MENU

sábado, 22 de maio de 2010 - 19:39Indy, IRL, ChampCar...

MR. INDY

SÃO PAULO (incrível) – Não tem nada de criativo o apelido, mas tem tudo de merecido. Helio Castroneves acaba de fazer a pole para as 500 Milhas de Indianápolis, prova que será disputada no domingo que vem. É a quarta dele no oval mais famoso do mundo. Só perde para as seis de Rick Mears. E Helio já venceu as 500 três vezes. É um currículo notável, que levou o comandante-em-chefe Victor Martins a se perguntar, em seu blog: seria Helinho o melhor piloto brasileiro depois de Senna?

Creio ser pergunta pertinente, embora ele ainda não tenha conquistado títulos na Indy. Mas, sendo sincero, acho que três vitórias em Indianápolis valem mais do que qualquer campeonato pelas bandas ianques. Algum outro piloto brasileiro foi tão bem-sucedido? OK, Piquet ganhou três Mundiais de F-1, Emerson venceu as 500 duas vezes, foi bi na F-1, ganhou a Indy uma vez. Seriam as conquistas de Castroneves Tudojunto comparáveis às do trio de ouro do Brasil nas pistas?

Com a palavra, vocês.

193 comentários

  1. marcelo disse:

    O Brasil teve três grandes: Senna, Piquet e Emerson. Depois vem o segunto time, onde estão este Helinho, Barrichelo, Massa, Pace, e mais uns três. Simples assim!
    ab

  2. bruno disse:

    Ainda acho Gil de Ferran o melhor depois de Senna. Nunca torci pra um brasileiro quanto pra o Gil. Mas se o Helio vencer 5 (quebrando o recorde e se tornando o maior da Indy) aí sim será o melhor depois desde Senna.

  3. Daniel disse:

    Após a morte de Senna, Gil de Ferran foi mais piloto que o Hélio. Bem mais. Não sei se teria dado certo, mas é um que eu adoraria ter visto na F1

  4. Mr. INFORROCK disse:

    SIM! merece a moral que tem. Ele e Tony valem um Barrichello, com certeza. E valem mais que um Massa.
    [ ]s

  5. Discutível.

    Depois da morte do mito Senna, o melhor piloto foi Gil de Ferran que, inclusive, nas suas principais conquistas (Cart 2000/01 e Indy500-2003) era companheiro de Helinho.

    Pode-se dizer que Helinho foi o melhor piloto pós-aposentadoria do Gil.

    Abs a todos

  6. Rodrigo Costa disse:

    Após a era Senna, Gil de Ferran foi disparado o melhor piloto brasileiro que vi correr. O cara era fera. Venceu 2 vezes a fórmula indy, além de Indianápolis. Não correu na F1, azar dela. Além disso, praticamente ensinou o Hélio Castroneves a guiar de verdade nos tempos de Penske. Eh, saudades dos duelos entre Gil, Zanardi, Montoya, Andretti e Moore.

  7. Alan Lopes disse:

    Eu gosto mto do Hélio, mas na minha opinião, o Gil de Ferran foi o melhor piloto brasileiro das gerações pós Ayrton Senna.

  8. Antonio disse:

    Nao. Nao ha como comparar as 500 milhas com qualquer outra corrida de F1. Nao ha variacao, apenas aceleracao, por isso Emerson e Piquet estao a sua frente. E mesmo o Gil e Tony tambem, por terem ganho um campeonato por la. Para mim uma prova apenas, apesar de toda sua fama, nao e maior que um campeonato.

  9. Elmo disse:

    Não. Depois do Senna, pra mim, ainda há o Gil, o Barrichello e o Massa antes do Hélio. Mas ele é melhor que o Da Matta e o Kanaan.

  10. Pacheco disse:

    Bom, primeiramente, a pergunta foi reproduzida aqui de forma corrompida. Lá a pergunta é “seria Castroneves o melhor piloto brasileiro DESDE A MORTE de Ayrton Senna?”.
    Para qualquer das duas formas de perguntar, a resposta é, obviamente, não.

  11. Ainnem disse:

    Gil de Ferran, André Ribeiro, Gugelmin, Moreno e Boesel >>>> >>> Hélio.

    Parabéns à Bia pela ótima classificação, isso merecia um destaque!

