OUTRO MUNDO
SÃO PAULO (quem mandou?) – GP da Alemanha de 1986. Digamos que os pilotos brasileiros da época eram protagonistas mais efetivos que os de hoje. Notem Patrick Head nos boxes quando Piquet chega para trocar pneus. Ficou feliz? Será que ele esperava o Mansell? E o Prost no fim, empurrando o carro? Essas corridas da década de 80 eram, realmente, especiais.
Parabens, historica pra se guardar as palavras do Nelson e a coragem do Regi em não editar para poupar criticas ao se empregador, Rede Globo, pena acontecer pouca vezes.
Gilmar
Começei a assistir Formula 1 em 1982 quando tinha tres anos ,quando assistia as corridas com meu pai no sofá como todo o garoto na minha época eu tinha sete anos quando assiti a esta corrida como o meu pai e se eu não e engano quando a Formula 1 havia chego a Alemanha Piquet estava em desvantagem na disputa com Mansell que já havia vencido quatro vezes (Bélgica ,Canadá ,França e Inglaterra ) contra apenas uma vitória de Piquet no Brasil ,Piquet utilizando todo o seu talento e mais um pouco buscou a reação na segunda metade do campeonato .
Nesta corrida alem do talento utilizou de toda a sua experiencia e malandragem ,era outro mundo na Formula 1
piquet sobrandoo !!
F1 80´s nuff said.
eu queria ver a luta narrada pelo luciano???/ kkkk
bons tempos…lindos tempos….outros tempos
…acompanho F1 desde os anos 70…acho que desde o começo dos anos 80 até o inicio dos 90…não dava prá perder corrida…com a aposentadoria do Piquet…a do Prost…a morte do Senna…e a saída do Mansell…a era piloto, acabou…ainda tivemos um fora de série…o Schumacher…mas acho que o melhor anos de todos estes…foi 1986…quando os 4 chegaram disputando…e chegamos a ter em cada tempo da corrida…3 campeões numa só corrida naquele ano…na ultima…
a viadagem do Senna no final foi incrível, quer dizer que Piquet ganhar não importava, le chegar em segundo era BRASSSIL-SIL caralho, da pra entender essas coisas melhor agora.
Nossa, muito bom ver isso… 1986 foi o ano em que comecei a assistir às corridas. Acho que comecei na metade da temporada ou algo assim. Tenho lembranças bem fracas de ver meu pai assistindo às algumas corridas no fim dos anos 70, mas eu era muito novo para me interessar.
Outros tempos, com certeza.
Outro coisa, outro mundo, outro tudo. Fantastico mesmo.
tem como mandar este video para o massa???? principalmente a fala do PIQUET.
Era o Armando Botelho ali atrás do Ayrton???
Só consegui pegar o finalzinho dessa época, ’90 para frente, mas assisti varios vídeos do pessoal das antigas, Gilles Villeneuve, Mansell, Prost, Piquet esse pesseaol todo.
Como diz o título do post era “outro mundo”, eram corridas entre pilotos e não entre fábricas, além é claro, de não existir um cara chamado Herman Tilke que mutilou o circuito de Hockenheimring.
Abraço.
Putz, até me lembro dessa corrida……ainda mais da parte que o Rosberg se perde na curva no final da prova.
Aliás, ver as ultrapassagens no retão interminável, no meio da floresta, aquele monte de faíscas dos assoalhos……que saudades!!! (suspiros)
E o Piquet zuando com o tamanho do Troféu foi hilário…..kkkkkkkkkkk
O $$ acima de tudo hj…..q pena!!
Cara, quanta diferença, os caras fazendo as últimas curvas balançando o carro pra pegar o resto do tanque… Impensável pra quem nasceu na era Schumacher.
Hockenheim com a floresta toda, do que jeito que tinha que ser. Senna fazendo o jabá dele com a bandeira do Brasil. Piquet fazendo uma piada pra descontrair. Grande Era Turbo. Só espero que o Massa não seja um novo Alboreto, quanto à sua trajetória na F1.
Com relação a corrida: sensacional, emoção de verdade, imprevisível, valia a pena acordar cedo nos domingos aquela época.
Com relação aos brasileiros apenas lembro que naquela época haviam PILOTOS brasileiros na F1.
Desde que Senna morreu temos apenas MOTORISTAS, que bons ou maus são apenas profissionais que são pagos e obedecem ordem de um chefe ou patrão para dirigir da forma que a equipe quer.
