muito, prejudicando qualquer ajuste aerodinâmico, eles não tinham rigidez e torciam muito, por isto a culpa não é do Piquet, o Nigel Mansell que andou nos Lotus do Ducarouge e motor Renault em 1980-1984 também só fazia fiasco, assim com o Piquet em 1988, mas a Lotus usando um chassis do Frank Dernie em 1989, continuou indo mal, se bem que uma parte da culpa era do motor Honda aspirado V8 (desenvolvido pela Judd). O que ninguém consegue entender é por que as Lotus de 85, 86 e 87 andavam forte em treinos e não adianta dizer que era o motor Renault de 86 era o mais forte com 1200 HPs, o BMW tinha 1400 Hps, o Honda tinha 1250 Hps, a Lotus do Senna levava uma surra nas retas o máximo que eles atingiram foi 331,00 contra mais de 351,00 dos Benetton-BMW e 341,00 do Mansell Williams-Honda. Em todos os treinos era assim levava nas grandes retas de 10 a 15 kms/h nas retas, as vitórias da Lotus eram em pistas travadas ou molhadas, onde a aerodinâmica não é tão importante é muito provável que Senna tenha sido o piloto mais rápido da história da F1, não foi o melhor ele se desconcentrava fácil e por isto perdeu um monte de corridas ganhas na Lotus e Mclaren. Isto é opinião de vários engenheiros de F1.

Ronaldo Celestino da Silva Junior
Ronaldo Celestino da Silva Junior
14 anos atrás

Flávio, o texto foi tirado do livro “Ayrton Senna, O Herói Revelado” de Ernesto Rodrigues. Livro muito bem escrito.

Com apreço,

Ronaldo

Rodrigo Moreira
Rodrigo Moreira
14 anos atrás

Tem video no you tube que o Piquet fala sobre esse teste do Senna.

Acho que o titulo do video é fala piquet.

um abraço espero poder ter ajudado.

Euler Alvarenga
Euler Alvarenga
14 anos atrás

Pra mim, dois pilotos fantasticos e inesqueciveis, assim como Fittipaldi, Schumacher, Prost, Clark, Stewart, Fangio e alguns (poucos) outros. Se eu, com 35 anos de idade e amante da F-1 desde que me entendo por gente, tivesse de dizer dois momentos que me marcaram na historia da F-1 diria sem errar: A ultrapassagem do Piquet sobre o Senna na Hungria e a 1a volta do Senna em Donington. Quem foi melhor? Pra mim trata-se de uma discussao inutil. Sou torcedor fanatico do Atletico-MG, e ninguem vai conseguir me convencer de que o Cruzeiro e melhor que o meu clube do coracao, por mais titulos que possa ter a mais. Os dois sao otimos e essenciais ao esporte, cada um a sua maneira. Piquet, tecnico e malandro. Senna, rapido e introspectivo. Foram e sao BRASILEIROS, meus caros, e elevaram, sim, o nome do nosso pais la fora. Agora, se formos falar de quem aproveitou mais a vida, ai nao tem discussao, ne? Piquezao, a “la Romario”, fazia sua parte dentro das pistas e aproveitava a vida fora dela. E nao morreu cedo. Aproveita ate hoje. Senna era misterioso, um workaholic, e morreu cedo. Ponto. Proxima!

Insatisfeito com Tudo e com Todos
Insatisfeito com Tudo e com Todos
Reply to  Euler Alvarenga
14 anos atrás

Você como torcedor do Atlético, devia torcer para o Rubinho. Risos, muitos risos…..

Angelo Simoes
Angelo Simoes
14 anos atrás

O Bernie diria em entrevista anos depois que o Piquet “sabotou” o teste do Senna, pois tinha receio de ser batido. Fã do Senna não acrdito nesta história. É lógico que o Piquet tinha que ser mais rápido pelo que ele próprio disse. E a inimizade começou em 1982 quando tentaram apresentar o Senna ao Piquet (se não me engano em Zolder) e este não o recebeu. Mas ficar discutindo isto é bobagem. Tenho fotos destes testes e até a Miniatura da Brabham daquele ano. Não li todos os comentários, mas quando se falar em brasileiros na F1 mesmo Senna sendo esta lenda que se transformou. Mesmo Piquet tendo uma quantidade de fãs que o defendem bravamente. Acho que muita gente esquece do papel do Emerson na história do Brasil na F1.

