CREPÚSCULO

SÃO PAULO (tá demorando) – Tenho a ligeira impressão que a carreira de Jarno Trulli está chegando ao fim. Ele será substituído por Karun Chandhok na Alemanha. Apesar disso, Tony Fernandes anda dizendo que pretende renovar com ele para 2012. Para correr, será? Ou para ser… consultor?

Uma hora tudo chega ao fim. Trulli tem 37 anos e é o quinto piloto que mais disputou GPs em toda a história, com 243 largadas. Só perde para Barrichello (312), Schumacher (276), Patrese (256) e Coulthard (246). Com quatro poles, uma vitória (em Mônaco, e belíssima) e passagens por Minardi, Prost, Jordan, Renault, Toyota e Lotus, é personagem querido, respeitado, o cara que sempre achei ter o mesmo olhar triste de Senna, mas que já há algum tempo não faz muito mais do que hora extra na F-1.

Trulli é um cara legal. Acho que deveria começar a pensar em mudar de ares. Com essa idade, ainda dá para correr de muita coisa e, quem sabe, ganhar uns troféus. Ficar se arrastando lá atrás só para dizer que está na F-1 me parece perda de tempo.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
guird
guird
12 anos atrás

ele conseguiu perder para todos os companheiros de equipe e voce ainda o acha talentoso…
já devia ter parado há mais de 10 anos…
Sr Pacheco: menos por favor…

guirds
guirds
12 anos atrás

se ele faz hora extra imagine o que o Barrica faz então….

Samuel
Samuel
Reply to  guirds
12 anos atrás

Concordo, eu não aguento mais ver ele na F1, prefiro ver o Trulli mais 4 anos do que o Rubinho mais 1 ano.

Alexandre F Souza
Alexandre F Souza
12 anos atrás

Parecido com o Senna no olhar, e com o Alesi na sua carreira. O cara prometia muito, mas os resultados não vieram… Uma pena. Realmente tá na hora de entregar as chaves pra outro piloto.

Dr. Edison Milford Goodson III
Dr. Edison Milford Goodson III
12 anos atrás

Em comum com o Senna, SÓ O OLHAR TRISTE… ; )

André
André
12 anos atrás

“uma vitória (em Mônaco, e belíssima) ”
E cagadíssima também. Com Montoya abalroando Schumacher em pleno Safety Car.

Lente de Aumento
Lente de Aumento
12 anos atrás

Schumy tem 277 largadas.

Samuel
Samuel
12 anos atrás

Concordo como o que o Flávio Gomes disse mas ser substituido pelo indiano ninguém merece!

Marcio Toscano
Marcio Toscano
12 anos atrás

O JT anda mal ha alguns aos, mas eh o unico na F1 atual que foi campeao mundial de Kart…

jefferson
jefferson
12 anos atrás

CADA VEZ QUE VEJO ESSES PILOTOS MAIS VELHOS GUIANDO SEUS FORMULA1 TENHO A CERTEZA DE QUE BARRICHELLO FAZ A DIFERENÇA POIS DAS MÃOS DE TRULLI HEIDFELD SCHUMACHER E OUTROS NÃO SAI MELHORIAS NOS CARROS E ESSE TALENTO O BRASILEIRO TEM DE SOBRA .

NÃO VI AINDA ROSS BRAWN , TONY FERNANDES OU O DONO DA GENNI SEI LA QUEM É ENALTECER SEUS PILOTOS MAIS ANTIGOS PELO DESENVOLVIMENTO DE SEUS CARROS PARECE Q ESSA CONQUISTA AINDA DEPENDE DOS ENGENHEIROS APENAS.

gian_racer
gian_racer
12 anos atrás

pelo piloto que é….se for para indy,vai brigar de igual para igual se nao meter tempo nos caras la….tenho certeza disto,acho que seria a melhor opçao no que tange a competiçao,isto ainda é o que motiva mais um piloto, se sentir competitivo novamente e o jarno nao desaprendeu nada….apenas nao sentou no carro certo na hora certa….força jarno!!!!!

Cezar
Cezar
12 anos atrás

A qualquer hora que vá, já será tarde. Piloto fraco, nível do Rubens e do Heikki. Nenhum dos três faria a menor falta para a F1. Não sei como ele e o Rubens estão correndo essa temporada, não consigo ver como eles levam uma equipe para a frente… Ainda no caso do Rubens, suspeito que o piloto empregado imposto pela PDVSA seja ele e não o Pastor. Será que não tem ninguém menos pior que esses três?

Luiz
Luiz
12 anos atrás

O mais impressionante é que em 2012 não terá nenhum italiano nop grid, até pq acho que o liuzzi se vai também. Interessante porque lembro que há alguns anos os italianos eram maioria absoluta no grid. Esse pode ser o futuro do Brasil com o automobilismo capenga que estamos vendo por aqui.

jefferson
jefferson
Reply to  Luiz
12 anos atrás

é meu caro mas italiano gosta de ferrari e nao de pilotos rsrsrs

ags
ags
12 anos atrás

FG….Boas tardes…………………… é..pela idade acho que ele venha a fazer dupla com o pula pirata…AKA..Amassa barro…AKA…Zacarias….idade por idade…ambos são na faixa……………….ps…Dupla na istoki bolha…….