O negócio é continuar torcendo para o Hamilton…
Dias atrás estive procurando pelo clipe da música Hot Summer Nights (fez parte da trilha sonora do filme Top Gun, de 1986), do grupo Miami Sound Machine, que tinha a Gloria Estefan nos vocais, e acabei me deparando com esse highlights da temporada de 1986 da Fórmula 1:
http://www.youtube.com/watch?v=vDzNXFJ9AJ0
A qualidade do vídeo é muito boa e a música que toca no vídeo é justamente Hot Summer Nights. E há uma parte em que aparece essa cena do Alain Prost empurrando o carro, há também algumas batidas, muitas ultrapassagens. Acho que vale a pena, o vídeo.
Tempos dourados….
Onde seu companheiro de equipe se quissesse passar que achasse espaço….nas curvas…o cara ainda dizia com o olhar….quer passar? SE VIRA….
Prost chicoteando o carro buscando combustivel foi o máximo….
Gente para quem não acompanhou essa época de ouro, isso era Formula 1, fazia valer a pena acordar cedo, ir na padaria, tomar café rapidinho e sentar na frente da tv….
Hoje não vale a pena nem acordar cedo para ver o bando de boçais que acham que são pilotos….
Eu vibrei vendo esse vídeo….
Bons tempos!!!!
E o Piquet zoando com o tamanho da taça, foi ótimo.
De fato. Grande Nelson Piquet.
saudade de uma formula 1 com carros e pilotos de verdade.
Saudades do tempo em que nossos pilotos eram protagonista. E sobre o Massa é difícil admitir mais o Alonso está muito a frente.
Sensacional…bons tempos aqueles, pois quem mandava no carro era o piloto e não a equipe, como na época do senna e prost juntos na mclaren…hoje o esporte é voltado totalmente ao lucro, e não ao espetáculo como antigamente.
Essse Galvao Bueno, é fogo. No final o Prost, desce do carro, e nem tenta empurrar e ele já diz que se acabaram as forças do Prost…….. Quem é ele pra saber se acabaram ou nao ? Todos os narradores esportivos, tem esse costuem de ACHAR alguma coisa.
melhor coisa é ouvir a “música do Senna” com o Piquet ganhando KKKKKKKKKKKKKKKKKK
interessante notar que isso era o resumo da corrida, que deve ter passado num fantastico da vida e hoje eh uma palhaçada total que nao se entende nada do que aconteceu
O melhor do vídeio é o Piquet fazendo palhaçada para levantar o troféu.
ÔÔÔÔÔÔÔÔÔ SAUDADES!!!!!!
Estão virando uns maricas. Todos, Alonso incluso.
F A N T Á S T I C A… C O R R I D A !!!!!
Acho que foi uma rara corrida em que o Rosberg andou bem com a McLaren, na frente do Prost… Que eu me lembre, ele tomou um passeio tão grande do francês que resolveu se aposentar…
Acho legal a exumação de vídeos assim. Tenho o album de figurinhas da época, e a GRID, que fazia um compêndio do ano de 1986 inteirinho…. Tão guardadinhos!
Agora, o ridículo disso tudo é ver gente ( e um bocado deles) que diz: ” …. não acordo cedo mais pra ver essa vergonha, etc, blablablabla…
” e depois linhas abaixo, fica opinando da polêmica massa X alonso…
hahahahaha como tem gente patética aqui…
Entretanto, tem muita gente boa, a acrescentar o espaço. Valer a pena perder uns minutos pra ler boas opiniões….
Nelsão, Senna, ambos muito fodas. Só babaquinha fica de nhenhenhem, e mimimi defendendo esse segregacionismo pachequista babaca.
Cara… hoje fiquei numa discussão quase filosófica a respeito do porque da frustração de tanta gente com o Massa…
Enfim, eu gosto disso aí! Ultrapassagens, disputa, etc… E pra quem pensa que esporte, competição e negócios não podem andar juntos, perguntem aos chefes da Yamaha na MotoGP que tem o Jorge Lorenzo e o Valentino se pegando nas curvas dos autodromos volta e meia….
Exatamente, MotoGp é muuuiiitto melhor que a F-1, porque lá não tem enrolação de equipamento.
Aliás, qquer corrida de moto!
Ou o piloto é bom ou nem termina a temporada.
Legal é o final que o apresentador do Fantastico diz “agora vamos viver os ultimos momentos da luta narrada pelo Lu…”, e corta. Quem será que lutou? Bons tempos esses que até boxe passava na Globo…
Caramba.. como era bom a F-1.. Emoção do começo ao fim..
Piquet, Rosberg, Senna, Prost… se o nelsinho e o nicolas fossem um pouco mais competentes, os quatro nomes estariam na F1 hoje…
Que corrida! Saudades…..
Com os bunda moles de hoje fica impossivel esperar algo igual.
Sobre a pergunta em post anterior, foi Mansell, com Lotus, no GP do EUA Oeste, Dallas, 1984.