Insatisfeito com Tudo e com Todos
Insatisfeito com Tudo e com Todos
Reply to  Angelo Simoes
14 anos atrás

O Nelsão acertou o carro para ele. Os novatos que se virassem…….

Marcio Henrique
Marcio Henrique
14 anos atrás

Também rolam boatos de que a relação de marchas da Brabham não estava adequada para ninguém nesse dia de testes, o que atrapalhou um pouco o Senna. Parece que ela estava muito curta para um carro turbo, fazendo o carro puxar demais nas saídas sem dar uma boa tração. E como uma boa história, óbvio que foi a mando do Piquet que a transmissão estivesse assim.

Só escutei isso de orelha também, mas não parece ser muito impossível devido ao chocolate de dois segundos que o Senna tomou do Piquet. Para que mestava até quebrando recordes durante seus primeiros testes na F1, até que isso se torna bastante verosimilhante.

Mas vai ver que isso talvez seja que nem o mito das cinco marchas quando o Senna testou a Williams em Donington Park. Também dizem que quando ele saiu do carro indagou quantas eram as marchas. Após ouvir que eram seis, o Ayrton ficou surpreso e falou que não sabia, e que não tinha passado da quinta (isso após quebrar o recorde da própria Williams na pista)…

Bom, obviamente não dá para acreditar em tudo isso. Porém, não deixa de ser interessante, mesmo que seja mentira.

Insatisfeito com Tudo e com Todos
Insatisfeito com Tudo e com Todos
Reply to  Marcio Henrique
14 anos atrás

O Senna era santo, corria até com carro sem marcha. Vocês acreditam em tudo!!!!!! Pelamordedeus…….

Marcelo
Marcelo
Reply to  Marcio Henrique
14 anos atrás

Pra quem ganhou corrida com apenas a 6ª marcha isso não ia ser problema….

Ai ai….

Andre Decourt
Reply to  Marcio Henrique
14 anos atrás

Marcha prá que marcha, o Senna inventou o primeiro CVT da história da F-1

Betaum
Betaum
14 anos atrás

Pra acabr com a discussão mais Gay da história , o melhor foi o Fangio…

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Flavinho, mon ami, não se joga pedras em santo!

JULIO DIAZ
JULIO DIAZ
14 anos atrás

Sou fã de F1 e brasileiro portanto nunca consegui me decidir de qual gostei mais ou qual foi o melhor, porem com a data do aniversário do Senna achei esse video muito apropriado(tudo bem que quase todos já assistiram, mas é bom pacas).
Abraços a todos e Saudades de ti Campeão.

JULIO DIAZ
JULIO DIAZ
Reply to  JULIO DIAZ
14 anos atrás

http://www.youtube.com/watch?v=yNCr8PfY3rs
esqueci de colocar o video. è esse.

ALEMÃO
ALEMÃO
14 anos atrás

Saudade do Banerj que o PSDB ,vendeu para seus apaniguados.

Gláuber Baldi
Gláuber Baldi
14 anos atrás

Sacanagem chutarem o Baldi!

Ricardo
Ricardo
14 anos atrás

Linda foto, saudades eternas!

marcelo
marcelo
14 anos atrás

Uma correção onde esta escrito “155 largadas” o real é 115 largadas!

