MENU

terça-feira, 5 de julho de 2011 - 18:27Automobilismo brasileiro, Stock Car

NÃO DÁ MESMO

SÃO PAULO (e me voy) - Três meses depois da morte de Gustavo Sondermann e das fotos posadas de dirigentes na Curva do Café, não há um projeto para a área de escape que se pretende fazer no local. Entre outros, esse é um dos motivos pelos quais obra nenhuma foi iniciada ali. É o gestor do autódromo, Octavio Guazzelli, que confirma. Está tudo no blog do Victor Martins e teremos mais amanhã, no Grande Prêmio. Diga-se, aqui, que o autódromo não tem culpa nenhuma. Precisa receber um projeto das entidades esportivas para começar a mexer em qualquer coisa. Se ninguém manda nada, nada é feito. Por isso, estão dando um tapa na chicane usada pelas motos em mil-e-novecentos-e-bolinha para as corridas da Stock e de Marcas.

Vejamos. Morreu Sperafico, ficou por isso mesmo, os carros da Light continuaram sendo usados sem alteração nenhuma. Morreu Sondermann, restos do carro foram jogados no lixo e até agora não se viu uma palavra sequer sobre a investigação que a CBA prometeu levar às últimas consequências. O carro de Tuka Rocha pegou fogo misteriosamente domingo no Rio e os fabricantes falam em reunião com os pilotos e com a Vicar para ver o que será feito, e estamos esperando para saber o que causou o incêndio e como é que um automóvel de corrida pega fogo daquele jeito sem que haja vazamento de combustível. A propósito, leiam o depoimento de Sérgio Jimenez sobre o acidente. Ele estava atrás de Tuka. A cronometragem erra miseravelmente com os pilotos da Red Bull em Campo Grande, eles são punidos, e morreu o assunto apesar das evidências de falha no equipamento.

O automobilismo brasileiro está uma piada.

19 comentários

  1. Mauricio disse:

    Pra algo ser um apiada, precisa existir.
    O automobilismo brasileiro existe?

  2. Leonardo disse:

    Interlagos ficará fechado por cerca de um ano. Quero ver só chororô quando isso acontecer (e será em breve)

  3. Mário Gasparotto disse:

    Sérgio Jimenez na Estoque? Putz achava que ele tinha futuro no automobilismo…

  4. Fabio Amparo disse:

    Flavio

    Logo mais vão decretar a morte…. do automobilismo no Brasil.

    Abs

  5. galileu disse:

    enquanto o tuka estava sendo atendido no hospital, seu felipe giaffone estava correndo de caminhão em interlagos e ganhando a corrida,
    que sensibilidade tem esse cara.

  6. Flávio Colorado disse:

    Gosto da Stock Car, ainda é a categoria nacional de maior midia.Tem bons pilotos lá e as disputas na pista são muito boas, além do ronco dos motores que são maravilhosos.
    Por outro lado, acho que esse projeto atual do carro (categoria principal) esta sofrendo “remendos” demais (adaptações no projeto). Não sei mas acredito que deveriam para de utilizar este chassi “agora”, mesmo que pare o campeonat,o deveriam pensar em outras opções ou projetos. Fazer reuniões, ouvir os pilotos, para fazer novas melhorias no carro é um sinal claro de que tecnicamente o atual modelo não esta bom. Este procedimentos de segurança ja deviam ter sido pensados antes do carro sair do “forno”.
    E por último, as duas divisões da categoria deveriam usar os mesmos “chassis” (tubulares ou o que seja). Nada de economizar dinheiro na categoria de acesso. Equipamentos iguais pra todo mundo.

  7. Antonio Eduardo Gomes disse:

    FG, olhando pela imagem postada no Grande Premio, dá para se concluir que não necessitaria nenhum Tilke para derrubar a arquibancada e fazer o que os japas fizeram na curva 130R em Suzuka, ou seja, alargaram o angulo da curva. Mas chincane é mais emocionante para o esporte….

  8. André Micheloto disse:

    O automobilismo no Brasil não está uma piada.

    Tudo está. E com o perdão da sinceridade, a imprensa já não presta mais pra porra nenhuma nessa merda. Ou a reeleição, o mensalão, o pan, a porra inútil do Maria Lenk capando solo sagrado, a Copa e esses acidentes – não foram noticiados?

    Sinceramente, essa corja já nem se assusta mais ao ler seus nomes envolvidos em denúncias e ingerências. Devem se sentir no conforto de uma bela risada.

    A imprensa deveria ser o ouvido do povo. Mas ouvido, surdo também tem.

  9. Pablo disse:

    Na época do Opala era assim? Se não era… Então coloquemos os Opalões velhos de guerra de novo na pista!! kkkkkkkk

    • galileu disse:

      pablo, nem na época dos opalas e nem na época dos omegas.
      só morreu um piloto queimado numa corida de opalas porque seu tanque de combustível era de acrílico soldado como um aquário, e na batida (na primeira volta), na curva 3 explodiu encharcando o zeco de combustível, (pela cor das chamas diseram que ele não estava utilizando alcool, ou estava, mas com alguma mistura, {bonba}, no tanque),
      até hoje me pergunto; porque que invéz de trazer a TC 2000, foram comprar esse projeto errado dos argentinos. elçes devem dar risadas de nossos dirigentes até hoje.
      Edgardo Hernandes, esse é o nome do projetista desta trolha.