  12. Ricardo Sanchez disse:

    Acompanho a Indy deste a década de 80 e asseguro que o Emerson era mais piloto que o Helio. Mas que as conquistas dele em Indianápolis são feitos históricos e que o colocam no hall dos principais pilotos brasileiros de todos os tempos, também não há a menor dúvida.

    • Assis disse:

      Só fica a dúvida qto a sua interpretação do texto, que aparentemente foi nula, como a da grande maioria aqui . Parece que ao lerem as palavras “melhor” e “senna” num mesmo post, um bloqueio mental é estabelecido …

      pra frente brasil ! país q forma analfabetos aos milhares ….

    • Cleiton disse:

      o melhor piloto de todos na atualidade mesmo é o Sebastien Loeb, no gelo, asfalto, chuva, barro.

      Mas se tratando de brasileiros, ninguém pode afirmar ou ter certeza que A é melhor que B ou fazer especulação disto, só comparando com os mesmos carros para se ter certeza. Coloca todo mundo sentado num carro igual.

  13. niko disse:

    Gil DeFerran foi o melhor brasileiro pós senna,

  14. Neto Guido disse:

    Está a caminho para isso, mas ainda falta pelo menos 01 titulo na Indy.

  15. ssfernandes disse:

    Eu sou da mesma opinião que o Sr Haddad e o Sr. JCMattioli.

  16. Rafael disse:

    Todo mundo fala de Helio Castroneves com um grande piloto. Nao tiro mérito dele ter ganhado 2 vezes uma corrida lendária que são as 500 de Indianápolis. Mas se formos analizar o esquecimento de pilotos que tiveram triunfos maiores, devemos lembrar de Raul Boesel, que foi campeao pela Jaguar. Lembrar tambem do Cristiano da Matta tambem campeao da cart. Infelizmente teve uma historia terrivel na F1. E um piloto atuando no momento nos EUA que é o Jaime Mello. Ganhou Lemans, ganhou Sebring, ou seja, por mérito ele devia ser lembrado mais do que Helio.

  17. brasileiro em geral é bitolado em jornalismo desportivo na globo, com certeza ele um dos 5 mais, seria tipo vencer várias vezes Le Mans ( 24 h ), a vitória nas 500 milhas é um tremendo feito por si, independente de campeonatos, é outro tipo de triunfo…

  18. Flavio Bragatto disse:

    Se é o melhor depois do Senna eu não sei, mas 4 poles e em Indianápolis é um feito que deve ser levado em conta como poles em Monaco.

  19. Rodrigo disse:

    Boa noite! as vezes eu leio todos comentários falando com até uma certa raiva dos pilotos Brasileiros, poxa criticando com muita raiva até, gravei o treino das 500 milhas e, vi o Toni saindo do carro e chorando pensei comigo: o cara passando numa reta, arriscando sua vida a 367 KM por hora, e ficando emocionado daquele jeito, depois de duas batidas no muro? poxa! eu amo o automoblismo!!!!! mais não teria coragem de andar numa velocidade dessas. É, facil falar não? comentar que eles na grande maioria, não vão levantar taça nenhuma. Mais amam o que fazem! isso sim é de louvar a todos.Parabens Hélio, Toni, Victor Meira, Bruno junqueira, Bia fiqueredo.. É isso aí Sr., Flávio Gomes! você aborda alguns assuntos de forma bem legal.

  20. Cesar disse:

    Flavio, vc “refez” errado a pergunta do Victor e levou todo mundo a discutir outra coisa. O Victor pergunta se ele seria o melhor piloto brasileiro DEPOIS DA MORTE do Senna, e nao “depois do Senna”. Aih sim a pergunta tem cabimento e pode ateh ser que ele seja mesmo…

  21. Lampadinha disse:

    Piquet foi o melhor piloto brasileiro depois de Emerson.
    Se não fosse Emerson não teria existido nem Piquet, nem Senna.

    Depois de Emerson o melhor piloto brasileiro foi, HCN, Ferran, Kanaan, Meira, Matos, Bia etc…

    Não dá para comparar a monamarca Dallara (a mesma da Hispania e da GP2 de 2009) que é a Indy hoje com a Indy dos tempos de Emerson.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>