marcelo
marcelo
14 anos atrás

Tomou 2 segundos porque o próprio Piquet disse que o carro era muito difícil de pilotar, Senna virou rápido na Williams e na Toleman porque a equipe usou o acerto no carro do piloto titular da época, Senna mesmo só pilotou(aí o trabalho é facilitado) quando Piquet perbeceu isso topou a aposta, sabia que Senna não ia anda rápido na Brabham, Piquet disse na época “Comigo tomou ferro!” e não teve essa história de Senna andou com pneus velhos e Piquet com novos, Senna seria muito burro de aceitar isso, levou ferro sim do Piquet…paciência! Andar rápido com o carro já acertado é fácil, quero ver ficar centenas de horas quebrando a cabeça testando e desenvolver o equipamento fazendo o carro ficar veloz e depois ser campeão, aí é outra história. Todos sabem que desenvolver carro não era o forte de Senna, ele era um piloto velocista e não acertador de carro, por isso Gomes disse que Piquet era mais completo, mas o estilo de sempre atacar de Senna empolgava mais, apesar dos erros, além do marketing que Senna investa forte! Vários pilotos foram campeões com carros prontos ou acertados pelos companheiros de equipe, Senna foi só mais um! Raro mesmo é achar um piloto como: Piquet/Lauda/Prost/Schumacher que desenvolveram equipamento e foram campeões várias vezes em épocas diferentes sem depender de companheiro de equipe. Quando o carro nasce ruim como foi com a Williams em 94, aí vc percebe o desepero do piloto! Senna foi correndo chorar nos ombros do Prost que pouco disse “O carro foi projetado para o Mansell, eu mesmo tive dificuldade com ele em 93”. Mas Prost sabia mexer no carro e foi campeão! O que me chamou atenção em 94 foi que D.Hill em nenhum momento reclamou do carro, anos depois disse que o acidente do Senna podia não ser por falha mecânica. D.Hill era bom piloto, o seu estilo de pilotar que não empolgava, sempre na defesa, Prost também era assim mas não errava na pista! D.Hill não aguentou a pressão na época de substituir Senna e o resultado foi alguns erros que custaram o título, mas se for comparar a carreira de Hill com outros campeões ele fica na frente de muitos, campeão com 22 vitórias em apenas 155 largadas, não são resultados de um piloto mediocre, ainda mais sabendo que antes era piloto de moto e chegou tarde a F1.

Kobayashi
Kobayashi
Reply to  marcelo
14 anos atrás

– Se vc não gostava do Ayrton Senna tudo bem, mas dizer
que Schumacher é um bom acertador de carros ?

– Senna foi campeão disputando na mesma equipe com
Prost ( um dos grandes da F1 ).

– Usando argumentos lógicos, poderiam os defensores
do Schumacher explicar porque ele sendo o melhor
piloto do mundo, precisaram (ele e a Ferrari) sacanear tanto com o Barrichello , para vencer corridas ?

– Sacanear o Barrichello ? ( seguidas panes hidraulicas,
problemas de reabastecimento, pane seca no Brasil, etc…)

goya
goya
Reply to  marcelo
14 anos atrás

marketing bom né, tri-campeão, tem piloto que se mata pra ser vice…

Felipe Marques
Felipe Marques
Reply to  marcelo
14 anos atrás

Respeito sua opiniao, mas falar algo sobre acerto de carros é tentar promover uns com deficiencia de outros. O Piquet tem todos os meritos de seus titulos, ate em dividir uma equipe pra garantir que seu acerto nao seria passado para o outro piloto, ele era um excelente acertador de carro de fato. Mas o Ayrton ganhou 3 Titulos, sempre com muita competencia e com acertos proprios, o acerto eh um algo a mais, o cara ta la pra Pilotar e tirar o melhor do carro e nisso ambos foram excelentes. Apenas pra lembrar por diversas vezes o Schumacher pediu pra botarem o carro dele igual ao do Barrica. Todos esses grandes campeoes foram foras de serie. Quanto ao acidente do Senna, foi comprovado falha mecanica e a dificuldade com relacao ao ano anterior que o Prost foi campeao, a suspensao ativa havia sido proibida e esse era o grande diferencial da Willians.

Paulo vargas
Paulo vargas
Reply to  marcelo
14 anos atrás

Chora piquetista………..kkk……….A Williams de 94, se vc não sabe, não era nem sombra do carro que fora em 92 e 93(Mansel e Prost) e o Hill, teve sim bons resultados no fim de 94 por conta do acerto que Ayrton vinha fazendo…até o acidente fatal………..se o Dick Vigarista não tivesse jogado o carro em cima já era pra ele……..

