SCHUMI, 20 | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 22 de agosto de 2011 - 14:43F-1

SCHUMI, 20

SÃO PAULO (sim, passa) - Amanhã, dia 23, faz 20 anos que Michael Schumacher apareceu pela primeira vez numa papeleta de tempos da F-1. Era uma sexta-feira, abertura dos treinos para o GP da Bélgica de 1991, em Spa-Francorchamps. O alemão correria pela Jordan no lugar de Bertrand Gachot, que estava preso na Inglaterra por ter se envolvido numa briga de trânsito — ele tacou gás paralisante na cara de um motorista de táxi.

A Jordan estava em sua temporada de estreia, tinha um bom carro e a Mercedes-Benz perguntou quanto custava aquela vaga. Queria colocar para correr um jovem piloto de seu time de Esporte Protótipos, um certo Michael Schumacher. O lugar custou 300 mil dólares. O tal Schumacher classificou o carro verde em sétimo. Foi uma façanha, embora Andrea de Cesaris já tivesse feito o mesmo na Alemanha.

A corrida de Schumacher durou pouco, o carro quebrou na primeira volta. Mas na prova seguinte ele estava na Benetton, e o resto todo mundo sabe.

Com seis vitórias em Spa, entre elas a primeira de suas 91, o alemão considera a pista sua “sala de estar”. Diz que muita coisa mudou em 20 anos, mas permanece o encanto do circuito belga, um dos últimos dos moicanos (ao lado de Interlagos, Monza e Suzuka, acho que Spa forma o quarteto mágico entre as pistas que fazem parte do calendário, apesar da mutilação pela qual passou o traçado paulistano).

Entre as coisas que mudaram nesses 20 anos está o título de melhor de todos os tempos. Vários podem reivindicar o status, de Fangio a Clark, de Senna a Prost. Ou podiam, antes do alemão.

Schumacher foi melhor que todos eles.

214 comentários

  1. luiz carlos de oliveira disse:

    Quem correu na mesma equipe de shumi foi o Piquet , e segundo piquet no primeiro treino shumi chegou botando tempo em Piquet na classificação , Piquet disse que desde o inicio ou ele dava 100% de si na classificação ou levava tempo de shumi , e isto sendo shumi um iniciante e segundo piloto . Shumi segundo Piquet nunca respeitou este negócio de segundo piloto , e desde o inicio era um piloto muito rapido . Ninguem é 7 veses campeao mundial por acaso.

  2. luiz carlos de oliveira disse:

    Caros , quem viu senna correr , sabe que ele foi um piloto acima da média , agora não da para comparar épocas diferentes , senna foi o rei de sua época , shumacher foi o rei da época dele , assim como piquet e prost tiveram sua época o unica senão de shumaker é ter corrido na ferrari , quando a mesma reinava absoluta e ter tido como concorrente Rubinho , estes titulos até podemos questionar ,mas mesmo se tirarmos os 3 campeonatos que shumi ganhou de um piloto com ordens para parar para ele passar mesmo assim ainda sobra muitos campeonatos que ele ganhou correndo contra adversários decentes . é o mesmo que comparar PELE Com MARADONA ou outros tantos , são Reis , que conquistaram seus titulos com direito e mérito e devem ser todos respesteidados pelo que foram , afinal shumi ser bom não implica em senna ser ruim , agora infelismente depois de senna nunca mais vimos um piloto brasileiro com P maisculo , MASSA depois do acidente nunca mais foi o mesmo, deveria parar , e Barrichelo se tivesse um campeonato de desculpas esfarrapadas ele seria o campeão disparado. Ponto para o HAMILTON que é um excelente piloto , mas que anda com cabeça de menos , mas foi homem o suficiente para dizer errei ,não vi que o cara estava ali , a batida foi minha culpa , o que estragou o hamilton foi ter sido campeao muito cedo , mas ainda é o piloto capaz de tirar uma corrida do marasmo , ele lembra muito o estilo senna de dirigir , rápido , meio inconcequente , errando bastante , mas sempre disputando o titulo , é um piloto que a exemplo de senna não aceita outro resultado que não a vitória

  3. PHILIPE SPEED disse:

    E aí viuvasa, quem viu o que Schumacher fez com Rosberg hoje?

