AMPELMANN, 50 | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 13 de outubro de 2011 - 12:46Gira mondo

AMPELMANN, 50

SÃO PAULO (sobreviveremos) – O Ampelmann faz 50 anos hoje. No dia 13 de outubro de 1961, o psicólogo de trânsito (!) Karl Peglau aprovou junto ao governo da DDR o bonequinho que virou símbolo de Berlim Oriental. Foi adotado como padrão nos semáforos para pedestres do país e quase desapareceu com a unificação das Alemanhas. Aí, em 1994, um cara batalhou pela sua manutenção, criou uma campanha que teve enorme adesão popular e conseguiu que as autoridades alemãs voltassem atrás na ideia de trocar os sinais luminosos pelo padrão usado no lado ocidental e no resto da Europa.

O bonequinho de chapéu, que tem toda uma lógica alemã por trás, altivo, decidido, virou cult, foi parar em uma enorme linha de produtos, ganhou lojas e fãs.

Eu sou fã do Ampelmann e estou a fim de tatuar os dois, o verde e o vermelho. Na verdade, estou a fim é de morar em Berlim. E não vai demorar muito. Ninguém aguenta mais SP. Eu, pelo menos, não aguento.

17 comentários

  1. Lucaséeu disse:

    Por isso mudei pra Fortaleza… Adeus São Paulo que tanto amo e detesto!

  2. el lorenton disse:

    FLAVIO,,SE VIER PARA ESSES LADOS,,,,SEJA BEM VINDO,,E VC COM O PASSAPORTE PORTUGUES TERA PORTAS ABERTAS PARA ESSE MUNDO CIVILIZADO,,,
    MAS VENHA LOGO,,,NAO ESPERE CHEGAR AOS CINQUENTAO PARA TOMAR ESSA DECISAO,,LHE GARANTO,,,NAO SE ARREPENDERA,,,,
    WELCOME MY FRIEND!!

  3. peter von wartburg disse:

    há controvérsias, don gomes. o ampelmann só existia, e ainda existe, na antiga DDR e nao na alemanha ocidental. tenho um boné preto com o boneco verde. e formas de gelo com os dois. às vezes o mordomo do meu castelo em eisenach, que na verdade nasceu em chemnitz, trás um lagavulin double matured com uma pedrinha só do gelinho ampelmann. quanto estou de mal humor ele traz com o boneco vermelho.

    uma vez vi um semáforo desses em saarbrücken, com o Ampelmann, e estranhei. é quase franca. o que ele faria por ali?! seria algum fanático pela DDR ou um berlinense deslocado que surrupiou um da capital pra instalar ali?!

  4. Samuca - Puma GTI disse:

    O problema, em trēs palavras, e um ponto final: falta de educação.

  5. EduardoRS disse:

    Porto Alegre não é muito diferente. Não que tenha muitas proibições, longe disso. Aqui até pode muita coisa. Pode luz neon, pode sacola plástica, pode bandeira no estádio, pode espremer o povo em ônibus lentos e superlotados, pode deixar o cara mofar no engarrafamento, pode atropelar ciclistas à vontade, pode jogar lixo na rua, pode ser mal-educado e mal-humorado 24h por dia…

    Concordo até certo ponto com o comentário do blogueiro que diz que deveríamso ficar aqui e tentar melhorar as coisas. Mas nas vezes que tentei melhorar, a sociedade brasileira me amassou. Quando tentei me deslocar de bicicleta, fui ofendido por motoristas e motoboys. Quando tento dar passagem para alguém em um cruzamento congestionado, ouço uma sinfonia de buzinas. Quando eu separo meu lixo, todos os outros moradores do prédio misturam tudo – e depois os catadores passam e espalham o lixo pela rua. Se eu espero minha vez em algum serviço público, alguém dá um “jeitinho” e passa na minha frente. Desculpe quem acha que temos que ficar para ajudar, mas eu acho que nossa sociedade não tem jeito. Ou, se tiver jeito, vai levar pelo menos umas 2 ou 3 gerações pra melhorar. O problema é cultural, e é sério.

  6. Samuka disse:

    Aki no rio tá assim tb !!!! Não pode uma porrada de coisas…. tem radar pra tudo o que é lado, pra fiscalizar avanço de sinal, velocidade, mas ás duas da manhã não tem um PM, GM ou lá o q seja pra garantir q você não será assaltado. Ou vc é multado, ou é assaltado. Pelo ladrão, q pelo governo vc já é !!!!!

  7. Pablo EP disse:

    Que SP tá chato, isso tá.
    Mas e as outras capitais? Me diz uma rua onde vc para na esquina e tem lá a placa com o nome da rua? se em SP tá ruim tem lugar lá pra cima que está pior hein.
    SP desorganizado? Sai de SP pra ver o que te espera.
    Agora, quanto a sair do país, posso te dizer que não é nem um pouco fácil, digo isso com propriedade pois sou estrangeiro.

  8. Chico Bravo disse:

    Prometa, se for, continue escrevendo no blog.

  9. Pereira disse:

    Já morei na Europa e entendo algumas desilusões que encontramos por aqui. Portanto, eu entendo a vontade de algumas pessoas em ficar por lá. E essa vontade se respeita e pronto. Mas não a vejo com bons olhos. O sujeito vai morar em um país onde tudo funciona e vai deixar para trás um outro, que precisa sim, justamente de pessoas que não se contentam com a situação atual. Vejo isso como uma desistência, uma acomodação, sei lá. Penso em passar alguns anos da minha aposentadoria morando em um país diferente, mas até lá, pretendo ajudar por aqui.

  10. Harry disse:

    A maratona mais rapida do mundo é em… Berlim

  11. Ronald Wolff disse:

    Você aguenta SP…eu raramente, tenho queir a trabalho para a Capital e já passo ansiedade na véspera, pelo trânsito, pela má sinalização, pelos desvios e mudanças de rotas repentinas, pois mudam as coisas de uma hora pra outra….fico até de mau-humor quando tenho que ir aí.
    Mas moro em Campinas, e aqui já tá a maior bagunça. Cheio de andarilhos usando drogas em plena rua à luz do dia, principalmente na região da antiga rodoviária e do terminal municipal, assaltos, prédios pichados, trânsito congestionado e caótico, barbeiros de todos os tipos, camelôs invadindo calçadas, enfim, o caos total!!!
    Meu desejo é ir também para um lugar aprazível…até tenho uma idéia do lugar…numa região mais ao Sul, bem tranquila…

  12. Vitor disse:

    Você não vai aguentar a saudade do Canindé e da Lusa.

    =)

  13. Marcelo disse:

    Se vc quiser levar um escravo, me avise! Prefiro ser escravo em Berlim que SP…

    …é, pra Berlim não tenho como ir, mas se puder um dia vou embora para Pomerode!

  14. Pedro Gualda disse:

    Tá ficando frio aqui, viu? rs

  15. Fábio Eduardo disse:

    Com esse trânsito maluco, cheio de idiotas, e com esse bando de politicos picaretas, corrupitos e fdp, da voltade de sair do Brasil, de qualquer cidade do Brasil.

  16. Estevão disse:

    Eu não aguento mais o Brasil…
    Ah, eu com uma oportunidade de cair fora… Aff!
    Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>