Marcos
Marcos
Reply to  marcelo
14 anos atrás

Parabéns pela opinião, Nelson foi campeão com motores Ford aspirado, BMW turbo e Honda turbo. Um totalmente diferente do outro.
Ayrton já foi campeão com Honda turbo e Honda aspirado.
Não preciso falar mais nada quem foi mais ‘acertador e técnico’, um abraço.

Josué
Josué
Reply to  marcelo
9 anos atrás

Eu discordo de você de que Senna é um mau acertador de carros, qualquer piloto de F1 de qualidade sabe acertar um carro de F1. O Gordon Murray quando esteve na McLaren disse que Senna acertava o carro melhor que o Prost. O que acontece é que Prost quase sempre teve carros fortes, por isto a sua fama de grande acertador, já Senna nem sempre teve equipe tão fortes, o mesmo ocorre com Piquet. Não há dúvida de que Piquet fez um bom trabalho na Brabham e na Williams, mas por que ele não conseguiu acertar a Lotus 1988? a culpa não é do Piquet e sim do porte médio da Lotus e de um projeto equivocado, a mesma coisa em 1989 com um motor leve e econômico como Judd que tinha 610 cavalos eles tinham uma relação peso/potência de corrida muito boa. Na Benetton em 1990 e 1991 PIquet também não foi bem em nenhum momento a Benetton atacou os líderes as vitórias foram na sorte de batidas ou quebras de líderes, bem diferente das Benetton de 1986 que eram poderosas em pistas de alta atacando as Williams e as McLaren e das Benetton de 1988 que em 3 ou 4 corridas atacaram as McLaren, mas a culpa de novo não é de Piquet e sim do projetista J. Barnard que errou no projeto. A mesma coisa ocorre com Senna ele foi fraco na Toleman e Lotus por serem equipe médias, foi bem na Mclaren uma equipe grande.

Marcog
Marcog
14 anos atrás

Lembro de ter lido boatos de que o Piquet teria “sabotado” o carro…

Sem querer puxar saco, ainda assim acho que 2s é uma diferença muito grande, principalmente considerando que a velocidade não era, de forma alguma, a maior qualidade do Nelson.

Nos outros testes que o Ayrton fez pelas outras escuderias, os resultados foram sempre impressionantes. Principalmente, comparando outros pilotos nessas condições (sentar a bunda num carro novo, e virar tempo em poucas voltas).

Insatisfeito com Tudo e com Todos
Insatisfeito com Tudo e com Todos
Reply to  Marcog
14 anos atrás

Se não me engano, o recorde de maior velocidade de um F1 era do Nelson e durou mais de uma década…. Alguém confirma!!!!! Ele sempre foi muito veloz……

Paulo Mariot
Paulo Mariot
14 anos atrás

Caralho, que povo chato! Porque não assumem igual a adultos que ambos eram pilotos excelentes cada qual a sua maneira?
E dai que tinham sua rivalidade? É obvio que cada um deles gostaria mais é ver o outro com um pneu furado parado na brita, mas isso faz parte da competitividade de cada esporte.
O que deve importar é o espetaculo de automobilismo. Querem um ídolo? Procurem entre pessoas que usaram as próprias mãos para salvar vidas sem pedir nada em troca e deixem de ser absurdamente irritantes!!

chico rigo
chico rigo
14 anos atrás

num documentário que vi no youtube (não tô lembrando o nome, mas era tipo: ‘a era dos deuses” o Piquet conta isso que apostou com bernie que ganhava de dois segundos do Senna! dito e feito. PIQUET DEU UMA SURRA NO PAULISTINHA DA DIREITA, QUE SE ESTIVESSE VIVO ESTARIA APOIANDO SERRA PRA PRESIDÊNCIA, ASSIM COMO FEZ QUANDO APOIOU MALUF E COLLOR

Robert Abe
Robert Abe
14 anos atrás

Mas nao foi nesse documentario q o Piquet assumiu diante das cameras q apos a volta dele,desregulou totalmente o carro para os outros q viriam depois???
Tem um trecho da entrevista q ele mesmo assume o fato.procede?