  10. rodrigo botana disse:

    PIADA FLAVIO GOMES É A STOCK CAR ESTar nas mãos dum ex piloto que so quer ganhar dinheiro com ela e ta nem ai para a segurança da categoria o sr carlos col o tio patinhas do automobilismo brasileiro e o sr guazelli ja vi entrevista dele ,ele é um cara que se acha o rei da cocada e nada ta fazendo pelo bem do automobilismo, flavio gomes voce é piloto ,corre no paulista, por que voce como piloto não tenta falar com laguns pilotos da stock ,para eles se unirem, o tuka rocha por sorte não morreu queimado, se a stcok car continuar como ta e interlagos estiver administradoi pelo palhaço do sr guazelli, mais pilotos se machucarão feio, ta na hora dos pilotos se unirem, as taxas para se correr em interlagos nas provas do paulista de automobilismo é uma fortuna quase mil reais por prova e o sr guazelli em vez de usar esse dinheiro no bem do autodromo, nada faz, mas quando chega a epoca do gp brasil ai sim ele arruma o autodromo ou melho maquia o autodromo de interlagos,ta an hora de todos os pilotos da stock e do paulista de automobilismo formarem comissões e serem ouvidos, pois chega dessa palhaçada que ta, a stock virou uma vitrine global em vez de ser uma categoria segura para se correr, triste isso

  11. Felipe Madsen - Pipe disse:

    Eu vi a corrida da Montana ao vivo pela Rede TV, e o repórter Dante Rodrigues em rápida entrevista com o pole perguntou qual era a expectativa dele para a corrida, que tinha possibilidade de chuva e etc. O piloto respondeu entre outras coisas, que se chovesse o carro tinha desembaçador no vidro dianteiro. Não sei dizer se já tinha isso na época do acidente do Sonderman, mas de repente vale uma pesquisa pois já seria alguma medida tomada pela organização. Pequena, mas ao menos alguma coisa.

    • galileu disse:

      caro felipe, nada adiantaria se tivesse ou não desembaçador no vidro trazeiro, o importanter é enxergar para a frente, o que não ocorre nos stocks nem em tempo seco dada a posição do piloto dentro do habitáculo.

  12. Lazlo Barbieri disse:

    Infelizmente a Bolhas Car tem mídia (até porque os dois filhos do GB estão lá, a Rede Bobo já fez novela com a categoria, etc) e dinheiro demais investido, o que leva os envolvidos nesse embuste a continuar jogando a sujeira para baixo do tapete.

    Os pilotos [há até grandes (!?) ex-pilotos de F1 por lá] fazem de conta que aquilo é uma categoria de verdade (e não o cenário do ocaso de suas carrreiras), e ganham seus dinheiros.

    Os chefes de equipe fingem que tem um equipamento de ponta nas mãos e que estão fazendo algo relevante para o automobilismo nacional, e ganham seus dinheiros (já postei nesse espaço que figuras como Ingo e Matheis sujam seu curriculo ao fazer parte desse circo).

    O público é formado de convidados ou ignorantes sobre o que é de fato automobilismo.

    Os patrocinadores têm retorno e estão felizes.

    Num país sério e com conhecimento verdadeiro de corridas a Bolhas Car já teria sido extinta, se é que a teriam deixado existir.

    Ainda bem que existe a TV paga e o Speed Channel para salvar quem gosta e entende alguma coisa sobre automobilismo (desculpe a propaganda Flávio).

  13. Luiz Antonio disse:

    Voce já viu alguma coisa funcionar no Brasil??????????
    É autodromo,estádios………….etc.É brincadeira!!!

  14. Alan Ruggero disse:

    Bom,

    sempre fui um defensor da Stock. Achava tudo as mil maravilhas. Opinião formada, acredito eu, sem qualquer interferência de mídia A ou B.

    Mas parece que agora o encanto está acabando. Agora nem tanto assim, já que no início do ano fiquei puto com as mudanças na “Copa Montana” que fizeram o grid cair de forma bem considerável (a entrevista do Douglas Soares foi bem esclarecedora). E aí depois vieram outros acontecimentos lamentáveis como a morte do Sondermann, pior do que isso, a falta de ação dos organizaores e CBA para evitar que novos acidentes fatais venham acontecer (reformas em Interlagos , que é padrão FIA, podem melhorar a situação, mas ainda é muito pouco, até pq o carro da Montana continua sendo inseguro).

    Fui piloto profissional de kart. Se um dia eu tiver condições suficientes para voltar a correr, e se for em uma categoria “top” nacional (é até engraçado isso, né?) irei buscar alternativas mais interessantes, como a GT3, que tem carros muito melhores que a Stock mas com um custo por temporada menor, além de andar mais tb, já que cada etapa tem duas baterias de uma hora.

  15. Aliandro Miranda disse:

    Está uma piada. A começar por quem corre.

    Até onde eu sei, pilotos podem se recusar a correr.

  16. marcão disse:

    É simples vamos nós mesmos lá e tiramos aquela porcaria de lá..
    Pra amanhã se toparem…
    E de quebra convocamos eleições para a CBA , criamos uma chapa amanhã mesmo.. Ou criamos uma nova liga…
    Já chega de tanta patetada….
    Quem topa?????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>