  4. F.Manier disse:

    Amigão, de onde vc tirou que Piquet tem o mesmo numero de vitorias do Senna, e que Fangio tem mais vitorias que o Ayrton???

  5. philipe speed disse:

    Vamos acabar com a discução:

    Flávio Gomes, falou pouco mas falou bonito e sabiamente.

  6. Michel disse:

    Essa é a prova de que Schumacher destruía Senna já desde 1992!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=bKwnI13860A

  7. Alexandre Lannes disse:

    Maior? Sem dúvidas. Os números mostram isso.

    Melhor? Não creio. Há tanta subjetividade, tanta coisa inerente a carros e épocas, que acho impossível chamar o Schumacher de “Melhor”.

    Não que não seja. E não que seja. Simplesmente acho impossível devido as subjetividades envolvidas.

    Figura entre os gênios. E gênio não se mensura.

    Cada um dos gigantes da F-1, teve o seu momento de gênio.

  8. Marco disse:

    Schumacher tá tomando um nabo fenomenal do Rosberguinho e você ainda vem me falar que ele é o melhor de todos os tempos, estou esperando a próxima piada.
    É por isso que eu adoro este Blog, tem um senso de humor come nenhum outro.
    Abs

  9. Cézar Augusto disse:

    Nelson Weiss e Philipe Speed, leiam minha resposta ao comentário 40!

  10. james torres disse:

    bem, a única certeza que tenho é que schumy foi melhor que hakkinen, hill, villeneuve, barrichello, coulthard, montoya, raikkonen, massa…

  11. james torres disse:

    isso, schumacher foi melhor que senna, fangio e clark, só porque flávio gomes quer…

  12. Fernando Lopes disse:

    Agora me digam:

    o Villeneuve-filho pode ser considerado melhor do que o Villeneuve-pai?????????

    ah, por favor…nem respondam…

    Porque achar Senna, Prost, Fangio e Clark melhor do que Schumacher é uma blasfemia e vice-versa? Bando de doidos…

    Aprendam a respeitar opiniões.

  13. Fernando Lopes disse:

    Bateu Piquet da mesma forma que Rosberg bate ele hoje…

    Então em 91 o Piquet vivia o auge de sua carreira?

    O mesmo Piquet disse que o Mansell só passou a incomodá-lo depois do acidente que Nélson sofreu.

  14. antonio santos disse:

    engraçado ver que depois de senna a desculpa dos titulos do shumacher sao faltas de pilotos competentes….obvio ne? pq se tivesse um brasileiro o excesso de titulos seria da genialidade dele.
    engraçado tb que antes de shummi os numeros de sennas eram alardeados como coisa insuperavel e prova da genialidade do senna, mas, agora por comodidade os numeros nao valem pra nada.
    ainda tem os que argumentam que shumi ganhou pq era muito facil guiar um carro tecnologico como o dele, mas, esse asno esquece que a f1 sempre foi e sempre será o apice tecnologico.
    outra coisa bonita de ler é que a prova que shummi nao tinha adversarios era o excesso de corridas vencidas numa unica temporada e falam de quando a equipe venceu 12 de 17 corridas e esquece que em 88 senna foi campeao com a mclaren vencendo 15 de 16 corridas.
    o mais engraçado e o brasileiro aceitar que pele foi o maior do mundo justificando o feito pelos numeros do rei, mas, quando isso e feito por outro lado os numeros nao valem.
    esquecem que piquet tem o mesmo numero de vitorias que senna, que prost foi mais vezes campeao que senna, que fangio ganhou mais que senna, e que shumacher ganhou mais que todos eles….e que no esporte o que valem sao os numeros ja que e impossivel colocar um piloto da decada de 40 correndo com os de hj pra sabermos quem foi o melhor….o brasil e a maior seleçao de futebol do mundo pq tem mais titulos….mas shumacher nao e maior que senna mesmo tendo o dobro mais um