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
12 anos atrás

Pode tá pintando ai um dos 4 pilotos que a BMW ainda vai ter no DTM. Acho que Trulli dificilmente sai da europa, até porque deve continuar trabalhando com a F1 como comentarista ou consultor. Para o mundial de endurance acho que só se for de GT, já que a LMP deve ficar bem inflacionada de talentos com a chegada de mais montadoras.

Por falar nisso, o Grande Prêmio ter chamado o Kristensen de ex piloto ontem foi de doer.

Francisco
Francisco
12 anos atrás

Mais um campeão mundial de kat que vai (foi?) mal na F1… Porém teve um ano em que o Trulli arrebentou e deu trabalho para o Alonso (acho que 2005), onde ambos eram companheiros de equipe na Renault. Mas dois italianos na mesa equipe é osso e só sai lambança de molho de tomate… e o Briatore o mandou embora.

galileu
galileu
Reply to  Francisco
12 anos atrás

o alonso é espanhol

Luiz
Luiz
Reply to  Francisco
12 anos atrás

O outro italiano, Galileu, era o Briattore!

Maurício Oiticica
Maurício Oiticica
12 anos atrás

Sei não. Das duas uma, ou o Karun tá botando muita grana ou a equipe tá dando uma sacudida no Trulli, para ele acordar. Em minha opinião, o indiano não amarra a sapatilha do Jarno, mesmo porque, um cara que tomou pau do Bruno Senna (que para mim nunca foi nem promessa) várias vezes, tá longe de ter munheca. Dos que estão quase disponíveis, um dos únicos que tem talento para substituir o Trulli é o Hulkenberg, que é piloto de teste (que hoje não testa) da Sauber, se não me engano. O resto é trocar, no máximo, seis por meia dúzia.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Maurício Oiticica
12 anos atrás

O Bruno Senna pode até valer mais como piloto do que o Hulkenberg. Simplesmente não teve ainda possibilidades de o provar na F1, devido ao abandono da Honda no final de 2008. Hulkenberg marcou menos de metade dos pontos do Barrichello na Williams. O Bruno Senna é muito melhor do que isso, no primeiro teste chegou a ser quase tão rápido como o Button. No teste com a Renault fez tempos idênticos aos de Heidfeld com o mesmo tipo de pneus com condições de pista menos favoráveis. No GP2 foi segundo enquanto Chandhok foi décimo.

O problema é que as oportunidades na F1 são dadas mais em função dos apoios financeiros do que do talento. O indiano pode ter o seu valor mas a sua grande vantagem é também ser asiático numa equipa asiática, que quer promover pilotos desse continente. Talvez por isso o Bruno Senna não entrou nesta Lotus. Quanto à Lotus Renault, o problema é que Grosjean é francês, como o Bouiller, e pertence ao programa de pilotos da Gravity, do mesmo Bouiller, chefe da equipa. O Bruno Senna tem tanto potencial como a maior parte dos titulares que correm na F1 mas como não entrou na altura certa vai ter de pagar bem por um lugar para ter a possibilidade de mostrar o que vale na F1, como fez o Perez este ano graças ao apoio do Carlos Slim. Infelizmente na F1 agora é assim.

Caso a Honda não tivesse abandonado a F1 o Bruno Senna poderia ser agora um dos melhores. Provavelmente teria aposentado o Rubinho no braço nos testes de pré-época e poderia ter feito um campeonato até melhor do que o Barrichello fez em 2009. Pelo menos teria ficado nuim dos quatro primeiros lugares e provavelmente teria ganho corridas. Na F1 é assim, a sorte é fundamental, entrando com um bom carro e na altura certa o Bruno Senna seria agora o piloto brasileiro de topo na F1. Não tenho qualquer dúvida sobre isso, pois talento ele tem de sobra, está no seu ADN. Não podemos é compará-lo com o tio depois de ter estado 10 anos afastado das competições.

Caso tenha a oportunidade de ser titular no próximo ano, não tenho dúvidas que tem tudo para ter sucesso. Por isso acho que devia ser mais apoiado pelos seus compatriotas.

jefferson
jefferson
Reply to  Maurício Oiticica
12 anos atrás

bruno senna aposentar o barrichello naum ´´e um sonho é um delirio meu amigo hahahhaha

Daniel
Daniel
Reply to  Maurício Oiticica
12 anos atrás

Caraças pá. O gajo só pode estar louco.