Maurice Stambouli
Maurice Stambouli
14 anos atrás

QUE PERDA DE TEMPO. É FALTA DE TER O QUE COMENTAR? TANTA COISA ACONTECENDO E AINDA ESTÁ SE FALANDO DE 1983? DEIXA O PIQUET EM PAZ. DEIXA O SENNA EM PAZ. Ô MORBIDEZ. ISTO É ISTÓRIA? JÁ FOI. PASSOU. DEU.

Felipe Marques
Felipe Marques
14 anos atrás

Parabens, excelene materia, tudo isso é muito saudoso e bom recordar. Adoro as materias que remetem à essa epoca, principalmente essas curiosas que nunca tiveram tanto destaque na midia, assim como aquele teste que o Emerson arrumou pro Ayrton na Penske. Ja imaginou que demais seria o Senna nas 500 milhas de Indianapolis, sendo que o Roger ja estudava colocar um terceiro carro pra ele.

Maxwell Barbosa medeiros
Maxwell Barbosa medeiros
14 anos atrás

Lindo esse carro da Brabham.

Saulo Caram
Saulo Caram
14 anos atrás

Essa Brabham é linda e fantástica. Não havia no grid nenhum carro parecido.
Quanto ao veto do Piquet, acho absolutamente normal. Todo piloto que está em posição de destaque em uma equipe costuma vetar pilotos com quem não querem dividir as atenções. Principalmente quando se trata de um bi-campeão mundial.

Insatisfeito com Tudo e com Todos
Insatisfeito com Tudo e com Todos
Reply to  Saulo Caram
14 anos atrás

E em 99% das vezes que você coloca dois bons pilotos em uma equipe, a possibilidade de dar merda e perder o título é MUITO GRANDE. Esse ano vai ser assim!!!!!!

Clenio A. Vilela
Clenio A. Vilela
14 anos atrás

Saudade é pouco! Grandes temporadas tivemos, com dois gênios do automobilismo. Linda a Brabham azul e branca que, se me lembro é a BT 52. Valeu Gomes.

Leandro
Leandro
14 anos atrás

Li estória parecida no livro do Lemyr Martins (se eu não me engano é esse o nome). Com relação aos pneus no livro ele relata que foi dado um jogo de pneus velhos para todos para que acertassem o carro, com exceção da regulagem do turbo que foi travada para não dar vantagem ao Piquet e que depois com 1 jogo de pneus novos eles marcariam o tempo. De qualquer maneira, a estória é boa. Senna e Piquet correndo com o mesmo carro na mesma época, o resultado seria um em cada lado da grama.

Renato
Renato
14 anos atrás

Flavio, parte dessa história (pelo menos o pedaço da aposta entre Bernie e Piquet), você encontra num documentário bem legal chamado “A Era dos Campeões”, disponível no YouTube. Quanto ao veto de Piquet,… não duvido que tenha rolado.

E, honestamente, nem acho que o cara estivesse errado. Cada um que defenda o seu, como o próprio Senna descobriu. Bons moços ganham corridas; mas só os malacos ganham Mundiais. Senna também, sempre que pôde, usou o pêso do seu prestígio em seu favor.

marcão
marcão
14 anos atrás

Pronto!!!!
Já colocaram mais lenha na fogueira!!!
Esse tempo foi bom mas já passou!
O Senna tinha suas qualidades e o Piquet também, cada a seu jeito foram campeões. Bom pra nós que vivemos essa época!
E o rato também teve seu ato, em levar o Senna pra fazer uns testes lá na indy.
Então tá, deixa assim, não da pra mudar nada mesmo!

Vinicius Oliveira Filho
Vinicius Oliveira Filho
14 anos atrás

Muito interessante a matéria, a maneira que Senna guiava era insuperável até mesmo nos testes. Por isso também acredito que teria sido mais rápido que Piquet. (Risos)

Rodolffo Gardini Fagundes
Rodolffo Gardini Fagundes
Reply to  Vinicius Oliveira Filho
14 anos atrás

Ele não foi mais rápido e isso é fato. O Bernie até pagou os US$ 100.000,00 ao Piquet.