Se Schumacher estivesse aí, nenhum desses fracassados teria a mínima chance, convenhamos.
Vão dormir, viúvas e pensionistas.
Ué? O Schumacher não está na F-1?
Está e levando um pau que só do garoto Rosberg.
E também do Vettel, do Hamilton, do Alonso, do Webber, do Kubica, do Button. É so lembrar o Gp da China deste ano.
Sobre a irritação de Patrick Head, Piquet disse que ele deveria estar com “dor de barriga”.
E sobre a afirmação de Piquet de que agora ele “corria para si mesmo”, isso revela como o ambiente interno da equipe Williams estava desfavorável a ele, onde o preferido era Nigel Mansel.
Pessoal, reabastecimento e troca de pneus foram algumas das (re)invenções do Gordon Murray. Cobertores elétricos (diferentes desses usados desde o final dos anos 90) já eram usados no final dos anos 70, assim como os reguladores de barras estabilizadoras e da distribuição do freio. Quanto a suspensão ativa, a Williams só tocou o projeto pra frente, mesmo com o voto contrário do Mansell, por que o Piquet, vendo as vitórias do Senna com a Lotus 99T em Mônaco e Detroit, assumiu fazer sozinho o árduo trabalho de fazer todo o desenvolvimento de pista de um sistema baseado no modelo hidropneumático de rua da Citroën, pois o Nigel negou-se (ou sentiu que não tinha competência). Um trabalho cansativo de pista-boxe-pista-fábrica que rendeu a vitória em Monza e o título 87, mas não teve um envolvimento maior com a criação do sistema, só com a afinação, coisa muito difícil por lidar com conceitos e parâmetros desconhecidos até para a maioria dos engenheiros da F1 da época, Só a sensibilidade de um Piquet ou de um Senna para poder transmitir aos engenheiros e técnicos responsáveis por tais equipamentos as reais condições dos mesmos.
Ele foi um dos maiores de todos os tempos, pela perícia, arrojo e irreverência. Confesso que curti e vibrei com todas as suas vitórias, incluindo Hungria 86, onde demonstrou as três qualidades ao mesmo tempo. Aliás, há alguns anos ao ser entrevistado pelo jornal Zero Hora de Porto Alegre, disse que sua maior frustração era não ter concluído o curso de engenheiro mecânico.
Ah, ia esquecendo: Reabastecimento e troca de pneus eram comuns nos anos cinqüenta. A maior vitória do Fangio, Nurburg ring 57, foi com essa jogada; largou mais leve, com meio tanque, parou no meio da prova e os mecânicos da Maserati demoraram demais, deixando o argentino muito atrás das Ferrari, só que os pneus novos renderam o que o mestre precisava para dar seu show inesquecível.
Naquela época, o sistema de rádio era comum aos dois pilotos e o Piquet, já cansado com a preferência da equipe sem o Frank Williams (convalescendo) pelo Mansell, ouviu a ordem para o inglês entrar e que o Nelson seria na volta seguinte. Sabendo que os melhores tempos de troca e os melhores pneus sempre ficavam com o Nigel, aproveitou a posição na pista, entrou e recebeu o super tratamento preparado pelos mecânicos para o carro nº 5. Desmontou a armação do Patrick Head na pura malandragem de quem ralou prá chegar onde estava. Não inventou nada daquelas coisas ditas acima, na área técnica só entortou o ponteiro do calibrador de pneus para não revelar as regulagens de seu fórmula 3. Mas dentro do carro, era um gênio que sempre adorei ver a habilidade e precisão na tocada. Dos pilotos de ponta da sua geração era o que mais me lembrava o Môco, seja pelo empenho em desenvolver seu trabalho com a equipe, seja pelo amor pelo automobilismo.
Julio, acho que vc devia se informar melhor, pq foram sim criações com total contribuição do Piquet. Reabastecimento, troca de pneus, cobertores eletricos, suspensão ativa…
Cara, sensacional este vídeo… é de ficar arrepiado…
Não vale nem fazer comentários com os dias atuais…
Oi Flávio, fui eu quem mandou o de Hockenhein.