    • Sergio disse:

      Ai Jisuiz, como esse povo fala merda…..”esquecem que piquet tem o mesmo numero de vitorias que senna, que prost foi mais vezes campeao que senna, que fangio ganhou mais que senna, e que shumacher ganhou mais que todos eles”

      1) Michael Schumacher (Alemanha) – 91 vitórias
      2) Alain Prost (França) – 51 vitórias
      3) Ayrton Senna (Brasil) – 41 vitórias
      4) Nigel Mansell (Inglaterra) – 31 vitórias
      5) Jackie Stewart (Escócia) – 27 vitórias
      6) Niki Lauda (Áustria) – 25 vitórias
      6) Jim Clark (Escócia) – 25 vitórias
      8) Juan Manuel Fangio (Argentina) – 24 vitórias
      9) Nélson Piquet (Brasil) – 23 vitórias
      10) Damon Hill (Inglaterra) – 22 vitórias

    • philipe speed disse:

      show!!!!!!!!!!!!!!

    • antonio santos disse:

      sergio quando citei vitorias queria dizer campeonatos…..e nao vitorias em corridas…erro meu, mas, falando em vitorias em corridas ai senna ja perde pra dois ne?

  15. Vinícius disse:

    Por isso que eu admiro o povo alemão. Morei 3 anos na Alemanha e pude constatar que alemão é bem mais trabalhador que o brasileiro e povo latino, a maioria deles trabalham em conjunto ,são dedicados, responsáveis, sem ter aquele “jeitinho” e dão mais valor a razão.
    Essa tal da “latinidade” , “povo caloroso” é pura vagabundagem, pois a cultura latina valoriza o individualismo, a esperteza, a ganância, a corrupção e outros, sem falar que aqui o povo da mais valor a emoção. Por isso que o Brasil e países de cultura latina são periféricos perto dos EUA ,Alemanha, Reino Unido, Japão e outros.
    A razão é o segredo das grandes conquistas que transformam em grandes emoções.

    • ccregazzoni disse:

      Nunca li tanta bobagem junta em um comentário.

      Para sua informação, os executivos e profissionais brasileiros estão supervalorizados no exterior exatamente pela flexibilidade e criatividade provenientes do nosso “jeitinho”. Conseguem resolver questões gerenciais que alemães, por exemplo, ficam totalmente emperrados e sem solução.

      A diversidade é que é algo a ser valorizado e não esta ideia fascista de superioridade de um povo pelo outro, há bons e maus exemplos para os dois lados (ou você esqueceu onde surgiu o nazismo).

      Faz o seguinte, vaza do Brasil e da nossa latinidade e vai trocar ideia com alemães, ingleses, estadunidenses e afins, isso se derem ouvido a um brasileiro com “complexo de vira-latas” como você.

  16. ccregazzoni disse:

    Ah, para mim, o melhor de todos os tempos foi Kazuki Nakagima, o japonês voador, que com os olhos puxadinhos, ou seja, em clara desvantagem ante Senna e Schumy (que tinham dois olhões arregalados), conseguia guiar um carro de F1 quase sempre até os finais de corridas.

    Um fenômeno este japonês.

  17. ccregazzoni disse:

    As viúvas irão explodir este post em 30 segundos, 29, 28, 27, 26…

  18. Marcelo disse:

    Em minha opinião, é impossível comparar quem foi o melhor pelo fato de que todos os “grandes” viveram momentos diferentes na F1, correram em temporadas diferentes. Mesmo Senna e Prost, que travaram a maior disputa entre dois pilotos, tiveram momentos diferentes. Prost já era campeão quando Ayrton estreou na F1, daí a desvantagem em títulos do nosso ídolo. Tivesse o Ayrton terminado a competição em 1994, talvez tivesse sido campeão. Consideremos que em 1995 também ( o que o faria pentacampeão ). Mas apartir de 2000, ano do primeiro título de Michael na Ferrari, muito provavelmente Senna nem estaria mais correndo ( teria 40 anos ). Fatos que impedem a comparação. E se a frieza dos números é a que conta, Michael Schumacher é sem dúvida o maior da história.