Paulo Blinder Calihman
Paulo Blinder Calihman
14 anos atrás

Só posso dizer uma coisa: os dois eram ótimos, fantásticos, homens acima de tudo…
Qiue saudade, velhos e bons tempos; não como hoje em que de dois pilotos de uma equipe, um dá uma de bundão e deixa o outro ganhar…

fortunas
fortunas
14 anos atrás

essa era a epoca em que os carros de F1 eram bonitos….. as pistas um desafio….. e os pilotos brasileiros eram lendas…..

JMBNeto
JMBNeto
14 anos atrás

Faço minhas as palavras do Sérgio Castro, é muito simples, aqui se faz aqui se paga, veja o que Piquet pai teve do filho na F1, não basta só ser bom piloto, tem que ter bom carater também, coisa que Piquet pai nunca teve, claro que ele fez alguma macacada pra Senna não bater o tempo dele, não está errado, afinal de contas era a única coisa que ele poderia fazer, só para acabar com essas picuinhas, é só olhar os números, por exemplo, em 79 quando Piquet estreou já numa equipe grande fez 0 ptos, Senna quando estreou em uma equipe considerada fraca fez 13 ptos, portanto, outra coisa, olhem a coincidência do que ta acontecendo com o sobrinho, uma coisa garanto, ele pode até não dar certo como muitos querem, mas fazer a idiotice que o Piquet pimpolho fez, duvido muito.

Rodolffo Gardini Fagundes
Rodolffo Gardini Fagundes
Reply to  JMBNeto
14 anos atrás

Essa de acusar o Piquet de mau caráter é um saco. A fama do Ayrton com os jornalistas era de ser um boçal, mas com os da Venus PLatinada ele fazia marketig e virou o Santo pra quem acompanha a F1 só pela Tv Globinho.
Aliás o Senna vetou o Brundle na Lotus e nem por isso é acusado de Mau-caráter. O mesmo vale pra aqueles que dizem que o Schumacher é mau-caráter porque jogou o carro no Villeneuve e Hiil, mas que o Senna não quando jogou o carro no Prost em 90. Ora, parem de ser viúvas pelo amor de Deus! Aprendam e assumam que os dois foram dois baitas tricampeões! Ponto.
E qto ao Bruno Senna, se formos comparar a carreira, a dele é medíocre perto da do Nelson Angelo Piquet. Mas que tenha boa sorte!

José Francisco
José Francisco
14 anos atrás

É meus amigos, o LÍNGUA PRETA DO PIQUET pagou cedo: SEU FILHO NELSINHO NÃO É DE NADA e nem chega perto dos caras que ele tanto DENEGRIU como: David Coultard, Jean Alesi, Rubens Barrichelo, Ricardo Patrese, Nigel Mansell, etc. ( rsrsrs ) Abs.

Marcelo
Marcelo
Reply to  José Francisco
14 anos atrás

Fraco…

Nely Maria
Nely Maria
14 anos atrás

Valeu essa estória. As manhãs de domingo com Pique eram maravilhosas; e com Senna então..
Que saudades

EXILADO
EXILADO
14 anos atrás

Esse carro da Brabham era lindão, mas era mais bonito quando Nelson Piquet foi campeão em 1981. Tinha menos propaganda. O Nelson Piquet sempre foi um cara temperamental, veja a comemoração do seu primeiro título. Provavelmente se sentiu ameaçado por Senna. Mas é compreensível a sua atitude porque ele passou por maus momentos até ser campeão. Existe também o fato trágico da morte do Senna que acabou satanizando o Piquet e canonizando o Airton.

Sergio R.
Sergio R.
14 anos atrás

AFINAL, COMO ACABOU A ESTÓRIA???…..

…..Alguém sabe dizer se o Piquet recebeu os 100 paus??

O Senna tb fazia umas apostas desse tipo c/ o Ron Denis na época da McLaren, não?

Claudio - Curto e Grosso
Claudio - Curto e Grosso
14 anos atrás

Cultura inutil também é cultura.

vitão
vitão
Reply to  Claudio - Curto e Grosso
14 anos atrás

ou cultura inútil também é irrelevante.

márcio Lino
márcio Lino
14 anos atrás

Emerson, Piquet foram grandes pilotos…Ayrton Senna foi um fenômeno, são coisas que não se pode comparar..é como querer comparar maradona com Péle…não dá…