Riba
Riba
Reply to  Maurício Oiticica
12 anos atrás

Mauricio, Hulknberg é piloto de teste da force indian

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Maurício Oiticica
12 anos atrás

Bruno Senna aposentar o Barrichello poderia muito bem acontecer. Com a Honda e tendo a possibilidade de fazer mais testes um jovem como ele teria muitas chances de levar a melhor contra um veterano. Seria um jovem num pico de competividade, acabado de saír do GP2, e extremamente motivado para mostrar o seu valor. Não confundir com a situação atual, em que o Bruno está parado (piloto de testes agora pouco anda, só em testes de linha reta) e o Barrichello está com muito ritmo competitivo. Obviamente que o veterano levaria a melhor num confronto direto. Tudo depende do contexto. Por exemplo, se o Bruno substituir o Maldonado na Williams no próximo ano (improvável porque o dinheiro é que manda e o Bruno não tem assim tantos apoios financeiros) e fizer os testes de pré-época, aí sim, pode muito bem bater o Barrichello. Até Maldonado o está a fazer e só o Hulkenberg não o conseguiu. Talvez porque o alemão era muito jovem e algo imaturo, basta ver as suas reações infantis na box quando as coisas não lhe corriam bem, esmurrando paredes. Não quero dizer com isto que o Bruno Senna é melhor do que um Hulkenberg, simplesmente digo que não podemos saber quem tem mais potencial tendo as mesmas oportunidades. O CV nas categorias de acesso não é garantia nenhuma de que o piloto será dominador também na F1 e Hulkenberg é a prova disso mesmo. Hamilton só há um.

Em relação a Bruno Senna volto a fazer o alerta, as vezes que foram precisas: no mínimo dos mínimos ele merece o benefício da dúvida, pois não teve ainda hipóteses de mostrar até que ponto é bom ou não. É que não foi culpa do piloto não ter entrado na hora certa, em 2009, mas sim dos efeitos da crise global, que precipitaram o abandono da equipa com a qual ele iria provavelmente entrar na F1 (Honda). Depois, só perdeu a vaga para o Barrichello porque o Brawn ficou pronto muito tarde, o que desaconselhava a contratação de um jovem e favoreceu um veterano com muita experiência. Ao perder essa vaga tão tarde perdeu também a possibilidade de fazer mais um ano no GP2, pois entretanto já não havia vagas credíveis nessa categoria. Caso contrário poderia brilhar e ser campeão no lugar do Hulkenberg. Mas isso nunca o saberemos.

Por tudo isto, dizer que o Bruno Senna não tem valor porque (ainda) não teve sucesso é quase o mesmo que dizer que Ayrton Senna não tinha valor para estar na Williams, pois não marcou qualquer ponto nem terminou nenhuma corrida.

celso okubaro
celso okubaro
12 anos atrás

de capacete, antigamente era possível confundi-lo com o Senna, o mesmo tipo de olhar…

acho que mesmo andando lá atrás, o simples fato de correr na F-1 ainda gera muita motivação para o Trulli, pois isto é a única coisa que justifica tanto tempo assim, sem ganhar nada e continuar na ativa.

abraço

Marcelo Rezende
Marcelo Rezende
12 anos atrás

Gomov, eu também sempre o achei parecido com o Senna, quando mostram então ele dentro do carro, esperando no box com a viseira aberta é igualzinho.

Espero que se ele parar encontre uma vaga no DTM ou na Indy e volte a vencer, isso seria legal para quando ele enfim terminasse a carreira, sair numa boa com vitórias na temporada.

Willian
Willian
Reply to  Marcelo Rezende
12 anos atrás

assino embaixo!

rubem
rubem
12 anos atrás

fabio,tem gente mais azarado do que ele:Nick Heidfeld

Emerson Pippi
Emerson Pippi
12 anos atrás

Faz tempo que o Trulli corre só pelo nome. deveria ter se aposentado na Toyota, junto com Ralf Schumacher. Quando Koba-san sentou no cockpit japonês deu um banho no Jarno.
O toscano é um bom vivant. Rico, tem uma bela vinícola na sua terra e conseguirá lugar facilmente em outra categoria.
Está na hora de abrir vaga para jovens talentos, só não sei se Chandok de encaixa nessa. Por que não o Razia, que já declarou ser a primeira opção do time malaio?

galileu
galileu
12 anos atrás

sem duvida o cara mais dificil de ser ultrapassado na f1, o cara sempre vendeu caro sua posição na pista, com um carro melhor ainda andaria na frente e daria muito trabalho.

Rafael Apache
Rafael Apache
Reply to  galileu
12 anos atrás

Ele teve a oportunidade com a Toyota em 2009 e não aproveitou…

Fábio
Fábio
12 anos atrás

O Trulli é conhecido como o azarado da Formula 1.
Então, não tem o que fazer.

Paulo Z.
Paulo Z.
12 anos atrás

Eu tbem o acho mto parecido com o Senna, principalmente o olhar triste…..

Francis Revers
Francis Revers
12 anos atrás

“Ficar se arrastando lá atrás só para dizer que está na F-1 me parece perda de tempo”.. eita.. esta frase está servindo para vários pilotos hein!!!.. gira mundo.. gira… por favor… gira…

Carlos Tavares
12 anos atrás

Sempre o achei parecido com o Senna;

É, mudar de ares vai lhe fazer bem, mesmo. Na F 1 tá complicado.