  19. Lubacris disse:

    Acho que nem o Pai do Schumacher acha que o filho dele é o melhor de todos os tempos e olha que Pai de Piloto é pior que Mãe de Miss!

    Brincadeiras à parte, acho essas listas de “melhores de todos os tempos” todas ridículas, já que quem correu na década de 1950 participou de um esporte totalmente diferente de quem corre hoje!

    Schumacher sem dúvida tem os melhores números, isso é inegável, mas também é inegável que ele foi o grande campeão de uma geração medíocre da F1 correndo por muitos anos com o melhor carro disparado. Hakkinen, Coulthard, Rubinho e Frentzen são MUITO FRACOS perto de Alonso, Hamilton, Vettel, Button e Kubica.

    Ou alguém discorda?

    O “SE” não existe, mas se o Alemão corresse a vida inteira contra uma geração forte e com uma melhor distribuição entre as equipes certamente não teria os números que tem hoje, mas foi mérito seu estar no lugar certo na hora certa.

    Talento por talento não preciso nem lembrar do Senna, acho o Alonso e o Vettel melhores.

  20. F.Manier disse:

    Kkkkkk essa é boa Souza!

  21. F.Manier disse:

    Philipe Speed, vamos por ordem;
    Senna barrou o Schumacher??? Todos desconhecem essa informação. Qual sua fonte?
    Prost só não ganhou em 1990 sabe pq? Pq o Senna foi o campeão! Só por isso! É obvio que um tirou vitorias do outro meu caro, eram os melhores da época!
    Enxergar é com “X”, tá?
    No item 2, você compara o Barrichello ao Schumacher, certo? Ele(Schumacher) não é incomparável???? Pq vc não o compara ao Rosberg então? hehehe
    Lá vem voce comparando o Barrichello ao Schumacher de novo… Conhece o Rosberg??
    Benetton novata em 1994????? Ela nasceu em 1986 rapá!!!! Se informe! Aliás, em 85/86, o Lucciano Benetton comprou toda a estrutura da Toleman, sabia disso???? Então podemos dizer que o Senna em 84 preparou a equipe para ser campeã no futuro, certo? Bom, essa parte é brincadeira, mas voce deve ter levado a sério, não??? kk
    Mclaren com 100 cv a mais do que os outros motores??? Quando vc trabalhou como engenheiro de motores da escuderia??? É uma honra ter alguem influente assim conosco, neste blog!! Em tempo: Motor não é tudo, meu querido! Uma equipe é boa pela sua estrutura, staff, aerodinamica, mecanica, motor(included), piloto, resistencia, e por aí vai…
    Corinthians, faltou o “N”!
    Ninguem conseguiu ser campeão na Ferrari???? kkkkkkkkkk Sem comentários!!!
    Cara, seu item 8 é demais!!!! Parabens pelo erro bizarro , pois o Piquet se aposentou em 91!!!!!! O Senna em 85 (2o ano, novato tb) foi pole em metade das corridas e 4o colocado no mundial, repetindo o feito no ano seguinte com nova saraivada de poles! Até Monaco 94, Schumacher não tinha NENHUMA POLE! Sabia disso?? Considerando os absurdos que vc escreveu, aposto que não!
    Engraçado: Schumacher já correu quase o dobro de corridas que o Senna, e só tem mais 3 poles que o Ayrton. Aliás, quem é o recordista em Monaco???? Uma dica: começa com “SEN” termina com “NA” e era torcedor do CorinthiaNs e adorava andar de Jet-ski em Angra nas férias…
    Fangio com 50 anos já tava aposentado, meu brother…. Vou te comprar uma enciclopedia de F1, me dá seu endereço! Vai por Sedex! Os Charutos eram muito mais desafiadores que os F1 atuais, não sabia??? Nem eu, mas os pilotos todos relatam isso!!!! Pode perguntar ao seu(pronome possessivo, tá?) Schumacher!
    “Sufoco na molecada”????? Deixa eu perguntar pro Nico e depois te falo!
    Cara, quanto preconceito!!!! O Schumacher num tá caquético não!!!!! O George Foreman iria te arrebentar se ele lesse isso!
    O Lauda é “meu” piloto??????? kkkkkkkkkk Vc é muito engraçado, parabens!!!! Falando em macaco, Esse pagou mico, né? Ao menos isso vcs dois têm em comum…
    PS.: Pq vc em nenhum momento citou o Nico Rosberg??? Conhece ele?? É o companheiro de equipe do Michael. Num tá lembrado???? Terminou a ultima temporada com quase o dobro de pontos a frente, e nesse ano tá dando outro banho no alemão… Lembrou agora né.. Não???????