Mas para mim o melhor de todos os pegas é esse
Abraço
Flávio
http://www.youtube.com/watch?v=kl2tIFxSEGA
O Piquet era bom piloto, nao era genio como mtos dizem ( alias nao mtos ), mas claro q essa epoca era mto boa, pois eramos mais jovens e as coisas parecem ser melhores q os tempos atuais, em tdo. Tempos q marcaram a minha vida, tempo q eu aprendi a gostar da F1 , isso dois anos antes dessa corrida. Começei a acompanhar a F1 com o Senna, vi a carreira toda dele, e confesso q nao da mais graça mesmo. Nos videos do youtube da pra ver corridas do Senna e outros de agora. Nossa, os carros de outrora eram mais dificeis de pilotor comparando com os de agora. Uma vibraçao total e marchas com alavancas. Vejam os videos de Senna em monaco fazendo suas varias poles e vencendo so 6 vezes ( obs. O Piquet nao venceu em monaco ). Era puro talento e nao tinha esse negocio q hj tem e o q vale mesmo é o $$$$. Claro q antes tbem era, mas se dava mais valor ao esporte em si. O Senna jamais aceitaria ficar atras do Prost por $$$, duvido!!!! O Massa com certeza renovou o contrato milionario mas tem q aceitar fazer essas coisas, pois o Alonso e o Santander mandam na Ferrari. O Massa é o enconomicamente mais fraco e assim se sujeitou ao esquema ou entao sairia da Ferrari. Agora a culpa de tdo isso é o proprio Massa q aceitou. Entao nao adianta ficar nervosinho. Alias eu vendo a corrida, parecia imaginar q algo ia acontecer. Acho ate q o Massa deveria levar uma bronca por ter deixado tao claro a ultrapassagem, poderia ser mais ator e isso talvez seria menos notado. Ele fez de proposito, pela forma q deixou o Alonso passar. Qto ao Alonso, esse é mais piloto, ate pq tem mais pontos no campeonato e era na corrida o mais veloz. Acho q nao foi tao feio assim, a equipe da preferencia pelo alonso pois tem mais pontos pra ser campeao.
Sério. Vê se dá para tirar o luto cara. Os dois nunca estiveram com carros semelhantes para saber quem foi melhor. O Piquet sempre “fazia” o carro vencedor, enquanto o Senna “pegava” o carro vencedor, e só por isso, o Piquet foi melhor que o Senna. E quando ambos tiveram carro para andar na frente, Williams e Lotus, o Piquet deu umas lições de pilotagem para o Senna, além da mais bela ultrapassagen de todos os tempos, quando Piquet fez de um carro de trocentos mil HPs um Kart e deslizar nas quatro. Nenhum outro piloto JAMAIS repetiu a manobra.
Enfim, tira o luto e vê se enxerga além das lágrimas.
Hector,
Menos…bem menos…
Então quem era gênio pra vc ???????
Eds, para com isso cara. O Piquet literalmente fez seus três títulos, dois deles diante de concorrência ferrenha com Williams, Mclaren, Lotus, Tyrrell – A turma dos aspirados que hora ou outra beliscavam vitórias. Sem contar Renault, Ferrari, com seus turbos, e a Alfa Romeo ( com o V12 e posterior V8 turbo ). As consideráveis 23 vitórias de Piquet foram conquistadas através de esforço, talento e sim genialidade. Sem desmerecer o Senna, sinto muito te dizer que só foi campeão quando teve o carro pronto e concorrência a distância.
A lotus 98T podia até ser carro pra andar na frente, mas tinha 10% da confiabilidade da Williams do Piquet, então eles nunca tiveram realmente uma temporada com carros em pé de igualdade, não tem como comparar o dois nesse sentido…
Agora dizer que Senna foi campeão com carro pronto e concorrência à distância é uma brincadeira! Prost em 1988 era o que? um zé ninguém né…
Nada melhor que um pouco de nostalgia… Realmente a década de 80 foi uma das melhores que se tem notícia em matéria de emoção e grandes pilotos. Agora o que não vale é execrar um cara que é funcionário em uma época que a grana fala muito mais alto. Ou a turma acha que se o Massa não atendesse ou entendesse o recado ele iria continuar a pilotar o carrinho vermelho ano que vem? Com certeza não, então vamos acabar logo com essa lamúria e continuar a acordar cedo e curtir as corridas.
Agora lembrei porque eu gostei de F1…
Mas Gomes… ha tanta tecnologia como, radio, telemetria, etc e tal, que eu acho até que eles teem um programa de computador que prevê quem vai ganhar a corrida antes dela começar :P
Brincadeirinha, mas é meio verdade… eles sabem quando um pneu está perdendo pressão e mandam o cara pro box. Prevem que o carro está gastando demais e mandam o cara diminuir a mistura para chegar ao final OU avisam no rádio “teremos que diminuir o giro do seu motor”.
Como é que alguem empurra o carro no final de uma corrida nos dias de hoje?
Nada como a F1 dos anos 70 e 80 , principalmente a segunda metade dos 80.
Ah audades do Nelson Piquet, o de antes do acidente de 87 em Imola…
Agora ficou pasteurizado, normalizado, engessado, sem a mesma graça, mas ainda sou um teimoso que não perde uma.
Tempo bom que piloto brasileiro era respeitado e apreciado. Segundo piloto era coisa pra japones…
Assite e aprende, Felipe!