SEXTA NO PARK
PORTO ALEGRE (inesquecível) – Bom dia, macacada. Sim, tá escuro, já, mas já falei mais de uma vez que o dia só acaba à meia-noite. E dias como o de hoje poderiam não acabar nunca.
Como vocês talvez saibam, estou em Porto Alegre para correr, neste fim de semana, duas provas com o pessoal da F-Classic gaúcha no Velopark. Eu e mais cinco pilotos da LF, convidados que fomos pelo pessoal do autódromo e pelo incrível Paulo Trevisan, proprietário do Museu do Automobilismo Brasileiro de Passo Fundo.
É impressionante a gentileza de todos. E é impressionante o Velopark. Aliás, chamar esse complexo de autódromo é contar uma meia-verdade. Tem um autódromo, sim. Mas tem um oval de kart, também. E mais duas pistas fabulosas de kart. E restaurante, loja, lanchonete, oficinas, pistas para crianças, um verdadeiro parque voltado para o automobilismo. E tem ainda os inacreditáveis protótipos Veloce, dez mil vezes mais bonitos e melhores que os Stock Jr., carros feitos pelo Moro com mecânica Fiat.
Vai ser difícil lembrar o nome de todo mundo para agradecer a acolhida que estamos tendo. Jhonny Bonilla, Paulo Torino (autor das fotos acima), seu irmão-artista Roberto, o diretor Sérgio, Jorge Fleck (sim, aquele da Truck, rali, Turismo, que foi meu instrutor hoje), Alemão… Muita, muita gente. Além da gauchada da F-Classic, com carros lindos e um grid maravilhoso.
Treinamos hoje pouco tempo, com muitas bandeiras vermelhas. Andei com o Meianov e amanhã devo correr a primeira bateria com o #96, a quem reencontrei, emocionado. Mas vou ficar emocionado, mesmo, quando colocá-lo para andar. Dizem que vai chover. Se chover, tanto melhor. E tem mais DKW correndo, o que será muito divertido.
A pista é ótima, e muito difícil. É preciso engatar umas cinco voltas seguidas para pegar um ritmo, algo que nenhum de nós conseguiu hoje. Mas foi o bastante para sacar que é técnica, tinhosa, traiçoeira. O traçado é diferente do usado pela Stock em maio. Fizeram uma nova Curva 1, no fim da reta dos boxes, aumentando a extensão em cerca de 200 metros. A F-3 Sul-americana também anda conosco no fim de semana, assim como a turma do Endurance do RS.
Depois do treino, fomos conhecer o complexo inteiro. Me deram a chance de andar com o Veloce e fiquei andando sem parar num dos kartódromos, o maior, com 1.500 m de extensão, largo, espetacular. Só parei porque mandaram, senão ficava até anoitecer. Carrinho fenomenal, rápido, um formulinha com carroceria. Coisa mais linda.
Estou arrebentado de cansaço, porque o dia começou cedíssimo em SP. Mas valeu cada minuto. No fim do dia, uma surpresa carinhosa e inesquecível: o Roberto Mucillo, que pinta carros de corrida, me deu de presente um acrílico do Meianov. Vejam nas fotos. Lindo demais! Aliás, conheçam o site dele. Um baita artista, que morou em Portugal, ama corridas, conhece tudo.
Agora preciso dar um gás neste blog. Tem bastante coisa pra falar ainda hoje…
É isso!!
O Velopark está ganhando o seu lugar a passos largos..
É o que sempre falo” Quando alguem que, mas quer mesmo consegue”
A história do “Templo” Gaucho é ardua, é sofrida, mas tá ai é realidade..
Vc Falou tudo . Chama-lo de autodromo é muito pouco, é sim um complexo da velocidade…
Nas comemorações dos 70 anos de interlagos a poucos dias atrás, ao falarem das mudanças propóstas e planejadas, o velopark foi citado várias vezes como exemplo, Ao falarem também do novo autodromo do Rio falaram dele de novo..
Tomara que de tudo o que falaram façam apenas 10%, que já vai estar bom…
Outro dia mesmo, na truck um empreendedor citou os veloces para interlagos, e garantiu que, se a prefeitura de SP aprovar vai ter carro curso e tudo o mais no “Templo..
Palavras dele de que vai fazer uma pequena mudança no traçado horiginal pra diminuir o tamanho da pista . (Só para esses carros e o curso)…. Vamos esperar… Que só de idéias o velopark passou a ser exemplo de realidade pra todo mundo…
Parabéns a todos.. Um abraço aos Srs. Jonny Bonila e Paulo Torino .