  22. F.Manier disse:

    Philipe Speed, vamos por ordem;

    Senna barrou o Schumacher??? Todos desconhecem essa informação. Qual sua fonte?

    Prost só não ganhou em 1990 sabe pq? Pq o Senna foi o campeão! Só por isso! É obvio que um tirou vitorias do outro meu caro, eram os melhores da época!

    Enxergar é com “X”, tá?

    No item 2, você compara o Barrichello ao Schumacher, certo? Ele(Schumacher) não é incomparável???? Pq vc não o compara ao Rosberg então? hehehe

    Lá vem voce comparando o Barrichello ao Schumacher de novo… Conhece o Rosberg??

    Benetton novata em 1994????? Ela nasceu em 1986 rapá!!!! Se informe! Aliás, em 85/86, o Lucciano Benetton comprou toda a estrutura da Toleman, sabia disso???? Então podemos dizer que o Senna em 84 preparou a equipe para ser campeã no futuro, certo? Bom, essa parte é brincadeira, mas voce deve ter levado a sério, não??? kk

    Mclaren com 100 cv a mais do que os outros motores??? Quando vc trabalhou como engenheiro de motores da escuderia??? É uma honra ter alguem influente assim conosco, neste blog!! Em tempo: Motor não é tudo, meu querido! Uma equipe é boa pela sua estrutura, staff, aerodinamica, mecanica, motor(included), piloto, resistencia, e por aí vai…

    Corinthians, faltou o “N”!

    Ninguem conseguiu ser campeão na Ferrari???? kkkkkkkkkk Sem comentários!!!

    Cara, seu item 8 é demais!!!! Parabens pelo erro bizarro , pois o Piquet se aposentou em 91!!!!!! O Senna em 85 (2o ano, novato tb) foi pole em metade das corridas e 4o colocado no mundial, repetindo o feito no ano seguinte com nova saraivada de poles! Até Monaco 94, Schumacher não tinha NENHUMA POLE! Sabia disso?? Considerando os absurdos que vc escreveu, aposto que não!
    Engraçado: Schumacher já correu quase o dobro de corridas que o Senna, e só tem mais 3 poles que o Ayrton. Aliás, quem é o recordista em Monaco???? Uma dica: começa com “SEN” termina com “NA” e era torcedor do CorinthiaNs e adorava andar de Jet-ski em Angra nas férias…

    Fangio com 50 anos já tava aposentado, meu brother…. Vou te comprar uma enciclopedia de F1, me dá seu endereço! Vai por Sedex! Os Charutos eram muito mais desafiadores que os F1 atuais, não sabia??? Nem eu, mas os pilotos todos relatam isso!!!! Pode perguntar ao seu(pronome possessivo, tá?) Schumacher!

    “Sufoco na molecada”????? Deixa eu perguntar pro Nico e depois te falo!
    Cara, quanto preconceito!!!! O Schumacher num tá caquético não!!!!! O George Foreman iria te arrebentar se ele lesse isso!

    O Lauda é “meu” piloto??????? kkkkkkkkkk Vc é muito engraçado, parabens!!!! Falando em macaco, Esse pagou mico, né? Ao menos isso vcs dois têm em comum…

    PS.: Pq vc em nenhum momento citou o Nico Rosberg??? Conhece ele?? É o companheiro de equipe do Michael. Num tá lembrado???? Terminou a ultima temporada com quase o dobro de pontos a frente, e nesse ano tá dando outro banho no alemão… Lembrou agora né.. Não???????

  23. Cézar Augusto (para Nelson Weiss - ultrapassagens 2011) disse:

    http://www.auto.it/autosprint/formula_1/2011/08/10-8946/Webber+primatista+in+sorpassi

    O primeiro da lista é Mark Webber, com 39 ultrapassagens.

    A lista se completa da seguinte forma:

    02- Sebastién Buemi, 36
    03- Jenson Button, 35
    04- Kamui Kobayashi, 32
    05- Paul di Resta, 29
    Jaime Alguersuari, 29
    07- Felipe Massa, 28
    08- Nick Heidlfeld, 26
    09- Nico Rosberg, 25
    10- Sérgio Perez, 24
    Adrian Sutil, 24
    12- Rubens Barrichello, 22
    Pastor Maldonado, 22
    14- Lewis Hamilton, 20
    Vitaly Petrov, 20
    16- Fernando Alonso, 14

  24. André disse:

    Ok, ok.
    Nos numeros e nas estatisticas ele ainda é o melhor de todos.
    Mas e eticamente?
    Ok, ok.Senna não era um bom exemplo de etica, mas o “Schummy” ao inves de melhorar, piorou ainda mais isso.
    Se inspirou de cabo a rabo no Senna, aprendeu mta coisa com ele, foi lá e fez melhor, fez direitinho!
    Mas aí é q está, ele copiou mto, principalmente o Senna e com o seu talento conseguiu tudo o q conquistou, porem, Schumacher está longe, mto longe de ter ido um piloto inovador, coisa q Senna foi, para o bem e para o mal.
    Schumacher é tão somente um recordista, o q tem o seu valor, sem sombra de duvidas.
    Ah, ainda estou pra ver algum piloto fazer o q Senna fez em 1993!

  25. Aliandro Miranda disse:

    Acrescentaria ao seu quarteto Montreal.

    Seria um quinteto mágico.

  26. Danilo A. disse:

    Aliás, Senna foi melhor do que o Schumacher. Essa é a minha opinião.

  27. Danilo A. disse:

    Gomes, você fala mal (e com razão) dos fóruns de automobilismo mas às vezes provoca o aparecimento de figurinhas e discussões carimbadas por aqui.

  28. Pé de Chulé disse:

    E tem outra: essa história de que o Schumacher abriu as portas da fórmula 1 para os pilotos da Alemanha é pura balela, pois quem fez isso foi os Impérios industriais Germânicos encabeçados pela Mercedes, que planejou sua volta por muito tempo, patrocinando pilotos, depois desenvolvendo o motor em parceria com a McLaren e por fim construindo seu próprio carro. Notem a forma de pensar alemã; nenhuma outra nacionalidade seria “pura” o bastante para pilotar suas “flechas de prata” que não fosse um alemão. Puro preconceito e uma falha grande de marketing para uma empresa e um país que ainda levam nas costas as cicatrizes dessa forma nacionalista de pensar. Será que a ruptura com a Mclaren não teria a ver com o Hamilton?? O povo alemão é frio e por isso esportistas de lá nunca conhecerão o calor e a paixão dos torcedores como no Brasil. Lá as pessoas sempre estarão abaixo das instituições, e o Schumacher é apenas mais um soldadinho a dar sua vida pelo nacionalismo alemão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>