E ao pessoal de SP que tenham boa sorte, que tudo corra bem e que, tragam só boas lembraças do pessoal daí..
Abraços a todos..
Marcão….
Se fizerem 10% em Interlagos já está bom, quando o box não abre não tem onde comprar nem um refrigerante, estrutura zero!
Veloce melhor que Stock Jr? Para né….menos!
Estou sempre no RS a trabalho. Pode-se visitar o Velopark durante a semana? Um abraço.
Sim, fica aberto todos os dias.
Final de semana inesquecível, com certeza. Mande um abraço para o Fleck. Foi o primeiro piloto com quem trabalhei na F-truck, bi-campeão em 2000. Estranho o fato do Quadrado (Evaldo Rui Quadrado), o professor, estar sumido.
Esse Napolitano, que faz dupla com o Tanjan, seria o Beto Napolitano, também ex-truck?
Gomes, onde está o link com as câmeras do velopark?
INVEJA, INVEJA, INVEJA!!! Divirta-se bastante e dê um abraço de urso no Paulo por mim.
Faltou citar a fabulosa pista de arrancadas existente no meio do traçado do autódromo. Boa diversão, Gomes.
Flavio, coloca fotos dos Veloce para nós!!!! fiquei super curioso para ve-los;bom foto de carro de corrida nunca é demais né!!!! bom fim de semana.
Helder, as fotos do Veloce estão no site do Velopark: http://www.velopark.com.br
Belas fotos! Tem até um “Rabo Quente” correndo…
Boa corrida para você e o #96!
Flávio, gostaria de pedir um favor para a turma que gosta de duas rodas aqui.
Comente sobre as velocidades nas curvas e se as áreas de escape são amplas e seguras.
Na corrida de Stock que vi pela TV, havia uma curva no final de uma reta, quase um S, que tinha uma coluna (parecia uma pilastra de viaduto ou passarela) bem na saída da primeira perna desse S.
E esperamos o vídeo on board tambem.
Boa corrida!
Boa noite Flávio 69, parabéns pelo presente, muito bacana. Sei como é quando a gente tem um final de semana daqueles com tudo que a gente gosta tem. Aproveita mesmo, isso faz bem para o coração e mente.
Ah se o #96 falasse..
Boa sorte pra você e um ótimo reencontro com o #96… você merece!!! E ele também!!!! Carro antigo sempre merece gente que o trate com o devido respeito.
Boa sorte e não esquece do link da transmissão.
Boa sorte aí
Ahh… e tem a melhor reta de arrancada de 1/4 de milha do Brasil também!
Iria dizer justamente isso.
Flavio, conseguiu encontrar um baixinho mais baixinho que você… piadas a parte, boa sorte no Velopark
existe uma chance pequena de eu despencar pro Velopark, mas vou sozinho. Ir para POA acompanhado é como levar sanduiche em banquete, ou levar Lada pra pista de corrida (ih FG, foi mal , desculpa ).
E eu conheci pessoalmente o Lada e o 96. Bonitas máquinas. O banco do Lada aparentemente novinho em folha.
Só achei que não deveriam ficar ao relento, mas…
Nada é perfeito.
Uma sugesta: coloca uma opção de ir vendo as fotos em sequencia. Bem, se ela já existe, eu não descobri.
Abraço
Morrendo de inveja, queria mto ver o #96 !!!!
Um abraço p/ Sr Trevisan !!
Abaixo a máquina russa(?) !
A Blogaiada irá ao delírio ao rever o #96 na pista.
-O Farnel será um baita churrasco, tchê?
FG, quero ver se encontro tempo neste fim de semana para passar no Velopark para assistir as corridas.
Uma dica para você que está aqui no sul. Em São Leopoldo no bairro Scharlau que fica nas margens da BR 116 e bem perto do posto da PRF, estão abrindo uma loja especializada em comercializar DKW`s. Passei esta semana por lá e não tinha uma máquina fotográfica para registrar. loja toda envidraçada com um luminoso enorme da Vemag. Fiquei sabendo que estavam abrindo esta loja durante a Expoclassic há alguns dias atras em Novo Hamburgo mas não sabia que a loja seria aqui em São Leopoldo na cidade que moro.Vale a pena conferir se tiver tempo.
Bonito o macacao do homem aranha….
Porra, lindo esse Alfa 2300!
Aqueles Stocks Jr. sao feios mesmos.